Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu que eu tenho reparado aqui na cidade do Porto é que a maioria dos ciclista que vejo devem achar que o código de estrada é só para os carros pois vejo-os fazer todo o tipo de infracções, desde passar vermelho a andar em sentido contrario em rua de sentido único vale tudo.
    Quanto as tangentes são perfeitamente evitáveis se os automobilistas tivessem cuidado, eu ando de mota e por causa dos "enlatados" que têm a mania de meter a "lata" em qualquer buraco nunca ando na faixa de rodagem encostado a direita, sempre do meio para o lado esquerdo, normalmente ando onde os carros passam com a rodas do lado esquerdo, se não o fizer estou sempre a levar grandes tangentes e qualquer dia algum artista atira-me ao chão e nem da conta.

    Comentário


      #32
      Há comentários aqui que propõem: "se os ciclistas deixarem de quebrar as regras de trânsito então nós deixamos de lhes fazer tangentes! (perigosíssimas que podem matar!) Seriously!???

      Comentário


        #33
        Vamos por os pontos nos i's.

        A grande maioria do povo é anormal. Ponto.

        Os ciclistas andam no meio da estrada porque os carros mandam razantes e porque as bermas estao estragadas. Os condutores mandam razantes aos ciclistas para ver se eles se encostam por estes andarem no meio da estrada e andam com a estupida ideia de que os ciclistas devem pagar imposto e ter matricula. E para cumulo disto tudo, não notam que a mesma pessoa tem estes 2 comportamentos distintos assim que muda de veículo. Ora se não possuem 2 dedos de testa para perceber o problema aqui é que devem SEMPRE tentar facilitar (em ambos os casos), especialmente com e para veiculos frageis, como nunca querem ceder (basta ver a dicotomia do vou votar PS/PSD para o outro não ganhar), a minha solução é que suas madames percam a carta de condução.

        Vamos a ver, se tendo carta de condução (cuja aquisição deveria ser muito mas muito mais dificil), não conseguem controlar o vosso comportamento (independentemente do veiculo) de modo a salvaguardar o vosso veiculo, assim como veiculos mais frageis, deveriam seriamente considerar carpooling ou andar de transportes publicos, para salvaguardar a vida e bom senso dos outros.

        Continuo a espera da criação de uma taxa imposto sobre estupidez e falta de civismo.

        Comentário


          #34
          Enquanto o ciclista não me respeitar eu também não o respeitarei... Ponto.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            É só heróis por aqui. Eu sou automobilista e ciclista e imaginem tanto paro num semáforo de bike como de carro. A atitude é a mesma.
            Se há ciclistas que abusam? Claro que há é devem ser multados se forem apanhados. Se eu quero ser um alvo a abater porque outros não cumprem e colocam todos no mesmo saco? Claro que não. Quem faz isso é uma besta. Não há outro nome.
            Além do mais, a atitude deve de ser de protecção aos mais "frágeis". Peões e ciclistas são claramente o elo mais fraco nas estradas.
            Quanto às ciclovias, bem....... isso dá pano para mangas. Nem todas são as mais apropriadas para todo o tipo de bikes. Um bike de estrada numa ciclovia de terra batida não é lá muito indicada. Outras ciclovias não passam de lugares de estacionamento ou de locais para automobilistas (transformados em peões) lá passearem.

            Por isso meus senhores, se a maneira for esta não saímos da cepa torta. Se houver bom senso e respeito de parte a parte, então a convivência nas estradas vai melhorar.
            Pelo que se vê por estas bandas, os ciclistas também põem os automobilistas todos no mesmo saco!! E segundo a tua teoria a sublinhado TODOS os que andam na estrada seja ciclista ou automobilista é tudo BESTA porque coloca o que lhe convém no seu saco...

            Acho que toda a gente concorda com a circulação de bicicletas nas vias públicas DESDE que estes respeitem o código da estrada e que tenham todos os mesmos direitos. É uma enorme falta de respeito os ciclistas desrespeitarem o código da estrada e todos os utentes da via pública seja automobilistas ou peões (sim porque ás vezes até aos S's andam nas passadeiras).

            Comentário


              #36
              Ainda hoje ía assistindo a um desastre com um ciclista. Os gajos atravessam-se nas passadeiras à grande!

              A existirem mais ciclistas irão haver bem mais acidentes do que com motos. É que as motos ainda se desenvencilham de muitas situações com recurso ao acelerador. Agora o pedal...

              Comentário


                #37
                eu se calhar muitas vezes não espeito o metro e meio de distância, apesar de tentar nunca colocar em causa a segurança de ninguém, agora não ando a dar guinadas e a invadir a faixa contrária se vier tãnsito como me têm feito

                Comentário


                  #38
                  O que fala aqui é a muitos condutores (automóveis), é experimentarem andar de bicicleta na cidade, mudam logo a vossa perspetiva da questão. Eu sei que muitos ciclistas por vezes não se sabem comportar na estrada, mas muitos condutores também não.

                  Depois de eu começar a andar de bicicleta, principalmente em cidade, a ideia que tinha sobre os ciclistas mudou bastante.

                  Testem la andar de bicicleta, depois venham la opinar.

                  Comentário


                    #39
                    É interessante que criticamos todos os ciclistas por não cumprirem a Lei, e quando não o fazem colocam em causa a sua própria segurança, por isso é moralmente mais aceitável (tal como um peão por exemplo quando passa um vermelho), mas os mesmos que criticam os ciclistas por incumprirem a Lei, são os mesmos que referem que a violam sem complacências no referido artigo do CdE das tangentes.

                    Há outro tópico sobre isto e não me alongarei pois nunca foi minha intenção criar um tópico incendiário, mas querer comparar alguém que dirige uma máquina de metal de uma tonelada, com um utilizador vulnerável sem chassi e de carne e osso, é além de cientificamente desadequado, muito cruel e desumano.

                    A carta de condução (já para não falar nas fraudes constantes como se obtém uma com os favores aos "engenheiros") deveria ter antes de tudo um teste de civismo.
                    Há gente que não tem maturidade intelectual para pegar numa máquina que pode matar um inocente.

                    Muitos dos por aqui escrevem num país civilizado por certo já tinham a carta apreendida e o carro vendido em hasta pública.
                    Excesso de velocidade dá prisão efetiva na Suíça - Mundo - Notícias - RTP
                    Editado pela última vez por tiagoraraujo; 18 September 2014, 11:39.

                    Comentário


                      #40
                      Tanta anormalidade que aqui se lê... enfim... fechem o tópico, mais vale!

                      Comentário


                        #41
                        Falta muita estrutura e educação no Povo Tuga .. infelizmente. É pena nao haver exames psicologicos antes de entregar a carta de condução a alguem ...

                        Comentário


                          #42
                          Tanta critica aos ciclistas quando os próprios condutores cometem infracções todos os dias.

                          Metade das pessoas que andam na estrada já nem sabem o código da estrada (excepto para o que lhes intressa para criticar).

                          Não vejo aqui ninguém a criticar (por ex) o facto de quase nenhum veiculo dar prioridade aos autocarros quando estão numa paragem em cidade, quando estes as vezes têm que "forçar" a entrada. Quando no código está escrito que os mesmo tem prioridade, e pronto. (Não é que isto tenha tanta importançia como um ciclista que está num veiculo sem qualquer protecção, mas se vamos ser "nazis" para uma coisa, vamos ser para tudo, ou não?)

                          Comentário


                            #43
                            Todos devem-se respeitar na estrada, e entre conduzir um carro e uma bicicleta facilmente se percebe que o elo mais fraco será a bicicleta.

                            Posto isto entendo que o código devia ter a seguinte regra:
                            - Proibir ciclistas de utilizar a normal faixa de rodagem quando existe uma ciclovia paralela.

                            Esta pequena regra defende todos, trazendo segurança e conforto a todos.

                            Custa-me a entender porque raio alguém prefere ir na estrada, eu além de condutor também sou ciclista, e prefiro sempre a ciclovia.

                            Segundo ponto,
                            - Porque raio a maioria dos ciclistas não param nos semáforos vermelhos quando circulam na estrada? Vejo exemplos destes diariamente em Lisboa.
                            - Porque entendem os ciclistas que devem alternar entre passeios, passadeiras e estrada a seu belo prazer para evitar a todo o custo parar? Conheço cidades como Copenhaga ou Amesterdão e por lá isto não acontece (Copenhaga terá das melhores condições para ciclistas).

                            Os automobilistas não são santos, mas os ciclistas (a maioria) parece-me desconhecer o código da estrada.

                            Comentário


                              #44
                              Parar com as tangentes?
                              Os calcinhas de lycra que se deixem de andar aos pares tipo as mulheres que as tangentes vão-se reduzir muito certamente.

                              Comentário


                                #45
                                Ciclistas querem seguradoras dos carros a pagar acidentes


                                As associações de ciclistas defendem que os estragos causados por um acidente entre um veículo a motor e uma bicicleta devem ser pagos pela seguradora do motorizado, mesmo que a culpa seja do ciclista e o seguro seja agravado

                                Para Mário Alves, é natural que o seguro do automóvel seja agravado, mesmo quando a culpa é do ciclista, já que o carro "é bastante pesado e custoso para a sociedade".


                                "Mais um pequeno agravamento não parece que seja muito grave", afirmou.
                                O carro é "uma arma potencial", frisou Mário Alves, acrescentando que "quem tem uma carta de condução, tem de ter responsabilidades para com aqueles que não têm".

                                Ciclistas querem seguradoras dos carros a pagar acidentes - JN

                                Comentário


                                  #46
                                  Ora bem, já que o tiagoaraujo decidiu abrir um tópico citando um artigo do código da estrada, passo a citar os artigos que o ciclista do video transgrediu e muitos fazem o mesmo.

                                  Artigo 14º
                                  Pluralidade de vias de trânsito
                                  1 – Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
                                  2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
                                  3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
                                  4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300.
                                  (...)
                                  SECÇÃO V
                                  Algumas manobras em especial
                                  SUBSECÇÃO I
                                  Princípio geral
                                  Artigo 35º
                                  Disposição comum
                                  1 – O condutor só pode efectuar as manobras de ultrapassagem, mudança de direcção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha e marcha atrás em local e por forma que da sua realização não resulte perigo ou embaraço para o trânsito.
                                  2 – Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €120 a €600.
                                  (...)
                                  SUBSECÇÃO II
                                  Ultrapassagem
                                  (...)
                                  Artigo 38º
                                  Realização da manobra
                                  1 – O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
                                  2 – O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                                  a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realização da manobra com segurança;
                                  b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                                  c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                                  d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo.
                                  3 – O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer sem perigo.
                                  4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €120 a €600.
                                  (...)
                                  Portanto, temos aqui várias transgressões que foram feitas nesse video e ainda mais umas quantas que são feitas diariamente. Também não quis colocar aqui a falta de sinalização do velocípede, uma vez que no video não é conclusivo.

                                  Por último, a estrada é para todos, mas o CÓDIGO DA ESTRADA também é para todos respeitarem! Nesta situação do video, teria que ter parado ou nem sequer mudar de via como mudou. Vocês ciclistas querem andar na estrada, têm que pensar como sendo um veiculo e não como se tivessem a prioridade absoluta como se de um veiculo em marcha de urgência se tratasse.

                                  EDIT: Queria só acrescentar mais uma coisa, nesta ocasião do video, se fosse o carro, faria o mesmo?
                                  Editado pela última vez por OFFICER; 18 September 2014, 10:15.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post

                                    [...]

                                    Há outro tópico sobre isto e não me alongarei pois nunca foi minha intenção criar um tópico incendiário, mas querer comparar alguém que dirige uma máquina de metal de uma tonelada, com um utilizador vulnerável sem chassi e de carne e osso, é além de cientificamente desadequado, muito cruel e desumano.


                                    [...]
                                    Mesmo por esse facto, não deveriam ser os ciclistas os primeiros a tomarem consciência disso?
                                    90% dos ciclistas desrespeitam em toda a linha o código da estrada! Ciclistas, dos verdadeiros, não aqueles como eu que de vez em quando dão uma voltinha ao fim de semana.
                                    Quer dizer as obrigações são só para um lado? Temos que os respeitar mas eles podem fazer tudo o que querem?

                                    É mais fácil eu contar as vezes que vi um parar num semáforo vermelho do que os que não param. Por isso esse discurso de coitadinhos, que são vulneráveis não pega muito atendendo à forma como se deslocam e não cumprem o código da estrada. Aliás a vantagem deles é afirmarem que não têm motor. Não podem pôr os pés no chão, ou estraga-lhes o treino? Que eu saiba o sistema que prende o pé é de desencaixe rápido. Aliás eu de mota é mais chato ter de parar. A mota pesa mais. Mas temos de cumprir a lei ou não é?
                                    Depois o que me chateia é por exemplo, na Marginal, EN-6, eles andarem aos pares. É uma estrada antiga cujas vias são estreitas e eles mesmo à hora de ponta andam todos contentes. Depois passam entre os carros nos semáforos e lá temos que os ultrapassar de novo, 2 ou 3 vezes. Torna-se frustrante já que com tanto trânsito às vezes ficamos meia hora para ter uma oportunidade de os ultrapassar novamente. Se eu mandasse, nesta via acabavam as bicicletas nas horas de maior trânsito (de manhã e ao final da tarde).

                                    Portanto se têm consciência para dizer que são vulneráveis, têm de ter a mesma consciência para tomar atitudes que comprovem isso.
                                    10% deles são pessoas impecáveis, mas é raro ver assim um. Reafirmo que estou a falar dos ciclistas mais "profissionais" não daqueles que dão uma voltita ou outra e que são uns tótós que param nos cruzamentos e que respeitam as regras de trânsito.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Que bom vídeo que foste meter, realmente o ciclista está cheio de razão. Então o pobre coitado ia a dançar pelas duas faixas (como manda o bom senso) e vem um idiota a andar a mais de 30km/h claramente a meter a segurança do ciclista em risco?!!!! Nem sequer uma escolta policial para proteger o herói do pedal dos malvados condutores de veículos motorizados?!!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Vou deixar aqui algo que vi num fórum de motos, mas que maior parte das coisas é aplicável aos ciclistas.

                                        50 maneiras de salvar a tua vida

                                        1 Assume que és invisível
                                        Por causa de muitos condutores, és. Nunca faças um movimento baseado na suposição de que o outro condutor te está a ver, mesmo que tenhas acabado de fazer contacto visual com ele. As motos nem sempre ficam registadas nas mentes de quatro rodas.

                                        2 Sê ponderado
                                        As consequências de repreender severamente o idiota do dia ou de lhe cortar o caminho começam mal e vão piorar. Finge que é a tua avó e pensa novamente.

                                        3 Veste-te para o acidente, não paraa piscina ou para o baile de finalistas
                                        Claro, até ao café do Barbosa é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém faz planos para comer pavimento. Certo que as malhas dos equipamentos modernos significam 37º de aborrecimentos, mas não é desculpa para usares uma t-shirt e calções de surfista.

                                        4. Espera o melhor, prepara-te para o pior
                                        Supõe que o carro do outro lado da interseção vem de encontro à tua trajectória quando a luz ficar verde, com ou sem o uso dos piscas.

                                        5 Deixa o teu ego em casa
                                        As únicas pessoas que realmente se importam se foste o mais rápido na auto-estrada são o polícia e o juiz.

                                        6. Presta atenção
                                        Sim, há uma garota seminua no anúncio publicitário. A tua imaginação começa a funcionar... Enquanto isso, podes estar à deriva em direção a grandes problemas. Concentra-te.

                                        7. Os espelhos mostram-te apenas uma parte da imagem
                                        Nunca mudes de direção sem virar a cabeça para te certificares que a costa está realmente livre

                                        8 Sê paciente
                                        Leva sempre outro segundo ou três antes de arrancares para passar, circula afastado do centro da curva e longe do tráfego na faixa de acesso a auto-estrada. É o que não vês que te apanha. Aquela espreitadela extra pode salvar a tua pele.

                                        9 Cuidado com a velocidade de ponta
                                        Ultrapassar carros com duas vezes mais velocidade que eles, ou mudar de faixa para passar furiosamente uma fila de carros parados é simplesmente procurar problemas.

                                        10 Cuidado com as bermas
                                        Um monte de surpresas desagradáveis ​​acabam nas laterais da estrada: sacos vazios do McDonald, pregos, antenas de TV, escadas, é à escolha do freguês. Presta atenção aos detritos potencialmente problemáticos em ambos os lados da estrada.

                                        11. Carros a virar à esquerda permanecem a principal causa de mortes nos motociclistas
                                        Não suponhas que alguém vai esperar por ti para atravessar o cruzamento. Eles também estão a tentar ganhar a luta contra os semáforos e contra o tempo.

                                        12 Cuidado com os carros nos semáforos
                                        Os primeiros segundos após a luz do semáforo mudar são os mais perigosos. Olha para os dois lados antes de atravessares o cruzamento.

                                        13 Verifica os teus espelhos
                                        Fá-lo sempre que mudares de faixa, diminuires a velocidade ou parares. Prepara-te para abortar a missão se outro veículo está prestes a ocupar o espaço que tinhas planeado usar.

                                        14 Mind the gap - atenção às distâncias de segurança
                                        Lembras-te do Ed motorista? (eu não faço a mais pequena ideia). Um segundo de distância por 10 m/h (16km/h) é a velha regra de ouro. Melhor ainda, navega pelos próximos 12 segundos à tua frente sempre à procura de potenciais problemas.

                                        15 Cuidado com os carros tunning
                                        Por norma são rápidos e seus motoristas tendem a ser agressivos. Não suponhas que já ficaram para trás quando virou a luz nos semáforos ou que ficaram bloqueados pelo trânsito, olha antes de mudar de faixa. Podes acabar como ornamento de capô num Seat Ibiza

                                        16 Velocidade excessiva de entrada em curva dói
                                        É a principal causa de acidentes de moto em estradas sinuosas e pistas de corrida. "Em lento, fora o rápido" é o velho ditado e ainda funciona. Ver no marcador a velocidade da curva é melhor do que marcá-la na pele.

                                        17 Cuidado com os animais
                                        Todo o tipo de animais, incluindo selvagens, estão bem vivos e mexem-se, desde o amanhecer ao anoitecer. Muita atenção aos sinais da estrada e se estás num ambiente rico neste tipo de alvos, abranda e está atento.

                                        18 Aprende a usar os dois travões
                                        O travão dianteiro acaba por fazer a maior parte do trabalho, mas um pouco de travão traseiro na entrada das curvas pode acalmar um chassis nervoso.

                                        19 Mantem o freio dianteiro coberto - sempre
                                        Lembra-te que se salvares um único segundo do tempo de reação, a 60 mph, podes parar 88 pés (24metros) mais perto. Pensa nisso.

                                        20 Olha onde queres ir
                                        Usa o milagre da orientação do rumo em função do alvo. A moto vai para onde olhas, então concentra-te na solução e não no problema.

                                        21 Mantém os olhos em movimento
                                        O trânsito está sempre a mudar, portanto mantem o scanner mental sempre ligado à procura de potênciais problemas. Não fixes os teus olhos em algo por muito tempo, a não ser que estejas de facto a lidar com algum problema.

                                        22 Pensa antes de agir
                                        Cuidado ao ultrapassar aquele papa reformas que vai a 15 Km/h numa zona de 50km/h. Podes acabar com tua cabeça enfiada na porta do motorista enquanto ele vira para a auto-estrada - ou para lado nenhum - mesmo à tua frente.

                                        23 Acaba com a aura meditativa enquanto conduzes
                                        É tarde demais para fazer alguma coisa sobre os 20 pés (7m) imediatamente à tua frente, então não pares de analisar a estrada com antecedência para ver os problemas e mudanças de trajetória.

                                        24 Mentaliza-te ainda na garagem
                                        A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de um passeio, abaixo de 40 quilômetros por hora, perto de um cruzamento, ou da tua casa. Sim, pode acontecer-te.

                                        25 Pára completamente no próximo sinal de STOP
                                        Coloca um pé no chão. Olha novamente. Menos do que isto força uma decisão precipitada, sem tempo para detectar potênciais problemas.

                                        26 Nunca aceleres em direcção a uma abertura no trânsito engarrafado
                                        Os carros podem ter parado por uma razão e podes não ser capaz de vê-la até que seja tarde demais para a evitar.

                                        27 Não metas demasiada areia na tua camioneta (melhor tradução que consegui)
                                        Se pesas 45kg evita as cruiser/tourer com 360kg. Se medes 1 metro e 60 esquece as trails estilo arranha céus.

                                        28 Fica atento à possiblidade de um enlatado abrir a porta no trãnsito
                                        E bater noutro carro porque te desviaste da porta desta idiota é tão ou mais doloroso.

                                        29 Não penses em atravessar de uma vez um cruzamento com várias faixas
                                        Presta atenção e planeia uma paragem entre os dois sentidos num cruzamento com quatro ou mais vias (2 faixas em cada sentido). Se estiveres à espera que o trânsito pare ou abrande podes ter uma dolorosa surpresa à tua espera.

                                        30 Mantem-te na tua zona de conforto quando estiveres a conduzir em grupo
                                        Pilotar a moto além das possiblidades do kit de unhas que trazes contigo, é uma boa maneira de acabares a deslizar até à berma da estrada, ou pior. Qualquer grupo com o qual valha a pena andar terá um ponto de encontro onde todos se podem voltar a reunir.

                                        31 Dá aos teus olhos algum tempo para se ajustarem
                                        É sempre uma boa ideia abrandar para um ou dois minutos, depois de arrancar de uma garagem bem iluminada para as ruas escuras. Caso contrário, estás basicamente a navegar às cegas, pelo menos durante o primeiro quiômetro.

                                        32 Especializa-te no curva lenta em U
                                        Pratica. Estaciona o teu traseiro na borda exterior do banco e inclina a moto para a curva, usando o teu corpo como contrapeso enquanto giras em redor da roda traseira.

                                        33 Quem pôs um sinal de STOP no topo desta subida?!
                                        Não entres em pânico. Usa o travão traseiro para impedir a mota de se mexer. Usa Sr. acelerador e a Sra. embraiagem normalmente - e com suavidade - para seguires viagem.

                                        34 Se parece escorregadio, assume que é
                                        Um pedaço de calçada suspeito pode ser qualquer coisa. Manteiga de amendoím? Gravilha? Castrol gtx 10w40? Ou talvez não seja nada. Melhor mesmo é abrandar para nada do que bater com a cabeça no chão.

                                        35 BANG! Um pneu rebentou! E agora?
                                        Não há movimentos bruscos. A moto não está feliz, então prepara-te para aplicar um pouco de músculo e com calma manter a trajectória. Desacelera com conta peso e medida, trava cautelosamente com o travão da roda boa e encosta com muita suavidade na berma. Suspira.

                                        36 Gotas na viseira?
                                        Está a chuviscar. O pavimento ligeiramente molhado pode ser ainda mais escorregadio que o piso completamente encharcado lavado por uma chuva torrencial. Na verdade não há forma de saber quanta aderência existe, por isso, concentração máxima, cuidado e suavidade.

                                        37. Emoções sob controlo?
                                        Parafraseando Sr. Ice Cube, chickity-check yoself before you wreck yoself("analisa-te, antes que te destruas" - não perdi muito tempo aqui lamento). As emoções são tão poderosas quanto qualquer droga,portanto faz o teu inventário sempre que te sentas na moto. Se estás furioso, triste, exausto, ou ansioso, é melhor ir de autocarro.

                                        38. Usa bom equipamento
                                        Usa coisas que te sirvam a ti e às condições climatéricas. Se estiveres muito quente ou muito frio, ou a lutar com um casaco que te aperta consideravelmente os ombros, és perigoso. É simples assim.

                                        39 Deixa o iPod em casa
                                        Não vais ouvir o camião de cimento com o Ace of Spades dos Motorhead no volume máximo (tomei a liberdade de escolher a música), mas podem gostar dos teus phones nos cuidados intensivos.

                                        40 Aprende a desviar-te
                                        Deves ser capaz de fazer duas curvas apertadas numa sucessão rápida. Vira para a esquerda em redor de uma fogueira infernal (talvez tenha inventado este obstáculo), de seguida, para a direita de volta à tua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, por isso olha para onde queres ir, não para a fogueira. Agora praticar até ser um reflexo.

                                        41 Sê suave a baixas velocidades
                                        Retira um pouco da ansiedade às manobras a baixa velocidade, com um pouco de travão traseiro. Ele adiciona alguma bem-vinda estabilidade, minimizando a transferência de peso indesejável e o potencial incômodo do efeito de chicote da transmissão.

                                        42 Flashing é bom para ti
                                        Os sinais luminosos chamam a atenção maioritariamente pela sua intermitência, certo? Então alguns toques simples sobre o pedal ou alavanca antes de parar, faz a luz de stop do travão mais visível para os outros condutores.

                                        43. Os cruzamentos são assustadores, por isso controla as tuas apostas
                                        Coloca outro veículo entre tua moto e a possibilidade de alguém ignorar a luz vermelha do semáforo. As probabilidade partem a metade de ser partido ao meio.

                                        44 Melhora a tua visão periférica
                                        Escolhe um ponto perto do centro daquela parede ali. Agora, procura analizar o mais longe que conseguires, movendo a tua atenção, e não o teu olhar. Quanto mais conseguires ver sem virar a cabeça, mais cedo vais poder reagir ao problema.

                                        45 Sozinho num sinal de que teima em não ficar verde?
                                        Coloca o máximo da moto possível diretamente sobre o sensor - normalmente enterrado no pavimento e localizado por uma padrão redondo ou quadrado atrás da linha branca limite. Se a luz insistir em não mudar, tenta colocar o descanso para baixo, em contacto directo com o padrão. Vais seguir o teu caminho em segundos

                                        46 Tudo é mais difícil de ver à noite
                                        Ajusta os faróis, leva uma viseira clara e e usa todos os teus argumentos e habilidades depois do anoitecer, especialmente durante as horas de maior trânsito.

                                        47 Não permaneças ao lado - ou à direita, ou atrás - dum camião tir
                                        Se um daqueles 18 pneus recauchutados explode - o que acontece com alguma regularidade - a situação pode ficar feia num instante. A menos que tenhas uma predilecção por te esquivares de enormes pedaços de borracha a voar, mantém a distância.

                                        48 Acaba com o pânico nas paragens de emergência
                                        Desenvolve um relacionamento íntimo com o travão dianteiro. Procura algum sítio com pavimento aberto e seguro. Começa devagar e encontra essa linha que separa a travagem máxima de uma roda bloqueada, e depois repete novamente e novamente...

                                        49 Escolhe os pneus com cuidado
                                        Nenhuma dessas coisas importa a menos que os teus pneumáticos sejam adequados. Não os tomes como uma garantia. Certifica-te que a pressão é a exata sempre que te fazes à estrada. Verifica se há cortes, pregos e outras porcarias, assim como o desgaste geral dos pneus.

                                        50. Respira fundo
                                        Conta até 10. Visualiza ervilhas a rodopiar (tradução literal desta vez). Esquecer a idiotice de um idiota a 130km/h é bem melhor do que o risco de arruinares a tua vida, ou acabar com ela. -MC

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                          É interessante que criticamos todos os ciclistas por não cumprirem a Lei, e quando não o fazem colocam em causa a sua própria segurança, por isso é moralmente mais aceitável (tal como um peão por exemplo quando passa um vermelho), mas os mesmos que criticam os ciclistas por incumprirem a Lei, são os mesmos que referem que a violam sem complacências no referido artigo do CdE das tangentes.

                                          Há outro tópico sobre isto e não me alongarei pois nunca foi minha intenção criar um tópico incendiário, mas querer comparar alguém que dirige uma máquina de metal de uma tonelada, com um utilizador vulnerável sem chassi e de carne e osso, é além de cientificamente desadequado, muito cruel e desumano.

                                          A carta de condução (já para não falar nas fraudes constantes como se obtém uma com os favores aos "engenheiros") deveria ter antes de tudo um teste de civismo.
                                          Há gente que não tem maturidade intelectual para pegar numa máquina que pode matar um inocente.

                                          Muitos dos por aqui escrevem numa país civilizado por certo já tinham a carta apreendida e o carro vendido em hasta pública.
                                          Excesso de velocidade dá prisão efetiva na Suíça - Mundo - Notícias - RTP

                                          Tiagoaraujo, esta notícia é para ti então.

                                          Idoso ferido com gravidade após atropelar ciclista - JN

                                          E saltei fora, deixei de dar para este peditório.

                                          Comentário


                                            #51
                                            A sério que há aqui gente a defender que se ponha a vida de um ciclista em risco porque alguns deles abusam?
                                            "Ultrapassou-me pela direita ali atrás na fila, agora vai levar uma tangente a ver se aprende!!"
                                            A sério?! Isto está pior do que eu pensava...

                                            E antes de criticarem os ciclistas por não usarem a ciclovia, podiam parar um pouco para pensar porque será. Uma das razões deve ser o facto do nosso povo ignorante não saber que as ciclovias não são para andar a pé. Muito mais de 50% dos peões circula na ciclovia mesmo tendo o passeio livre ao lado. Deve gastar menos a sola dos sapatos.

                                            Edit: Muito raramente ando de bicicleta e nunca na cidade.
                                            Editado pela última vez por Sweden; 18 September 2014, 10:43.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                              Pelo que se vê por estas bandas, os ciclistas também põem os automobilistas todos no mesmo saco!! E segundo a tua teoria a sublinhado TODOS os que andam na estrada seja ciclista ou automobilista é tudo BESTA porque coloca o que lhe convém no seu saco...

                                              Acho que toda a gente concorda com a circulação de bicicletas nas vias públicas DESDE que estes respeitem o código da estrada e que tenham todos os mesmos direitos. É uma enorme falta de respeito os ciclistas desrespeitarem o código da estrada e todos os utentes da via pública seja automobilistas ou peões (sim porque ás vezes até aos S's andam nas passadeiras).
                                              Claro que há "animais" em ambas as partes, mas não percebeste bem onde quis chegar. Se calhar não me expliquei bem.

                                              Eu enquanto automobilista quando vejo um ciclista coloco-me automaticamente em safe mode. Sei lá se o ciclista não vai fazer uma asneira? Às vezes nem é preciso uma asneira. Basta uma rajada de vento mais forte para ficar a dançar na faixa de rodagem. Mesmo que a culpa seja do ciclista em caso de batida é 99% certo que quem se magoa é o ciclista.

                                              Enquanto ciclistas tento respeitar ao máximo as regras e tento estar sempre atento ao trânsito.

                                              Por isso qualquer automobilista que só facilite quando vir os ciclistas a respeitarem o código, que faça tangentes de propósito, etc é mesmo uma besta e arrisca - se a torna-se um assassino.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                É só heróis por aqui. Eu sou automobilista e ciclista e imaginem tanto paro num semáforo de bike como de carro. A atitude é a mesma.
                                                Se há ciclistas que abusam? Claro que há é devem ser multados se forem apanhados. Se eu quero ser um alvo a abater porque outros não cumprem e colocam todos no mesmo saco? Claro que não. Quem faz isso é uma besta. Não há outro nome.
                                                Além do mais, a atitude deve de ser de protecção aos mais "frágeis". Peões e ciclistas são claramente o elo mais fraco nas estradas.
                                                Quanto às ciclovias, bem....... isso dá pano para mangas. Nem todas são as mais apropriadas para todo o tipo de bikes. Um bike de estrada numa ciclovia de terra batida não é lá muito indicada. Outras ciclovias não passam de lugares de estacionamento ou de locais para automobilistas (transformados em peões) lá passearem.

                                                Por isso meus senhores, se a maneira for esta não saímos da cepa torta. Se houver bom senso e respeito de parte a parte, então a convivência nas estradas vai melhorar.
                                                Dou-te razão em tudo, mas na estrada, vejo muito mais respeito dos condutores para com os ciclistas do que o inverso. O que é uma pena pois com as atitudes que muitos ciclistas têm, fazem com que todos sejam vistos da mesma forma, colocando-me a mim e outros ciclistas responsáveis no mesmo saco e isso é algo que me aborrece ainda mais.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                  Dou-te razão em tudo, mas na estrada, vejo muito mais respeito dos condutores para com os ciclistas do que o inverso. O que é uma pena pois com as atitudes que muitos ciclistas têm, fazem com que todos sejam vistos da mesma forma, colocando-me a mim e outros ciclistas responsáveis no mesmo saco e isso é algo que me aborrece ainda mais.
                                                  Isso é porque o condutor respeita o ciclista para que este nao lhe estrague a pintura, enquanto o ciclista desrespeita o automovel de modo a que este se afaste.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Xill Ver Post
                                                    O que fala aqui é a muitos condutores (automóveis), é experimentarem andar de bicicleta na cidade, mudam logo a vossa perspetiva da questão. Eu sei que muitos ciclistas por vezes não se sabem comportar na estrada, mas muitos condutores também não.

                                                    Depois de eu começar a andar de bicicleta, principalmente em cidade, a ideia que tinha sobre os ciclistas mudou bastante.

                                                    Testem la andar de bicicleta, depois venham la opinar.
                                                    Penso que daqui em diante é discutir o sexo dos anjos, porque uns defendem os ciclistas cegamente e os automobilistas é que não sabem estar, outros defendem cegamente os automobilistas e os ciclistas é que não sabem estar...

                                                    O problema é que Portugal, ao contrário de outros países da UE, não evoluiu nas últimas décadas num ambiente misto de automóveis, motociclos e bicicletas. Nós crescemos e evoluímos com o automóvel, e só a pouco tempo é que começamos a "introduzir" as bicicletas nas ruas como meio principal/alternativo de transporte. Isto levanta um problema muito grande, principalmente quando as regras que se aplicam a automóveis também se aplicam a bicicletas, porque nada garante que quem ande de bicicleta conheça as regras (e acreditem, em pleno século 21 há quem não as conheça, ou até que acredite que andar de bicicleta é como ser um peão).

                                                    A meu ver:
                                                    Para os ciclistas: deveria ser obrigatório ter seguro, usar capacete e ter uma licença após concluir uma formação básica para circular na estrada
                                                    Para os automobilistas: deveria ser obrigatório, quando se tira a carta, dedicar uma aula por exemplo, ao tema de lidar com ciclistas na estrada.

                                                    Até que algo seja feito mais ou menos neste sentido, vamos sempre ter bons e maus automobilistas e ciclistas e não valerá de nada discutir o tema.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                      E antes de criticarem os ciclistas por não usarem a ciclovia, podiam parar um pouco para pensar porque será. Uma das razões deve ser o facto do nosso povo ignorante não saber que as ciclovias não são para andar a pé. Muito mais de 50% dos peões circula na ciclovia mesmo tendo o passeio livre ao lado. Deve gastar menos a sola dos sapatos.
                                                      Ou seja, começo a acreditar que os ciclistas não gostam mesmo é de partilhar a via, reservada ou não, com os outros utilizadores e mesmo que seja imposto pela sinalização...

                                                      Veja-se o exemplo abaixo...



                                                      cicloviapartilhada.jpg

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por tixatixa Ver Post
                                                        Há aqui pessoal que não tem mesmo respeito pelo próximo. Façam os ciclistas o que fizerem são um elemento frágil e se lhes tocam ou lhes passam por cima, têm o resto da vida estragada. Por isso, pensem muito bem nisto. Eu, de bicicleta já vi muitas vezes a morte por ir no meu cantinho desviado o máximo da estrada e carros passarem-me a 20 cm. Se não querem respeitar a regra pelo menos não o digam porque só vos fica mal e é uma autêntica vergonha... Realmente perdem muito tempo ou é um grande transtorno passar desviado... De facto 
                                                        tixatixa tudo isso é muito bonito quando se lida com ciclistas que sabem estar na estrada. Quantas vezes vou eu a conduzir, vão ciclistas em fila e um do nada se lembra de se por ao lado do outro? E se acontecer algo consequência disto, eu é que sou a besta?

                                                        Nota que também sou ciclista, conheço bem os 2 lados. Há automobilistas que abusam, mas olha que ciclistas sem respeito do espaço também abundam. Não quer dizer que mereçam ser atropelados ou que lhes aconteça algo, mas muitas vezes conseguem criar condições para que aconteçam coisas más...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                          É interessante que criticamos todos os ciclistas por não cumprirem a Lei, e quando não o fazem colocam em causa a sua própria segurança, por isso é moralmente mais aceitável (tal como um peão por exemplo quando passa um vermelho), mas os mesmos que criticam os ciclistas por incumprirem a Lei, são os mesmos que referem que a violam sem complacências no referido artigo do CdE das tangentes.

                                                          Há outro tópico sobre isto e não me alongarei pois nunca foi minha intenção criar um tópico incendiário, mas querer comparar alguém que dirige uma máquina de metal de uma tonelada, com um utilizador vulnerável sem chassi e de carne e osso, é além de cientificamente desadequado, muito cruel e desumano.

                                                          A carta de condução (já para não falar nas fraudes constantes como se obtém uma com os favores aos "engenheiros") deveria ter antes de tudo um teste de civismo.
                                                          Há gente que não tem maturidade intelectual para pegar numa máquina que pode matar um inocente.

                                                          Muitos dos por aqui escrevem numa país civilizado por certo já tinham a carta apreendida e o carro vendido em hasta pública.
                                                          Excesso de velocidade dá prisão efetiva na Suíça - Mundo - Notícias - RTP
                                                          Tendo em conta que o ciclista é o elo mais fraco, o que dizes é que isso lhe dá direito de se colocar em perigo visto a responsabilidade da preservação da sua segurança ser dos condutores dos veículos mais pesados?

                                                          Outra pergunta, qual a percentagem de ciclistas que passam sinais vermelhos e qual a percentagem de condutores (automóveis) que o faz? Em números redondos/sendo comum.

                                                          Consideras tal como eu, imprescindível aos ciclistas uma 'carta', exame escrito/condução por forma a ter uma licença de circulação na via publica?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Querem respeito? Façam-se por respeitar, quer por condutores, motociclistas e principalmente peões.

                                                            Sim, principalmente peões, porque não faltam é vítimas de atropelamento e bullying por parte de energúmenos que passam por ciclistas.

                                                            E não precisam de virem cá fazerem-se de coitadinhos, porque a lei está feita para vocês só terem direitos, assim como a autoridade na prática acaba por agir apenas nesse sentido.


                                                            PS: Haviam de criar condições mais restritivas para quem queira circular de bicicleta na estrada. No mínimo, tirar licença de circulação nem que fosse na junta de freguesia mais próxima, depois de aulas e aprovação nos testes.
                                                            Editado pela última vez por ASOT; 18 September 2014, 11:05.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                              Portanto, o ciclista do vídeo anda aí a bailar entre duas faixas, com espaço suficiente na direita, e depois o taxista é que é mau? Enfim..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X