Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

    ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?

    Eu posso dar o meu exemplo, tirando tudo o dispensável e deixando só o que preciso mesmo (alimentação, alojamento, combustível, compras do mês, uma ou outra mensalidade e parcial para coisas como manutenção do carro) não gasto menos de 400€. E isto a fazer vida de estudante, com carro pago, de manutenção barata e alojamento barato. Estes 400€/pessoa serão portanto um valor provavelmente inferior à média para um cidadão português (já agora é um exercício interessante para o tópico: quanto é que cada um precisa mesmo mensalmente, cortando tudo o que seja supérfluo?).

    Se tirasse os 400 que preciso desses 700 e poupasse o resto, ainda assim só poupava 3400€ por ano. Quantos anos teria que fazer uma vida "estúpida", que se resume a casa-trabalho (no meu caso escola)-casa, para ter uma poupança que me desse para viver durante 2 anos sem rendimentos?

    É que ninguém (ou muito pouca gente) vive nesse extremo, e nem o recomendo. Poupar sim, mas a vida também é para viver, e não é para começar a sair com os amigos ou ir ao cinema aos 30, quando se calhar já se está é a pensar em ter filhos, digo eu. E a viver assim num "meio termo", em que se "vive" um pouco e poupa-se o resto, com umas contas de merceeiro rapidamente se chega à conclusão que com os salários que se praticam em Portugal só mesmo já na casa dos 40/50 é que a maioria das pessoas consegue ter valores desses no banco, sobretudo se entretanto se somarem gastos com casa, carro, filhos...

    Isto, claro, fora da realidade deste fórum em que é só engenheiros, empresários etc e que ganham bem acima da média dos portugueses.
    Editado pela última vez por SRLA; 02 January 2012, 17:20.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

      ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?
      Quem ganha esse valor deveria poupar no minimo uns 2.000€ por ano.

      São 20k ao fim de 10 anos, a que acresce, por exemplo, os juros de DP.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

        ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?
        O tempo que demoram... mesmo que sejam alguns anos, mal era se pessoas com 30-40 ou mais não tivessem poupanças. Acho que o problema são os jovens mesmo.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
          Podes não ter dinheiro nenhum e uma casa de 500k. Mas podes passar fome porque não tens dinheiro. A solução poderá ser vender a casa por 300k. Fazes dinheiro, mas perdes bastante no negócio, porque teve de ser de urgência.

          Por isso penso que uma poupança deverá servir emergências e deverá estar disponível.
          Isso!... Sempre durante o meu crescimento me incutiam que os melhores investimentos eram na habitação e realmente foram (quando o mercado valorizou quase 100% desde o inicio de 90's até 2005/6) mas actualmente apenas quem já tem liquidez e não precisa dele para sobreviver pode se dar ao luxo de aproveitar as oportunidades que ainda vão aparecendo.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
            Penso que o objectivo do tópico seja mesmo em poupança líquida.

            Ter bens para vender não é uma poupança e muito menos pagam as contas.

            A não ser que sejam "oferecidos" na venda para realizar dinheiro muito rapidamente.

            Podes não ter dinheiro nenhum e uma casa de 500k. Mas podes passar fome porque não tens dinheiro. A solução poderá ser vender a casa por 300k. Fazes dinheiro, mas perdes bastante no negócio, porque teve de ser de urgência.

            Por isso penso que uma poupança deverá servir emergências e deverá estar disponível.
            Caro,

            Naturalmente, daí ter mencionado vender/penhorar.

            De qualquer das formas, respondo com um valor concreto também, para mim, uma liquidez disponivel igual ou superior a 25k €, poderá ser considerada uma 'boa' poupança, como forma a combater um já bom leque de situações imprevistas possiveis.

            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

            ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?

            Eu posso dar o meu exemplo, tirando tudo o dispensável e deixando só o que preciso mesmo (alimentação, alojamento, combustível, compras do mês, uma ou outra mensalidade e parcial para coisas como manutenção do carro) não gasto menos de 400€. E isto a fazer vida de estudante, com carro pago, de manutenção barata e alojamento barato. Estes 400€/pessoa serão portanto um valor provavelmente inferior à média para um cidadão português (já agora é um exercício interessante para o tópico: quanto é que cada um precisa mesmo mensalmente, cortando tudo o que seja supérfluo?).

            Se tirasse os 400 que preciso desses 700 e poupasse o resto, ainda assim só poupava 3400€ por ano. Quantos anos teria que fazer uma vida "estúpida", que se resume a casa-trabalho (no meu caso escola)-casa, para ter uma poupança que me desse para viver durante 2 anos sem rendimentos?
            Caro,

            Com empreendedorismo [em particular este] e cultura financeira tudo se faz, algo de que o povo em geral, e não só o nosso, carece imenso!

            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
            Quem ganha esse valor deveria poupar no minimo uns 2.000€ por ano.

            São 20k ao fim de 10 anos, a que acresce, por exemplo, os juros de DP.
            Porquê poupar para investir?

            E porquê investir em DP's [eu sei que foi um exemplo]?

            ; )

            Cumprimentos.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por NMello Ver Post
              Caro,

              Naturalmente, daí ter mencionado vender/penhorar.

              De qualquer das formas, respondo com um valor concreto também, para mim, uma liquidez disponivel igual ou superior a 25k €, poderá ser considerada uma 'boa' poupança, como forma a combater um já bom leque de situações imprevistas possiveis.


              Caro,

              Com empreendedorismo [em particular este] e cultura financeira tudo se faz, algo de que o povo em geral, e não só o nosso, carece imenso!


              Porquê poupar para investir?

              E porquê investir em DP's [eu sei que foi um exemplo]?

              ; )

              Cumprimentos.
              Eu estava a pensar em poupar e colocar o dinheiro debaixo do colchão

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

                ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?

                Eu posso dar o meu exemplo, tirando tudo o dispensável e deixando só o que preciso mesmo (alimentação, alojamento, combustível, compras do mês, uma ou outra mensalidade e parcial para coisas como manutenção do carro) não gasto menos de 400€. E isto a fazer vida de estudante, com carro pago, de manutenção barata e alojamento barato. Estes 400€/pessoa serão portanto um valor provavelmente inferior à média para um cidadão português (já agora é um exercício interessante para o tópico: quanto é que cada um precisa mesmo mensalmente, cortando tudo o que seja supérfluo?).

                Se tirasse os 400 que preciso desses 700 e poupasse o resto, ainda assim só poupava 3400€ por ano. Quantos anos teria que fazer uma vida "estúpida", que se resume a casa-trabalho (no meu caso escola)-casa, para ter uma poupança que me desse para viver durante 2 anos sem rendimentos?

                É que ninguém (ou muito pouca gente) vive nesse extremo, e nem o recomendo. Poupar sim, mas a vida também é para viver, e não é para começar a sair com os amigos ou ir ao cinema aos 30, quando se calhar já se está é a pensar em ter filhos, digo eu. E a viver assim num "meio termo", em que se "vive" um pouco e poupa-se o resto, com umas contas de merceeiro rapidamente se chega à conclusão que com os salários que se praticam em Portugal só mesmo já na casa dos 40/50 é que a maioria das pessoas consegue ter valores desses no banco, sobretudo se entretanto se somarem gastos com casa, carro, filhos...

                Isto, claro, fora da realidade deste fórum em que é só engenheiros, empresários etc e que ganham bem acima da média dos portugueses.
                Os engenheiros não ganham isso.

                Com 1000euros já é uma festa de ordenado!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                  Eu estava a pensar em poupar e colocar o dinheiro debaixo do colchão
                  Caro,
                  Não faça isso porque o dinheiro nesse sítio apanha 'bicho', chamado inflação.
                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                    Caro,

                    Naturalmente, daí ter mencionado vender/penhorar.

                    De qualquer das formas, respondo com um valor concreto também, para mim, uma liquidez disponivel igual ou superior a 25k €, poderá ser considerada uma 'boa' poupança, como forma a combater um já bom leque de situações imprevistas possiveis.


                    Caro,

                    Com empreendedorismo [em particular este] e cultura financeira tudo se faz, algo de que o povo em geral, e não só o nosso, carece imenso!


                    Porquê poupar para investir?

                    E porquê investir em DP's [eu sei que foi um exemplo]?

                    ; )

                    Cumprimentos.
                    A poupança deve permitir liquidez fácil a curto/médio prazo. O investimento é um meio natural de rentabilizar as poupanças.

                    Os DP são formas de ter liquidez imediata, sem risco. Mas tendo 50k não necessita de ter tudo em DP. Poderá ter o correspondente a despesas de 1/2 anos em DP e o restante em aplicações mais "maduras" de 2 ou mais anos, que possam ser mais rentáveis. É uma questão de gestão.

                    Comentário


                      Uma boa poupança?

                      Viver com o que se tem mas tendo dinheiro suficiente para o dia-a-dia e para aproveitar as coisas boas da vida!

                      Comentário


                        Bom eu com 1000€ por mês n fazia uma vida de lorde mas ficava bem mais à vontade do que os 800€ que ganho agr, claro que ajuda bastante estar em casa dos pais e já ter o carro pago nem quero imaginar se n fosse assim

                        Comentário


                          qunado precisares um dia a sério lembra-te da barbaridade que disseste.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                            Os engenheiros não ganham isso.

                            Com 1000euros já é uma festa de ordenado!
                            Infelizmente é verdade..

                            Hoje acabar o curso e levar mais de 1.000€ para casa já é muito bom. Isto pelo menos sem cunhas etc etc..

                            Comentário


                              Bem, eu este ano tive uma taxa de poupança de 42,66% e vivo com os pais. Neste valor inclui um computador (roubaram-me o anterior, com 1 mes) e uma revisão com substituição de correias no carro. Tirando isso não fiz nada de extraordinário, tirando 2 passeios por Portugal. Com o baixo ordenado que tenho é impossível poupar muito e mesmo assim já foi à conta de abdicar de coisas que gostaria de ter, pensando sempre várias vezes antes de comprar as coisas.

                              Se isto é assim vivendo com os pais, alguém que tenha que pagar casa, comer e vestir tá lixado. No meu caso o principal problema é mesmo o ordenado baixo, nem tanto a taxa de poupança, mesmo estes 42,66% dá um valor quase irrisório de poupança. Vamos lá ver se este ano consigo melhorar a taxa, especialmente no lado das receitas

                              Cumps.

                              Comentário


                                Na minha primeira experiencia de primeira vez de trabalho poupei quase que na totalidade,morava com a minha mae e recebia a volta de 500 euros,ela pagava-me o passe, tinha tudo o que precisava, comia na empresa etc,..
                                nunca fui de luxos,sempre pensei no dia de amanha, e graças a isso quando tirei a carta consegui comprar a pronto um 'Bom' carro usado ...
                                La diz o ditado: E velho mas tá pago!!!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                  Depende..às vezes têm que trabalhar para ajudar os pais.

                                  Se não for o caso, então sim, dá para poupar. Agora também depende dos vícios, costumes, etc etc..
                                  Falei do caso comum, em que a maioria está em casa dos pais sem pagar nada e ainda come de borla se for preciso.

                                  Um filho que esteja a ajudar os pais, mesmo não poupando 1 cêntimo, está a fazer muito bem!

                                  Comentário


                                    sempre considerei que meter de lado 5.000€/ano seria o mínimo, e até isso parece-me coisa de remediado sinceramente, porque se poupar uma média de 20.000€ por cada 4 anos e isso também for o tempo que demoro a querer trocar de carro, "poupança" é uma palavra relativa.
                                    na verdade faço "poupança" para não ter de usar crédito para comprar um carro, porque depois volto a ficar a zeros .. por outro lado se pedir crédito, tenho o prejuízo dos juros, e se não trocar de carro, tenho o downgrade no status quo que em certos meios profissionais até é uma desvantagem.

                                    por isso, para mim, poupar é tudo o que vá além do custo de uma troca de carro de 20.000€ em cada 4 anos, e por esta medida, a verdade é que.. ainda não consigo poupar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
                                      sempre considerei que meter de lado 5.000€/ano seria o mínimo, e até isso parece-me coisa de remediado sinceramente, porque se poupar uma média de 20.000€ por cada 4 anos e isso também for o tempo que demoro a querer trocar de carro, "poupança" é uma palavra relativa.
                                      na verdade faço "poupança" para não ter de usar crédito para comprar um carro, porque depois volto a ficar a zeros .. por outro lado se pedir crédito, tenho o prejuízo dos juros, e se não trocar de carro, tenho o downgrade no status quo que em certos meios profissionais até é uma desvantagem.

                                      por isso, para mim, poupar é tudo o que vá além do custo de uma troca de carro de 20.000€ em cada 4 anos, e por esta medida, a verdade é que.. ainda não consigo poupar. :
                                      (
                                      Isso na minha óptica é poupar, conheço algumas pessoas que são incapazes de comprar um carro a pronto, porque simplesmente consomem todos os seus rendimentos em gastos correntes.

                                      Muitas vezes nesses casos mesmo quando há um bom aumento de rendimentos (promoção ou mudança de emprego) o acréscimo, vamos supor 20 ou 30%, é totalmente gasto numa reformulação dos gastos em alta

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Isso na minha óptica é poupar, conheço algumas pessoas que são incapazes de comprar um carro a pronto, porque simplesmente consomem todos os seus rendimentos em gastos correntes.

                                        Muitas vezes nesses casos mesmo quando há um bom aumento de rendimentos (promoção ou mudança de emprego) o acréscimo, vamos supor 20 ou 30%, é totalmente gasto numa reformulação dos gastos em alta
                                        Também conheço pessoas assim. Já mais do que duplicaram o primeiro salário e continuam a chegar ao final do mês lisas! Nestes casos, se querem ter algo tem de ser a crédito, pois não são capazes de poupar de outra maneira.

                                        Comentário


                                          air e v7,
                                          por esse ponto de vista, e para essas pessoas, estao a querer dizer que o crédito, com imposição de uma obrigação mensal obrigatória, e portanto directa e imediata, se pode tomar como uma forma de poupança para obter um bem que de uma forma de poupança, por exemplo com o prazo de 5 anos, jamais se conseguia?
                                          Editado pela última vez por NMiguel; 02 January 2012, 22:09.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                            air e v7,
                                            por esse ponto de vista, e para essas pessoas, estao a querer dizer que o crédito, com imposição de uma obrigação mensal obrigatória, e portanto directa e imediata, se pode tomar como uma forma de poupança para obter um bem que de uma forma de poupança, por exemplo com o prazo de 5 anos, jamais se conseguia?
                                            Sim, essas pessoas basicamente não conseguem ver dinheiro na conta, então gastam tudo o que ganham (mas sabem controlar-se para não gastar mais do que ganham, porque têm margem para isso). Então ao fazerem um crédito para um carro sabem que X €/mês vai para o crédito e acabam por não gastar esse dinheiro em outras coisas (a maior parte das vezes desnecessárias).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Falei do caso comum, em que a maioria está em casa dos pais sem pagar nada e ainda come de borla se for preciso.

                                              Um filho que esteja a ajudar os pais, mesmo não poupando 1 cêntimo, está a fazer muito bem!
                                              Sim, o meu caso era quase esse, viver em casa dos pais mas dava dinheiro para a casa, pouco mas dava .

                                              Dava para passear e para juntar uma boa parcela, quase 50%.

                                              Comentário


                                                O meu conceito de boa poupança é ter dinheiro para manter o nível de vida que tenho actualmente, sem entrar qualquer rendimento durante cerca de 2 anos. Felizmente, tenho a sorte de ter essa poupança (um pouco mais até).

                                                Comentário


                                                  Poupar é relativo, mesmo MUITO relativo. Actualmente recebo cerca de 3.000 euros limpos e não consigo poupar um tostão que seja. E não faço nenhuma grande extravagância. Houve tempos em que ganhava metade e poupava quase tudo. Não há uma regra para poupar, é "conforme a música".

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                                                    quando numa conversa de amigos a rondar os 23 anos disse que tenho poupanças devido ao meu trabalho a rondar os 10.000€ alguns ate ficaram escandalizados
                                                    e temos todos ordenados de mer** idênticos, e despesas idênticas devido a morar com os velhotes.
                                                    eu com 23 não, mas com 24 tinha 16 mil a ganhar um pouco mais que tu. como tu deste o exemplo, em despesas podemos poupar muito e não deixar de ter alguns luxos de vez em quando, comprar umas quantas roupas nos saldos ou fazer uma atividade que implique um pouco mais de dinheiro. se o gerirmos, ele dura e estica. o problema são mesmo as nossas namoradas/mulheres.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                      Eu não discordo que se deva poupar, e como já referi também gostava de poder ter no banco umas dezenas de milhares intocáveis só mesmo para uma emergência...

                                                      ...mas já fizeram as contas a quanto tempo demora a um trabalhador mediano com um salário de ~700€ poupar esse tipo de dinheiro?

                                                      Eu posso dar o meu exemplo, tirando tudo o dispensável e deixando só o que preciso mesmo (alimentação, alojamento, combustível, compras do mês, uma ou outra mensalidade e parcial para coisas como manutenção do carro) não gasto menos de 400€. E isto a fazer vida de estudante, com carro pago, de manutenção barata e alojamento barato. Estes 400€/pessoa serão portanto um valor provavelmente inferior à média para um cidadão português (já agora é um exercício interessante para o tópico: quanto é que cada um precisa mesmo mensalmente, cortando tudo o que seja supérfluo?).
                                                      neste momento o meu salário fica rés vés com as minhas despesas. 400€ a menos no salário fazem mossa. se fosse há meio ano estaria bem, assim é mesmo contado. está aqui a resposta ao teu exercício. malditos salários e falta de oportunidades!

                                                      Comentário


                                                        exactamente, a namorada é que dá cabe do orçamento.lolol
                                                        eu referi que tenho como poupanças 10.000, poupanças essas que surgem de invés de comprar roupa na levis compro na zara e pull bear( alem de mais barata gosto mais da roupa de lá), não janto fora todas as semanas, não pago 15€ para entrar numa discoteca, não fumo, não mudo de telemóvel todos os anos, um sem numero de coisas que me ajudam a poupar, mas que os gajos que estouram o dinheiro todo nas coisas que referi não percebem.
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        eu com 23 não, mas com 24 tinha 16 mil a ganhar um pouco mais que tu. como tu deste o exemplo, em despesas podemos poupar muito e não deixar de ter alguns luxos de vez em quando, comprar umas quantas roupas nos saldos ou fazer uma atividade que implique um pouco mais de dinheiro. se o gerirmos, ele dura e estica. o problema são mesmo as nossas namoradas/mulheres.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          eu com 23 não, mas com 24 tinha 16 mil a ganhar um pouco mais que tu. como tu deste o exemplo, em despesas podemos poupar muito e não deixar de ter alguns luxos de vez em quando, comprar umas quantas roupas nos saldos ou fazer uma atividade que implique um pouco mais de dinheiro. se o gerirmos, ele dura e estica. o problema são mesmo as nossas namoradas/mulheres.
                                                          Elas não percebem o conceito de poupar .

                                                          Estou a brincar

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                            Poupar é relativo, mesmo MUITO relativo. Actualmente recebo cerca de 3.000 euros limpos e não consigo poupar um tostão que seja. E não faço nenhuma grande extravagância. Houve tempos em que ganhava metade e poupava quase tudo. Não há uma regra para poupar, é "conforme a música".
                                                            Claro que depende, já tinha referido isso.

                                                            Mas do que vou vendo entre as pessoas que conheço, tem muito a ver com a atitude individual de cada um.

                                                            Vejo pelo meu pai que sempre ganhou relativamente pouco e sempre poupou. Ainda hoje com 75 anos vai fazendo as suas poupanças que depois utiliza para fazer melhorias numa pequena casa de campo que tem por exemplo. Para ele é inconcebível não poupar por pouco que seja.

                                                            Talvez por ter sido "forjado" neste ambiente, hoje que tenho uma vida muito mais desafogada do que alguma vez os meus pais tiveram, continuo a ter preocupações em não me exceder e em poupar.

                                                            Acho que mesmo quem ganha pouco pode ir pondo 20 ou 30 euros de parte de vez em quando e grão a grão .....

                                                            Comentário


                                                              Cada vez está mais difícil de poupar porque tudo aumenta menos os salários (pelo menos o meu).

                                                              Sempre fui habituado a poupar e neste momento consigo poupar 30 a 40% do meu rendimento mensal.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X