Não percebo, queres saber como é definida uma linha contínua?
Está no Regulamento de Sinalização e Trânsito (DL 22-A/98), salvo erro artigo 60º.
Isso que está na foto é uma "pedra" diferente das outras?
Não refere isso...
Como agora nas ruas em paralelo, lembram-se de enfeites, não faço ideia sobre como avaliar se um certo padrão é linha continua ou um padrão...
Vês a linha contínua mas não é. Temos ainda passadeiras que também não parecem, apenas muda a pedra. Mas este mês puseram sinalização vertical (que também não teve durante meses)
Vês a linha contínua mas não é. Temos ainda passadeiras que também não parecem, apenas muda a pedra. Mas este mês puseram sinalização vertical (que também não teve durante meses)
Aqui na minha zona tambem andaram a fazer essa brincadeira, o mais revoltante encontrasse nas passadeiras tambem em pedra de granito, aquilo nos dias de menos visibilidade nem se vê o que lá está!!!
Tirem-me uma dúvida, onde posso encontrar na lei os pressupostos para identificar uma linha continua?
Por exemplo, esta situação
Decreto Regulamentar 22-A / 98, alterado pelo Decreto Regulamentar 41/2002:
Artigo 59.º
Características
1 - As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com as excepções constantes do presente Regulamento.
2 - As marcas rodoviárias podem ser materializadas por pinturas, lancis, fiadas de calçada, elementos
metálicos ou de outro material, fixados no pavimento.
3 - As marcas rodoviárias fora das localidades devem ser retrorreflectoras.
Decreto Regulamentar 22-A / 98, alterado pelo Decreto Regulamentar 41/2002:
Artigo 59.º
Características
1 - As marcas rodoviárias têm sempre cor branca, com as excepções constantes do presente Regulamento.
2 - As marcas rodoviárias podem ser materializadas por pinturas, lancis, fiadas de calçada, elementos
metálicos ou de outro material, fixados no pavimento.
3 - As marcas rodoviárias fora das localidades devem ser retrorreflectoras.
A redacção é a mesma.
Se a questão inicial é saber se pode ser em "pedra", a resposta é sim, aliás por ex. na baixa de Lx a praça do Rossio é assim, tanto as passadeiras como as linhas, mas são feitas correctamente, ou seja descontínuas e contínuas consoante a necessidade - como acaba de colocar o Rucsantos.
Já agora... quando não há sinalização a dividir as faixas, em caso de acidente, como se alega que este ou aquele saiu fora da sua mão?
Mede-se a faixa de rodagem e verifica-se onde fica o eixo da mesma.
Onde ficar o LPE, por indicação dos condutores ou por vestígios, será numa ou outra via.
Basicamente o procedimento é o mesmo, apenas não tens a linha materializada.
Se a questão inicial é saber se pode ser em "pedra", a resposta é sim, aliás por ex. na baixa de Lx a praça do Rossio é assim, tanto as passadeiras como as linhas, mas são feitas correctamente, ou seja descontínuas e contínuas consoante a necessidade - como acaba de colocar o Rucsantos.
Mede-se a faixa de rodagem e verifica-se onde fica o eixo da mesma.
Onde ficar o LPE, por indicação dos condutores ou por vestígios, será numa ou outra via.
Basicamente o procedimento é o mesmo, apenas não tens a linha materializada.
É sempre considerado o eixo da mesma quer a estrada tenha 6 ou 12 metros de largura?
Não havendo sinalização em contrário pressupõe-se que é apenas uma via para cada lado, correcto?
Na minha opinião, não havendo sinais horizontais (ou verticais), sim apenas deveria existir uma via de trânsito em cada sentido, até por uma questão de segurança.
O CE diz isto:
Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
significado que lhes é atribuído neste artigo:
...
f) «Eixo da faixa de rodagem», linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de
rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;
Que conjugado com isto:
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se
pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela
e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
...
Pode levar a concluir que nada obsta a que no mesmo sentido, sem linha que divida a faixa de rodagem, não possa existir mais que uma via.
Acho no entanto que fazer isso a olhometro, não existindo eixo, é um pouco complicado... pois apenas terás uma distância entre bermas, sem mais qualquer indicação.
Editado pela última vez por Valium; 01 January 2011, 22:45.
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