Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desabafo acerca da DESprevenção Rodoviária!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Desabafo acerca da DESprevenção Rodoviária!

    Boas,

    Tenho que vos contar isto que se passou, pois eu pensei não ser já possível.

    Ontem fui até à semana académica no restelo e no espaço entre as 22h e as 2H30 bebi 5 imperiais. Isto não teria nada de relevante até eu contar o que vem a seguir...

    Por volta das 4.30 saiu do recinto, sem ter bebido mais nada, e deparo-me com uma operação STOP mesmo ao lado do meu carro. Perfeitamente sóbrio mas a perceber que podia acusar, pedi gentilmente a um agente que lá estava para soprar no balão porque tinha estado a beber e queria saber se podia conduzir..

    Ao que ele me responde: "Não fazemos a pessoas a pé!", num tom de meter nojo. Eu respondi ao homem que ia conduzir, mostrei-lhe a minha carta de condução e tudo para lhe provar, e ele não vai de modas e diz "Se quiser soprar no balão, é esperar ser mandado parar. Se acusar, paga a multa. Ou então vá à esquadra ali ao lado dos pasteis". Tive uma vontade enorme de o mandar comer naquele sitio, mas como aprendi a ser educado, calei-me.

    Fui então até à esquadra, mas em vão. Negaram-me o teste porque supostamente não fazem testes do balão!

    Então, e num acto de inconsciência, pois apesar de bem e de não beber, já por aquela altura há perto de 3 horas, não sabia o álcool que me corria nas veias e quando eles tavam todos ocupados peguei no carro e pirei-me...

    Mas quando estava a chegar aos Cabos de Ávila fui obrigado a parar porque havia outra mais à frente e como eu não estava seguro de mim (em termos de TAS, não de capacidades - eu sei que vão dizer que isso não conta para nada), encostei novamente e esperei mais 2 horas dentro do carro, para me garantir.

    Quando arranquei eles viram-me a arrancar (eram às dezenas em cima do passeio naquela avenida que vem de belém até aos cabos) e claro, mandaram-me parar.

    Fui ao balão, e acusei 0.00, mas contei a história ao agente de qualquer forma e ele respondeu-me "É mesmo assim. Quem bebe não pode conduzir nunca".

    A sério, podia ter evitado o carro, mas eu sentia-me bem (e digo-o francamente) e este tipo de desprevenção tira-me do sério!

    #2
    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Boas,

    Tenho que vos contar isto que se passou, pois eu pensei não ser já possível.

    Ontem fui até à semana académica no restelo e no espaço entre as 22h e as 2H30 bebi 5 imperiais. Isto não teria nada de relevante até eu contar o que vem a seguir...

    Por volta das 4.30 saiu do recinto, sem ter bebido mais nada, e deparo-me com uma operação STOP mesmo ao lado do meu carro. Perfeitamente sóbrio mas a perceber que podia acusar, pedi gentilmente a um agente que lá estava para soprar no balão porque tinha estado a beber e queria saber se podia conduzir..

    Ao que ele me responde: "Não fazemos a pessoas a pé!", num tom de meter nojo. Eu respondi ao homem que ia conduzir, mostrei-lhe a minha carta de condução e tudo para lhe provar, e ele não vai de modas e diz "Se quiser soprar no balão, é esperar ser mandado parar. Se acusar, paga a multa. Ou então vá à esquadra ali ao lado dos pasteis". Tive uma vontade enorme de o mandar comer naquele sitio, mas como aprendi a ser educado, calei-me.

    Fui então até à esquadra, mas em vão. Negaram-me o teste porque supostamente não fazem testes do balão!

    Então, e num acto de inconsciência, pois apesar de bem e de não beber, já por aquela altura há perto de 3 horas, não sabia o álcool que me corria nas veias e quando eles tavam todos ocupados peguei no carro e pirei-me...

    Mas quando estava a chegar aos Cabos de Ávila fui obrigado a parar porque havia outra mais à frente e como eu não estava seguro de mim (em termos de TAS, não de capacidades - eu sei que vão dizer que isso não conta para nada), encostei novamente e esperei mais 2 horas dentro do carro, para me garantir.

    Quando arranquei eles viram-me a arrancar (eram às dezenas em cima do passeio naquela avenida que vem de belém até aos cabos) e claro, mandaram-me parar.

    Fui ao balão, e acusei 0.00, mas contei a história ao agente de qualquer forma e ele respondeu-me "É mesmo assim. Quem bebe não pode conduzir nunca".

    A sério, podia ter evitado o carro, mas eu sentia-me bem (e digo-o francamente) e este tipo de desprevenção tira-me do sério!
    já viste o que seria se todos os que bebem uma ou outra cerveja andassem a pedir à polícia para serem testados por forma a saberem se podem conduzir? Não faziam mais nada! Acho que procederam bem: bebeste não deves conduzir. Ponto final. Se quiseres arriscar o problema é teu.

    Comentário


      #3
      E achas isso bom?

      Estava apenas a tentar ir mais sossegado da minha vida, nada mais. Sentia-me bem, o mesmo já não posso dizer de quem me acompanhava, e acho que não fui bem tratado.

      Comentário


        #4
        Isso é normal...uma vez no parque das nações (vindo bem bebido do Cenoura) perguntei a uma patrulha se podia fazer um teste do balão só para ver se acusava muito ou pouco (acusar acusava de certeza) e eles disseram que não podiam fazer, só faziam a peões em caso de acidente.

        Qualquer das formas foram simpáticos, perguntaram-me para onde ia, e eles disseram que eu podia ir descansado que não havia operações stop pelo caminho... e assim foi

        Comentário


          #5
          Se o amigo sabia que ia para um sitio onde ia beber à fartazana, porque é que não deixou o carro em casa e apanhava um táxi ou o autocarro? E o policia é que é mau?

          Comentário


            #6
            Aí é que está. Eu não bebi à fartazana.

            Já bebi bem mais do que 5 imperiais numa noite e já apanhei valentes carroças, e ontem nem perto disso cheguei.

            Sentia-me bastante bem, nada de alegrias, e inclusivamente deixei de beber antes de me ir embora..

            Se 5 imperiais é beber à fartazana...

            Comentário


              #7
              Beber à fartazana... 5 finos... lol.
              Eu compreendo perfeitamente o que diz o autor do tópico, já tenho sido eu o condutor "cool" e outras vezes o "bêbado cool" e quer nunca quer noutra, bebo sempre os meus finos, sigo sempre tranquilo, já suprei algumas vezes no balão e quase sempre acusei, a única vez que fui a "medo" deu 0.48, curiosamente também numa queima. Desde que te sintas bem, é sinal de que não estás com nada a mais que a conta, eu pelo menos faço assim. Digam o que disserem, quem gosta de beber umas cervejas bebe sempre, quem crucifica... enfim, nem me vou alongar.

              Infelizmente acho que o que se passou é normal, pois acho que devia ser facultado balões nas farmácias para ajudar na dita prevenção, mas a caça à multa dá muito dinheiro ao estado...

              Comentário


                #8
                Concordo com o autor do topico na medida em que lhe deviam ter facultado a possibilidade de fazer o teste para prosseguir com a certeza de não estar em infracção.

                No entanto, hoje em dia, dado a maravilhosa situação economica em que o pais se encontra, os meios à disposição das autoridades para ficalização, nomeadamente os tubos dos acoolimetros não visam a prevenção, mas sim arrecadar o maximo de rendimento dos automobilistas atraves das multas aplicadas.

                Sei de ciencia certa, por esperiencia profissional minha, que quer os condutores sem carta ou os sobre efeito do alcool, só cumprem penas de prisão na eventualidade de não pagarem as multas em que estas são substituidas.

                Assim não se vai lá em termos de prevenção, nem sequer se consegue equilibrar as finanças publicas.

                Comentário


                  #9
                  Podiam ter um "stand" da Prevenção Rodoviária dentro do recinto, ou nas imediações.
                  Os €€ que recebem anualmente, devem ser justificados.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                    Se o amigo sabia que ia para um sitio onde ia beber à fartazana, porque é que não deixou o carro em casa e apanhava um táxi ou o autocarro? E o policia é que é mau?
                    Nem mais.

                    Se sabias que ias conduzir, porque é que bebeste 5 cervejas? De certeza que ultrapassavas os 0,5 na taxa de alcoolemia, a não ser que sejas muita goooooooooooooooordo (perdão: foooooooooooooooooooorte)

                    O polícia pode ter sido mal educado, mas penso que devemos dar um desconto tendo em conta o que ele deve aturar todos os dias, ainda por cima em tempos de festas académicas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                      Se o amigo sabia que ia para um sitio onde ia beber à fartazana, porque é que não deixou o carro em casa e apanhava um táxi ou o autocarro? E o policia é que é mau?

                      Mas a Policia serve para prevenir, se ele demonstrou claramente que tinha estado a beber e que ia conduzir, qual o mal de fazer o teste do balao? Entre ter trabalho de 10 minutos a fazer o testes e ir para uma emergencia de acidente rodoviario grave acho que fazer o teste do balao ao policia era mais simples digo eu... para alem disso, é giro dizer para nao levar o carro para estes sitios, mas de taxi é o dobro do que se gasta em combustivel, e de transportes publicos sao limitados para nao dizer que para muitos sitios de lisboa a partir da 00h nao ha, caros e demorados.

                      Eu do restelo para minha casa que fica em Belas, se nao levar carro ou gasto mais de 20€ de taxi (nao gasto metade de combustivel, e quando nao se paga mais porque o taxista começa a inventar caminhos mais demorados) ou nao venho para casa que nao ha transportes para la das 1.30h.

                      O que ha a reter é que ele demonstrou uma atitude altruista, que se metade dos condutores fizessem o mesmo nao havia tantos acidentes, e civilizada e a Policia que é obrigada de fazer prevençao rodoviaria e garantir a segurança de quem circula nas rodovias nao fez o seu trabalho. Ainda compreendo na operaçao stop, mas na esquadra?

                      Comentário


                        #12
                        Em Coimbra, pelos lados do Recinto e até as 2 da manha, em alturas de Queima e Latada anda sempre malta de Enfermagem, onde podes fazer os testes gratuitamente ( tens só que preencher um questionário, para te darem um bocal, depois é guarda-lo ;) )

                        Iniciativas destas são sempre de valor. Apesar de certamente os aparelhos não serem tão exactos ou preciso como os da Policia já dá para ter uma ideia.
                        Editado pela última vez por Indigo; 15 May 2011, 03:04.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post

                          Se 5 imperiais é beber à fartazana...

                          5 finos é um litro de cerveja.

                          1 litro já é bastante

                          Comentário


                            #14
                            Boas

                            Não vou sequer questionar o facto de se beber... não sou moralista! Mas a resposta que supostamente o policia deu deixa muito a desejar! Então se for a pé e pedir para fazer o teste porque vai cinduzir o sr. agente não faz, mas se vir a mesma pessoa a entrar para o veiculo já se pode fazer porque dai sai algum rendimento(multa)?
                            A meu ver não seria um grande esforço por parte das autoridades faculterem o teste visto que a pessoa assumiu que ia conduzir!

                            Abraços

                            Comentário


                              #15
                              Tenho uma opinião muito particular sobre este assunto:


                              Não vejo problema nenhum que a policia fizésse "testes de balão" sempre que lhe pedissem, tal como foi aqui descrito.

                              Só tinhamos todos a ganhar com isso.


                              Mas nessa situação especifica deveria ser pago.

                              Seria um serviço prestado, e pago por quem o solicitava.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Tenho uma opinião muito particular sobre este assunto:


                                Não vejo problema nenhum que a policia fizésse "testes de balão" sempre que lhe pedissem, tal como foi aqui descrito.

                                Só tinhamos todos a ganhar com isso.


                                Mas nessa situação especifica deveria ser pago.

                                Seria um serviço prestado, e pago por quem o solicitava.

                                Sim mais que nao seja pago, mas que nao se recusa-se a fazer ja que pode constituir perigo publico.

                                Comentário


                                  #17
                                  É uma estupidez não permitirem....

                                  Eu já fiz o mesmo. Estava numa discoteca e um colega, ao sair, mandou sms a avisar da operação stop. Fui lá, a pé, e tive que falar com 2 ou 3 agentes, até me deixarem fazer o teste. Deu 0,47 ou 0,48, e já não bebia há umas 2 ou 3 horas... Passei com o carro, e mandaram parar, mas reconheceram-me e segui. Ainda passei por mais 2 operações até chegar a casa, mas não mandaram parar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que fizeste muito bem em ter pedido o teste. Já tive na tua situação e fiz o mesmo.

                                    Fui com a minha namorada a pé a uma operação, soprarmos, principalmente para sabermos se ela poderia levar o carro (3 copos de sangria), uma vez que eu de certeza que não podia.

                                    Os agentes da PSP foram extremamente simpáticos e prestáveis, ela soprou e deu 0.0. Eu pedi para soprar, para ter uma noção dos valores que apresentava (nunca tinha soprado) e deu 1,45.

                                    Para quem pensa que 1,45 é muito, posso dizer que fiquei admirado com a rapidez que se chega a este valor e sinceramente pensei que a (aparente) redução das capacidades fossem maior. Obviamente que não estava em condições de conduzir.

                                    Sou a favor da existência de testes disponíveis à saída desses recintos, acredito que as estradas ficariam mais seguras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Sim mais que nao seja pago, mas que nao se recusa-se a fazer ja que pode constituir perigo publico.
                                      Se fosse a pagar eu era o primeiro a dar o dinheiro, acredita.

                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                      É uma estupidez não permitirem....

                                      Eu já fiz o mesmo. Estava numa discoteca e um colega, ao sair, mandou sms a avisar da operação stop. Fui lá, a pé, e tive que falar com 2 ou 3 agentes, até me deixarem fazer o teste. Deu 0,47 ou 0,48, e já não bebia há umas 2 ou 3 horas... Passei com o carro, e mandaram parar, mas reconheceram-me e segui. Ainda passei por mais 2 operações até chegar a casa, mas não mandaram parar.
                                      Mas certamente passaste sem medo de ser martelado. Já eu quando cheguei à segunda operação fiquei a pensar que se calhar passava do limite.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Sim mais que nao seja pago, mas que nao se recusa-se a fazer ja que pode constituir perigo publico.
                                        Perigo publico é uma pessoa ter consciência que está bêbada e incapaz para conduzir, e fazê-lo na mesma...


                                        Isso é tudo muito bonito, mas e quem é que paga esses testes, o material e tempo gasto a fazer os ditos, se o policia por auto-recriação decidir que realmente é bom fazer isso e por isso agir dessa forma?


                                        Provavelmente depois descontam-lhe a boa acção no ordenado...



                                        Olha que ser policia hoje em dia deve ser muito difícil...



                                        Teoricamente é uma ideia muito bonita, e concordo com ela nos moldes de ser um serviço pago no acto.

                                        Olha lá os "putos bebedolas" aos magotes todos "hiper-contentes" a sair da disco e quererem fazer o teste "só porque sim", porque todos nós sabemos que os abusos iam ser mais que muitos, e depois nós ( contribuintes ), a pagar quilos e quilos de testes efectuados...


                                        Acho que quando existe uma ideia boa, ela realmente deve ser debatida, mas para ser aplicada tem de ser com cabeça tronco e membros, e não á grande sem pensar nas repercursões que isso pode traser no amanha...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Venho aqui reavivar este tópico para contar o que ontem se passou. Antes que me venham dizer que gosto de beber e de depois ir conduzir :P

                                          Um jantar duma amiga que fazia anos, comi com um animal e bebi cerca de 10 minis. Acabamos o jantar cerca da meia noite e por essa altura parei de beber porque já sabia o que me esperava. Eram 3.30 da manhã, tudo a sair do restaurante e eu perfeitamente bem, aliás, nunca me senti mal.

                                          Vi um agente dentro do carro e perguntei-lhe se podia soprar no balão porque tinha saido dali de X restaurante. Ele não pôs qualquer objecção, pediu-me a carta e soprei, acusando 0.23 e como já não bebia há valentes horas já estaria a descer, segundo o agente. Disse-me que até 0.5 estava bem e "boa viagem".

                                          Isto para dizer que é melhor prevenir que remediar, e o mais certo era não beber de todo, mas não sou santo e gosto de beber no social, pelo que prefiro e preferi dirigir-me a alguém que me pudesse dizer se estava bem para ir. E partindo do comentário anterior, acho bem que cobrassem este tipo de testes avulso e que eu seria o primeiro a pagar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            eles queren e sacar te dineiro se acusasse tinhas de pagar e isso que eles querem

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tinha de pagar porquê? Se ele não estava a conduzir, não tem nada que pagar!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                Tenho uma opinião muito particular sobre este assunto:


                                                Não vejo problema nenhum que a policia fizésse "testes de balão" sempre que lhe pedissem, tal como foi aqui descrito.

                                                Só tinhamos todos a ganhar com isso.


                                                Mas nessa situação especifica deveria ser pago.

                                                Seria um serviço prestado, e pago por quem o solicitava.
                                                Ora aí está, esta é a atitude mais sensata.
                                                Quer fazer por iniciativa, paga!!!!!

                                                Se a policia facilita tem bichas de pessoas a fazer o teste.
                                                Pessoalmente acho que, no caso de ser educado e explicar ao cidadão, o policia teve toda a razão.

                                                Abraço.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Percebo ambas as partes, o pauliteiro foi responsável, o agente que viu que se calhar tinha N pessoas a pedir o mesmo - podia ser mais educado e explicar que não o podia fazer naquele contexto.

                                                  Quanto ao pagar para fazer o teste, para isso já existem à venda uns aparelhos que permitem isso, descartáveis ou não, vendem-se nos hipermercados e "hiperautos", e não são nenhuma fortuna.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    manda vir da china um balao para suprares

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Sr. Agente fez a sua função como Sr. Agente - deixa matar/morrer e depois manda a factura pra casa.

                                                      Prevenção só existe nos paises onde as pessoas admitem que há mortes a mais nas estradas. em Portugal quer-se é mais mortos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Erm... e que tal não beber?

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X