Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico Renault - O Diamante!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
    Scenic. O megane I não teve direito a navegação.

    Da mesma altura, além do Scenic, era possível ter navegação no Laguna I e no Safrane. Curiosamente a Espace ficou de fora.
    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
    Scenic.

    Cumps
    Thanks. A Espace III não teve navegação? Acho que sim.

    Comentário


      Renault escolhe Portugal para a apresentação à imprensa internacional do Renault Master Z.E.!

      Comentário


        Comentário





          Comentário


            Boas pessoal.

            Já li muitas páginas deste tópico, mas mesmo assim fico com algumas dúvidas.

            Para uma Mégane IV ST, qual o motor que mais se enquadra, o 1.5 dci ou o 1.6 dci?
            Claro, que tem a ver com o tipo de condutor, condução, trajectos, etc...
            O carro será maioritariamente para andar em cidade, mas também carro de família, férias, viagens etc.
            Sempre meti na cabeça que o 1.5/110 chegava bem, e chega. Mas na compra de um carro novo ou semi novo, a diferença de 2k€ acaba por não ser grande.
            Sei que o 1.6 tem corrente, enquanto que o 1.5 é de correia.
            Não tenho a certeza, mas disseram-me que o 1.6 tem a tecnologia adblue, é verdade? É que fujo dos PSA por isso...

            O que notei numa única vez que tive os 2 motores a trabalhar ao relantie numa III, foi o 1.6 ser muito menos barulhento. É verdade ou foi só impressão minha?

            Grato pela atenção desde já.

            Comentário


              O 1.5dci chega perfeitamente, mas o 1.6dci tem sempre mais 20/50cv. Tudo indica que o 1.6dci será descontinuado em breve, apesar de ser mais recente que o 1.5dci. Não uso adblue.

              Comentário


                Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                Boas pessoal.

                Já li muitas páginas deste tópico, mas mesmo assim fico com algumas dúvidas.

                Para uma Mégane IV ST, qual o motor que mais se enquadra, o 1.5 dci ou o 1.6 dci?
                Claro, que tem a ver com o tipo de condutor, condução, trajectos, etc...
                O carro será maioritariamente para andar em cidade, mas também carro de família, férias, viagens etc.
                Sempre meti na cabeça que o 1.5/110 chegava bem, e chega. Mas na compra de um carro novo ou semi novo, a diferença de 2k€ acaba por não ser grande.
                Sei que o 1.6 tem corrente, enquanto que o 1.5 é de correia.
                Não tenho a certeza, mas disseram-me que o 1.6 tem a tecnologia adblue, é verdade? É que fujo dos PSA por isso...

                O que notei numa única vez que tive os 2 motores a trabalhar ao relantie numa III, foi o 1.6 ser muito menos barulhento. É verdade ou foi só impressão minha?

                Grato pela atenção desde já.
                Se podes pagar a diferença de preço, claramente o 1.6 dCi, tem um desempenho superior devido à maior cilindrada, potência e por ser bastante mais recente, em algumas circunstâncias pode consumir um pouco mais do que o 1.5 dCi mas a diferença não é significativa.
                Editado pela última vez por Fabulous; 04 March 2018, 17:02.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                  O 1.5dci chega perfeitamente, mas o 1.6dci tem sempre mais 20/50cv. Tudo indica que o 1.6dci será descontinuado em breve, apesar de ser mais recente que o 1.5dci. Não uso adblue.
                  O novo 1.7 dCi em Portugal deverá pagar bastante mais ISV do que o 1.6 dCi devido à maior cilindrada, por isso é de aproveitar o 1.6 dCi.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    O novo 1.7 dCi em Portugal deverá pagar bastante mais ISV do que o 1.6 dCi devido à maior cilindrada, por isso é de aproveitar o 1.6 dCi.
                    E já deve trazer Adblue, por isso é melhor comprar o 1.6 DCI, que não traz nada disso e já provou ser fiável.

                    Cumps

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                      O novo 1.7 dCi em Portugal deverá pagar bastante mais ISV do que o 1.6 dCi devido à maior cilindrada, por isso é de aproveitar o 1.6 dCi.
                      Pois, nunca tinha pensado nisso. Merde!

                      Comentário


                        Já que falam em IUC, o 1.5 é à volta de 148€ certo?
                        E o 1.6? Não faço a mínima.
                        Mas se na minha astra h, 1.7/125 pago 168€, na mégane 1.6/130 deve de ser menos. Claro, sei que depende do CO2.

                        O 1.5 já dispensa apresentações. Sei se o comprar, não tenho ali nenhum avião, mas tenho um carro fiável, económico, jeitoso para o dia a dia. Em AE, não vale a pensa me meter aventuras pois penso que aquilo dá pouco mais que 180 km/h.

                        Lembro-me de no ano passado andar a ver umas III das ultimas, em que tinha varias todas de 2017. Tinha só uma 1.6/130 e era só mais 1000€ que as 1.5. Acho que nesse caso não tinha muito que pensar.
                        Na IV, 2.000€...ainda dá que pensar. Mas em usado pode ser que não seja assim tão linear essa diferença de 2.000€ entre o 1.5 e 1.6.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                          Já que falam em IUC, o 1.5 é à volta de 148€ certo?
                          E o 1.6? Não faço a mínima.
                          Mas se na minha astra h, 1.7/125 pago 168€, na mégane 1.6/130 deve de ser menos. Claro, sei que depende do CO2.

                          O 1.5 já dispensa apresentações. Sei se o comprar, não tenho ali nenhum avião, mas tenho um carro fiável, económico, jeitoso para o dia a dia. Em AE, não vale a pensa me meter aventuras pois penso que aquilo dá pouco mais que 180 km/h.

                          Lembro-me de no ano passado andar a ver umas III das ultimas, em que tinha varias todas de 2017. Tinha só uma 1.6/130 e era só mais 1000€ que as 1.5. Acho que nesse caso não tinha muito que pensar.
                          Na IV, 2.000€...ainda dá que pensar. Mas em usado pode ser que não seja assim tão linear essa diferença de 2.000€ entre o 1.5 e 1.6.
                          Tens aqui um simulador do IUC 2018: https://impostosobreveiculos.info/iu...ir-julho-2007/

                          Penso que o 1.6 dCi paga o mesmo IUC do 1.5 dCi. Podes sempre experimentar ambos e ver se para ti vale a pena a diferença de preço ou não.

                          Comentário


                            Comentário


                              Comentário


                                Família Dacia cresce até aos 5 milhões!

                                Comentário


                                  Renault’s EZ-GO robot taxi is the most socially responsible concept in Geneva




                                  https://www.theverge.com/2018/3/8/17097016/renault-ez-go-robot-taxi-geneva-motor-show-2018

                                  Comentário



                                    Comentário


                                      Genial

                                      Comentário



                                        Comentário


                                          Está muito engraçado. Nos último anos a Renault tem apresentado uns protótipos muito interessantes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                            Está muito engraçado. Nos último anos a Renault tem apresentado uns protótipos muito interessantes.
                                            A Renault é uma das marcas mais avançadas no desenvolvimento do carro elétrico, autónomo e conectado. Recentemente compraram a maior parte da atividade da Intel em França e contrataram centenas de engenheiros para o desenvolvimento específico deste tipo de veículos.

                                            Comentário


                                              Além obviamente de toda a partilha de R&D e knowhow com a Nissan, Mercedes, Mitsubishi, Samsung Motors e provavelmente agora também com a McLaren devido à aliança na F1.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                Para uma Mégane IV ST, qual o motor que mais se enquadra, o 1.5 dci ou o 1.6 dci?
                                                Claro, que tem a ver com o tipo de condutor, condução, trajectos, etc...
                                                O carro será maioritariamente para andar em cidade, mas também carro de família, férias, viagens etc.
                                                Sempre meti na cabeça que o 1.5/110 chegava bem, e chega. Mas na compra de um carro novo ou semi novo, a diferença de 2k€ acaba por não ser grande.
                                                Ficas bem servido com o 1.5 dCi, ainda mais se o objectivo é andar em ambiente urbano ou nas tradicionais voltinhas. Aqui o 1.5 dCi ainda tem muito a dizer ao 1.6 dCi, com a vantagem de ser mais poupado nos consumos também.

                                                A maior vantagem do 1.6 dCi deve-se ao facto de usar corrente, o que permite poupar alguns trocos na manutenção (se conseguires poupar €500 em 10/12 anos, é muito...) mas como tu bem apontas, custa "só" mais € 2.000. Também se safa melhor se fizeres muita AE e a ritmos alucinados. De resto, não ganhas praticamente nada. Vá, sempre tens mais cavalos para apresentar na conversa de café.

                                                Quanto a IUC, para um Mégane ST novo, as versões 1.5 dCi tal como a 1.6 dCi pagam € 145.

                                                Poupa os € 2.100, que dá para muito gasóleo e manutenção.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                  Boas pessoal.

                                                  Já li muitas páginas deste tópico, mas mesmo assim fico com algumas dúvidas.

                                                  Para uma Mégane IV ST, qual o motor que mais se enquadra, o 1.5 dci ou o 1.6 dci?
                                                  Claro, que tem a ver com o tipo de condutor, condução, trajectos, etc...
                                                  O carro será maioritariamente para andar em cidade, mas também carro de família, férias, viagens etc.
                                                  Sempre meti na cabeça que o 1.5/110 chegava bem, e chega. Mas na compra de um carro novo ou semi novo, a diferença de 2k€ acaba por não ser grande.
                                                  Sei que o 1.6 tem corrente, enquanto que o 1.5 é de correia.
                                                  Não tenho a certeza, mas disseram-me que o 1.6 tem a tecnologia adblue, é verdade? É que fujo dos PSA por isso...

                                                  O que notei numa única vez que tive os 2 motores a trabalhar ao relantie numa III, foi o 1.6 ser muito menos barulhento. É verdade ou foi só impressão minha?

                                                  Grato pela atenção desde já.
                                                  Como a diferenca nao é grande, is sem dúvida para a 1.6 dci.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Ficas bem servido com o 1.5 dCi, ainda mais se o objectivo é andar em ambiente urbano ou nas tradicionais voltinhas. Aqui o 1.5 dCi ainda tem muito a dizer ao 1.6 dCi, com a vantagem de ser mais poupado nos consumos também.

                                                    A maior vantagem do 1.6 dCi deve-se ao facto de usar corrente, o que permite poupar alguns trocos na manutenção (se conseguires poupar €500 em 10/12 anos, é muito...) mas como tu bem apontas, custa "só" mais € 2.000. Também se safa melhor se fizeres muita AE e a ritmos alucinados. De resto, não ganhas praticamente nada. Vá, sempre tens mais cavalos para apresentar na conversa de café.

                                                    Quanto a IUC, para um Mégane ST novo, as versões 1.5 dCi tal como a 1.6 dCi pagam € 145.

                                                    Poupa os € 2.100, que dá para muito gasóleo e manutenção.
                                                    A troca da correia do 1.5 dCi não era de 6 em 6 anos? Passou a ser de 10 em 10 como os Hdi?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Ficas bem servido com o 1.5 dCi, ainda mais se o objectivo é andar em ambiente urbano ou nas tradicionais voltinhas. Aqui o 1.5 dCi ainda tem muito a dizer ao 1.6 dCi, com a vantagem de ser mais poupado nos consumos também.

                                                      A maior vantagem do 1.6 dCi deve-se ao facto de usar corrente, o que permite poupar alguns trocos na manutenção (se conseguires poupar €500 em 10/12 anos, é muito...) mas como tu bem apontas, custa "só" mais € 2.000. Também se safa melhor se fizeres muita AE e a ritmos alucinados. De resto, não ganhas praticamente nada. Vá, sempre tens mais cavalos para apresentar na conversa de café.

                                                      Quanto a IUC, para um Mégane ST novo, as versões 1.5 dCi tal como a 1.6 dCi pagam € 145.

                                                      Poupa os € 2.100, que dá para muito gasóleo e manutenção.
                                                      Boa resposta, curta e grossa.
                                                      É, maioritariamente é cidade, voltinhas de levar/buscar filho à escola, compras, etc.. Mesmo para trabalhar faço 10 km para cada lado. Ao fim de semana é que lá vou um pouco à AE, mas talvez uns 30-50 kms.
                                                      Viagens só mesmo 2 ou 3 por ano e Algarve nas férias.
                                                      Sim, não me batam já. Sei que com o meu quotidiano devia de andar a gasolina. Mas não estou preparado mentalmente para andar de 1,2 TCE/130 a consumir 10l. Sim, sou ridículo, pois no fim o que conta são os €. Pode consumir mais, mas também foi mais barato e dá menos problemas. Mas, se tenho o velhinho clio van dci bastante fiável, no qual não o vendo, se comprasse um gasolinas a gastar 10l, penso que sempre que pudesse andava de clio. Depois, gasto € num carro para andar de clio...

                                                      Apesar de lá de vez em quando (sozinho, já não tenho idade nem pachorra para impressionar quem quer que seja..) na AE gosto de esticar um pouco, mas isso é 1 vez/mês, nem isso...
                                                      Apesar de não andar a pisar ovos, ando cada vez mais tranquilo e não me importa mesmo nada de fazer (e faço..) uma viagem de Lisboa-Algarve a 140/150 na AE.
                                                      Era só naquela de uma carrinha, tralhas de família nas férias, ir a subir na AE e os 100 cavalitos serem fraquinhos. Mas ela só dar 180 na AE não me tira o sono.
                                                      A 1.6 era por pensar que casava melhor com o tipo de carro. Se fosse um clio st, ia para o 1.5. Mégane ST....fico na dúvida. Mas não, não preciso mesmo nada que ela dê os 200 km/h.

                                                      Foi o mais sincero possível.
                                                      Obrigado.

                                                      A corrente vs correia, acho que se faz um grande alarido à volta disso. Não vou trocar a correia todos os anos. Mesmo 500€, é de x em x anos.
                                                      A corrente toda a gente adora porque é "vitalício", mas no fim pelo pouco que sei, (que é quase nada, admito) aos 200k~tem de mudar tensores etc... Isto se não partirem, como nalgumas marcas.
                                                      Editado pela última vez por PauloJorge; 12 March 2018, 09:29.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
                                                        Boa resposta, curta e grossa.
                                                        É, maioritariamente é cidade, voltinhas de levar/buscar filho à escola, compras, etc.. Mesmo para trabalhar faço 10 km para cada lado. Ao fim de semana é que lá vou um pouco à AE, mas talvez uns 30-50 kms.
                                                        Viagens só mesmo 2 ou 3 por ano e Algarve nas férias.
                                                        Sim, não me batam já. Sei que com o meu quotidiano devia de andar a gasolina. Mas não estou preparado mentalmente para andar de 1,2 TCE/130 a consumir 10l. Sim, sou ridículo, pois no fim o que conta são os €. Pode consumir mais, mas também foi mais barato e dá menos problemas. Mas, se tenho o velhinho clio van dci bastante fiável, no qual não o vendo, se comprasse um gasolinas a gastar 10l, penso que sempre que pudesse andava de clio. Depois, gasto € num carro para andar de clio...

                                                        Apesar de lá de vez em quando (sozinho, já não tenho idade nem pachorra para impressionar quem quer que seja..) na AE gosto de esticar um pouco, mas isso é 1 vez/mês, nem isso...
                                                        Apesar de não andar a pisar ovos, ando cada vez mais tranquilo e não me importa mesmo nada de fazer (e faço..) uma viagem de Lisboa-Algarve a 140/150 na AE.
                                                        Era só naquela de uma carrinha, tralhas de família nas férias, ir a subir na AE e os 100 cavalitos serem fraquinhos. Mas ela só dar 180 na AE não me tira o sono.
                                                        A 1.6 era por pensar que casava melhor com o tipo de carro. Se fosse um clio st, ia para o 1.5. Mégane ST....fico na dúvida. Mas não, não preciso mesmo nada que ela dê os 200 km/h.

                                                        Foi o mais sincero possível.
                                                        Obrigado.

                                                        A corrente vs correia, acho que se faz um grande alarido à volta disso. Não vou trocar a correia todos os anos. Mesmo 500€, é de x em x anos.
                                                        A correia toda a gente adora porque é "vitalício", mas no fim pelo pouco que sei, (que é quase nada, admito) aos 200k~tem de mudar tensores etc... Isto se não partirem, como nalgumas marcas.
                                                        O 1.2 TCe anda mais nos 8l em cidade, 10l é mais em pára-arranca. Mas o Megane vai receber o novo 1.3 TCe que pelos testes é mais económico do que o 1.2 TCe.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post

                                                          A corrente vs correia, acho que se faz um grande alarido à volta disso. Não vou trocar a correia todos os anos. Mesmo 500€, é de x em x anos.
                                                          A correia toda a gente adora porque é "vitalício", mas no fim pelo pouco que sei, (que é quase nada, admito) aos 200k~tem de mudar tensores etc... Isto se não partirem, como nalgumas marcas.
                                                          Deduzo que querias dizer... a Corrente é vitalicia... etc etc
                                                          Bem, faço parte de um grupo no facebook da renault megane portugal e posso-te dizer que a corrente dos 1.6dci volta em quando, começam a "cantar", mas nada de grave. Isto pelo que percebi da malta que por lá anda.

                                                          E (ja é muito debatido por cá) o N47 da bmw também é corrente... e de vitalicio não tem nada no entanto, pelo que percebi com o 1.6 não tem comparação possivel.

                                                          A minha escolha seria também o 1.6. Tenho o megane IV com o 1.5 e confesso, chega para 80/90% das vezes. Mas, gostaria de "sentir" mais qualquer coisa debaixo do pedal direito.
                                                          A nivel de consumos,sem preocupações, ando na casa dos 5.6/5.7. Faço de casa para o trabalho, perto de 18km para cada lado.
                                                          Vai fazer 2 anos em Maio e infelizmente ja foi a renault algumas vezes não deixa de ser um bom carro, mas talvez, como muita gente costuma dizer, comprei um modelo novo, quando poucos tinham saído e saiu-me na fava aqueles pormenores e problemas da treta das "primeiras" versões por resolver.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por doidu Ver Post
                                                            Deduzo que querias dizer... a Corrente é vitalicia... etc etc
                                                            Bem, faço parte de um grupo no facebook da renault megane portugal e posso-te dizer que a corrente dos 1.6dci volta em quando, começam a "cantar", mas nada de grave. Isto pelo que percebi da malta que por lá anda.

                                                            E (ja é muito debatido por cá) o N47 da bmw também é corrente... e de vitalicio não tem nada no entanto, pelo que percebi com o 1.6 não tem comparação possivel.

                                                            A minha escolha seria também o 1.6. Tenho o megane IV com o 1.5 e confesso, chega para 80/90% das vezes. Mas, gostaria de "sentir" mais qualquer coisa debaixo do pedal direito.
                                                            A nivel de consumos,sem preocupações, ando na casa dos 5.6/5.7. Faço de casa para o trabalho, perto de 18km para cada lado.
                                                            Vai fazer 2 anos em Maio e infelizmente ja foi a renault algumas vezes não deixa de ser um bom carro, mas talvez, como muita gente costuma dizer, comprei um modelo novo, quando poucos tinham saído e saiu-me na fava aqueles pormenores e problemas da treta das "primeiras" versões por resolver.
                                                            Sim, corrente. Já editei. Obrigado.

                                                            Apesar de ter uma astra, mas como a maria tem o clio DCI e eu sempre gostei de Mégane (o amor já vem desde a III gt line..) também sigo o grupo renault megane portugal.

                                                            Sou sincero, em novo, dar mais 2.000€ pelo 1.6 face ao 1.5, estou prai virado.
                                                            Se comprar usado, a diferença for na casa dos 1000€....talvez...talvez. depende do negócio em si na altura.

                                                            5,5-6L em misto é a ideia que tinha num 1.5 dci. Para mim, assentava que nem uma luva.
                                                            Fap tem-te chateado?
                                                            Que problemas foram esses?

                                                            Tens Gt line certo? Digo certo, pois em IV é o que se vê mais. Eu a comprar seria a Bose. Questão de gostos.


                                                            Agora, a maria sempre teve uma fraquinho pelo kai kai. Eu cai no erro de lhe dizer que o preço era +/- o mesmo que um mégane, já quer ir ver o carro. Como hoje está de folga, mais logo tenho de ir à Nissan ver ao vivo e a cores. Isto porque nunca nenhum de nós se sentou sequer num. Gostamos porque vemos milhares todos os dias.
                                                            Editado pela última vez por PauloJorge; 12 March 2018, 09:38.

                                                            Comentário


                                                              Sim, tenho o GTline. Na altura era o que estava disponível em stand... provavelmente teria ido para a Bose também.
                                                              Os bancos do Gtline acabam por dar um bom apoio lateral mas são chatos de entrar.
                                                              Em relação as chatices... bem, as luzes da matricula tipo que piscavam (ora davam luz normal, ora ficava com muita pouca luz) levou uma reprogramação qualquer.
                                                              O eixo traseiro começou a dar pequenos estalos a andar devagar e quando invertia o sentido... os Peugeot têm um problema semelhante mas muito mais audivel. Trocaram o eixo.
                                                              O vidro da frente estalou do nada... na zona do espelho... supostamente foi da cola do espelho que la teve uma reacçao química qualquer e levou a acontecer isso... trocaram em garantia. O vidro novo que meteram, vinha riscado... 8 meses depois la meteram outro a conta deles.
                                                              A luz do motor acendeu já por duas vezes... uma aos 12mil km (tinha o carro a pouco mais de 6 meses na mão) com o erro de Anti poluição. La fui para a Renault... trocar o óleo a minha conta, porque supostamente tava contaminado (isto eu a pensar que teria sido o filtro de partículas etc)
                                                              Da segunda vez foi aos 21mil km, 2 dias antes de ir até ao algarve!!! La fui para a Renault, la bati o pé porque era inadmissível isto acontecer... diz que supostamente era um sensor qualquer avariado ou algo parecido. Nova reprogramação, o erro saiu e até hoje nao apareceu mais (tá com 29mil km, ainda é "cedo").
                                                              O R-link que conectava e desconectava constantemente com o telemóvel, foi a Renault, nova atualização do r-link e agora.. bem agora desconecta com o telemóvel de 10\10min lol. A espera que saia um atualização nova a ver se resolve o problema.
                                                              O mapa fornecido pela Renault aquando a compra do carro era de 2013.. uma vergonha para um carro de 2016. Trazia a atualização grátis dos mapas por 1 ano... mapa esse que NUNCA chegou. Agora recentemente demonstrei o meu descontentamento com os serviços conectados da Renault, la me deram um ano grátis e agora sim, aparece a atualização de dezembro do ano passado. Estranho pois no concessionário dizem que a oferta dos mapas era só para 6 meses, a Renault dizia um ano... e agora os novos acho que é 2.
                                                              Ja me queixei da travagem... cada vez que travo, acho o pedal muito macio e só no fim trava mesmo. Difícil de explicar. certo que eles conduziram, acharam o mesmo, que algo não estava bem, mas ligaram a máquina etc... dizia que tava tudo bem e siga pa bingo! Parece que inicialmente vai travar... e depois perde a pressão e só trava mais em baixo.

                                                              As ópticas já ficaram embaciadas por dentro mais que uma vez... dizem que pode acontecer, nada a fazer.

                                                              Continuo a gostar do carro, bons consumos, anda QB, mas não deixa de ser chato o tempo que já perdi a ir para a Renault com o carro. E o €, porque tenho de sair do trabalho. Certo, tem garantia de 5 anos. Mas senão a usa-se durantes os 5 anos, era top. Sinal que não tinha sido preciso.

                                                              Esteticamente... continua a ser dos mais bonitos dentro do seu segmento, mesmo a ST.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X