Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portagem - Pagamento manual (novo sistema Brisa)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Portagem - Pagamento manual (novo sistema Brisa)

    Boas,

    Passo diariamente nas portagens da A5 tanto no sentido Lisboa-Cascais como Cascais-Lisboa.

    Hoje decidi "arriscar" e ir experimentar o pagamento de portagem pelo novo sistema da Brisa:



    Vias com este símbolo na pala correspondem a vias manuais automáticas.
    Meios de Pagamento: dinheiro e cartões.
    Introduzo o cartão MB que diz há primeira tentativa que o cartão não lido e para retirar o cartão. Estive à vontade 5 minutos a tirar e a por 2 cartões MB diferentes (caso um deles não fosse ter desmagnetizado curiosamente naquele momento) e nada.

    Trabalho no ramo (terminais de pagamento automático) portanto sei como funcionam aqueles sistemas, e entretanto, apareceu um colaborador no altifalante da caixa a indicar o procedimento a fazer. Parece que a caixa por algum motivo estava bloqueada e não estava a reconhecer os cartões. Com a ajuda dele lá consegui efectuar o pagamento.

    Ora, a Brisa dá 4 pontos positivos deste serviço aqui :

    - Video-vigilância na praça de Portagem - Isto serve mesmo para quê aos condutores? Que eu saiba ainda não há carjacking em plena portagem.

    - Maior nº de vias disponíveis - Será que vão aumentar o nº de vias por causa deste serviço, ou vão como estão a fazer agora, limitar-se a substituir os portageiros pelos pagamentos automáticos?

    - Assistência 24h/dia | 365 dias ano - Não sei se neste Call Center vão colocar os portageiros que estavam na portagem, mas se assim é, de que vale estar a tirar de um lado colaboradores e por no outro?

    - Fluidez de tráfego - É aqui que acho isto surreal. Na A5 apenas há 1 das vias (para cada lado) que tem este sistema e os poucos carros que lá param, cada um demora o triplo do tempo que os carros no portageiro normal, ou seja, enquanto o portageiro despacha 3 carros, o pagamento manual despacha 1.

    Sinceramente não acredito que seja uma questão de hábito, pelo menos a curto/médio prazo pois este tipo de pagamentos já existe nos mais variados locais e funciona razoavelmente bem (postos de abastecimento Galp, etc).

    Já experimentaram? O que acharam?

    #2
    Não experimentei nem nunca hei-de experimentar, não estou para pactuar com a eliminação progressiva e desnecessária de postos de trabalho. Ninguém devia usar esse tipo de portagens.

    Comentário


      #3
      (isto vai soar mal)

      Já experimentei e não gostei da experiência

      Acho que se perde demasiado tempo e nem quero imaginar como vai ser na ponte 25 de Abril em hora de ponta... filas até Sines...

      Quando fui a primeira vez estava lá uma rapariga a dar formação aos condutores... e o cartão tem de ser de um certo jeito se não não funciona

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
        Não experimentei nem nunca hei-de experimentar, não estou para pactuar com a eliminação progressiva e desnecessária de postos de trabalho. Ninguém devia usar esse tipo de portagens.
        O problema dessa teoria é que não tarda mt a brisa vai eliminar todos os portageiros.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
          O problema dessa teoria é que não tarda mt a brisa vai eliminar todos os portageiros.
          pelo que sei por enquanto haverá sempre uma portagem com uma pessoa verdadeira lá dentro e alguem por perto para dar assistência aos que tenham algum problema na automática...

          eu estou a resolver o problema... estou a aderir à via verde

          Comentário


            #6
            Já usei, várias vezes, e funcionou sempre de forma perfeita. Acho bastante prático.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
              Não experimentei nem nunca hei-de experimentar, não estou para pactuar com a eliminação progressiva e desnecessária de postos de trabalho. Ninguém devia usar esse tipo de portagens.
              O problema e que há em portagens que já so há um homem a receber o dinheiro o resto e só máquinas, que em 3 vezes que paguei nas máquinas nunca a maquina funcionou bem a 1 vez não me deu o troco a 2 não aceitava as moedas e a 3 não lia o cartão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                Não experimentei nem nunca hei-de experimentar, não estou para pactuar com a eliminação progressiva e desnecessária de postos de trabalho. Ninguém devia usar esse tipo de portagens.
                Eu também uso sempre a portagem onde há colaborador, no entanto quis experimentar para tirar a minha opinião final, e não foi boa

                Comentário


                  #9
                  Já usei dezenas de vezes e nunca tive qualquer problema.

                  Além que acho que aquilo está tão simplificado e rápido e inclusive que até fala, creio que até o Gervásio conseguia :P

                  Comentário


                    #10
                    A primeira vez que usei até foi, digamos , sem querer.

                    Reparei no símbolo no topo da portagem mas nunca tinha visto e não sabia o seu significado, no entanto a portagem estava aberta e entrei.

                    Quando vi a maquineta fiquei admirado.

                    Paguei com cartão e tb´não funcionou à primeira. Acho que só deu na 2ª vez.

                    Já usei outras vezes porque, pelo que tenho visto (mas tb nao sou utilizador assiduo de AE), estas automatizadas têm menos gente do que as convencionais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                      (isto vai soar mal)

                      Já experimentei e não gostei da experiência

                      Acho que se perde demasiado tempo e nem quero imaginar como vai ser na ponte 25 de Abril em hora de ponta... filas até Sines...

                      Quando fui a primeira vez estava lá uma rapariga a dar formação aos condutores... e o cartão tem de ser de um certo jeito se não não funciona
                      Que eu saiba a P25A não é concessionada pela Brisa.

                      Comentário


                        #12
                        eu uso ViaVerde, facil, rapido, sem stresses..

                        Comentário


                          #13
                          O problema é se as outras concessionárias (Ascendi, etc) aderem ao serviço..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                            Que eu saiba a P25A não é concessionada pela Brisa.
                            não sei até que ponto não aderem também

                            se virem que o exemplo dos outros resulta(para eles)...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Já usei, várias vezes, e funcionou sempre de forma perfeita. Acho bastante prático.
                              Também já tive o problema do cartão não funcionar\ler. Curiosamente aconteceu no mesmo dia, a poucos minutos de distância e tanto na A5 como na CREL. Acabei por pagar com moedas nos 2 casos.

                              Concordo que (pelo menos nos primeiros tempos) se demora mais do que com o portajeiro.

                              Comentário


                                #16
                                Na última vez que usei disso tive 5 minutos para pagar!

                                Aquilo não me lia o cartão e eu não tinha moedas. Quando já tava a desatinar com a mulher que lá tava para me vir embora (disse-lhe até para ir buscar o dinheiro da portagem lá a casa) aquilo por fim deu..

                                É um sistema ridiculo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                  Já usei dezenas de vezes e nunca tive qualquer problema.

                                  Além que acho que aquilo está tão simplificado e rápido e inclusive que até fala, creio que até o Gervásio conseguia :P
                                  O problema não é com a facilidade de utilização, é mesmo com a fiabilidade da coisa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se há coisa que eu não percebo é como há tanto pessoal que resistiu à Via Verde nos últimos anos preferindo filas de portagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já usei nas portagens de Leiria. Utilizei uma nota de 20€ para pagar pouco mais de 4€. A máquina deu o troco em moedas de 1€, estive mais tempo a recolhe-las do que propriamente a pagar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A MAIOR ***** dos últimos tempos, já me fez perder vários muitos tanto no Algarve como no Porto.
                                        Sempre que tenho de pagar portagem tenho o cuidado de escolher com portageiro, se não tenho ali pelo menos 5 minutos feito parvo a experimentar os vários cartões para no fim ter de pagar em dinheiro pois nunca aceita os cartões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Neste momento, não há nada que suplante a Via Verde no que toca a comodidade de utilização.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Prefiro o interface humano mas já utilizei e não tenho problemas, a única coisa mal é sair automaticamente o talão.
                                            Isto é mesmo para empurrar a malta para a via verde.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Se há coisa que eu não percebo é como há tanto pessoal que resistiu à Via Verde nos últimos anos preferindo filas de portagem.
                                              Para quem faz uma utilização esporádica de AE, o custo do identificador é uma razão bastante racional.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                                Para quem faz uma utilização esporádica de AE, o custo do identificador é uma razão bastante racional.
                                                Eu uso poucas vezes AE e pontes. Mas tenho a VV, porque das vezes que lá passo, detesto ficar parado...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu caso.. A que uso mais frequentemente é a da 25 de Abril e aí tenho o ViaCard.. AE's propriamente ditas só quando vou ao Algarve.. 1 vez em 2 meses se tanto..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho curioso alguns users não terem VV e terem vários cartões MB...

                                                    Nunca usei o sistema, porque desde que tive carro "apliquei-lhe" logo VV embora no início andasse meia dúzia de vezes por ano em AE.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                      Acho curioso alguns users não terem VV e terem vários cartões MB...
                                                      confesso que nao captei

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        confesso que nao captei
                                                        Os cartões também trazem com eles uma anuidade. A VV apenas se paga uma vez...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          Os cartões também trazem com eles uma anuidade. A VV apenas se paga uma vez...
                                                          pois como não pago anuidade não me lembrei dessa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Eu uso poucas vezes AE e pontes. Mas tenho a VV, porque das vezes que lá passo, detesto ficar parado...
                                                            Cada um avalia de forma diferente o cuto/beneficio de pagar um identificador da vv.

                                                            Eu acho bastante prático e que compensa dada a frequência com que ando em ae bem como para usar nos parques de estacionamento, mas compreendo perfeitamente quem acha que não compense.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X