Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir no brasil em grande viagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir no brasil em grande viagem

    Olá a todos

    Estou a organizar uma viagem aos confins do interior sul do brasil, e como tenho pavor a aviões e para a zona onde tenho familia poucos há e também ficam caros, pensei... avião só até S. Paulo, aluga-se viatura e depois perto de mil km a conduzir em direcção a sudoeste.

    Alguém sabe o que tenho que fazer para poder conduzir lá? Nunca fui ao brasil. E será perigoso fazer uma viagem dessas eu e a minha noiva sozinhos num carro?
    Dizem que o interior do brasil é mais sossegado do que o que se ouve falar das grandes cidades, por exemplo a nivel de assaltos, mesmo assim, gostava de ouvir testemunhos de alguém que por la tenha andado


    Obrigado a todos

    #2
    Vivi 5 com os meus pais no Brasil, e posso te dizer que eles andavam muito de carro (um VW carrinha e um Chevrolet de Alcool) e nunca foram assaltados e só tiveram poucos problemas.

    Tens que trancar as portas sempre que tiveres no carro, se houver algum bloqueio nas estradas (tipo na AE) nunca pares, enfim tens de ter uns cuidados reforçados.

    Boa sorte (eu teria ido de avião )

    Comentário


      #3
      Eu tinha medo, até pode ser calminho, mas não o fazia.

      Comentário


        #4
        Esses receios são 90% das vezes mal fundamentados.

        Já atravessei locais, que a maior parte das pessoas considera pouco recomendáveis e nada aconteceu.

        Tendo em conta que vais usar um carro de rent-a-car, a probabilidade dele deixar-te pelo caminho não é mt elevada (supostamente é 1 carro recente).

        Quanto a mim as questões mais complexas tem a ver com o estado das estradas. Ao contrário da europa não podes fazer calculos de 100km por hora = a 10 horas de viagem.

        Isto porque as estradas são de fraca qualidade (e os condutores ainda pior), o que te obriga a atenção redobrada se não quiseres ficar sem um pneu num bura....cratera, melhor dizendo.

        Outro aspecto que pode ser importante, a partir do fim do dia, mantém o deposito na metade superior. Podes correr o risco de ficar sem gasolina durante o noite, o que pode ser aborrecido e perigoso.

        Comentário


          #5
          Acho que é uma má ideia

          As estradas e os policias no BR deixam muito a desejar, já para não falar na qualidade dos bandidos, esses 2000km's(ida e volta) seriam uma aventura, garantido

          Comentário


            #6
            Não faria uma aventura dessas sozinho com a minha namorada, ainda por cima nunca estiveste no Brasil para teres alguns conhecimentos de zonas a evitar, etc.

            Eu estive em Recife/Porto de Galinhas há cerca de 5 anos, e em 1 semana fui assaltado tentaram assaltar o meu pai por 2 vezes... é sempre tranquilo... se não aparecer ninguém do "nada".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post
              Não faria uma aventura dessas sozinho com a minha namorada, ainda por cima nunca estiveste no Brasil para teres alguns conhecimentos de zonas a evitar, etc.

              Eu estive em Recife/Porto de Galinhas há cerca de 5 anos, e em 1 semana fui assaltado tentaram assaltar o meu pai por 2 vezes... é sempre tranquilo... se não aparecer ninguém do "nada".
              Por isso é que digo que não o faria, tinha medo que lhe acontecesse algo, e claro que a mim tambem.

              Comentário


                #8
                Tu queres ir para que cidade?

                Eu fiz São Paulo - Blumenau várias vezes, a viagem é um bocado cansativa e as BR101 e BR470 tem troços com duas faixas e curvas apertadas.

                Meus padrinhos faziam essa viagem 2 a 3 vezes por mês durante décadas (20 ou 30 anos) e nunca tiveram nenhum problema.

                Se queres ir o mais descansado possível, aluga um carro banal, confere tudo antes de ir pra estrada, mantém o combustível controlado e não abuses da velocidade. De resto não há grandes preocupações e o pessoal do interior é do mais hospitaleiro e simpático que há.

                O pessoal cá gosta de generalizar. Vocês comparam Viena da Áustria com Bratislava? são só 80km...
                Entre o Sul e o Norte/Nordeste são ~3500km. São culturas, climas e sociedades completamente distintas.

                Comentário


                  #9
                  Eu fiz o ano passado uma viagem semelhante.
                  Fui apenas eu e a minha irmã (ambos nos 20's).

                  Estive um mês no Brasil, e depois de visitar S.Paulo, voltei ao Rio e decidi alugar um carro para viajar. Fizemos uns 1600 ou 1700 km em 3 ou 4 dias para o interior, para o estado de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, etc etc e muita coisa pelo caminho), voltámos por Cabo Frio sempre junto à costa. Deixa cá ver as recomendações que te posso fazer...

                  Para alugar carro vais precisar de cartão de crédito (eles às vezes ficam com uma caução de 800 dólares!!!) ou então alguma sorte e lábia. Para teres uma ideia...atrasaram-se 2h a entregar o nosso carro, levaram dois berros, não ficaram com caução e deram-nos um 1.6 ao contrário do 1.2 que esperava sem mais encargos.
                  Este ponto da cilindrada...é importante. Se fores para cidades como Ouro Preto ou algo semelhante...ou mesmo para andar naqueles estradões...ou aquelas coisas a que eles chamam auto-estradas :D convém tem algo que ande o mínimo. Imagina subidas estreitas, com detritos de lama e folhas e o diabo a quatro, com camiões com trailer, semi-trailer e galera e mais um ciclista agarrado...e ter que ultrapassar isto tudo numa subida com uma inclinação generosa...

                  Os consumos, para o que estamos habituados cá, são muito baixos. Os carros a álcool gastam ligeiramente mais, mas atesta-se um depósito com 15/20€ conforme o local...na altura compensava, agora é uma questão de fazer as contas.

                  Conduzir nas grandes cidades:
                  Confusão! Se tiveres GPS, LEVA! Eu não tinha...os mapas não ajudam patavina no meio daquele inferno. Eu e a minha irmã tínhamos um lema que era "benzer antes de mudar a faixa!"...qual pisca...qual olhar pelo espelho! :D E pelo menos no Rio, seguir placas é para esquecer...
                  Eu achei o Rio mais caótico que SP, mas eles dizem o contrário...mas no geral...regras de código são para o tecto...

                  MUITO IMPORTANTE NAS CIDADES: Obviamente, evita conduzir à noite. Tranca o carro SEMPRE! Não pares nos vermelhos se estiver tudo calmo! Não pares muito próximo do carro da frente, sempre em 1ª! Em certas zonas da cidade NÃO PARES NEM QUE ESTEJAS PERDIDO! Se, por algum azar fores assaltado, NÃO RESISTAS, e avisa que vais tirar o cinto de segurança (para não pensarem que estás a sacar de uma arma). Isto não é para assustar, mas é sempre bom saber...

                  Fora das grandes cidades...o país é outro...muito mais calmo.
                  De novo, cuidado nas autoestradas, que nem para nacionais se qualificavam cá. Não recomendo grandes velocidades, embora os radares estejam bem assinalados. Estas estradas cruzam vilarejos pequenos, às vezes até saídas para quintais têm...apanha-se de tudo.
                  As condições das estradas é que não é fantástica. Cambers negativos em curvas rápidas...ravinas sem segurança...buracos enormes nas bermas...aquelas luzinhas a meio da estrada mais parecem calhaus enormes...não queres ficar a mudar um pneu numa autoestrada brasileira, acredita. (ah...verifica o pneu suplente quando levantares o carro...).

                  Depois...nos mapas aparecem muitas estradas que, na verdade, são estradões (ou "de barro" como lá dizem)...pé na tábua nisso...até que são divertidas algumas...a caminho de Ouro Preto apanhei umas que a 70/80 já tiravam as 4 rodas do chão . Mas óbvio...cuidado...que se te espetas no meio do nada...ficas à mercê.

                  Não confies quando um indivíduo te diz que "é perto". Vim a descobrir que perto, para alguns mineiros significa 75km numa estrada contorcida de terra batida com o sol (o Sol põe-se cedo! Especialmente no nosso verão - inverno lá) a desaparecer e a ameaçar chover.

                  Para as estadias...obviamente confirma com avanço, mas não com demasiado (não vás não conseguir percorrer a distância x em determinado dia...para no dia seguinte não teres que andar a correr). Tem sempre bastante dinheiro à mão (os reais evaporam-se, até por não valerem assim tanto) para emergências.

                  De qualquer modo, foi uma experiência que não trocava por nada. É verdade que às vezes é necessário um certo espírito de "aqui vamos nós e seja o que for", mas é importante estar pronto para algumas situações. Se fizeres isso tenho a certeza que vais ver coisas e passar por situações de que nunca mais te vais esquecer.

                  Ficam umas fotos das estradas que apanhei (às vistas, tiras depois tu):

                  [IMG=http://img39.imageshack.us/img39/9264/dsc02005nm.jpg][/IMG]
                  típica estrada de subúrbio no Rio.


                  Troço da BR040 a atravessar a serra das araras (às vezes, os dois sentidos estão separados por mais de 5km...)


                  A ultrapassar um camiãozinho num troço intrincado da BR040 pouco depois de sair do Rio (a foto é do mesmo dia da anterior, se não estou em erro...o tempo é que muda conforme o vale )


                  Um buraquinho na berma da BR040 (cabe um pequeno camião ali...)


                  Rallie Rio - Ouro Preto (onde comi a melhor carne da minha vida), que é mil vezes mais emocionante que o Dakar. Aquele poste de iluminação está ali a enfeitar, é a minha convicção. Isto é....no meio do nada.


                  Mais rallie, se bem com uma qualidade melhor. Estas estradas aparecem marcadas nos mapas como se fossem vias rápidas! Cuidado pois têm algumas zonas onde se pode andar muito depressa (sem amor ao carro) seguidas de curvas cegas...deve ser a boa tradição de construção de estradas brasileira.


                  Esta já é à beira mar...(o lado oposto é o oceano, estou a andar para sul).


                  Trânsito em Niterói. Máxima brasileira: Se está marcado para duas faixas, cabem sempre três, e se cabem três, cabe sempre mais um...ou dois...


                  Ponte Niterói - Rio. Finalmente, de volta à confusão do Rio...
                  Dava para ver os vasos de guerra lá em baixo...

                  Comentário


                    #10
                    Bela viagem!
                    Dará um interantissimo road boak!
                    Tendo o meu pai nascido no Brasil (E regressado com 4 anos), sempre tive o desejo secreto de conhecer esse pais...

                    Só tenho um conselho: tenta parecer o menos turista possível... Ajuda e muito. E tenta parecer o menos Tuga possível. Tuga turista é como mel para mosca...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                      Bela viagem!
                      Dará um interantissimo road boak!
                      Tendo o meu pai nascido no Brasil (E regressado com 4 anos), sempre tive o desejo secreto de conhecer esse pais...

                      Só tenho um conselho: tenta parecer o menos turista possível... Ajuda e muito. E tenta parecer o menos Tuga possível. Tuga turista é como mel para mosca...
                      É quase impossível...a sério, estando interessados topam-te a milhas. É aquela maneira até de andar de quem "não vai a lado nenhum" vs os brasileiros que vão para casa ou para o trabalho...a maneira de olhar para as coisas, tudo...vais sempre "saltar" um bocadinho à vista. Como eu aqui "topo" os turistas ou mesmo os alunos de Erasmus (que até estão integrados numa rotina).

                      Eu acho que, para aproveitar, é preciso andar seguro mas relaxado. Estive em algumas situações a descair para o complicado e só nos tentaram assaltar uma vez. O que não é mau para um favo de mel no meio das moscas.
                      É preciso estar bem acordado em com os olhos abertos. No centro das cidades...aprender a andar um bocadinho na antecipação porque quem anda a roubar tem mais experiência a fazê-lo que eu a fugir...portanto...

                      Dessa vez estávamos a comprar algo numa banca e eu nem dei por um grupo de 6 ou 7 miúdos que se aproximaram e começaram a tentar abrir a minha mochila (que tinha um nó dado nos fechos...se não nem tinha dado por ela...). Enquanto agarrei no braço da minha irmã e a puxei para o centro da praça (uma zona muito conhecida no Rio) disse aos miúdos umas coisas que obviamente não vou repetir aqui...ficámos ali no meio...e eles numa esquina à nossa espera...esperámos...esperámos...uns 5 minutos até que os seguranças de uma loja repararam e nos tiraram dali para fora (literalmente foram ao meio da praça e puxaram-nos para outra rua, sempre de mão no coldre)...
                      Se calhar se estivesse todo stressado tinha-me tentado defender dos putos...e na rua seguinte estariam os amigos...possivelmente armados. Assim, foi só um episódio...em 31 dias nos quais nem sempre andei atento. Não me pus a trepar favelas também...mas tive a minha conta de "situações".

                      Até porque a andar muito stressado com isso...pior...maior a probabilidade de reagir de uma forma estúpida em caso de assalto...menor a probabilidade de te divertires e aproveitares...
                      1 exemplo: antes de ir, toda a gente me dizia, leva as sapatilhas menos vistosas, não uses relógio, blá blá, pardais ao ninho....passada uma semana já andava como se andasse cá. Quero lá saber, desde que não me acontecesse nada a mim ou à minha irmã...não vou andar a desperdiçar algo apenas por uma possibilidade mais ou menos remota. (Até porque era importante que eu mantivesse esta mentalidade, uma vez que a minha irmã é assim para o "stressada" - antes de ser aventureira - e se eu desse parte "de fraco" passávamos a ser duas Marias fechadas em casa, sem ofensa às Marias).
                      Editado pela última vez por MrBrown; 11 January 2011, 15:01.

                      Comentário


                        #12
                        O problema é que sendo brasileiro, o Brasil é um pais onde se vive bem, cada vez melhor. E esta criminalidade urbana tende a diminuir com o poder de compra a aumentar.

                        Mas mesmo portugueses a viver há meses no Brasil (ou estrangeiros) continuam a ser alvos preferenciais.

                        Um amigo meu foi convidado a trabalhar na Nike em São Paulo, com um salário milionário. A empresa garantia segurança entre os escritórios e casa (com mais segurança que uma prisão), com viatura da empresa e guarda costas, mas não garantia nada se o empregado opta-se por sair por conta própria...

                        Mito urbano ou o dia-a-dia do Brasil?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fcorreia Ver Post
                          Não faria uma aventura dessas sozinho com a minha namorada, ainda por cima nunca estiveste no Brasil para teres alguns conhecimentos de zonas a evitar, etc.

                          Eu estive em Recife/Porto de Galinhas há cerca de 5 anos, e em 1 semana fui assaltado tentaram assaltar o meu pai por 2 vezes... é sempre tranquilo... se não aparecer ninguém do "nada".
                          ...tiveste azar. Eu andei por Porto Galinhas a altas horas da noite, muitas vezes sozinho e nunca senti qualquer ameaça.

                          Se estivermos a falar do Recife por ex. já é outra coisa

                          Comentário


                            #14
                            isto com fotos é outra coisa!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                              O problema é que sendo brasileiro, o Brasil é um pais onde se vive bem, cada vez melhor. E esta criminalidade urbana tende a diminuir com o poder de compra a aumentar.

                              Mas mesmo portugueses a viver há meses no Brasil (ou estrangeiros) continuam a ser alvos preferenciais.

                              Um amigo meu foi convidado a trabalhar na Nike em São Paulo, com um salário milionário. A empresa garantia segurança entre os escritórios e casa (com mais segurança que uma prisão), com viatura da empresa e guarda costas, mas não garantia nada se o empregado opta-se por sair por conta própria...

                              Mito urbano ou o dia-a-dia do Brasil?
                              Há de tudo, mas a verdade é que é mais fácil lembrar da história do filho da vizinha do meu tio que um dia saiu de casa e levou um tiro ninguém sabe bem vindo de onde, ou dos carros que eu vi a dispararem um para o outro que a de um português abastado (desde negócio de jóias, fábricas de roupa até à própria cadeia de pastelarias em que estávamos era dono de muita coisa) que nos foi vendo vários dias na mesma mesa de esplanada e um dia se sentou à nossa beira para contar a história dele e o porquê de, apesar de lhe terem assaltado o carro 7 vezes com tiroteios pelo meio (viva o blindado!) e não ter família lá, não quer voltar para Portugal (esse tipo, antes de vir falar connosco estava a mudar uma lâmpada...).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                ...tiveste azar. Eu andei por Porto Galinhas a altas horas da noite, muitas vezes sozinho e nunca senti qualquer ameaça.

                                Se estivermos a falar do Recife por ex. já é outra coisa
                                Eu tb andei por Porto de Galinhas sempre na boa e tb a altas horas da noite, nessa altura houve um festival tipo sudoeste la na zona e sempre sem problemas.

                                Recife é outra coisa, na mesma altura estive lá fiquei na Praia da Boa Viagem e quando chegamos ao hotel fomos logo informados do hotel para a praia não há problema, do hotel para o centro eles não se responsabilizavam!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Aconteceu-me exactamente o mesmo.

                                  Terá sido o mesmo Hotel? Não consigo recordar-me do nome. Era uma Torre Alta (No minimo com 12\15 pisos), com restaurante no último andar.

                                  Era de 5 estrelas... (ninguém diria! )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu fiquei neste Recife Palace Lucsim, era uma torre mas o restaurante era no 2º piso junto a piscina.
                                    Fiquei alojado num quarto no 9º andar.
                                    Em recife andava só de calções T-shirt e chinelos, sem telemovel, carteira e relogio não fosse o diabo tecê-las....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já fizeste as contas. Fica mais barato de avião.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu estive 20 dias no nordeste, em olinda, recife, depois fui para porto galinhas, tamandaré e mais a sul uma beca ainda, dps parti para interior, para Floresta e itaiba (espero nao tar a dar calinada nos nomes lol...)

                                        Basicamente fiz 2700kms de carro nunca tive stresses nem assaltos nem vi nada de mais, mas tive muitas recomendaçoes...

                                        recife/olinda basicamente quando o sol desaparecia vermelhos é so se tiver carros a passar, senao segue... distanciazinha entre os carros se for preciso escapar...

                                        de resto arranja ja disseram por aqui... bons mapas e toca a andar... estradas apanha-se de tudo, do mau ao razoavel até ao bom, nao é como aqui que e tudo do bom ao muito bom...

                                        enfim enjoy

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já fiz bastantes kms ao volante no Brazil e sempre sem problemas.

                                          A 1ª vez aluguei carro em Recife e andei por 3 dias entre Porto de galinhas, Gaibu e Recife. Voltava sempre de noite para o hotel.
                                          Foi uma aventura As estradas (péssimas) até se fazem bem de dia, mas de noite estava sempre a ser ultrapassado por camiões gigantes com farois potentíssimos e a velocidades que o meu carro nem dava naquelas condições.
                                          Tive medo! Se acelerasse mais despistava-me..
                                          Andei sempre de mapa e nunca me perdi a sério.




                                          A 2ª vez foi no Rio de Janeiro onde aluguei carro também por 3 dias.
                                          Andei por toda a cidade e fui muitas vezes à Barra, Prainha e por aí fora.
                                          As estradas fora da cidade são bastante melhores, mas dentro da cidade (depois das 21h) já ninguém pára em semáforos. Custa um bocadinho a habituar no inicio..
                                          Cheguei inclusive a sair à noite (fui ao Melt) no Leblon e só cheguei ao hotel (Meridien Copacabana) depois das 5 da manhã. Estacionei junto ao hotel e nunca tive problemas, apesar de ser uma zona perigosa.


                                          Editado pela última vez por Micky; 11 January 2011, 18:25.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em relação à qualidade das estradas:
                                            Um jornalista brasileiro quando veio ao lançamento internacional do C5, que decorreu em Lisboa, não deixou de referir a qualidade das nossas estradas (de primeiro mundo, palavras dele), comparativamente às brasileiras!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Neste natal estive no Brasil andei por Recife (tive medo em algumas zonas que passei), por Maceio, por Maragogi, por Porto de Galinhas e por João Pessoa. So tive medo do Recife, parece ser uma cidade bastante perigosa principalmente a noite de resto andei a vontade sem qualquer problema. Alugei um carro e fiz cerca de 1500 kms as estradas são muito mas e eles a conduzirem são um perigo. Eu evitava andar de carro a noite preferia ir dar uma volta a pé perto do local de alojamento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                Tu queres ir para que cidade?

                                                Eu fiz São Paulo - Blumenau várias vezes, a viagem é um bocado cansativa e as BR101 e BR470 tem troços com duas faixas e curvas apertadas.

                                                Meus padrinhos faziam essa viagem 2 a 3 vezes por mês durante décadas (20 ou 30 anos) e nunca tiveram nenhum problema.

                                                Se queres ir o mais descansado possível, aluga um carro banal, confere tudo antes de ir pra estrada, mantém o combustível controlado e não abuses da velocidade. De resto não há grandes preocupações e o pessoal do interior é do mais hospitaleiro e simpático que há.

                                                O pessoal cá gosta de generalizar. Vocês comparam Viena da Áustria com Bratislava? são só 80km...
                                                Entre o Sul e o Norte/Nordeste são ~3500km. São culturas, climas e sociedades completamente distintas.
                                                Para uma cidadezinha chamada Marau, perto de Passo Fundo, fica no interior do sul do brasil

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No ano passado fiz Florianópolis - Foz do iguaçu - Florianópolis de carro.

                                                  Eramos 7 e alugámos 2 Palios 1.0, que bombas.

                                                  A viagem foi muito tranquila e as estradas do interior do Paraná são muito boas.

                                                  Em relação à segurança não te preocupes, para além do Sul ser bastante seguro por si só, se saíres das grandes cidades ainda menos problemas tens.

                                                  Morei 1 ano em Florianópolis e nunca tive qualquer problema de segurança, incluindo o mês que passei no Rio.
                                                  Editado pela última vez por Bimmer; 11 January 2011, 19:30.

                                                  Comentário


                                                    #26


                                                    Florianópolis - SC, Brasil a Foz do Iguaçu - PR, Brasil - Google Maps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Claro, não esperes é a qualidade de estradas que tens em Portugal, embora algumas até sejam boas, na generalidade dos casos nem tem comparação...

                                                      E esquece auto-estradas, isso é coisa que só existe perto das grandes metrópoles. De resto é tudo por estradas nacionais e com muitos camiões à mistura!

                                                      Edit:
                                                      E como já foi dito acima, tens que ter um cartão de crédito para poderes alugar um carro. A menos que alugues um carro ao zé da esquina como nós fizemos várias vezes, aí só é preciso alguns reais
                                                      Editado pela última vez por Bimmer; 11 January 2011, 19:33.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                                                        Já fizeste as contas. Fica mais barato de avião.

                                                        Mesmo não contabilizando combustivel para o carro, avião fica mais barato um pouco, não fica muito pois aquilo é uma terra onde pouca gente vai e os voos são mais caros, e provavelmente em aviões pequenos e que abanam ainda mais que os grandes! E de companhias aereas brasileiras que não me dão mais confiança.
                                                        A melhor hipotese de avião é ir até porto alegre com escala no rio ou são paulo, mas ainda fica a umas 6h de Marau...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, seria mais racional e económico ires até Porto Alegre de avião e depois até Marau de carro.

                                                          Mas se preferes ir à aventura de carro acho que fazes bem, provavelmente era o que eu fazia também!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E a nivel de carta de condução, a nossa serve? É preciso pedir carta internacional?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X