Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem acha que é em Portugal que a "caça à multa" é feroz

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Para quem acha que é em Portugal que a "caça à multa" é feroz

    Vejam isto:

    YouTube - ‪'Speed Megan' - TAC Speed Enforcement TV Commercial featuring Megan De Winne‬‏


    Conduzam com cuidado e... cuidado com a velocidade.

    #2
    Ainda não temos coisas destas...

    Comentário


      #3
      acho que o link esta mal metido, é que não vi ninguem escondido atras de arvores etc, e nem carros não identificados

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
        Ainda não temos coisas destas...
        Em França já há, hoje fui levar um familiar, que mora lá ao Aeroporto, e durante a viagem ele disse-me que isto lá já é uma realidade.

        Comentário


          #5
          Apesar de radical e fatalista eu sempre me interrogo o porquê de, ao invés, n limitarem os carros de fabrica e/ou melhor, deixarem de vender carros q atingem velocidades proibitivas...nao dá jeito?
          Se utilizassem o $ dos respectivos impostos para institucionalizar verdadeiros organismos educativos dos condutores e da sua conduçao talvez n se precisasse de "inventar" tanto em repressao.
          Disse.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por erc Ver Post
            Apesar de radical e fatalista eu sempre me interrogo o porquê de, ao invés, n limitarem os carros de fabrica e/ou melhor, deixarem de vender carros q atingem velocidades proibitivas...nao dá jeito?
            Se utilizassem o $ dos respectivos impostos para institucionalizar verdadeiros organismos educativos dos condutores e da sua conduçao talvez n se precisasse de "inventar" tanto em repressao.
            Disse.
            O que são "velocidades proibitivas"?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
              acho que o link esta mal metido, é que não vi ninguem escondido atras de arvores etc, e nem carros não identificados
              Agora imagina o mesmo com os dispositivos do vídeo

              P.S.: É uma questão de tempo. A não ser que seja mais interessante a soneca no carrinho enquanto o radar vai trabalhando.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                O que são "velocidades proibitivas"?
                Do q me apercebo em Portugal, em AE ha uma certa tolerancia a oscilar entre os 140-160km/h, por isso seria tudo o q atingir mais q isso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por erc Ver Post
                  Do q me apercebo em Portugal, em AE ha uma certa tolerancia a oscilar entre os 140-160km/h, por isso seria tudo o q atingir mais q isso.
                  A questão é: porquê?

                  Comentário


                    #10
                    Bastava um anúncio destes de vez em quando, mesmo que fosse treta, para a malta abrandar.

                    Porém, com este governo não tem havido uma única campanha contra a sinistralidade. E tu, ainda vais votar no Pinócrates neste Domingo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      A questão é: porquê?
                      140km\h pq daí para cima os comerciais ligeiros pagam CO grave

                      160km\h pq a partir daí os comerciais ligeiros pagam CO mto grave e os ligeiros passageiros CO grave

                      e não há cá erros de radar que valha...

                      Comentário


                        #12
                        Num país em que nem há combustivel para os automóveis da policia, até isso ca chegar ainda deve demorar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                          140km\h pq daí para cima os comerciais ligeiros pagam CO grave

                          160km\h pq a partir daí os comerciais ligeiros pagam CO mto grave e os ligeiros passageiros CO grave

                          e não há cá erros de radar que valha...
                          A Lei conheço. Não foi isso que perguntei.

                          Comentário


                            #14
                            Eu sei.

                            Garantidamente que não são os agentes no terreno que decidem a partir de quando é que podem multar.

                            Algum Superior Hierárquico assim o determina. Mas claro que nunca o irá dizer abertamente.

                            Comentário


                              #15
                              mas o pessoal acha mesmo que se quer acabar com o excesso de velocidade???

                              acham mesmo que se quer prevenção???

                              isto ajuda a combater o defice, a prevenção não

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                Do q me apercebo em Portugal, em AE ha uma certa tolerancia a oscilar entre os 140-160km/h, por isso seria tudo o q atingir mais q isso.
                                Maior parte nas AE's está programado para disparar a partir dos 155km/h, dito pelo Agente que me deu um autografo

                                Comentário


                                  #17
                                  O melhor é começarem a habituar-se a andar dentro dos limites, porque já foi criado o plano nacional para implementação de radares de controlo de velocidade, e não me parece que vá haver tolerâncias...

                                  Comentário


                                    #18
                                    neste assunto tenho duas coisas a apontar:

                                    1º - as nossas proprias estatisticas comprovam que, apesar do aumento da "ferocidade" do controlo de velocidade, o portugues continua a não querer saber conduzir. tendo em conta a tal ferocidade, se o problema fosse de facto a velocidade, nós tinhamos obrigação de estar no top3 dos paises da UE com menos acidentes (já para não dizer na liderança...)
                                    é bastante obvio, e as nossas estatisticas comprovam-no, que a velocidade faz parte do problema mas não é "o" problema. idem para o alcool, apesar da influencia deste ser maior.
                                    o Portugues não sabe conduzir. não sabe o que é uma faixa, usa os espelhos para melhor bloquear o adversario (não há outros "condutores", há "adversarios"), não usa piscas porque ninguem tem nada a ver com a vida dele, passa vermelhos porque tá com pressa e isso é perfeitamente aceitavel pela comunidade, os stops são para abrandar, as percas de prioridade são para abrandar se tiver bem disposto, o telemovel é para estar encostado ao ouvido mesmo que o carro tenha BT, está SEMPRE pela direita mesmo quando não está pela direita e, pior que tudo, tem SEMPRE razão e os outros é que estão mal.
                                    Civismo e Bom senso não fazem parte do dicionario do Portugues.

                                    por isso concluo que sim, a "caça à multa" (na vertente de tentar apanhar o condutor em velocidade ilegal em locais e condições onde isso não é minimamente perigoso) é um exagero em Portugal. convenhamos que um radar escondido no meio das arvores numa recta do alentejo num dia em que só passam 3 carros naquela zona é pura estupidez e, em tempo de crise convem frizar, um desperdicio dos nossos impostos...mas em Portugal é socialmente aceite.

                                    agora "caça à multa" na vertente de apanhar o condutor em flagrante delito por algo verdadeiramente perigoso (stops, telemoveis, alcool, vermelhos, condução perigosa etc etc etc), isso temos pouco. alias, praticamente não temos. faz falta sermos multados, faz falta sermos controlados, da mesma forma que tambem faz falta sermos ensinados que o que mata não é só a velocidade e o alcool. o resto tambem conta, tanto ou mais.

                                    não há interesse em mudar porque, para se ser eficaz no controlo dessas infracções, é preciso um policiamento eficaz, que não se faz com mega-operações, não se faz com operações diarias a meio de rotundas, não se faz com carros escondidos nem parados à beira da AE a simular avarias.
                                    quantos de voces não conhecem quem se enfrasque "até cair" e depois vá pra casa a conduzir porque "por ali não há policia?". e não é que teem razão? os locais são sobejamente conhecidos, os metodos idem.

                                    há que alterar o policiamento, há que alterar a mentalidade e há que alterar o ensino. há que ser adulto e deixar de culpar o aumento da sinistralidade numa ou outra "epoca festiva" no mau tempo e na falta de dinheiro. os recursos são o que são, e apesar de serem curtos, há formas de os usar-mos de forma mais eficaz (isto é, menos acidentes, menos mortos, menos enterros, etc etc)
                                    é preciso é que os "superiores" tenham vontade para tal e tenham ordens para tal. é preciso que o tuga tenha abertura de espirito para tal, é preciso que o tuga perceba que o SEU dinheiro está a ser investido à bruta numa causa (diminuição da sinistralidade e prevenção), mas para alem de quase não haver prevenção, tambem não há resultados. o tuga tem que começar a exigir resultados....mas o "deixa andar" ainda reina, é com esse espirito que encaramos quase tudo o que nos rodeia (emprego, politica etc).

                                    até todos reconhecermos que estamos errados (atenção que "todos" inclui mesmo TODOS, policias, politicos, "povo" etc), mais morto menos morto, estamos na mesma, por mais radares e planos que ponham em pratica.

                                    em ultima analise (mais fria e realista), já me dava por contente se o governo e autoridades percebessem que por cada morto na estrada, é menos um contribuinte a pagar impostos. tendo em conta a falta de escrupulos que tanto caracteriza os nosssos politicos e quadros superiores das autoridades, se percebessem isto, acho que a pouco e pouco iam começando a fazer qualquer coisa para aquele dinheirinho não se ir embora...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                      Eu sei.

                                      Garantidamente que não são os agentes no terreno que decidem a partir de quando é que podem multar.

                                      Algum Superior Hierárquico assim o determina. Mas claro que nunca o irá dizer abertamente.
                                      Também não foi isso que perguntei...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                        mas o pessoal acha mesmo que se quer acabar com o excesso de velocidade???

                                        acham mesmo que se quer prevenção???

                                        isto ajuda a combater o defice, a prevenção não
                                        Nem mais!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          1º - as nossas proprias estatisticas comprovam que, apesar do aumento da "ferocidade" do controlo de velocidade, o portugues continua a não querer saber conduzir. tendo em conta a tal ferocidade, se o problema fosse de facto a velocidade, nós tinhamos obrigação de estar no top3 dos paises da UE com menos acidentes (já para não dizer na liderança...)
                                          Obviamente, "saber conduzir" não tem nada a ver com as velocidades máximas praticadas (e muito menos, com os respectivos limites).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            neste assunto tenho duas coisas a apontar:

                                            1º - as nossas proprias estatisticas comprovam que, apesar do aumento da "ferocidade" do controlo de velocidade, o portugues continua a não querer saber conduzir. tendo em conta a tal ferocidade, se o problema fosse de facto a velocidade, nós tinhamos obrigação de estar no top3 dos paises da UE com menos acidentes (já para não dizer na liderança...)

                                            é bastante obvio, e as nossas estatisticas comprovam-no, que a velocidade faz parte do problema mas não é "o" problema. idem para o alcool, apesar da influencia deste ser maior.
                                            o Portugues não sabe conduzir. não sabe o que é uma faixa, usa os espelhos para melhor bloquear o adversario (não há outros "condutores", há "adversarios"), não usa piscas porque ninguem tem nada a ver com a vida dele, passa vermelhos porque tá com pressa e isso é perfeitamente aceitavel pela comunidade, os stops são para abrandar, as percas de prioridade são para abrandar se tiver bem disposto, o telemovel é para estar encostado ao ouvido mesmo que o carro tenha BT, está SEMPRE pela direita mesmo quando não está pela direita e, pior que tudo, tem SEMPRE razão e os outros é que estão mal.
                                            Civismo e Bom senso não fazem parte do dicionario do Portugues.

                                            por isso concluo que sim, a "caça à multa" (na vertente de tentar apanhar o condutor em velocidade ilegal em locais e condições onde isso não é minimamente perigoso) é um exagero em Portugal. convenhamos que um radar escondido no meio das arvores numa recta do alentejo num dia em que só passam 3 carros naquela zona é pura estupidez e, em tempo de crise convem frizar, um desperdicio dos nossos impostos...mas em Portugal é socialmente aceite.


                                            agora "caça à multa" na vertente de apanhar o condutor em flagrante delito por algo verdadeiramente perigoso (stops, telemoveis, alcool, vermelhos, condução perigosa etc etc etc), isso temos pouco. alias, praticamente não temos. faz falta sermos multados, faz falta sermos controlados, da mesma forma que tambem faz falta sermos ensinados que o que mata não é só a velocidade e o alcool. o resto tambem conta, tanto ou mais.


                                            não há interesse em mudar porque, para se ser eficaz no controlo dessas infracções, é preciso um policiamento eficaz, que não se faz com mega-operações, não se faz com operações diarias a meio de rotundas, não se faz com carros escondidos nem parados à beira da AE a simular avarias.

                                            quantos de voces não conhecem quem se enfrasque "até cair" e depois vá pra casa a conduzir porque "por ali não há policia?". e não é que teem razão? os locais são sobejamente conhecidos, os metodos idem.

                                            há que alterar o policiamento, há que alterar a mentalidade e há que alterar o ensino. há que ser adulto e deixar de culpar o aumento da sinistralidade numa ou outra "epoca festiva" no mau tempo e na falta de dinheiro. os recursos são o que são, e apesar de serem curtos, há formas de os usar-mos de forma mais eficaz (isto é, menos acidentes, menos mortos, menos enterros, etc etc)

                                            é preciso é que os "superiores" tenham vontade para tal e tenham ordens para tal. é preciso que o tuga tenha abertura de espirito para tal, é preciso que o tuga perceba que o SEU dinheiro está a ser investido à bruta numa causa (diminuição da sinistralidade e prevenção), mas para alem de quase não haver prevenção, tambem não há resultados. o tuga tem que começar a exigir resultados....mas o "deixa andar" ainda reina, é com esse espirito que encaramos quase tudo o que nos rodeia (emprego, politica etc).

                                            até todos reconhecermos que estamos errados (atenção que "todos" inclui mesmo TODOS, policias, politicos, "povo" etc), mais morto menos morto, estamos na mesma, por mais radares e planos que ponham em pratica.


                                            em ultima analise (mais fria e realista), já me dava por contente se o governo e autoridades percebessem que por cada morto na estrada, é menos um contribuinte a pagar impostos. tendo em conta a falta de escrupulos que tanto caracteriza os nosssos politicos e quadros superiores das autoridades, se percebessem isto, acho que a pouco e pouco iam começando a fazer qualquer coisa para aquele dinheirinho não se ir embora...
                                            Concordo com muito do que dizes, mas sobretudo considero que a velocidade não é (por si só) o grande factor de risco.

                                            Eu posso fazer uma condução desastrosa sem ultrapassar limites de velocidade, e aliás, se eu for em AE na faixa do lado direito a 90 km/h e de repente me meter para a faixa do lado esquerdo onde vem uma "caravana" de carros a 120 km/h, se for "bem feito" (ou seja, mal feito) posso arranjar ali um choque em cadeia com alguma facilidade - tudo num cenário de velocidade legal.

                                            O que será mais perigoso? Ir a conduzir abaixo do limite máximo de velocidade com o telemóvel na orelha ou com o trotil, ou ir sóbrio e atento bem acima da velocidade legal?

                                            O facto puro e duro é que a maior parte dos acidentes são explicados pelas autoridades como "circulava em excesso de velocidade" e "fecha-se o caso".

                                            Depois o Sr. Polícia esconde o radar numa zona de 50 km/h que mais parece uma via rápida, e vê todos os "patinhos" a irem passar o multibanco para ficarem mais leves e aprenderem a andar mais devagar...

                                            Prevenção?

                                            Esqueçam lá isso.

                                            O que interessa é facturar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              O facto puro e duro é que a maior parte dos acidentes são explicados pelas autoridades como "circulava em excesso de velocidade" e "fecha-se o caso".
                                              E, no entanto, é inegável que:

                                              1- Nem sequer podem provar essa afirmação.

                                              2- Não são os condutores apanhados em excesso de velocidade que se envolvem em acidentes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Enquanto não inventarem carros a andarem parados, 90% dos casos é excesso de velocidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
                                                  Enquanto não inventarem carros a andarem parados, 90% dos casos é excesso de velocidade.
                                                  Aconselho-te seriamente a rever o Código!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Aconselho-te seriamente a rever o Código!!!
                                                    Convenhamos que o rapaz até tem razão em certos pontos. 90 km/h fora das localidades até é aceitável. 120 nas auto-estradas tambem... Mas 50 nas localidades??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                      Convenhamos que o rapaz até tem razão em certos pontos. 90 km/h fora das localidades até é aceitável. 120 nas auto-estradas tambem... Mas 50 nas localidades??
                                                      Por acaso, até discordo totalmente contigo!

                                                      Mas a questão nem é essa. Excesso de velocidade é exceder os limites impostos pelo C.E. (que dependem da categoria do veículo e do tipo de via). Dizer que só estando parado é que não é estar em excesso de velocidade é um pouco... excessivo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                        Convenhamos que o rapaz até tem razão em certos pontos. 90 km/h fora das localidades até é aceitável. 120 nas auto-estradas tambem... Mas 50 nas localidades??
                                                        É que nem sequer distinguem entre localidades-zinhas com ruas apertadas (limite 50) de Estradas Nacionais com faixa de rodagem larguíssma, sem curvas nem nada, que "por acaso" estão dentro de uma "localidade" e pimba: 50.

                                                        Para mim o meu maior medo de apanhar multa é nas Nacionais, cada vez que se passa por um sinal a dizer em que localidade estou. Sinal 50? Nem vê-lo, mas em muitos casos lá está o radar logo a seguir...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          Por acaso, até discordo totalmente contigo!

                                                          Mas a questão nem é essa. Excesso de velocidade é exceder os limites impostos pelo C.E. (que dependem da categoria do veículo e do tipo de via). Dizer que só estando parado é que não é estar em excesso de velocidade é um pouco... excessivo!
                                                          Um carro parado na auto-estrada se não for por avaria de facto paga multa!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            Um carro parado na auto-estrada se não for por avaria de facto paga multa!
                                                            Certo. Mas não é por "excesso de velocidade"!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X