Nós temos a IPO...e o estado?

A mostrar resultados 1 para 8 de 8

Título: Nós temos a IPO...e o estado?

Piloto de Fórmula 1 PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito Nós temos a IPO...e o estado?

Eu hoje estava a pensar.....nós temos as IPO e temos toda a burocracia legal que nos impede de alterar as caracteristicas dos automoveis, temos os limites nas ranhuras dos pneus, o limite na suspensão....temos que pedir averbamentos para alterar os pneus e temos ainda que ostentar selos e comprar cadeiras de segurança para as crianças, usar coletes que cumpram determinadas normas e ter triangulos no carro.

Isto tudo a bem da segurança rodoviária!!

E por outro lado, o estado pode ter a sinalização péssima ou inexistente, as estradas com buracos, cheias de oleo ou até com o piso irregular e construção mal concebida.

O estado pode construir como quer e onde quer , fazer semaforos dentro de rotundas, meter passadeiras em curvas sem visibilidade etc etc!!

Sinceramente eu concordo com as medidas de segurança mas penso muito que se o estado fosse apenas fiscalizado como nós somos....nenhuma estrada passava nas IPO

Se o estado garantisse metade da segurança rodoviária na sinalética e na manutenção das estradas que nós garantimos nos nossos carros, acho que iria existir menos de metade dos acidentes!

E se isso é um problema orçamental para o Estado porque leva 10 ou 20% do seu orçamento anual? então porque é que para o cidadão comum não é mesmo também levando 10 ou 20% do nosso orçamento individual?

Não deveria ser mais claro onde e como se investe nas estradas e na sua manutenção? quantas vezes já vimos semaforos onde nao é necessário e nada onde é necessário!

e custaria assim tanto fazer as passadeiras em zonas correctas, construir lombas mais amigaveis dos automoveis ?

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Encaixa na perfeição: faz o que digo, não faças o que eu faço.

RAD
    RAD está offline
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Quando abri o tópico pensei que ias referir o facto dos nossos carros terem de cumprir, e bem, uma série de normas de travagem, suspensão, poluição, etc, e sempre que nos cruzamos com os chassos velhos da GNR (por exemplo, falo nestes porque ultimamente ando a cruzar-me com eles de manhã) aquilo deita uma fumarada irrespirável.

É curioso como o Estado gasta milhões de euros nos veículos de segmento D e E para os senhores doutores, quando o resto do parque automóvel está a cair de podre.

Piloto de Fórmula 1 PauloFVF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    Quando abri o tópico pensei que ias referir o facto dos nossos carros terem de cumprir, e bem, uma série de normas de travagem, suspensão, poluição, etc, e sempre que nos cruzamos com os chassos velhos da GNR (por exemplo, falo nestes porque ultimamente ando a cruzar-me com eles de manhã) aquilo deita uma fumarada irrespirável.

É curioso como o Estado gasta milhões de euros nos veículos de segmento D e E para os senhores doutores, quando o resto do parque automóvel está a cair de podre.

isso é apenas mais um apendice da questão....

nao precisam de IPO correcta nem de selo nem de seguro?

Banido Lagarto's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
    isso é apenas mais um apendice da questão....

nao precisam de IPO correcta nem de selo nem de seguro?
    Não precisam de nada porque parte-se do pressuposto que são veiculos de pessoa de bem, o problema é que, se tens um acidente ou batem no teu carro, bem podes pagar o arranjo do teu próprio bolso, porque o estado vai arranjar mil e uma desculpas para não se dar como culpado.

RAD
    RAD está offline
    Piloto de Rallye RAD's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Não sei se não têm seguro, ainda hoje abri um tópico aqui no road-book em que questiono se alguns dos veículos prioritários o serão realmente, e o Toyota cuja matrícula registei, ao pesquisar no site do ISP, aparece como estando registado em nome da ANCP.

Quanto à IPO e ao rigor com que são inspeccionados é que tenho dúvidas. Há uns anos a Carris, em Miraflores, era um dos centros de inspecções. Ora, isto de ser juiz em causa própria é sempre falacioso...

Piloto de Troféu rucsantos's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RAD Ver Post
    Não sei se não têm seguro, ainda hoje abri um tópico aqui no road-book em que questiono se alguns dos veículos prioritários o serão realmente, e o Toyota cuja matrícula registei, ao pesquisar no site do ISP, aparece como estando registado em nome da ANCP.

Quanto à IPO e ao rigor com que são inspeccionados é que tenho dúvidas. Há uns anos a Carris, em Miraflores, era um dos centros de inspecções. Ora, isto de ser juiz em causa própria é sempre falacioso...
    Os carros do estado , incluindo os do M.A.I. ( PSP/GNR) por exemplo, uns têem seguro outros estão isentos. Nos que estão isentos de seguro, quem responde por danos a terceiros é a Fazenda Pública( todos os contribuintes), que vai pagar os estragos porvocados por esses veícluos a terceiros, neste caso a presença das equipas que participam acidentes quer na PSP/GNR são chamadas ao local da ocorrência para registar o sinistro e fazer seguir todo o expediente da participação a quem de direito. Provalmente haverá demora no pagamento mas , esse é sempre feito. Infelizmente á varios carros que por vezes circulam com a inspecção fora do prazo, neste caso a culpa não é do agente condutor mas, sim da propria PSP/GNR que não a efectua em tempo útil . A maioria das justificações é a falta de verbas (€) que as próprias instituições PSP/GNR não querem atribuir em tempo útil. Muitas vezes( mal) é o deixa andar.
    Última edição por rucsantos : 12-11-10 às 12:44:10

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Os casos que conheço de acidentes com viaturas do Estado sem seguro, o assunto é analisado pela área competente (geralmente uma área jurídica) e informam se aceitam ou não a responsabilidade, tal como qualquer outro interveniente, (p.e. Segurador).
    Efectivamente são um pouco mais demorados.