Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bateram-me por trás e eu sou a culpada! - Allianz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bateram-me por trás e eu sou a culpada! - Allianz

    Venho aqui à procura de alguma ajuda ou conselhos que me possam ser úteis para solucionar o meu caso. No dia 1 de Agosto à noite estava numa estrada com dois sentidos, traço contínuo, carros estacionados em fila dos dois lados. Vou a passar e vejo um lugar do meu lado e faço pisca e acciono a marcha atrás e nisto vem um carro e bate-me, no lado de trás esquerdo, pisando o traço contínuo para me tentar ultrapassar, vindo em claro excesso de velocidade numa recta com boa visibilidade e iluminação.

    Enviei a ocorrência à minha seguradora, Allianz, que é a mesma do outro condutor. O meu seguro está ainda no período grátis contra todos os riscos, pois foi-me oferecido quando comprei o carro, e a peritagem disse que o estrago é de 2700€. O seguro enviou-me uma carta a dizer que não adoptei as cautelas necessárias à manobra e que por isso eu sou responsável pelo embate. Recebi em casa o auto da ocorrência, que diz que tomei as precauções necessárias e que ia estacionar, o que contradiz o que me diz a Allianz, culpando-me por outra pessoa me bater por trás.

    Após receber o resultado reclamei da decisão, ao que me respondem que violei o código da estrada por fazer marcha atrás (accionei a marcha atrás, mas não sei que diferença faz estar parada ou a estacionar em S, pois era a única maneira de estacionar entre dois carros) sem tomar as devidas precauções...

    Após isto, enviei nova carta, a última. Li o artigo que dizem que violei, que diz que só posso fazer marcha atrás como manobra auxiliar e em curta distância com velocidade reduzida, o que, se tivesse feito, estaria nas normas. Solicitei uma reunião com a pessoa encarregada deste processo.

    Assim sendo, gostaria que me dissessem a vossa opinião, visto que considero injusto que me culpem por estar a estacionar, no meu direito como eu entendo, e a maneira mais correcta de agir com a Allianz a partir daqui. Disse-lhes ainda que o condutor não conseguiria parar se estivesse uma viatura avariada na via ou se atravessasse uma criança ou um animal, mas não surtiu qualquer efeito na decisão.

    Já agora podem reportar casos semelhantes também e o resultado...
    Editado pela última vez por anita9; 28 August 2010, 16:04.

    #2
    Um conselho: junta tudo e envia para o CIMASA, com cópia para o ISP.

    Vais ver que as coisas andam bem mais rapidamente.

    Comentário


      #3
      Não havendo testemunhas que possam abonar a teu favor, penso que não tens hipótese. Neste tipo de casos, como tu ias estavas a efectuar uma "manobra de recurso" na qual se enquadra a marcha-atrás, a culpa vai ser-te atribuida.

      Basicamente o que te dirão é que apenas podes fazer marcha-atrás tomando as devidas precauções, isto é, tendo a certeza absoluta que não estaria nenhum carro atrás de ti.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
        Recebi em casa o auto da ocorrência, que diz que tomei as precauções necessárias e que ia estacionar, o que contradiz o que me diz a Allianz, culpando-me por outra pessoa me bater por trás.
        Quem diz isto? As autoridades, ou estes simplesmente transcreveram o que tu disseste?

        Comentário


          #5
          Não estava ainda a fazer a marcha atrás, accionei a marcha atrás e olhei para o lugar, e ele bate-me. Como ele vinha muito rápido chegou lá ao pé de mim num instante, quando eu parei o carro não havia ninguém.
          O auto da autoridade diz que sinalizei a manobra, não apenas eu. Fiz todos os sinais possíveis para sinalizar. Ele é que me bate e eu é que sou responsável?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por kaprikorn Ver Post
            Não havendo testemunhas que possam abonar a teu favor, penso que não tens hipótese. Neste tipo de casos, como tu ias estavas a efectuar uma "manobra de recurso" na qual se enquadra a marcha-atrás, a culpa vai ser-te atribuida.

            Basicamente o que te dirão é que apenas podes fazer marcha-atrás tomando as devidas precauções, isto é, tendo a certeza absoluta que não estaria nenhum carro atrás de ti.


            Curioso, pois tenho um exemplo que contrariou isso.

            Um indivíduo a fazer marcha-atrás bateu no carro do meu pai (que estava a fazer uma manobra), e deram o meu pai como culpado.

            Comentário


              #7
              Se nem sequer tinhas iniciado a marcha ainda é maior a culpa do outro condutor. Eu fazia como já te recomendaram e mandava tudo para a CIMASA e ameaçava leva-los a tribunal porque o que te estão a fazer é a "dança" do costume dos aldrabões das seguradoras.. podes não ter testemunhas mas ele também não tem em como não estavas parada.

              Comentário


                #8
                O mail do SIMASA não deixa entregar mails, e não encontro o email da APS...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
                  O mail do SIMASA não deixa entregar mails, e não encontro o email da APS...
                  Associação Portuguesa de Seguradores

                  Aqui descreve mais ou menos o que tens de fazer só tens depois de preencher o formulário que encontras no site da CIMASA

                  edit: É CIMASA com "C" não será por isso que não consegues enviar o mail?

                  Comentário


                    #10
                    O artigo do código de estrada que eles afirmam que violei foi este:

                    "artª 46ª n.ª 1
                    A marcha atrás só é permitida como manobra auxiliar e de recurso e
                    deve efectuar-se lentamente e no menor trajecto possível"

                    Se eu estivesse de facto a efectuar a manobra, isto também não se aplicava, estava dentro das normas, e foi isso que lhes disse. Mas eu sinalizei que ia estacionar.
                    Disse-lhes que ia fazer queixa deles e pô-los em tribunal, que já lhes escrevi duas cartas a explicar o sucedido. Escusado será dizer que o meu carro ficou em pior estado que o dele.

                    Comentário


                      #11
                      Mas após o acidente chamaste a psp/gnr? e foram as autoridades policiais que efectuaram o auto no local do acidente? preencheste a declaração amigavel juntamente com o outro condutor? o outro condutor assumiu a culpa?

                      Se for o caso penso tens certamente bases para reclamação.

                      Comentário


                        #12
                        Não, o email da CIMASA está correcto, mas vem de volta.
                        A GNR apareceu logo no local e registou o incidente. O outro condutor não preencheu declaração amigável ali, depois cada um enviou a ocorrência à seguradora, que é a mesma.

                        Comentário


                          #13
                          Também interessava saber o que é que o outro condutor foi dizer à seguradora..

                          Comentário


                            #14
                            Bem, tens algumas situações semelhante:

                            http://forum.autohoje.com/road-book/...arranjado.html

                            http://forum.autohoje.com/road-book/...cha-atras.html


                            E noutro forum:
                            http://forum.codigodaestrada.net/index.php?topic=648.0
                            (penso que não há problema em meter o link, é uma situação aparentemente igual à tua, em que a culpa é atribuída ao que ia a estacionar, nem que o outro viesse a 200km/h(?).



                            Não podes fazer um scan do auto da gnr/psp? (censurando a informação pessoal). E já agora divergências entre a tua declaração, a do outro condutor e o auto da policia.

                            O outro condutor infligiu alguma regra de transito? (velocidade excessiva, traços contínuos etc etc).

                            Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
                            O mail do SIMASA não deixa entregar mails, e não encontro o email da APS...
                            Liga para os sítios e pergunta por responsáveis/departamentos e pede os mails a quem deves mandar o mail ao cuidado, enviar um email para um mail publico (cheio de spam) ainda por cima sem ser ao cuidado de alguém especifico = lixo.

                            Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
                            Não, o email da CIMASA está correcto, mas vem de volta.
                            A GNR apareceu logo no local e registou o incidente. O outro condutor não preencheu declaração amigável ali, depois cada um enviou a ocorrência à seguradora, que é a mesma.

                            Quando isso acontece o carro mais acidentando tem sempre tendência a ter mais culpa do que inicialmente se supunha.

                            edit: Podias alterar o titulo, acrescento algo p.e. "(...) - ia fazer marcha atrás e bateram-me"
                            Editado pela última vez por Hecho; 28 August 2010, 15:47.

                            Comentário


                              #15
                              Não faço ideia do que o outro disse à seguradora, mas se o que eu digo eles não levam em consideração, não sei porque vão tomar partido pelo que o outro lhes diz (só se for por interesses que me são alheios, relacionados com dinheiro provavelmente).
                              Penso que o que interessa é o que dizem as autoridades. E o seguro até arranja maneira de virar contra mim o que me parece favorável na descrição.
                              No croquis do outro condutor, ele não está em cima do traço contínuo, mas no meu e no da gnr está.

                              Comentário


                                #16
                                Hecho,
                                obrigada pela ajuda. Vou ver se faço algumas das coisas que aí mencionaste. Obrigada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Hecho

                                  li as situações semelhantes.
                                  Não posso fazer scan mas posso transcrever a parte mais relevante da descrição do auto:
                                  "quando o veículo nº2, sinalizou a manobra de marcha atrás, para estacionar, foi colidido na parte traseira e canto traseiro do lado esquerdo, pela parte da frente do canto direito do veículo nº1."

                                  O outro condutor ia-me ultrapassar, em excesso de velocidade dentro de uma localidade, e pisou o traço contínuo. Daí me ter batido no canto do carro e não de frente. Ele não conseguiria parar com a velocidade que trazia.

                                  Ele apenas ficou sem o farol do lado direito, eu já não pude circular mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece-me a mim, que talvez sendo os dois da mesma companhia, escolheram o mais barato para reparar .

                                    Deviam querer que puxasses travão de mão e fizesses meio pião para estacionar? É cada uma..

                                    Infelizmente acho que vais ter de te chatear e em último caso coloca um advogado a tratar disso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se eles continuarem com essa atitude, o melhor é pedires opinião a um advogado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me que estão a fugir à responsabilidade por ser uma reparação mais cara.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                          Parece-me a mim, que talvez sendo os dois da mesma companhia, escolheram o mais barato para reparar .

                                          Deviam querer que puxasses travão de mão e fizesses meio pião para estacionar? É cada uma..

                                          Infelizmente acho que vais ter de te chatear e em último caso coloca um advogado a tratar disso.
                                          Mas acredita que é isso, já não é a primeira vez que vejo situações dessas. Há um topico algures aqui no fórum que um bateram num carro que ia a circular na rotunda, como tinham seguros na mesma seguradora, mas o carro da rotunda so tinha contra terceiros, e o outro contra todos, para não pagar o arranjo aos dois carros, arranjaram maneira de culpar o que circulava na rotunda e assim só pagam o arranjo do outro, que é o verdadeiro culpado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
                                            Hecho

                                            li as situações semelhantes.
                                            Não posso fazer scan mas posso transcrever a parte mais relevante da descrição do auto:
                                            "quando o veículo nº2, sinalizou a manobra de marcha atrás, para estacionar, foi colidido na parte traseira e canto traseiro do lado esquerdo, pela parte da frente do canto direito do veículo nº1."

                                            O outro condutor ia-me ultrapassar, em excesso de velocidade dentro de uma localidade, e pisou o traço contínuo. Daí me ter batido no canto do carro e não de frente. Ele não conseguiria parar com a velocidade que trazia.

                                            Ele apenas ficou sem o farol do lado direito, eu já não pude circular mais.
                                            Tu ias a fazer uma marcha atrás, manobra perigosa portanto. Ele só te bateu de canto e passou o traço contínuo porque se tentou desviar.
                                            Para todos os efeitos tu és a culpada.

                                            Se tivesses simplesmente que estavas parada ele seria o culpado. Mas como disseste que ias estacionar... ardeu a tenda.
                                            Editado pela última vez por dci80; 28 August 2010, 19:14.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O CIMASA já não existe, agora é CIMPAS.

                                              http://www.cimpas.pt/cimpas.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esse "desfecho" que propõem está quase de certeza relacionado com uma questão financeira: ou porque a tua reparação é mais cara, ou porque o outro segurado tem uma "força" maior na seguradora (outros seguros, etc).
                                                Soube duma situação em que um camião do lixo "abriu" um dos suportes dos caixotes do lixo enquanto um carro passava, rasgando-lhe toda a lateral e como tanto os Serviços Municipais e o lesado partilhavam a mesma companhia adivinha quem ficou com a culpa...

                                                Infelizmente situações destas são comuns, as seguradoras têm como interesse principal o lucro, tudo o resto é secundário...
                                                O melhor é mesmo começares a pensar em arranjar um bom advogado para o "meter ao barulho"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para evitar que se cometam mais erros, o melhor é procurar um Advogado, para ele te dar o parecer. Aliás, com Advogado as coisas resolvem-se, via de regra, mais rápido.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se tens seguro contra todos, podes sempre activar o mesmo e aí, independente da responsabilidade, só tem que pagar (deduzindo da respectiva franquia).

                                                    A questão aqui é o que foi dito na Participação de Acidente de Viação elaborada das autoridades, se já estavas a fazer a manobra ou se estavas parada com o MA ligada.

                                                    Na minha opinião depende não só disto como das características da via, um carro que circule atrás de outro, tem que verificar as intenções da viatura que circula à sua frente, nomeadamente se pretende estacionar e não há espaço, terá que aguardar.

                                                    Não havendo testemunhas independentes, mesmo no CIMPAS, poderá andar numa divisão de responsabilidade.
                                                    Verifique se na sua apólice não tem apoio jurídico (sempre cobre os gastos no CIMPAS e com advogados).

                                                    P.s. - Atenção que as Autoridades apenas transcrevem o que os intervenientes disseram...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por anita9 Ver Post
                                                      O auto da autoridade diz que sinalizei a manobra, não apenas eu. Fiz todos os sinais possíveis para sinalizar. Ele é que me bate e eu é que sou responsável?
                                                      As autoridades não emitem qualquer opinião! As autoridades apenas registam identificação de intervenientes, medidas da posição dos veículos e, ou anexam depoimentos manuscritos pelos condutores, ou transcrevem o que os condutores disseram!

                                                      Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                                                      Se nem sequer tinhas iniciado a marcha ainda é maior a culpa do outro condutor. Eu fazia como já te recomendaram e mandava tudo para a CIMASA e ameaçava leva-los a tribunal porque o que te estão a fazer é a "dança" do costume dos aldrabões das seguradoras.. podes não ter testemunhas mas ele também não tem em como não estavas parada.
                                                      Eu tambem gosto da dança do costume dos aldrabões dos opinadores natos que sabem tudo e têm certezas de tudo sem ter o mínimo de elementos fiáveis que lhe permitam tal!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por javelar Ver Post
                                                        Se nem sequer tinhas iniciado a marcha ainda é maior a culpa do outro condutor. Eu fazia como já te recomendaram e mandava tudo para a CIMASA e ameaçava leva-los a tribunal porque o que te estão a fazer é a "dança" do costume dos aldrabões das seguradoras.. podes não ter testemunhas mas ele também não tem em como não estavas parada.
                                                        Pior ainda é algumas opiniões que se dão.
                                                        O agora CIMPAS tem a mesma força jurídica de um tribunal de 1ª instância, pelo que, salvo esteja dentro das regras processuais do CPC (e pelo valor não estará) esta decisão não admite recurso.

                                                        Outra diferença é que a acção dela será contra a Comp. de seguros, podendo o outro condutor ser chamado a depor, sendo uma testemunha, já ela...

                                                        As próprias companhias informam o CIMPAS pelo que não é preciso ameaçar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas!

                                                          Eu acho que antes disso existe um erro que apenas mencionaste uma vez....NUNCA se preenche a declaração amigavel depois...NUNCA se deixa o segundo interveniente preencher a dele e nós a nossa!
                                                          Só por aqui o assunto já dá pano para mangas....

                                                          O acidente em si, acho que o facto de existir declarado que as luzes de MA estavam ligadas....irá sempre surgir a dúvida de imobilidade do primeiro veiculo...

                                                          A segunda parte, e tal como já se disse aqui, em caso de dúvida é claro que o seguro vai sempre optar pelo arranjo mais barato.

                                                          Não te quero desanimar. No entanto, acho que não tens muita sorte... a esperança é a última a morrer

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kokas Ver Post
                                                            Boas!

                                                            Eu acho que antes disso existe um erro que apenas mencionaste uma vez....NUNCA se preenche a declaração amigavel depois...NUNCA se deixa o segundo interveniente preencher a dele e nós a nossa!
                                                            Só por aqui o assunto já dá pano para mangas....
                                                            Isso é que era bom!!!

                                                            Se no momento do acidente por algum motivo não estiver de acordo com o outro condutor e entender não preencher nem assinar a DAAA, participando posteriormente á minha seguradora e reclamando á dele, não há NINGUÉM que me possa impedir de o fazer!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X