Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Opinião] Adquirir GPS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Já existe um grande tópico dedicado aos GPS's. É lá que estas matérias devem ser discutidas.

    http://forum.autohoje.com/road-book/...navegacao.html
    Editado pela última vez por MGomes; 18 May 2012, 10:39.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por sergiosl Ver Post
      Como viajamos muito pela Europa, não perdendo umas férias escolares da filha, desde há 5 anos, comprei e usei um Tomtom XL, posteriormente, um Garmin 1440 (ecrán de 5 pol) e como última aquisição um Mio Spirit 687 (ecrán de 5 pol), comprado na Worten. Além disso, tenho instalado no Galaxy II o Ndrive 11. Minhas observações: - o Tomtom mostrou-se lerdo e com atualizações caras. O Garmin é melhor do que o Tomtom e de uso mais intuitivo, mas peca por melhor cobertura dos mapas para os EUA. Lá é perfeito, como comprovamos ano passado. Cá, exige mais trabalho na instalação de Pontos de Interesse, tais como, radares adicionais e gasóleo de grandes superfícies. O Mio, recentemente comprado, usa os mapas e a tecnologia do Tomtom, é tão rápido quanto o Garmin e encantou-me pela singeleza da atualização de mapas a partir de software próprio e a oferta de aluguer de mapas a custos bastantes razoáveis. Pelo custo de aquisição é o que mais me satisfez. Entretanto, nenhum deles oferece tantos Pontos de Interesse de Portugal, quanto o Ndrive 11, cuja base de dados baseia-se nas informações do site Pai.pt. Resultado: uso o Mio para guiar-me e o Galaxy com o Ndrive para levar-nos a restaurantes e gasolineiras baratas e com o EZCam (grátis) em segundo plano para alertar-nos dos controlos de velocidade. Qual seja, usamos os dois nas estradas, com o Ndrive a nos guiar em solo português, com a inestimável ajuda das "co-pilotas" a bordo. Espero que este testemunho ajude. Sem pretensão de substituir o teu juízo.
      Eu tenho um GPS "standalone" e um android com GPS e prefiro o gps per si. Há telefones com ecrãs enormes (o que não aprecio, pessoalmente) e que fazem tudo e mais alguma coisa, à semelhança do meu, mas o que pesa mais o uso do Tomtom (a que tenho que, por vezes, aliar o TMN drive e meter as coordenadas à pata porque muitos dos POI's não aparecem) é a bateria - tanto me faz se vicia ou não (que está e não se aguenta muito sem fonte externa) e no telemóvel o consumo de bateria é abismal e numa viagem de 3 horas é capaz de arruinar uma carga completa.

      Nesse aspecto em concreto nenhum GPS perde e o isqueiro tá lá sempre disponível. No telefone o isqueiro também existe, mas acaba por ser mais desconfortável.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
        Eu tenho um GPS "standalone" e um android com GPS e prefiro o gps per si. Há telefones com ecrãs enormes (o que não aprecio, pessoalmente) e que fazem tudo e mais alguma coisa, à semelhança do meu, mas o que pesa mais o uso do Tomtom (a que tenho que, por vezes, aliar o TMN drive e meter as coordenadas à pata porque muitos dos POI's não aparecem) é a bateria - tanto me faz se vicia ou não (que está e não se aguenta muito sem fonte externa) e no telemóvel o consumo de bateria é abismal e numa viagem de 3 horas é capaz de arruinar uma carga completa.

        Nesse aspecto em concreto nenhum GPS perde e o isqueiro tá lá sempre disponível. No telefone o isqueiro também existe, mas acaba por ser mais desconfortável.
        Não vejo qual é a diferença entre ligar o carregador do gps ao isqueiro ou ligar o carregador do telemóvel ao isqueiro

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
          Não vejo qual é a diferença entre ligar o carregador do gps ao isqueiro ou ligar o carregador do telemóvel ao isqueiro
          concordo!
          eu tenho um garmin nuvi 200 com alguns anitos que é constantemente actualizado e um samsung galaxy s com o tmn drive. prefiro sem dúvida o telemóvel! e quando não quero incomodar os outros ocupantes do carro com as orientações coloco o auricular com blueteeth e ouço por aí.
          já para não dizer que o telemóvel usa a rede 3g para apanhar os satélites mais depressa

          Comentário


            #35
            Eu sempre ouvi dizer que uma lebre nunca será uma ovelha.
            Se os GPS, continuam a sair mais modelos e a aparecer novas marcas, por alguma razão é.
            Um smartphone, na casa dos 150€, como deve ser, tem um ecra de 3.5'', enquanto que um GPS na casa dos 150€ tem um ecra de 5''.
            Mas alguem ja experimentou usar o TMN drive para usar fora das grandes cidades, ou outra aplicaçao no smartphone que seja de mapas?
            É que finalidade para o GPS era ir de férias para certos sitios e não me preocupar em levar a bela da folha com os mapas do google impressa , não para andar a pessear nas grandes cidades....
            Eu tambem dou o braço a torcer e sei que voces tem razão em comprar um smartphone e usar o TMN Drive, porque so vou usar o GPS pontualmente e não todos os dias, mas pensei que um GPS foi feito exclusivamente para aquilo, portanto nalguma coisa dave ser melhor que um smartphone.

            Até agora aquilo que eu percebi é:
            GPS:
            + Tamanho do ecra
            + Bateria dura mais
            + Conectividade
            - Actualizações pagas
            - Os pontos de interesse não sao actualizados
            - Não tem utilidade fora do carro

            Smartphone:
            + Ando sempre com ele
            + Actualizações gratis no caso do TMN Drive
            + Aplicações com pontos de interesse
            - Bateria dura menos
            - Ecra mais pequeno
            - Alguns demoram a sincronizar e até podem perder a ligação durante a viagem

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Lisboeta Ver Post
              Volto a frisar um dos requisitos: ecrã grande. Se o autor do tópico pediu um ecrã grande, não se há de ajeitar com um telemóvel . Além disso já conheci pessoas que diziam a mesma coisa, e também usavam todos os dias um android, mas mudaram para GPS, porque diziam que não era práctico. Eu prefiro um GPS, embora a verdade seja dita, tenho um android e um GPS. Só se ficasses com um daqueles telemóveis com ecrã XXL, ou uma tablet. Mas um GPS foi feito para isso mesmo, não é um aparelho adaptado para várias funções que não pode aplicar todo o seu funcionamento numa só função: GPS
              Porque raio não se ajeitaria com o telemóvel? Um ecrã de umas 4" não chega?
              Porque não é prático? Na minha opinião até é bem mais prático que ter que ter outro aparelho para servir de GPS quando um spartphone ainda faz melhor esse serviço.

              A única desvantagem é mesmo a bateria, e é algo muito facilmente resolvido com um carregador de isqueiro.
              Os smartphones actuais fazem de GPS ainda melhor do que um aparelho próprio, por isso é que digo que, exceptuando raríssimos casos, comprar um aparelho GPS hoje em dia é simplesmente deitar dinheiro ao lixo.

              Comentário


                #37
                O que é que um smartphone faz melhor que um gps?

                (Tendo em conta o propósito do último)

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                  O que é que um smartphone faz melhor que um gps?

                  (Tendo em conta o propósito do último)
                  O meu Samsung Galaxy S II, com processador dual-core, faz com que as respostas nas mudanças de sentido se façam mais rápidas e precisas do que as dos GPS's que tenho. Nas cidades, isso faz diferença. Além disso, no smartphone uso em segundo plano um aplicativo gratuito para avisar-me de câmaras de controlo de velocidade, de forma mais fiável na medida em que atualiza as suas bases de dados mais frequentemente, a partir das informações assinaladas pelos utilizadores. Em estrada, uso o GPS de 5 polegadas, de forma concomitante, em razão de melhores informações adicionais de mudanças de tráfego, de velocidades e de distancias restantes, todas mais visíveis do que aquelas mostradas pelo Ndrive no smartphone. Nessa ocasião, fico atento ao GPS, enquanto mulher ou filha seguem o smartphone. Nas cidades, uso apenas o smartphone porque me basta e porque é mais rápido no processamento. No que diz respeito à durabilidade das baterias, é aspecto irrelevante para mim, na medida em que uso ambos ligados em carregadores de isqueiro. Portanto, creio que a escolha deva considerar o que o utilizador mais valorize. Quem pouco viaje longas distancias e possa comprar os smartphones de maior tamanho e de última geração, não se arrependerá do uso dos mesmos em substituição aos GPS's tradicionais. Não é sem razão que tanto a Garmin, quanto a Tomtom, já oferecem sistemas instalados em smartphones. Na minha modesta opinião, os GPS's tradicionais, de maior dimensão e com software com funções "truck" continuarão a ter o seus compradores, principalmente dentre os profissionais das estradas, em razão das melhores informações que estes podem lhes oferecer em termos de detalhamento e planejamento de rota.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                    O que é que um smartphone faz melhor que um gps?

                    (Tendo em conta o propósito do último)
                    Já disseram.. um gps é só gps. Um smartphone faz isso e muito mais(vários softwares de gps, lanterna para os que tem leds atrás, chamadas e mensagens, câmara fotográfica/filmar, jogos, anda sempre contigo..)

                    Comentário


                      #40
                      sergiosl era mais ou menos a ideia que tinha.
                      Para alguém que viaje regularmente, um gps será melhor opção.

                      Em relação ao tempo de resposta, não sei até que ponto um gps recente, de gama média alta (150-200€) ainda sofra desse problema. Também não é menos verdade que o smartphone que referiste custa +400€. Um no mesmo price range secalhar sofre do mesmo problema

                      Falaste numa aplicação sobre os radares, mas penso que nos gps também se pode actualizar isso com informação de outros utilizadores. Mas talvez essa aplicação seja mais cómoda por o fazer automaticamente (estou eu a supor).


                      eblase estava a me referir ás funcionalidades do gps. Eu sei que um smartphone dá para fazer mil e uma coisas, mas estava mais interessado na capacidade de me levar do ponto A ao ponto B. E tendo isto em mente, o que é que uma aplicação num smartphone faz melhor do que um gps?

                      Pessoalmente prefiro utilizar um gps, muito por causa da dimensão do ecrã.
                      Eu sei que existem smartphones de 4'', mas para mim andar com algo desse tamanho no bolso não é opção. Prefiro algo mais pequeno
                      Outro problema que tive nos smartphones que utilizei, (modelos já um pouco antigos) é que demoravam uma eternidade para apanhar o satélite. No entanto acredito neste novos modelos isso já não deva acontecer

                      Em termos de funcionalidades acredito sejam semelhantes, mas por exemplo os gps oferecem a capacidade do bluetooth para quem não tem este equipamento no carro.


                      E com isto dito, eu prefiro um gps (± 150€) e um smartphone (±150€) do que apenas um smartphone (± 300€).
                      Talvez pelo mesmo motivo que prefiro ouvir musica no ipod do que no telemovel.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                        Não vejo qual é a diferença entre ligar o carregador do gps ao isqueiro ou ligar o carregador do telemóvel ao isqueiro
                        A bateria vai a carregar à mesma, mas mais devagar, e mesmo dizendo que não a estraga, sou da velha guarda.

                        E se o tenho...uso

                        Comentário


                          #42
                          Tenho um Garmin C320 (já não está À venda) desde 2006 ou 2007. E tenho vindo a atualizar constatemente (serviço pago).

                          O meu pai tem um tomtom com 3 anos e em termos de utilização o garmin é mais fácil de utilizar.

                          Na última proteste vinha lá o ensaio a alguns GPS. E tenho ideia que alguns tinham atualizações gratuitas. Julgo que os Garmin topo de gama.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Evil0ne Ver Post
                            sergiosl era mais ou menos a ideia que tinha.
                            Para alguém que viaje regularmente, um gps será melhor opção.

                            Em relação ao tempo de resposta, não sei até que ponto um gps recente, de gama média alta (150-200€) ainda sofra desse problema. Também não é menos verdade que o smartphone que referiste custa +400€. Um no mesmo price range secalhar sofre do mesmo problema

                            Falaste numa aplicação sobre os radares, mas penso que nos gps também se pode actualizar isso com informação de outros utilizadores. Mas talvez essa aplicação seja mais cómoda por o fazer automaticamente (estou eu a supor).
                            ....
                            Recentemente, comprei novo GPS e preocupei-me de ler bastante a respeito do que havia de novo no mercado internacional e da opinião dos utilizadores. Os novos GPS's carregam num conjunto de facilidades acessórias que podem ser muito úteis para alguns: - atualização em tempo real de rotas orientadas pelo volume de tráfego (coisa importante para quem os usa nas grandes metrópoles do planeta), buscas mais detalhadas de destinos usando o Google, destinos definidos por fotos, comando por voz, etc. Entretanto, em termos de hardware, o avanço tem sido muito pequeno. Ao contrário, irrita a muitos, a frequente troca de formas de fixação, o que força troca de acessórios e a tendência a agravar preços das atualizações. E como o avanço do smartphone é real e incisivo, os grandes produtores passaram a investir mais nos sistemas direcionados à aquele hardware, mesmo porque, com o 4G, é previsível que a atualização de rotas em tempo real (Live) se faça de maneira muito rápida e proveitosa. Do lado do GPS tradicional, parece que a tendência é apostar nos menores custos, como forma de compensar a "agressão" dos smartphones, antes de tentar introduzir hardware com igual performance e ao mesmo custo. Com relação aos radares, também há um grande esforço de tentar acompanhar a inundação de software que faz com que condutores apontem e desfrutem de bases de dados com um dinamismo que não depende de atualizações periódicas. Leia sobre o Coyote, EZCam, CamerAlert e muitos outros existentes para Android e outros sistemas operacionais e perceberá que o GPS nunca poderá equivaler-se, a menos que se transforme num smartphone. Informações sobre localizações de câmaras de segurança, fixas e móveis, são trocadas com muita celeridade. Basta que carregues um botão no aplicativo e a base de dados se atualiza. Aliás, razão principal da recente legislação que a França passou a cumprir, a qual proibe o uso de smartphones e qualquer outro meio que permita essa troca de informações. E ai, do que vale um GPS tradicional que tenha que ocultar essa informação enquanto conduzimos naquele país? É por isso que continuo a usar o smartphone com sinais acústicos em segundo plano, mesmo quando estou a usar o GPS no tablier. Eficácia da lei? Como examinar, sem mandado judicial, um smartphone que encontre-se dentro do teu bolso ou carteira? Sintese: - a atualização sobre radares nos smartphones é mais rápida e, para quem confie, grátis, na dependência do aplicativo escolhido.

                            Comentário


                              #44




                              Continuo a ter o TomTom mas uso o Tmn Drive ou o Route66 porque está no telemóvel

                              Comentário


                                #45
                                A principal vantagem num GPS, quando se vai para um lugar desconhecido é circular nas grandes cidades.

                                Com o meu velhote (mas mapas atualizados) já circulei sem qualquer problema por MAdrid, Barcelona, Hamburgo, Berlim e mais algumas cidades espanholas e alemãs. E é nestes ambientes desconhecidos que são uma mais valia.

                                Em estrada "aberta", o GPS é útil, mas gosto sempre de levar um mapa em papel.

                                Comentário


                                  #46
                                  Obrigado a todos pela ajuda, vou optar pelo GPS em vez do smartphone.
                                  Podem fechar o tópico

                                  Comentário


                                    #47
                                    E por qual vais optar já agora?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                      E por qual vais optar já agora?
                                      Andei a procura deste Garmin mas não encontrei:
                                      https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134&pID=103879

                                      Estive a experimentar este TomTom e gostei bastante das funcionalidades:
                                      Via 120 Europe - Navegação automóvel - TomTom

                                      Portanto vou optar pelo TomTom Via 120

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X