Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir com neve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Conduzir com neve

    Viva! Na altura do Natal, vou ter que fazer uma viagem à Covilhã.

    No entanto e dado que eu nunca guiei com neve, que conselhos me dão? Não só a nível de condução, também a nível de preparação do carro?


    Obrigado!

    #2
    Caiu bastante granizo agora mesmo em Matosinhos, as estradas ficaram todas brancas, pelo sim pelo não conduzi muito devagar e com precaução, apesar de ver pessoal a passar a abrir, enfim

    Comentário


      #3
      Só se apanhares uns nevões muito fortes, que por norma as via vão sendo desempedidas e, a neve que caí se for escassa, acaba por derreter.
      Muito cuidado é com o gelo.

      O melhor conselho é comprares umas correntes para a neve, para prevenir não teres que ficar a aguardar se ficar alguma coisa cortada ou à espera de ser limpa.

      Para o carro o sal é tramado, mas não será por uma passagem ou outra.
      Podes sempre lavar bem por baixo no regresso.
      E ter atenção ao liquidos devido à possibilidade de congelar, podes colocar um anti-congeleante para temp. mais negativas.
      Editado pela última vez por Valium; 30 November 2010, 12:24.

      Comentário


        #4
        Anda devagarinho. É o único conselho que te posso dar.

        Curiosamente a única vez que andei com neve na estrada foi de mota na AE que passa para os lados de Castro Laboreiro.

        Nunca tinha apanhado tanto frio e chuva como nesse fim de semana.

        Basicamente ir na faixa da direita no trilho dos carros. É claro que ouve um esperto de um Clio que passou a andar normal por nós e mais a frente estava todo desfeito numa curva.

        Comentário


          #5
          Outra dúvida: disseram-me que, com temperaturas negativas, só devemos deixar o carro engatado e não com o travão de estacionamento, para prevenir que os travões traseiros possam congelar e bloquear as rodas. Isto é mesmo assim?

          Quanto aos líquidos, já tinha pensado nisso e vou ligar ao stand a perguntar que anti congelante o carro traz de origem (vou com o Prius) e qual devo por no líquido do lava vidros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
            Outra dúvida: disseram-me que, com temperaturas negativas, só devemos deixar o carro engatado e não com o travão de estacionamento, para prevenir que os travões traseiros possam congelar e bloquear as rodas. Isto é mesmo assim?
            Sim, isso pode acontecer mas só com temperaturas extremamente baixas e se fores sair ainda de madrugada! Duvido que por cá esse problema se coloque.

            Comentário


              #7
              Essa do travão nunca tinha ouvido, mas não me parece que assim seja.
              No ano passado nevou na minha zona, e a pedido de uma familiar fui buscar uma sobrinha à escola, escolhi mal o caminho e não consegui subir uma rua em paralelo, ao descer com 1ª engatada e sem travar,com a inclinação lateral da estrada só parei na esquina do muro, isto com a kangoo de trabalho.
              O que aconselho em caso de muita neve é a usar a caixa para abrandar o carro e os travões muito suavemente e circular pelos trilhos abertos pelos outros carros e evitar estradas com muita inclinação.
              O anti congelante que tens de certeza que é mais que suficiente para aguentar as temperaturas negativas que possas apanhar, em relação à água do limpa vidros, mesmo que congela-se parcialmente ao fim de uns minutos com o carro a trabalhar fica no ponto.

              Comentário


                #8
                Eu falei no anti-congelante, tendo em atenção no entanto, que por norma no circuito já deve ser para temperaturas negativas, pelo menos de -5º (creio).

                Comentário


                  #9
                  Com o prius e caixa auto é mesmo andar devagarinho e rezar

                  E comprar umas correntes de neve atempadamente, pois mais vale prevenir que remediar.

                  Comentário


                    #10
                    Se apanhares mesmo neve, tenta conduzir devagar e com muito cuidado como é obvio! Sempre com a maxima atenção a estrada, e tem cuidado com o trilho deixado pelos outros carros, as vezes a neve calcada é do piorio! E sempre com antevisao para nao teres que travar a meio de uma curva...
                    Se por acaso nevar e o ceu começar a limpar, nem saias de casa, porque a estrada transforma-se literalmente numa pista de gelo.

                    Comentário


                      #11
                      Olha... Hoje o meu regresso a casa foi assim:

                      YouTube - Neve A24 - 2010/11/30 (ver em full screen a 720p para terem real noção do que nevava e das condições da estrada)..

                      Infelizmente nos últimos anos tenho tido mais que muitas aventuras na neve.. Pelo que começo a ter alguma experiência.


                      Conselhos:

                      Antes de saíres de casa:

                      - Compra umas correntes, aprende a monta-las a leva-as na mala do carro. A partir de Novembro eu trago SEMPRE um par delas na mala. Nas condições existentes em Portugal não são necessárias muitas vezes. Mas por 4 ou 5 vezes que foram a diferença entre chegar a casa sem problema nenhum, ou chegar a uma subida qualquer e o carro começar a escorregar e só parar num muro..

                      - Traz o deposito sempre para cima de meio.. Já por duas vezes fiquei retido enquanto aguardava pelos Limpa-neves, uma das vezes estive 5 horas na A24.. Com temperaturas de -4 ou -5 graus o carro se estiver desligado arrefece MUITO rapidamente. Convém ter reserva para qualquer eventualidade.


                      Depois na condução, se apanhares neve, a maior parte dos conselhos que te posso dar são puro bom senso:

                      - Mantém sempre uma boa distancia do carro da frente.

                      - Evita tudo o que seja acelerações ou travagens bruscas.

                      - Se a camada de neve for suficiente para deixares de ver o alcatrão preto, usa as correntes.

                      - Se o teu carro tiver controlo de tracção e não tiver um programa especifico para a neve (consulta o manual) convém desligar sempre que a neve for muita. Isto porque com neve há sempre percas de atrito e se o carro vai sempre a tentar combater isso podem acontecer duas coisas:
                      - Os travões vão sofrer desgaste desnecessário e aquecer imenso porque o controlo de tracção vai estar constantemente a aplicar travões as rodas para evitar que estas derrapem.
                      - O carro vai parar na primeira subida mais inclinada que aparecer e muitas vezes quando se para, já não se consegue sair do sitio. Porque com neve há sempre alguma derrapagem das rodas, essa derrapagem é que permite ir encontrando piso com mais atrito por debaixo da neve. O controlo de tracção impede que isso aconteça porque trava as rodas e retira força ao motor.

                      - Por fim. Se parares numa subida não deixes o carro só travado com o travão de mão, desliga-o e deixa-o engatado.. Duas rodas por vezes não são suficientes para segurar o carro. E já me aconteceu, parar, travar e sair para avaliar a situação e o carro começar a deslizar sozinho.. Por sorte conseguir saltar para dentro e travar (com as 4 rodas) antes que acontecesse algo pior.



                      NOTA: a sério, umas correntes nestas condições fazem milagres. Compra umas

                      Comentário


                        #12
                        Correntes são ilegais senão me engano, mas existem uns picos que se podem por nas rodas que não são. Basicamente conduz devagar, trava com o motor (nunca traves a fundo senão acontece o oposto ao que queres), etc.

                        Comentário


                          #13
                          Condução suave é fundamental para não se perder a aderência. Convém ter suavidade ao acelerar, travar e curvar, e aplicar ponta tacão nas reduções, para não haver bloqueio de rodas provocado pelas passagens de caixa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pv123 Ver Post
                            Correntes são ilegais senão me engano, mas existem uns picos que se podem por nas rodas que não são. Basicamente conduz devagar, trava com o motor (nunca traves a fundo senão acontece o oposto ao que queres), etc.
                            Ilegais?

                            Então para que servem estes sinais no codigo:









                            Além disso posso dizer que ainda ontem a sinalização electrónica na A24 recomendava o uso de correntes de neve.


                            Resumindo, não só não são ilegais, como até podem ser obrigatórias em algumas vias..


                            Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                            Condução suave é fundamental para não se perder a aderência. Convém ter suavidade ao acelerar, travar e curvar, e aplicar ponta tacão nas reduções, para não haver bloqueio de rodas provocado pelas passagens de caixa.
                            Que reduções?

                            Nestas situações é meter 2ª ou 3ª dependendo da situação e deixares-te ir...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                              Essa do travão nunca tinha ouvido, mas não me parece que assim seja.
                              No ano passado nevou na minha zona, e a pedido de uma familiar fui buscar uma sobrinha à escola, escolhi mal o caminho e não consegui subir uma rua em paralelo, ao descer com 1ª engatada e sem travar,com a inclinação lateral da estrada só parei na esquina do muro, isto com a kangoo de trabalho.
                              O que aconselho em caso de muita neve é a usar a caixa para abrandar o carro e os travões muito suavemente e circular pelos trilhos abertos pelos outros carros e evitar estradas com muita inclinação.
                              O anti congelante que tens de certeza que é mais que suficiente para aguentar as temperaturas negativas que possas apanhar, em relação à água do limpa vidros, mesmo que congela-se parcialmente ao fim de uns minutos com o carro a trabalhar fica no ponto.
                              Ontem, no parque interior do Mar Shopping uma Kangoo cheia de gente andou umas 2 vezes a bailar lá dentro até que bateu num carro mas sem danos por acaso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pv123 Ver Post
                                Correntes são ilegais senão me engano, mas existem uns picos que se podem por nas rodas que não são. Basicamente conduz devagar, trava com o motor (nunca traves a fundo senão acontece o oposto ao que queres), etc.
                                Ilegais (e perigosos) são os spikes que falas - isso sim é ilegal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mundano Ver Post



                                  Que reduções?

                                  Nestas situações é meter 2ª ou 3ª dependendo da situação e deixares-te ir...
                                  Reduções... de mudanças, o que é que querias que fosse?

                                  Não se pode generalizar e dizer que quando há neve na estrada se deve ir sempre na mesma mudança. O que é importante é que quando se fazem trocas de mudanças as rotações devem estar alinhadas com a nova mudança, seja a subir ou a descer de relações. Sempre me deu jeito quando andei a conduzir em situações de menor aderência.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Trava o máximo que puderes com motor.
                                    Não uses correntes, mete antes umas daquelas "meias" que se compram agora. São mais práticas e o efeito é quase o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                                      Trava o máximo que puderes com motor.
                                      Não uses correntes, mete antes umas daquelas "meias" que se compram agora. São mais práticas e o efeito é quase o mesmo.
                                      São imensamente mais práticas... Mas, umas correntes de aço dependendo do tamanho dos pneus e do local de venda, compras entre 20 a 30 euros.. Umas têxteis da AutoSock na Norauto custam 80 euros.

                                      Para quem vai usar 1 ou 2 vezes não compensa a diferença de investimento...
                                      Editado pela última vez por mundano; 30 November 2010, 23:54.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora quem tem correntes para a neve, onde comprou?

                                        E já agora devem ser colocadas no eixo de tracção ou no caso de tracção total nas rodas da frente. Confirmam?

                                        Comentário


                                          #21
                                          As minhas por acaso foram-me oferecidas "semi-novas".. E estou à espera de umas têxteis que me vão trazer de Andorra a um preço bem mais simpático do que os 80 euros da Norauto.

                                          Mas em qualquer loja tipo Roady, Norauto e afins nesta altura do ano tem correntes de neve.


                                          Quanto ao eixo onde colocar, nos carros com 2 rodas motrizes devem ser colocadas no eixo de tracção. nos carros com tracção integral não faço ideia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mundano, excelentes dicas!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estão a dar muitas dicas valiosas, mas não para o user com um caixa auto... Creio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mesmo em carros de cx auto existe uma função que não deixa o carro mudar de mudança e manter uma velocidade baixa travando com o motor.
                                                Ontem dia 30 de Novembro no Gerês estava assim













                                                De jipe é diferente mas no caso do gelo não há quem se safe.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                                                  Trava o máximo que puderes com motor.
                                                  Não uses correntes, mete antes umas daquelas "meias" que se compram agora. São mais práticas e o efeito é quase o mesmo.
                                                  Não é bem verdade. As cintas realmente são muito mais prácticas e permitem condução em alcatrão temporariamente mas não fazem o mesmo.

                                                  As cintas são boas para pouca neve mas quando o nevão aperta não fazem o mesmo que as correntes!

                                                  Claro que para ir para a covilhã servem perfeitamente, se bem que muito mais caras.

                                                  Já agora e para o user que criou o tópico, vai para a covilhã cidade ou para a serra? É que se fôr para a cidade não vai ter problemas.
                                                  Passo na A23 ao lado da covilhã quase todos os fins de semana à alguns anos e tirando dois ou três dias se me recordo, em que estavam fechados alguns troços por gelo, não costuma haver problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nunca conduzi com neve, mas certamente muitos condutores se esquecem de uma coisa: sinalização do veículo.

                                                    Cicular SEMPRE com os médios, ligar os faróis de nevoeiro dianteiros e traseiro(s) caso neve ou exista nevoeiro, e utilizar os 4 piscas sempre que se justificar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                      Olha... Hoje o meu regresso a casa foi assim:

                                                      YouTube - Neve A24 - 2010/11/30 (ver em full screen a 720p para terem real noção do que nevava e das condições da estrada)..

                                                      Infelizmente nos últimos anos tenho tido mais que muitas aventuras na neve.. Pelo que começo a ter alguma experiência.


                                                      Conselhos:

                                                      Antes de saíres de casa:

                                                      - Compra umas correntes, aprende a monta-las a leva-as na mala do carro. A partir de Novembro eu trago SEMPRE um par delas na mala. Nas condições existentes em Portugal não são necessárias muitas vezes. Mas por 4 ou 5 vezes que foram a diferença entre chegar a casa sem problema nenhum, ou chegar a uma subida qualquer e o carro começar a escorregar e só parar num muro..

                                                      - Traz o deposito sempre para cima de meio.. Já por duas vezes fiquei retido enquanto aguardava pelos Limpa-neves, uma das vezes estive 5 horas na A24.. Com temperaturas de -4 ou -5 graus o carro se estiver desligado arrefece MUITO rapidamente. Convém ter reserva para qualquer eventualidade.


                                                      Depois na condução, se apanhares neve, a maior parte dos conselhos que te posso dar são puro bom senso:

                                                      - Mantém sempre uma boa distancia do carro da frente.

                                                      - Evita tudo o que seja acelerações ou travagens bruscas.

                                                      - Se a camada de neve for suficiente para deixares de ver o alcatrão preto, usa as correntes.

                                                      - Se o teu carro tiver controlo de tracção e não tiver um programa especifico para a neve (consulta o manual) convém desligar sempre que a neve for muita. Isto porque com neve há sempre percas de atrito e se o carro vai sempre a tentar combater isso podem acontecer duas coisas:
                                                      - Os travões vão sofrer desgaste desnecessário e aquecer imenso porque o controlo de tracção vai estar constantemente a aplicar travões as rodas para evitar que estas derrapem.
                                                      - O carro vai parar na primeira subida mais inclinada que aparecer e muitas vezes quando se para, já não se consegue sair do sitio. Porque com neve há sempre alguma derrapagem das rodas, essa derrapagem é que permite ir encontrando piso com mais atrito por debaixo da neve. O controlo de tracção impede que isso aconteça porque trava as rodas e retira força ao motor.

                                                      - Por fim. Se parares numa subida não deixes o carro só travado com o travão de mão, desliga-o e deixa-o engatado.. Duas rodas por vezes não são suficientes para segurar o carro. E já me aconteceu, parar, travar e sair para avaliar a situação e o carro começar a deslizar sozinho.. Por sorte conseguir saltar para dentro e travar (com as 4 rodas) antes que acontecesse algo pior.



                                                      NOTA: a sério, umas correntes nestas condições fazem milagres. Compra umas
                                                      Estas dicas estão óptimas.



                                                      Acho que o que se deve manter, especialmente, em mente é que com gelo pode ser impossível de travar, mesmo a velocidades muito baixas porque não há aderência nenhuma (ou quase nenhuma). Para ilustrar, basta ver alguns videos no youtube de carros que mesmo quase parados continuam, e continuam sem que se consiga fazer nada para os abrandar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sendo natural de Bragança já conduzi várias vezes em situações de neve e gelo.

                                                        Além disso, praticando algumas vezes por ano esqui também já tive em situações de conduzir sobre estes pisos.

                                                        A melhor recomendação será ter uma condução serena, sem atitudes bruscas, acelerador a meio gás e tentar nunca usar o travão.

                                                        Em situações de gelo devermos ter atenção a curvas viradas a norte e bermas, onde geralmente se acumula a geada.

                                                        Obviamente que umas correntes de neve são fundamentais. Do meu anterior carro, tive umas correntes da Autosock e só posso dizer bem delas. Terá que ser ter em atenção que só se pode andar com elas em cima de gelo ou neve. Quando se pisar alcatrão ou se já tivermos tracção é tirá-las.
                                                        Uma imagem do meu anterior carro com as correntes em tela, isto em Fev. 2006 a caminho da estância de Alto Campoo. Só estavam -11ºC nesse dia e um dia azul maravilhoso.

                                                        FEV 2006 Alto Campoo 043.jpg

                                                        Agora, mesmo tendo uma carrinha 4x4, vou comprar umas correntes. Terão que ser de tela ou rede, tipo Michelin Easy Grip, porque os carros com jantes maiores não suportam as correntes metálicas.

                                                        Em relação às correntes da Michelin, já tenho lido em outros foruns de neve que são mais resistentes que as da autosock e são igualmente muito eficazes.
                                                        Ambas estão limitadas a uma velocidade de 40Km/h (também não se deve andar a mais) e são mais caras.
                                                        No entanto são muito mais fáceis de colocar.

                                                        Em qualquer dos casos, convêm treinar em piso seco colocá-las porque já tive a experiência de um dia extremamente frio e com vento por as correntes e não é fácil.

                                                        Lembro que o código da estrada espanhol, a Guardia Civil, caso as condições os permita, só deixa passar carros com correntes ou pneus de inverno. Obviamente, se as condições forem extremas ninguém passa.

                                                        Quanto ao carro, umas recomendações:
                                                        - Ter sempre e quanto possível o depósito de combustivel cheio. Nunca se sabe quando se fica preso.
                                                        - Ter o cuidado de ter destapado o tubo de escape para os gases não entrarem no habitáculo.
                                                        - Um cobertor, comida (bolachas, chocolate, etc) e água;
                                                        - Uma vela de cera. Uma vela acessa é o suficiente para manter uma temperatura mais agradável dentro do carro. Obviamente convêm ir abrindo de vez em quando o vidro para renovar o ar.
                                                        - Colocar anticongelante no radiador. Existe à venda anticongelante concentrado que dá para colocar de várias formas. Se for sem água e directamente colocado aguenta até -20ºC.
                                                        - Em Espanha e Andorra, os combustíveis tem aditivos anticongelante para evitar o seu congelamento. Por cá não sei.
                                                        - Ter um raspador de vidro para retirar o gelo. Eu faço isto depois de ter o carro algum tempo a trabalhar e com a sofage para o vidro e raspo com o pano que tenho no carro. Sai igual.
                                                        - Com o carro parado, convêm levantar as escovas do limpa-vidros para não colarem.
                                                        - O que faço quando venho de uma viagem à neve é ir a uma lavagem de carros mais completa e que tenha lavagem de chassis. Desta forma tiro os resíduos de sal existentes na carroçaria.
                                                        Editado pela última vez por asjesus; 01 December 2010, 18:29.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                                                          Ontem, no parque interior do Mar Shopping uma Kangoo cheia de gente andou umas 2 vezes a bailar lá dentro até que bateu num carro mas sem danos por acaso...
                                                          mas tava a nevar lá dentro?!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por aqui a neve parece que quer apertar...O Natal está perto e aqui o je vai de carro para o aeroporto. Acho que vou comprar umas correntes, porque desta vez não vai ser por causa do carro que fico em terra

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X