Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    depende das pessoas, do tipo de vida que têm etc.

    Para mim é ter o suficiente para em condições normais, conseguir viver mais de um ano sem entrar nenhum dinheiro.
    Claro que se puder ser 2 anos ou 3 melhor. No entanto muitas pessoas não conseguem juntar praticamente nada, por exemplo vivendo sozinho com 800€ ou 900€ é muito difícil juntar...
    na primeira linha disseste tudo. na última linha não concordo por aí além. é claro que fazes alguns sacrifícios de não comprares isto ou aquilo, mas se ganhares 900€ e pagares 300€ de renda podes sempre por algum de lado, nem que sejam 30 ou 40€ mensais. sei que não é muito, mas é melhor teres 500 ou 600€ de lado do que não teres nenhum. mas convenhamos que não se vive bem, vive-se apenas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
      Desculpem a pergunta que quero fazer, mas não é para criticar ninguém, mas faz-me confusão que se comprem carros ás prestações.

      Porque não um carro pior/usado a pronto, em vez de um novo, mas que que tem a vantagem de não se ter dívidas?
      É simples: muita gente consegue pagar 250€ por mês durante quatro anos (mesmo que não consigam sozinhos conseguem a viver com outra pessoa e a pagar em conjunto), pouca gente consegue arrotar 10000€ por um carro usado decente assim na hora.

      Precisamente por isso existem créditos, não é só com carros que isto acontece. Uma coisa é dar 250€ por mês durante 4 anos e ir usufruindo do carro, outra é ir poupando 200€ por mês durante 4 anos para comprar a pronto...e entretanto andar a pé.

      A alternativa é comprar a pronto mas um carro mais barato, mas a maioria dos portugueses aí só conseguiria comprar latas.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por fixxe77 Ver Post
        Ainda bem para ti! Mas como se disse é tudo muito subjectivo! Aqui em casa o orçamento mensal anda na ordem tambem dos 1500, mas poupar está complicado. e somos 3 a caminho de 4!! Muitas vezes evitamos sair, pois uma saida no minimo implica gasóleo, mas de repente sempre haverá mais um almoço e por aí adiante!!
        Eu sei que é relativo, mesmo o custo de vida difere de zona para zona dentro do próprio país mas o meu post foi para dizer que poupar não é uma missão impossível, muito menos quando se vive sozinho com 1000€/mês.

        Se assim fosse (e voltando a uma caso particular) uma família de 3 pessoas que conheço, com ~500€/mês e renda de 275€, já não andava cá.

        PS: Parabéns pelo novo membro.

        Comentário


          #34
          Olá, na minha opinião se uma pessoa ou casal tiver como despesa mensal, por exemplo 1000 euros deverá ter no banco no minino 24 000 euros, ou seja, teriam dinheiro para 2 anos. Agora deixo aqui uma pergunta no ar, do vosso circulo de amigos, familiar ou das pessoas que o rodeiam, quantos acham que tem esse valor ou mais, para fazerem frente a essa situação?
          No meu circúlo de conhecidos poucos terão esse valor, mas sei de alguns (poucos) que tem na ordem dos 50 000 euros com idades na ordem dos 40 anos. Cumps

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            É simples: muita gente consegue pagar 250€ por mês durante quatro anos (mesmo que não consigam sozinhos conseguem a viver com outra pessoa e a pagar em conjunto), pouca gente consegue arrotar 10000€ por um carro usado decente assim na hora.

            Precisamente por isso existem créditos, não é só com carros que isto acontece. Uma coisa é dar 250€ por mês durante 4 anos e ir usufruindo do carro, outra é ir poupando 200€ por mês durante 4 anos para comprar a pronto...e entretanto andar a pé.

            A alternativa é comprar a pronto mas um carro mais barato, mas a maioria dos portugueses aí só conseguiria comprar latas.
            Eu lembro-me que quando queria comprar carro, quando dizia o que tinha para gastar, queriam-me sempre vender carros que custavam o dobro com crédito ao valor de metade do carro.

            Como a mim me faz impressão receber o ordenado e uma parte ir logo para empréstimos, e sendo o carro um objecto que desvaloriza imenso, comprei um usado nos valores que tinha previsto, daí a minha dúvida, mas já percebi as opções dos outros

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
              Eu lembro-me que quando queria comprar carro, quando dizia o que tinha para gastar, queriam-me sempre vender carros que custavam o dobro com crédito ao valor de metade do carro.

              Como a mim me faz impressão receber o ordenado e uma parte ir logo para empréstimos, e sendo o carro um objecto que desvaloriza imenso, comprei um usado nos valores que tinha previsto, daí a minha dúvida, mas já percebi as opções dos outros
              O normal. Quando o meu pai fez crédito habitação para obras queriam que ele pedisse a mais para mobília e trocar de carro.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                O normal. Quando o meu pai fez crédito habitação para obras queriam que ele pedisse a mais para mobília e trocar de carro.

                Então queres dizer que afinal os bancos......coiso e tal?!?!

                Comentário


                  #38
                  Uma pergunta, voces no vosso primeiro ano de trabalho pouparam bastante? Eu devo ter poupado 20%, vejo muita gente que não poupou nem 5% porque precisavam de roupa, comida, X e Y's(nem falo de luxos) e após esse ano ficam desempregadas...e lá vêem os problemas.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    É simples: muita gente consegue pagar 250€ por mês durante quatro anos (mesmo que não consigam sozinhos conseguem a viver com outra pessoa e a pagar em conjunto), pouca gente consegue arrotar 10000€ por um carro usado decente assim na hora.

                    Precisamente por isso existem créditos, não é só com carros que isto acontece. Uma coisa é dar 250€ por mês durante 4 anos e ir usufruindo do carro, outra é ir poupando 200€ por mês durante 4 anos para comprar a pronto...e entretanto andar a pé.

                    A alternativa é comprar a pronto mas um carro mais barato, mas a maioria dos portugueses aí só conseguiria comprar latas.
                    A alternativa é fazer o que até há pouco tempo se fazia em zonas mais pobres...pegar em 1000-2000€ e comprar mota com uma ou mais malas!! Mas depois uma pessoa molha-se e coiso e tal e não é confortavel.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                      A alternativa é fazer o que até há pouco tempo se fazia em zonas mais pobres...pegar em 1000-2000€ e comprar mota com uma ou mais malas!! Mas depois uma pessoa molha-se e coiso e tal e não é confortavel.
                      Por algum motivo em países pobres a mota é o veículo pessoal de eleição. Aqui não, a mota é um bem de luxo que só serve para lazer.

                      Se eu não precisasse regularmente de fazer viagens longas e tivesse garagem não tenho dúvidas que deixava de andar de carro.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Por algum motivo em países pobres a mota é o veículo pessoal de eleição. Aqui não, a mota é um bem de luxo que só serve para lazer.

                        Se eu não precisasse regularmente de fazer viagens longas e tivesse garagem não tenho dúvidas que deixava de andar de carro.
                        Os indianos e chineses estão a aderir ao automovel "em massa"....nós vamos passar a aderir às motos e bicicletas em massa

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                          Os indianos e chineses estão a aderir ao automovel "em massa"....nós vamos passar a aderir às motos e bicicletas em massa
                          Mas qual o mal de fazer uma utilização racional dos transportes? Quando estive na Suíça comprei um carro por 1,000€ e chegou bem. O carro do meu avô esteve à venda por 300€ e ninguém lhe pegou.

                          Só temos direitos se tivermos dinheiro. E quando ele não existe é preciso ter as prioridades bem definidas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Mas qual o mal de fazer uma utilização racional dos transportes? Quando estive na Suíça comprei um carro por 1,000€ e chegou bem. O carro do meu avô esteve à venda por 300€ e ninguém lhe pegou.

                            Só temos direitos se tivermos dinheiro. E quando ele não existe é preciso ter as prioridades bem definidas.
                            NADA! É esse o problema! Já fui de bicicleta pra universidade, são só 8km. O meu ponto é que, em Portugal bicicletas, transportes publicos e motos são coisas ocasionais ou (parafraseando o gajo do Sai de Baixo) "coisa de pobre". Tem que se ter carro, e com isso as pessoas gastam poupanças que secalhar podiam permanecer no banco a render, que é o tópico da thread.

                            Com o aumento do consumo de automóveis por parte da China e India, os combustiveis sobem(se bem que em Portugal está indexado ao peso do Malato), e com Portugal em recessão, quem quer manter as suas poupanças tem que pensar em meios de poupar €(sendo os transportes, um dos sitios onde mais se gasta €€).

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Mas qual o mal de fazer uma utilização racional dos transportes? Quando estive na Suíça comprei um carro por 1,000€ e chegou bem. O carro do meu avô esteve à venda por 300€ e ninguém lhe pegou.

                              Só temos direitos se tivermos dinheiro. E quando ele não existe é preciso ter as prioridades bem definidas.
                              Quando falas da utilização racional de transportes, não posso deixar de me lembrar dos transportes públicos que em Portugal são bastante maus.

                              Se o país racionalizasse os seus transportes públicos, permitindo a sua utilização por um maior número de pessoas, não teria impacto depois por exemplo na melhor do ambiente,no consumo de combustíveis fósseis, que contribui bastante para a divida externa?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                NADA! É esse o problema! Já fui de bicicleta pra universidade, são só 8km. O meu ponto é que, em Portugal bicicletas, transportes publicos e motos são coisas ocasionais ou (parafraseando o gajo do Sai de Baixo) "coisa de pobre". Tem que se ter carro, e com isso as pessoas gastam poupanças que secalhar podiam permanecer no banco a render, que é o tópico da thread.

                                Com o aumento do consumo de automóveis por parte da China e India, os combustiveis sobem(se bem que em Portugal está indexado ao peso do Malato), e com Portugal em recessão, quem quer manter as suas poupanças tem que pensar em meios de poupar €(sendo os transportes, um dos sitios onde mais se gasta €€).
                                As notícias dizem que os depósitos a prazo têm aumentado, o que em tempo de crise devia surpreender. Mas as pessoas funcionam sempre como ovelhas. Se o banco estiver a bater à porta com créditos elas pedem créditos, se lhes pedir dinheiro elas fazem poupanças. O que é preciso é dar capacidades financeiras às pessoas. Penso que uma disciplina de finanças pessoais e familiares na escola era fundamental.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                  Quando falas da utilização racional de transportes, não posso deixar de me lembrar dos transportes públicos que em Portugal são bastante maus.

                                  Se o país racionalizasse os seus transportes públicos, permitindo a sua utilização por um maior número de pessoas, não teria impacto depois por exemplo na melhor do ambiente,no consumo de combustíveis fósseis, que contribui bastante para a divida externa?
                                  Em alguns casos isso é verdade, em outros não. É certo que o interior tem uma rede de transportes deficiente, mas no litoral isso não se passa. Faço Aveiro-Porto todos os dias e não me queixo, entre comboio e metro. Podia ir de carro e ganhava em conforto e tempo, mas prefiro gastar 100€ em vez de 300€, são estas opções que as pessoas têm de tomar. O conforto é muito bom, mas para mim o conforto económico é mais prioritário.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                    Em alguns casos isso é verdade, em outros não. É certo que o interior tem uma rede de transportes deficiente, mas no litoral isso não se passa. Faço Aveiro-Porto todos os dias e não me queixo, entre comboio e metro. Podia ir de carro e ganhava em conforto e tempo, mas prefiro gastar 100€ em vez de 300€, são estas opções que as pessoas têm de tomar. O conforto é muito bom, mas para mim o conforto económico é mais prioritário.
                                    Porque os trajectos que tu fazes tem boas ligações, olha que eu acho mesmo nas cidades os transportes públicos relativamente maus.

                                    Se o tempo for considerado luxo, eu então opto pelo luxo, prefiro fazer uma viagem de carro em 10minutos, do que em 40minutos de autocarro.

                                    Se uns tipos substituem uma linha de comboio, por uma de metro para fazer ligação póvoa do varzim porto (ligação que quanto a mim, racionalmente devia ser feita por comboio), e dentro da cidade do Porto é uma miséria as linhas existentes, apanhando poucos pontos da cidade.

                                    Isto são alguns exemplos, mas eu referia-me mesmo a melhor os transportes, para uma parte significativa de carros desaparecer das ruas, eu gostava de poder usar transportes públicos.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                      Porque os trajectos que tu fazes tem boas ligações, olha que eu acho mesmo nas cidades os transportes públicos relativamente maus.

                                      Se o tempo for considerado luxo, eu então opto pelo luxo, prefiro fazer uma viagem de carro em 10minutos, do que em 40minutos de autocarro.

                                      Se uns tipos substituem uma linha de comboio, por uma de metro para fazer ligação póvoa do varzim porto (ligação que quanto a mim, racionalmente devia ser feita por comboio), e dentro da cidade do Porto é uma miséria as linhas existentes, apanhando poucos pontos da cidade.

                                      Isto são alguns exemplos, mas eu referia-me mesmo a melhor os transportes, para uma parte significativa de carros desaparecer das ruas, eu gostava de poder usar transportes públicos.
                                      É tudo uma questão de preferência. Não se pode é ter o melhor dos dois mundos, t€mpo e tempo.

                                      Falas do Porto e eu acho que o Porto está muito bom em termos de transportes, uso e todos os colegas do emprego usam e ninguém se queixa, bem pelo contrário.

                                      Tu podias usar transportes públicos, só não usas porque não queres.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        É tudo uma questão de preferência. Não se pode é ter o melhor dos dois mundos, t€mpo e tempo.

                                        Falas do Porto e eu acho que o Porto está muito bom em termos de transportes, uso e todos os colegas do emprego usam e ninguém se queixa, bem pelo contrário.

                                        Tu podias usar transportes públicos, só não usas porque não queres.
                                        Dei-te dois exemplos simples, achas racional aqueles exemplos?

                                        Sim, prefiro tempo sem dúvida, demorar 40minutos para fazer 8km's, é ao nível de um país subdesenvolvido (12km/h)!

                                        Eu digo que os transportes são maus, após visitar algumas capitais europeias, ou seja, por comparação.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                          Dass, não sei como é que os ~1500€ por mês cá em casa dão para 4 pessoas e ainda se poupa.
                                          Tudo uma questão de cabeça e saber o que é realmente importante. ; )
                                          Cumprimentos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                            Dei-te dois exemplos simples, achas racional aqueles exemplos?

                                            Sim, prefiro tempo sem dúvida, demorar 40minutos para fazer 8km's, é ao nível de um país subdesenvolvido (12km/h)!

                                            Eu digo que os transportes são maus, após visitar algumas capitais europeias, ou seja, por comparação.
                                            16km/dia também não é nada, eu também usaria o carro. Cada caso é um caso.

                                            Ninguém disse que não podia ser melhor e que não existe melhor, mas isso não invalidade que não seja um bom serviço. Então com o metro nem se fala, não tenho nada a apontar ao Metro do Porto em termos de utilização.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O grande Porto e a grande Lisboa estão muito bem servidos de transportes públicos.

                                              Quem não usa é por simples comodismo. Pode ser que agora em 2012 a coisa mude....


                                              Quanto ao pé de meia e como já foi dito, julgo que um valor que permita estar 3 anos a manter o mesmo nível de vida é mais do que suficiente.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                16km/dia também não é nada, eu também usaria o carro. Cada caso é um caso.

                                                Ninguém disse que não podia ser melhor e que não existe melhor, mas isso não invalidade que não seja um bom serviço. Então com o metro nem se fala, não tenho nada a apontar ao Metro do Porto em termos de utilização.
                                                Eu falo da rede em si, já viste a rede do metro do porto?



                                                Tens uma linha que vai até á póvoa, que devia ser feita em comboio, 3 linhas que fazem largas estações sempre juntas, ficando tudo o que esteja á volta deserto, e depois umas linhas para o hospital e gaia.

                                                O metro não é um meio de transporte citadino?Então e tens uma linha até á povoa, 3 linhas que andam juntas dentro da cidade do porto, e o resto da cidade não é servida?
                                                Ou seja são servidas cidades distantes , e a cidade e arredores propriamente ditas, não tem rede.

                                                Para mim, não faz sentido, claro que se eu tivesse metro á porta e me servisse para os meus percursos também acharia que era um bom serviço, mas vendo a big picture, é mau.
                                                Editado pela última vez por Israel; 01 January 2012, 23:50.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Uma boa poupança? Depende das pessoas, a minha avó tinha 20000€ numa conta dela, no entanto o cabr*o do meu avô contraiu uma divida de 10000€ e agora ela vai ter que pagar-lhe a divida do bolso dela pois as mesmas são contraídas durante o casamento, e agora duas pessoas com 70 anos e 47 anos de casamento à beira de um divorcio que até à poucos anos tinham mais de 100000€ amealhados que foram sendo gastos no arranjo da casa e na compra do carro.

                                                  Tudo pode acontecer e tudo depende das pessoas e do seu carácter. E se a minha avó não tivesse amealhado este dinheiro e se os meus pais e os meus tios não tivessem dinheiro para pagar a divida caso ela não pudesse. Como as coisas estão cada vez menos confiança podemos ter nas pessoas...

                                                  Cada um tem que se precaver como pode e de modo a preservar-se o mais possível...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Uma boa poupança é ser feliz com o que temos.

                                                    Reconheço que alguns podem achar isto demasiado "hippie", mas se calhar aplica-se à maioria...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      O grande Porto e a grande Lisboa estão muito bem servidos de transportes públicos.

                                                      Quem não usa é por simples comodismo. Pode ser que agora em 2012 a coisa mude....


                                                      Quanto ao pé de meia e como já foi dito, julgo que um valor que permita estar 3 anos a manter o mesmo nível de vida é mais do que suficiente.
                                                      Generalizações...geralmente correm mal!

                                                      Aqui...(Grande Porto) 50 minutos é o meu recorde nos transportes públicos a percorrer uma distância que de carro demora 15 minutos ou menos.

                                                      Ao fim do mês é mais um dia inteiro em média passado em viagem (e isto só considerando os dias úteis) ou à chuva/frio/sol à espera...realmente...puro comodismo!

                                                      Se decidir não passar um dia por mês a mais em viagem é comodismo vou ali e já venho...quem me dera a mim poder ir de bicicleta (demorava bem menos que os transportes!)...ou ser servido convenientemente pelos transportes públicos...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        quando numa conversa de amigos a rondar os 23 anos disse que tenho poupanças devido ao meu trabalho a rondar os 10.000€ alguns ate ficaram escandalizados
                                                        e temos todos ordenados de mer** idênticos, e despesas idênticas devido a morar com os velhotes.
                                                        Editado pela última vez por Marco99; 02 January 2012, 03:18.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                                                          quando numa conversa de amigos a rondar os 23 anos disse que tenho poupanças devido ao meu trabalho a rondar os 10.000€ alguns ate ficaram escandalizados
                                                          e temos todos ordenados de mer** idênticos, e despesas idênticas devido a morar com os velhotes.
                                                          Caro,
                                                          'Vai uma aposta' que ficaram a pensar porque é que não dá isso de entrada para a compra dum segmento D? ; )
                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            na primeira linha disseste tudo. na última linha não concordo por aí além. é claro que fazes alguns sacrifícios de não comprares isto ou aquilo, mas se ganhares 900€ e pagares 300€ de renda podes sempre por algum de lado, nem que sejam 30 ou 40€ mensais. sei que não é muito, mas é melhor teres 500 ou 600€ de lado do que não teres nenhum. mas convenhamos que não se vive bem, vive-se apenas.
                                                            Sim, eu não me referia a juntar 50€ por mês.

                                                            Em 5 anos tens 3.000€ se não me enganei nas contas. Enfim é dinheiro e muita gente nem isto consegue.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                                                              quando numa conversa de amigos a rondar os 23 anos disse que tenho poupanças devido ao meu trabalho a rondar os 10.000€ alguns ate ficaram escandalizados
                                                              e temos todos ordenados de mer** idênticos, e despesas idênticas devido a morar com os velhotes.
                                                              É como eu. Aproveito o viver com os velhotes para juntar o que posso.

                                                              Sou forreta porque não dou cabo do dinheiro todo..

                                                              Tenho 24.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X