Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar o óleo da caixa automática!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar o óleo da caixa automática!

    Boas
    Tenho um Peugeot 406 de 2002 com a caixa automática Al4.
    Uma vez que o comprei usado e claro que não sei ao certo a manutenção que lhe andaram a fazer ao longo dos anos, pretendo mudar o óleo da caixa.
    A caixa embora nada de muito frequente, já me deu erros em que após desligar o carro e voltar a ligar fica tudo bem, fiz uma pesquisa sobre estas caixas, em que vi que pode ser derivado á má condição do óleo. E se não for mudado provavelmente irá ter alguns problemas mais tarde.
    Pretendo ser eu a fazê-lo uma vez que na Peugeot os óleos são carissimos, e penso que será dificil numa outra oficina seguirem os procedimentos todos, tal como é indicado no manual Haynes, coisa que nós em casa, com o nosso tempo e paciência podemos seguir religiosamente... Só por exemplo uma das coisas que o manual recomenda é fazer isto após o carro ter circulado pelo menos 30 minutos, para que consigamos sangrar «mais» óleo velho, derivado á temperatura que este atinge a circular.

    Agora a minha questão é a seguinte: Segundo o manual Haynes, o «bujão» para sangrar o óleo, depois ao ser posto de novo, tem um binário de aperto, e em minha casa até tenho alguma ferramenta mas não para isto, lol
    Será que é assim tão importante o valor de binário de aperto do bujão? ou será que posso simplesmente pô-lo de volta á mão e apertá-lo bem, tal como fazemos quando mudamos o óleo do motor?

    Agradeço a vossa ajuda, se possivel!

    #2
    O valor de aperto é sempre importante!
    Um aperto "mais forte" arriscas-te, a da próxima vêz, não conseguires tirar o bujão, como podes fazer com que a rosca do carter/bujão fique moída, e depois tenhas que tirar o carter e fazer uma nova!

    Um pouco acima, não existe muito problemas, agora depende do "apertá-lo bem"!

    O melhor que tinhas a fazer era comprar uma chave dinamométrica. Não são caras e valem bem o preço!

    Tens é de olha é para a escala que pretendes usar e escolher uma que tenha um intervado de, exemplo:

    O bujão necessita de um aperto de 25 Nm, escolhes uma chave que tem um intervalo de 10Nm a 100Nm.
    Mas se necessita apenas de 5Nm, esta chave já não serve, tens que ir uma que tenha esse valor!

    Outro exemplo: Rodas dos carros. Normalmente o pessoal aqui estica-se e depois a tirar vê-se à rasca!
    No manual diz que a força de aperto é de 120Nm e aqui é usar uma chave que tenha esse valor! Outros podem pedir 90Nm, etc...

    Comentário


      #3
      Aqui o óleo pra caixa AL-4(Odiada por 9 entre 10 donos de Peugeot aqui no Brasil)



      Tem esse, da Pentosin, que cumpre a norma Peugeot Oil Z000169756




      Como ela se comporta ai? Dá muito defeito(não a sua) o modelo ai na Europa?

      Aqui, ela foi(e ainda é) motivo de reclamação dos proprietários
      Até a maior revista daqui testou um 307 com esse câmbio. Foi o que mais deu dor de cabeça

      QUATRO RODAS - Peugeot 307

      A caixa AL4 leva 6 litros de óleo

      Comentário


        #4
        O Binário de aperto é extremamente importante! Eu tenho duas chaves dinamométricas, uma que vai de 40-250 e outra 13-100. Dão um jeitão e confiança na altura de apertar.

        Comentário


          #5
          Se levar filtro também é necessário substituir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
            Um pouco acima, não existe muito problemas, agora depende do "apertá-lo bem"!
            Pois, é o que eu pensava, então se apertar á mão só até sentir que «está bem» não deve haver problemas...
            Mas deste-me uma ideia, e após uma pesquisa pelas ditas chaves, nunca imaginei que existissem tão baratas, pensei que fosse algo mais caro, como não tenho pressa, vou comprar o óleo, e se vir no intermarchê ou algo assim, uma chave que me sirva, compro, até porque já fica para outras coisas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post


              Como ela se comporta ai? Dá muito defeito(não a sua) o modelo ai na Europa?



              A caixa AL4 leva 6 litros de óleo
              Em principio será mesmo esse óleo que irei comprar, pois existe vendedor mobil, aqui bem perto de mim, obrigado pela dica!

              Quanto ao comportamento da caixa aqui na Europa, penso que não há muito a apontar, até agora só acho que devia mudar o óleo, mas ao pesquisar sobre ela, também fiquei surpreendido com os relatos aí no Brasil, mas também li em algum sitio, que isso se deve ao vosso clima!?Em todo o caso não posso falar muito, pois quanto a mim, tenho este carro há menos de dois anos, e não há muitos carros com esta caixa cá em Portugal, para serem abundantes os relatos negativos...
              Pelo que li no manual, ela leva 6 litros, mas só precisamos de 4.5L para fazer a muda certo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                Se levar filtro também é necessário substituir.
                Pois parece que leva, mas irei verificar mais tarde...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Anicio Ver Post
                  Em principio será mesmo esse óleo que irei comprar, pois existe vendedor mobil, aqui bem perto de mim, obrigado pela dica!

                  Quanto ao comportamento da caixa aqui na Europa, penso que não há muito a apontar, até agora só acho que devia mudar o óleo, mas ao pesquisar sobre ela, também fiquei surpreendido com os relatos aí no Brasil, mas também li em algum sitio, que isso se deve ao vosso clima!?Em todo o caso não posso falar muito, pois quanto a mim, tenho este carro há menos de dois anos, e não há muitos carros com esta caixa cá em Portugal, para serem abundantes os relatos negativos...
                  Pelo que li no manual, ela leva 6 litros, mas só precisamos de 4.5L para fazer a muda certo?
                  Quanto a defeitos da caixa, acho que o clima não influencia

                  Se o manual recomenda 6 litros, coloque 6 litros.

                  com 4,5 l, ele trabalha em SAFE MODE.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X