Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos Track Days

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    Indo por essa lógica, se acontecesse alguma coisa entre o Yuri e o S2000 é porque "os acidentes acontecem".

    Acidentes daqueles não podem acontecer, é só estúpido. E como parece ser assim o modus operandi em Portugal então o Yuri é só mais um a fazer c*gadas em pista. Em Braga também já vi muitos a fazer drift, ir parar à relva, continuar a fazer donuts, arrastar erva e terra para o meio da pista e achavam isso espectacular. E isto tudo antes dos youtubers
    Estás a falar do acidente do Golf e do EP3? Aquilo foi um acidente feio, mas não houve propriamente um culpado claro, um distraiu-se e o outro ia muito rápido

    O Yuri deliberadamente cortou a curva toda ao S2000 e se o S2000 fizesse a curva pela trajetória normal ia dar molho apenas e só porque a estrela queria ficar na frente do carro com o dobro dos cavalos do dele

    Comentário


      Trackday Estoril dia 8

      Comentário


        Fiz apenas dois TD sendo que ainda estou muito verde no que diz respeito ao uso do carro em pista. As duas vezes que fiz o TD foi no Vasco Sameiro em Braga.

        Ao nível das pressões dos pneus para uso em pista alguma dica que possam dar?

        Ando com pneus de estrada e tenho ido para a pista com as pressões normais de estrada, sei que os pneus em pista aquecem mais e por isso ficam com mais pressão, a pista em questão também tem mais curvas para a esquerda o que faz com que os pneus do lado direito sofram mais.

        Estava a pensar em fazer o seguinte:

        * aumentar 0,5 bar em cada pneu para pneu ficar mais rijo em pista (tem perfil 60)
        * nos pneus do lado direito meter menos pressão que os demais, aí 0,2 Bar.
        * colocar mais pressão nos pneus da frente comparativamente os de trás pois onde o carro tem mais peso. Tenho andado com 2.2 nos 4 pneus, acho que erradamente.

        Já li que para uso em pista o ideal será meter mais pressão e depois ir tirando mas estou um pouco perdido no que diz respeito ás pressões a utilizar.

        Comentário


          Não sei qual o carro que tens mas varia um pouco de carro para carro

          Forma correcta de fazer: Levas um termómetro daqueles de laser, menos 0.3 bar que o indicado para estrada

          Dás uma volta ou duas em bom ritmo, encostas e tentas logo medir com o termómetro em 3 zonas do pneu, lado dentro do piso, meio do piso e lado fora do piso

          Consoante a leitura ajustas a pressão, se tiver mais quente de fora do que no meio, tem pouca pressão e tens de dar mais, se tiver mais quente no meio que fora tem pressão a mais e o pneu não está a pousar todo no chão. Portanto o objetivo é ter os 3 pontos à mesma temperatura em todos os pneus

          Depois há várias coisas que entram em equação como o camber e a quantidade de curvas para o mesmo lado

          O ideal era aquecer os pneus em S o mais igual possível, não havendo hipótese uma ou duas voltas à pista com compensação na abordagem ou intensidade das curvas para ficarem os pneus iguais a nível de temperatura e ver como o camber está a trabalhar

          Forma mais rápida de fazer para quem não é tão exigente, menos 0.5 bar que o recomendado e ir controlando o desgaste do piso, com especial atenção ao lado interior e parede interior

          Comentário


            Na altura eu pesquisei na internet quais as pressões recomendadas para fazer pista com o meu MX 5 e para os pneus que tinha montado.
            Sempre pensei é que era preciso aumentar a pressão face ao recomendado para estrada, precisamente para evitar que o pneu sobreaqueça e que "dobre" demasiado nas curvas.
            Pelo menos foi o que eu fiz na altura e não tive problemas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Zar Ver Post
              Na altura eu pesquisei na internet quais as pressões recomendadas para fazer pista com o meu MX 5 e para os pneus que tinha montado.
              Sempre pensei é que era preciso aumentar a pressão face ao recomendado para estrada, precisamente para evitar que o pneu sobreaqueça e que "dobre" demasiado nas curvas.
              Pelo menos foi o que eu fiz na altura e não tive problemas.
              Obg pelo feedback, o que encontrei vai de encontro ao que indicas e vou ter isso em conta no track day que vai haver no final do mês. Vou também meter mais pressão w frente do que atrás, andava com os 4 pneus com pressão igual, 2.2 bar.

              Comentário


                Vários anos em pista e sempre ouvi falar em retirar pressão, nunca se aumenta a pressão se a ideia é obrigar o pneu a funcionar a uma temperatura mais elevada

                Com o pneu ficando mais quente, o ar lá dentro expande e a pressão aumenta, logo se estão a andar com a pressão recomendada, ela vai subir à medida que o pneu aquece

                O lógico é que se ande com menos pressão que o recomendado (a frio) para depois de o pneu aquecer chegar a valores dentro do que o fabricante estipula

                Alguns pneus têm marcado a pressão ideal (normalmente em intervalo dependendo do peso do carro) e outros marcam a pressão a frio

                É um assunto sensível, mas eu sou apologista de ir experimentando e fazendo muitas voltas e ver como se comporta o carro e se realmente se adequa ao nosso estilo de condução
                Editado pela última vez por BigDaddy; 05 September 2019, 23:32.

                Comentário


                  Também li o mesmo sobre tirar pressão quando se tem pneus de estrada e se vai para pista, vai ser isso que vou fazer e vou meter mais pressão no eixo da frente. Já comprei isto também, permite ver pressão e medir o desgaste. https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?m...2F312241094600

                  Comentário


                    A informação que encontrei mais relevante sobre pressão de pneus para pista estão nestes dois links:

                    http://https://www.tirerack.com/tire....jsp?techid=58

                    Tyre Management - Track Day Guru

                    Comentário


                      Comentário


                        Boas!
                        Sou completamente novato nestas andanças e tinha interesse de participar num track day.
                        Que custo é que posso esperar de um TD? Pneus, combustivel e outras coisas que me esteja a esquecer.
                        O carro é um Mx-5 ND com 5k kms 1.5 stock.
                        Acham que deva esperar mais ou já está pronto para ir ao TD?
                        O carro pelo que tenho lido aguenta-se bem, mas se alguém tiver um que me diga as preoucpações que devo ter.
                        Obrigado.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DevDen Ver Post
                          Boas!
                          Sou completamente novato nestas andanças e tinha interesse de participar num track day.
                          Que custo é que posso esperar de um TD? Pneus, combustivel e outras coisas que me esteja a esquecer.
                          O carro é um Mx-5 ND com 5k kms 1.5 stock.
                          Acham que deva esperar mais ou já está pronto para ir ao TD?
                          O carro pelo que tenho lido aguenta-se bem, mas se alguém tiver um que me diga as preoucpações que devo ter.
                          Obrigado.
                          Tenho um e já fiz N trackdays. O carro rola stock sem problema, mas a nível de pneus estás muito limitado.
                          No entanto é giro ir stock e depois ir evoluíndo a máquina à medida que os teus dotes também evoluem.
                          Pastilhas e discos são baratos para o carro em questão e, com essa quilometragem, aguentam certamente um TD.

                          Comentário


                            Enjoy

                            S2000 e GT4 a divertirem-se no Estoril.

                            Comentário


                              Malta, alguém percebe a disparidade de preços entre os trackdays de Braga, Estoril e Algarve?

                              Enquanto em Braga o valor é relativamente acessível, no Estoril e no Algarve, é praticamente proibitivo. Ainda me lembro de ir gastar 5 paus no Open Days do Algarve.

                              Trackdays acessíveis, alguém sabe?

                              Comentário


                                São circuitos diferentes, com infraestruturas muito distintas.

                                Braga é quase um Kartódromo XL ao pé de Portimão

                                Comentário


                                  Não faço ideia da lotação dos trackdays de portimão, mas lembro me que os open days estavam sempre com muita gente que ia dar duas voltas, sem passagem na meta, por uns módicos 5€. Inclusive eu fui experimentar, tinha o carro à menos de 1 mês.

                                  O que quero dizer é que se calhar estes eventos beneficiavam de um custo menor mas que existissem mais vezes ao longo do ano. Não é qualquer pessoa que dá 100€ para 40min no Estoril ou 100 e muitos para 3 horas em portimão... Braga com 40min - 60€ ja me parece um valor aceitável.

                                  Comentário


                                    Basta andar nos 3 circuitos, para perceber que os valores não podem ser os mesmos para todos.

                                    Comentário


                                      Trackday Estoril muito bem composto no passado Domingo. Podem ver algumas fotos no meu DB https://forum.motorguia.net/diario-d...rtugal-33.html

                                      Comentário


                                        Lembrei-me do tópico para perguntar aqui à malta dos trackdays que deve usar luvas, onde posso arranjar umas deste género:

                                        Já vi da sparco e etc, mas deste material são todas longas, eu quero especificamente curtas feitas deste material.
                                        Estas em especifico teria de mandar vir do Canada, ia ficar um custo exorbitante.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X