Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente ou avaria - sinalizar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Acidente ou avaria - sinalizar



    Em caso de acidente ou avaria, é muito frequente ver condutores que não sinalizam devidamente os seus veículos. Enquanto o veículo não é removido do local, deve-se:

    1) Ligar as luzes de perigo
    2) Vestir o colete reflector
    3) Colocar o triângulo de perigo a pelo menos 30 metros do veículo e de maneira a ser visível pelo menos a 100 metros

    Não esquecer de deslocar o veículo para a berma ou o mais à direita possível. As pessoas que não estejam envolvidas na resolução do acidente ou na remoção do veículo devem sair, em segurança, da faixa de rodagem e colocar-se em segurança.

    #2
    Outra coisa importante, que tenho notado nos últimos tempos.

    Há muito condutor que não sabe sair de uma berma!!!

    Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado

    Este fim de semana vi a mesma situação na IC19.

    Como sair de uma berma:

    Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Outra coisa importante, que tenho notado nos últimos tempos.

      Há muito condutor que não sabe sair de uma berma!!!

      Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado

      Este fim de semana vi a mesma situação na IC19.

      Como sair de uma berma:

      Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!
      Isso é "munta" complicado!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Outra coisa importante, que tenho notado nos últimos tempos.

        Há muito condutor que não sabe sair de uma berma!!!

        Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado

        Este fim de semana vi a mesma situação na IC19.

        Como sair de uma berma:

        Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!
        O pessoal nem naquela coisa que se chama, por acaso, "Faixa de Aceleração" faz isso...

        Comentário


          #5
          Outra coisa que os condutores não fazem quando vêm um acidente: carregar no botão dos 4 piscas.

          O mesmo se aplica quando se verifica trânsito ou um obstáculo na via, que leva à redução súbita de velocidade.

          Por vezes ligo os 4 piscas, mas tenho de ser eu a analisar o que se passa à frente, porque a maioria dos condutores simplesmente trava. Isto tem extrema importância em via-rápidas e auto-estradas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Outra coisa que os condutores não fazem quando vêm um acidente: carregar no botão dos 4 piscas.

            O mesmo se aplica quando se verifica trânsito ou um obstáculo na via, que leva à redução súbita de velocidade.

            Por vezes ligo os 4 piscas, mas tenho de ser eu a analisar o que se passa à frente, porque a maioria dos condutores simplesmente trava. Isto tem extrema importância em via-rápidas e auto-estradas.
            O facto de se carregar no botão dos 4 piscas pode levar á criação de acidentes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
              Outra coisa importante, que tenho notado nos últimos tempos.

              Há muito condutor que não sabe sair de uma berma!!!

              Um dia destes ia na A1 e há um sujeito que quer entrar na minha via, praticamente parado

              Este fim de semana vi a mesma situação na IC19.

              Como sair de uma berma:

              Acelerar, na berma, até a nossa velocidade estar de acordo com a via em que pretendemos circular!
              Não é meu costume parar na berma, mas quando tem de ser, não costumo acelerar "demasiado" nela.. Em AE tento ir até aos 60-70 e já acho demais, pois além de haver algumas sem bermas de todo, algumas são desniveladas, outras estreitas, e não sinto grande segurança a acelerar a 120 em piso irregular e próximo de rails.

              Comentário


                #8
                E aqueles que metem o triangulo em cima do carro? Esses são os melhores

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                  O facto de se carregar no botão dos 4 piscas pode levar á criação de acidentes.
                  É melhor travar apenas quando se vê um carro parado na via da esquerda?

                  Os 4 piscas servem para alertar os outros condutores que existe algo de anormal na via, e que se vai travar e/ou parar. Se fosse utilizado correctamente, um condutor seria informado muitos metros antes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                    É melhor travar apenas quando se vê um carro parado na via da esquerda?

                    Os 4 piscas servem para alertar os outros condutores que existe algo de anormal na via, e que se vai travar e/ou parar. Se fosse utilizado correctamente, um condutor seria informado muitos metros antes.
                    Não disse que isso é o melhor.

                    O problema é quando utilizas os 4 piscas e o de trás trava a fundo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                      Não disse que isso é o melhor.

                      O problema é quando utilizas os 4 piscas e o de trás trava a fundo.
                      Então pela ordem de ideias, é preferível travar a fundo sem avisar, do que avisar e travar a fundo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                        Então pela ordem de ideias, é preferível travar a fundo sem avisar, do que avisar e travar a fundo.
                        O quê?

                        Travar a fundo só mesmo em último caso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Não disse que isso é o melhor.

                          O problema é quando utilizas os 4 piscas e o de trás trava a fundo.
                          Eu não travo. Nem nunca vi ninguém fazê-lo.

                          Comentário


                            #14
                            Tinha ideia de andar aí um tópico sobre isto, do Torres talvez?

                            De qualquer maneira não esquecer que para além da questão mais importante que é a segurança (própria e dos outros), se as autoridades forem ao local, a falta de triângulo ou colete dá contra-ordenação.

                            Comentário


                              #15
                              Mas segundo já ouvi por aí (alguém pode confirmar?) dizer que não se tem dá uma multa mais baixa que dizer que tem e não usou

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                Eu não travo. Nem nunca vi ninguém fazê-lo.
                                Nao travas como?

                                Se vires um acidente numa das vias de rodagem, simplesmente desviaste mas mantens a velocidade?

                                Quando ves um acidente e tens que reduzir rapidamente a velocidade o que vai obrigar a travar como é claro, liga-se os 4 piscas a sinalizar perigo para quem vem atras se aperceba e nao tenha que travar a fundo em cima do acontecimento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                  Nao travas como?

                                  Se vires um acidente numa das vias de rodagem, simplesmente desviaste mas mantens a velocidade?

                                  Quando ves um acidente e tens que reduzir rapidamente a velocidade o que vai obrigar a travar como é claro, liga-se os 4 piscas a sinalizar perigo para quem vem atras se aperceba e nao tenha que travar a fundo em cima do acontecimento.
                                  Depende da situação. Há situações que não é preciso travar a fundo. Acho que não basta ligar os 4 piscas para o de trás travar a fundo, como o user acima disse.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma coisa, da multa a nao remoçao dos veiculo em caso de acidente? Claro se tiverem em condiçoes de circulaçao.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                      Não travo a fundo, como o user acima disse
                                      Depende do que tiver a nossa frente. Por vezes temos de travar a fundo para nao criamos nos outro acidente, caso nao tenhamos visibilidade para o avistar e ter tempo de travarmos normalmente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Editei para me explicar melhor

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          O quê?

                                          Travar a fundo só mesmo em último caso.
                                          Tens um carro (ou um conjunto de carros parados) a tua frente (tipo uns 200m).
                                          Preferes que os que estão parados estejam com os 4 piscas ligados (para te aperceberes antecipadamente e travares com antecedência) ou que estejam sem eles ligados?

                                          Na tua opinião anterior, indicaste que os 4piscas ligados iam causar acidentes, porque o veiculo atrás (no exemplo acima, tu!) ia travar a fundo.

                                          Para ti, é bom ou mau ligar os 4piscas nestas situações?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LimaoAzedo Ver Post
                                            Editei para me explicar melhor
                                            Eu acho que ele queria dizer que quando ve os 4 piscas não trava a fundo, mas que os outros todos travam.

                                            Já tou como tu, nunca vi ninguém a travar a fundo por o da frente ligar os 4 piscas. Mas situações em que há uma redução súbita de velocidade, em que sou a única ovelha ranhosa a ligar os 4 piscas, isso já vi muito!

                                            PS: já houve uma vez, que se não fosse o da frente ligar os 4 piscas, eu pura e simplesmente espetava-me contra ele porque não me tinha apercebido que ele estava a travar para parar (isto no meio da AE, porque havia destroços de um acidente do sentido contrario)

                                            Comentário


                                              #23
                                              A situação mais grave que vi em termos de má sinalização, foi quando uma Sra. bate com o carro na A1, tendo ficado imobilizado no lado esquerdo da via.

                                              Coloca o triangulo a uma distancia razoavel...até ai tudo bem.

                                              MAs decide esperar pela assistencia entre o triangulo e o carro. Quanto a mim é mesmo estar a candidatar-se a dador de orgãos!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já vi na A29, numa zona de 3 faixas de rodagem, de noite, 3 carros batidos. 2 do lado esquerdo e 1 do lado direito (aquela zona não tem berma).

                                                Estava escuro, não havia iluminação na estrada (é perto da entrada com a A44). a seguir a uma curva e nenhuma das viaturas tinham as luzes, os piscas ou o triângulo colocado. E os passageiros estavam alegremente encostados ao separador central (bloco de cimento) a espera da gnr (ou dos reboques).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Uma coisa, da multa a nao remoçao dos veiculo em caso de acidente? Claro se tiverem em condiçoes de circulaçao.
                                                  ~

                                                  Sim e aproveito para deixar aqui a legislação aplicável:

                                                  Artigo 87.º
                                                  Imobilização forçada por avaria ou acidente
                                                  1 - Em caso de imobilização forçada de um veículo em consequência de avaria ou acidente, o condutor deve proceder imediatamente ao seu regular estacionamento ou, não sendo isso viável, retirar o veículo da faixa de rodagem ou aproximá-lo o mais possível do limite direito desta e promover a sua rápida remoção da via pública.
                                                  2 - Nas circunstâncias referidas no número anterior, as pessoas que não estiverem envolvidas nas operações de remoção ou reparação do veículo não devem permanecer na faixa de rodagem.
                                                  3 - Enquanto o veículo não for devidamente estacionado ou removido, o condutor deve adoptar as medidas necessárias para que os outros se apercebam da sua presença, usando para tanto os dispositivos de sinalização e as luzes avisadoras de perigo.
                                                  4 - É proibida a reparação de veículos na via pública, salvo se for indispensável à respectiva remoção ou, tratando-se de avarias de fácil reparação, ao prosseguimento da marcha.
                                                  5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, ou com coima de (euro) 120 a (euro) 600 quando a infracção for praticada em auto-estrada ou via reservada a automóveis e motociclos, se outra sanção mais grave não for aplicável.

                                                  Artigo 88.º
                                                  Pré-sinalização de perigo
                                                  1 - Todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo oficialmente aprovado.
                                                  2 - É obrigatório o uso do sinal de pré-sinalização de perigo sempre que o veículo fique imobilizado na faixa de rodagem ou na berma ou nestas tenha deixado cair carga, sem prejuízo do disposto no presente Código quanto à iluminação dos veículos.
                                                  3 - O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 m.
                                                  4 - Nas circunstâncias referidas no n.º 2, quem proceder à colocação do sinal de pré-sinalização de perigo, à reparação do veículo ou à remoção da carga deve utilizar o colete retrorreflector.
                                                  5 - Em regulamento são fixadas as características do sinal de pré-sinalização de perigo e do colete retrorreflector.
                                                  6 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, por cada equipamento em falta.
                                                  7 - Quem infringir o disposto nos n.os 2 a 4 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

                                                  Artigo 89.º
                                                  Identificação em caso de acidente
                                                  1 - O condutor interveniente em acidente deve fornecer aos restantes intervenientes a sua identificação, a do proprietário do veículo e a da seguradora, bem como o número da apólice, exibindo, quando solicitado, os documentos comprovativos.
                                                  2 - Se do acidente resultarem mortos ou feridos, o condutor deve aguardar, no local, a chegada de agente de autoridade.
                                                  3 - Quem infringir o disposto n.º 1 é sancionado com coima (euro) 120 a (euro) 600.
                                                  4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500, se sanção mais grave não for aplicável.
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  O facto de se carregar no botão dos 4 piscas pode levar á criação de acidentes.

                                                  Artigo 63.º
                                                  Sinalização de perigo
                                                  1 - Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
                                                  2 - Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais.
                                                  3 - Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
                                                  a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;
                                                  b) Quando o veículo esteja a ser rebocado.
                                                  4 - Nos casos previstos no número anterior, se não for possível a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.
                                                  5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X