Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Até ao final do ano "será desencadeada uma verdadeira caça à multa"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Até ao final do ano "será desencadeada uma verdadeira caça à multa"

    Ao ler esta notícia acerca dos cortes de despesa na PSP (rídiculos, na minha opinião):

    PSP manda lavar carros patrulha com água da chuva

    notícia
    reparei nesta verdadeira chamada de atenção:

    Fonte policial, afirmou, no entanto ao DN, que as medidas de obtenção de receitas passará pelo incremento da fiscalização rodoviária, tendo as directrizes sido comunicadas aos comandos. Até ao final do ano "será desencadeada uma verdadeira caça à multa".
    Partilho aqui como forma de aviso para que conduzam dentro da legalidade, ou então vão ter que sustentar a crise (e as mordomias apontadas no resto da notícia) do vosso próprio bolso!

    (à moderação: pus no Geral por motivos de visibilidade, penso que mais tarde deverá ser movido para o Road-Book)

    #2
    Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
    aviso para que conduzam dentro da legalidade
    Mas é preciso avisar? Pensei que todos os encartados fossem obrigados a saber o código da estrada, ou há condutores que nunca leram uma linha do código?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      Mas é preciso avisar? Pensei que todos os encartados fossem obrigados a saber o código da estrada, ou há condutores que nunca leram uma linha do código?
      Claro que sim, mas quem é que aqui nunca cometeu excessos???

      O spotmint apenas está a dizer para diminuir nos excessos, pois decerto que haverão mais operações stop e mais policia na rua para apanhar o que puderem para poderem receber o subsidio de natal (brincando, óbvio).

      Uma vez mais apelar ao bom senso dos utilizadores deste forum para que não engordem as carteiras do estado com multas, que desde com algum cuidado, são perfeitamente evitáveis!!

      Obrigado pela informação spotmint

      Comentário


        #4
        Partilho aqui como forma de aviso para que conduzam dentro da legalidade
        Não é suposto ser a nossa obrigação?

        Se essa caça à multa implicar tolerância zero com quem falar ao telemóvel sem kit mãos-livres enquanto conduz, ou com quem não usa as luzes de acordo com as condições climatéricas, ou quem pratica uma condução desadequada à densidade de trânsito ou à aderência do piso, então tem o meu apoio.

        (não estou a ver colocarem radares na berma das vias de entrada nos centros urbanos à hora de ponta, quando está tudo engarrafado)

        Comentário


          #5
          Esse aviso é desnecessário, aqui todos cumprem à risca o código da estrada

          Fizeste bem abrir o tópico, todos cometemos excessos e esta é mais uma forma de nos contermos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
            Fizeste bem abrir o tópico, todos cometemos excessos e esta é mais uma forma de nos contermos
            Ou pelo menos para estarmos mais atentos

            Ao autor do tópico, agradeço o "heads up"

            Aos "santinhos" que por aqui pairam, quando tirarem a carta e começarem a conduzir, falamos

            Comentário


              #7
              Acho graça ao hipócritas que pairam por aqui.Será que percorrem em Lisboa,por exemplo a cidade toda a 50Klm.? não pisam um traço contínuo para ultrapassar um carro mal estacionado?
              Cá para mim alguns deles nem conduzem,coitados.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                Ou pelo menos para estarmos mais atentos

                Ao autor do tópico, agradeço o "heads up"

                Aos "santinhos" que por aqui pairam, quando tirarem a carta e começarem a conduzir, falamos
                Se calhar tenho quase tantos anos de carta como tu de idade.

                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                Acho graça ao hipócritas que pairam por aqui.Será que percorrem em Lisboa,por exemplo a cidade toda a 50Klm.? não pisam um traço contínuo para ultrapassar um carro mal estacionado?
                Cá para mim alguns deles nem conduzem,coitados.
                Se soubesses o CE não apresentavas isto como exemplo de contra-ordenação, porque NÃO O É.

                E não me conheces de lado nenhum, não te dei confiança para me atribuires adjectivos.
                Editado pela última vez por RAD; 08 October 2010, 12:11.

                Comentário


                  #9
                  Eu acho imensa piada a esta questão de caça à multa.. Se querem fazer cumprir o código, que se mostrem.. não é parar o carro numa saída da AE, com um radar no meio das ervas a apanhar que vai nem que seja a 10km/h a mais..

                  E o pior disto é que só nos é que vamos pagar.. os motoristas que transportam os Srs Ministros, cujos circulam a 170km/h ++ tem as multas perdoadas.. Ou o Sr Agente da autoridade, que passou por mim à 2 meses na A2, depois de almada..que me ultrapassou pela direita, quando eu circulava a 150, e ele passou por mim num piscar de olhos..Sem ter as luzes de marcha de emergência.. Ou talvez os Srs Agentes da BT que circulam nos Subaru's pela A1, metem-se ao lado de boas maquinas, 4 piscas e uma gazada..Lá vão os 2, e quando a policia começa a levar tareia, ligam as luzes e mandam encostar.. Tendo em conta que estes só podem passar de x velocidade depois de comunicarem uma perseguição e de tarem devidamente identificados (luz das grelhas ligadas)..

                  Não acho correcto estas atitudes, e se não cumprem, não tem moral para mandarem cumprir..


                  Se cumpro o codigo? sim.. sempre? Não.. ninguem no mundo faz isso.. Basta esquecerem-se de um pisca na rotunda e já estão a infringir o codigo.. mas bolas, temos AE que nem a 100 dão para ir, outras que a 150 não fazia mal a ninguem, e somos perseguidos por fazer a mesma coisa que 70% dos policias fazem..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                    Se calhar tenho quase tantos anos de carta como tu de idade.

                    Se soubesses o CE não apresentavas isto como exemplo de contra-ordenação, porque NÃO O É.

                    E não me conheces de lado nenhum, não te dei confiança para me atribuires adjectivos.
                    Ui, tamanha agressividade só pode ser recalcamento de tão literal, quão cabal, cumprimento do CE.

                    Quanto à adjectivação das tuas intervenções (e não da pessoa), se fossem elogiosas gostava de ver se esse pressuposto fiduciário era exigido de forma tão veemente.

                    Se cumpres integralmente o CE (que acho impossível no sentido literal do advérbio de modo), penitencio-me desde já pela gratuita adjectivação desonrosa da tua intervenção pretérita.

                    Mais do que cumprimento "cego" do CE, pede-se bom senso e civismo na estrada. Isto digo eu, que, no teu elevado saber, serei um provecto e imberbe condutor.

                    E não deixa de ser curioso que a fiscalização rodoviária em prol da segurança de todos seja reforçada em épocas de enormes défices orçamentais, com correspondentes "actualizações" do valor das coimas (belo eufemismo para "multas serem receita maior à custa dos prevaricadores") e com as tácticas "manhosas" que todos já presenciámos.

                    Comentário


                      #11
                      O RAD hoje acordou com os pés de fora...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
                        O RAD hoje acordou com os pés de fora...
                        Por acaso tenho a cama bem feita, bem confortável.

                        Acho piada é à nossa tendência lusitana de só cumprir as nossas obrigações cívicas quando temos a ameaça de nos irem ao bolso, desde o clássico «não vale a pena pôr o cinto, que o caminho é curto e a esta hora não há polícia».

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                          Ou pelo menos para estarmos mais atentos

                          Ao autor do tópico, agradeço o "heads up"

                          Aos "santinhos" que por aqui pairam, quando tirarem a carta e começarem a conduzir, falamos
                          Lá por uma pessoa dizer que se deve cumprir não quer dizer que ela própria cumpra, ou que seja santa.

                          Engraçado é o pessoal ficar com medo de ser multado. Esse medo devia haver todos os dias. E não com a "crise".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Lá por uma pessoa dizer que se deve cumprir não quer dizer que ela própria cumpra, ou que seja santa.

                            Engraçado é o pessoal ficar com medo de ser multado. Esse medo devia haver todos os dias. E não com a "crise".
                            Concordo, embora a caça à multa crie por vezes situações que não deixam de ser forçadas.

                            Existem 'n' situações onde uma pessoa facilmente comete uma ilegalidade sem que seja intencional e (sobretudo) que não coloque nada nem ninguém em risco.

                            Muitas vezes a polícia esconde-se com o radar em locais onde os excessos de velocidade são fáceis de apanhar embora não haja historial de acidentes nessa zona, descurando outras onde os acidentes são comuns, mas não são de fácil criação de receitas em multas porque não se conseguem esconder.

                            Estas medidas criam ainda mais incentivos à caça da multa e não à prevenção rodoviária (basta ver o princípio onde se baseiam) e distorcem logo aquilo que um polícia devia ser, pois ele não está a ajudar a população, mas a pactuar num roubo autorizado e incentivado.

                            Acho muito bem que se faça cumprir a lei e que seja penalizado o incumprimento, mas ir a 151 km/h na AE numa recta sem trânsito num belo dia de sol não é a mesma coisa que andar dentro de uma localidade a 71 km/h numa noite chuvosa, embora sejam enquadradas da mesma forma, e até seja mais provável que o radar esteja na AE.


                            Prevenção rodoviária sim (e acho que faz falta).

                            Caça à multa não, obrigado!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                              Mas é preciso avisar? Pensei que todos os encartados fossem obrigados a saber o código da estrada, ou há condutores que nunca leram uma linha do código?
                              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                              Não é suposto ser a nossa obrigação?

                              Se essa caça à multa implicar tolerância zero com quem falar ao telemóvel sem kit mãos-livres enquanto conduz, ou com quem não usa as luzes de acordo com as condições climatéricas, ou quem pratica uma condução desadequada à densidade de trânsito ou à aderência do piso, então tem o meu apoio.
                              A primeira lei que existe na estrada é a lei do bom senso e do cuidado. Só depois é que entra o Código como uma concretização dessa lei.

                              As ruas das cidades não foram adaptadas para o volume de tráfego que existe actualmente e, como o Estado preferiu investir em estádios de futebol, auto-estradas para meia dúzia de carros e outras extravagâncias em vez de desenvolver meios de transporte urbanos rápidos, limpos, eficazes e eficientes que efectivamente substituíssem o carro, o carro é imprescindível para a maioria das pessoas.

                              Dessa forma, não conheço rigorosamente ninguém que cumpra escrupulosamente todas as normas do Código: quem nunca ultrapassou os 120KM/h, quem nunca estacionou ilegalmente, quem nunca calcou uma linha contínua, que atire a primeira pedra!

                              Claro que andar a 130KM/h não é o mesmo do que andar a 190KM/h, estacionar em cima do passeio ou fazer ultrapassagens pela direita. Isso merece ser sanccionado. Agora: lançar uma verdadeira "caça à multa" significa um excesso de zelo que vai penalizar fortemente as pessoas que trabalham e que são cumpridoras dos seus deveres.

                              Se se preocupassem em lançar uma caça aos pequenos delinquentes e os obrigassem a trabalhar ou pagar pesadas multas por causa dos pequenos delitos, o déficit baixava e a segurança pública aumentava. No entanto, é preferível cascar em cima do cidadão trabalhador que tem que ir a uma repartição pública e deixa passar 5 minutos do parquímetro.
                              Editado pela última vez por rantamplan; 08 October 2010, 14:06.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Lá por uma pessoa dizer que se deve cumprir não quer dizer que ela própria cumpra, ou que seja santa.
                                Com princípio geral, teórico e universalizável, não acredito que haja um user do forum que ache que não se deva cumprir o CE.

                                A questão está na relevância do tópico. Para quem anda diariamente na estrada é um conselho útil. A "pessoa" ao considerar irrelevante o tópico (e desnecessário), é certamente porque não tem medo das multas, qual cumpridor cego do CE.

                                Entre aquilo que são os princípios gerais e o dia-a-dia ainda vai, infelizmente, uma magna distância. E é no campo do dia-a-dia que o tópico foi (e bem) lançado...não temos aqui um debate para saber se devemos ou não cumprir o CE...

                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Engraçado é o pessoal ficar com medo de ser multado. Esse medo devia haver todos os dias. E não com a "crise".
                                Medo de ser multado todos temos. A intenção da fiscalização rodoviária é, salvo raras excepções, recolher dinheiro para o erário público e não tem (infelizmente) qualquer escopo de prevenção rodoviária.

                                Se fosse feito um estudo, facilmente se constataria que as infracções mais detectadas são a velocidade, mau estacionamento e álcool. Quantos autos foram lavrados pela prática de manobras perigosas? Gostava de um dia ter acesso a esses dados.

                                Tendo em conta o objectivo da fiscalização ($$$), é natural que fiquemos com mais receio em épocas de crise (que, neste caso, é quando as autoridades têm mais necessidades de financiamento).

                                Comentário


                                  #17
                                  Tanta hipocrisia que para aqui vai.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Passo com mais segurãnça para mim e para os outros um sinal vermelho,porque estou atento,e não ponho ninguém em risco (e como não sou hipócrita afirmo que passo às centenas),do que passar um sinal verde e têr que estar com medo se não vem lá um FDP bêbado ou distraido.
                                    E depois venham-me falar em códigos da estrada se levar com um animal em cima e eu for fazer torresmos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Li aqui algo que me recordou uma historia que se passou com um grande amigo..

                                      Ia ele no seu carro novo, a virar à esquerda, com semaforos intermitentes..
                                      Um carro vem pela sua direita, que lhe faz sinais de luzes e abranda..quando o meu amigo vai a passar, o outro condutor acelera, bate no carro do meu amigo, e este foi arrastado 10m.. Motor/capot/porta do pendura/chassi/lateral/para-brisas.. Veio a policia, o meu amigo a dizer que o Outro senhor estava embriegado, que o viu com uma garrafa de bebida alcoolica na mão (enquanto esperava pela policia) e a resposta da policia foi que não podia fazer o teste, pois mesmo com o Sr claramente alcoolizado, este teria que se dirigir ao hospital, voluntariamente, para fazer o teste de alcool no sangue

                                      que raio de policia temos nós..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                        Pensei que todos os encartados fossem obrigados a saber o código da estrada, ou há condutores que nunca leram uma linha do código?
                                        por onde é que tu tens andado, pá?.. as estradas estão cheias de malta que não sabe, nem quer saber, nada de código.

                                        Comentário


                                          #21
                                          com a chuva que caiu hoje, a frota da PSP ficou toda lavadinha

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tanto puritanismo, credo...
                                            Eu algumas vezes n cumpro o CE, umas pq n quero, outras pq n posso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PRPR Ver Post
                                              Tanta hipocrisia que para aqui vai.
                                              Pensei o mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Engraçado é o pessoal ficar com medo de ser multado. Esse medo devia haver todos os dias. E não com a "crise".
                                                É tudo uma questão de raciocínio lógico. Se com a crise as medidas fiscalizadoras aumentam, é normal que o "pessoal" fique mais atento, ou com medo como tu dizes.

                                                É porque ninguém anda sempre a 50km/h dentro das cidades por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                  Li aqui algo que me recordou uma historia que se passou com um grande amigo..

                                                  Ia ele no seu carro novo, a virar à esquerda, com semaforos intermitentes..
                                                  Um carro vem pela sua direita, que lhe faz sinais de luzes e abranda..quando o meu amigo vai a passar, o outro condutor acelera, bate no carro do meu amigo, e este foi arrastado 10m.. Motor/capot/porta do pendura/chassi/lateral/para-brisas.. Veio a policia, o meu amigo a dizer que o Outro senhor estava embriegado, que o viu com uma garrafa de bebida alcoolica na mão (enquanto esperava pela policia) e a resposta da policia foi que não podia fazer o teste, pois mesmo com o Sr claramente alcoolizado, este teria que se dirigir ao hospital, voluntariamente, para fazer o teste de alcool no sangue

                                                  que raio de policia temos nós..
                                                  Desculpa lá mas há aí qualquer coisa que não bate certo.

                                                  Já fui interveniente em acidentes de viação e soprei sempre ao balão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                    Ou pelo menos para estarmos mais atentos

                                                    Ao autor do tópico, agradeço o "heads up"

                                                    Aos "santinhos" que por aqui pairam, quando tirarem a carta e começarem a conduzir, falamos
                                                    Mesmo se usaste de ironia, está muito bem escrito!

                                                    A caça à multa é diferente da prevenção que deveria ser exigida às forças de segurança! É bem diferente!

                                                    Tou farto de ti pinóquio, e das bestas que ainda te deixam estar no poder...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que vou ter de ter mais cuidado nos stops... É aquele sitio que levo com uma multa muito grave sem necessidade nenhuma...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A julgar pelos acidentes dos últimos dias, a caça a multa devia ser muito maior. Porque a maior parte dos condutores portugueses não entende a responsabilidade que é conduzir em via pública.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          A julgar pelos acidentes dos últimos dias, a caça a multa devia ser muito maior. Porque a maior parte dos condutores portugueses não entende a responsabilidade que é conduzir em via pública.
                                                          Especialmente agora...continuam a conduzir como se estivesse bom tempo...com um tempo destes e é vê-los a andar a mesma velocidade que andavam, com os pneus nas lonas(o que é muito bom à chuva), sem luzes e encostados a "cheirar o cu dos outros" e depois é o que se vê na abertura de noticiários...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            A julgar pelos acidentes dos últimos dias, a caça a multa devia ser muito maior. Porque a maior parte dos condutores portugueses não entende a responsabilidade que é conduzir em via pública.
                                                            Perfeitamente de acordo, menos nas palavras CAÇA Á MULTA, deviam ser substítuidas pelas palavras PREVENÇÃO E FISCALISAÇÃO.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X