Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Documentos provisórios..........

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Documentos provisórios..........

    Se há coisa que detesto, é o tempo que temos que circular com documentos provisórios:

    a) Comprei carro novo no início deste mês. O documento que substitui a DUA é composto por TRÊS folhas A4 e, como se não bastasse, não é válido no estrangeiro. O DUA deve demorar cerca de um MÊS a vir!

    b) Perdi a carta de condução. Fui ao IMTT, estive lá mais de duas horas, paguei 24€, em princípio vou estar DOIS MESES à espera da carta e vim de lá com uma guia que é composta por uma folha A4, que também só é válida em Portugal. Se precisar de guiar no estrangeiro, tenho que voltar para fila de duas horas do IMTT e pagar mais 24€ por uma carta internacional.

    Alguém me explica a lógica de estarmos sempre meses à espera de documentos novos?!?

    Outra coisa que eu não percebo: porque é que sempre que se muda de residência, tenho que alterar uma data de documentos (carta de condução, DUA, cartão do cidadão, etc.)??? Não bastava apenas ter a morada no cartão do cidadão e alterávamos só esse documento? Já nem falo só do dinheiro, é também do tempo que se perde em filas, burocracias, andar com documentos provisórios que não são válidos no estrangeiro, etc.

    #2
    Salvo erro com o Cartão de Cidadão já te livras de ter que actualizar vários diferentes, no entanto, documentos com impressão da morada como DUA e Carta, não te safas.

    O Passaporte em prazo normal são 5 dias, o meu DUA não demorou 2 semanas (apesar de darem o prazo de 1 mês), o Cartão de Cidadão 1 semana +-, pelo que estamos a melhor substancialmente nestes aspectos.

    Mas nesta altura de férias onde muitas pessoas aproveitam para tratar dos documentos, com pessoas de férias, dá sempre atrasos.
    Para quem quer ir para o estrangeiro e conduzir, não é a melhor altura para alterações de documentos, ou bem antes ou depois.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Salvo erro com o Cartão de Cidadão já te livras de ter que actualizar vários diferentes, no entanto, documentos com impressão da morada como DUA e Carta, não te safas.

      O Passaporte em prazo normal são 5 dias, o meu DUA não demorou 2 semanas (apesar de darem o prazo de 1 mês), o Cartão de Cidadão 1 semana +-, pelo que estamos a melhor substancialmente nestes aspectos.

      Mas nesta altura de férias onde muitas pessoas aproveitam para tratar dos documentos, com pessoas de férias, dá sempre atrasos.
      Para quem quer ir para o estrangeiro e conduzir, não é a melhor altura para alterações de documentos, ou bem antes ou depois.
      Eu, do cartão do cidadão, nem me queixo, pois também demorou uma semana. A minha dúvida, prende-se com o facto de uma informação como a morada ter que ser alterada em todos os documentos. O cartão do cidadão, p.e., já permite que esta seja alterada nos serviços todos e nem sequer implica alteração do documento (é alterada no chip). Se nós temos uma morada de "cidadania", que é utilizada na Identificação Civil, nas Finanças e na Segurança Social, porque é que essa informação não pode ficar apenas no documento respectivo e não ser necessária constar nos demais, como a carta ou a DUA?

      Comentário


        #4
        Quando mudei de residência o novo DUA demorou uns 10 dias úteis. Nem foi mau. E como tinha o antigo agrafado à folha provisória, não ocupava assim tanto, até de A4 passou para A5.

        Por mim até podia trazer 2 ou 3 folhas, agora pagar 30€ (!) para perder 1 minuto a mudar a residência e produzir nmovo DUA, é um ABUSO!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
          Eu, do cartão do cidadão, nem me queixo, pois também demorou uma semana. A minha dúvida, prende-se com o facto de uma informação como a morada ter que ser alterada em todos os documentos. O cartão do cidadão, p.e., já permite que esta seja alterada nos serviços todos e nem sequer implica alteração do documento (é alterada no chip). Se nós temos uma morada de "cidadania", que é utilizada na Identificação Civil, nas Finanças e na Segurança Social, porque é que essa informação não pode ficar apenas no documento respectivo e não ser necessária constar nos demais, como a carta ou a DUA?
          Porque morada fiscal só tens uma... mas podes ter os documentos (DUA e carta, p. ex.) associados a outras moradas que não a fiscal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Quando mudei de residência o novo DUA demorou uns 10 dias úteis. Nem foi mau. E como tinha o antigo agrafado à folha provisória, não ocupava assim tanto, até de A4 passou para A5.

            Por mim até podia trazer 2 ou 3 folhas, agora pagar 30€ (!) para perder 1 minuto a mudar a residência e produzir nmovo DUA, é um ABUSO!
            Se tiveres CC podes fazer em casa e custa 15€.

            Comentário


              #7
              Não tenho, mas mesmo sem ele consegui mudar a morada da carta por net (já a minha esposa não conseguiu, não funcionou o sistema).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                Não tenho, mas mesmo sem ele consegui mudar a morada da carta por net (já a minha esposa não conseguiu, não funcionou o sistema).
                Sim, a morada da carta qualquer pessoa pode. Eu referia-me à morada do DUA.

                Comentário


                  #9
                  Eu também estou desde dia 06/08 à espera do DUA...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                    Eu também estou desde dia 06/08 à espera do DUA...
                    Ui!! Que eternidade!!!

                    Comentário


                      #11
                      A partir do momento em que vais fazer um documento, por ex. passaporte, tens CC e a sra. tem que preencher tudo ao dedo, fica um pouco explicado o porque da morada ser diferente em vários locais.

                      Comentário


                        #12
                        Agora nesta altura de férias esquece..vais ter de esperar um bom bocado.

                        Estou à espera de um DUA com alteração de matrícula vai fazer 2 meses!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                          Eu também estou desde dia 06/08 à espera do DUA...
                          Estive desde o dia 03/06 à espera do DUA do Astra. Chegou dia 17/08.

                          Comentário


                            #14
                            Cartão do Cidadão -> cerca de 15 dias

                            DUA -> cerca de 15 dias

                            Por aqui tudo (relativamente) bem.

                            Comentário


                              #15
                              Lá isso é verdade..

                              Preencher a folha verde, para receber a azul.. preencher a azul para receber a branca.. preencher a branca para ter a amarela.. depois disto são mais 6h a espera de outra folha verde..

                              Cartão de cidadão demorou 1 semana
                              DUA ficou pelas 2 semanas

                              Carta de condução demorou mais de 1 mes..e no papel que recebemos ao passar o exame, diz que no prazo de 48Horas..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                Eu também estou desde dia 06/08 à espera do DUA...


                                Afinal aqui teve que se andar a ligar para a conservatória e para o IMTT que ninguém sabia do DUA. Afinal segundo a conservatória, quem fez o registo online deve ter escolhido uma opção que é a não emissão do DUA. O que vale é que se não se tivesse ligado para lá, ainda hoje não o tinhamos. Mas fui para Espanha só com a autorização de circulação.
                                Editado pela última vez por nmyguel; 06 September 2010, 18:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não disse que era muito tempo, apenas estava a colocar para a "estatística" o meu pedido de DUA

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Se há coisa que detesto, é o tempo que temos que circular com documentos provisórios:

                                    a) Comprei carro novo no início deste mês. O documento que substitui a DUA é composto por TRÊS folhas A4 e, como se não bastasse, não é válido no estrangeiro. O DUA deve demorar cerca de um MÊS a vir!

                                    b) Perdi a carta de condução. Fui ao IMTT, estive lá mais de duas horas, paguei 24€, em princípio vou estar DOIS MESES à espera da carta e vim de lá com uma guia que é composta por uma folha A4, que também só é válida em Portugal. Se precisar de guiar no estrangeiro, tenho que voltar para fila de duas horas do IMTT e pagar mais 24€ por uma carta internacional.

                                    Alguém me explica a lógica de estarmos sempre meses à espera de documentos novos?!?

                                    Outra coisa que eu não percebo: porque é que sempre que se muda de residência, tenho que alterar uma data de documentos (carta de condução, DUA, cartão do cidadão, etc.)??? Não bastava apenas ter a morada no cartão do cidadão e alterávamos só esse documento? Já nem falo só do dinheiro, é também do tempo que se perde em filas, burocracias, andar com documentos provisórios que não são válidos no estrangeiro, etc.
                                    a) já tenho o meu DUA. Demorou cerca de duas semanas e meia.

                                    b) estou há um mês e cerca de duas semanas à espera da 2ª via da minha carta de condução... será normal?!?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      a) já tenho o meu DUA. Demorou cerca de duas semanas e meia.

                                      b) estou há um mês e cerca de duas semanas à espera da 2ª via da minha carta de condução... será normal?!?

                                      A DGV era a pior instituição do pais em termos de funcionamento, parece que o IMTT lhe segue o exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                        Afinal aqui teve que se andar a ligar para a conservatória e para o IMTT que ninguém sabia do DUA. Afinal segundo a conservatória, quem fez o registo online deve ter escolhido uma opção que é a não emissão do DUA. O que vale é que se não se tivesse ligado para lá, ainda hoje não o tinhamos. Mas fui para Espanha só com a autorização de circulação.
                                        Só agora vi isto... ou percebeste mal ou espetaram-te uma grande peta! Com que então quem faz o registo online é que escolhe a opção de não emissão!! Tá boa! O pessoal das conservatórias não se manque, não. Eles é que recebem os pedidos de registo, aprovam e não mandam emitir o DUA. Tenho tido dezenas de casos desses. E depois chutam a incompetência para quem faz os registos online... tá bem abelha!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Só agora vi isto... ou percebeste mal ou espetaram-te uma grande peta! Com que então quem faz o registo online é que escolhe a opção de não emissão!! Tá boa! O pessoal das conservatórias não se manque, não. Eles é que recebem os pedidos de registo, aprovam e não mandam emitir o DUA. Tenho tido dezenas de casos desses. E depois chutam a incompetência para quem faz os registos online... tá bem abelha!
                                          Eu percebi bem, e não argumentei por que não sabia dado que não conheço os formulários.

                                          Mas depois fiz queixa por mail ao importador e eles ligaram para mim, a dizer que isso era mentira e impossível, e que tinham ligado para a conservatória e a resposta da sra tinha sido a mesma que a minha, mas eles disseram que o problema era só da conservatória e não deles.

                                          Na altura pensei que fosse o importador a descartar-se, mas sendo assim e como tu tás dentro disso, parece que afinal o problema foi da conservatória. Foi no alentejo, aquilo foi mais devagar .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            Eu percebi bem, e não argumentei por que não sabia dado que não conheço os formulários.

                                            Mas depois fiz queixa por mail ao importador e eles ligaram para mim, a dizer que isso era mentira e impossível, e que tinham ligado para a conservatória e a resposta da sra tinha sido a mesma que a minha, mas eles disseram que o problema era só da conservatória e não deles.

                                            Na altura pensei que fosse o importador a descartar-se, mas sendo assim e como tu tás dentro disso, parece que afinal o problema foi da conservatória. Foi no alentejo, aquilo foi mais devagar .
                                            Quer seja no Alentejo, Coimbra, Porto... tem acontecido imenso e depois quem leva por tabela são as concessões e o importador. Houve uma funcionária com quem falei que se estivesse ao pé de mim acho que lhe apertava o gasganete de tamanha incompetência demonstrada. Mas enfim, o que interessa é sacudir a água do capote.

                                            E já agora, não há sequer qualquer opção no formulário do registo online onde se possa escolher pela emissão ou não do DUA. É a conservatória para onde é enviado automática e aleatoriamente o pedido que valida a informação que este contém e que dá ordem de emissão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso nem me lembrei de na altura te perguntar, por que andas dentro da área.

                                              A parte mais chata ainda foi ter que se andar a ligar para não sei quantos lados, por que o próprio concessionário também dizia que tava sempre a chegar a casa. Foi tudo a sacudir a agua.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                Por acaso nem me lembrei de na altura te perguntar, por que andas dentro da área.

                                                A parte mais chata ainda foi ter que se andar a ligar para não sei quantos lados, por que o próprio concessionário também dizia que tava sempre a chegar a casa. Foi tudo a sacudir a agua.
                                                Muitas vezes quem faz o registo online é o importador e não a concessão. Aí a concessão apenas tem acesso à info dada pelo importador e este tem a informação de que o processo está concluído pois o registo foi aceite pela conservatória. Não se consegue ter mais informação sem ser ligando mesmo para a conservatória pois para todos os efeitos o processo está terminado.

                                                Por norma, depois de confirmar a morada, também digo ao cliente que o DUA deverá estar a chegar caso o processo tenha sido dado como terminado há menos de 3 semanas. Só ultrapassado este prazo é que verifico se o DUA foi emitido ou não. O ligar para não sei quantos lados, depende da "estaleca" de quem te atendeu no importador ou na concessão. Eu, por norma, com duas chamadas tenho o caso resolvido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu não liguei nem para o Importador nem para a concessão. Quando fui buscar a ultima autorização, passados 30 dias de me dizerem que tava quase a chegar a casa, a sra viu no pc e disse-me a mesma coisa.

                                                  O meu pai foi ao IMTT e lá é que lhe disseram que o carro já tava registado há mais de 1 mês e que já devia ter o dua. Eu como não ando dentro disso, andei a telefonar para alguns lados, até perceber o que se passava.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o meu carro tem matricula de julho e ainda ando com os documentos provisórios do stand

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                                      o meu carro tem matricula de julho e ainda ando com os documentos provisórios do stand
                                                      Se for da marca do avatar, é o mesmo daqui. Vê lá se não tens o mesmo problema.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                                        o meu carro tem matricula de julho e ainda ando com os documentos provisórios do stand
                                                        Por norma a documentação demora 2 a 3 meses a chegar. Mais do que isso só se for com abate. Se assim não for pode ter-se dado o caso do DUA não ter sido emitido pela conservatória.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Eu não liguei nem para o Importador nem para a concessão. Quando fui buscar a ultima autorização, passados 30 dias de me dizerem que tava quase a chegar a casa, a sra viu no pc e disse-me a mesma coisa.

                                                          O meu pai foi ao IMTT e lá é que lhe disseram que o carro já tava registado há mais de 1 mês e que já devia ter o dua. Eu como não ando dentro disso, andei a telefonar para alguns lados, até perceber o que se passava.
                                                          Exacto, ou seja a concessão fez o seu trabalho, assim como o importador e a conservatória é que falhou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Exacto, ou seja a concessão fez o seu trabalho, assim como o importador e a conservatória é que falhou.
                                                            Pois, mas quando ligo pra conservatória ela diz-me aquilo. Se o dizem a ti, o que não dirão a alguém que ligue pra lá, e que seja fora do meio.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X