Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condutor Mata 3 ao deparar com procissão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condutor Mata 3 ao deparar com procissão

    Condutor que matou três pessoas foi constituído arguido - JN

    ..procissão que não ia minimamente sinalizada.

    http://sic.sapo.pt/online/noticias/p...foi+detido.htm

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/pr...8463-4071.html

    http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Despi...layout=10&tm=8

    Mais notícias:

    http://news.google.pt/news/story?pz=...h4Hr2M&topic=h
    Editado pela última vez por PDCouto; 23 April 2011, 12:14.

    #2
    Como é que uma procissão não vai minimamente sinalizada?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
      Como é que uma procissão não vai minimamente sinalizada?
      Nunca vi nenhuma procissão sinalizada ou sequer controlada pela polícia/GNR.

      Aliás, não percebo essa dualidade de critérios quando comparado com outras manifestações públicas por exemplo.

      Agora isso também não invalida nem desculpa a irresponsabilidade do condutor, principalmente por se ter colocado em fuga e não ter prestado assistência aos feridos.

      Comentário


        #4
        Isso é muito fácil dizer.
        Na prática estás sujeito a tirarem-te a tosse logo que sais do carro, mesmo com a melhor das intenções.
        Quanto ao acidente, parece-me que houve falhas graves na organização da procissão.
        A maior parte das vezes corre bem. Esta infelizmente correu mal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Nunca vi nenhuma procissão sinalizada ou sequer controlada pela polícia/GNR.

          Aliás, não percebo essa dualidade de critérios quando comparado com outras manifestações públicas por exemplo.

          Agora isso também não invalida nem desculpa a irresponsabilidade do condutor, principalmente por se ter colocado em fuga e não ter prestado assistência aos feridos.
          Se eu não fosse a nenhuma também não via.

          Garanto-te que quase todas estão sinalizadas, seja de dia ou de noite.
          De qualquer maneira mesmo sem PSP ou GNR dão perfeitamente visíveis ou audíveis.

          Comentário


            #6
            Não entendo é como é que se mandam à estrada, de noite, e com tempo de chuva, por estradas nacionais onde já por si são perigosas. É pela fé? Faz-me impressão

            Comentário


              #7
              Haverá culpa de parte a parte, só teremos de lamentar o sucedido e que na próxima, haja precauções a triplicar de parte a parte.

              RIP

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AFajp Ver Post
                Não entendo é como é que se mandam à estrada, de noite, e com tempo de chuva, por estradas nacionais onde já por si são perigosas. É pela fé? Faz-me impressão
                Isso eles é que sabem. Se é pela fé, se é por uma greve, se é por uma manifestação seja do que for. Mas claro, têm que sinalizar. Até os peregrinos de fátima aprenderam a usar coletes reflectores por alguma razão.

                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Nunca vi nenhuma procissão sinalizada ou sequer controlada pela polícia/GNR.

                Aliás, não percebo essa dualidade de critérios quando comparado com outras manifestações públicas por exemplo.

                Agora isso também não invalida nem desculpa a irresponsabilidade do condutor, principalmente por se ter colocado em fuga e não ter prestado assistência aos feridos.
                Por muito direito e honesto que sejas, numa situação dessas quem é que mantém o sangue frio? Além disso equaciona 100 ou 200 populares de sangue quente a quererem tirar satisfações. Sabes bem como funcionam as pessoas em grupo, tornam-se matilhas de hienas.

                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Como é que uma procissão não vai minimamente sinalizada?
                Segundo uma pessoa que vi a ser entrevistada, fazem todos os anos mas nunca sai a procissão do adro. Este ano decidiram que iam avançar com a procissão pela primeira vez. Obviamente faltou experiência e também uma réstia de bom-senso.
                Editado pela última vez por PDCouto; 23 April 2011, 13:29.

                Comentário


                  #9
                  O homem se não fugisse era cruxificado (e não, não ressuscitaria amanhã). Em certas terriolas, não precisam de muito para estarem com a corda ao pescoço.

                  Não deixa de ser incrível fazerem procissões à noite nestes moldes sem sequer levarem colete reflector. Só isso poderia evitar o pior.
                  Mas como para muitos as regras de trânsito são só para parvos e totós, continuem assim e depois não venham chorar outra vez.

                  Comentário


                    #10
                    Achei piada ao que alguns entrevistados disseram:
                    "ele é um rapaz daqui, ainda se fosse alguém de fora... quer dizer, já não há respeito pelas pessoas..."

                    Não há respeito pelas pessoas...? Então mas os tipos fazem uma procissão no meio de uma estrada pouco iluminada e sem sinalização e estava à espera do quê? Na estrada, o único local para peões é a passadeira. Se era para fazerem algo fora do normal, ou seja, para andarem a pé numa estrada, esse "passeio" tem que estar sinalizado. A IC17 CRIL também abriu a peões e ciclistas mas foi um dia antes de abrir ao transito...

                    A culpa é sem dúvida de quem organizou a procissão e de mais ninguém.

                    Que é um episódio triste e dramático... é.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                      Se eu não fosse a nenhuma também não via.

                      Garanto-te que quase todas estão sinalizadas, seja de dia ou de noite.
                      De qualquer maneira mesmo sem PSP ou GNR dão perfeitamente visíveis ou audíveis.
                      Eu não sou católico e como tal não vou, obviamente, a procissões. No entanto conheço a realidade de muitas aldeias, das suas festas e romarias e garanto-te que na maior parte delas não há qualquer controlo policial. Em muitas delas a esquadra mais próxima fica a 20 ou 30km e só tem uns 2 ou 3 GNR de turno que têm mais com que se preocupar. Já me aconteceu por diversas vezes ter que ir a pastar atrás do senhor prior e do andarilho porque normalmente as estradas são estreitas e eles ocupam toda a largura da estrada. Mesmo os carros que vêm de frente aguardam calmamente na valeta.

                      E isto não se passa só em festas e romarias, nos funerais é exactamente a mesma coisa.

                      A prova de que nem sempre são visíveis e audíveis está neste acidente. Ainda se fosse durante o dia, agora de noite serrada um bando de marmanjos com velinhas na mão no meio da estrada não encaixa propriamente no meu conceito de "perfeitamente visível".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        Por muito direito e honesto que sejas, numa situação dessas quem é que mantém o sangue frio? Além disso equaciona 100 ou 200 populares de sangue quente a quererem tirar satisfações. Sabes bem como funcionam as pessoas em grupo, tornam-se matilhas de hienas.
                        Sim eu percebo essa situação, mas também não li em lado nenhum que ele se foi entregar de livre vontade à esquadra logo depois do acidente.

                        Comentário


                          #13
                          Até um simples carro com os 4 piscas ligados servia, e quem sabe podia-se ter evitado a tragédia.

                          Mas enfim, os meus pesames a todos os envolvidos.

                          Comentário


                            #14
                            ainda dizem que a religião não é perigosa

                            Comentário


                              #15
                              Na minha freguesia natal (e vizinhas), realizam-se dezenas de procissões religiosas por ano, e garantidamente, em nenhuma delas existe qualquer tipo de sinalização ou autoridades... Deduzo que no resto do país seja assim que funcione em meios pequenos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                Eu não sou católico e como tal não vou, obviamente, a procissões. No entanto conheço a realidade de muitas aldeias, das suas festas e romarias e garanto-te que na maior parte delas não há qualquer controlo policial. Em muitas delas a esquadra mais próxima fica a 20 ou 30km e só tem uns 2 ou 3 GNR de turno que têm mais com que se preocupar. Já me aconteceu por diversas vezes ter que ir a pastar atrás do senhor prior e do andarilho porque normalmente as estradas são estreitas e eles ocupam toda a largura da estrada. Mesmo os carros que vêm de frente aguardam calmamente na valeta.

                                E isto não se passa só em festas e romarias, nos funerais é exactamente a mesma coisa.

                                A prova de que nem sempre são visíveis e audíveis está neste acidente. Ainda se fosse durante o dia, agora de noite serrada um bando de marmanjos com velinhas na mão no meio da estrada não encaixa propriamente no meu conceito de "perfeitamente visível".

                                Por ano participo, a tocar na banda, em perto de 20 procissões tanto em cidade como em pequenas aldeias. Há ainda a situação de andar pelas terras a tocar pelas ruas e nunca, em nenhum dos casos, aconteceu algo do género. Ou vão autoridades (maior parte das vezes principalmente desde há uns anos atrás) ou então membros da comissão de festas.

                                É óbvio que tens de ir a pastar atrás do padre e da procissão, muito raramente permitem que se cruzem carros com a procissão devido à segurança.

                                Neste caso particular houve imprudência dos participantes, claramente, mas, não acredito que o condutor, se seguisse cumprindo as normas, não visse a procissão.

                                Aliás, imagina que nessa rua estava uma criança a atravessar ou um idoso? O condutor tem de ser prudente ao ponto de reagir em função do que poderá vir a acontecer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                  Aliás, imagina que nessa rua estava uma criança a atravessar ou um idoso? O condutor tem de ser prudente ao ponto de reagir em função do que poderá vir a acontecer.
                                  Sem querer desculpabilizar o condutor (não sei se vinha depressa ou devagar), se dentro das localidades/vilas/aldeias, um carro que circule a 30km/hr e de repente sai disparada uma criança de casa ou de trás de um carro, onde é que o condutor tem a culpa?

                                  Então nem se fala, á noite, sem visibilidade, encontrando peões sem qualquer "sinalização", mesmo vindo devagar (não a pastar), é quase certo que poderá correr algo de muito mal, basta o carro "tocar" num velho de 80 anos, para o mesmo ter sérias dificuldades em recuperar seja do que for.

                                  Convém ser prudente de ambos os lados, quem anda de carro e quem anda a pé á noite, ainda para mais numa procissão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                    Sem querer desculpabilizar o condutor (não sei se vinha depressa ou devagar), se dentro das localidades/vilas/aldeias, um carro que circule a 30km/hr e de repente sai disparada uma criança de casa ou de trás de um carro, onde é que o condutor tem a culpa?

                                    Então nem se fala, á noite, sem visibilidade, encontrando peões sem qualquer "sinalização", mesmo vindo devagar (não a pastar), é quase certo que poderá correr algo de muito mal, basta o carro "tocar" num velho de 80 anos, para o mesmo ter sérias dificuldades em recuperar seja do que for.

                                    Convém ser prudente de ambos os lados, quem anda de carro e quem anda a pé á noite, ainda para mais numa procissão.
                                    Mais uma razão. Se mesmo a 30km/h a probabilidade é grande ainda maior é quando o condutor faz uma manobra perigosa de modo a fazer com que o carro se desgoverne.

                                    Eu também não estou a desculpabilizar ninguém. Ambas as partes tiveram culpa e ambas irão sair prejudicadas, de uma forma ou de outra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As pessoas iam no meio da estrada ou pela berma?

                                      O veículo ia ou não a excesso de velocidade?

                                      É ou não crime fugir a um acidente?

                                      E se em vez de pessoas, lá estivesse um carro, não havia na mesma um acidente?

                                      E se em vez de uma procissão. fossem pessoas a dar um passeio a pé?

                                      A 50km/h um carro para em cerca de 10 metros....
                                      Editado pela última vez por VTEC; 23 April 2011, 19:27.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pelo que percebi da notícia as pessoas estavam paradas (ou quase) no meio da estrada, e estava também um veículo parado. O que perdeu o controlo não os terá visto (à procissão), e quando viu o outro veículo parado desviou-se, entãoaí sim viu-os, descontrolou-se ao tentar evita-los, foi contra um muro e depois é que foi contra as pessoas.
                                        Por muitas culpas que o condutor possa ter (ter fugido, eventual excesso de velocidade...), não me parece de todo que seja o maior responsável. Procissões no meio da estrada, de noite, sem sinalização nenhuma...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quantas e quantas vezes não nos cruzamos já com pessoas ou veículos que não se encontravam sinalizados ?

                                          Digam lá... Digam lá que nunca se assustaram...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                            As pessoas iam no meio da estrada ou pela berma?

                                            O veículo ia ou não a excesso de velocidade?

                                            É ou não crime fugir a um acidente?

                                            E se em vez de pessoas, lá estivesse um carro, não havia na mesma um acidente?

                                            E se em vez de uma procissão. fossem pessoas a dar um passeio a pé?

                                            A 50km/h um carro para em cerca de 10 metros....
                                            VTEC,

                                            Antes de mais, tenho a dizer-te que tenho um respeito enorme por esse avatar, e pelo nickname. Revela bom gosto...

                                            Por mais que eu vá em excesso de velocidade, quem paga a multa é quem conduz. Eu até posso ir a 200km/h numa nacional, é irresponsabilidade, sei disso, mas assumo o risco. Agora não posso ser culpado de haver pessoas numa via onde só é suposto passarem carros...

                                            É crime fugir em situação de acidente. Ele deve ser punido por isso, bem como se for provado que vinha em excesso de velocidade.

                                            Se houvesse lá um carro, e se este carro estivesse na via dele, é possível que não tivesse havido acidente...

                                            As pessoas "a pé" não deveriam estar a passear naquela estrada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                              VTEC,

                                              Antes de mais, tenho a dizer-te que tenho um respeito enorme por esse avatar, e pelo nickname. Revela bom gosto...

                                              Por mais que eu vá em excesso de velocidade, quem paga a multa é quem conduz. Eu até posso ir a 200km/h numa nacional, é irresponsabilidade, sei disso, mas assumo o risco. Agora não posso ser culpado de haver pessoas numa via onde só é suposto passarem carros...

                                              É crime fugir em situação de acidente. Ele deve ser punido por isso, bem como se for provado que vinha em excesso de velocidade.

                                              Se houvesse lá um carro, e se este carro estivesse na via dele, é possível que não tivesse havido acidente...

                                              As pessoas "a pé" não deveriam estar a passear naquela estrada...
                                              Então desculpas uma (suposta) infracção com outra infracção?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                VTEC,

                                                Antes de mais, tenho a dizer-te que tenho um respeito enorme por esse avatar, e pelo nickname. Revela bom gosto...

                                                Por mais que eu vá em excesso de velocidade, quem paga a multa é quem conduz. Eu até posso ir a 200km/h numa nacional, é irresponsabilidade, sei disso, mas assumo o risco. Agora não posso ser culpado de haver pessoas numa via onde só é suposto passarem carros...

                                                É crime fugir em situação de acidente. Ele deve ser punido por isso, bem como se for provado que vinha em excesso de velocidade.

                                                Se houvesse lá um carro, e se este carro estivesse na via dele, é possível que não tivesse havido acidente...

                                                As pessoas "a pé" não deveriam estar a passear naquela estrada...
                                                Querias...
                                                Não sei se já reparaste, mas há níveis de contra-ordenações. E além disso há situações em que és responsabilizado pela tua acção ou inacção e quando o teu desrespeito pela lei for considerado responsável para o desfecho da situação. Se fores a 200Km/h numa rua e atropelares uma pessoa que não atravessou numa passadeira, garanto-te que és tu quem vai ser considerado responsável.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Então desculpas uma (suposta) infracção com outra infracção?
                                                  Deixa ver se me explico melhor:
                                                  - Posso andar de carro numa estrada de uma localidade a 200km/h? Posso, pago é a multa se for apanhado.
                                                  - Posso andar a pé no meio de uma estrada qualquer, sem passeio, e sem sinalização? Posso, mas se levar uma passa e morrer não posso culpar o condutor com certeza.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                    Deixa ver se me explico melhor:
                                                    - Posso andar de carro numa estrada de uma localidade a 200km/h? Posso, pago é a multa se for apanhado.
                                                    - Posso andar a pé no meio de uma estrada qualquer, sem passeio, e sem sinalização? Posso, mas se levar uma passa e morrer não posso culpar o condutor com certeza.
                                                    Podes. Vai fazer exames de código e quando te perguntarem o que fazer quando existem peões na rua vê a resposta correcta.

                                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                    Querias...
                                                    Não sei se já reparaste, mas há níveis de contra-ordenações. E além disso há situações em que és responsabilizado pela tua acção ou inacção e quando o teu desrespeito pela lei for considerado responsável para o desfecho da situação. Se fores a 200Km/h numa rua e atropelares uma pessoa que não atravessou numa passadeira, garanto-te que és tu quem vai ser considerado responsável.
                                                    Mesmo a 50km/h pode ser considerado culpado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                      Podes. Vai fazer exames de código e quando te perguntarem o que fazer quando existem peões na rua vê a resposta correcta.



                                                      Mesmo a 50km/h pode ser considerado culpado.
                                                      Pois pode. Queria apenas argumentar que não é uma questão de pagar multas. É sim de em que é que a negligência ou possível negligência influencia no desfecho. Há factores atenuantes e há factores agravantes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                        Querias...
                                                        Não sei se já reparaste, mas há níveis de contra-ordenações. E além disso há situações em que és responsabilizado pela tua acção ou inacção e quando o teu desrespeito pela lei for considerado responsável para o desfecho da situação. Se fores a 200Km/h numa rua e atropelares uma pessoa que não atravessou numa passadeira, garanto-te que és tu quem vai ser considerado responsável.
                                                        Não tenho a certeza disso... mas se assim for, discordo com a lei. E já agora... se for uma ambulância do INEM a 100km/h numa localidade e matar alguém fora da passadeira? É o gajo do INEM que vai ser responsabilizado? Quer dizer que se morrer fora da passadeira pelo INEM está tudo bem, se for um outro veículo já é o culpado o veículo. Não acho isso muito normal.

                                                        Se eu for atropelado fora da passadeira, independentemente de ser um carro a 50km/h ou a 200km/h, a responsabilidade, do meu ponto de vista seria minha em primeiro lugar por usar a estrada para andar a pé fora de uma passadeira, e não de carro...

                                                        É a minha opinião, secalhar não vai de encontro à lei...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                          Não tenho a certeza disso... mas se assim for, discordo com a lei. E já agora... se for uma ambulância do INEM a 100km/h numa localidade e matar alguém fora da passadeira? É o gajo do INEM que vai ser responsabilizado? Quer dizer que se morrer fora da passadeira pelo INEM está tudo bem, se for um outro veículo já é o culpado o veículo. Não acho isso muito normal.

                                                          Se eu for atropelado fora da passadeira, independentemente de ser um carro a 50km/h ou a 200km/h, a responsabilidade, do meu ponto de vista seria minha em primeiro lugar por usar a estrada para andar a pé fora de uma passadeira, e não de carro...

                                                          É a minha opinião, secalhar não vai de encontro à lei...
                                                          Não vai mesmo.

                                                          Mas então quantos é que já mataste? Duvido que nunca te tenha aparecido alguém à frente, no meio da estrada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                            Não vai mesmo.

                                                            Mas então quantos é que já mataste? Duvido que nunca te tenha aparecido alguém à frente, no meio da estrada.
                                                            Por acaso até sou bastante respeitador dos peões... nunca tive nenhum susto com isso, felizmente. Apanho mais sustos com a minha namorada a pendura do que a conduzir sozinho... parece que se assusta com um carro ou uma pessoa a 100 metros, deve achar que os meus carros não tem travões...

                                                            Mas esta questão da morte na procissão pareceu-me muito mais responsabilidade dos elementos da procissão do que do condutor. As procissões têm que estar sinalizadas... quer dizer que por irresponsabilidade da organização dessa procissão não havia sinalização, e por causa dessa irresponsabilidade o condutor está a ser culpabilizado pelo acidente... acho incoerente. Em última análise a culpa seria sempre da procissão... quanto mais não seja pela sua irresponsabilidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X