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Quase acidente - quem seria o culpado?

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    Quase acidente - quem seria o culpado?

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    Presenciei esta situação hoje de manhã (eu seguia atrás do veículo verde).
    O veículo verde estava a virar à esquerda, para uma entrada particular. No instante em que efectua a manobra, o veículo vermelho, que tinha parado para largar um passageiro, retoma a marcha e quase colide com o verde.

    A questão é: quem seria o culpado, caso tivessem batido?

    Na minha perspectiva, creio que seria o vermelho, pois está a iniciar a marcha.

    #2
    50/50

    O Verde seria culpado porque naquela situação tem que ceder prioridade aos que se apresentam pela direita e o Vermelho seria culpado porque antes de iniciar a marcha tem que acautelar que o está a fazer em segurança.

    Comentário


      #3
      Do vermelho. O verde tem de dar prioridade à direita, o vermelho tem de dar prioridade a todos, portanto a condição do vermelho é menos prioritária que a do verde.

      Comentário


        #4
        E a viatura verde sinalizou a manobra? Qual a distância a que estava o vermelho do cruzamento e ao iniciar a marcha onde estava o verde?

        O teu depoimento seria essencial para aferir se a viatura verde quando iniciou a marcha, já teria que ter verificado a outra viatura a circular.

        Os 50/50 poderiam não ser desajustado, dependendo das respostas, poderia inclinar para a responsabilidade de um ou outro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
          Do vermelho. O verde tem de dar prioridade à direita, o vermelho tem de dar prioridade a todos, portanto a condição do vermelho é menos prioritária que a do verde.
          O vermelho tem um dever de cuidado pelo artigo 12º ao iniciar a marcha e, ceder passagem pelo 31º ao sair de um estacionamento.
          Pelo 31º não me parece que fosse o caso, pelo 12º depende de onde está o verde.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            O vermelho tem um dever de cuidado pelo artigo 12º ao iniciar a marcha e, ceder passagem pelo 31º ao sair de um estacionamento.
            Pelo 31º não me parece que fosse o caso, pelo 12º depende de onde está o verde.
            Ele ao estar parado não é um veículo em circulação. Por não o ser o verde não tem de ceder a prioridade à direita para o vermelho. Já o vermelho ao estar imobilizado, para retomar a circulação tem de o fazer quando for seguro.
            Mas como dizes depende de mais coisas e em que fase do quê é que cada um fez o quê, também.

            Comentário


              #7
              Se o verde tiver sinalizado correctamente a manobra, penso que a culpa será do vermelho pois, como já foi dito, não é um veículo em circulação pelo que tem obrigação de ceder a passagem a todos aquando da retoma da marcha.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                O vermelho tem um dever de cuidado pelo artigo 12º ao iniciar a marcha e, ceder passagem pelo 31º ao sair de um estacionamento.
                Pelo 31º não me parece que fosse o caso, pelo 12º depende de onde está o verde.
                Então, vou tentar detalhar:
                O verde fez o pisca para virar à esquerda (disto eu lembro-me bem, porque seguia atrás dele). O vermelho já não me lembro se fez o pisca esquerdo para retomar a marcha, mas acho que sim.
                O vermelho, quando arrancou, o verde já estava a virar à esquerda. Aliás, quando eles pararam e quase bateram, o verde já tinha atravessado a via esquerda e ocupava parcialmente a da direita (isto falando de esquerda e direita no sentido de marcha do veículo vermelho).

                Comentário


                  #9
                  Com base no teu testemunho eu diria 100% do vermelho, atendendo que o verde tem prova que o quando fez a manobra não tinha que ceder passagem a ninguém.
                  Presumo que o vermelho não tivesse outras viaturas à sua frente para conseguir iniciar a manobra directamente...

                  No entanto tenho dúvidas que numa primeira fase atribuíssem de caras a responsabilidade ao vermelho.

                  Comentário


                    #10
                    Como já bati numa situação semelhante, é o verde 100% culpado.

                    Mudança de direcção que origina acidente é sempre culpado ( segundo seguradora e Policia)

                    Comentário


                      #11
                      Se o vermelho ficasse ali parado a manhã toda o outro tinha que ficar lá à espera...

                      Comentário


                        #12
                        O verde só pode iniciar a manobra de mudança de direcção, depois de se assegurar que o pode fazer em segurança. É facilmente dedutível que isso não aconteceu, uma vez que a manobra ia resultando em acidente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                          Como já bati numa situação semelhante, é o verde 100% culpado.

                          Mudança de direcção que origina acidente é sempre culpado ( segundo seguradora e Policia)
                          Lá que as companhias assim o entendam, não quer dizer que assim seja...

                          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                          O verde só pode iniciar a manobra de mudança de direcção, depois de se assegurar que o pode fazer em segurança. É facilmente dedutível que isso não aconteceu, uma vez que a manobra ia resultando em acidente.
                          Tendendicalmente poderemos dizer que sim, mas neste caso a testemunha é clara, o verde ao iniciar a manobra não havia qualquer carro a quem ceder passagem, logo não o tem que fazer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Lá que as companhias assim o entendam, não quer dizer que assim seja...



                            Tendendicalmente poderemos dizer que sim, mas neste caso a testemunha é clara, o verde ao iniciar a manobra não havia qualquer carro a quem ceder passagem, logo não o tem que fazer.
                            E o vermelho arranca como que num acto suicida ao ver que o verde se encontra a efectuar a manobra?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                              E o vermelho arranca como que num acto suicida ao ver que o verde se encontra a efectuar a manobra?
                              Até parece que são raras as manobras suicidas por essas estradas! Tanto a pé como de rabo tremido!

                              Como já disseram aqui, houve testemunhas em como o vermelho iniciou a marcha já depois do verde estar a mudar de direcção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                E o vermelho arranca como que num acto suicida ao ver que o verde se encontra a efectuar a manobra?
                                De acordo com o LuisMiguel, o verde já tinha cruzado a primeira via de transito e ocupava parcialmente a mais à direita, logo, o vermelho a passar seria só por cima...

                                Como disse nos primeiros post, para mim há muitos factores a ter em conta, no entanto, atendendo ao "testemunho"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Atendendo ao testemunho do LuísMiguel, partindo do pressuposto que o mesmo é isento e idóneo, o mesmo refere que o condutor do veículo verde tomou as devidas precauções para efectuar a manobra de mudança de direcção à esquerda, sinalizando e verificando que não circulava nenhum veículo em sentido oposto.
                                  Quando já efectuava a referida manobra, seria o mesmo embatido pelo veículo vermelho que reiniciava a sua marcha, após imobilização apra deixar um passageiro.

                                  Atendendo a isto, não vejo grandes dúvidas, e mais uma vez salientando, baseando-me no testemunho, que a responsabilidade seria do condutor do veículo vermelho.

                                  No entanto, há duas situações que poderaim condicionar esta culpabilização, na minha opinião.
                                  A 1ª, saber qual a distância já percorrida pelo veículo vermelho, até ao local do ''possível embate''.
                                  2º, o facto de o veículo verde mudar de direcção à esquerda para abandonar a faixa de rodagem em direcção a um local privado e não a mudar de direcção à esquerda num cruzamento ou entroncamento.

                                  Mas é só a minha opinião.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                    ...

                                    2º, o facto de o veículo verde mudar de direcção à esquerda para abandonar a faixa de rodagem em direcção a um local privado e não a mudar de direcção à esquerda num cruzamento ou entroncamento.
                                    ...
                                    Concordo com tudo oh Metal, mas qual a relevância aqui de ser ou não um entroncamento?
                                    Não estamos a falar de uma ultrapassagem/mudança de direcção.

                                    Neste caso, fosse entroncamento ou privado, está apenas em causa o 29º e 30º, bem como, 35º e 44º do Ce (por parte do verde).

                                    É dos casos que mais me fazem comichão essa do caminho privado ou não. (ainda conversei um pouco com o Vanquish sobre isto nos karts).
                                    Editado pela última vez por Valium; 15 December 2010, 15:54.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Concordo com tudo oh Metal, mas qual a relevância aqui de ser ou não um entroncamento?
                                      Não estamos a falar de uma ultrapassagem/mudança de direcção.

                                      Neste caso, fosse entroncamento ou privado, está apenas em causa o 29º e 30º, bem como, 35º e 44º do Ce (por parte do verde).

                                      É dos casos que mais me fazem comichão essa do caminho privado ou não. (ainda conversei um pouco com o Vanquish sobre isto nos karts).
                                      As companhias gostam muito de diferenciar quando se trata de uma mudança de direcção, para abandonar a faixa de rodagem ou num cruzamento ou entroncamento (talvez por causa d T.P.R..).

                                      Neste caso o 29º e o 30º não se aplicariam, visto não haver veículos em circulação no sentido oposto (partindo desse pressuposto), assim como o 35º.

                                      O 44º não, porque ia para uma via/local privado.

                                      Em minha opinião, seria o 12º para o vermelho.
                                      Faltando só saber qual a distância já percorrida pelo vermlho, desde o início de marcha (10m, 20m, 50m), o que poderia alterar esta situação.

                                      PS: Tinha um croqui no carro apra vos mostar aquando do almoço, sobre um local, mas esqueci-me.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        As companhias gostam muito de diferenciar quando se trata de uma mudança de direcção, para abandonar a faixa de rodagem ou num cruzamento ou entroncamento (talvez por causa d T.P.R..).

                                        Neste caso o 29º e o 30º não se aplicariam, visto não haver veículos em circulação no sentido oposto (partindo desse pressuposto), assim como o 35º.

                                        O 44º não, porque ia para uma via/local privado.

                                        Em minha opinião, seria o 12º para o vermelho.
                                        Faltando só saber qual a distância já percorrida pelo vermlho, desde o início de marcha (10m, 20m, 50m), o que poderia alterar esta situação.

                                        PS: Tinha um croqui no carro apra vos mostar aquando do almoço, sobre um local, mas esqueci-me.
                                        O vermelho encontrava-se a uns 5m do ponto de "impacto", no máximo. Sinceramente, até deu a sensação que ele estaria a olhar para o espelho quando arrancou e, quando olhou para a frente, já lá estava o verde (mas esta última parte, sou eu a especular).
                                        Mas sim, o verde já estava a fazer a manobra quando ele arrancou.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se conseguisses provar que o carro vermelho saiu de "estacionamento", era dele... caso contrário, era do verde

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            O vermelho encontrava-se a uns 5m do ponto de "impacto", no máximo. Sinceramente, até deu a sensação que ele estaria a olhar para o espelho quando arrancou e, quando olhou para a frente, já lá estava o verde (mas esta última parte, sou eu a especular).
                                            Mas sim, o verde já estava a fazer a manobra quando ele arrancou.
                                            Sendo assim, muito dificilmente o vermelho não seria responsabilizado.

                                            Agora, se o vermelho tivesse iniciado a marcha, digamos a uns 50 metros, aí a situação mudaria de figura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              ...

                                              PS: Tinha um croqui no carro apra vos mostar aquando do almoço, sobre um local, mas esqueci-me.
                                              Pois, bem tinhas dito qualquer coisa sobre isso.

                                              Quanto ao resto, para mim mantém-se as obrigações do 44º ao mudar de direcção à esquerda, com as respectivas restrições, apesar de para local privado (eixo da via, pisca).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Lá que as companhias assim o entendam, não quer dizer que assim seja...



                                                Tendendicalmente poderemos dizer que sim, mas neste caso a testemunha é clara, o verde ao iniciar a manobra não havia qualquer carro a quem ceder passagem, logo não o tem que fazer.

                                                Leste o que escrevi?... Nao foi Apenas a seguradora, mas sim a Policia e foi escrito no auto da Policia.

                                                Mudança de Direcção originando acidente = Culpado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Pois, bem tinhas dito qualquer coisa sobre isso.

                                                  Quanto ao resto, para mim mantém-se as obrigações do 44º ao mudar de direcção à esquerda, com as respectivas restrições, apesar de para local privado (eixo da via, pisca).
                                                  Mas o LUísMIguel, referiu que o verde fez as ''coisas'' devidamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                    Leste o que escrevi?... Nao foi Apenas a seguradora, mas sim a Policia e foi escrito no auto da Policia.

                                                    Mudança de Direcção originando acidente = Culpado
                                                    A PSP escreveu isso no Auto? Não é competência deles, nem habitual pronunciarem sobre responsabilidades., pensei que tivesse sido de boca (a não ser que tenham presenciado, aí são uma testemunha).

                                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                    Mas o LUísMIguel, referiu que o verde fez as ''coisas'' devidamente.
                                                    Ok, fui escrevendo sobre a situação no geral e o que poderia ou não aplicar-se.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                      Leste o que escrevi?... Nao foi Apenas a seguradora, mas sim a Policia e foi escrito no auto da Policia.

                                                      Mudança de Direcção originando acidente = Culpado
                                                      Mas a policia escreveu o quê exactamente no auto.

                                                      Presenciaram a ocorrência?

                                                      Colocaram que o veículo X desrespeitou o artigo Y?

                                                      Os simplesmente transcreveram as versões dos intervenientes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                        Leste o que escrevi?... Nao foi Apenas a seguradora, mas sim a Policia e foi escrito no auto da Policia.

                                                        Mudança de Direcção originando acidente = Culpado
                                                        Mas aqui, pelo descrito, quem originou o acidente não foi quem mudou de direcção. E como disseram, é estranho a Polícia atribuir responsabilidades. isso cabe às seguradoras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                          Leste o que escrevi?... Nao foi Apenas a seguradora, mas sim a Policia e foi escrito no auto da Policia.
                                                          A Polícia apurar responsabilidades ??? Onde ???

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                            E o vermelho arranca como que num acto suicida ao ver que o verde se encontra a efectuar a manobra?
                                                            Não, o vermelho olha pelo espelho e atrás não vem ninguém e arranca. "Esquece-se" que os carros que tinha visto vir de frente e que ele "pensava" iam em frente afinal podem virar. Arranca, e quando finalmente vira a cabeça para a frente, coisa que devia fazer antes de arrancar, está lá um carro. É como os gajos que à entrada de uma rotunda olharam hà 3 segundos atrás e "esquecem-se" que há quem consiga curvar a mais de 10 à hora e já está dentro da rotunda. É como os que olharam pelo espelho e vem um gajo lá ao fundo e fazem uma ultrapassagem na AE a 70Km/h e depois afinal o que vinha lá ao fundo tem de queimar pneu porque o outro se "esqueceu" que a velocidade afinal tem influência no percorrer distâncias, etc, etc...

                                                            Comentário

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