Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Dúvida

    Boas,

    Ontem levei uma enrabadela enquanto estava parado num stop e não há grandes dúvidas quanto à culpa da senhora que me bateu.

    A senhora já me contactou a dizer que entregou a participação na Mapfre e eu já fiz o mesmo na minha.

    Enquanto entregava a declaração perguntei pelo carro de substituição, pois preciso de um, e ela disse-me que em caso de urgência para contactar a outra seguradora. Eu disse que urgente não era, pois embora esteja amassado, o carro está a circular.

    E ela disse que sendo assim eles depois me contactavam a esse respeito.

    Mas fiquei sem perceber.. Eles quem? A minha seguradora é que me contacta para fornecer um carro? Ou a outra companhia? Onde o vou buscar?

    Elucidem-me por favor.

    Obrigado!

    #2
    Depende.
    Como é que foi registado o sinistro? Declaração Amigável ou Autoridades policiais? Algum ferido ou mais algum carro envolvido?
    Quem é que vai fazer a peritagem?

    Se entrar ao abrigo do IDS (indemnização directa ao segurado) é o teu segurador que se ocupará de fazer peritagem e definir responsabilidades. Neste caso após peritagem e quando o carro estiver imobilizado, deves pedir a eles viatura de substituição.
    Caso o sinistro seja tradicional, será a outra companhia a fazer peritagem e serão eles a facultar carro depois de assumir a responsabilidade.

    Comentário


      #3
      Pelo que percebi do meu caso, se o teu carro está a circular, só podes pedir carro de substituição durante o período de reparação. Como quem tem que fornecer/pagar a viatura de substituição é a companhia do culpado, podes pedir directamente a essa companhia (caso tivesses a tal urgência). Por isso, agora é só marcar a peritagem e esperar que alguém assuma a responsabilidade dos danos, e quando isso acontecer a tua seguradora deverá entrar em contacto contigo e aí sim podes pedir o carro de substituição. (enquanto isso tens que andar com o teu carro).

      Ps: no meu caso a enrabadela foi tão grande que a mala depois não fechava. Nesta situação o carro é dado como imobilizado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Depende.
        Como é que foi registado o sinistro? Declaração Amigável ou Autoridades policiais? Algum ferido ou mais algum carro envolvido?
        Quem é que vai fazer a peritagem?

        Se entrar ao abrigo do IDS (indemnização directa ao segurado) é o teu segurador que se ocupará de fazer peritagem e definir responsabilidades. Neste caso após peritagem e quando o carro estiver imobilizado, deves pedir a eles viatura de substituição.
        Caso o sinistro seja tradicional, será a outra companhia a fazer peritagem e serão eles a facultar carro depois de assumir a responsabilidade.
        Sábias palavras neste post. A ser lido com atenção.

        Comentário


          #5
          O acidente foi registado através da DAAA, não houve feridos nem participação das autoridades (muito embora lá tivessem passado e tivesem, g€ltilmente,oferecido para ajudar).

          A senhora ligou-me hoje a dizer que ao fazer a entrega da participação a companhia dela iria contactar-me para fazer a peritagem, contudo, ao entregar na minha disseram-me que também eles iam fazer uma... Não sei bem a necessidade, mas..

          O carro está a circular, sem grandes mazelas, apenas o pára choques está todo rachado e não fez mais que a função dele. Eu só quero o de substituição para o tempo que o meu estiver em reparação ( e digo isto pois não há dúvidas quanto à responsabilidade: eu estava parado num stop e a senhora não parou (circulava à minha rectaguarda)).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            ... (muito embora lá tivessem passado e tivesem, g€ltilmente,oferecido para ajudar).

            A senhora ligou-me hoje a dizer que ao fazer a entrega da participação a companhia dela iria contactar-me para fazer a peritagem, contudo, ao entregar na minha disseram-me que também eles iam fazer uma... Não sei bem a necessidade, mas..

            ...
            Pediram algum montante?

            É porque entrou em IDS, em principio será o teu segurador a tratar de tudo contigo.

            Comentário


              #7
              Não pediram nada, mas é certo e sabido que a intervenção das autoridades é paga

              Ao utilizarem essa convenção são feitas duas peritagens? A outra companhia, no caso a Mapfre, só por verem o nome da minha começam logo a tratar isto pela via mais rápida?

              Nem sei, sinceramente, de que forma é feita a confirmação das responsabilidades.. É por carta?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                Não pediram nada, mas é certo e sabido que a intervenção das autoridades é paga

                Ao utilizarem essa convenção são feitas duas peritagens? A outra companhia, no caso a Mapfre, só por verem o nome da minha começam logo a tratar isto pela via mais rápida?

                Nem sei, sinceramente, de que forma é feita a confirmação das responsabilidades.. É por carta?
                Que eu saiba só se paga quando se levanta o Auto...

                É feita apenas uma peritagem. Tratam desde que a DAAA esteja correctamente preenchida e possa ser gerida nessa convenção.

                Terá que ser feita por forma a que fique registo escrito, usualmente a responsabilidade é por carta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Não pediram nada, mas é certo e sabido que a intervenção das autoridades é paga

                  Ao utilizarem essa convenção são feitas duas peritagens? A outra companhia, no caso a Mapfre, só por verem o nome da minha começam logo a tratar isto pela via mais rápida?

                  Nem sei, sinceramente, de que forma é feita a confirmação das responsabilidades.. É por carta?
                  A ser paga (o que duvido muuuuuuuuuuuuuuuuito), é paga pela deslocação e é a entidade patronal a fazê-lo, nunca os sinistrados.

                  Comentário


                    #10
                    Estou a aguardar o contacto da minha seguradora. Falaram-me em 48 horas para o primeiro contacto, e tendo em conta o acidente (o mais trivial: embate por trás comigo parado) a resolução deve ser rápida e sem grandes complicações.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que já foste (bem) elucidado.

                      Recentemente tive uma experiência similar à tua e a situação resolveu-se da seguinte maneira (tratei de tudo directamente com a minha companhia de seguros):

                      - Declaração amigável (quase à força, pois o culpado achava que um pára-choques com os apoios partidos estava como novo...)
                      - Entreguei a minha cópia da declaração na minha mediadora e marquei logo a data da peritagem (demorou uns dias) numa oficina escolhida por mim
                      - Contactei a oficina a combinar deixar lá a viatura para a peritagem
                      - Esperei mais uns dias e foi dada ordem de reparação
                      - Marquei data reparação e viatura de substituição (ligando para a minha seguradora)
                      - Deixei o carro na oficina e levantei o carro de substituição (por sorte a rent a car tinha uma agência nessa mesma oficina)
                      - No final de tudo, apresentei à minha seguradora 2 recibos de táxi (deslocações por ter ficado sem carro durante a peritagem), que me foram reembolsados

                      Claro que com os vizinhos simpáticos que tenho já há pequenos riscos nas laterais do novo pára-choques (nem demorou 3 meses...). Haja saúde e dinheiro para gastos!

                      Boa sorte!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Estou a aguardar o contacto da minha seguradora. Falaram-me em 48 horas para o primeiro contacto, e tendo em conta o acidente (o mais trivial: embate por trás comigo parado) a resolução deve ser rápida e sem grandes complicações.
                        Sim, após participação tem dois dias para marcação de peritagem, sendo um sinistro participado por DAAA, no máximo em 15 dias terão que dar resposta quanto à responsabilidade.

                        Comentário


                          #13
                          Pauliteiro, também tive um acidente sem culpa no Verão. Está aqui o tópico que criei na altura: http://forum.autohoje.com/road-book/...arranjado.html

                          Comentário


                            #14
                            Já me ligaram da seguradora. Marcaram-me a peritagem para amanhã e propuseram-me a realização da reparação numa oficina com acordo com eles: tenho direito a carro de "cortesia" durante a peritagem e depois de realizada vou entregar esta viatura e vou buscar uma outra a uma rent-a-car. O meu carro depois da peritagem é logo reparado pois já foi apurada a responsabilidade.

                            Bastante rápido até. Até agora 5*. Tendo em conta que uso a Ok teleseguros, uma "low cost" estou satisfeito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                              Tendo em conta que uso a Ok teleseguros, uma "low cost" estou satisfeito.
                              É uma seguradora como as outras. Nesse ramo, não há low cost nenhum
                              O método de trabalhar, estratégia e atendimento ao cliente é que poderá eventualmente ser diferente.

                              A actual companhia em que tenho os meus carros, fez-me sempre preços abaixo da Ok Teleseguros - refiro-me à AxA - e não é por isso que se poderá chamar de "low cost"...


                              Em relação a pagamentos ás autoridades, nunca paguei e/ou tenho conhecimento de alguém ter pago o quer que fosse - e eu já os chamei uma dúzia de vezes...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                ...
                                Em relação a pagamentos ás autoridades, nunca paguei e/ou tenho conhecimento de alguém ter pago o quer que fosse - e eu já os chamei uma dúzia de vezes...
                                Pagas depois o Auto quando o vais levantar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom, já entreguei e levantei o carro de substituição e tenho a dizer que neste aspecto fiquei muito desiludido.

                                  Deram-me um Xsara 1.4 de 2000 (era suposto ser de no máximo 4 anos; mas isto nem é o mais importante).

                                  Ora bem:

                                  Embraiagem rija como tudo, nunca vi nada igual, deve estar a dar as últimas. Caixa toda escafiada, demasiado barulhenta e aparenta não ficar ali muito mais tempo. Motor de regulação da altura dos faróis não funciona e tenho-as a apontar para o chão. Ventilação não funciona: quando o vidro fica embaciado ou passo lá com a mão ou tenho de abrir os vidros.. Ridiculo. Traseira imensamente levantada ao ponto de não ver a estrada pelo vidro traseiro.. Não acho normal.

                                  E depois, o melhor do melhor: o carro não tem documentos a não ser a folha do seguro. Nem livrete nem folha de inspecção. Perguntei logo por isso e a resposta foi " a pessoa que andou antes com o carro perdeu isso". E eu perguntei como faria se me mandassem parar.. "Não se preocupe, não lhe podem apreender os documentos porque já não os tem".

                                  Não fiz nada pois estava com imensa pressa e os problemas mecânicos e eléctricos ainda não eram sequer do meu conhecimento..

                                  Mas vou apresentar uma reclamação à minha seguradora, pois a oficina foi-me recomendada por eles. Não o vou fazer agora pois o meu carro está na posse deles e sabe Deus o que lhe podem fazer enquanto lá está. Mas depois disso vão ouvir de mim.

                                  Não se admite tanto problema e os documentos acho mesmo muito grave. Se for multado por isso e o carro for apreendido não pago nem um cêntimo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tens toda a razão a reclamar, mas, "eu tenho" umas dúvidas:

                                    - quem é que te cedeu o carro? Não é normal uma rent-a-car ter carros com essa idade (10 anos)
                                    - tens direito a um carro equivalente ao teu.
                                    - o segurador nem deve saber o que se passa, podes exigir na rent-a-car outra viatura e caso recusem, falar com o segurador, mas cheira-me que isso é viatura cedida pelo concessionário, ou estou enganado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O carro foi-me cedido pelo concessionário, mas pela folha que assinei a confirmar o empréstimo, vinha lá o logo duma rent-a-car (Iber rent, algo do género, não tenho certezas; EDIT: é mesmo: IBERENT - Rent a Car).

                                      Eu considero o carro superior ao meu (um Fiesta 1.3 com 17 anos), eventualmente segmento acima, mas está completamente escafiado e cansado.

                                      E andar sem documentos não me deixa propriamente descansado. Mas eles têm lá o meu carro e reclamar agora deixa-me muitas reservas..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu não aceitava esse carro, e duvido muito que a Iberent os tenha.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sinceramente desconhecia que uma rent-a-car tivesse carros com essa idade (e olha que já me passaram umas quantas facturas de rent-a-car pelas mãos).

                                          Eu devolvia essa carro e preferia que me desse um grupo B (Punto, Corsa, Fiesta), do que esse.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É o logo que constava no papel que assinei.. Normal terem-no não acho, mas já não digo nada.. A mim também me disseram que o carro nunca teria mais do que 4 anos.

                                            Além de ter uma franquia de 750euros+iva caso tenha um acidente com culpa.. Ora bem, isto é complicado de explicar mas, eu ando naquele carro porque alguém me bateu.. Arranjam-me um carro todo escafiado e se eu tiver um acidente com culpa "minha" porque simplesmente a mecânica falhou? Pouca coisa funciona de facto naquele carro..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                              O acidente foi registado através da DAAA, não houve feridos nem participação das autoridades (muito embora lá tivessem passado e tivesem, g€ltilmente,oferecido para ajudar).
                                              O post do Valium é elucidativo.

                                              Quanto a esta questão, quem te disse que a ida das autoridades ao local tinha custos, enganou-te, o único custo que poderias ir a ter, e seria de € 12,75, seria no caso de ires levantar o auto de ocorrência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                O carro foi-me cedido pelo concessionário, mas pela folha que assinei a confirmar o empréstimo, vinha lá o logo duma rent-a-car (Iber rent, algo do género, não tenho certezas; EDIT: é mesmo: IBERENT - Rent a Car).

                                                Eu considero o carro superior ao meu (um Fiesta 1.3 com 17 anos), eventualmente segmento acima, mas está completamente escafiado e cansado.

                                                E andar sem documentos não me deixa propriamente descansado. Mas eles têm lá o meu carro e reclamar agora deixa-me muitas reservas..
                                                Garanto-te que esse carro não é da Iberent.

                                                De certeza que é um veículo da oficina, e que se estão a aproveitar da situação.
                                                Eu não o aceitava, tal como fiz á uns anos com um Punto e dava conhecimento da situação à seguradora.
                                                Apesar da idade do teu carro, isso nada tem a ver com o empréstimo de outro - quando o meu Saxo com 14 anos foi a reparar, deram-me um Corsa com 1 mês -.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então estarão a mamar o dinheiro da seguradora e emprestaram-me um carro que já sabiam que estaria estragado? Assim não perdem nada, ganham imenso! O carro não é de facto emprestado, eles recebem à mesma, e eu assinei que levantei um carro da rent-a-car..

                                                  Eu quero imenso entalá-los, mas tenho lá o meu. É mesmo o meu único receio. Apesar da idade está num estado irrepreensível, sem mossas (o para-choques batido não conta ) e eu não quero que eles com a fúria de eu me ter virado o estraguem..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só tens que ir directamente à Iberent, de onde é o aluguer, dizer que a viatura não tem documentos e não está em condições, que queres outra.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                      ...

                                                      Além de ter uma franquia de 750euros+iva caso tenha um acidente com culpa...
                                                      Quanto a isto não tens hipótese.
                                                      Podes fazer por tua conta um SCDW e não ficas com franquia em caso de acidente.
                                                      O segurador apenas tem que disponibilizar uma viatura semelhante, com um seguro igual ao que tu tens.

                                                      Se bateres com o veículo de aluguer, será analisada a responsabilidade, o segurador do teu carro ou do terceiro do primeiro acidente, não tem nada com isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já descobri outra.. Não tenho faróis de nevoeiro. Isto é que vai aqui uma barracada que deus me livre.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tenho o carro na minha posse. O trabalho está de facto perfeito e até os riscos na ilharga conseguiram esconder. Não se nota coisa nenhuma.

                                                          As pessoas da oficina são bastante profissionais e atenciosas e só por isso vou deixá-los estar sossegados e não apresentar qualquer queixa.

                                                          Mas, mais uma vez, assinei um papel da iberent a confirmar a entrega do carro de substituição.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                                            Já tenho o carro na minha posse. O trabalho está de facto perfeito e até os riscos na ilharga conseguiram esconder. Não se nota coisa nenhuma.

                                                            As pessoas da oficina são bastante profissionais e atenciosas e só por isso vou deixá-los estar sossegados e não apresentar qualquer queixa.

                                                            Mas, mais uma vez, assinei um papel da iberent a confirmar a entrega do carro de substituição.
                                                            o importante é já estar resolvido. só não percebi foi aquela dos faróis de nevoeiro...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X