Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com culpa + Seguro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente com culpa + Seguro

    Olá Boa noite.

    O que me leva a abrir este tópico é o seguinte:

    Ontem passei um sinal vermelho e fui bater direitinho num Scirocco com 2 meses que ia a atravessar a minha rua.

    A rua em questão tem um sem aforo recente, antes era uma direita a via onde eu circulava, e estava meio escondido atrás de uma carrinha. A juntar a isso, ia a caminho do hospital com febre, mas de qualquer das formas fui eu que passei o vermelho e tenho que arcar com as consequências.

    O meu seguro é da Axa e é apenas contra terceiros. O outro veículo tem também seguro Axa.

    A minha questão é a seguinte: Mesmo tendo passado o sinal vermelho, a seguradora paga o arranjo total do outro carro ou vai sobrar para o meu lado?

    O carro/seguro estão no nome do meu pai. Há algum problema quanto a isso?

    Obrigado desde já pelas respostas.


    PS- Foi tudo tratado através da declaração amigável. A policia este no local mas não foi feita participação nem nada.

    #2
    Pelos vistos ninguém se magoou e isso é mais importante. Não sei se o facto de não ser o teu pai ao volante, sendo ele o segurado, não colocará entraves, alguém dos seguros jávirá dar uma opinião mais válida.

    Btw, aposto que te passou logo a febre não?

    Comentário


      #3
      Cheguei ao hospital logo sem febre porque tive que estar ao frio a preencher as cenas.

      Para todos os efeitos o seguro é feito ao carro e não à carta por isso não deve haver problema, digo eu. Na declaração amigável tem propositadamente nome do titular do seguro e nome do condutor no momento do acidente.

      No caso do terceiro envolvido, o seguro está no nome de IMEDGAIA, que é uma clínica dentária em Gaia.

      Na parte traseira da declaração amigável na parte de comunicação do sinistro pergunta novamente o nome do segurado e e do condutor no momento do sinistro. Tendo depois a pergunta se o condutor envolvido no acidente (eu) é o habitual condutor do veículo.

      Comentário


        #4
        Uma coisa que aprendi é que, seja em que situação for, nunca nos devemos dar como culpados...

        Já me dei como culpado num acidente e o gajo tinha estado a beber... Vim a saber disso mais tarde!

        Se tiveres tudo legal no carro, não tens nada a perder, mantém a calma, deixa a seguradora ou a policia decidir quem é o culpado.

        A seguradora, tanto quanto sei, paga o arranjo total do outro carro, a não ser que tenhas alcool no sangue ou situações desse género.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
          Uma coisa que aprendi é que, seja em que situação for, nunca nos devemos dar como culpados...

          Já me dei como culpado num acidente e o gajo tinha estado a beber... Vim a saber disso mais tarde!

          Se tiveres tudo legal no carro, não tens nada a perder, mantém a calma, deixa a seguradora ou a policia decidir quem é o culpado.

          A seguradora, tanto quanto sei, paga o arranjo total do outro carro, a não ser que tenhas alcool no sangue ou situações desse género.

          Há uma testemunha que ia com 3 pessoas no carro que me viram a passar o vermelho. Há outra testemunha que estava atrás do carro em que bati que assegura que passaram no verde, logo, quanto à culpa não pude fazer muito.

          Não foi feito auto nas autoridades porque segundo o meu pai me disse, com testemunhas contra mim, ainda me tinha que dar com o facto de ter passado o vermelho.

          Eu quando bati olhei de imediato para trás e vi que estava vermelho para os peões, logo verde para mim mas o senhor que vinha atrás de fim afirma que passei no vermelho.

          A senhora em que bati não esteve a beber, quase de certeza, porque vinha ainda com a bata do trabalho no hospital. Tinha saído as 24h pelos vistos.

          O que me aconselham a fazer então? Queria também saber se vou ter problemas por não ser eu o dono do carro e o titular do seguro. Devo dizer que a titulo excepcional estava a conduzir aquele carro, sendo que o condutor habitual é o meu pai?

          Comentário


            #6
            Hugo o que podes tentar ver é se esse semáforo está de facto registado na rua em que se passou a ocorrência.
            Para isso basta ires à câmara municipal e pedires isso!
            Sei disto porque já se passou o mesmo com um conhecido meu que não parou num stop.

            Visto não ter havido feridos (e ainda bem) a AXA irá (julgo eu) pagar o conserto do Sirocco, o facto de teres passado um vermelho será um assunto a tratar com as autoridades, mas isso podia-te ter sido informado por eles na altura.

            Vai dando noticias sobre o caso por favor!


            Cumps

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Marlborus Ver Post
              Hugo o que podes tentar ver é se esse semáforo está de facto registado na rua em que se passou a ocorrência.
              Para isso basta ires à câmara municipal e pedires isso!
              Sei disto porque já se passou o mesmo com um conhecido meu que não parou num stop.

              Visto não ter havido feridos (e ainda bem) a AXA irá (julgo eu) pagar o conserto do Sirocco, o facto de teres passado um vermelho será um assunto a tratar com as autoridades, mas isso podia-te ter sido informado por eles na altura.

              Vai dando noticias sobre o caso por favor!


              Cumps

              Boas.

              Não existiu participação nas autoridades. A policia teve lá e a senhora do Scirocco, um pouco por pressão do meu pai que foi ter comigo, não quis fazer participação nas autoridades para evitar chatices pelo vermelho. O meu problema é mesmo a Axa pagar ou não o arranjo do Scirocco porque ficou bastante amassado enquanto a minha mondeo de 95 só partiu uma óptica. O farol ficou intacto.

              Comentário


                #8
                Então nem sequer foste multado certo?

                Bom deixando isso de parte. Eu julgo que tu tendo assumido a culpa não terás problemas!
                Os seguros têm que ter obrigatoriamente 3.250.000€ para danos corporais e materiais, sendo 750.000€ para materiais e 2.500.000€ para corporais!

                Agora cuidado, se tiveres mais do que 2 sinistros por ano pode agravar o seguro!

                Espero ter ajudado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Marlborus Ver Post
                  Então nem sequer foste multado certo?

                  Bom deixando isso de parte. Eu julgo que tu tendo assumido a culpa não terás problemas!
                  Os seguros têm que ter obrigatoriamente 3.250.000€ para danos corporais e materiais, sendo 750.000€ para materiais e 2.500.000€ para corporais!

                  Agora cuidado, se tiveres mais do que 2 sinistros por ano pode agravar o seguro!

                  Espero ter ajudado!

                  750 mil certo? Então dá muito bem para arranjar o Scirocco. Sair do meu bolso é que ia ser do caraças.

                  Mais opiniões são precisas.


                  Edit: não, não recebi multa.
                  Editado pela última vez por HugoPaiva; 22 December 2010, 08:37.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Marlborus Ver Post
                    Então nem sequer foste multado certo?

                    Bom deixando isso de parte. Eu julgo que tu tendo assumido a culpa não terás problemas!
                    Os seguros têm que ter obrigatoriamente 3.250.000€ para danos corporais e materiais, sendo 750.000€ para materiais e 2.500.000€ para corporais!

                    Agora cuidado, se tiveres mais do que 2 sinistros por ano pode agravar o seguro!

                    Espero ter ajudado!
                    O seguro agrava logo a partir do primeiro sinistro, não é preciso ter 2.

                    Quanto muito a seguradora pode "pegar" no facto de não ser o teu pai a ter o sinistro, mas é algo dificil de eles comprovarem que é que o conduz com regularidade; se o conseguirem por qualquer motivo é razão para anularem a apólice unilateralmente.

                    Eu andei assim quase 1 ano (nome do meu avô) e não tive problemas com eles, primeiro porque não tive acidente nenhum e depois mesmo a polícia a unica coisa que perguntava era o proprietário do carro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                      Olá Boa noite.

                      O que me leva a abrir este tópico é o seguinte:

                      Ontem passei um sinal vermelho e fui bater direitinho num Scirocco com 2 meses que ia a atravessar a minha rua.

                      A rua em questão tem um sem aforo recente, antes era uma direita a via onde eu circulava, e estava meio escondido atrás de uma carrinha. A juntar a isso, ia a caminho do hospital com febre, mas de qualquer das formas fui eu que passei o vermelho e tenho que arcar com as consequências.

                      O meu seguro é da Axa e é apenas contra terceiros. O outro veículo tem também seguro Axa.

                      A minha questão é a seguinte: Mesmo tendo passado o sinal vermelho, a seguradora paga o arranjo total do outro carro ou vai sobrar para o meu lado?

                      O carro/seguro estão no nome do meu pai. Há algum problema quanto a isso?

                      Obrigado desde já pelas respostas.


                      PS- Foi tudo tratado através da declaração amigável. A policia este no local mas não foi feita participação nem nada.

                      - O facto de teres passado com sinal vermelho: é irrelevante para a seguradora em termos de pagamentos. A não existir qualquer motivo para um direito de regresso contra ti (condução sob o efeito de álcool p.ex.) ou motivo de nulidade do seguro a seguradora paga tudo;

                      -O que leva segunda questão. O proprietário do carro e segurado (e presumivelmente tomador de seguro) é o teu pai. Isto pode ter implicações nestes, e SÓ nestes termos:

                      Se tiveres menos de 25 anos e ou carta há menos de 2 anos e FORES o condutor habitual da viatura e constar da apólice o TEU PAI como condutor habitual: o seguro pode ser considerado nulo desde o seu início por falsas declarações, desde que a seguradora descubra o facto.

                      Pode descobrir se assinalaste na participação ao seguro (verso na declaração amigável) que és o condutor habitual e na apólice constar o teu pai.

                      Comentário


                        #12
                        Numa declaração amigável não existe nada que seja dar-te como culpado. Deves preencher com os dados reais do incidente e entregar à seguradora. Eles sim vão apurar culpas e tratar dos pagamentos. Teres cometido uma infracção rodoviária não vai influenciar em nada o teu seguro, se ninguém cometesse infracções diria que a maioria das colisões não ocorriam.

                        A história de seres o condutor habitual da viatura não vai influenciar, nem nunca vi um seguro que estivesse minimamente interessado em apurar este facto.

                        Não percebo o ppl que anda aí a dizer, nunca se darem por culpados... não faço ideia o que é dar por culpado, o importante é ser VERDADEIRO na declaração. Se a culpa é nossa há que arcar com as consequências e deixar de ser menino/cobardolas (O que não me parece que seja o caso do tópico!).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post

                          A história de seres o condutor habitual da viatura não vai influenciar, nem nunca vi um seguro que estivesse minimamente interessado em apurar este facto.
                          É das primeiras coisas que um gestor de sinistros faz...por alguma razão está na participação ao seguro uma quadrícula para se assinalar esse dado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            É das primeiras coisas que um gestor de sinistros faz...por alguma razão está na participação ao seguro uma quadrícula para se assinalar esse dado.
                            Não é uma quadrícula, é no verso podes escrever o que entenderes ou não escreveres...

                            Comentário


                              #15
                              Não tens qualquer problema ... a Axa vai pagar os estragos causados e agravar-te o seguro a ti.

                              Quanto ao seguro estar em nome do teu pai nao há problema. O seguro é do carro.

                              Comentário


                                #16
                                Como o Cuto explicou não parece haver nada para a companhia, caso assuma a responsabilidade, ir solicitar o direito de regresso.
                                Mesmo sendo uma perda total, o valor do VW está dentro dos limites do seguro, por isso, por aí podes estar descansado.

                                Atendendo às testemunhas etc., também não vejo muito volta a dar para não seres responsável, por isso é arcares com a reparação do teu carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em setembro também tive uma acidente no qual fui dado como culpado, chamamos a GNR fizeram o croqui que depois foi enviado para as seguradoras.
                                  O meu carro esta em nome da minha mãe, não tive quaisquer problemas pois eu disse logo que a minha mae me tinha emprestado o carro, ao GNR, ele disse que isso não tinha problema nenhum.
                                  Fui dado como culpado, como não tinha bebido nada o seguro pagou os danos causados no outro veiculo, enquanto que no meu paguei eu.
                                  Penso que não há motivos de preocupação, se perguntarem algo é só dizer que o condutor habitual é o que foi dado no momento em que o seguro foi feito.
                                  A mim ninguem me perguntou nada, nos sabemos que cada um devia pagar o seguro consoante os riscos que pode causar mas também sabemos que o seguro pago por um recem encartado é quase o dobro.
                                  Se o valor comercial do outro carro for inferior ao valor do arranjo (certamente não é o caso) tu não tens que te preocupar, o dono do carro, apesar de lesado é que tem de arcar com as despesas, sou contra isso, mas não há nada a fazer. Penso que seja assim, caso esteja a dizer alguma barbaridade corrijam-me.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                    Não é uma quadrícula, é no verso podes escrever o que entenderes ou não escreveres...
                                    Sim...e isso dá razão à tua afirmação? As seguradoras se esse campo não estiver preenchido mandam-te um inquérito para completares. E , desde logo vão achar estranho o não preenchimento. A declaração de sinistro é para ser preenchida na íntegra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                                      Olá Boa noite.

                                      O que me leva a abrir este tópico é o seguinte:

                                      Ontem passei um sinal vermelho e fui bater direitinho num Scirocco com 2 meses que ia a atravessar a minha rua.

                                      A rua em questão tem um sem aforo recente, antes era uma direita a via onde eu circulava, e estava meio escondido atrás de uma carrinha. A juntar a isso, ia a caminho do hospital com febre, mas de qualquer das formas fui eu que passei o vermelho e tenho que arcar com as consequências.

                                      O meu seguro é da Axa e é apenas contra terceiros. O outro veículo tem também seguro Axa.

                                      A minha questão é a seguinte: Mesmo tendo passado o sinal vermelho, a seguradora paga o arranjo total do outro carro ou vai sobrar para o meu lado?

                                      O carro/seguro estão no nome do meu pai. Há algum problema quanto a isso?

                                      Obrigado desde já pelas respostas.


                                      PS- Foi tudo tratado através da declaração amigável. A policia este no local mas não foi feita participação nem nada.
                                      Não te preocupes. Preencheram e assinaram a DAAA, portanto, agora só tens que preencher o verso e o proprietário do carro entregá-la na seguradora. O seguro vai pagar o outro e tu vais pagar o seguro agravado e os danos do teu carro.

                                      Se precisares de mais ajuda, vai colocando aqui as tuas dúvidas!
                                      Editado pela última vez por LuisMiguel; 22 December 2010, 10:53.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                        Sim...e isso dá razão à tua afirmação? As seguradoras se esse campo não estiver preenchido mandam-te um inquérito para completares. E , desde logo vão achar estranho o não preenchimento. A declaração de sinistro é para ser preenchida na íntegra.
                                        Falha lamentavel essa da quadrícula.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                          Sim...e isso dá razão à tua afirmação? As seguradoras se esse campo não estiver preenchido mandam-te um inquérito para completares. E , desde logo vão achar estranho o não preenchimento. A declaração de sinistro é para ser preenchida na íntegra.
                                          Não sei que seguradores são essas que falas

                                          Mas eu já preenchi declarações amigáveis bastantes vezes e não preencho a maioria dos campos que não acho necessários incluindo esse. E agora? Achas que as minhas seguradoras (porque foram várias) são todas trafulhas ou inventem e preenchem eles?!

                                          Se calhar devias alterar os teus comentários para: a seguradora X, Y e Z fazem isto, porque de certeza que não podes generalizar quando não é verdade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                            Não sei que seguradores são essas que falas

                                            Mas eu já preenchi declarações amigáveis bastantes vezes e não preencho a maioria dos campos que não acho necessários incluindo esse. E agora? Achas que as minhas seguradoras (porque foram várias) são todas trafulhas ou inventem e preenchem eles?!

                                            Se calhar devias alterar os teus comentários para: a seguradora X, Y e Z fazem isto, porque de certeza que não podes generalizar quando não é verdade.
                                            Define bastantes vezes...
                                            Como qualquer declaração contratual, a participação de sinistro não pode (e deve) ser omissa. Não és tu que tem de achar quais os factos pertinentes. Se as tuas seguradoras acham isso irrelevante é problema delas. Não retires das minhas palavras algo que eu não disse: obviamente as tuas seguradoras podem ser irresponsáveis ao aceitar participações incompletas, mas não são estúpidas o suficiente para adulterarem uma participação.

                                            Pedi-te para definires "bastantes vezes" por dois motivos:
                                            1º não te passaram pelas mão (de certeza) mais declarações , participações e qualquer coisa que possa imaginar que esteja relacionado com sinistros automóveis do que a mim.
                                            2º Conheço os procedimentos de quase todas as seguradoras em Portugal, no que toca à gestão de sinistros.

                                            Isto não faz de mim nenhuma autoridade no assunto, mas , tal como outros users deste fórum, (Valium e MetalKing , p.ex.) , pelo menos temos mais experiência que o comum dos cidadãos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                              O seguro agrava logo a partir do primeiro sinistro, não é preciso ter 2.

                                              Quanto muito a seguradora pode "pegar" no facto de não ser o teu pai a ter o sinistro, mas é algo dificil de eles comprovarem que é que o conduz com regularidade; se o conseguirem por qualquer motivo é razão para anularem a apólice unilateralmente.

                                              Eu andei assim quase 1 ano (nome do meu avô) e não tive problemas com eles, primeiro porque não tive acidente nenhum e depois mesmo a polícia a unica coisa que perguntava era o proprietário do carro.

                                              Eu fui mandado parar uma vez pela policia e apenas perguntaram quem era o dono do carro. Disse que era o meu pai e não fizeram mais perguntas também.

                                              Caso o seguro anulasse a apólice teria que arcar com todo o valor da reparação do terceiro?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cuto eu de facto tenho menos de 25 anos. 21 actualmente e carta há mais de 3 anos. 3 anos e 3 meses mais propriamente.

                                                Devo então referir na declaração que o condutor habitual é o meu pai e a titulo excepcional estava eu a conduzi-lo naquela noite?

                                                Na parte de trás da declaração amigável tem um campo, nº5 acho eu, em que pergunta quem é que acha que foi o culpado do acidente e porquê? Devo assumir-me directamente culpado? Nos momentos seguintes ao embate olhei de imediato para trás porque pensei que ia numa direita e vi o sinal luminoso dos peões vermelho, logo verde para mim. No entanto a testemunha indica que eu passei no vermelho.

                                                Tem também um campo em que pede para fazer a descrição do acidente. De que forma posso descrever o acidente sem parecer "tão culpado" por ter passado um vermelho?

                                                Obrigado desde já pelas vossas respostas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                                                  Cuto eu de facto tenho menos de 25 anos. 21 actualmente e carta há mais de 3 anos. 3 anos e 3 meses mais propriamente.

                                                  Devo então referir na declaração que o condutor habitual é o meu pai e a titulo excepcional estava eu a conduzi-lo naquela noite?

                                                  Na parte de trás da declaração amigável tem um campo, nº5 acho eu, em que pergunta quem é que acha que foi o culpado do acidente e porquê? Devo assumir-me directamente culpado? Nos momentos seguintes ao embate olhei de imediato para trás porque pensei que ia numa direita e vi o sinal luminoso dos peões vermelho, logo verde para mim. No entanto a testemunha indica que eu passei no vermelho.

                                                  Tem também um campo em que pede para fazer a descrição do acidente. De que forma posso descrever o acidente sem parecer "tão culpado" por ter passado um vermelho?

                                                  Obrigado desde já pelas vossas respostas.
                                                  Respondido por PM.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                    Uma coisa que aprendi é que, seja em que situação for, nunca nos devemos dar como culpados...

                                                    Já me dei como culpado num acidente e o gajo tinha estado a beber... Vim a saber disso mais tarde!

                                                    Se tiveres tudo legal no carro, não tens nada a perder, mantém a calma, deixa a seguradora ou a policia decidir quem é o culpado.

                                                    A seguradora, tanto quanto sei, paga o arranjo total do outro carro, a não ser que tenhas alcool no sangue ou situações desse género.
                                                    Tas te a passar não? Então o autor do topico passa um sinal vermelho, provoca um acidente e não se devia dar como o culpado? Então quem era o culpado? O espirto santo?

                                                    Ha com cada uma...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                                                      Eu fui mandado parar uma vez pela policia e apenas perguntaram quem era o dono do carro. Disse que era o meu pai e não fizeram mais perguntas também.

                                                      Caso o seguro anulasse a apólice teria que arcar com todo o valor da reparação do terceiro?
                                                      No caso de isso acontecer podes ser tu a pagar claro..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                        1º não te passaram pelas mão (de certeza) mais declarações , participações e qualquer coisa que possa imaginar que esteja relacionado com sinistros automóveis do que a mim.
                                                        Enquanto continuares com generalizações sem fundamento tás lá
                                                        Engraçado como o ppl assume o que lhe apetece quando lhe apetece... enfim... É que eu nem te contradigo só acho as tuas generalizações idiotas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                                                          Na parte de trás da declaração amigável tem um campo, nº5 acho eu, em que pergunta quem é que acha que foi o culpado do acidente e porquê?
                                                          Mau maria, queres ver que ando a usar as declarações amigáveis erradas!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                            Tas te a passar não? Então o autor do topico passa um sinal vermelho, provoca um acidente e não se devia dar como o culpado? Então quem era o culpado? O espirto santo?

                                                            Ha com cada uma...

                                                            Eu nem vi o sinal vermelho. Segundos após o embate olhei para trás e estava vermelho para peões e verde para mim mas as testemunhas dizem que passei no vermelho sem hipótese.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X