Anúncio

Collapse
No announcement yet.

4 mortos no IP4, 1 condutor com 1.2g/l de alcool no sangue

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    4 mortos no IP4, 1 condutor com 1.2g/l de alcool no sangue

    Bom dia,


    reparei que não foi feita referência a este acidente no fórum, na altura em que aconteceu, mas agora que há mais desenvolvimentos sobre o caso, não posso deixar de o referir.

    Quatro pessoas morreram quando um carro, numa ultrapassagem, bateu noutro e o fez colidir com um autocarro.

    "Foi horrível. Tínhamos entrado no IP4 há minutos quando, de repente, vimos um carro vir completamente desgovernado na nossa direcção. O motorista parou e esperou pelo embate, que foi violento. Dentro do autocarro, alguns colegas ficaram com escoriações e um partiu os dentes, mas nada de maior. O motorista também está ferido sem gravidade, devido aos estilhaços do pára-brisas."

    Foi assim que Tiago Garcia, de 18 anos, capitão da equipa de juniores do Abambres Sport Club, que se dirigia para um jogo na Vila das Aves para o campeonato nacional da categoria, descreveu ao DN o acidente verificado pelas 10.45 ao quilómetro 92,7 do IP4 em Parada de Cunhos à entrada da cidade de Vila Real.

    O acidente vitimou quatro pessoas: duas mulheres de origem polaca, um homem polaco e um de nacionalidade portuguesa, que viajavam numa viatura ligeira (Skoda) que ficou totalmente destruída e fez dez feridos ligeiros.

    Segundo o DN apurou, tudo aconteceu na sequência de uma ultrapassagem efectuada pelo condutor de um Renault Megane. Este seguia no sentido Vila Real - Amarante e ultrapassou o autocarro de 23 lugares da Câmara de Vila Real que transportava a comitiva do Abambres. Ao fazer esta manobra, acabou por sair da sua via e foi embater no Skoda, que seguia em sentido contrário, Amarante-Vila Real, que de imediato entrou em despiste, tendo colidido de frente com o autocarro.

    O comandante dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca, Álvaro Ribeiro, afirmou que as quatro pessoas que viajavam no Skoda ficaram presas no interior do veículo, tendo sido necessário cortar chapa e ferro. No final da operação, percebeu-se que os quatro ocupantes estavam mortos. Tratava-se de um português de 40 anos (ver caixa) e de três polacos de 24 anos, um rapaz e duas raparigas, estudantes que chegaram a Portugal há uma semana ao abrigo do programa Erasmus e que se encontravam na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    Em virtude de, entre os destroços do automóvel sinistrado se encontrar uma cadeira de criança, os bombeiros ainda procuraram em redor do local do acidente se, porventura, alguma havia mais alguma vítima. "Foram momentos terríveis de incerteza, mas felizmente nada encontrámos" disse ao DN o comandante Alvará Ribeiro.

    O GNR esteve no local, tendo encerrado de imediato o IP4 naquela zona. Encerramento que se manteve até cerca das 15.00.
    Para o capitão Fernandes é difícil perceber as causas do acidente, o qual poderá estar relacionado com uma manobra perigosa. De resto, logo no local a brigada especializada da GNR tentava encontrar uma explicação para o desastre.

    A chuva pode ter contribuído, mas testemunhos no local davam conta de que o condutor do Renault que ultrapassou o autocarro terá guinado para a faixa descendente, tendo embatido no Skoda e provocado o despiste deste.
    Quatro mortos e dez feridos ligeiros foi o resultado deste acidente em Parada de Cunhos, junto a Vila Real.

    Os feridos foram transportados para a Unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os- -Montes e Alto Douro, e os corpos dos mortos para a Delegação do Instituto de Medicina Legal, onde serão autopsiados.

    No local estiveram 21 bombeiros e dez viaturas das corporações da Cruz Branca e Cruz Verde.
    Fonte DN.

    Notícia inicial (fonte DN).

    E agora, o último desenvolvimento.

    António Lisboa admite que bebeu, mas rejeita ser culpado de quatro mortes

    António Lisboa, 75 anos, apontado por todas as testemunhas do acidente verificado no sábado no IP4, zona de Parada de Cunhos, em Vila Real, como sendo o responsável pelo acidente que matou quatro pessoas, acusou 1,2 g/l de álcool no sangue, apurou o DN. O homem admite que bebeu "três copos", mas diz que não foi o causador do choque ao sair da sua mão, versão contrariada por testemunhas e pelas autoridades.

    O acidente ocorreu quando, ao volante de um Renault Mégane, António Lisboa se despistou e invadiu a faixa descendente, provocando o despiste do Skoda que transportava as quatro vítimas mortais, um português e três estudantes polacos.

    Segundo António Lisboa, reformado, que vive em Arnadelo, Torgueda, Vila Real, tudo se passou muito rapidamente. Alega agora que foi o Skoda que saiu da sua faixa e em contramão foi embater na sua viatura, dado que depois de ter ultrapassado o autocarro da Câmara de Vila Real que transportava os jovens atletas do Abambres se encontrava já na faixa da direita, não tendo, segundo ele, culpa no acidente.

    O DN apurou que todos os testemunhos e a colocação das viaturas indicam que foi o veículo de António Lisboa que invadiu a faixa contrária e embateu no Skoda. Sabe também o DN que, após o acidente, o reformado terá declarado à GNR que não sabia explicar como tudo se tinha passado.

    Um técnico da Prevenção Rodoviária Portuguesa que esteve no local do acidente afirmou ao DN: "Não há dúvidas que o Renault foi o causador do acidente, pois, se fosse o carro das vítimas a sair fora de mão, o embate teria de ser frontal, e o choque com o autocarro também, e nunca lateralmente."

    O Núcleo de Investigação de Crime de Acidentes de Viação da GNR tem estado no local do acidente procedendo a medições e brevemente terá concluído o inquérito que indicará como tudo se passou e quais os culpados.

    Apurou ainda o DN que no primeiro teste de alcoolemia efectuado no local a António Lisboa o mesmo acusou uma taxa de 1,2 g/l, incorrendo assim na pena de prisão até um ano. No entanto e perante o índice apresentado, a GNR conduziu o condutor para uma análise ao sangue efectuada no Hospital de Vila Real, cujo resultado será apurado hoje. O caso segue para inquérito judicial.

    Confrontado com a elevada percentagem de álcool, António Lisboa afirmou ao DN que, às 10.30, comeu num estabelecimento de Vila Real dois tentáculos de polvo acompanhado por três copos de vinho tinto, o que, afirmou, "não é muito". Contudo, o DN apurou que ingeriu todo o conteúdo de uma garrafa de 0,75 de vinho tinto.
    Fonte DN.

    Estes casos a mim chocam-me profundamente, pois revelam o pensamento irresponsável típico de muitos portugueses, vísivel principalmente em zonas do interior e com menor grau de desenvolvimento. Tenho raízes no interior de Portugal, e assisto à banalização do acto de beber nas tascas das aldeias, que alimenta a irresponsabilidade latente nestes indíviduos, muitos deles com uma idade que lhes devia dar mais clarividência.

    Um povo que não se governa, não deixa governar, e não sabe beber.

    #2
    Na altura vi na reportagem que o Skoda tinha invadido a mão contrária por causa do despiste do Megane, o que desconhecia era que o condutor deste estava embriagado.

    Portanto, esse senhor que não assume a responsabilidade, MATOU quatro pessoas. E não tenho dúvidas que na casa e na terra dele se vai continuar a beber antes de ir para a estrada.

    Comentário


      #3
      já passei por essa situação e infelizmente é mais regular do que se possa pensar.

      Comentário


        #4
        No meio disto tudo, não assume o acidente e ainda tentar culpabilizar as vítimas mortais. É a negação total do sentido de responsabilidade Cadeia por uns anos e inibição de condução perpétua.

        Comentário


          #5
          Não é só no interior, infelizmente o pessoal da minha idade e com formação faz exactamente o mesmo, senão pior!!!
          Já ouvi várias vezes a frase típica:
          -Eh pah ontem apanhei uma buba tal que nem me lembra de ter feito o caminho para casa.

          E eu várias vezes já fui aliciado por amigos meus a beber, depois como consequência, pois existe uma enorme pressão social para beber, e nem sempre dá para resistir, de vez em quando lá se bebe um bocado mais,e então lá fico eu a dormir no carro para evitar por a vida dos outros em perigo.

          Já tenho vindo a avisar para o consumo de Álcool, mas ninguém quer crer, e ainda existe uma causa que claramente nos afecta tanto como esta, o sono, quantos não adormecem na estrada e despistam-se, indo embater sozinhos ou indo bater contra um inocente que vem descansado na sua mão.

          Metam mais radares para controlar isto;)

          Comentário


            #6
            pois é mas o mal são batatas. o gajo agora vai um ano para a cadeia mas os 4 desgraçados, 3 deles com 22 anitos viram-se privados de um bem precioso, a vida!
            E essa mesmo que o gajo apodreça na cadeia não vai trazer de volta a vida dos que morreram...

            E só uma questão. Um gajo que as 10:30 da manha bebe uma garrafa de vinho tinto deve ter algum problema de dependencia alcoolica.., só pode...

            Comentário


              #7
              Tenho quase a certeza que o velhote, não vai preso, vai ficar com pena suspensa, se muito.

              Na estrada em entre-os rios, um amigo foi morto (ia de moto), por um velho que fez inversão de marcha numa linha contínua e sem visibilidade, ficou provada a ilegalidade da manobra do velho, mas não foi condenado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                pois é mas o mal são batatas. o gajo agora vai um ano para a cadeia mas os 4 desgraçados, 3 deles com 22 anitos viram-se privados de um bem precioso, a vida!
                E essa mesmo que o gajo apodreça na cadeia não vai trazer de volta a vida dos que morreram...

                E só uma questão. Um gajo que as 10:30 da manha bebe uma garrafa de vinho tinto deve ter algum problema de dependencia alcoolica.., só pode...
                Douro, meu caro!

                Comentário


                  #9
                  Há por ai MUITA gente que conduz com alcool a mais...e não falo em termos legais...é mesmo com niveis que é EVIDENTE que não deviam pegar num carro. E um ou outro já se "lixaram"...se bem que nunca como neste caso (4 mortos!!!)

                  A solução não é aumentar a pena nem reduzir os limites (poucos ligam)...é fazer fiscalização EFICIENTE!

                  Na zona de Viana/Caminha a policia (pelo menos no verão) anda mesmo na rua e manda parar carros com frequencia...e não estão sempre no mesmo sitio. Então à saida das discotecas e bares é quase garantido...
                  Quando o "pessoal" ia prós copos naquela zona, utilizava (quase) sempre aquela ideia de que quem conduz não bebe...e ia rodando o "cristo".

                  Comentário


                    #10
                    Então vejamos:

                    -Está bêbado (o que torna a sua versão super-credível)
                    -Não adequou a condução às condições
                    -Provocou um acidente
                    -Mesmo que o não tenha feito de forma directa ou com intenção, foi o causador de 4 mortes
                    -Não demonstra responsabilidade, não assume responsabilização e pelos vistos nem lhe pesa muito a consequência do que provocou

                    Deve ficar com pena suspensa...


                    Eu por acaso acho graça a conversa habitual de "nem é muito" e "eu estou bem para conduzir". Era fácil de ver se é verdade ou mentira; Era voltar a pô-los com o mesmo nível de alcool no sangue e depois coloca-los num simulador para testar o raciocínio e os reflexos. Os resultados deviam ser engraçados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                      pois é mas o mal são batatas. o gajo agora vai um ano para a cadeia mas os 4 desgraçados, 3 deles com 22 anitos viram-se privados de um bem precioso, a vida!
                      E essa mesmo que o gajo apodreça na cadeia não vai trazer de volta a vida dos que morreram...

                      E só uma questão. Um gajo que as 10:30 da manha bebe uma garrafa de vinho tinto deve ter algum problema de dependencia alcoolica.., só pode...
                      naquela zona é normalissimo

                      eu quando vou para a zona de mirandela, ao domingo custumamos ir a 1 cafe, beber 1 favaios e um caldo, antes do almoço

                      Comentário


                        #12
                        vai ficar com pena suspensa no máximo

                        Comentário


                          #13
                          Antes de sair a notícia do velho irresponsável bêbedo, eu tinha tentado perceber como se poderia ter dado o acidente.

                          O acidente foi aqui. O Skoda ia para cima, os outros dois para baixo. Reparem que havia duas vias para baixo, logo a ultrapassagem podia-se efectuar sem quaisquer problemas. Eu ainda pensei no excesso de velocidade, piso molhado, carro com pneus maus, mas enfim, faltava ali uma peça qualquer ao puzzle.

                          Depois saiu a notícia do bêbedo, e ficou tudo explicado.

                          Fico muito revoltado com estas notícias que mostram a atitude destas bestas, um dia posso ser eu ou alguém de quem gosto a ser colhido por um desgraçado destes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                            vai ficar com pena suspensa no máximo
                            Nos dias de hoje, "criminosos" com mais de 65 anos têm de ter feito qq coisa de muito grave (e com riscos de repetição) para irem para a cadeia de facto...
                            (Atenção que 4 mortos é "gravíssimo", mas o caso não denota intenção nem perigo de repetição)

                            Num pais com justiça "diferente" o gajo estava era tramado com indemenizações...mas cá acho que nem isso...

                            Pelo menos espero que fique sem carta...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                              B

                              Estes casos a mim chocam-me profundamente, pois revelam o pensamento irresponsável típico de muitos portugueses, vísivel principalmente em zonas do interior e com menor grau de desenvolvimento. Tenho raízes no interior de Portugal, e assisto à banalização do acto de beber nas tascas das aldeias, que alimenta a irresponsabilidade latente nestes indíviduos, muitos deles com uma idade que lhes devia dar mais clarividência.
                              Também conheço bem essa realidade, e concordo inteiramente contigo.

                              Eu às vezes espanta-me é não ocorrerem mais acidentes com estas causas, pelo menos na minha zona, porque potenciais provocadores dos mesmos continuam a não faltar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                Antes de sair a notícia do velho irresponsável bêbedo, eu tinha tentado perceber como se poderia ter dado o acidente.

                                O acidente foi aqui. O Skoda ia para cima, os outros dois para baixo. Reparem que havia duas vias para baixo, logo a ultrapassagem podia-se efectuar sem quaisquer problemas. Eu ainda pensei no excesso de velocidade, piso molhado, carro com pneus maus, mas enfim, faltava ali uma peça qualquer ao puzzle.

                                Depois saiu a notícia do bêbedo, e ficou tudo explicado.

                                Fico muito revoltado com estas notícias que mostram a atitude destas bestas, um dia posso ser eu ou alguém de quem gosto a ser colhido por um desgraçado destes.
                                Duas vias para cima, sentido Vila Real/Amarante

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PokerMan Ver Post
                                  Duas vias para cima, sentido Vila Real/Amarante
                                  Cima -> Norte

                                  As duas vias são no sentido Vila Real - Amarante. Ora vê lá o link que coloquei.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                    Cima -> Norte

                                    As duas vias são no sentido Vila Real - Amarante. Ora vê lá o link que coloquei.
                                    Desclpe, as duas vias sao no sentido Vila real/ Amarante e é a subir. Passei lá não faz meia hora
                                    Ao descer o Marão para Vila Real so existe duas vias a sueguir á barragem do Sordo e a seguir á ponte do rio Cabril, 1klm a seguir a esse local
                                    Editado pela última vez por PokerMan; 13 October 2010, 13:57.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PokerMan Ver Post
                                      Desclpe, as duas vias sao no sentido Vila real/ Amarante e é a subir. Passei lá não faz meia hora
                                      Ao descer o Marão para Vila Real so existe duas vias a sueguir á barragem do Sordo e a seguir á ponte do rio Cabril, 1klm a seguir a esse local
                                      Está difícil de perceberes que não estou a falar da inclinação da estrada.

                                      Quando eu disse "para baixo", queria dizer em sentido Sul. Percebeste agora? As duas vias são no sentido Vila Real - Amarante, que é em direcção a Sul durante um pedaço (depois a estrada vira para Oeste).

                                      Se mais dúvidas tiveres, vê o mapa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                        Está difícil de perceberes que não estou a falar da inclinação da estrada.

                                        Quando eu disse "para baixo", queria dizer em sentido Sul. Percebeste agora? As duas vias são no sentido Vila Real - Amarante, que é em direcção a Sul durante um pedaço (depois a estrada vira para Oeste).

                                        Se mais dúvidas tiveres, vê o mapa.
                                        Nao preciso,sou de cá

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PokerMan Ver Post
                                          Nao preciso,sou de cá
                                          Então mas já percebeste ou não?

                                          Comentário


                                            #22


                                            Também me pareceu estranho como é que o acidente se teria dado existindo 3 faixas para 3 veículos, assim está explicado.

                                            Quanto ao resto está longe de ser um problema do interior. A única diferença é que no interior a hora mais crítica é depois de almoço e na capital e "litoral desenvolvido" é entre a meia noite e as 5 de manhã. De resto a irresponsabilidade é igual, quer se tenha 25, 45 ou 75.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O velho mata 4 pessoas, vai com alcool a mais e ainda acha que tem desculpa...
                                              Eu passo no IP4 regularmente e tenho medo é precisamente disto, apanhar alguém de frente.

                                              Quanto ao pessoal do interior ser normal beber logo de manhã ou à tarde ou seja lá quando for, enfim...
                                              Há pessoas que passam a vida no tasco, tal como há muitas mais que não o fazem. E isso que estão a falar é mais nas aldeias. Só que caso não saibam também há vilas e cidades no interior. Lá porque vocês vão passar férias à aldeia, e na vossa aldeia há esses exemplos, não quer dizer que o interior seja todo assim.

                                              E no litoral não se bebe? Quem bebe mais? Os velhos das aldeias ou os estudantes universitários? Ainda há pouco tempo também morreram 4 jovens de madrugada na A4 que voltavam da queima das fitas do Porto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha mãe é colega de trabalho da esposa do senhor que conduzia a skoda, acho que tinha uma filha de 7 anos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É triste as vítimas terem sido quem não teve culpa nenhuma no acidente.

                                                  É do que tenho mais medo quando conduzo. Ir certinho e apanhar com uma pessoa sem qualquer sentido de responsabilidade como este velhote!

                                                  O melhor é andar com cabecinha a fim de tentar evitar este tipo de pessoas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vadio Ver Post
                                                    É triste as vítimas terem sido quem não teve culpa nenhuma no acidente.

                                                    É do que tenho mais medo quando conduzo. Ir certinho e apanhar com uma pessoa sem qualquer sentido de responsabilidade como este velhote!

                                                    O melhor é andar com cabecinha a fim de tentar evitar este tipo de pessoas.

                                                    é quase sempre assim, quem tem a culpa fica ca, quem ia descansado morre

                                                    eu não sou santo, mas tenho sempre mais medo do que os outros podem fazer do que de mim, ja quando chove muito eu reduzo, mas vejo pessoal a andar que parece que esta o piso seco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que não faltam são idados em contra mão mesmo sem terem bebido nada alem disso para acusar 1,2g/l das 2 uma ou não sabe contar ou os copos dele são muito grandes. ele abusou nos "copos" não é beber moderadamente como gente normal.
                                                      Seja como for tratou-se de um despiste o choque frontal, igual a tantos outros acidentes mortais em que as pessoas não beberam nada...mas seja como for é inconsciencia ninguem com 1,2g/l(que já é taxa crime) vai andar a fazer ulprapassagem a autocarros na IP4 e a fazer acrobacias em contra mão. Esta noticia mostra precisamente o que condeno que é algumas pessoas não saberem nem terem consciencia para beber nem conduzir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PokerMan Ver Post
                                                        Nao preciso,sou de cá
                                                        O mapa tá ao contrario da realidade, daí ele falar para cima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Digam-me uma coisa como foi o embate do Skoda no bus? É q pareceu-me ver a frente intacta

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NossaCapri Ver Post
                                                            Digam-me uma coisa como foi o embate do Skoda no bus? É q pareceu-me ver a frente intacta
                                                            Do que se pode perceber, o Mégane deu um toque na lateral do Skoda, este em entrou em despiste na direcção do autocarro, a fugir de lado, daí que a frente esteja intacta. E daí que os ocupantes não tenham tido hipótese (frontalmente talvez tivessem mais chances).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X