Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Road Trip Europa Leste - Hungria, Romenia, Moldavia, Ucrania, Bulgaria.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Road Trip Europa Leste - Hungria, Romenia, Moldavia, Ucrania, Bulgaria.

    Viva,
    dando uma vista d'olhos pelas capas dos jornais de hoje, e tendo eu regressado de leste ha poucos dias,
    deparando-me com esta noticia

    so me ocorreu as mil e uma peripecias c/ animais, entre outras tantas, q invariavelmente me aconteceram em paises como a Romenia, a Hungria, Ucrania e Bulgaria.
    Para quem quiser perder tempo a ler, note-se q n deve ser interpretado à letra nem pretende ser um guia, antes uma leitura descontraida.
    Haverá naturalmente erros/lapsos de diversa natureza e n é uma montagem/sucessao cronologica.
    Chegada ao Aeroporto Internacional de Bacau

    Internacional, leia-se - um edificio com n mais de 200m2 e uma pista toda esburacada(ainda se fala do de Faro...)
    Editado pela última vez por erc; 28 September 2010, 20:22.

    #2
    Assim em jeito de piadolas de fim de verao e pequeno Report no q concerne a estradas ficam algumas imagens









    Comentário


      #3
      Outros perigos e situaçoes caricatas
      crucifixos amuletos e afins

      Principalmente romenos e bulgaros acreditam tanto neles q qq oportunidade para uma ultrapassagem é uma boa oportunidade, seja uma curva apertada, seja uma lomba, seja ele qq perigo-verdadeiros kamikazes europeus.
      O q é triste é depois olhar para as estatisticas de mortes nas estradas e de nº de acidentes - é impossivel fazerem-se 100kms sem assistir a um acidente grave e mt comum verem-se Cayennes, Infinitis, Touaregs, Q7's, BMW S7 e Audi's A8 nos cemiterios à beira da estrada.
      Objectos improprios em veiculos de passageiros
      Desde veiculos ligeiros de passageiros c/ 10 pessoas dentro, a outros circulando com betoneiras no interior ou arcas frigorificas vi de tudo um pouco-ficam as poucas imagens q captei







      Sendo forçado a generalizar, naquelas bandas impera a lei do desenrasca, ainda falam dos Portugueses...
      Desde um veiculo c/ a cx s/ pto. morto utilizando para a imobilizaçao outro veiculo, a outro necessitando de ser içado, ser utilizado o metodo do 6 pessoas levantarem o carro e literalmente arremessando-o contra uma parede(pasmem-se), a verem-se imensos carros avariados a serem rebocados por outros na Via Rapida, mais uma vez de tudo um pouco eu vi.
      Na falta dum furgao de mercadorias eis q a bicicleta é a soluçao para transporte dos materiais de construçao-em plena cidade

      Comentário


        #4
        As indicaçoes das direcçoes na estrada n abundam ou tornam-se confusas, se sairmos das vias principais, o GPS tem erros enormes e o q vale é q principalmente na Romenia, onde fiz a maioria dos cerca de 9000kms aplica-se a maxima todos os caminhos vao dar a Roma-neste caso a Bucareste(ou a pequena Paris como alguns lhe gostam de chamar).
        Mesmo assim n consegui evitar largas dezenas de quilometros em percursos como o da imagem seguinte, em diversas circunstancias-ora o alcatrao acaba abruptamente, ora simplesmente n ha algum alcatrao.

        Nas zonas de montanha é comum haver resvales de terra ou estrada literalmente comida pelos rios q por la abundam, principalmente na Romenia e na Ucrania. O alcatrao tende a ficar assim

        Nao q me estivesse a desapontar pois ja sabia ao q ia mas por momentos me senti à deriva

        pareceu-me estar ja no Egipto...

        mas poderia ser da altitude...

        Comentário


          #5
          Mas eis q algo coisa me fez despertar





          Comentário


            #6



            E em seguida uns quilometros da "unica" Auto-Estrada da Romenia ligando Pitesti-Bucareste-Constanta - ainda faltam umas dezenas de KM's para a conclusao.

            O descanso...ja merecia


            Comentário


              #7
              Os carros-so a Romenia conheço "bem".
              Aqui mais uma vez estao patentes as grandes assimetrias entre as classes sociais-ou se ve mesmo mt bom ou se ve mesmo mt mau, vi alguns Ferraris, Aston Martin, mas vi essencialmente Bentley, Rolls Royce(acho q vi 5 ou 6), Maybach-por diversas razoes n me foi possivel fotografar.
              Na Ucrania impera a Lada(laikas e uma marca q sao 3 letras, n me recordo o nome, e depois ve-se MB topos, ja na Romenia domina a Dacia e depois é BMW serie 5 e serie 7, Audi todas as series, Skoda, VW, SUV's de todos os feitios para todos os gostos, MB é "raro" e as restantes marcas tb. Na Hungria a VAG tem o "monopolio" com Skoda e VW a dominar as estradas. Na Bulgaria vi "charutos" de todo o tipo e la se viam uns SUV bons. Na Moldavia viam-se carroças e jipes MB topo(so la fiz 400km).
              Em termos de mercado e preços so posso falar da Romenia, o mercado de usados ao rubro, com M6 a 60000€, Bentley a 60000€, Hummer a 25000€ etc etc-tudo importado da Alemanha. Nos novos os preços dos utilitarios e pequenos familiares rondam os 6-9000€(IVA 25%)- dos restantes so vi preços pontualmente pelo q n vou generalizar, mas sao garantidamente pelo menos 1/3 mais baratos q em Portugal.
              Fotografias captadas por diversas razoes:









              Comentário


                #8









                Editado pela última vez por erc; 28 September 2010, 20:20.

                Comentário


                  #9









                  Comentário


                    #10




                    Audi A3 matricula Portuguesa-Imigra ou aventureiro? Acusa-te.

                    Comentário


                      #11
                      Para finalizar, e especialmente para quem n conhece, aqui ficam algumas imagens do famoso Transfagarasan, local dado a conhecer a mts entusiastas dos automoveis no famoso programa Top Gear Season 14 Episode 01 e em Top Gear-The Great Adventures, percurso por mim percorrido pela 2ª vez este ano, e 2ª frustraçao por n o poder percorrer convenientemente, n por falta de meios, mas por falta de condiçoes-transito descomunal tal é a afluencia de turistas, para o ano a ver se la consigo ir na Pascoa.
                      Desta vez fiz o percurso Sul-Norte.
                      2011, fora outras ja habituais, tenciono fazer de carro, se houver saude, tempo e $
                      Romenia(Bucareste-Constanta-Vama Veche)-Bulgaria(Burgas)-Turquia(Antalya+indefinido)-Grecia(indefinido).

                      Ciclista Ingles veio de Bucareste de bicicleta so para subir aos +-2500m possiveis em estrada no pico Moldoveanu nos montes Carpatos.








                      Comentário


                        #12




                        Notas finais:
                        Para aqueles q gostam de aventura, comer bem e beber melhor, viver bem sem ter $, aconselho vivamente. Ha no entanto q ter a capacidade de filtrar mta informaçao e separar literalmente o trigo do joio pois no "paraíso ha mt veneno".
                        No q respeita ao mundo automobilistico aspectos positivos e negativos,
                        O combustivel é relativamente mais barato q aqui, se tiverem o carro a gas tanto melhor, é uma opçao q prolifera principalmente na Romenia e na Ucrania, e portagens..(o q é isso?).
                        Rede de estradas principais de construçao recente, rectas interminaveis principalmente a sul dos Montes Carpatos;
                        Estradas pitorescas com belos planos de fundo;
                        Curvas gigantes serpenteando as serras, para quem gostar.
                        Estradas traiçoeiras de faixa e meia;
                        Estradas secundarias em pessima condiçao;
                        Mts furos;
                        Mta Policia;
                        Rede viaria atravessando todas as santas terrinhas;
                        Perigo eminente de atropelamento de pessoas, animais;
                        Perigo de colisao frontal em curva, lombas;
                        Conduçao perigosa sob o efeito de alcool, e pessima conduçao no geral, exceptuando a Hungria.

                        Adeus Romenia, obrigado por sempre me receberes tao bem. Espero voltar a ver-te em breve.
                        Traiasca Romania, noroc! La anul viitor.


                        Mini Foto-Reportagem teatralizada por
                        ERC Thomaz 2010 (Hungria, Romenia, Moldavia, Ucrania, Bulgaria).

                        *PUFF*

                        Comentário


                          #13
                          Muito bom , e obrigado por partilhares.

                          Há mais?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                            Muito bom , e obrigado por partilhares.

                            Há mais?
                            Obrigado.
                            Ha mais...12gb
                            Este é apenas um pequeno mostruario duma viagem em estrada, deixei de lado tudo(ou quase) q esteja fora do mundo automovel.
                            N sei se pretensioso mas pretende, alem duma leitura despreocupada, inspirar alguem a se aventurar a destinos fora do seguro, da concha, pois a segurança quer-se no dia-a-dia e n nas ferias.

                            Comentário


                              #15
                              a via rápida romena já conhecia, precisamente por um episódio do top gear. boas e curiosas fotos...

                              quanto ao A3, não apitaste? eu tinha feito um cagaçal descomunal, fossem eles de onde fossem (norte, centro ou sul!).

                              Comentário


                                #16
                                essas paisagens... wow

                                Comentário


                                  #17
                                  que fotos fantásticas... os meus parabéns

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fantástico! Parabéns ;) Obrigado por partilhares.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Excelente partilha e adorei a leitura "despretensiosa e descontraída".

                                      Em regra é díficil fazer uma road-trip por esses países? Ou seja, é viável arrancar de Portugal, sem nunca ter conhecido nada desses paises, e partir à aventura? São paises "user friendly" para viagens?

                                      Obrigado pelas deliciosas fotos e, caso tenhas mais, não hesites

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                        Excelente partilha e adorei a leitura "despretensiosa e descontraída".
                                        Ainda bem q gostaste.

                                        Em regra é díficil fazer uma road-trip por esses países? Ou seja, é viável arrancar de Portugal, sem nunca ter conhecido nada desses paises, e partir à aventura? São paises "user friendly" para viagens?
                                        Perfeitamente viavel. Pessoalmente so conheço a Ucrania até Odessa, um dos portos mais importantes e maiores a nivel europeu. Dependendo dos teus interesses eventualmente recomendaria uma vista previa do percurso e pontos de interesse para n surgirem grandes surpresas. Relativamente a serem "user friendly" ou nao, diria q é um pouco relativo, dependendo do pto de vista-de qq modo tacitamente parece q te referes a segurança, e neste capitulo convem ter alguns cuidados basicos na estrada principalmente a partir de Este/Sudeste da Hungria, mas n é tao inseguro como por vezes se afirma. Ainda neste contexto tenho o mesmo dilema q tu respeitante à Albania-tenho familia e amigos em Italia q qd se fala em "Albania" sao todos assassinos e violadores, criam-se certos mitos, se bem q todo o mito tem a sua quota de verdade.
                                        Mais tarde se precisares posso desenvolver acerca da viagem.


                                        Obrigado pelas deliciosas fotos e, caso tenhas mais, não hesites
                                        Tenho 12gb de fotos mas n se enquadram no contexto automovel, tvz faça um album para a posteridade.
                                        Respostas dentro do Quote.
                                        Qq duvida q eu possa ser util dispoe(nham).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          a via rápida romena já conhecia, precisamente por um episódio do top gear. boas e curiosas fotos...

                                          quanto ao A3, não apitaste? eu tinha feito um cagaçal descomunal, fossem eles de onde fossem (norte, centro ou sul!).
                                          Bela montagem, a deles.
                                          Apitar n costumo, qd ha oportunidade costumo interpelar as pessoas.
                                          Estranhamente ou nao, tb fico sempre empolgado qd vejo um concidadao algures no estrangeiro-acho q nos está no sangue, é pena ter-se perdido o espirito dos nossos descobridores.
                                          Naquela situaçao concreta, a estrada estava em mau estado, era estreita e diria q era quase impossivel inverter o sentido de marcha. A experiencia tb me desmotivou a "alaridos", ja q o Portugues por norma n é mt dado a espirito comunitario em ferias(espero n estar a ser injusto), sendo q a ultima coisa q deseja é ouvir falar a mesma lingua, procurando esquecer a sua proveniencia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se não é indiscrição, em que carro fizeste a viagem? Conseguiste fazer uma boa média?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                              Se não é indiscrição, em que carro fizeste a viagem? Conseguiste fazer uma boa média?
                                              So usei carro a partir da Romenia, de Portugal fui de aviao-ficar-me-ia mt caro ir de carro daqui.
                                              Andei essencialmente com carros alugados, pequenos utilitarios a gasolina.
                                              Medias n fiz as contas mas extremos a titulo de exemplo fiz um troço de +-300kms com +-75l de gasolina e +-800kms c/ 1 deposito de gasolina, salvo erro de 60l, ocorrencia q n se verificava ha mts mts anos-ja nem sabia o q era isso .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                                So usei carro a partir da Romenia, de Portugal fui de aviao-ficar-me-ia mt caro ir de carro daqui.
                                                Andei essencialmente com carros alugados, pequenos utilitarios a gasolina.
                                                Medias n fiz as contas mas extremos a titulo de exemplo fiz um troço de +-300kms com +-75l de gasolina e +-800kms c/ 1 deposito de gasolina, salvo erro de 60l, ocorrencia q n se verificava ha mts mts anos-ja nem sabia o q era isso .
                                                Realmente eram muitos km's para fazer a partir daqui. ;) Nos últimos dois anos também fiz coisas do género mas aqui na parte ocidente da Europa.
                                                Pelos teus relatos dá para entender bem porque razão precisam dos Dacias (esquecendo as questões económicas), aquelas estradas são ideias para eles.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                  Realmente eram muitos km's para fazer a partir daqui. ;) Nos últimos dois anos também fiz coisas do género mas aqui na parte ocidente da Europa.
                                                  Pelos teus relatos dá para entender bem porque razão precisam dos Dacias (esquecendo as questões económicas), aquelas estradas são ideias para eles.
                                                  A questao n era essa-o carro q eu levaria de Portugal é q consumiria mt combustivel para perto de 4000kms, e certamente levaria um desgaste q teria de ser revisionado algures por la, aspecto q n me interessaria tanto pela componente financeira(pneus,jantes,suspensao,travoes etc) como pela falta de confiança. Em "redor" da Romenia fiz perto de 9000kms, daí q "mais coisa menos coisa" n seria obstaculo.
                                                  A respeito dos Dacias, eu coloco as minhas duvidas naturais, mas o facto é q social q sou, interpelei varios donos e quase todos me falavam para cima de 1000000kms c/ os seus 1510's acho q eram quase todos este modelo, salvo erro motor da antiga Talbot/Renault(?).
                                                  Ainda nos Dacias, os antigos sao mesmo carros de combate, aguentam literalmente tudo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,tambem fiz esta viagem em agosto,foi uma aventura mas valeu a pena,aquelas montanhas o Mar Negro,vi muitas coisas bonitas,nos quase 3000 kms que fiz no território romeno.

                                                    Foi pena não passar o transfagarasan na ida para baixo,mas pode ser que vai ser para o ano .

                                                    Gostaste do comer deles?Eu provei um pouco de tudo,ate não se come muito mal,gostei muito de "mititei"si "sarmale".

                                                    Foi uma experiência muito agradável e acho que para o ano vou repetir.

                                                    Se o colega erc não se importar vou postar também umas fotos.
                                                    Imagem0609.jpg

                                                    IMG_1051.jpg

                                                    IMG_1068.jpg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mariob Ver Post
                                                      Boas,tambem fiz esta viagem em agosto,foi uma aventura mas valeu a pena,aquelas montanhas o Mar Negro,vi muitas coisas bonitas,nos quase 3000 kms que fiz no território romeno.

                                                      Foi pena não passar o transfagarasan na ida para baixo,mas pode ser que vai ser para o ano .

                                                      Gostaste do comer deles?Eu provei um pouco de tudo,ate não se come muito mal,gostei muito de "mititei"si "sarmale".

                                                      Foi uma experiência muito agradável e acho que para o ano vou repetir.

                                                      Se o colega erc não se importar vou postar também umas fotos.
                                                      Achas q me importo? So tenho é de agradecer, este topico é de todos.
                                                      N eras tu q ias para Mamaia? Estive la uns dias tb em setembro-agua quente, preços baratos e as praias so para mim. Por piada, para entrar la pagas 3 Lei, eu na 1ªnoite descobri logo o truque-das uma nota de 100 q eles n tem troco .
                                                      Ainda nas praias, parte da costa na Bulgaria esteve interdita por niveis de radioactividade elevados na agua, se as correntes funcionarem de norte para sul por esta hora esta Mamaia contaminada-os russos gostam de brincar aos submarinos nucleares mas depois n tem $ para os manter.
                                                      Ainda andaste bem, em territorio romeno de Arad ou Oradea para Constanta deve rondar os 600kms nao? Acho q tinhas 3 possibilidades-Sibiu, Brasov, Suceava. Para quem está com pressa n compensa ir pelo Transfagarasan.
                                                      Se gostei da comida? Depende...na Romenia em termos gastronomicos vai-se essencialmente pela caça-faisao, javali, "bambi", urso, a preços ridiculamente baixos. Mas tb tive dias a comer pepino, tomate, queijo e mamaliga o dia todo, depende da zona.
                                                      Mici literalmente ja deito pelos olhos-era o q comia à beira da estrada. O q rendia eram nozes e frutos silvestres.
                                                      Eu andei essencialmente no interior, fora das grandes cidades-para ir visitar cidades n ia para aquelas bandas..
                                                      Ainda na gastronomia onde se come bem é nos restaurantes tipicos(Han), coisa q infelizmente quase se perdeu por completo no nosso país, onde se ouve musica tradicional em "altos berros" c/ "sotaque cigano", gajas semi-nuas a dançar e comida tipica a condizer- Ciorba(sopa c/ carne) essencialmente de Burta(dobrada), Sarmale(original preparado de carne/vegetais/arroz enrolado em folhas de videira), Tochitura(mistura de preparado de carnes desfiadas em molho e coberto de queijo), Piftele(tipo almondegas), Tocanita(carne c/ molho), Snitel(Shnitzel tradicional austriaco/alemao) e acompanhamentos é essencialmente mamaliga("bolo" de farinha de milho), saladas diversas(algumas importadas) e batata de todas as maneiras e feitios. Depois ha espalhados pelo país restaurantes tipicos maioritariamente hungaros e servios onde se come excepcionalmente bem tb, mas o melhor sem duvida é a Tuica/Palinca .
                                                      Eu ainda tenho pelo menos mais 3 ou 4 anos por la em termos de ferias pq tenho de conhecer bem os Balcãs-é uma regiao extraordinariamente rica cultural e paisagisticamente falando.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        parece que gostas muito dessa zona...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim sou eu,mas foi parar no Venus, também muito fixe,um pouco mais sossegado apanhei agua do mar com 30º,sem ondas,parece que tava mergulhar numa banheira.

                                                          O percurso que segui foi,Oradea,Cluj aonde ha uns 60 kms de autoestrada nova,Sibiu,Pitesti e dai autoestrada ate Bucareste fiz a "centura bucuresti" que e uma.....bem tava ver que partia o carro todo.

                                                          A passagem na Hungria foi um pesadelo, há muitas estradas novas que o gps não apanha,nomes de localidades muito difícil de ler mas la chegamos e depois de volta para cá.
                                                          Foi o que tinha dito mais em cima um aventura .

                                                          cumps.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            parece que gostas muito dessa zona...
                                                            Digamos q estou um pouco saturado da Europa Ocidental.

                                                            Originalmente Colocado por mariob Ver Post
                                                            Sim sou eu,mas foi parar no Venus, também muito fixe,um pouco mais sossegado apanhei agua do mar com 30º,sem ondas,parece que tava mergulhar numa banheira.

                                                            O percurso que segui foi,Oradea,Cluj aonde ha uns 60 kms de autoestrada nova,Sibiu,Pitesti e dai autoestrada ate Bucareste fiz a "centura bucuresti" que e uma.....bem tava ver que partia o carro todo.

                                                            A passagem na Hungria foi um pesadelo, há muitas estradas novas que o gps não apanha,nomes de localidades muito difícil de ler mas la chegamos e depois de volta para cá.
                                                            Foi o que tinha dito mais em cima um aventura .

                                                            cumps.
                                                            Venus, Neptun, Jupiter etc sao estancias mais sossegadas e pessoas mais maduras. Costinesti p. ex. ja é o contrario, so ves jovens e night clubs. A zona q escolheste ate tem mais encanto, é mais envolvida por arvoredo. Agua do mar a 30º..q exagero, assim tb n gosto.
                                                            O caminho q fizeste foi mesmo a roçar no Transfagarasan-Em Sibiu seguias a direcçao Fagaras em vez de Pitesti.
                                                            Bucareste n é uma cidade homogenea, tem arquitecturas distintas em varios ptos da cidade. A herança comunista, tal como em todos os paises ex. comunistas, deixou uma paisagem demasiado cinzenta e decadente. Pessoalmente, exceptuando alguns monumentos, n aprecio a cidade-se bem q n conheço mt bem, aquilo é enorme.
                                                            Qt ao percurso poderias ter feito outro , pelo menos no retorno, ja q estavas a sul/sudeste-a mim aborrece-me passar no mesmo sitio.
                                                            A Hungria tem uma boa estrada Austria-Romenia e é bem melhor em estradas q os paises mais a leste, pelo menos na parte Norte/Noroeste. Se o teu destino era mesmo o mar negro poderias ter entrado por Arad, sempre era mais plano e mais perto.
                                                            Pessoalmente n vou mais de carro para la da Austria-motivos financeiros e amor aos carros. Aviao ate Praga/Budapeste/Sofia/Bucareste e depois +-20€ alugo um charuto para as voltinhas. Comprado com antecedencia consegue-se voo ida/volta por 100€.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X