Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Stand limita garantia a 5.000kms

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
    o pessoal esta-se sempre a esqueçer de 1 coisa

    o problema é que o pessoal só conta com a sua inteligencia

    acham que um stand que supostamente vende sempre assim os carros não tem algo no pensamento??
    secalhar acharam algo na lei que contorna isso de 1 ano

    duvido que eles vendam assim, e não estejam minimamente calçados
    Podes estar certo que em cada 100, apenas 1 reclama, o que faz com que a manobra "renda"...

    Tenho casos de outros ramos e outros negócios - muito em voga hoje em dia - que se comete a ilegalidade, sabe-se que se comete, sabe-se que se existir reclamação, têm que desfazer o negócio, ou assumir o prejuízo e fazem-no diariamente...

    Mas lá está, em cada 100, apenas um reclama e assim se vai ganhando fortunas

    Aqui a única coisa que me faz causar mau estar é o facto de quem fez o negócio (cliente), estar perfeitamente consciente do negócio, que estava a ser "enganado" e ter anuido.

    Mas garanto-vos que outros 99, fizeram o negócio, assinaram e nem se aperceberam da cláusula...

    Comentário


      Este tópico mostra 2 pontos de vista muito interessantes:

      - O do vendedor que vende todos os seus carros com garantias da treta.
      - O do comprador, que arrisca a compra à mesma o carro com a garantia da treta (afinal, como demonstrou num post recente... já sabia que não era legal), à espera que a lei o defendesse no caso de ter algum azar... e que infelizmente teve mesmo (isto é que foi galo)!

      Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
      Para mim, com tanta engonhice, isto já me faz pensar se não um daqueles que aparece na silly season.
      Sim, é o que dá a entender.

      Comentário


        Num carro novo, tem limite mínimo de garantia de 2 anos sem limite de kilómetros. Ou seja, as vezes diz "3 anos ou 100 000kmt's", mas se tiver menos de dois anos e tiver 500 000kmt's, tens garantia.
        Assim como nos usados (e em todo lado em que há uma venda), a garantia mínima é de dois anos, podendo ser reduzida para o mínimo de um ano. Mesmo que tenhas assinado a dizer que tinha limite de 5 000kmt's, isso é ilegal e a partir daí de nada vale.
        Ou seja, podemos assinar os dois que te vendo um carro sem garantia, mas como a mesma é obrigatória e o abaixo assinado é uma ilegalidade, fica sem efeito.
        Podes, e deves exigir a reparação do carro pois o mesmo encontra-se na garantia legal, aliás, nos stands de rua basta dizeres que estás disposto a avançar judicialmente e conheces um advogado qualquer, eles fazem a reparaçao.
        Agora cuidado para não remediarem em vez de repararem... Cumpts

        Comentário


          Eu tenho uma certa curiosidade em saber como vai acabar esta situacao.
          Acho que o ideal é mesmo precionar o stand demonstrando que sabes que o contracto nao tem efeito.
          O pressing de um advogado ajuda.

          Mas tambem te digo que se o stand tiver meios e capacidade financeira ( e aparentemente tem) vais ter uma luta bem dificil (se eles assim o optarem). O stand comum de rua sente-se precionado facilmente co advogados. Mas nao é qq pessoa q tem receios de advogados. Advogado qq 1 pode ter... Isto indo para tribunal se eles quiserem rodam no meu entender muito e vez que terás muitas dificuldades. Ate pq eles antes mesmo do tribunal vao dizer q sim (q te resolvem) e se calhar o q te resolvem aguenta mais uns dias. Ou seja farao truques para a avaria passar o limite de 1 ano. Ou pelo menos o que nao conseguires provar ser adulterado para a versao deles Nisso a maioria nao fala. É muito facil ao stand contornar e te nao dar nada. Se eu fosse o proprietario do stand teria muitas facilidades em conseguir fazer de modo a nao teres nada... Adiar e aparentar q estao a resolver daria para tudo e mais alguma coisa... E em tribunal acabarias por perder todas as chances de resolver seja o que fôr.

          Para a questao moral tal como dito, eles têm sempre do lado deles pq concordas-te com o assinado. Tens a lei do teu lado, mas terás de a saber usar. Se eles forem concistentes nao terás hipoteses.

          A luta deles vai ser
          - inicialmente virar a cara para que desistes (80% das pessoas desiste)
          - depois de virem q vais mesmo para tribunal (quando virem MESMO) vao começar a falar em negociar
          - dependendo do stand e da sua vontade (muitos resolvem problemas aqui) vao começar a enrolar e falar em arranjar...
          - depois destas fases anteriores provavelmente começam de novo a andar para trás... Terás q fazer provas, etc...

          Depois disto dito temos de acertar o que quer dizer "arranjar"... Motor novo ? Um motor de um carro batido ?
          Motor novo nao levas de CERTEZA ABSOLUTA
          Editado pela última vez por ; 08 August 2011, 20:24.

          Comentário


            Acabei de ler o tópico todo e pelo que me apercebo aqui há dois tipos de opinião os que defendem o autor do tópico com a lei e os que defendem com unhas e dentes o stand acusando o autor do tópico de falta de palavra.
            Eu não percebo muito de leis nem estou com disposição para estar agora há procura mas parece que todos que estudaram direito e chegam a advogados/juizes são informados que perantes duvidas ou questões pertinentes deve imperar o bom senso por isso se este caso chegar a tribunal e o juiz for um humano com eles no sitio deveria dar a sentença com bom senso. Com isto quero dizer que os dois são culpados, um não cumpriu a lei (vendedor) e o outro concordou (autor do tópico) mas há aqui um pormenor que deve ser levado em conta que é o da viatura ter dado problemas logo após os km limite da garantia e ainda dentro dos prazos minimos estabelecidos na lei de garantia de usados portanto a haver bom senso seria haver uma divisão dos dos custos da reparação em partes iguais sendo a viatura reparada num concessionário da marca e claro (não sei se isso é permitido) o stand ser autuado por trabalhar há margem das leis.
            Acabaria por ser um castigo para os dois.

            Comentário


              e se o dono do stand for marrão, vai ao teu local de trabalho, visto ser comercio e consegue la deixar umas queixas
              e secalhar no fundo é o que mereces

              afinal boa fe não tens nenhuma

              uma pessoa que ja morreu dizia
              se elas são ca..........., nos temos que ser ca.... e meio

              Comentário


                Originalmente Colocado por Raui Ver Post
                Acabei de ler o tópico todo e pelo que me apercebo aqui há dois tipos de opinião os que defendem o autor do tópico com a lei e os que defendem com unhas e dentes o stand acusando o autor do tópico de falta de palavra.
                Eu não percebo muito de leis nem estou com disposição para estar agora há procura mas parece que todos que estudaram direito e chegam a advogados/juizes são informados que perantes duvidas ou questões pertinentes deve imperar o bom senso por isso se este caso chegar a tribunal e o juiz for um humano com eles no sitio deveria dar a sentença com bom senso. Com isto quero dizer que os dois são culpados, um não cumpriu a lei (vendedor) e o outro concordou (autor do tópico) mas há aqui um pormenor que deve ser levado em conta que é o da viatura ter dado problemas logo após os km limite da garantia e ainda dentro dos prazos minimos estabelecidos na lei de garantia de usados portanto a haver bom senso seria haver uma divisão dos dos custos da reparação em partes iguais sendo a viatura reparada num concessionário da marca e claro (não sei se isso é permitido) o stand ser autuado por trabalhar há margem das leis.
                Acabaria por ser um castigo para os dois.

                o que vale para aqui o carro misterioso ter dado problemas depois de 1 determinado numero???

                existe alguma lei mundial que diga que só depois dos 100mil kms é que podem dar problemas???

                eu fui buscar 1 kia carrinha de caixa aberta e avariou passado ai 8 kms, por isso pouco importa ter avariado 200mil depois dos 5mil da garantia ou 1 km depois


                o stand em tribunal tambem vai alegar o que todos os stands alegam, ate nos veiculos novos, mau uso, e contra isso não ha garantia que lhe valha

                Comentário


                  Tambem a referir (nao estou a defender ninguem, tal como o user Raui acho que a culpa é de ambos) que o primeiro post é nos termos da LEI illegal.
                  É publicidade negativa e isso é punivel com coima financeira. Nao estou a defender o stand nem perto disso. Compreendo o dono do carro.
                  Mas a questao é que isto de publicidade negativa é CRIME e PUNIVEL. Ainda à uns tempos uma mulher ia para todo lado dos foruns falar mal de uma operadora telemovel. Pura publicidade negativa e "forcim" tipico de quem quer tudo e nao tem dinheiro para nada.
                  Por causa de um telemovel. Para alem de depois nao ter levado com a reparacao q tanto cria, foi obrigada a apagar tudo nos foruns (ou os operadores do foruns receberam ordens de tribunal) e teve de pagar uma coima brutal. Depois veio para a televisao quase churar e fazer papel de coitadinha a dizer q nao tinha dinheiro para comer. As pessoas que caiam na real...
                  Eu ja vi comentarios à minha empresa negativos ( de pessoas q NUNCA compraram-me nada o q é estranho) E CONTACTEI O gestor do forum e as mensagens foram logo apagadas. Pq caso se o nao fizessem estariam a participar no acto crime do user ... Á pois é meus amigos. E na net fica tudo escrito com os respectivos IP, etc... Quem julga e pune é os tribunais e a lei. Nao a internet e users q nem sabemos quem sao... mesmo caso fosse verdade (q nao era) nao cabe ao forum nem ao user usar estes espaços para isso. Existem tribunais e é lá q se deve dirigir. Ao a entidades proprias como quem defende os direitos do consumidor
                  Editado pela última vez por ; 08 August 2011, 20:34.

                  Comentário


                    O que é estranho mesmo é o motor rebentar logo após o final dos 5000kms...Porquê, não antes? Porque não, mais tarde ainda?

                    Bullshit

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                      O que é estranho mesmo é o motor rebentar logo após o final dos 5000kms...Porquê, não antes? Porque não, mais tarde ainda?

                      Bullshit
                      a isso chama-se probalidade

                      é impossivel alguem advinhar isso

                      e porque não rebentou por mau uso??

                      Comentário


                        Tá bem....mas com aquele limite dos 5kk, tinha que ser exactamente ali perto.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                          Como raios sabes tu isso? Se conheces o caso conheces o carro....logo o "ou" não faz sentido. Se não conheces....postas de pescada?
                          Ele disse que era uma marca premium e motor fiável

                          Tendo em conta o tipo de carros que o stand vende, acredito num destes, ou do segmento abaixo das mesmas marcas, se o dono não diz tento adivinhar

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                            O que é estranho mesmo é o motor rebentar logo após o final dos 5000kms...Porquê, não antes? Porque não, mais tarde ainda?

                            Bullshit
                            Especulacao é isso mesmo. Especular. Especular é facil.
                            Eles fazem esse contracto de 5000kms em todos os carros deles. Pelo q dizem aqui pq nao conheço essa gente. Se todos avariassem aos 5000kms e qq coisa. Aí sim. Nao seria especular.
                            Agora pq um avariou... Isso é especular.

                            A crise economica deve-se a especulacao. Boa prova do q o que dizes nao tem valor legal, nem moral e nem racional...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
                              Especulacao é isso mesmo. Especular. Especular é facil.
                              Eles fazem esse contracto de 5000kms em todos os carros deles. Pelo q dizem aqui pq nao conheço essa gente. Se todos avariassem aos 5000kms e qq coisa. Aí sim. Nao seria especular.
                              Agora pq um avariou... Isso é especular.

                              A crise economica deve-se a especulacao. Boa prova do q o que dizes nao tem valor legal, nem moral e nem racional...

                              Claro que uma pessoa é obrigada a especular, já que o "lesado" não dá os pormenores todos. Nem o stand, diz qual é.

                              EDIT: já vi que disse qual era o stand
                              Editado pela última vez por TMSC; 08 August 2011, 21:47.

                              Comentário


                                Vou começar por dizer duas coisas pouco simpáticas, mas que reflectem precisamente o que penso:

                                1. Esse stand e todos os outros que anunciam garantias fora da lei, e as ainda mais gritantes vendas sem garantia (com o preço de "com garantia + xxx €") deviam ser severamente punidos, e se eu fosse inspector da ASAE gostava de lhes fazer uma ronda.
                                2. O autor deste tópico assinou algo ilegal, logo não tem validade... ...mas assinar uma ilegalidade de forma consciente também deveria ter um enquadramento legal (se é que não tem).


                                Da parte dos stands, têm de se decidir se são profissionais ou amadores/particulares!

                                Se são profissionais deveriam cumprir a lei (algo a que de facto os stands de automóveis usados não estão historicamente habituados)!
                                A lei é clara e não deixa espaço para invenções, sendo que as ilegalidades persistem pelo motivo que muitas outras também persistem:
                                -a impunidade de um sistema judicial deficiente como o nosso.

                                O que aqui me parece mal do ponto de vista moral é o cliente assinar o documento de forma consciente e depois vir queixar-se e fazer exigências.

                                Uma coisa são os documentos ao bom estilo das companhias de seguro, que têm uma extensão tão grande e tantas cláusulas que o cliente tem muitas vezes dificuldade em sequer perceber tudo o que está lá escrito.
                                Em alguns casos seria quase necessário um bom advogado para que o cliente entendesse bem o que estava a assinar, pelo que a lei deverá ter uma função mais reguladora, até porque estas são escritas com imensas salvaguardas.

                                Um documento de garantia onde o cliente assine de caras os 5.000 km, consciente dessa mesma limitação, pode ter (e acho que tem) a lei do seu lado, mas não terá a razão, pelo menos toda!

                                Para mim só há dois tipos de compra e venda de carros usados:

                                - o profissional e o particular.

                                O profissional (com stand aberto e com facturas passadas pelo stand - leia-se empresa) tem de vender carros com garantia mínima de um ano (admitindo que na compra o cliente aceita esse ano de garantia por escrito, levando ao tal "acordo" previsto na lei).
                                O carro será mais caro, mas esse é o preço a pagar por ter uma viatura revista e recondicionada por um profissional, e com a garantia que permita o comprador dormir descansado durante um ano.

                                Isto está na lei e faz todo o sentido. Histórias de "garantia só de motor e caixa" e similares são ilegalidades a punir (a meu ver).


                                O particular (que até pode assumir a forma de alguém que quer escoar uma retoma por via particular ou pessoal) tem o seu lugar e faz o seu sentido.
                                Para quem não quer pagar o excedente pelo recondicionamento do carro, pela garantia e pela possibilidade de responsabilização, é um meio que "tem" de existir.

                                Exemplos disso vêm-se nos carros de 500 / 1000 ou mesmo 1500 euros, onde facilmente um conjunto de pequenas avarias (muito frequentes e naturais, diga-se) podem ter um custo superior ao valor do carro.
                                Agarrar num carro de 500 euros e tentar vender por 1500 euros com garantia e "revisto" é algo que não faz sentido rigorosamente nenhum.
                                Como o stand não pode vender um Punto de 1995 por 1750 euros para dar garantia e tentar transformar um carro velho num veículo que se possa garantir por um ano, a solução seria pura e simplesmente negar qualquer retoma de carros...muito usados (o que muitos fazem, verdade seja dita).

                                Do ponto de vista legal eu só tenho certeza que o stand está mal, mas do ponto de vista moral está tão mal o stand quanto o comprador!

                                Sem sair dos automóveis, eu olho para esta questão como um comprador que vai ver um carro que tem 400.000 km e marca 40.000 km, o stand diz-lhe que tirou km, e ainda assim ele compra o carro para depois ir reclamar ao primeiro problema que foi enganado nos km...


                                Mantendo o tom de franqueza de toda esta minha intervenção, e reforçando a minha posição contra as garantias ilegais, não posso deixar de achar que moralmente estão ambos mal, ou talvez nem seja o stand que esteja pior.

                                Se o stand se pôs a jeito, o comprador não se meteu menos, e na minha opinião talvez uma conversa calma entre os intervenientes pudesse chegar a uma divisão de culpas e custos...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
                                  Tambem a referir (nao estou a defender ninguem, tal como o user Raui acho que a culpa é de ambos) que o primeiro post é nos termos da LEI illegal.
                                  É publicidade negativa e isso é punivel com coima financeira. Nao estou a defender o stand nem perto disso. Compreendo o dono do carro.
                                  Mas a questao é que isto de publicidade negativa é CRIME e PUNIVEL. Ainda à uns tempos uma mulher ia para todo lado dos foruns falar mal de uma operadora telemovel. Pura publicidade negativa e "forcim" tipico de quem quer tudo e nao tem dinheiro para nada.
                                  Por causa de um telemovel. Para alem de depois nao ter levado com a reparacao q tanto cria, foi obrigada a apagar tudo nos foruns (ou os operadores do foruns receberam ordens de tribunal) e teve de pagar uma coima brutal. D a televisao quase churar e fazer papel de coitadinha a dizer q nao tinha dinheiro para comer. As pessoas que caiam na real...
                                  Eu ja vi comentarios à minha empresa negativos ( de pessoas q NUNCA compraram-me nada o q é estranho) E CONTACTEI O gestor do forum e as mensagens foram logo apagadas. Pq caso se o nao fizessem estariam a participar no acto crime do user ... Á pois é meus amigos. E na net fica tudo escrito com os respectivos IP, etc... Quem julga e pune é os tribunais e a lei. Nao a internet e users q nem sabemos quem sao... mesmo caso fosse verdade (q nao era) nao cabe ao forum nem ao user usar estes espaços para isso. Existem tribunais e é lá q se deve dirigir. Ao a entidades proprias como quem defende os direitos do consumidor
                                  Isso é parcialmente verdade!
                                  Digo parcialmente, porque o que aqui digo não é passível de ser considerado calunioso.
                                  Eu limitei-me a relatar factos. Nada mais...
                                  Não disse que este, aquele ou o outro são isto ou aquilo!

                                  Apenas relatei factos, que posso comprovar se for caso disso. Não é ficção.
                                  Comprei um carro! É um facto.
                                  Ao stand tulha... Confere!

                                  Avariou: não há duvidas!

                                  Deram garantia? Deram.
                                  Legal? Não.

                                  Acho que contra factos não há argumentos... Não é calunia de forma gratuita. É a verdade, e quem se sentir afectado e disser que o que aqui foi escrito é mentira, que o prove e me meta em tribunal!

                                  Só para citar um exemplo do que digo, temos o programa da SIC "Nós por cá"
                                  Eles apenas relatam acontecimentos, sem base em especulações. Falam de factos, do que é comprovavel, e, que me conste, nunca foram postos em tribunal.
                                  Editado pela última vez por maseratti; 08 August 2011, 21:30.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                    o stand em tribunal tambem vai alegar o que todos os stands alegam, ate nos veiculos novos, mau uso, e contra isso não ha garantia que lhe valha
                                    Tem lá paciência, mas se eu fosse um traficante de droga podia alegar em tribunal que pensava que andava a vender farinha para bolos, mas as coisas não são assim tão simples.

                                    Numa situação de avançar para processo judicial, o carro pode (e será à partida) peritado por empresas independentes que emitem o seu parecer para fins judiciais.

                                    Empresas dessas existem até para análise de veículos de renting (quando há dúvidas sobre a responsabilidade do condutor na avaria do veículo), pois as coisas não podem ser feitas assim nessa onda do "vão alegar que é má utilização"...

                                    O sistema judicial é lento, mas não é feito por tolos que qualquer "chico-esperto" contorna.

                                    Aliás, a morosidade e custos da resolução destes problemas é que jogam a favor dos stands. Resolver esta questão pela via legal dura facilmente uns anos e custa facilmente uns milhares de euros - um factor que ajuda a explicar os tais 80% que desistem.

                                    Claro que se o comprador quiser arranjar problemas ao stand, coisas simples como a reclamação no livro a isso dedicado com uma denúncia por escrito na ASAE e restantes entidades competentes já pode criar mossa...

                                    ...e aqui repito o que escrevi acima: o stand colocou-se a jeito de arranjar problemas pelo simples facto de não cumprir a lei!
                                    Isso é tão válido para a garantia como para a conformidade da facturação e impostos devidos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                      Claro que uma pessoa é obrigada a especular, já que o "lesado" não dá os pormenores todos. Nem o stand, diz qual é.

                                      o stand ele disse qual era, agora o carro é que é misterioso

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                        o stand ele disse qual era, agora o carro é que é misterioso
                                        Já vi que sim, foi engano meu.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por helderpinho Ver Post
                                          Assim como nos usados (e em todo lado em que há uma venda), a garantia mínima é de dois anos, podendo ser reduzida para o mínimo de um ano. Mesmo que tenhas assinado a dizer que tinha limite de 5 000kmt's, isso é ilegal e a partir daí de nada vale.
                                          É perfeitamente legal, só que é uma garantia contratual, e essa não se pode sobrepor à legal, que neste caso é a de um ano
                                          Ou seja, é uma cláusula que nuca poderá ser activada.
                                          Editado pela última vez por thejoedoe; 08 August 2011, 21:48.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
                                            Tambem a referir (nao estou a defender ninguem, tal como o user Raui acho que a culpa é de ambos) que o primeiro post é nos termos da LEI illegal.
                                            É publicidade negativa e isso é punivel com coima financeira. Nao estou a defender o stand nem perto disso. Compreendo o dono do carro.
                                            Mas a questao é que isto de publicidade negativa é CRIME e PUNIVEL. Ainda à uns tempos uma mulher ia para todo lado dos foruns falar mal de uma operadora telemovel. Pura publicidade negativa e "forcim" tipico de quem quer tudo e nao tem dinheiro para nada.
                                            Por causa de um telemovel. Para alem de depois nao ter levado com a reparacao q tanto cria, foi obrigada a apagar tudo nos foruns (ou os operadores do foruns receberam ordens de tribunal) e teve de pagar uma coima brutal. Depois veio para a televisao quase churar e fazer papel de coitadinha a dizer q nao tinha dinheiro para comer. As pessoas que caiam na real...
                                            Eu ja vi comentarios à minha empresa negativos ( de pessoas q NUNCA compraram-me nada o q é estranho) E CONTACTEI O gestor do forum e as mensagens foram logo apagadas. Pq caso se o nao fizessem estariam a participar no acto crime do user ... Á pois é meus amigos. E na net fica tudo escrito com os respectivos IP, etc... Quem julga e pune é os tribunais e a lei. Nao a internet e users q nem sabemos quem sao... mesmo caso fosse verdade (q nao era) nao cabe ao forum nem ao user usar estes espaços para isso. Existem tribunais e é lá q se deve dirigir. Ao a entidades proprias como quem defende os direitos do consumidor
                                            Dia difícil, não?

                                            Quanto à questão que abordas, tem de existir a noção do "controlo de danos".

                                            Imagina que o stand aqui visado decidia ter uma reacção legal dessas.

                                            Será que era mais vantajoso para eles verem (ainda mais) publicitada a sua forma de agir fora da lei do que assumir a reparação?

                                            Será que os potenciais clientes locais (que seriam por proximidade os que mais atenção dariam ao caso) ficariam fidelizados à empresa que vende carros com garantias ilegais e ainda coloca um processo num cliente que vem a público falar nisso?

                                            É necessário algum bom-senso para avaliar estas questões, porque pode ser pior a emenda que o soneto.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X