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Sinal de cedência de prioridade vs. Mudança de faixa.

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    [Código da Estrada] Sinal de cedência de prioridade vs. Mudança de faixa.

    Na sequência de um "encontro imediato" com outro condutor, gostaria de colocar uma questão relativa a uma situação ambígua que tem bastante potencial para causar acidentes.

    Este local é um bom exemplo para ilustrar o problema.
    O condutor A vem da 2ª circular e vai entrar (mais adiante) na Av. Lusíada. Encontra portanto um sinal de cedência de prioridade mas mantém-se sempre na mesma faixa.
    O condutor B circulava da Av. Lusíada e vai sair para a estrada paralela. Ficam então ambos os condutores, lado a lado, cada um na sua faixa (uma segue para o estádio pelo túnel, e a outra segue em frente à superfície).

    Agora, se o condutor B quiser mudar para a faixa mais à direita, quem tem de ceder passagem?

    Se é quem se depara com o sinal de cedência de prioridade, até que distância é que o sinal mantém-se válido?

    Não é invulgar acontecer esta situação, ocorrendo também em entradas de auto-estradas quando "aparece" uma nova faixa. Quem circula na nova faixa fica para sempre "refém" de quem está nas faixas mais à esquerda?

    Em caso de acidente, como é que isto se resolve? As seguradoras ditam 50/50?

    Desde já obrigado pelas opiniões e esclarecimentos.

    #2
    Originalmente Colocado por Zar Ver Post
    Na sequência de um "encontro imediato" com outro condutor, gostaria de colocar uma questão relativa a uma situação ambígua que tem bastante potencial para causar acidentes.

    Este local é um bom exemplo para ilustrar o problema.
    O condutor A vem da 2ª circular e vai entrar (mais adiante) na Av. Lusíada. Encontra portanto um sinal de cedência de prioridade mas mantém-se sempre na mesma faixa.
    O condutor B circulava da Av. Lusíada e vai sair para a estrada paralela. Ficam então ambos os condutores, lado a lado, cada um na sua faixa (uma segue para o estádio pelo túnel, e a outra segue em frente à superfície).

    Agora, se o condutor B quiser mudar para a faixa mais à direita, quem tem de ceder passagem?

    Se é quem se depara com o sinal de cedência de prioridade, até que distância é que o sinal mantém-se válido?

    Artigo 22.º( Decreto-regulamentar 22-A/98, alterado pelo dec.reg. 41/2002)
    Colocação e características
    1 - Os sinais B1 e B2 devem ser colocados na proximidade imediata da intersecção, tanto quanto possível,
    na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos veículos
    na via com prioridade.
    2 - O sinal B1 pode ainda ser colocado a uma distância máxima da intersecção de 50 m fora das
    localidades e de 25 m dentro das localidades ou, quando acompanhado de um painel adicional, pode ser
    repetido a maior distância da intersecção a que respeita, funcionando como
    pré-aviso.

    Não é invulgar acontecer esta situação, ocorrendo também em entradas de auto-estradas quando "aparece" uma nova faixa. Quem circula na nova faixa fica para sempre "refém" de quem está nas faixas mais à esquerda?

    Em caso de acidente, como é que isto se resolve? As seguradoras ditam 50/50?
    Nesta situação penso que, numa primeira análise e existindo desobediência ao sinal vertical não pode existir qualquer dúvuda mas, nenhum acidente é igual ( as circunstancias do acidente podem ser várias e não depender por exemplo só do desrespeito da sinalização vertical,pelo que , é sempre necessário expor bem a situação e contestar uma eventual decisão desfavorável.
    Desde já obrigado pelas opiniões e esclarecimentos.
    Pelo local descrito e tendo em conta a sinalização aí existente , sempre que um condutor se depare com um qualquer sinal gráfico vertical virado para si deve tomar as devidas precauções e obedecer às indicaçõees por si dadas. O condutor que circula pela via mais á direita deve abrandar e se necessário parar a fim de dar passagem a que circula na via mais à esquerda e a quem pretenda também seguir pela via mais à direita, ou seja em qualquer uma das situações , seguir pelo túnel ou pela mais à direita q, quem vem da 2º Circular tem de dar passagem a qualquer veículo que se apresenta pela sua esquerda. Muito embora , o condutor que vem da via centra da Av. Lusídada també está obrigado a tomar especial cuidado ao pretender mudar de direcção apesar de, pela sinalização aí existente , ter prioridade.

    Comentário


      #3
      acho que é bastante claro. o sinal de cedência pintado no chão é exactamente para prever essa situação. se algum quiser entrar naquela faixa quem lá está tem de deixar entrar.

      pelo menos é assim que leio.

      passei os ultimos meses a passar nessa estrada todos os dias... e há com cada palhaço

      Comentário


        #4
        Se fosse só aí. Em Lisboa á dezenas de situações semelhantes mas, como conheço bem esses locais quando aí chego já vou com um olho no burro e outro no cigano.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          2 - O sinal B1 pode ainda ser colocado a uma distância máxima da intersecção de 50 m fora das
          localidades e de 25 m dentro das localidades ou, quando acompanhado de um painel adicional, pode ser
          repetido a maior distância da intersecção a que respeita, funcionando como
          pré-aviso.
          OK. Pode-se então inferir que o raio de acção do sinal de cedência de prioridade é de 25m dentro das localidades.

          Ou, melhor dizendo, dado que nestas situações a localização da intersecção entre vias não tem uma localização clara (pelo menos para mim não é claro - não sei se alguém terá opinião diferente), tem que se assumir que a intersecção estará no máximo até 25m após o sinal.

          Assim sendo, até 25m depois do sinal considera-se que ainda poderemos estar na intersecção de vias e, por conseguinte, o sinal B1 determina quem tem de ceder passagem. Após os 25m, o que determina a prioridade é a regra de mudança de faixa.
          Está certo?

          De qualquer forma, acho que se poderia evitar muita confusão se simplesmente se mudasse a sinalização horizontal: bastaria pintar uma linha perpendicular à marcha na faixa da direita de modo a que esta não parecesse "aberta" a quem lá circula.
          Editado pela última vez por Zar; 10 May 2011, 13:45.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
            Se fosse só aí. Em Lisboa á dezenas de situações semelhantes mas, como conheço bem esses locais quando aí chego já vou com um olho no burro e outro no cigano.
            diria mais... em Lisboa em muitos sítios é ignorar os sinais e estar sempre de olho e não fazer nada "esperto"

            Comentário


              #7
              Há aqui outra questão que é: o triângulo de perda de prioridade pintado no chão tem validade? Por exemplo as letras de STOP no chão não obrigam à paragem, apenas lembram o condutor que terá de ceder passagem (por exemplo, em faixas para virar à esquerda).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                Há aqui outra questão que é: o triângulo de perda de prioridade pintado no chão tem validade? Por exemplo as letras de STOP no chão não obrigam à paragem, apenas lembram o condutor que terá de ceder passagem (por exemplo, em faixas para virar à esquerda).
                Neste caso pela imagem do Google estão lá claramente os sinais verticais, assim sendo é claro que apresentado-se uma viatura na "saida" da Av. Lusíada, que pretenda ir em direcção ao Alto dos Moinhos e sinalizando essa intenção, a viatura que venha de baixo, terá que ceder passagem, faltará porventura linha que indique o local onde teria que ceder passagem, a fim de evitar a dúvida.

                Pessoalmente faria mais sentido que a viatura que quem saí da Av. Lusíada tivesse sinalização ou, não havendo qualquer sinalização, mudasse de via quando fosse possível já que ambos podem seguir em frente sem cruzamento de vias. Eventualmente um marca rodoviária continua mais longa e mais à frente, permitir as mudanças de direcção.
                Provavelmente face ao curto espaço e possível paragem de trânsito na Av. Lusíada, optaram por inverter a "regra".
                Editado pela última vez por Valium; 10 May 2011, 22:48.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                  Há aqui outra questão que é: o triângulo de perda de prioridade pintado no chão tem validade? Por exemplo as letras de STOP no chão não obrigam à paragem, apenas lembram o condutor que terá de ceder passagem (por exemplo, em faixas para virar à esquerda).
                  Nem é bem assim. As marcas rodoviárias de nada valem se não estiverem acompanhadas por um sinal vertical.

                  Comentário


                    #10
                    Outro exemplo que me tenho deparado diariamente: http://maps.google.com/maps?f=q&sour...,0.002642&z=19

                    Agora a sinalização no pavimento até está refeita mas na minha opinião quem sai da 2ª Circular perde a prioridade (sinalização horizontal), apesar de ter uma via própria. Digo isto porque quem quer sair na 1ª saída da rotunda tem de antecipar para essa via pois o mais recorrente é que quem sai da 2ª Circular quer virar à esquerda nessa rotunda.

                    Já tive uma discussão com um senhor nesse sitio precisamente por ele não me deixar mudar para a direita...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                      Nem é bem assim. As marcas rodoviárias de nada valem se não estiverem acompanhadas por um sinal vertical.
                      Isso não é bem assim. Há marcas rodoviárias pintadas na via que são válidas e não precisam de sinais verticais, simplesmente porque a tal não são obrigados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                        Outro exemplo que me tenho deparado diariamente: http://maps.google.com/maps?f=q&sour...,0.002642&z=19

                        Agora a sinalização no pavimento até está refeita mas na minha opinião quem sai da 2ª Circular perde a prioridade (sinalização horizontal), apesar de ter uma via própria. Digo isto porque quem quer sair na 1ª saída da rotunda tem de antecipar para essa via pois o mais recorrente é que quem sai da 2ª Circular quer virar à esquerda nessa rotunda.

                        Já tive uma discussão com um senhor nesse sitio precisamente por ele não me deixar mudar para a direita...

                        Se aí neste momento não existe qualquer sinal vertical de cedência de passagem, que sai da 2ª Circular tem prioridade de entrar na via e os que vêem da Av. de Berlim devem ceder a passagem. Se pretender sair para a direita deves ceder passagem aos que se apresentem pela direita. Até essa situação estar resolvida/ alterada quem vem da 2ª Circular tem prioridade.

                        Quem quiser denunciar problemas com a sinalização/falta da mesma poder contactar o serviço abaixo indicado da CMLisboa:

                        Departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego


                        Direcção:
                        DSRT


                        Morada:
                        Rua Alexandre Herculano, nº 46 - 4º 1250-012 Lisboa



                        Telefone:
                        213 588 500


                        Fax:
                        213 588 569


                        Email:
                        dsrt@cm-lisboa.pt; dsrt.condicionamentos@cm-lisboa.pt
                        Editado pela última vez por rucsantos; 11 May 2011, 10:23.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                          Isso não é bem assim. Há marcas rodoviárias pintadas na via que são válidas e não precisam de sinais verticais, simplesmente porque a tal não são obrigados.


                          O quê? Explica-te melhor porque não percebi. E dá também exemplos disso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                            Outro exemplo que me tenho deparado diariamente: http://maps.google.com/maps?f=q&sour...,0.002642&z=19

                            Agora a sinalização no pavimento até está refeita mas na minha opinião quem sai da 2ª Circular perde a prioridade (sinalização horizontal), apesar de ter uma via própria. Digo isto porque quem quer sair na 1ª saída da rotunda tem de antecipar para essa via pois o mais recorrente é que quem sai da 2ª Circular quer virar à esquerda nessa rotunda.

                            Já tive uma discussão com um senhor nesse sitio precisamente por ele não me deixar mudar para a direita...
                            Mas para quem sai da 2º circular não está lá um sinal de perda de de prioridade?

                            Comentário


                              #15
                              Tudo o que queriam saber sobre marcas do pavimento (e outra sinalização rodoviária) mas tinham vergonha de perguntar: aqui!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                O quê? Explica-te melhor porque não percebi. E dá também exemplos disso.
                                O vulgo traço continuo, descontinuo, amarelo encostado ao passeio que proíbe o estacionamento, raias, etc.
                                Todos estes não obrigam a sinalização vertical, não sei se seriam a estes que o Rucsantos se refere.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  O vulgo traço continuo, descontinuo, amarelo encostado ao passeio que proíbe o estacionamento, raias, etc.
                                  Todos estes não obrigam a sinalização vertical, não sei se seriam a estes que o Rucsantos se refere.
                                  Ah, se assim for, tem toda a razão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    O vulgo traço continuo, descontinuo, amarelo encostado ao passeio que proíbe o estacionamento, raias, etc.
                                    Todos estes não obrigam a sinalização vertical, não sei se seriam a estes que o Rucsantos se refere.
                                    E um STOP pintado no chão sem sinalização vertical indica perda de prioridade

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Neste caso pela imagem do Google estão lá claramente os sinais verticais, assim sendo é claro que apresentado-se uma viatura na "saida" da Av. Lusíada, que pretenda ir em direcção ao Alto dos Moinhos e sinalizando essa intenção, a viatura que venha de baixo, terá que ceder passagem, faltará porventura linha que indique o local onde teria que ceder passagem, a fim de evitar a dúvida.

                                      Pessoalmente faria mais sentido que a viatura que quem saí da Av. Lusíada tivesse sinalização ou, não havendo qualquer sinalização, mudasse de via quando fosse possível já que ambos podem seguir em frente sem cruzamento de vias. Eventualmente um marca rodoviária continua mais longa e mais à frente, permitir as mudanças de direcção.
                                      Provavelmente face ao curto espaço e possível paragem de trânsito na Av. Lusíada, optaram por inverter a "regra".
                                      Neste caso sim, mas há casos em que está o triângulo pintado no chão mas não há qualquer sinalização vertical.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        E um STOP pintado no chão sem sinalização vertical indica perda de prioridade
                                        De acordo com a legislação em vigor, se não foi alterada, o Stop pintado não indica perda de prioridade.
                                        Essa inscrição é meramente informativa e serve para reforçar o sinal vertical, bem como, por norma é acompanhada pelo linha continua perpendicular à via, que indica o local onde se deve parar para ceder passagem.

                                        Obviamente dirá o bom senso que se está lá pintado, é porque o local deve ter algumas características que levaram a colocar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                          Se aí neste momento não existe qualquer sinal vertical de cedência de passagem, que sai da 2ª Circular tem prioridade de entrar na via e os que vêem da Av. de Berlim devem ceder a passagem. Se pretender sair para a direita deves ceder passagem aos que se apresentem pela direita. Até essa situação estar resolvida/ alterada quem vem da 2ª Circular tem prioridade.
                                          O sinal vertical B1 dirigido a quem provém da 2ª circular está lá.

                                          Descobre o wally.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            O sinal vertical B1 dirigido a quem provém da 2ª circular está lá.

                                            Descobre o wally.
                                            Eu já o vi... está no poste mais atrás, com o proibido virar à esquerda.
                                            Editado pela última vez por Valium; 11 May 2011, 22:42.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              De acordo com a legislação em vigor, se não foi alterada, o Stop pintado não indica perda de prioridade.
                                              Essa inscrição é meramente informativa e serve para reforçar o sinal vertical, bem como, por norma é acompanhada pelo linha continua perpendicular à via, que indica o local onde se deve parar para ceder passagem.

                                              Obviamente dirá o bom senso que se está lá pintado, é porque o local deve ter algumas características que levaram a colocar.
                                              A ser assim, estava enganado...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                A ser assim, estava enganado...
                                                Creio que este artigo não sofreu alteração:

                                                Artigo 61.o
                                                Marcas transversais
                                                As marcas transversais, apostas no sentido da largura das faixas de rodagem e que podem ser completadas por símbolos ou inscrições, são as seguintes:
                                                M8 e M8a — linha de paragem e linha de paragem «STOP»: consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição «STOP» no
                                                pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertica
                                                l;
                                                Isto é do RST.

                                                Por norma vês as linhas sem stop junto aos semáforos (indicando o local de paragem, imposto pela luz vermelha).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  De acordo com a legislação em vigor, se não foi alterada, o Stop pintado não indica perda de prioridade.
                                                  Essa inscrição é meramente informativa e serve para reforçar o sinal vertical, bem como, por norma é acompanhada pelo linha continua perpendicular à via, que indica o local onde se deve parar para ceder passagem.

                                                  Obviamente dirá o bom senso que se está lá pintado, é porque o local deve ter algumas características que levaram a colocar.
                                                  Exacto, foi o que me foi dito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Creio que este artigo não sofreu alteração:

                                                    Isto é do RST.

                                                    Por norma vês as linhas sem stop junto aos semáforos (indicando o local de paragem, imposto pela luz vermelha).
                                                    Pelo que aí está, a paragem só é obrigatória se "imposta por outro meio de sinalização" ou "imposta por sinalização vertical"...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Silvers Ver Post
                                                      Outro exemplo que me tenho deparado diariamente: http://maps.google.com/maps?f=q&sour...,0.002642&z=19

                                                      Agora a sinalização no pavimento até está refeita mas na minha opinião quem sai da 2ª Circular perde a prioridade (sinalização horizontal), apesar de ter uma via própria. Digo isto porque quem quer sair na 1ª saída da rotunda tem de antecipar para essa via pois o mais recorrente é que quem sai da 2ª Circular quer virar à esquerda nessa rotunda.

                                                      Já tive uma discussão com um senhor nesse sitio precisamente por ele não me deixar mudar para a direita...
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      Mas para quem sai da 2º circular não está lá um sinal de perda de de prioridade?
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      O sinal vertical B1 dirigido a quem provém da 2ª circular está lá.

                                                      Descobre o wally.
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Eu já o vi... está no poste mais atrás, com o proibido virar à esquerda.
                                                      Olha-o ali.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Pelo que aí está, a paragem só é obrigatória se "imposta por outro meio de sinalização" ou "imposta por sinalização vertical"...
                                                        Sim, porque no primeiro caso (apenas linha) pode ser um sinal luminoso, no segundo o sinal vertical Stop.

                                                        Comentário

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