Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caça à multa gera milhões e bate recordes em Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    O que vale é que nem é preciso mudar a caça à multa para a diminuição da sinistralidade dada a acefalia geral e vigente que se vai lendo.

    Fiscalização que não leve a redução da sinistralidade é caça à multa.

    Fiscalização em zonas de baixa sinistralidade em detrimento de zonas de mais sinistralidade é caça à multa.

    Etc and so on....mas o que interessa é ver o pessoal a arrotar, o objectivo é ver o pessoal encostado, se diminui ou não a sinistralidade é completamente indiferente

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
      Não se trata de compactuar. Se existe um código da estrada, tens de o cumprir. Ponto.

      Se o cumprires, independentemente de estarem lá 1000 radares, eles não te podem multar.

      Cada um é livre de andar à velocidade que quer. No entanto, se forem apanhados, tem de pagar e não reclamar, pois o culpado é sempre quem não cumpre o código.
      Companheiro, não vamos ser hipócritas está bem?

      Implicarem os meios humanos e financeiros praticamente em exclusivo para a velocidade é caça à multa. A velocidade deve ser fiscalizada sobretudo onde há acidentes e de forma preventiva com radares identificados que EFECTIVAMENTE DIMINUEM a velocidade naquele local.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
        Companheiro, não vamos ser hipócritas está bem?

        Implicarem os meios humanos e financeiros praticamente em exclusivo para a velocidade é caça à multa. A velocidade deve ser fiscalizada sobretudo onde há acidentes e de forma preventiva com radares identificados que EFECTIVAMENTE DIMINUEM a velocidade naquele local.
        Mas isso não interessa para nada pá

        O ideal é colocar radares a meio de uma qualquer circuvalação de 4 faixas para limpar uns €s para o orçamento do Estado e abandonar completamente o miolo de uma cidade e respecitvos pontos críticos onde acontecem a maioria dos atropelamentos.

        Isso é que é de valor...e como dizia mais outro tapado se for 10x mais em € e actuação melhor. O pessoal que tenho mais atenção para não ficar sem pernas

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
          Quando tudo o que interessa é radares colocados em sítios onde não há sinistralidade e o investimento é sempre para comprar mais do mesmo descurando todos os outros artigos do código de estrada.........é caça sim senhor!

          Não percebo como podem compactuar com a atitude deles.

          Sabes quem tem por hábito compactuar com eles?

          Os que infringem!



          O resto é demagogia, até porque eu já os vi em sítios perfeitamente justificáveis.

          Eu acho é que o conceito de "caça á multa" foi inventado por quem tem por norma... infringir e depois queixar-se e justificar-se com argumentos do tipo:

          - deviam era andar a apanhar ladrões.

          - estão aqui, deviam era estar ali ou acolá.

          - passar uma linha contínua (não existe traço contínuo) não incomoda ninguém e eu até olhei pelo espelho.

          - estavam escondidos, os malandros. Se estivessem á vista eu cumpria (e dizem isto com uma cara séria).

          ... etc.
          Editado pela última vez por DarkVeill; 18 August 2016, 15:04.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
            Sabes quem tem por hábito compactuar com eles?

            Os que infringem!



            O resto é demagogia, até porque eu já os vi em sítios perfeitamente justificáveis.

            Eu acho é que o conceito de "caça á multa" foi inventado por quem tem por norma... infringir e depois queixar-se e justificar-se com argumentos do tipo:

            - deviam era andar a apanhar ladrões.

            - estão aqui, deviam era estar ali ou acolá.

            - passar uma linha contínua (não existe traço contínuo) não incomoda ninguém e eu até olhei pelo espelho.

            - estavam escondidos, os malandros. Se estivessem á vista eu cumpria (e dizem isto com uma cara séria).

            ... etc.
            multa
            Concordo. Esta teoria da "caça á multa" só existe mesmo em Portugal no que toca a multar pessoas em excesso de velocidade, a falar ao telemóvel em andamento, etc.
            Agora existe outro tipo de caça á multa, que é aquele feito pelas câmaras municipais que metem parquímetros em todos os sítios que podem, incluindo locais que eram de estacionamento gratuito, e depois é passar multas a quem se atrasa no regresso ao carro. É que esses parasitas não podem bloquear e multar carros que estacionam fora de locais de estacionamento, logo nesse caso trata-se mesmo de extorquir dinheiro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por afc Ver Post
              Ainda estamos no paraíso comparando com outros países
              Sim e não. Em Portugal ainda se pode ir em muitas AEs a 160 em chatices, que a probabilidade de ser apanhado é muito baixa. Mas nas nacionais é só radares escondidos por todo o lado, e muito sítios onde é muito fácil não cumprir os limites mesmo sem ser deliberadamente (por exemplo zonas onde há uma mudança súbita de 90 para 50 porque é um sítio onde uma ou duas vezes por dia sai um tractor agrícola).

              Noutros países há uma maior presença dos radares, sobretudo dentro das localidades, mas estão sempre bem assinalados. Até os radares móveis estão identificados, no RU as zonas definidas para patrulha têm sinalização a avisar quanto a isso e as carrinhas da polícia têm novamente o sinal na traseira bem visível. Não há esta palhaçada do carro escondido atrás das ervas com o radar encostado ao rail. Alertam tanto para a presença do radar que só cai quem quer ou vai mesmo a dormir, claramente o objectivo ali não é facturar mas sim obrigar mesmo as pessoas a andar devagar. Em Portugal até pegam em carros descaracterizados para ir para faixa da esquerda "picar" o pessoal a ver quem morde o isco para passar uma bem gorda.
              Editado pela última vez por SRLA; 18 August 2016, 15:09.

              Comentário


                #37
                E agradeçam à protecção de dados, a GNR não poder simplesmente confrontar os dados dos pórticos, dividir por velocidade hora e SIGA PARA A CAIXA!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                  E agradeçam à protecção de dados, a GNR não poder simplesmente confrontar os dados dos pórticos, dividir por velocidade hora e SIGA PARA A CAIXA!
                  Isso é tudo menos fiável.

                  E se só passar num pórtico e não dois? Como calculas aí a média?
                  E se passar a 200 num pórtico, e depois ficar parado 1h numa estação de serviço ou andar ali a pastar para baixar a média?

                  Lá que digas, radar de velocidade instantânea nos pórticos.. agora velocidade média esquece.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    É isso mesmo. O pessoal queixa-se que foi caçado mas esquece-se que só foi porque cometeu ilegalidades.

                    Não querem gastar dinheiro em multas e levarem com as sanções acessórias então cumpram a lei.

                    Por mim todas as multas e sanções acessórias deviam ser a multiplicar por 10. Andava logo tudo direitinho que era uma beleza.
                    AKA: "pimenta no cu dos outros é refresco.."

                    Ou seja, defendes uma medida destas até ao dia em que a coisa corre mal e gramas com as consequências também.. e aí quanto quero apostar que vais ser o primeiro a insultar os polícias e as mães deles e dizer que estão todos para te lixar

                    Comentário


                      #40
                      Eu concordo com as multas e que se cumpra o código da estrada a 100%.

                      Eu fui multado uma vez (e espero que a última) por ter atendido uma chamada, passaram por mim num veículo descaracterizado e toma lá o MB para pagares, e admiti o erro e sei que fiz mal...

                      Não sou nenhum santo e excedo por vezes a velocidade máxima permitida, mas é um risco que corro. Se as regras existem são para serem cumpridas. Até concordo que por vezes exista a "caça à multa" mas na maioria das vezes é bem feita... Mas também sou de acordo que deveriam fiscalizar todas as outras infracções que se vêm BASTANTE (traços contínuos, passadeiras, faixas do meio a 70km/h... E tantas outras).

                      Comentário


                        #41
                        O que há falta em Portugal é verdadeira fiscalização e prevenção rodoviária activa.
                        Isto dos radares são só uma gota de água no Oceano; tendo muitos condutores um desprezo olímpico até pelos radares identificados, para já não falar da sinalização e regras.

                        Era decuplicar o número de guardas e agentes de trânsito, era confiscar, suspender ou anular as carta de condução de muitos condutores, era confiscar ou reter veículos dos infractores mais graves, era passarem regularmente nos meios de comunicação social programas sobre a segurança rodoviária, conselhos de condução defensiva, anúncios sobre prevenção e reportagens com casos de pessoas gravemente feridas, testemunhos de familiares de vítimas mortais e de pessoas que perderam o emprego por causa da sua condução irresponsável.

                        E, acima de tudo, era as pessoas começarem a responsabilizarem-se, a pensarem que "afinal de contas a culpa é minha, não é dos outros". Cambada de gaiatos!

                        Comentário


                          #42
                          Apenas acho que os recursos humanos são finitos e nesse pressuposto defendo que a sinistralidade não está tão ligada ao excesso de velocidade quanto se julga, ou acredita. Ao fim de mais de 30 anos de condução continuo convencido de que os acidentes ocorrem porque as pessoas não sabem ajustar a velocidade às condições da via, não respeitam passadeiras para piões, não respeitam semáforos, nem STOPS. Desconhecem regras tão básicas como por exemplo as da prioridade. "Condução defensiva? O que é isso??"

                          E quem pratica uma condução perigosa faz isso por sistema, como bem sabem as seguradoras. Não se esqueçam que quem tem acidentes graves nada mais sofre do que um agravamento no seguro, de resto pode continuar a conduzir à vontade. Há condutores com tantos acidentes que é preciso criar um grupo de seguradoras para os segurar, porque os acidentes são tantos e tão graves que nenhuma seguradora aceita de livre vontade fazer o seguro.

                          Aqui há uns anos um casal amigo teve um acidente gravíssimo, com meses de hospital, seguidos de anos de recuperação, ao chocarem frontalmente com outro carro na estrada para o Algarve (ainda não havia AE). O condutor do outro carro faleceu e quando se foi averiguar o que se teria passado constatou-se que o carro era do filho, porque por já ter tido imensos acidentes era uma complicação obter seguro em seu próprio nome, mas... Continuava a ter carta. Tinha sorte, passava a vida envolvido em acidentes graves, mas não era apanhado em excesso de velocidade.

                          Vejo-os a ultrapassarem em curvas, em cruzamentos, não respeitam nada, traços contínuos é miragem, etc. Como querem depois que eu acredite que afinal nada disso importa e que na verdade o verdadeiro problema, aquele a que devemos afetar a maioria dos recursos de fiscalização é simplesmente o excesso de velocidade. Eu não acredito nisso.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 18 August 2016, 15:44.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                            AKA: "pimenta no cu dos outros é refresco.."

                            Ou seja, defendes uma medida destas até ao dia em que a coisa corre mal e gramas com as consequências também.. e aí quanto quero apostar que vais ser o primeiro a insultar os polícias e as mães deles e dizer que estão todos para te lixar
                            Já apanhei várias multas, custam a pagar mesmo sem ser a multiplicar por 10. Mas se as multas forem mais pesadas, e com agravantes por exemplo no prémio do seguro, o pessoal pensa melhor antes de infringir o código da estrada.

                            É como por exemplo alguém que já tenha perdido os pontos todos da carta e que na próxima infracção fica sem carta durante algum tempo/anos e tem que ir à escola tirar tudo de novo.

                            Essa pessoa vai andar ali direitinha que nem um carapau para a carta não ir de vela.

                            Por exemplo multa de falar ao telemovel quando se conduz é 120euros. Diariamente vê-se pessoal a fazer isso. Se fosse 1200euros de multa e inibição de conduzir de 10 meses já não havia tanto.

                            Quando há operações stop surpresa são sempre apanhados algumas dezenas sem inspeção, seguro, etc. Se a multa da falta de inspeção fosse 2500eur (em vez de 250) já não havia tanto carro sem inspecção.

                            Conduzir com a borracheira a mesma coisa. Se fosse a multiplicar por 10 alguém bebia antes de conduzir?

                            É aborrecido ir a 49,99km/h numa localidade e passarem por mim carros a esgalhar. Também gostava de ir a esgalhar mas não se pode né?! Acho muito bem que apanhem essa malta do esgalhanço e para o serem os radares têm que estar escondidos.

                            Ou queriam que junto ao radar escondido fizessem uma fogueira a queimar pneus e erva verde para fazer fumo e ver-se a kilometros de distância? Tem que ser com o factor surpresa, quando se vê a flashada já fostes

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                              É aborrecido ir a 49,99km/h numa localidade e passarem por mim carros a esgalhar. Também gostava de ir a esgalhar mas não se pode né?! Acho muito bem que apanhem essa malta do esgalhanço e para o serem os radares têm que estar escondidos.

                              Ou queriam que junto ao radar escondido fizessem uma fogueira a queimar pneus e erva verde para fazer fumo e ver-se a kilometros de distância? Tem que ser com o factor surpresa, quando se vê a flashada já fostes
                              É a tal falta de lógica de multar vs prevenir. Se o tal gajo que vai a esgalhar apanhar uma multa pesada, mas enquanto ela chega e não chega atropelar alguém, o que é que o radar preveniu mesmo?

                              Se o radar estivesse lá bem identificado ele já não ia a esgalhar e já não atropelava ninguém. Mas o Estado não metia nada ao bolso...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                É a tal falta de lógica de multar vs prevenir. Se o tal gajo que vai a esgalhar apanhar uma multa pesada, mas enquanto ela chega e não chega atropelar alguém, o que é que o radar preveniu mesmo?

                                Se o radar estivesse lá bem identificado ele já não ia a esgalhar e já não atropelava ninguém. Mas o Estado não metia nada ao bolso...
                                Se o gajo já esgalhou várias vezes e à conta disso, e dos radares escondidos, ficou sem pontos na carta, já não vai esgalhar mais porque sabe que no próximo radar escondido a carta vai de vela.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  Quando tudo o que interessa é radares colocados em sítios onde não há sinistralidade e o investimento é sempre para comprar mais do mesmo descurando todos os outros artigos do código de estrada.........é caça sim senhor!

                                  Não percebo como podem compactuar com a atitude deles.
                                  Cumpram os limites e não há caça nenhuma. É simples.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                    O que vale é que nem é preciso mudar a caça à multa para a diminuição da sinistralidade dada a acefalia geral e vigente que se vai lendo.

                                    Fiscalização que não leve a redução da sinistralidade é caça à multa.

                                    Fiscalização em zonas de baixa sinistralidade em detrimento de zonas de mais sinistralidade é caça à multa.

                                    Etc and so on....mas o que interessa é ver o pessoal a arrotar, o objectivo é ver o pessoal encostado, se diminui ou não a sinistralidade é completamente indiferente
                                    Sim, os radares são colocados onde o pessoal anda devagar, respeita a velocidade, e como sabemos, a velocidade não é nenhum agravante em caso de sinistralidade e não é das causas mais presentes em acidentes...

                                    Comentário


                                      #48
                                      por acaso não é. sobretudo nos pontos onde estão os radares.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        Sim, os radares são colocados onde o pessoal anda devagar, respeita a velocidade, e como sabemos, a velocidade não é nenhum agravante em caso de sinistralidade e não é das causas mais presentes em acidentes...
                                        A tua inteligência consegue com certeza perceber que se a fiscalização/prevenção não influenciar a sinistralidade não tem qualquer valor para a sociedade, certo? Portanto passa de uma acção que visa baixar o número de acidentes, para uma acção fisco/coersiva!

                                        As estatísticas existem, só embala no rebanho ou quem é apologista puramente pelas "receitas extra" para o OE ou pela acefalia. Em ambos os casos representa uma alocação de recursos errada, uma vez que não estão a cumprir o objectivo inicial/principal a que se propoem

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                          Se o gajo já esgalhou várias vezes e à conta disso, e dos radares escondidos, ficou sem pontos na carta, já não vai esgalhar mais porque sabe que no próximo radar escondido a carta vai de vela.
                                          Parar ao fim de se repetir várias vezes, em vez de não deixar acontecer a primeira, grande prevenção.

                                          Mas esta gente ouve-se a dizer estas coisas?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Parar ao fim de se repetir várias vezes, em vez de não deixar acontecer a primeira, grande prevenção.

                                            Mas esta gente ouve-se a dizer estas coisas?
                                            Se há alternativa melhor era interessante saber qual é.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              É isso. Do meu ponto de vista o único objetivo das multas deveria ser o da redução da sinistralidade ora, em mais de 30 anos de condução, nunca vi ninguém ser multado por não parar numa passadeira, no vermelho, num stop, etc... E apenas uma vez (lá por 1990) vi um tipo ser mandado por ultrapassar não respeitado o traço continuo. Tive vontade de para para cumprimentar o agente da guarda.

                                              Para compensar, avistamento de radares ou conhecimento de gente multada por excesso de velocidade têm sido uma constante desde que me conheço.

                                              Já nos anos 80 a BT da GNR tinha o (mau) hábito de se pôr na estrada entre Lisboa e Algarve, numa enorme reta, ocultos por uma árvore, a apanhar os distraídos. Agora apanhar ultrapassagens em curvas e coisas do mesmo género nem ligavam. Como vêm esta mania, do meu ponto de vista errada, de que o excesso de velocidade é por si só o principal responsável da elevada sinistralidade é um vício bem antigo.

                                              Cá para mim tudo isto é de uma enorme hipocrisia, estou convencido de que a importancia que eles dão ao excesso de velocidade é apenas porque é fácil de detetar, podendo gerar em poucos minutos um enorme volume de multas.

                                              Tu nunca viste, mas acredita que diariamente são levantados bastantes autos de contraordenação dessa natureza.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                Tu nunca viste, mas acredita que diariamente são levantados bastantes autos de contraordenação dessa natureza.
                                                Tá um user num tópico ao lado que se queixa de ter sido multado por passar num vermelho quando nem de casa saiu.

                                                http://forum.autohoje.com/auto-ajuda...-casa-sai.html

                                                E depois dizem que não há multas por passar em vermelhos

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  A tua inteligência consegue com certeza perceber que se a fiscalização/prevenção não influenciar a sinistralidade não tem qualquer valor para a sociedade, certo? Portanto passa de uma acção que visa baixar o número de acidentes, para uma acção fisco/coersiva!

                                                  As estatísticas existem, só embala no rebanho ou quem é apologista puramente pelas "receitas extra" para o OE ou pela acefalia. Em ambos os casos representa uma alocação de recursos errada, uma vez que não estão a cumprir o objectivo inicial/principal a que se propoem
                                                  A tua inteligência consegue com certeza perceber que dar a entender que as acções da policial valem zero, tornam a tua atitude como pouco seria, certamente.

                                                  Estatísticas também mostram que a velocidade é das maiores causas de acidente, portanto qualquer que seja o controlo feito sobre tal situação nunca será em vao como queres dar entender. Para além da Polícia estar a cumprir o dever, o impor a o cumprimento do CE, não percebo a dúvida.

                                                  Que há métodos mais eficientes não há discussão.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                    Sabes quem tem por hábito compactuar com eles?

                                                    Os que infringem!


                                                    O mais grave, é que os tolos continuam a cair que nem uns patinhos, apesar de saberem que o cerco está cada vez mais apertado. Há cada vez mais divulgação de acções de fiscalização e sabe-se de antemão que apostam cada vez mais neste tipo de acção. Se isto não é burrice...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Muitos ilustres membros deste fórum parece que ainda não saíram da (primeira!) infância: precisam de andar sempre "em cima" deles a dizer que não podem fazer isto ou aquilo, que é asneira! Depois se o papá ou a mamã descobrem, ralham e castigam são maus! E porque podiam ter avisado! Haja paciência para tanta irresponsabilidade! Erraram? Assumam como homens adultos que erraram e acabem com argumentos infantis como "se o radar estivesse visível eu passava lá mais devagar...". Por isso é que também na sinistralidade rodoviária estamos no cu da Europa!!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        Erraram? Assumam como homens adultos que erraram e acabem com argumentos infantis como "se o radar estivesse visível eu passava lá mais devagar...". Por isso é que também na sinistralidade rodoviária estamos no cu da Europa!!
                                                        Mesmo!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Verdade seja dita, a dissuasão com o radar visível é bem maior e bem mais preventiva que com ele escondido.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                            Quando tudo o que interessa é radares colocados em sítios onde não há sinistralidade e o investimento é sempre para comprar mais do mesmo descurando todos os outros artigos do código de estrada.........é caça sim senhor!

                                                            Não percebo como podem compactuar com a atitude deles.
                                                            Claro que é caça a multa
                                                            Eu tive huma hora parado ate que la arranjaram 120 paus
                                                            TEnho a carta na morada dos meu pais e a residencia fiscal noutra
                                                            È ilegal ? é, da multa ? dá! é imoral e caça a multa? totalmente.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                              Verdade seja dita, a dissuasão com o radar visível é bem maior e bem mais preventiva que com ele escondido.
                                                              Quando é que vocês se capacitam que isso é um não-argumento? Não sabem as leis e as regras? Precisam de ser controlados e saberem que estão a ser controlados para não prevaricar? É isto que para mim não faz sentido nenhum!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X