Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usar água ou aditivo (anticongelante)?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Usar água ou aditivo (anticongelante)?

    Boas, a VW Sharan de um familiar meu tem usado APENAS ÁGUA no sistema de arrefecimento (já lá vão uns meses). Já o chamei á atenção umas mil vezes para usar anticongelante, mas responde sempre o mesmo: " O mecânico diz que não pode usar anticongelante porque anda com água há muito tempo, álem disso, os tubos estão ressequidos, se usar aditivo, podem rebentar." <--- Ele diz que podem rebentar porque uma vez, com um Renault Clio que tinha a junta da cabeça queimada, ele experimentou usar um pouco de aditivo, pouco tempo depois, houve um tubo que entupiu e rebentou (junta queimada = água+óleo)... Ele deve ter pensado que foi por causa do anticongelante...
    Já agora, tenho um Carina de 82 que usou água no sistema de arrefecimento durante anos, há + ou - 3 meses mudei as braçadeiras, limpei o circuito e meti anticongelante. Até agora nada aconteceu.
    A minha questão é a seguinte, posso ou não usar o aditivo? É que o mecânico diz que não...

    #2
    É bom mecânico então.

    Diz-se que o calcário faz muito bem ao circuito do motor.

    Comentário


      #3
      Ahahah pois, pois.

      Mas pode-se ou não usar o aditivo?

      Comentário


        #4
        Podes, e deves a bem do motor e da tua carteira, usar aditivo recomendado pela marca na proporção certa.

        A situaçao ideal é usar agua desmineralizada e aditivo recomendado pela marca na proporçao certa (50-50 e nao se pensa mais nisso). Apesar de haver quem defenda que, juntando aditivo nao ha grande mal usar ''agua do cano''.

        O sistema de referigaçao, é um sistema fechado, pelo que adicionar liquido é sinal que algo nao esta bem, ou a mistura esta fraco (pouco aditivo) ou ha fuga no sistema.

        Usar agua, é mal por varios motivos: ponto de eboliçao baixo ha varios motores que disparam a ventoinha nos 100º ou perto disso, pelo que nessa altura, esta a agua a ferver e fazer pouco para ajudar na referigeraçao. Ponto de congelamento baixo. Criaçao de ferrugem e deterioração de borrachas.

        Assim como nao é bom somente usar liquido de arrefecimento, ja que leva o carro a nao aquecer de forma ideal, principalmente em temperaturas ambientes mais baixas.

        Em termos de manutençao, se o sistema tiver com a mistura correcta, pouco a fazer sem ser ter atençao ao nivel. As marcas, geralmente, prevêm uma duraçao do liquido de arrefecimento na casa dos 10 anos. Como tenho quem me mude por... ''da ca aquela palha'', todos os veroes limpo o sistema, mudo o liquido, revejo todas as tubagens, e ando descansado.

        Limpar o sistema, o metodo mais simples e substituir o liquido por um produto proprio para limpeza (vulgo, limpa radiadores) e fazer uns km com esse liquido, deixar o carro uns valentes minutos a trabalhar parado para atingir temperaturas de funcionamento mais altas e assim o liquido poder percorrer o sistema todo, depois é fazer o dreno desse produto e meter o liquido de arrefecimento. Se for preciso, fazer a limpeza mais que uma vez.

        Comentário


          #5
          Boas, a minha opinião é se usou sempre agua e o carro é para manter, limpem o sistema e metam o anticongelante recomendado, mas é obvio que o anticongelante depois vai arrancar a ferrugem e os tubos mais podres, relas, radiadores podem ceder, já têm que estar preparados para isso, se a pessoa não liga minimamente ao carro e for muito "esquisita", faz como a maioria dos mecânicos... deixa andar e não te chateies, quando der asneira, vai para abate

          Comentário


            #6
            Eu costumo misturar o anticongelante da marca com água destilada na proporção recomendada.

            Comentário


              #7
              Faz isto e muda de mecânico

              Comentário


                #8
                Sabes, o cumulo da ignorância costuma começar sempre assim:

                "Uma vez fiz assim e aconteceu assado. Logo..."

                Comentário


                  #9
                  Deves usar anticongelante, pois água cria calcário no Sistema de Refrigeração.

                  Comentário


                    #10
                    O carro precisa de levar uma boa limpeza ao circuito e um bom anticongelante.

                    No entanto se já andar com apenas agua à bastante tempo e esteja cheio de ferrugem o mais certo é ficar com alguma fuga e precisar de substituir alguma coisa depois do serviço feito.
                    Isto porque o anticongelante vai comer a ferrugem e mostrar o verdadeiro estado do circuito de refrigeração.

                    O mecânico disse o que disse porque provavelmente isso está uma lastima e já sabe que vai ser preciso varias limpezas até conseguir limpar o circuito em condições e depois disso o mais certo é o homem pouco tempo depois estar lá a reclamar de fugas.
                    Andar a colocar apenas agua vai conseguir adiar por mais tempo o inevitável, mas por outro lado vai estar a comprometer cada vez mais a possível recuperação do circuito de refrigeração e a criar necessidade de colocar material novo.
                    Por isso o melhor é sempre avançar para uma limpeza, colocar anticongelante e rezar para que tudo corra pelo melhor.
                    Editado pela última vez por DragonH; 02 April 2015, 09:24.

                    Comentário


                      #11
                      Será que esse mecânico conhece uma coisa que se chama G12?

                      Eu sei que é um produto muito pouco conhecido, que é fabricado em Marte, em segredo...e que é orgânico...

                      Grande mecânico esse...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        O carro precisa de levar uma boa limpeza ao circuito e um bom anticongelante.

                        No entanto se já andar com apenas agua à bastante tempo e esteja cheio de ferrugem o mais certo é ficar com alguma fuga e precisar de substituir alguma coisa depois do serviço feito.
                        Isto porque o anticongelante vai comer a ferrugem e mostrar o verdadeiro estado do circuito de refrigeração.

                        O mecânico disse o que disse porque provavelmente isso está uma lastima e já sabe que vai ser preciso varias limpezas até conseguir limpar o circuito em condições e depois disso o mais certo é o homem pouco tempo depois estar lá a reclamar de fugas.

                        Andar a colocar apenas agua vai conseguir adiar por mais tempo o inevitável, mas por outro lado vai estar a comprometer cada vez mais a possível recuperação do circuito de refrigeração e a criar necessidade de colocar material novo.
                        Por isso o melhor é sempre avançar para uma limpeza, colocar anticongelante e rezar para que tudo corra pelo melhor.
                        É um pouco isto. Se o carro já lhe chegou (imaginemos esta situação) com um sistema de refrigeração neste estado, e além do mais o dono não estar a querer entrar em trabalhos, o que ele disse faz todo o sentido.

                        Obviamente que o ideal seria mesmo colocar isso como manda a figurino, mas é certamente uma despesa que o dono não deve querer. Infelizmente, neste caso, não deve ser só mudar a água para anticongelante. Portanto, não façam juízos de valor do homem, que até pode ser um bom mecânico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          É um pouco isto. Se o carro já lhe chegou (imaginemos esta situação) com um sistema de refrigeração neste estado, e além do mais o dono não estar a querer entrar em trabalhos, o que ele disse faz todo o sentido.

                          Obviamente que o ideal seria mesmo colocar isso como manda a figurino, mas é certamente uma despesa que o dono não deve querer. Infelizmente, neste caso, não deve ser só mudar a água para anticongelante. Portanto, não façam juízos de valor do homem, que até pode ser um bom mecânico.
                          Pois é, ele está a pensar em dar uma boa revisão a nível mecânico. Não será só a questão de mudar para aditivo, há muito trabalho a ser feito (o motor está a babar-se todo, já não puxa como antes, etc...) ainda vai ter uma bela conta para pagar [emoji32] ... Já para não falar do Renault Clio... Foi para a oficina (do antigo mecânico) por causa da junta queimada, com um orçamento de 150€ para tudo (Junta, retífica, mão de obra, etc).. Ababou com uma conta de + de 800€! Foi descoberto uma racha no motor, mas o o mecânico devia de ter avisado... Eram 150, passou para 800 e só nos informaram quando o serviço foi concluído.[emoji35]

                          Comentário


                            #14
                            150 € de orçamento para uma junta? Estou a achar pouquíssimo...mas isso também não interessa nada.

                            Ele que faça essa tal revisão grande

                            Comentário


                              #15
                              Vamos a ver... Ahah [emoji52]

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                Deves usar anticongelante, pois água cria calcário no Sistema de Refrigeração.
                                A agua deixa resíduos de calcário no sul do país, no norte a agua não tem calcário.

                                De qqr forma eu uso anticongelante a 100%

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                  A agua deixa resíduos de calcário no sul do país, no norte a agua não tem calcário.

                                  De qqr forma eu uso anticongelante a 100%
                                  Andas enganado, eu sou do centro/norte do pais e aqui a agua da torneira está cheia de calcário...
                                  De qualquer das formas não é só o calcário o problema, existe muitos outros minérios e afins.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    Andas enganado, eu sou do centro/norte do pais e aqui a agua da torneira está cheia de calcário...
                                    De qualquer das formas não é só o calcário o problema, existe muitos outros minérios e afins.

                                    Só podes ter agua com calcário se a agua passar em solo com rocha calcária, como no norte, de Coimbra para norte sensivelmente, o solo é quase exclusivamente granítico com alguns afloramentos xistosos, com isto é impossível haver agua com calcário nesses solos.

                                    Pode ser outro mineral ou resíduo sem ser calcário

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema maior da agua nem é propriamente o calcario no sistema de arrefecimento, é o enferrugar dos metais em que contacta. Dai que haja juntas apodrecidas com o uso continuo de agua, radiadores com ferrugem que criam fugas, apodrecimento de borrachas, ja para nao falar no lodo que se cria no sistema de arrefecimento que pode entupir os tubagens.


                                      Quanto à limpezar criar fugas, sem duvida, a vitima imediata é logo o radiador. Passado depois para tubagens, relas, termostato etc. O problema maior é os danos causados ao motor, principalmente em termos de por em causa a integridade interna do motor, e as fugas que podem ser chatas.

                                      Outra coisa que pode dar raia, e tem uma Mao-de-obra cara, é o radiador da sofagem, geralmente ''escondido'' atras do tablie e que pode causar dores de cabeça.
                                      Editado pela última vez por Drifter; 03 April 2015, 19:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu antigo Punto, vinha sem sofagem quando o comprei (usado), achei estranho mas depois vim a saber que a mesma tinha apodrecido e o antigo dono para não se chatear...porque aplicar uma sofagem fica muito caro em mão de obra e obriga a tirar todo tablier. Conclusão o liquido (certamente água com muita ferrugem) do radiador estava preto..A partir daí mudo sempre a cada revisão e quando o nivel desce um pouco, acrescento sempre liquido...e é um facto que á custa disso foram mudados dois tubos um deles metálico, cheio de ferrugem.. Por isso muito, muito cuidado com a água, usar só mesmo em situações de emergência

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas,
                                          Agora numa emergência precisava de comprar liquido para o radiador de um corsa d 1.2(gasolina) de 2009, e só tenho disponível perto de mim um modelo continente, portanto estou limitado a escolha que eles têm : link para a pagina deles com os liquidos

                                          A minha pergunta é, alguma coisa a ter em conta na compra ou algum dos que eles lá têm se recomenda? É a primeira vez que vou comprar um liquido destes, porque normalmente quando faço a revisão no mecânico ele coloca ou ajusta os niveis, por isso não sei bem se há algo a ter em conta ou não.
                                          Obrigado!

                                          Comentário


                                            #22
                                            numa emergencia, tens algum tubo roto??? ou radiador furado, o nivel qual è?? está no minimo abaixo do minimo, queres desenvolver????

                                            anti-congelante qualquer treta de 5l já diluido serve para desenrrascar, ultimo caso metes agua destilada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pela sugestão!
                                              O carro não é meu, ainda não vi o nivel nem nada, só me disseram que o nivel estava mais baixo que o que estava marcado e que só se deu conta porque sentiram um cheiro quase como se fosse queimado. Penso que não esteja nada roto, mas não se sabe. Se calhar nem é nada com o carro ou o nivel está dentro dos normais.
                                              Perguntei para já estar prevenido quando for ver e se estiver de facto abaixo do nivel e ir comprar algo caso seja mesmo necessário. Em ultimo caso coloco agua destilada como tambem sugeriste, até porque para colocar algo novo, se calhar convinha retirar o resto que lá estiver antigo não?

                                              EDIT: Como eu suspeitava, o liquido ainda está dentro dos limites lol não está no máximo, mas ainda tem uma boa quantidade.
                                              O cheiro a queimado que me referiram pode ser de outra coisa qualquer ou apenas coincidência Amanha consegue-se saber melhor.
                                              Obrigado de qualquer das formas!
                                              Editado pela última vez por cyber; 13 July 2015, 19:29.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado pela ajuda, já fiz uma lavagem ao sistema de refrigeração do motor, e até nem estava mau! Meti um anticongelante a 12% só por uns tempos para preparar o sistema para levar o anticongelante G12...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cyber Ver Post
                                                  Obrigado pela sugestão!
                                                  O carro não é meu, ainda não vi o nivel nem nada, só me disseram que o nivel estava mais baixo que o que estava marcado e que só se deu conta porque sentiram um cheiro quase como se fosse queimado. Penso que não esteja nada roto, mas não se sabe. Se calhar nem é nada com o carro ou o nivel está dentro dos normais.
                                                  Perguntei para já estar prevenido quando for ver e se estiver de facto abaixo do nivel e ir comprar algo caso seja mesmo necessário. Em ultimo caso coloco agua destilada como tambem sugeriste, até porque para colocar algo novo, se calhar convinha retirar o resto que lá estiver antigo não?

                                                  EDIT: Como eu suspeitava, o liquido ainda está dentro dos limites lol não está no máximo, mas ainda tem uma boa quantidade.
                                                  O cheiro a queimado que me referiram pode ser de outra coisa qualquer ou apenas coincidência Amanha consegue-se saber melhor.
                                                  Obrigado de qualquer das formas!
                                                  Se fores a um concessionario Opel também te vendem o liquido refrigerante.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Retirei anticongelante do radiador da mota e deixei ao ambiente por uns tempos (2/3 semanas). Estando nesse estando degrada-se ou mantém as propriedades?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      quantos litros são?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                        quantos litros são?
                                                        Um litro e pouco.

                                                        Vou adicionar novo, mas fiquei curioso quanto ao estado do mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                          Um litro e pouco.

                                                          Vou adicionar novo, mas fiquei curioso quanto ao estado do mesmo.
                                                          e pa nao, é uma cena organica vai-se estragar ao ar livre... se ainda estivesse dentro de uma garrafa...

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X