Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia stand

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia stand

    boas malta, queria saber, se na compra de um carro usado o stand é obrigado por lei a dar 1 ano de garantia ? é que tive a ver um carro pra comprar e tinha que pagar mais mil euros pra ter garantia.. eu acho isso ridiculo, supostamente nao deve ter pelo menos um ano de garantia? sem alguem souber de algo que diga
    obrigado

    #2
    se não me engano a lei diz 2 anos salvo se acordado entre as partes algo diferente... normalmente será 1 ano que os stands "oferecem"!!!

    daquilo que tenho visto recentemente essa politica de pedir +1000€ para dar a garantia!

    não me parece honesto ou sequer legal... mas é pratica comum nestes tempos...

    saudações

    Comentário


      #3
      Obrigatório dar 2 anos de garantia. Excepto se houver mutuo acordo com contrato assinado .

      Comentário


        #4
        era o que me parecia, obrigado pelas respostas malta !

        Comentário


          #5
          Como ja disseram, 2 anos standard, 1 ano por mutuo acordo.

          O que podes fazer é:

          - Ameaçar com a Asae para eles cumprirem a lei.
          - Comprar sem garantia e confiar no estado do carro.
          - Comprar sem garantia, com o preço negociado, e fazeres uma garantia externa igual como se fosse num stand, podes ainda poupar algo porque as garantias externas anda na casa dos 500€ dependendo do nivel de cobertura, mais o que ganhas com o preço negociado ainda podes ficar com dinheiro no bolso.

          Acho que se deve sempre ao maximo comprar ja com garantia, mesmo que seja 12 meses, é sempre melhor que nada e da outra confiança, ate porque isto da garantias é como os emprestimos, os vendedores tem regalias se elas nao forem usadas ja que o vendedor do stand para alem de estar a vender o carro, tambem vende a garantia. Mas se o preço for abaixo do mercado sem garantia, e mesmo fazendo uma externa ainda poupares uns dinheiros, era algo a pensar seriamente, tens a confiança da garantia e ficas com a poupança mesmo para aquelas coisas pequenas que possam surgir.

          Editado pela última vez por Drifter; 31 March 2013, 17:56.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
            se não me engano a lei diz 2 anos salvo se acordado entre as partes algo diferente... normalmente será 1 ano que os stands "oferecem"!!!

            daquilo que tenho visto recentemente essa politica de pedir +1000€ para dar a garantia!

            não me parece honesto ou sequer legal... mas é pratica comum nestes tempos...

            saudações
            A mim parece-me honesto desde que o anúncio seja claro ou desde que o vendedor o refira após a primeira abordagem.
            No fundo, o stand de usados não fabrica o carro para ter que lhe dar garantia de alguma coisa.
            E os 1000 € é +- o valor que o stand tem de pagar à seguradora que dá a garantia.

            Desonesto é quando o vendedor fala do seguro de garantia quando o negócio já está quase fechado.

            Comentário


              #7
              Isso já foi discutido muitas vezes aqui. É uma forma do stand apresentar preços mais baixos.

              Resumidamente, o que preferes?
              - 11.000€ com garantia;
              - 10.000€ + 1000€ de garantia opcional.

              Eu prefiro escolher. Em muitos negócios compensa comprar o carro mais barato e o dinheiro poupado dar para uma possível avaria.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                A mim parece-me honesto desde que o anúncio seja claro ou desde que o vendedor o refira após a primeira abordagem.
                No fundo, o stand de usados não fabrica o carro para ter que lhe dar garantia de alguma coisa.
                E os 1000 € é +- o valor que o stand tem de pagar à seguradora que dá a garantia.

                Desonesto é quando o vendedor fala do seguro de garantia quando o negócio já está quase fechado.
                Honestidade é alguem cumprir a lei e fazer um negocio transparente. A partir do momento em que o stand faz uma ilegalidade nao esta a ser honesto.

                A lei parece-me bastante clara, qualquer produto comprado num estabelecimento fisico, têm de ser sujeito a garantia, nao interessa se é usado ou novo, a garantia é uma obrigaçao imposta por lei e se uma pessoa tenta contornar a coisa esta a cometer uma ilegalidade punivel.

                O stand, por muitas voltas que dê, tem de vender um carro com garantia de 2 anos se nao houver mutuo acordo. O preço do veiculo anunciado ja têm de reflectir a garantia, em vez do stand meter o carro a 11.000€ + 1000€ de garantia, era bem mais honesto e transparente meter 12.000€ ja com a garantia.

                O comprador por sua vez pode negociar um preço menos a garantia, mas ha que ter consciencia que esta-se a praticar uma ilegalidade, como aquele sketch do Gato Fedorente a imitar o Prof. Marcelo: pode-se fazer, mas é proibido, mas pode-se fazer... mas é proibido.

                Comentário


                  #9
                  Uma das razões para essa opção dos Stand's sao os anuncios da internet ... ou seja eles querem ter o Veiculo mais barato que os outros ... para aparecer em 1º lugar nos filtros ..

                  É uma pratica comum.

                  Comentário


                    #10
                    Sinceramente daquilo que tenho visto só os stands de estrada é que tem as tabuletas a dizer que com garantia mais X.... os stands mais conhecidos como car plus etc e assim já está tudo incluido

                    Comentário


                      #11
                      Caros,

                      Se o DL 67/2003 (que em certas questões dá azo a interpretações*)dá de facto esses 2 anos de garantia qual o valor acrescentado de uma Garantia Mapfre que um stand de carros usados me pode dar? Celeridade no processo? Cobertura? É que se o produto existe é porque pretende ser de valor acrescentado. Isto porque, se não houvesse valor acrescentado, o mercado encarregar-se-ia de tornar esse produto redundante (i.e., não andamos todos distraídos). Digam de vossa justiça.

                      Obrigado
                      CBD

                      *como por exemplo, na nestas definições de "produtor" e "representante de produtor", das quais não é claro que um stand de carros usados não se possa excluir:

                      Artigo 6º
                      Responsabilidade directa do produtor
                      1 — Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, pode o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa optar por exigir do produtor, à escolha deste, a sua reparação ou substituição. 2 — Oprodutor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:
                      a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;
                      b) Não ter colocado a coisa em circulação;
                      c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;
                      d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;
                      e) Terem decorrido mais de dez anos sobre a colocação da coisa em circulação.
                      3 — O representante do produtor na zona de domicílio do consumidor é solidariamente responsável com o produtor perante o consumidor, sendo-lhe igualmente aplicável o n.o 2 do presente artigo.
                      4 — Considera-se produtor, para efeitos do presente diploma, o fabricante de um bem de consumo, o importador do bem de consumo no território da Comunidade ou qualquer outra pessoa que se apresente como produtor através da indicação do seu nome, marca ou outro sinal identificador no produto.
                      5 — Considera-se representante do produtor, para o efeito do n.o 3, qualquer pessoa singular ou colectiva que actue na qualidade de distribuidor comercial do produtor e ou centro autorizado de serviço pós-venda, à excepção dos vendedores independentes que actuem apenas na qualidade de retalhistas.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X