Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos carros eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Então e porque é que os carros a gasolina e gasóleo funcionam para grandes viagens? Porque sabes que vais ter estações de serviço abertas 24 h e que funcionam.
    Portanto, se houver estações de serviço abertas 24h e com carregadores que funcionem, é exactamente igual.

    Imagina se fosse ao contrário, quase todos os carros seriam eléctricos, e apenas uma minoria a gasolina, gasolina essa que seria grátis. Provavelmente o que aconteceu agora aos carregadores eléctricos iria acontecer aos postos de abastecimento de gasolina, ficariam abandonados até deixarem de funcionar.

    Portanto, esta situação não tem nada a ver por ser eléctrico ou não, tem a ver o modelo que foi implementado, modelo esse que foi inventado pelo governo-ladrão do Pinócrates, e que deve ter sido mais uma negociata com a Efacec e outras empresas.
    O governo não tinha que fazer negociata nenhuma, nem nenhuma rede pipi para ser deixada ao abandono, nem gastar dinheiro dos contribuintes.
    O governo só tinha que fazer leis para obrigar as áreas de serviço a disponibilizarem carregadores rápidos, mais nada.
    Não é bem igual, porque para já o tempo de carga/abastecimento não é igual.

    Comentário


      Originalmente Colocado por orion Ver Post
      Não é bem igual, porque para já o tempo de carga/abastecimento não é igual.
      Com os novos super-carregadores já é pouco relevante essa diferença.

      Comentário


        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Duvido muito que as gasolineiras sejam obrigadas.
        Pelo que li da lei e do que tenho lido, tudo o que é publico ou privado de acesso publico, como por exemplo estacionamento de shoppings, tem de estar ligado a MOBI-E, se for em parques privados já não é obrigatório.

        Comentário


          Originalmente Colocado por orion Ver Post
          Não é bem igual, porque para já o tempo de carga/abastecimento não é igual.
          Já fiz uma viagem de quase 400 kms, em relação ao tempo normal que faria no ICE de electrico demorei 1h a mais, mas foi muito cauteloso, e no primeiro carregamento ainda tive de esperar que a minha cunhada acabasse de dar comida aos putos e mudasse a fralda.
          Editado pela última vez por ImHoTep; 14 March 2018, 13:57.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
            Já fiz uma viagem de quase 400 kms, em relação ao tempo normal que faria no ICE de electrico demorei 1h a mais, mas foi muito cauteloso, e no primeiro carregamento ainda tive de esperar que a minha cunhada acaba-se de dar comida aos putos e muda-se a fralda.
            Com o ICE, os putos comiam sozinhos e rápido, e a mudança da fralda era instantânea.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Já fiz uma viagem de quase 400 kms, em relação ao tempo normal que faria no ICE de electrico demorei 1h a mais, mas foi muito cauteloso, e no primeiro carregamento ainda tive de esperar que a minha cunhada acaba-se de dar comida aos putos e muda-se a fralda.
              * acabasse
              * mudasse

              Com tanto tempo à espera tinha dado para comprar uma gramática

              Comentário


                No correio da manhã não se aprende gramática

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                  Já fiz uma viagem de quase 400 kms, em relação ao tempo normal que faria no ICE de electrico demorei 1h a mais, mas foi muito cauteloso, e no primeiro carregamento ainda tive de esperar que a minha cunhada acaba-se de dar comida aos putos e muda-se a fralda.
                  Demorar +1h para mim não é aceitável. Admito que para outros o seja. Quando carregarem em 5 minutos ou menos (próximo do zero até 100%) aí sim serão uma alternativa válida aos equipados com motores de combustão. Evidentemente que a rede de carregamento tem de corresponder e estar funcional.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                    O problema não está na tecnologia, como querem fazer querer, o problema esta na utilização e falta de manutenção que acontece neste pais.

                    A largos anos morreu uma criança ao carregar no botão dos semáforos, vamos desligar todos quando chuver? Temos estradas que quando chove se criam lençóis de agua, vamos fechar as estradas todas quando chover, um bocado de bom senso não fazia falta...
                    Pela boca morre o peixe, outra vez.

                    "Tenho sido informado que não é um problema direto dos operadores, até porque eles não têm a capacidade de desligar os postos, mas sim uma consequência (tardia) da falha de fabrico nas mangueiras/fichas Chademo dos PCRs em questão."
                    https://www.facebook.com/groups/club...8901440127537/

                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Com os novos super-carregadores já é pouco relevante essa diferença.
                    Oiço sempre a conversa dos super-carregadores mas continua-se a demorar 30 minutos para carregar. E pelo que vejo no Facebook ao usar o carregamento rápido que demora 30 minutos fritam as baterias todas. Casos de Leafs com menos de 40.000km que perderam 20% da bateria por usar os PCR.

                    Originalmente Colocado por PR43 Ver Post
                    Demorar +1h para mim não é aceitável. Admito que para outros o seja. Quando carregarem em 5 minutos ou menos (próximo do zero até 100%) aí sim serão uma alternativa válida aos equipados com motores de combustão. Evidentemente que a rede de carregamento tem de corresponder e estar funcional.
                    É isto. Numa viagem de 400km que por vezes nem paro ou estou no máximo 5 a 10 minutos ia passar a demorar mais 1 hora. Não é uma alternativa viável aos carros a gasóleo. Só para pequenos percursos em cidade.

                    Comentário


                      PCR é diferente de super-carregadores. Super-carregadores em Portugal acho que só os da Tesla, mas iremos evoluir até ao ponto em que iremos ter super-carregadores em todo o lado.
                      Quem tiver um Tesla e fizer Porto-Lisboa, não perde muito mais tempo a abastecer do que um ICE. Tem super-carregadores em Fátima.

                      É claro que atualmente para muita gente ainda não é muito apropriado andar a viajar com um eléctrico, isso eu estou de acordo.
                      Mas isso tem a ver com o facto da infraestrutura necessária não estar ainda instalada, e de haver poucas opções de viaturas, não é uma impossibilidade da tecnologia.
                      No futuro os eléctricos vão ser a norma, e os postos de combustível vão-se transformar em estações de super-carregadores.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                        Pela boca morre o peixe, outra vez.


                        "Tenho sido informado que não é um problema direto dos operadores, até porque eles não têm a capacidade de desligar os postos, mas sim uma consequência (tardia) da falha de fabrico nas mangueiras/fichas Chademo dos PCRs em questão."
                        https://www.facebook.com/groups/club...8901440127537/



                        Oiço sempre a conversa dos super-carregadores mas continua-se a demorar 30 minutos para carregar. E pelo que vejo no Facebook ao usar o carregamento rápido que demora 30 minutos fritam as baterias todas. Casos de Leafs com menos de 40.000km que perderam 20% da bateria por usar os PCR.



                        É isto. Numa viagem de 400km que por vezes nem paro ou estou no máximo 5 a 10 minutos ia passar a demorar mais 1 hora. Não é uma alternativa viável aos carros a gasóleo. Só para pequenos percursos em cidade.
                        1º Os PCR de Pombal foram instalados ao mesmo tempo, procura no facebook a explicação para apenas um ter sido desligado, alem de que estão em funcionamento a vários anos e só este ano se lembraram que são perigosos?

                        2º A pouco tempo andou aqui no fórum a noticia se um Leaf que era utilizado com taxi em Espanha, como mais de 200.000km apresentava uma perda inferior a esses 20%, tambem já li uma noticia de um model s que fazia transferes entre Las vegas e Los Angeles, num ano tinha uma media superior a 800km dia, e apresentava uma degradação entre os 6% e os 8%.

                        3º se for para ir passar um fds fora tenho a mesma opinião agora se for passar uma semana de férias 1h de viagem a mais para cada lado acaba por não ter assim tanto impacto nas férias.

                        Comentário


                          Quem tem um Tesla tem muito dinheiro. Se eu tivesse esse dinheiro tinha um Porsche não tinha um Tesla e não me preocupava muito com o preço da gasolina

                          Nos anos 60 também diziam que agora andávamos de carros voadores e a viajar pelo espaço, a era dos Jetsons. Nota-se!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                            Pela boca morre o peixe, outra vez.

                            "Tenho sido informado que não é um problema direto dos operadores, até porque eles não têm a capacidade de desligar os postos, mas sim uma consequência (tardia) da falha de fabrico nas mangueiras/fichas Chademo dos PCRs em questão."
                            https://www.facebook.com/groups/club...8901440127537/



                            Oiço sempre a conversa dos super-carregadores mas continua-se a demorar 30 minutos para carregar. E pelo que vejo no Facebook ao usar o carregamento rápido que demora 30 minutos fritam as baterias todas. Casos de Leafs com menos de 40.000km que perderam 20% da bateria por usar os PCR.



                            É isto. Numa viagem de 400km que por vezes nem paro ou estou no máximo 5 a 10 minutos ia passar a demorar mais 1 hora. Não é uma alternativa viável aos carros a gasóleo. Só para pequenos percursos em cidade.
                            PCR não frita a bateria nenhuma, não inventem, isso já foi discutido e provado que as diferenças entre PCR e carregamento normal, é mínima.

                            Também conheço carros com 40.000km a levar outros motores... Que conclusão tiras disso? Nada.

                            Ninguém disse que eléctricos é sempre viável, mas que começam a ser para uma grande, é indiscutível. Quantas viagens fazes mensalmente de 400km e quantas dessas fazes em "emergência"?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                              1º Os PCR de Pombal foram instalados ao mesmo tempo, procura no facebook a explicação para apenas um ter sido desligado, alem de que estão em funcionamento a vários anos e só este ano se lembraram que são perigosos?
                              Tens que tirar as palas rapaz. Admite, falharam, desce do cavalo e deixa de defender tanto a tua dama. Se alguém tivesse sido electrocutado também ias aqui escrever que a culpa era da pessoa que foi carregar o carro e que o problema não está na tecnologia?

                              Existem normas e leis que têm que ser respeitadas, e não foram. Isto é grave. Essas fichas têm problemas de isolamento de água e só agora é que vão ser trocadas após quanto tempo a funcionar debaixo de chuva?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                Tens que tirar as palas rapaz. Admite, falharam, desce do cavalo e deixa de defender tanto a tua dama. Se alguém tivesse sido electrocutado também ias aqui escrever que a culpa era da pessoa que foi carregar o carro e que o problema não está na tecnologia?

                                Existem normas e leis que têm que ser respeitadas, e não foram. Isto é grave. Essas fichas têm problemas de isolamento de água e só agora é que vão ser trocadas após quanto tempo a funcionar debaixo de chuva?
                                Só umas fichas é que tem problema? Outras, iguais, já não... Este pessoa da a volta para denegrir coisas que nem gosta que é uma maravilha.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                  Eu acho é que esta crise dos carregadores só vem validar a ideia que tenho dos elétricos. Não funcionam para grandes viagens, só para cidade.

                                  O futuro são os plugin, são carros sem limitações e poupados durante a semana.
                                  Sem limitações? Ora se quero andar só em modo eléctrico só o posso fazer durante 50km e depois para voltar a carregar a bateria são umas 8h tal como num eléctrico ligado a uma tomada de carregamento lento, com a diferença que faria no mínimo o dobro dos km... Os plug in para mim são um "remendo" para ficar bem na "fotografia"... Se querem algo com mais autonomia ou começam a fazer frente a sério à Tesla ou sigam o exemplo do Ampera e companhia com extensores de autonomia mas mantendo uma autonomia jeitosa no que à electricidade diz respeito.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                    Eu acho é que esta crise dos carregadores só vem validar a ideia que tenho dos elétricos. Não funcionam para grandes viagens, só para cidade.

                                    O futuro são os plugin, são carros sem limitações e poupados durante a semana.
                                    Sem limitações? Ora se quero andar só em modo eléctrico só o posso fazer durante 50km e depois para voltar a carregar a bateria são umas 8h tal como num eléctrico ligado a uma tomada de carregamento lento, com a diferença que faria no mínimo o dobro dos km... Os plug in para mim são um "remendo" para ficar bem na "fotografia"... Se querem algo com mais autonomia ou começam a fazer frente a sério à Tesla ou sigam o exemplo do Ampera e companhia com extensores de autonomia mas mantendo uma autonomia jeitosa no que à electricidade diz respeito.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      PCR não frita a bateria nenhuma, não inventem, isso já foi discutido e provado que as diferenças entre PCR e carregamento normal, é mínima.

                                      Também conheço carros com 40.000km a levar outros motores... Que conclusão tiras disso? Nada.

                                      Ninguém disse que eléctricos é sempre viável, mas que começam a ser para uma grande, é indiscutível. Quantas viagens fazes mensalmente de 400km e quantas dessas fazes em "emergência"?
                                      É porque levaram muito depressa com a gasolina

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        PCR não frita a bateria nenhuma, não inventem, isso já foi discutido e provado que as diferenças entre PCR e carregamento normal, é mínima.

                                        Também conheço carros com 40.000km a levar outros motores... Que conclusão tiras disso? Nada.

                                        Ninguém disse que eléctricos é sempre viável, mas que começam a ser para uma grande, é indiscutível. Quantas viagens fazes mensalmente de 400km e quantas dessas fazes em "emergência"?
                                        A diferença é mínima mas aquece mais a bateria e os proprietários lá vão dizendo que perdem autonomia. Se me disseres que carros de várias marcas levam motores aos 40.000km temos um problema. O que vejo no Facebook é tudo a falar da perda de autonomia com os carregamentos rápidos. Mas adiante.

                                        Pelo menos faço 1 viagem por mês, quando não são duas, em que no total faço mais de 1000km. Se fosse com um Leaf a 150 (dá isso?) quantas horas ia perder na viagem?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                          Sem limitações? Ora se quero andar só em modo eléctrico só o posso fazer durante 50km e depois para voltar a carregar a bateria são umas 8h tal como num eléctrico ligado a uma tomada de carregamento lento, com a diferença que faria no mínimo o dobro dos km... Os plug in para mim são um "remendo" para ficar bem na "fotografia"... Se querem algo com mais autonomia ou começam a fazer frente a sério à Tesla ou sigam o exemplo do Ampera e companhia com extensores de autonomia mas mantendo uma autonomia jeitosa no que à electricidade diz respeito.
                                          Sim, sem limitações, porque de semana andas a eletrico e no fim de semana vais onde quiseres e em 5 minutos estás atestado, não tens que andar a ligar para as estações de serviço para saber se o PCR está ligado e ficar na fila para esperar 30 min para carregar. Isso sim é limitativo!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                            A diferença é mínima mas aquece mais a bateria e os proprietários lá vão dizendo que perdem autonomia. Se me disseres que carros de várias marcas levam motores aos 40.000km temos um problema. O que vejo no Facebook é tudo a falar da perda de autonomia com os carregamentos rápidos. Mas adiante.

                                            Pelo menos faço 1 viagem por mês, quando não são duas, em que no total faço mais de 1000km. Se fosse com um Leaf a 150 (dá isso?) quantas horas ia perder na viagem?
                                            E para quem não fizer viagens de 1000km?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                              A diferença é mínima mas aquece mais a bateria e os proprietários lá vão dizendo que perdem autonomia. Se me disseres que carros de várias marcas levam motores aos 40.000km temos um problema. O que vejo no Facebook é tudo a falar da perda de autonomia com os carregamentos rápidos. Mas adiante.

                                              Pelo menos faço 1 viagem por mês, quando não são duas, em que no total faço mais de 1000km. Se fosse com um Leaf a 150 (dá isso?) quantas horas ia perder na viagem?
                                              Já foi metido aqui estudos a mostrar, em Leaf, que a diferença entre PCR e carregamento normal, é de 3% de degracao nos veículos usados com PCR, isso é fritar?

                                              Um link já por demais metido:
                                              https://electrek.co/2016/11/01/tesla...y-degradation/

                                              Ias perder 1-2h. Tendo em conta que se deve parar a cada 2h de viagem... Se calhar não perdias nada. Mas surpreende-me que não faças é 3-4 por mês... Mas novamente, os eléctricos não são viáveis para todos nem ninguém aqui defende isso, não é preciso vir com falasia para se te razão. Da mesma forma que nem sempre Diesel dá para todas as utilizações... Não vejo a novidade. Agora pegar no nosso exemplo e extrapolar pra todos é que é comum e pouco honesto. Não vamos seguir esse caminho.

                                              Só para deixar claro, a média de km em Portugal são 40km diários. Nunca na vida um eléctrico dava...
                                              Editado pela última vez por Carmaniaco90; 14 March 2018, 14:37.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                Sim, sem limitações, porque de semana andas a eletrico e no fim de semana vais onde quiseres e em 5 minutos estás atestado, não tens que andar a ligar para as estações de serviço para saber se o PCR está ligado e ficar na fila para esperar 30 min para carregar. Isso sim é limitativo!
                                                Sim, nunca há filas para abastecer... Onde já se viu....

                                                Sim, porque é por demais habitual os PCR estarem desligados. Quantas vezes aconteceu isso nos últimos anos mesmo?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  PCR é diferente de super-carregadores. Super-carregadores em Portugal acho que só os da Tesla, mas iremos evoluir até ao ponto em que iremos ter super-carregadores em todo o lado.
                                                  Quem tiver um Tesla e fizer Porto-Lisboa, não perde muito mais tempo a abastecer do que um ICE. Tem super-carregadores em Fátima.

                                                  É claro que atualmente para muita gente ainda não é muito apropriado andar a viajar com um eléctrico, isso eu estou de acordo.
                                                  Mas isso tem a ver com o facto da infraestrutura necessária não estar ainda instalada, e de haver poucas opções de viaturas, não é uma impossibilidade da tecnologia.
                                                  No futuro os eléctricos vão ser a norma, e os postos de combustível vão-se transformar em estações de super-carregadores.
                                                  Também já há uns SC na zona do Alentejo no estacionamento de um hotel.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Já foi metido aqui estudos a mostrar, em Leaf, que a diferença entre PCR e carregamento normal, é de 3% de degracao nos veículos usados com PCR, isso é fritar?

                                                    Um link já por demais metido:
                                                    https://electrek.co/2016/11/01/tesla...y-degradation/

                                                    Ias perder 1-2h. Tendo em conta que se deve parar a cada 2h de viagem... Se calhar não perdias nada. Mas surpreende-me que não faças é 3-4 por mês... Mas novamente, os eléctricos não são viáveis para todos nem ninguém aqui defende isso, não é preciso vir com falasia para se te razão. Da mesma forma que nem sempre Diesel dá para todas as utilizações... Não vejo a novidade. Agora pegar no nosso exemplo e extrapolar pra todos é que é comum e pouco honesto. Não vamos seguir esse caminho.

                                                    Só para deixar claro, a média de km em Portugal são 40km diários. Nunca na vida um eléctrico dava...
                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Sim, nunca há filas para abastecer... Onde já se viu....

                                                    Sim, porque é por demais habitual os PCR estarem desligados. Quantas vezes aconteceu isso nos últimos anos mesmo?
                                                    Tu deves ter algum problema cognitivo.

                                                    Portanto numa viagem de 8 horas (ir e vir) ia perder 1 a 2 horas adicionais e dizes isto como se fosse normal. Depois querem ser levados a sério.

                                                    Mas se a média diária em Portugal são 40km só me dás razão. Um plugin é o ideal, a semana roda a eletrico e não existem limitações no fim-de-semana. Vá estás quase a lá chegar...

                                                    E filas para abastecer existem, não demora é 30 minutos para o da frente acabar e eu ficar mais 30 minutos a abastecer.

                                                    Comentário


                                                      O senhor do Caronline foi lá carregar um Tesla model X. Enquanto esperou pagou 3€ por um café...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                        Sim, sem limitações, porque de semana andas a eletrico e no fim de semana vais onde quiseres e em 5 minutos estás atestado, não tens que andar a ligar para as estações de serviço para saber se o PCR está ligado e ficar na fila para esperar 30 min para carregar. Isso sim é limitativo!
                                                        O problema dos PCR aconteceu uma vez em vários anos e é engraçado que os "problemas" advêm do estado de quase abandono de boa parte dos ditos e por má estimação, nada tem a ver com normas por respeitar, nem afins... E sim para mim é inviável um híbrido(Plug in), para isso mantenho a minha velha e até agora fiável Vectra B a diesel pois faço 73km/dia para ir e vir do trabalho, num híbrido dado que tenho de fazer uns 50km em AE não ia tirar partido do plug in basicamente... Mas também sei que esta é a minha realidade e caso comprasse um eléctrico até tenho vantagem que poderia carregar o mesmo quer no trabalho, quer em casa(garagem) e como tal não estou a impor nada a ninguém... Para quem só faça meia dúzia de km/dia em cidade acredito que o PHEV até faça sentido.


                                                        Quanto ao tempo de carregamento... Eh pá estamos no início e já se demora "apenas" 30min do 0 aos 80% num "banal" Leaf... Quando começarem as estações de troca de bateria, os carregadores mais rápidos, etc veremos de demoras muito mais que num ICE
                                                        Editado pela última vez por Neruson; 14 March 2018, 15:34.

                                                        Comentário


                                                          As estações de troca de baterias não foram já descartadas por várias marcas, incluindo a Tesla?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                            Tu deves ter algum problema cognitivo.

                                                            Portanto numa viagem de 8 horas (ir e vir) ia perder 1 a 2 horas adicionais e dizes isto como se fosse normal. Depois querem ser levados a sério.

                                                            Mas se a média diária em Portugal são 40km só me dás razão. Um plugin é o ideal, a semana roda a eletrico e não existem limitações no fim-de-semana. Vá estás quase a lá chegar...

                                                            E filas para abastecer existem, não demora é 30 minutos para o da frente acabar e eu ficar mais 30 minutos a abastecer.
                                                            Mas alguém está a dizer que todos devem andar de eléctricos? E se essas 1-2h não fizerem diferença, qual o problema? Nao da para ti? E então? Isso quer dizer que não dá para todos?

                                                            Então 40km em eléctricos com 200-300km de autonomia, e dizes-me que um Plug In é a escolha ideal? Então eu vou dar 50.000km por um Golf GTE para andar em modo eléctrico durante o dia, a arrastar um ICE, em vez de dar 30.000€ por um Leaf? Certo que há diferenças de andamento e tal e tal, mas em termos de distância, onde é que te estou a dar razão? No máximo, tiro razão, visto que qualquer eléctrico actual faz 2-3 dias, a 40km diários, sem precisar de carregar e sem ter de levar gasolina acima do carregamento por preços mais baratos na altura da compra, sem manutenção, sem IUC...

                                                            Portanto, já tens filas, não é só problema de eléctricos? Pronto, menos mal, afinal os problemas cognitivos não é do meu lado...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PR43 Ver Post
                                                              As estações de troca de baterias não foram já descartadas por várias marcas, incluindo a Tesla?
                                                              A Renault acho que ainda não abandonou isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X