Anúncio

Collapse
No announcement yet.

gestos e avisos de outros condutores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    gestos e avisos de outros condutores

    lembreime de postar isto aqui visto que hoje quando circulava normalmente passou por mim um carro com os 4 piscas e a fazer sinais de luzes repetidamente, nem sequer era um tipo de marcha de emergencia visto q ele circulava devagar... eu n liguei e continuei normalmente.. era uma rua comprida e como esta em obras tem algumas saidas cortadas... passados uns 1700 metros é q vejo um carro da policia no meio da estrada a controlar um acidente q tinha ocorrido ha pouco tempo, mas tudo numa situaçao perfeitamente visivel...

    lembrome que dantes as pessoas avisavam tb umas às outras de operaçoes stop que estivessem a decorrer mais a frente...

    voces costumam avisar os outros condutores neste tipo de casos??

    e que no primeiro caso quando cheguei ao local do acidente nem relacionei com o ''aviso previo'' so mais tarde e q relacionei os factos

    o mesmo vale para portas mal fechadas peneus em baixo etc.. ja tentei avisar condutores q circulavam com a porta mal fechada atraves de sinais de luzes e n me ligaram nenhuma..

    #2
    Ja á tentei avisar um de que levava a porta aberta, e ele com tremenda prontidão levantou o dedo do meu, e ainda disse filho da .....

    Comentário


      #3
      Uma vez cruzei-me com um gajo que ia ao volante de um jipe e tinha o pneu esquerdo da frente completamente vazio, gritei-lhe "atenção que tens o pneu furado" para o avisar e a resposta dele foi "pneu furado o carvalho vai pá pqp". E o gajo lá seguiu caminho a acelerar feito doido estrada fora. Outras vezes gostava de saber como avisar o carro à minha frente que não tem stops, mas ainda pensam que estou no gozo se faço algum sinal e me dão uma carga de porrada.

      Comentário


        #4
        Por acaso acho bastante importante a tentativa de transmitir aos outros que algo se passa.

        Há dias, numa estrada bastante estreita e sinuosa, um veículo em sentido inverso fez-me sinais de luzes de forma bastante intermitente.

        Não percebi exactamente o que seria (polícia? mas nunca estão aquele local!). De qualquer forma abrandei e redobrei a atenção.

        Cerca de 500 m mais à frente estava um acidente a bloquear quase a totalidade da via.

        Em situações do género costumo fazer o mesmo, tentar pelo menos alertar os outros de que algo de anormal se passa.

        Em casos de portas abertas ou pneus furados () etc, se possível ponho me ao lado, dou uma breve buzinadela e aponto/faço sinal.
        Costumam perceber.

        Como falaram em lampadas fundidas, já cheguei a sair do carro na fila de um semaforo e ir alertar pessoalmente o condutor do veículo.

        Comentário


          #5
          Lembrei-me agora de duas situações que correram bem para o meu lado. Um Clio que ia na faixa ao lado, tinha a porta traseira direita mal fechada, quando chega ao semáforo e trava, a porta abriu completamente escancarada. Ao volante ia uma mulher que ficou meio sem saber o que fazer e esticava-se toda a tentar chegar à porta do lugar do condutor, mas não conseguia. Como eu ia na faixa ao lado, encostei o meu carro ao dela, estiquei o braço e fechei-lhe a porta. Ela agradeceu.

          Noutra situação, ia um FIAT Barchetta amarelo à minha frente, com a capota montada e a tampa da mala aberta, apitei, acenei, o condutor lá se apercebeu que era para ele e depois de ter gritado que tinha a mala aberta, agradeceu e saiu do carro para fechá-la quando parou no cruzamento mais à frente.

          Comentário


            #6
            Por norma se facilitam uma manobra agradeço, seja por sinais de luzes, 4 piscas, etc.
            Tal como espero o mesmo, apesar de nem sempre suceder

            Também tento avisar esse tipo de situações (pneus, portas, etc) e levo muitas vezes a mesma resposta... asneirada.
            A última já foi há uns tempos, mas correu bem, num sinal, um fumo intenso a queimado, fumo, pensei que fosse do meu, mas era de um A3 ao lado, do pneu traseiro direito, lá buzinei e dei um berro para o rapaz, que encostou mais à frente.
            (provavelmente pastilhas nas couves).

            Comentário


              #7
              Dou sempre sinais de luzes para avisar caso veja alguma operação stop ou acidente ou algo que o valha. De resto, agradeço com um aceno ou os 4 piscas quando me cedem a passagem. Assim como gosto que me avisem ou que agradeçam quando cedo a passagem.

              De resto já tentei avisar que iam com a porta mal fechada ou com um stop fundido, mas não serviu de nada.

              Comentário


                #8
                Quando ando de Defender em estradas recebo sinais de outros landrovistas, é engraçado.

                Comentário


                  #9
                  Hoje fiz um gesto a um companheiro de estrada que se lembrou de se mandar para a minha faixa. Ele deve ter gostado pq buzinou e acenou de volta.

                  Comentário


                    #10
                    Quando há operações stop ou radares é normal passar por outros condutores a dar sinais de luzes com insistência mas não tenho esse hábito.

                    Costumo avisar quando há um acidente ou algum perigo na estrada.


                    E por falar em sinais no trânsito, noutro dia aconteceu-me uma situação caricata: na A3, na saída para a VCI - Freixo, estava um camião particularmente lento à minha frente e entre mim e o camião seguia um Nissan.

                    Dei pisca e preparava-me para os ultrapassar mas o espaço não era assim tanto como isso e acabei por me deixar ir onde estava. Entretanto ao desligar o pisca dei um toque acidental nos máximos e voltei a desligá-los logo.

                    O condutor à minha frente vê-me a dar pisca e a fazer sinais de luzes tratou logo de retribuir com um sinal de "passa por cima". Ri-me porque ele até tinha razão e ficou por ali, era pior se me tivesse saído um gajo que saísse do carro com um bastão de basebol para tirar satisfações comigo

                    Comentário


                      #11
                      Algo que me irrita profundamente é ver veículos de noite ou com nevoeiro sem luzes ligadas, ou então os tais com os mínimos. Se tiver oportunidade aviso / refilo até terem noção da asneira.

                      Já 'intervi' em 3 casos graves, duas condutoras a circular numa via-rápida sem nenhuma luz, e uma igual mas com nevoeiro denso. Foi preciso utilizar farois de nevoeiro, máximos, 4 piscas e desligar as minhas luzes até perceberem. De resto em cidade já avisei muitos condutores, normalmente com 2 ou 3 sinais de máximos percebem.

                      Não quero insultar ninguém, mas é curioso o facto da maior parte dos carros que vejo de noite sem luzes serem conduzidos por mulheres! Provavelmente como levam o quadrante iluminado não se lembram de rodar o manípulo, nem se apercebem da diferença de iluminação na estrada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        Algo que me irrita profundamente é ver veículos de noite ou com nevoeiro sem luzes ligadas, ou então os tais com os mínimos. Se tiver oportunidade aviso / refilo até terem noção da asneira.

                        Já 'intervi' em 3 casos graves, duas condutoras a circular numa via-rápida sem nenhuma luz, e uma igual mas com nevoeiro denso. Foi preciso utilizar farois de nevoeiro, máximos, 4 piscas e desligar as minhas luzes até perceberem. De resto em cidade já avisei muitos condutores, normalmente com 2 ou 3 sinais de máximos percebem.

                        Não quero insultar ninguém, mas é curioso o facto da maior parte dos carros que vejo de noite sem luzes serem conduzidos por mulheres! Provavelmente como levam o quadrante iluminado não se lembram de rodar o manípulo, nem se apercebem da diferença de iluminação na estrada.

                        Curiosamente ontem por acaso avisei um senhor que circulava a algum tempo a minha frente sem luzes, ainda esperei uns metros a ver se percebia, mas juntamente com as luzes o HR-V do homem começa a deitar uma bela fumarada (oleo queimado) e fumo do motor, ai começei a dar-lhe sinais de luzes, o motor pifou e teve que parar no meio da estrada, ainda ofereci ajuda ao senhor mas ele agradeceu cordialmente e disse que nao era preciso.



                        Geralmente aviso alguem que nao tenha as luzes ligadas ja que isso é um perigo ou que tenha alguma irregularidade no carro, mas cada vez menos ja que cada vez mais as pessoas respondem com insultos e ameaças por isso uma pessoa começa a retrair-se. Em cruzamentos agradeço sempre que me deixam passar assim como sempre que possivel deixo alguem passar.


                        Mas é engraçado que quando era pequeno lembro-me bem de ir para o Algarve e haver operaçoes Stop na nacional (antes de haver a A2 ate Paderne) e carros em sentido contrario avisarem o meu pai tanto com sinais de luzes como com 4 piscas. Hoje em dia ja nao é bem assim...
                        Editado pela última vez por Drifter; 09 December 2010, 01:39.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                          Algo que me irrita profundamente é ver veículos de noite ou com nevoeiro sem luzes ligadas, ou então os tais com os mínimos. Se tiver oportunidade aviso / refilo até terem noção da asneira.

                          Já 'intervi' em 3 casos graves, duas condutoras a circular numa via-rápida sem nenhuma luz, e uma igual mas com nevoeiro denso. Foi preciso utilizar farois de nevoeiro, máximos, 4 piscas e desligar as minhas luzes até perceberem. De resto em cidade já avisei muitos condutores, normalmente com 2 ou 3 sinais de máximos percebem.

                          Não quero insultar ninguém, mas é curioso o facto da maior parte dos carros que vejo de noite sem luzes serem conduzidos por mulheres! Provavelmente como levam o quadrante iluminado não se lembram de rodar o manípulo, nem se apercebem da diferença de iluminação na estrada.
                          Aqui há uns anos, na A5, apanhei uma rapariga a guiar sem luzes (quase às 23h...). Fiz sinais de luzes, quando a ultrapassei gesticulei (com calma e educação) a tentar explicar-lhe o que se passava. A rapariga que vinha comigo no carro fez a mesma coisa, etc e tal. Resultado... um belo dedo do meio e um "pró trabalho". Continuou sem luzes, apesar de outro carro que vinha mais atrás (do meu grupo de amigos) também ter tentado (aí mais insistentemente) que ela ligasse as luzes (também ignorou e insultou). Só as ligou quilómetros mais tarde...

                          Outra vez também fiz sinais de luzes (2 vezes, nada de muito insistente) a um tipo que vinha sem luzes... Deu a volta ao carro e queria vir dar-me porrada, mas quando viu que éramos dois mudou de ideias.

                          De resto não aviso ninguém de operações stop, pois posso estar a ajudar quem roubou um carro ou pior. Somos todos adultos, como tal somos responsáveis pelas nossas acções (quando ando em excesso de velocidade estou consciente que posso vir a ser multado).

                          Tento sinalizar sempre acidentes e agradeço sempre que me facilitam a circulação, seja com a mão (não com o dedo!), seja com os 4 piscas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                            lembreime de postar isto aqui visto que hoje quando circulava normalmente passou por mim um carro com os 4 piscas e a fazer sinais de luzes repetidamente, nem sequer era um tipo de marcha de emergencia visto q ele circulava devagar... eu n liguei e continuei normalmente.. era uma rua comprida e como esta em obras tem algumas saidas cortadas... passados uns 1700 metros é q vejo um carro da policia no meio da estrada a controlar um acidente q tinha ocorrido ha pouco tempo, mas tudo numa situaçao perfeitamente visivel...

                            lembrome que dantes as pessoas avisavam tb umas às outras de operaçoes stop que estivessem a decorrer mais a frente...

                            voces costumam avisar os outros condutores neste tipo de casos??

                            e que no primeiro caso quando cheguei ao local do acidente nem relacionei com o ''aviso previo'' so mais tarde e q relacionei os factos

                            o mesmo vale para portas mal fechadas peneus em baixo etc.. ja tentei avisar condutores q circulavam com a porta mal fechada atraves de sinais de luzes e n me ligaram nenhuma..
                            Sim, tento avisar de tudo. Seja os que circulam atrás de mim e ainda não têm a minha perspectiva, seja outros que circulem em sentido contrário e eu saiba que há algo fora do normal onde irão passar.
                            Também tento avisar de portas abertas e outras pequenas falhas que encontre, mas essas são muito difíceis de explicar. A reação inicial costuma sempre ser "QUÉQUE FOI????", mas depois quando percebem, agradecem. Não levo a mal o "quéquefoi".

                            Comentário


                              #15
                              Costumo advertir outros condutores com sinais luminosos quando avisto um radar, operações Stop, etc. .

                              Também gosto que me avisem desses "bichos papões" e ainda há muito boa gente a fazê-lo.

                              Comentário


                                #16
                                Não aviso ninguém de operações STOP e afins, quem não deve não teme.

                                Tento avisar ao máximo quando vão sem luzes, quando vejo acidente ou há uma travagem mais brusca ligo de imediato os 4 piscas, enfim, tento que haja civismo na estrada

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                  Costumo advertir outros condutores com sinais luminosos quando avisto um radar, operações Stop, etc. .

                                  Também gosto que me avisem desses "bichos papões" e ainda há muito boa gente a fazê-lo.
                                  Fazes bem, nunca se sabe quando o carro que cruza contigo é de um traficante ou o condutor vai bêbado, assim estás a avisá-los e a ser cumplice deles.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca percebi essa situação de avisarem, com sinais de luzes, as operações policiais.

                                    Acho que isso é dar aso à contínua mentalidade de infrigir a lei, seja por alcool, ausência de documentação, falta de habilitação legal para conduzir,falta de condições de segurança na viatura, seguro, etc...

                                    Ah, e nunca se sabe quem se avisa... pode ser um cidadão cumpridor, como pode ser alguém que leva um carro roubado, sem seguro, ou um criminoso procurado... enfim...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                      Fazes bem, nunca se sabe quando o carro que cruza contigo é de um traficante ou o condutor vai bêbado, assim estás a avisá-los e a ser cumplice deles.
                                      Entendo a tua opinião.

                                      Não vejo por aí nem penso assim. Se fosse a pensar dessa maneira, os automobilistas que passassem por mim eram todos uns maltrapilhos, traficantes, bêbedos ou até pedófilos ou violadores. Que mundo.

                                      Não sou nem traficante e rara a vez que conduzo com excesso de álcool, mas se eu ou qualquer um de nós circulasse em excesso de velocidade (dando o exemplo de excesso de velocidade), em AE, não digo 200 ou 300km/h, mas 130, 140 ou 150 por qualquer razão e se me cruzasse com um automobilista que me advertisse de radar ou operação Stop, se calhar agradecia. Tal como eu, tal como todos. Se pudermos evitar uma multa, melhor ainda. Quando é connosco gostamos que isso até aconteça.

                                      Offtopic: faz-me lembrar aquela moça que era contra o aborto e a favor da vida e quando a mesma engravidou, abortou.

                                      Tudo bem, vocês agora dizem que para evitar a multa cumpria o limite de velocidade. Claro, não digo o contrário, mas não somos santos e circulamos sempre dentro do limite. Às vezes fazemos +10km/h, +15 ou 20, por distracção, porque temos mesmo pressa e não há grande movimento, porque queremos, porque sim ou porque não.

                                      Fazia o que gostava que me fizessem a mim, porque quando é connosco, por distracção p.e, dá jeito.

                                      É só a minha honesta opinião, é a função do fórum partilhar opiniões.

                                      Cumprimentos
                                      Editado pela última vez por AndreEmidio; 09 December 2010, 11:01.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nas viagens longas, para o Algarve por exemplo, faço sinais de luzes sem haver operação stop, é só mesmo para ver a malta a agradecer. Pensando nisto, sou uma pessoa perturbada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          Nas viagens longas, para o Algarve por exemplo, faço sinais de luzes sem haver operação stop, é só mesmo para ver a malta a agradecer. Pensando nisto, sou uma pessoa perturbada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            Nas viagens longas, para o Algarve por exemplo, faço sinais de luzes sem haver operação stop, é só mesmo para ver a malta a agradecer. Pensando nisto, sou uma pessoa perturbada
                                            Hehehe, tinha um amigo que também fazia isso (precisamente quando ia para o Algarve).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho por hábito fazer sinais, quer seja de luzes ou através de gestos (não obscenos ou agressivos, claro), mas nunca faço qualquer tipo de aviso em caso de operações stop ou presença de patrulhas por perto. Quem tiver que ser apanhado por alguma infracção que cometeu, que seja! Quem não infringe, não tem nada temer! No caso de eu receber sinais de luzes dos outros fico sempre na dúvida se é a aproximação de uma operação stop, algum perigo como obras ou acidente ou se vai algo de errado no meu carro. Aí tento perceber o que se passa no meu carro.

                                              Faço sempre sinais de luzes a alertar os outros se houver algum acidente ou obras num local com pouca visibilidade e que seja perigoso e se for de dia ainda complemento com um gesto (civilizado) com as mãos a movimentarem-se de cima para baixo para alertar para reduzir bastante a velocidade.

                                              Faço sinais de luzes ou com a buzina quando alguém leva uma porta mal fechada ou algo de errado no carro e complemento com o dedo indicador a apontar para a porta (sei que não se deve apontar porque é feio, mas é por uma boa causa) e sobretudo faço sempre sinais quando vejo alguém a circular de noite com os faróis desligados.

                                              Reconheço que pode haver casos que posso ser mal interpretado por falha de recepção da minha mensagem, mas pronto... tentei alertar, não levo a mal a falta ou má reacção do destinatário e fico com a consciência tranquila de que fiz o que era correcto para os meus "companheiros" de estrada. Amigo tem que ajudar amigo nesta selva perigosa que é a estrada.
                                              Editado pela última vez por blindness2005; 09 December 2010, 12:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só aviso por sinal de luzes a presença do Radar, operações Stop não aviso.
                                                Eu como ando sempre dentro da legalidade, ou pelo menos tento andar (documentos, seguro, vistoria, etc) acho preventiva uma operação Stop.
                                                Quanto ao radar, acho que de preventivo não tem nada, e como gosto que me avisem, também aviso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só houve uma vez que avisei da presença da polícia: foi há 12 anos, numa estrada em que sabia em que havia um radar... só que fazer sinais de luzes na traseira de um gajo que já vai acelerado ainda o pica mais.

                                                  Alguns segundos mais tarde, ao desfazer da curva, vi-o a encostar...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Aproveito este tópico para agradecer à senhora na 2ª circular hoje de manhã, que me mandou para a put# da minha mãe.

                                                    Para a próxima não aviso que a senhora vai com o cinto do casaco do lado fora, espero que o cinto se enrole na roda do carro e lhe rebente com a roupa toda!


                                                    Resumindo, reparei hoje que o carro à minha frente na faixa do meio ia com algo pendurado do lado de fora entalado na porta a raspar no chão, aproximei-me e reparei que era o cinto do casaco ( julgo eu), acelerei e buzinei 2 vezes para a senhora, ela ignorou ( ou não ouviu), aproximei-me do carro e buzinei e fiz sinal, quando a senhora mandou me para a put# da minha mãe.

                                                    gente idiota...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não é ilegal avisar outros condutores de radares/operaçoes stop ??

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fccardi Ver Post
                                                        Não é ilegal avisar outros condutores de radares/operaçoes stop ??
                                                        Ilegal é fazeres essa pergunta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Neste capítulo (entre muitos outros) é gratificante ser-se possuidor de um Land Rover. Ao nos cruzarmos na estrada com outro Land Rover é normal haver um cumprimento de parte a parte seja sinal de luzes, seja um levantar de mão. Actualmente vê-se menos, mas ainda acontece, sobretudo nas estradas do ribatejo, onde ainda circulam bastantes.
                                                          Editado pela última vez por MGomes; 09 December 2010, 16:15.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                            Nas viagens longas, para o Algarve por exemplo, faço sinais de luzes sem haver operação stop, é só mesmo para ver a malta a agradecer. Pensando nisto, sou uma pessoa perturbada


                                                            Já fui "vítima" desse comportamento "perturbado"...

                                                            Cumps!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X