Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suzuki Swift fica sem mudanças em filas de trânsito!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suzuki Swift fica sem mudanças em filas de trânsito!

    Boa tarde,
    O meu carro é um Suzuki Swift de 2006, com caixa manual automatizada, que me têm dado problemas desde sempre...
    Quando o comprei, ao final de 3 meses começou a apresentar um funcionamento extremamente estranho. Quando ia iniciar a marcha, o carro soluçava imenso, parecendo que eu não sabia fazer ponto de embraiagem, ponto este que não existia visto que o carro tem uma caixa de velocidades manual automatizada e a embraiagem é controlada eletronicamente. Andei durante anos em guerra com a Cimpomóvel (a representante da Suzuki em Portugal, que entretanto já faliu), para me resolverem o problema, facto é que nunca me o conseguiram detetar nem resolver o problema dando-me uma solução meramente provisória, que passava por uma reprogramação da centralina anualmente (altura em que o carro começava a ficar com um funcionamento cada vez mais grave).
    Andei assim com ele durante cerca de 2 anos e meio mas sempre a batalhar para me darem uma solução definitiva, foi me dada a certeza de que apesar da garantia estar a terminar mesmo que o problema persistisse fora da mesma, eu não teria qualquer custo visto que o carro teria algum defeito de fabrico. Quando estava a terminar a garantia surgiu outro problema, que fazia o carro ficar sem mudanças, quando estou em filas de trânsito ou a fazer manobras (em pleno andamento não acontece). Ou seja o que acontece é que o carro está em posiçao de marcha (D) ou (R) e quando acelero é como se estivesse desengatado (N), e o carro não anda, como se a mudança tivesse "saltado fora". Quando isto acontece acende uma luz com uma roda dentada no painel de instrumentos do carro que segundo o manual do mesmo, identifica uma avaria no sistema de transmissão. Se eu desligar o carro durante uns 5 minutos o carro volta +/- ao normal, ou seja ele volta a ter mudanças, mas a partir do momento que acontece a primeira vez, acontece com mais regularidade e para ele voltar totalmente ao normal, terei de o deixar parado por cerca de 2 horas.
    Quando este problema me começou a surgir levei o carro à cimpomóvel, fizeram mais uma reprogramação da centralina e disseram que o problema estava resolvido, certo é que não ficou e voltou a acontecer mais vezes, mas desta vez já com o carro fora da garantia. Quando fui lá mais uma das vezes, disseram-me que a embraiagem estava muito gasta (tinha cerca de 60.000 km na altura) e que era por isso que o carro ficava sem mudanças, e que se mudasse o kit de embraiagem o problema ficava resolvido. Decidi comprar um kit de embraiagem no desespero de ver este problema resolvido paguei cerca de 700 € pelo kit mais a mão de obra. Quando o fiz, o carro efetivamente ficou melhor, o problema dos soluços ficou resolvido (aquele que eles não sabiam a origem e andaram a dar uma solução provisória com resets à centralina, pois parece que passava por sustituirem o kit de embraiagem inicialmente), no entanto o problema de ficar sem mudanças pressiste, apesar de ser com menos regularidade e noto que acontence mais facilmente no verão do que no inverno.
    Atualmente preciso do carro diariamente para fazer cerca de 120km todos os dias, onde por vezes apanho filas de trânsito devido a horas de ponta ou acidentes, o que me anda a tirar do sério, pois a qualquer momento o carro fica sem mudanças e eu não consigo mexe-lo nem para trás nem para a frente e fico a atrapalhar o transito e a ouvir apitos, efim...
    No passado sábado levei o carro a uma revisão a uma oficina e vi que eles tinham serviço de máquina de diagnistico da bosch, pedi para me ligarem o carro à maquina de diagnóstico e verem se me conseguiam detetar o problema, certo é que me disseram que nao encontraram nada, e que provavelmente apenas na suzuki me conseguiriam resolver o problema, mas o mais triste é que nem mesmo a Suzuki consegue detetar o problema.
    Alguém faz alguma ideia do que poderá ser? Ou como poderei proceder?
    Obrigada

    #2
    Aparentemente tens uma avaria no bloco electro-hidraúlico de controlo da embraiagem. Daí o seu desgaste excessivo e/ou falha de funcionamento.
    Também pode ser um problema no actuados hidráulico e este quando aquece deixa de meter as mudanças.

    Comentário


      #3
      Draper, muito obrigada pela tua resposta. Diz-me caso, a avaria fosse uma das que mencionaste, o seu conserto passaria por?

      Obrigada!

      Comentário


        #4
        lamento não poder dar nenhum contributo para ajudar a resolver o problema, venho apenas perguntar se o carro deu problemas desde sempre e nunca ficou definitivamente resolvido se não devias ter exigido um novo?

        Comentário


          #5
          Eu exigi. Mas depois veio a lenga-lenga que era da minha condução, diziam que eu acelerava e travava ao mesmo tempo e por isso é que o carro começava a soluçar. O meu carro foi importado ao abrigo do DL para portadores de deficiência, pk eu sou portadora de uma deficiência motora, ele está adaptado para travão e acelerador manual, junto ao volante. E os srs da Suzuki alegavam que eu acelerava com a mão e distraidamente travava com o pé ligeiramente ao mesmo tempo. Eu disse que o mesmo n era possível e cheguei a conduzir com eles ao lado para me verem a conduzir, pk sabia bem o que fazia. Entretanto, pedi ajuda a DECO para resolver a situação e a resposta que me deram foi que se a Suzuki nunca me negou assistência, e portanto não poderiam fazer nada. É um facto que nunca negaram, mas também nunca deram uma solução definitiva. O caso ficou por aqui, comigo a aguentar-me a bomboca pk não tinha dinheiro para pagar a um advogado e ir com eles para tribunal.

          Comentário


            #6
            Boas. Essa luz que acende com o desenho de uma roda dentada é uma avaria que foi detectada e que fica memorizado na centralina do carro. Tens de ligar o carro á maquina de diagnostico de preferencia quando a luz se encontar acesa e verificar qual a possivel causa do problema. Na maioria das oficinas usam uma máquina de diagnostico generalista para todos os carros que possivelmente não te vai detectar a avaria, o melhor seria fazeres esse serviço na propria marca.
            Mas deixa que te diga que pela maneira como descreves o problema parece ser algum simples sensor avariado.
            Os carros hoje em dia usam dezenas de sensores para tudo e mais alguma coisa e com a máquina de diagnostico torna-se muito mais facil detectar as avarias.

            Só para teres uma ideia existem milhares de pessoas que já ficaram paradas na estrada devido a um vulgar sensor chamada sensor da cambota. Este sensor costuma provocar o desligar do motor em pleno andamento do carro e o mais engraçado é que depois o carro não pega, mas ao fim de meia hora depois de arrefecer um pouco já pega como se nada se tivesse passado. Isto só para te dar o exemplo do constrangimento que um simples sensor de algumas dezenas de eur pode fazer no funcionamento do automovel.

            Comentário


              #7
              Olá VascoC! Muito obrigada pela tua resposta! Pois, efectivamente o que me disseram no sábado na oficina que me ligaram o carro à maquina, o ideal seria ligar o carro à máquina quando o erro estivesse lá. Eu até poderia ligar para eles, quando acontecesse e eles deslocarem-se ao local onde me encontrasse, mas o mais certo seria quando lá chegassem, o carro já estar normalizado. Eu poderia era tentar não desligar o carro e nesse caso até podia ser que o erro se mantivesse lá até os mecânicos lá chegarem. Eu já levei o carro à maquina da Suzuki, e eles também não me conseguem detectar o problema.
              Até poderá ser algo muito simples, mas irrita profundamente e é stressante, assim que começo a ver engarrafamentos pensar que a qualquer momento poderei ficar ali a impedir o transito, e gostaria de ver o problema resolvido :S

              Comentário


                #8
                Desde que a oficina tenha vontade esse problema é facil de resolver. Pagas uma hora de mão de obra e vais com o técnico e com a máquina de diagnostico ligada dar uma volta no carro e rezas para que o problema se manifeste durante esse tempo. O idela seria recriares as mesmas condições (filas de transito) onde o problema costuma aparecer.

                Comentário


                  #9
                  E achas que se o erro estivesse lá, uma máquina de diagnóstico sem ser a da marca, poderia detectar o problema, ou só a da marca é que poderá detectar?

                  Comentário


                    #10
                    As máquinas de diagnostico generalistas que se encontram na maioria das oficinas não conseguem ler muitos codigos de avaria especificos de cada marca, só as avarias mais comuns. Muitas nem conseguem ler as avarias da centralina dos travões ou da direção assistida quanto mais de uma caixa de velocidades.
                    Tendo esse carro uma caixa diferente do normal com mais uma serie de sensores e mais uma centralina para processar a informação enviada por esses sensores é muito dificil encontrar uma máquinas dessas que consiga sequer aceder á centralina da caixa de velocidades onde devem estar os erros memorizados.
                    O ideal é ser na marca porque a máquina de diagnostico que eles usam teoricamente foi desenvlvida em concreto para para essa mesma marca. Cada marca tem a sua própria máquina. A Opel tem uma, A Fiat tem outra, a Renault tem outra, etc...
                    Uma operação destas deve ser é uma hora de mão de obra 50eur no maximo digo eu. Antes de solicitar o serviço pergunta o preço na oficina.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                      As máquinas de diagnostico generalistas que se encontram na maioria das oficinas não conseguem ler muitos codigos de avaria especificos de cada marca, só as avarias mais comuns. Muitas nem conseguem ler as avarias da centralina dos travões ou da direção assistida quanto mais de uma caixa de velocidades.
                      Tendo esse carro uma caixa diferente do normal com mais uma serie de sensores e mais uma centralina para processar a informação enviada por esses sensores é muito dificil encontrar uma máquinas dessas que consiga sequer aceder á centralina da caixa de velocidades onde devem estar os erros memorizados.
                      O ideal é ser na marca porque a máquina de diagnostico que eles usam teoricamente foi desenvlvida em concreto para para essa mesma marca. Cada marca tem a sua própria máquina. A Opel tem uma, A Fiat tem outra, a Renault tem outra, etc...
                      Uma operação destas deve ser é uma hora de mão de obra 50eur no maximo digo eu. Antes de solicitar o serviço pergunta o preço na oficina.
                      Qualquer OBDII lê todos os erros que estiverem na centralina de uma viatura com tecnologia OBDII. Não precisa de ser da marca.

                      Parece-me óbvio que a marca já ligou o carro à máquina e sabem bem qual é o problema da viatura. Provavelmente algum componente crítico da caixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Qualquer OBDII lê todos os erros que estiverem na centralina de uma viatura com tecnologia OBDII. Não precisa de ser da marca.
                        Parece-me óbvio que a marca já ligou o carro à máquina e sabem bem qual é o problema da viatura. Provavelmente algum componente crítico da caixa.
                        Qualquer OBD2 lê mas tem de ter os respectivos códigos na 'biblioteca'. Existem códigos específicos de cada marca.
                        Se a máq. Suzuki onde foi feito o diagnóstico não estiver actualizada, não vai ler.

                        Só para referir que uma das marca para a qual eu trabalho são actualizados os códigos e as reprogramações da ECU em média 2x/sem.
                        O custo de ter a versão 'online' (sempre actualizada) é de ~3000€/mês. Não é para todas as oficinas...

                        Originalmente Colocado por Ferinha Ver Post
                        Draper, muito obrigada pela tua resposta. Diz-me caso, a avaria fosse uma das que mencionaste, o seu conserto passaria por?

                        Obrigada!
                        Em qualquer dos 2 componentes a reparação passa sempre pela substituição pois a fiabilidade da reparação não é garantida.

                        Comentário


                          #13
                          Pois... Terei de facto de pensar nessa opção! Desde já muito obrigada pela contributo de todos! Se entretanto vier a descobrir o que o carro tem e a solução, virei aqui postar para a situação ficar conhecida para mais pessoas que poderão ter ou vir a ter o problema!

                          Comentário


                            #14
                            Boa tarde Carissimos, desenterrei este tópico pelo simples facto de que ainda não tenho a situação resolvida, e estou a vê-la agravar dia para dia. Ultimamente o carro fica sem mudanças muito facilmente. Há duas semanas em plena A1, apanhei imenso transito e só 2 minutos de para-arranca foi o suficiente para o carro ficar sem mudanças. Não tive outra hipótese senão chamar a assistência em viagem para levar o carro para uma oficina que já tinha andado a rondar para ver se me descobriam o problema. Desliguei o carro com o erro no quadrante e com a alavanca das mudanças em "D", de forma a que quando chegasse a oficina o mecânico o ligasse a maquina e pudéssemos ver se acusava algum erro. O sr do reboque, chegou lá e desligou-me a bateria do carro, fazendo com que o erro fosse apagado sem que eu pudesse sequer dar autorização ou não. Obviamente que depois de ele ligar a bateria o carro voltou a ter mudanças e a andar, e ele recusou-se a fazer-me o transporte do carro mas veio atrás de mim até a oficina. O mecânico andou a ver e a testar o carro e diz que a única coisa que vê que pode ser é a embraiagem com um grande desgaste, mas a embraiagem que está lá tem cerca de 70 mil km. O que me faz acreditar no mecânico mas pensar que existe alguma coisa que está a causa um desgaste excessivo da embraiagem. Mas o quê?


                            O carro do meu namorado esta semana teve um problema no sensor do pedal do acelerador, o que fez pensar se o meu poderia também ter sensores nos pedais. E efectivamente tem, pesquisei em sites americanos e encontrei que este tipo de carro com caixa manual automatizada,têm embraiagem e que é controlada electronicamente por sensores. Um desses sensores está no pedal do travão e no travão de mão que têm a função de "desengatar" o carro quando está parado para que a embraiagem não se desgaste tão rapidamente, este sensor é activado quando estamos a baixo dos 10km/h, (quando vamos parar) que é sempre quando acontece que eu fico com o sistema bloqueado.


                            O meu carro tem uma adaptação por eu ser portadora de deficiência, esta adaptação permite-me acelerar e travar com as mãos, e esta adaptação está soldada aos pedais. Acham que no momento da soldadura poderá ter havido algum contacto de calor ou passagem de corrente que possa ter danificado o sensor e este não estar a enviar a informação para a caixa "desengatar" o carro em condições e por isso causar o desgaste excessivo e sobreaquecimento da embraiagem o que origina o sistema me bloquear as mudanças?
                            É que quando eu paro o carro, o carro soluça como se quisesse arrancar mas não arranca porque está travado. Só quando puxo o travão de mão é que ele "acalma". Atenção isto não acontece sempre, mas ultimamente também está a acontecer com mais frequência, o que me leva a crer que este sensor não está a enviar a informação adequada.

                            Obrigada
                            Editado pela última vez por Ferinha; 27 April 2015, 13:44.

                            Comentário


                              #15
                              O que me parece é que essa adaptação (ligação física) que permite travar e acelerar com as mãos não foi bem feita (afinada ?) e que leva a desgaste/stress da caixa de velocidades....nunca pensas-te refazer essa adaptação?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                O que me parece é que essa adaptação (ligação física) que permite travar e acelerar com as mãos não foi bem feita (afinada ?) e que leva a desgaste/stress da caixa de velocidades....nunca pensas-te refazer essa adaptação?
                                A adaptação até poderá não estar bem feita. Mas duvido que seja disso porque eu raramente utilizo a adaptação (só em casos de emergência) porque com o tempo habituei-me rapidamente a controlar o carro com os pedais, com um dos pés. No entanto ela tem de estar lá porque está averbada na minha carta de condução e se for apanhada a conduzir sem ela, posso ficar sem carta.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X