Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida Sobre culpa em acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida Sobre culpa em acidente

    Boas.

    Estava outro dia a discutir com uns amigos sobre uma hipotetica situação de acidente..

    A Zona é assim:



    A estrada mais larga é uma estrada principal. As perpendiculares são de 2 sentidos, mas apenas passa um carro de cada vez. Estas ruas tinham todas stop, mas com o recente "tapete", retiraram-nos. Tem um passeio minimo(bloco cinza claro), e os "Blocos" azuis representam casas, que sendo o limite da rua (em vez de passeio) dificultam imenso a visibilidade.
    Como tiraram os sinais, colocaram aqueles espelhos , que se costuma ver em zonas com ruas mais apertadas (circulos vermelhos).


    Aqui a minha duvida é:

    Se eu vier na principal, do lado das ruas perpendiculares, e se vier um carro pela rua apertada, terei de lhe dar prioridade? Ele apresenta-se pela direita, e não tem sinalização, mas está a vir de uma via bastante apertada, com péssima visibilidade e está a entrar numa estrada principal com bastante movimento..

    Pergunto isto porque muitas vezes os srs que vem dessas ruas e viram para a sua direita, nem olham.. metem-se à campeões, e quando venho na principal, lá tenho de travar a fundo para não bater.. mas caso batesse, a culpa seria de quem? minha porque ele vem pela direita, ou do outro porque vem a entrar numa estrada principal, com má visibilidade (alias, existem os tais espelhos) apesar de não ter stop ou cedência de passagem?

    #2
    Não consigo ver o desenho, mas, na falta de sinalização vertical (b1 cedência de passagem ou b2 stop) ou luminosa, aplica-se a regra da prioridade, pelo que deverás ceder passagem à tua direita. (Artº 30 CE)

    Comentário


      #3
      Se não houver sinalização horizontal ou vertical a indicar, aplica-se a regra da prioridade.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Não consigo ver o desenho, mas, na falta de sinalização vertical (b1 cedência de passagem ou b2 stop) ou luminosa, aplica-se a regra da prioridade, pelo que deverás ceder passagem à tua direita. (Artº 30 CE)
        Mas por vezes acontece que no local a sinalização não está lá mas nos registos sim...

        As seguradoras também fazem questão de ir verificar estas situações ?


        Outro ponto, os espelhos são normalmente colocados para ajudar quem não tem prioridade, não sei até que ponto isto poderá ser sinonimo de não ter prioridade.

        E também pode-se dar o caso de as obras de melhoramento do local ainda não estarem terminadas e como tal, a sinalização não estar colocada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Mas por vezes acontece que no local a sinalização não está lá mas nos registos sim....
          Isso é problema da Câmara Municipal.
          Se a seguradora do que circula na ''via principal'', achar que deve pedir os registos, deve fazê-lo e depois tentar ser ressarcida das despesas.

          Neste caso em particular, aplica-se a regra da prioridade.

          Em relação aos espelhos auxiliares, este não fazem parte do R.S.T.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Mas por vezes acontece que no local a sinalização não está lá mas nos registos sim...

            As seguradoras também fazem questão de ir verificar estas situações ?


            Outro ponto, os espelhos são normalmente colocados para ajudar quem não tem prioridade, não sei até que ponto isto poderá ser sinonimo de não ter prioridade.

            E também pode-se dar o caso de as obras de melhoramento do local ainda não estarem terminadas e como tal, a sinalização não estar colocada.
            Até pode estar muito bonita nos registos, mas como é que o condutor que ali passa, pode saber o que está no registo? Temos regular pelo que vemos e não pelo que supomos.

            O mesmo se lá estiver um sinal, é para respeitar, pois ninguém vai sair do carro para ver se está registado...

            Os espelhos são meramente auxiliares.

            Comentário


              #7
              Quando estava a tirar a carta, lembro-me que o meu instrutor insistia sempre numa rua em Chelas, com a configuração idêntica a que colocaste. Aparentemente falta um stop numa das ruas, pelo que sem qualquer motivo válido, aquela rua tem prioridade sobre a rua principal.

              ...mas nao deixa de ser absurdo.

              Comentário


                #8
                Quanto à pergunta: penso que já deves estar esclarecido

                Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                Pergunto isto porque muitas vezes os srs que vem dessas ruas e viram para a sua direita, nem olham.. metem-se à campeões, e quando venho na principal, lá tenho de travar a fundo para não bater..
                Quanto a isto: pensa que nem todos os condutores que aí passam podem conhecer a estrada e, como tal, se não há sinalização eles não podem adivinhar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Quando estava a tirar a carta, lembro-me que o meu instrutor insistia sempre numa rua em Chelas, com a configuração idêntica a que colocaste. Aparentemente falta um stop numa das ruas, pelo que sem qualquer motivo válido, aquela rua tem prioridade sobre a rua principal.

                  ...mas nao deixa de ser absurdo.
                  O que não faltam são pequenas ruas ou travessas a entroncar em vias com muito movimento, tendo as primeiras prioridade pela falta de sinalização.
                  Por norma quem vai de lá tem o bom senso de parar face a maior velocidade dos outros, mas...

                  Uma grande parte dos acidentes de viação ocorrem por falta de sinalização adequada.

                  Comentário


                    #10
                    Sim, quando não há sinalização, aplica-se a regra da prioridade, mas estávamos no dilema de quem teria a culpa.. um dos amigos em questão trabalha na liberty e diz que eu seria o culpado, o outro trabalha na I.Bonança e diz que eu não teria culpa, porque antigamente havia sinalização, e nas plantas da camara municipal ainda lá estão..

                    Agora, até que ponto isto poderá ser analisado desta forma?

                    As companhias vem só o que está no local, ou os "registos" das Juntas /camaras? Porque eu não tenho de saber se nos registos existem Stop's antigos, mas não faz sentido eu vir a 60 na estrada e ter de travar a fundo para alguém entrar, que vem duma estrada extremamente apertada que só tem visibilidade para a principal, através dos espelhos..

                    Comentário


                      #11
                      A sinalização que existe é que manda, desde que válida.

                      Comentário


                        #12
                        Expliquem-me uma coisa: o que é uma "rua principal"? É o nome da rua? Não faz sentido nenhum chamar a uma rua de "principal" só porque tem mais volume de transito ou porque é mais larga ou o que quiserem. Já o meu instrutor dizia, e com razão, que com a regra da prioridade à direita as ruas principais não existem.

                        Neste caso, aplicar-se-ia a regra da prioridade à direita, uma vez que não há sinalização, mesmo que seja temporária.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                          Boas.

                          Estava outro dia a discutir com uns amigos sobre uma hipotetica situação de acidente..

                          A Zona é assim:


                          ......

                          Pergunto isto porque muitas vezes os srs que vem dessas ruas e viram para a sua direita, nem olham.. metem-se à campeões, e quando venho na principal, lá tenho de travar a fundo para não bater.. mas caso batesse, a culpa seria de quem? minha porque ele vem pela direita, ou do outro porque vem a entrar numa estrada principal, com má visibilidade (alias, existem os tais espelhos) apesar de não ter stop ou cedência de passagem?
                          Já foi respondido e bem. Não existe sinalização, aplicam-se as regras.

                          Contudo,

                          A regra da prioridade não é um direito ABSOLUTO. Só o é se for observado o dever de cuidado e diligência NORMAL perante as circunstâncias do caso concreto.

                          Esse direito torna-se absoluto se este cuidado for observado. Daí que "as entradas à campeão" que referes possam ser punidas , no limite, com a atribuição da responsabilidade total.

                          Ou seja, só porque me apresento pela direita não tenho o direito ABSOLUTO à prioridade.

                          São inúmeros os caso de divisão ou atribuição de responsabilidades a condutores que se apresentam pela direita , mas que pelas características da via (principalmente a falta de visibilidade num entroncamento ou cruzamento) estavam obrigados ao normal dever de cuidado (art. 3º C.E. - conhecido como saco azul...) e não o observaram.
                          Quanto à via principal e via secundária: essa definição não existe no C.E.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            ...
                            A regra da prioridade não é um direito ABSOLUTO. Só o é se for observado o dever de cuidado e diligência NORMAL perante as circunstâncias do caso concreto.

                            ....

                            São inúmeros os caso de divisão ou atribuição de responsabilidades a condutores que se apresentam pela direita , mas que pelas características da via (principalmente a falta de visibilidade num entroncamento ou cruzamento) estavam obrigados ao normal dever de cuidado (art. 3º C.E. - conhecido como saco azul...) e não o observaram.
                            Quanto à via principal e via secundária: essa definição não existe no C.E.
                            Completamente de acordo, mas infelizmente as companhias são pouco receptivas a tal, mesmo quando facilmente se constata que entrou "à campeão".
                            Tal como, quem está obrigado a ceder passagem é a quem circule no entroncamento. Quantos não abrandam, não havendo trânsito continuam e depois lá aparece um "com prioridade" e pimba...

                            A prova, ou falta dela, aqui é determinante.
                            Editado pela última vez por Valium; 23 December 2010, 16:06.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              Até pode estar muito bonita nos registos, mas como é que o condutor que ali passa, pode saber o que está no registo? Temos regular pelo que vemos e não pelo que supomos.
                              Certo.

                              Afinal de contas e em última instância, deverá ser o condutor a tomar os cuidados, dado que é este que deverá avaliar as condições do local e no momento e não apenas se fiar na sinalização.

                              Comentário


                                #16
                                Havia em tempos uma rua no Porto que era mais ou menos como referes...era estreita e mais que secundaria MAS entroncava com uma avenida pela direita (e faltava sinalização)...e EM GERAL o gajo que ia embalado na avenida ficava com as culpas todas. Batia num carro que estava a entrar pela direita (e à velocidade a que normalmente se ia não dava para travar...mas "tecnicamente" não se podia ir a mais de 50).

                                Até se gozava nos cafés...dizia-se ser uma boa maneira de se reparar o carro de borla...entrava-se nessa ruinha, tinha-se o acidente e depois a seguradora pagava tudo. (Sei que isto no mundo real é mais complicado...)

                                Acho que há um par de anos (e vários acidentes depois) puseram lá um STOP.

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema é que nesta miséria de país, em cada cruzamento que tivesse um triangulo ou stop deveria estar na rua intersectada este sinal:


                                  Só que parece que é "sinali-non-grato"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Completamente de acordo, mas infelizmente as companhias são pouco receptivas a tal, mesmo quando facilmente se constata que entrou "à campeão".
                                    Tal como, quem está obrigado a ceder passagem é a quem circule no entroncamento. Quantos não abrandam, não havendo trânsito continuam e depois lá aparece um "com prioridade" e pimba...

                                    A prova, ou falta dela, aqui é determinante.
                                    Obviamente ;).

                                    Mas , tirando as decisões dos tribunais, ainda se encontram casos em que é evidente que o sinistro só se pôde dar porque quem tinha prioridade não teve o mínimo dever de cuidado. E quase sempre não têm esse cuidado porque pensam que o facto de se apresentarem pela direita lhes confere o tal direito absoluto. Obviamente que aqui o outro interveniente tem de ter agido com o normal cuidado.

                                    Exemplo real que uma seguradora pagou ao veículo "não prioritário" (por decisão da gestão):

                                    Entroncamento "invisível" (em gancho) para o condutor "não prioritário" e sem sinalização ; vias públicas (com a equiparação de vias este problema é maior); o condutor prioritário tem visibilidade quase nula - só via o entroncamento...mas pelo menos via-o.

                                    Velocidades: não apuradas , mas presumem-se baixas pelos danos relativamente baixos.

                                    Como o não prioritário tem visibilidade em frente, o comportamento dele é absolutamente normal, não pode prever que ali exista qualquer entroncamento (sim no nosso País existem muitas estradas destas e há uns anos eram mato as estradinhas sem sinalização que entroncavam numa Nacional 14, p.ex.) .
                                    O prioritário sabia , porque era óbvio, que do seu lado esquerdo poderia vir trânsito. Nenhum parou.

                                    A seguradora do não prioritário pagou.

                                    Obviamente, como dizes, a prova foi fundamental: o prioritário ia completamente distraído e tanto fazia vir da direita como da esquerda. Curiosamente, em declarações ás autoridades e confirmadas à posteriori disse qualquer coisa como isto: " Vinha entretido com o rádio e nem me apercebi que já estava a chegar ao entroncamento.Mas não sou culpado porque tinha prioridade. Voltei atrás e vi que não havia qualquer sinal."
                                    Editado pela última vez por cuto; 23 December 2010, 17:59.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de mais, agradeço os esclarecimentos.

                                      Quando disse rua principal, e acho que todos perceberam, é para demonstrar que é uma estrada de grande afluência de transito. Tem uma saida de AE que vai dar a esta, assim como é a unica estrada que atravessa toda aquela área.

                                      As outras ruas, chamei-as de secundárias porque para alem de terem pouco transito, algumas nem tem outra saida, sem ser aquela..

                                      Quanto ao resto..

                                      Apesar de estar quase esclarecido, faz-me imensa confusão que uma estrada que tem muito pouco transito, e que anteriormente tinha Stop, agora quem nela circula tem prioridade perante veículos que circulem a 60 ou mais Km/h..

                                      De dia, só percebemos que está lá um carro, quando este "mete o nariz de fora", já a tapar parcialmente a via.. Ora bem, venho a 60 e a 10m dessa mesma rua.. um carro mete-se e eu não terei tempo para parar com o minimo de segurança (evitar que o que vem atras me bata)..

                                      Uma junta/camara pode retirar assim sinais como quer e apetece? Principalmente sinais que evitavam acidentes, que agora passam a vida a acontecer?

                                      Porque analisando bem, e a nivel de C.E, se eu bater em quem vem dessas ruas, terei sempre culpa, mas a nivel de seguradoras, se estas forem minimamente "flexiveis" e com um pouco de senso comum, facilmente se percebe que a sinalização está mais que errada..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                        O problema é que nesta miséria de país, em cada cruzamento que tivesse um triangulo ou stop deveria estar na rua intersectada este sinal:


                                        Só que parece que é "sinali-non-grato"
                                        Porque 90% dos condutores não sabem o que significa esse sinal. Sei de um local onde existe um sinal desses, porque é um local onde a lógica mandaria que quem circula naquela estrada perde prioridade, mas não é isso que acontece. No entanto, raros são os condutores que não abrandam ou travam para dar prioridade aos outros que realmente a têm que ceder.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post

                                          ...

                                          Obviamente, como dizes, a prova foi fundamental: o prioritário ia completamente distraído e tanto fazia vir da direita como da esquerda. Curiosamente, em declarações ás autoridades e confirmadas à posteriori disse qualquer coisa como isto: " Vinha entretido com o rádio e nem me apercebi que já estava a chegar ao entroncamento.Mas não sou culpado porque tinha prioridade. Voltei atrás e vi que não havia qualquer sinal."
                                          Neste caso prejudicou-se.
                                          Isso acontece muitos em localidades pequenas, com entroncamentos entre muros e completamente cegos.

                                          Como disse atrás muitas vezes resolvidos por sinalização adequada.

                                          Seja por muito trabalho, por facilitismo, por instruções de Gestão, nem sempre perdem dois minutos a analisar correctamente as circunstâncias...

                                          Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                          ...
                                          Uma junta/camara pode retirar assim sinais como quer e apetece? Principalmente sinais que evitavam acidentes, que agora passam a vida a acontecer?

                                          Porque analisando bem, e a nivel de C.E, se eu bater em quem vem dessas ruas, terei sempre culpa, mas a nivel de seguradoras, se estas forem minimamente "flexiveis" e com um pouco de senso comum, facilmente se percebe que a sinalização está mais que errada..
                                          As Câmaras podem alterar sentidos de trânsito ou sinalização, p.e., a baixa de Lisboa em dois anos já mudou pelo menos 3x a sinalização e sentido.
                                          Convém é ser bem sinalizado.
                                          Acontece muitas vezes serem furtados ou desaparecer a sinalização, aqui só quando alguma entidade se queixa ou os serviços são contactados.
                                          Por fim e mais grave é mesmo por omissão, ou seja, nunca terem sinalizado seja qual for a razão - ainda por cima no caso das marcas rodoviárias, p.e. linhas descontínuas em entroncamentos, caso muito comum e com muitos sinistros.

                                          Não compete aos seguradores responder pelos erros de terceiros, apenas dos seus segurados, mesmo que a sinalização esteja errada.
                                          Ou seja devem responder conforme o que lá está, competindo a quem ficar prejudicado depois tentar ser ressarcido, sob pena de prejudicar também o seu próprio segurado que, ao circular, fez de acordo com o que via.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                            Havia em tempos uma rua no Porto que era mais ou menos como referes...era estreita e mais que secundaria MAS entroncava com uma avenida pela direita (e faltava sinalização)...e EM GERAL o gajo que ia embalado na avenida ficava com as culpas todas. Batia num carro que estava a entrar pela direita (e à velocidade a que normalmente se ia não dava para travar...mas "tecnicamente" não se podia ir a mais de 50).

                                            Até se gozava nos cafés...dizia-se ser uma boa maneira de se reparar o carro de borla...entrava-se nessa ruinha, tinha-se o acidente e depois a seguradora pagava tudo. (Sei que isto no mundo real é mais complicado...)

                                            Acho que há um par de anos (e vários acidentes depois) puseram lá um STOP.
                                            Costa Cabral e a Rua das Mercês?

                                            Já ia batendo aí... com prioridade e a entrar com jeitinho, ia levar com um autocarro em cima...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Fui só eu que aprendi no código que quando não existe sinalização, aplica-se a regra da cedência à direita excepto quando se circula numa estrada principal? é que aqui na minha zona há uma estrada de kilómetros em que a maior parte das estradas secundárias não têm stops e não é por isso que os condutores não param para dar passagem a quem vem na principal!

                                              Se alguem arranjasse informação oficial é que era, porque isto do "diz que disse" é sempre muito complicado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                Fui só eu que aprendi no código que quando não existe sinalização, aplica-se a regra da cedência à direita excepto quando se circula numa estrada principal? é que aqui na minha zona há uma estrada de kilómetros em que a maior parte das estradas secundárias não têm stops e não é por isso que os condutores não param para dar passagem a quem vem na principal!

                                                Se alguem arranjasse informação oficial é que era, porque isto do "diz que disse" é sempre muito complicado!
                                                Deves ter sido...

                                                Eu só não dou prioridade à saída de uma passagem de nível (se bem que a única em que passava agora tem os sinais de cedência de prioridade, porque ninguém respeitava...)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                  Fui só eu que aprendi no código que quando não existe sinalização, aplica-se a regra da cedência à direita excepto quando se circula numa estrada principal? é que aqui na minha zona há uma estrada de kilómetros em que a maior parte das estradas secundárias não têm stops e não é por isso que os condutores não param para dar passagem a quem vem na principal!

                                                  Se alguem arranjasse informação oficial é que era, porque isto do "diz que disse" é sempre muito complicado!
                                                  Já aqui foi dito que não há estradas principais e secundárias, no sentido que lhe estás a dar, que se aplica a regra da prioridade do artigo 30º, que informação oficial pretendes, todo o Código da Estrada?

                                                  Isto é o que regula esta questão:
                                                  SUBSECÇÃO I
                                                  Princípio geral
                                                  Artigo 29.º
                                                  Princípio geral
                                                  1 - O condutor sobre o qual recaia o dever de ceder a passagem deve abrandar a marcha, se necessário parar ou, em caso de cruzamento de veículos, recuar, por forma a permitir a passagem de outro veículo, sem alteração da velocidade ou direcção deste.
                                                  2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.
                                                  3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
                                                  SUBSECÇÃO II
                                                  Cruzamentos, entroncamentos e rotundas

                                                  Artigo 30.º
                                                  Regra geral
                                                  1 - Nos cruzamentos e entroncamentos, o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita.
                                                  2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.

                                                  Artigo 31.º
                                                  Cedência de passagem em certas vias ou troços
                                                  1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
                                                  a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
                                                  b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
                                                  c) Que entre numa rotunda.
                                                  2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
                                                  3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de €120 a €600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de €250 a €1250.
                                                  4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de €250 a €1250.

                                                  Artigo 32.º
                                                  Cedência de passagem a certos veículos
                                                  1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
                                                  2 - Nos cruzamentos e entroncamentos, os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
                                                  3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar
                                                  acidentes.
                                                  4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
                                                  5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
                                                  O 33º é cruzamento de veículos e depois começam as manobras.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                    Fui só eu que aprendi no código que quando não existe sinalização, aplica-se a regra da cedência à direita excepto quando se circula numa estrada principal? é que aqui na minha zona há uma estrada de kilómetros em que a maior parte das estradas secundárias não têm stops e não é por isso que os condutores não param para dar passagem a quem vem na principal!

                                                    Se alguem arranjasse informação oficial é que era, porque isto do "diz que disse" é sempre muito complicado!
                                                    Deves ter sido.

                                                    Não existe no código ''estradas principais''.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Deves ter sido...

                                                      Eu só não dou prioridade à saída de uma passagem de nível (se bem que a única em que passava agora tem os sinais de cedência de prioridade, porque ninguém respeitava...)
                                                      Tens sempre prioridade à saída de uma passagem de nível, mesmo não havendo sinalização.

                                                      Nº2 do artigo 31º do C.E..
                                                      Editado pela última vez por MetalKing; 23 December 2010, 21:21. Razão: PS: Antecipação do Valium

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                        Tens sempre prioridade à saída de uma passagem de nível, mesmo não havendo sinalização.

                                                        Nº2 do artigo 31º do C.E..
                                                        Sim, eu sei... o resto do pessoal é que parecia não saber, por isso é que colocaram os sinais...

                                                        O que eu queria dizer é que só nas passagens de nível é que não se tem de dar prioridade expliquei-me "menos bem"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Sim, eu sei... o resto do pessoal é que parecia não saber, por isso é que colocaram os sinais...

                                                          O que eu queria dizer é que só nas passagens de nível é que não se tem de dar prioridade expliquei-me "menos bem"
                                                          Ok, a minha interpretação tinha sido de que pensavas que não tinhas prioridades, e que querias era sair da li o mais de pressa possível.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X