Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto gastam as pessoas em carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
    Não concordo que hoje em dia não haja coisas com bom gosto e dinheiro, mesmo para as camadas mais jovens.

    O problema penso que é sempre o mesmo: Dinheiro! Ter carro em Portugal por si só é uma fortuna, então ter determinados tipos de carro é mesmo muito caro.

    Eu ando há uns 2 anos (Tenho 24) com a ideia de comprar um Cooper S ou um JCW, que para mim é uma coisa com muito bom gosto, só não o tenho ainda por dois motivos: Não me quero descapitalizar abruptamente para o comprar/manter, mas sobretudo porque não tenho tempo para o usar, se o juntar ao meu carro "de batalha" (Seat Leon FR), vai acabar por ter muito pouco uso e é uma ruina financeira ter 30 mil € parados para usar 5/6 dias por mês, se o torno como carro único, é pouco adaptado para o tipo de uso que dou aos carros agora (longas viagens). Estou à espera que a vida mude um bocado e deixe de ser tão nómada para o comprar. É caro? É. É uma quantia considerável tendo em conta os meus rendimentos? Claro. Mas se não o comprar num futuro próximo, quando o comprarei?...
    Mas podes ir alugando.

    Para um puto de 24 anos ter 2 carros !? alguma razão para não teres só o mini ?

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Espanha é um mundo completamente diferente nos automóveis. Salvo erro até há uns anos atrás, pelo menos, tinham a média de cilindrada mais elevada da Europa ou uma das mais elevadas.

      Mesmo os utilitários, em PT, é clio 1.2 , Corsa 1.2, etc lá é tudo 1.4, e no segmento C é tudo 1.6 ( hoje já começa a ser diferente por causa do downsizing ) .

      Audis A6, por exemplo, ou até audi 80 e 100, tipo carros dos anos 80 e 90 eram tudo cilindradas brutais a gasolina.

      Antes de começar a crise em 2008 , quando se ia a Espanha notava-se bem que era um povo que vivia muito feliz, em geral muito descontraido, bons carros ( sem ser necessariamente mercedes, optavam por motores grandes mesmo em marcas generalistas ). E percebia-se porquê : melhores ordenados que em PT, menos impostos, combustiveis mais baratos, etc.
      Isso infelizmente são tempos que já não voltam tão depressa, ainda que se continue a ver bons carros a gasolina, o Diesel é dominante por aqui e não há dinheiro como havia. E sim, podes ver cenas que não são muito normais, tipo um vizinho meu que tem um Santa Fé 3.3 V6 otto.


      Originalmente Colocado por Predictor Ver Post
      Já estive mais ou menos na mesma situação que tu.

      Quando fui para a faculdade comprei um clio 1.9d de 94 com 340k kms, fiz-lhe mais 100k até que o dei a troca por um 206 de 2004 quando comecei a trabalhar. (Ambos foram pagos a pronto com trabalhos que ia tendo enquanto estudava)

      Sempre tive a maluqueira dos minis e desde Puto que tinha uma lista de carros que queria ter.. nem que por 6 meses, numa de experimentar.

      Como faço muitos kms, optei sempre por manter o 206, pois de momento pouco irá desvalorizar e é um "Porto seguro" caso algum dos outros de problemas.

      Apareceu-me o negócio de um Mini Cooper D que não podia mesmo deixar passar, tive a sorte de um familiar me emprestar o dinheiro, (pois de outra forma deixava passar o negócio, não iria recorrer a um crédito) como não gosto de ficar a dever nada a ninguém, Ainda me esforcei mais por poupar e pagar o que devia tão cedo quanto possível.

      Entretanto a lista do que quero experimentar e que sei que me será acessível nos próximos tempos é a seguinte:

      Cooper D R56 - vendido
      Cooper S R53 - vendido
      123d coupé - apalavrado para vender
      Alfa Romeo Brera - apalavrado para comprar
      Mercedes Clk w209
      VW Scirocco

      Quando acabar está lista, sinceramente não tenho nenhum carro que me interesse em ter nos próximos tempos... (que eu possa comprar descansado), pois neste momento só tenho dois carros de paixão, dois Porsches e na sou maluco para isso...

      Quando chegar ao Scirocco das duas uma, ou mantenho até me cansar mesmo, vendo o 206 e fico apenas só com um carro, ou vendo os dois e resigno-me ao típico renting do três binte dê, trocando de 3/3 anos, não me vejo a comprar um carro deste género para manter muitos anos, pois são carros que não despertam nada em mim.
      Acho que o CLK e o Scirocco vão ser bastante menos emocionantes em comparação com o que tens tido. O 123d também já foi em tempos a minha panca, mas sinceramente acho que já chega do pontapé nas costas dos 4 cilindros Diesel cheios de binário e testoesterona. Neste momento conduzo um Leon 2.0 TDI 184cv, que tem performances semelhantes ao 123d, mas já é "arroz outra vez"?

      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
      Mas podes ir alugando.

      Para um puto de 24 anos ter 2 carros !? alguma razão para não teres só o mini ?
      Alugar carros desses não é simples, só se for pelo Amovens onde particulares dispõem o seu carro para alugar. Nem vamos falar no preço claro.

      O MINI para fazer 2500~3000kms por mês onde 90% é em AE não me parece propriamente muito adaptado, primeiro porque ia sempre gastar mais que o Leon, e depois aquelas mrdices todas de conforto, silêncio e afins. Ter 2 carros também não é muito viável, só o equaciono porque o Leon não é mesmo meu.

      Comentário


        Exacto. Vejo esses dois carros numa de "acalmar" a franga de forma a deixar-me de trocas e baldrocas...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
          Alugar carros desses não é simples, só se for pelo Amovens onde particulares dispõem o seu carro para alugar. Nem vamos falar no preço claro.

          O MINI para fazer 2500~3000kms por mês onde 90% é em AE não me parece propriamente muito adaptado, primeiro porque ia sempre gastar mais que o Leon, e depois aquelas mrdices todas de conforto, silêncio e afins. Ter 2 carros também não é muito viável, só o equaciono porque o Leon não é mesmo meu.
          Falando de custos será sempre mais barato alugar um ou outro fds ou dia do que suportar desvalorizações, manutenções, etc.

          Nos EUA vêm-se alguns desses Sorentos V6

          Comentário


            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
            ao meu ver, as pessoas parecem que vão dando desculpas para não serem felizes,
            dizem que gostam de carros, mas tem medo de assumir? e la vêm as desculpas.

            ora é uma questão de idade,
            ora é uma questão de dinheiro,
            ora é porque tem que isso e aquilo, .....

            facilmente julgam os outros, mas não se remetem em causa e desculpam a própria vida justificando-se pelo "socialmente aceitável",
            e ai reside o medo de também ser julgado. sejam vocês mesmo.

            ora dou uns exemplos, o ano uma conversa com um colega, altura de trocar de carro, e o homem la estava inclinado para o volvo XC60 novo, optimo carro, la explicou as razões e tal, gosta de carros e falávamos muito sobre isso, queria comprar novo e tinha o budget para tal.
            hoje tem um XC60, comprou usado e a diferença deu-lhe para comprar um porsche 944, familia feliz, os filhos tem a volta de 10 anos e tem agora o melhor pai do mundo

            um colega de trabalho, 50 anos, filhos já fora de casa, carro la de casa, vw touran, so de olhar para isso, eu ficava deprimido, conversa de café, tambem queria trocar de caixote e estavam inclinados para o novo Golf,
            tinha acabado de comprar um beetle cabriolet, ele fez o mesmo,
            foi a esposa que mandou agradecer, nunca lhes teria passado pela cabeça, mantem o touran e aos fins de semana la vão eles de beetles

            tenho um amigo, que vive feliz com o seu Toyota Corolla de 1972, o pai teve um e foi o primeiro carro dele, 20 anos depois, arranjou um por 1.000 euros, e é ver o homem a falar do seu carro não é rico, é velho, e a chocolateira fica mal junto ao Mercedes do cunhado .... ele é "who gives o foque".

            claro que há gente que não gosta de carros, mas dizer que se gosta de algo e desculpar-se para não ter.


            Tenho um caixote deprimente desses que falas, mas deixa que te diga, a mim não me deprime nada, especialmente quando o estaciono á porta de uma das minhas 4 casas.........

            Deprimido fico eu quando vêjo alguns amigos e até familiares de quem gosto a endividarem-se até ao tutano só para possuirem o carro todo xpto....

            Todos nós que aqui andamos fomos testemunhas de uma das maiores crises financeiras de sempre e pelos vistos houve quem não tenha aprendido a lição..

            Não foi a idade (44) que me fez perder o gosto pelos carros, continuo a adorar carros, especialmente boas máquinas, tal como quando tinha 20 anos, a única diferença é que com a idade aprendi que devemos primeiro criar os alicerçes para a vida e só depois dar largas aos devaneios.....

            Se estou certo ou errado não sei, esta é a minha conduta e a minha postura na vida, cada qual que faça aquilo que achar o melhor para si.


            Também tenho um "jeepzito" para me levar até á praia e um motaço que me põe um sorriso de orelha a orelha quando vou com os amigos curtir as curvas da serra algarvia juntamente com umas minie`s e uns belos petiscos.
            Editado pela última vez por oscarcc; 17 May 2017, 15:00.

            Comentário


              Desde o inicio do ano já gastei com o meu carro cerca de 1400€ isto contando com combustível, parques de estacionamento, lavagens, revisão etc ainda falta o IUC e seguro está a dar uma media de 10€ por dia até estala

              Comentário


                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                Desde o inicio do ano já gastei com o meu carro cerca de 1400€ isto contando com combustível, parques de estacionamento, lavagens, revisão etc ainda falta o IUC e seguro está a dar uma media de 10€ por dia até estala
                Sem contar com desvalorização que é normalmente o maior custo.

                Se o fosses vender hoje provavelmente valeria menos uns 5 mil euros do que quando o compraste.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                  Tenho um caixote deprimente desses que falas, mas deixa que te diga, a mim não me deprime nada, especialmente quando o estaciono á porta de uma das minhas 4 casas.........

                  Deprimido fico eu quando vêjo alguns amigos e até familiares de quem gosto a endividarem-se até ao tutano só para possuirem o carro todo xpto....

                  Todos nós que aqui andamos fomos testemunhas de uma das maiores crises financeiras de sempre e pelos vistos houve quem não tenha aprendido a lição..

                  Não foi a idade (44) que me fez perder o gosto pelos carros, continuo a adorar carros, especialmente boas máquinas, tal como quando tinha 20 anos, a única diferença é que com a idade aprendi que devemos primeiro criar os alicerçes para a vida e só depois dar largas aos devaneios.....

                  Se estou certo ou errado não sei, esta é a minha conduta e a minha postura na vida, cada qual que faça aquilo que achar o melhor para si.


                  Também tenho um "jeepzito" para me levar até á praia e um motaço que me põe um sorriso de orelha a orelha quando vou com os amigos curtir as curvas da serra algarvia juntamente com umas minie`s e uns belos petiscos.
                  Nem mais !

                  Aliás nem sei qual é o stress de um casal que tenha filhos fora de casa ter um monovolume. Muitas vezes esse mesmo monovolume pode estar em bom estado, e há mais que fazer que estar a vender e gastar dinheiro noutro carro.

                  Comentário


                    Quanto gastam as pessoas em carros?

                    O meu carro para o nível do FAHO é tipo sucata!
                    [emoji23]

                    Comentário


                      Claramente existe uma diferença sobre como cada um encara o automóvel e vive o mesmo e nem está em causa o valor ou idade do veículo.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Next Ver Post
                        Desde o inicio do ano já gastei com o meu carro cerca de 1400€ isto contando com combustível, parques de estacionamento, lavagens, revisão etc ainda falta o IUC e seguro está a dar uma media de 10€ por dia até estala
                        Se deixares de comer então é que vais ver o que é poupar...
                        D€ixamo-lo bem é nos "continentes e afins
                        Ultimamente muitos já são vegetarianos e vegans...ao preço que está um bife de vitela é normal

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          Se deixares de comer então é que vais ver o que é poupar...
                          D€ixamo-lo bem é nos "continentes e afins
                          Ultimamente muitos já são vegetarianos e vegans...ao preço que está um bife de vitela é normal
                          Depende da vitela [emoji38]

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                            Depende da vitela [emoji38]
                            Também...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                              Tenho um caixote deprimente desses que falas, mas deixa que te diga, a mim não me deprime nada, especialmente quando o estaciono á porta de uma das minhas 4 casas.........

                              Deprimido fico eu quando vêjo alguns amigos e até familiares de quem gosto a endividarem-se até ao tutano só para possuirem o carro todo xpto....

                              Todos nós que aqui andamos fomos testemunhas de uma das maiores crises financeiras de sempre e pelos vistos houve quem não tenha aprendido a lição..

                              Não foi a idade (44) que me fez perder o gosto pelos carros, continuo a adorar carros, especialmente boas máquinas, tal como quando tinha 20 anos, a única diferença é que com a idade aprendi que devemos primeiro criar os alicerçes para a vida e só depois dar largas aos devaneios.....

                              Se estou certo ou errado não sei, esta é a minha conduta e a minha postura na vida, cada qual que faça aquilo que achar o melhor para si.


                              Também tenho um "jeepzito" para me levar até á praia e um motaço que me põe um sorriso de orelha a orelha quando vou com os amigos curtir as curvas da serra algarvia juntamente com umas minie`s e uns belos petiscos.
                              caro confrade,

                              estamos a falar de carros, não queria agredir ninguém com o caixote,
                              como tambem não esperava uma defesa como a de "tenho 4 casas",
                              o topico é de carros não de imobiliária,
                              se nos alargamos por aí, vamos ter gente a responder, tenho um chaço mas almocei faisão e lavei os dentes com moet e chandão .....

                              falaste em endividamente e gosto pelos carros, a questão anda mais ao menos por aí, compras um chaço que te dê prazer sem ter que gastar muito, ao lado tens um caixote com rodas e multiproposito,
                              em oposição ao que se endivida com uma coisa que não só não lhe permite gozar, como tambem financeiramnete é um rombo, mas isso é socialmente perfeitamente aceitavel.

                              casa?
                              tanta gente que pediu emprestimo e sobrevalorizou a casa e agora quando se vê esganado, pôe os tijolos à venda, já nem vale para cobrir a divida,
                              devaneios?
                              espera para quando tiveres 70 anos, quando tiveres todos os alicerces e suportes para as botijas de ar e o gota-a-gota,
                              como vês é tudo relativo ....


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Estás a falar de algum user em especifico ou em geral ? É que de facto na sociedade em geral muita gente tem " medo " de dizer que tem um carro com 20 anos é verdade. Mas não é o meu caso, felizmente, porque não tenho qualquer problema com isso.

                              Mas a grande maioria de pessoas que tem carros " velhos " é porque não tem dinheiro para um novo ou não se quer sujeitar a esforços financeiros.
                              percebeste bem a coisa (ou não),

                              um, é o facto que a sociedade e a envolvente condiciona as nossas escolhas, e por vezes passamos ao lado das coisas simplesmente por medo de ser julgado - viver para mostrar aos outros ou não viver com medo de ser julgado pelos outros é sinal de mediocridade de caracter.

                              as pessoas podem ter carros velhos, e podem na mesma gostar de carros, como tambem podem não ter carro e na mesma gostar de carros ???
                              Editado pela última vez por rsk; 17 May 2017, 17:20.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Nem mais !

                                Aliás nem sei qual é o stress de um casal que tenha filhos fora de casa ter um monovolume. Muitas vezes esse mesmo monovolume pode estar em bom estado, e há mais que fazer que estar a vender e gastar dinheiro noutro carro.
                                ou não .....

                                o sujeito tem o tal caixote, ja não tem filhos em casa, ja nao precisa do carro, quer comprar um golf novo,
                                ficou com o caixote, e por 5.000€ comprou um carro que lhe dá gozo e que não desvalorizará muito (tem pouco para perder).

                                mas tenta ler para perceber e não ler para responder ;)

                                Comentário


                                  Peço desculpa se a minha "defesa" te agrediu, não era essa a intenção..

                                  Comentário


                                    É preciso ter em conta que as motivações que levam as pessoas a gostar de carros são diversas.

                                    Se dantes era mais comum a valorização das performances, um bom motor, um comportamento mais desportivo, actualmente a estética, equipamento e gadgets dominam o panorama.

                                    O pessoal mais depressa se disponibiliza a gastar 3 ou 4 mil euros em extras na compra do que a gastar mais 20 ou 30 euros por mês em combustível.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                      Sem contar com desvalorização que é normalmente o maior custo.

                                      Se o fosses vender hoje provavelmente valeria menos uns 5 mil euros do que quando o compraste.
                                      Sim isso ainda é pior todos os anos perde valor já se sabe

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Se deixares de comer então é que vais ver o que é poupar...
                                        D€ixamo-lo bem é nos "continentes e afins
                                        Ultimamente muitos já são vegetarianos e vegans...ao preço que está um bife de vitela é normal
                                        Hehe pois bem verdade mas não deixo de ficar surpreendido depois de ver as contas todas com o que se gasta anualmente com um carro

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                          Peço desculpa se a minha "defesa" te agrediu, não era essa a intenção..
                                          nossa ..... era mesmo preciso ?

                                          por favor abre um topico sobre ti

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post

                                            O pessoal mais depressa se disponibiliza a gastar 3 ou 4 mil euros em extras na compra do que a gastar mais 20 ou 30 euros por mês em combustível.
                                            Isto é uma enorme verdade.

                                            Mas nem é de admirar. Ora repara que a maior parte das pessoas prefere fotografar um momento a vivê-lo.

                                            Achei curioso quando veio o Papa a Portugal uma rapariga que no preciso momento em que o Papa passou por ela... virou as costas e tirou uma selfie com o Sr. em fundo. Portanto, preferiu viver o momento (e se calhar estava à espera há horas ali) daquela forma: de costas.

                                            Isto é apenas para relembrar que estamos a viver uma época de virtualidades, gadgets, iPQPs e afins.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Isto é uma enorme verdade.

                                              Mas nem é de admirar. Ora repara que a maior parte das pessoas prefere fotografar um momento a vivê-lo.

                                              Achei curioso quando veio o Papa a Portugal uma rapariga que no preciso momento em que o Papa passou por ela... virou as costas e tirou uma selfie com o Sr. em fundo. Portanto, preferiu viver o momento (e se calhar estava à espera há horas ali) daquela forma: de costas.

                                              Isto é apenas para relembrar que estamos a viver uma época de virtualidades, gadgets, iPQPs e afins.
                                              TOTALMENTE DE ACORDO !!!!!

                                              hoje em dia a felicidade das pessoas parece estar condicionada à exposição e ao sentimento que pode gerar nos outros.

                                              tenho 4 casas, .... está tudo com inveja sou feliz !

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                ou não .....

                                                o sujeito tem o tal caixote, ja não tem filhos em casa, ja nao precisa do carro, quer comprar um golf novo,
                                                ficou com o caixote, e por 5.000€ comprou um carro que lhe dá gozo e que não desvalorizará muito (tem pouco para perder).

                                                mas tenta ler para perceber e não ler para responder ;)
                                                Tu é que disseste que te fazia confusão ver lá o monovolume a transportar sempre 1 ou 2 pessoas....

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                  caro confrade,

                                                  estamos a falar de carros, não queria agredir ninguém com o caixote,
                                                  como tambem não esperava uma defesa como a de "tenho 4 casas",
                                                  o topico é de carros não de imobiliária,
                                                  se nos alargamos por aí, vamos ter gente a responder, tenho um chaço mas almocei faisão e lavei os dentes com moet e chandão .....

                                                  falaste em endividamente e gosto pelos carros, a questão anda mais ao menos por aí, compras um chaço que te dê prazer sem ter que gastar muito, ao lado tens um caixote com rodas e multiproposito,
                                                  em oposição ao que se endivida com uma coisa que não só não lhe permite gozar, como tambem financeiramnete é um rombo, mas isso é socialmente perfeitamente aceitavel.

                                                  casa?
                                                  tanta gente que pediu emprestimo e sobrevalorizou a casa e agora quando se vê esganado, pôe os tijolos à venda, já nem vale para cobrir a divida,
                                                  devaneios?
                                                  espera para quando tiveres 70 anos, quando tiveres todos os alicerces e suportes para as botijas de ar e o gota-a-gota,
                                                  como vês é tudo relativo ....




                                                  percebeste bem a coisa (ou não),

                                                  um, é o facto que a sociedade e a envolvente condiciona as nossas escolhas, e por vezes passamos ao lado das coisas simplesmente por medo de ser julgado - viver para mostrar aos outros ou não viver com medo de ser julgado pelos outros é sinal de mediocridade de caracter.

                                                  as pessoas podem ter carros velhos, e podem na mesma gostar de carros, como tambem podem não ter carro e na mesma gostar de carros ???
                                                  Sim, podem , ou achas que não ?


                                                  Mas também já vi que tu é que és inteligente e os outros burros porque ninguém te entende

                                                  Comentário


                                                    Mas é obrigatório vender/trocar um carro que esteja bom, só porque mudou o contexto que levou à sua compra?

                                                    Há quem se esteja completamente nas tintas, compra e usa até ao fim, ou troca quando for oportuno.

                                                    Comentário


                                                      Pá eu tenho um carro que me leva cerca de 40% do salário em prestação e combustível, mas é o meu único luxo e não tenho mais nenhuma despesa para além dele, é uma das coisas que dá graça à minha vida depois de uma semana de trabalho e acho que isso também vale dinheiro.

                                                      Agora claro, não preciso deste carro para nada até porque tenho outro económico, pago e parado e que me ia fazer poupar muito mais dinheiro, mas assim aproveita-se esta fase da vida também.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Vocsa, mas isso é outra coisa. De facto havia um charme em quase tudo que se fazia antigamente que hoje se perdeu. De facto:

                                                        - Era muito mais interessante ver um disco a girar no prato de um Thorens com braço SME, tocado por uma boa célula ADC... Do que hoje simplesmente meter uma insignificante rodela prateada num leitor de CD's que desaparece no seu interior;

                                                        - Era muito mais interessante fumar um cigarrinho dentro do restaurante do que o ridículo de o vir fumar para a rua;

                                                        - Da mesma forma que era muito mais apaixonante conduzir quando as estradas e os carros eram muito piores do que os de hoje. Quando havia menos policia nas estradas, quando se podia andar sem cinto de segurança, etc.

                                                        Mas não será por isso que deixei de apreciar música, livros, carros, etc. É o que mais faltava, ir para velho já é por si só suficientemente maçador, não é preciso adicionar a isso mais outras opções maçadoras.
                                                        Concordo com tudo menos com o bold, porque o CD hoje já é uma coisa perfeitamente antiquada e substituída pelos formatos digitais (on demand, armazenamento em rede, etc).


                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Não deixei de gostar de automóveis e, para minha sorte, ainda ando todos os dias com automóveis a sério.

                                                        No entanto, as minhas prioridades mudaram com a idade.

                                                        Tinha 20 e poucos anos quando comprei um carro por paixão. No caso, um roadster. Gastava bem, mas isso não me impediu de andar com o carro para todo o lado. Era normal ter de atestar duas vezes na mesma semana. Vivia em casa dos meus pais, por isso não era um grande problema em termos financeiros.

                                                        Passada mais de uma década, não me vejo a fazer tal coisa. Já só tenho um carro, que não passa de um eletrodoméstico 1.6 Diesel do segmento C.

                                                        Foi comprado novo, mas não deixa de ser banal. Podia ter comprado o motor 2.0 de 184 cv, mas achei que não fazia sentido gastar mais 7 ou 8k para andar na mesma a 140 na autoestrada e só gastar mais gasóleo.

                                                        Se for para andar depressa em AE, coisa que já não faço, o 1.6 também consegue e o prazer é o mesmo.

                                                        Como não deixei de gostar de automóveis, gostava muito de ter um carro que me apaixonasse: a gasolina, potente, boa dinâmica.

                                                        Mas não posso ter, pelo menos para já.

                                                        De resto, posso parecer pretensioso, mas não há nenhum carro "normal" que me apaixone e me faça gastar dinheiro. Um premium Diesel, mesmo mais potente e de segmento acima, far-me-ia o mesmo prazer de condução que o carro que tenho. Ou seja, zero.
                                                        Confesso que no teu caso até posso encontrar uma explicação entre a primeira parte em bold e a última, mas noutros conceitos custa-me a compreender isso.

                                                        Eu nunca consegui não ter prazer a conduzir, e se é claro que existem carros muito mais divertidos do que outros, não me recordo de ter conduzido um único carro que não me tenha dado algum tipo de gozo (ok, talvez com a excepção do Smart mais recente, mas felizmente tive pouco tempo com ele e não me cheguei a habituar à pequena charrua ).

                                                        Mas ainda antes de ter idade legal para ter a licença para motas até 49cc (altura em que a fui tirar a correr para poder conduzir alguma coisa com motor) que queria conduzir.

                                                        É evidente que o contacto diário com carros muito melhores fazem o "menos bom" ser insonso, mas eu hoje continuo a apreciar cada uma das minhas carroças, mesmo passando de um otto com 250cv para um diesel bem rodado com 90cv e outras coisas pelo meio.


                                                        No mínimo, eu serei muito menos exigente quanto ao patamar mínimo para que aprecie o conduzir.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Tu é que disseste que te fazia confusão ver lá o monovolume a transportar sempre 1 ou 2 pessoas....
                                                          "um colega de trabalho, 50 anos, filhos já fora de casa, carro la de casa, vw touran, so de olhar para isso, eu ficava deprimido, conversa de café, tambem queria trocar de caixote e estavam inclinados para o novo Golf, "

                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Sim, podem , ou achas que não ?
                                                          Mas também já vi que tu é que és inteligente e os outros burros porque ninguém te entende
                                                          não .... tu é que és inteligente.

                                                          como escrevi, tenta ler para perceber, e não ler para responder.

                                                          depois fica mal tentar agradar a todos e concordar com todos sem ter opinião própria,
                                                          quando jogava à bola havia um gajo assim e no chuveiro o pessoal atirava-lhe o sabonete ao chão ......

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por CatarinaGS Ver Post
                                                            Mas é obrigatório vender/trocar um carro que esteja bom, só porque mudou o contexto que levou à sua compra?

                                                            Há quem se esteja completamente nas tintas, compra e usa até ao fim, ou troca quando for oportuno.
                                                            espera,
                                                            claro que não,
                                                            alias o exemplo que dei acabou por não o fazer, para ele jã não fazia sentido ter o caixote, queira trocar por um golf, outro caixote mais adequado se calhar as supostas necessidades.
                                                            não trocou,
                                                            ficou com o caixote que serve perfeitamente,
                                                            e meteu 5.000€ num carro que lhe dá gozo nas voltas ao fim de semana.

                                                            renasceu-lhe o gosto pelos carros e não lhe ficou mais caro por isso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                              É preciso ter em conta que as motivações que levam as pessoas a gostar de carros são diversas.

                                                              Se dantes era mais comum a valorização das performances, um bom motor, um comportamento mais desportivo, actualmente a estética, equipamento e gadgets dominam o panorama.

                                                              O pessoal mais depressa se disponibiliza a gastar 3 ou 4 mil euros em extras na compra do que a gastar mais 20 ou 30 euros por mês em combustível.
                                                              Isso está ligado ao marketing, e o exemplo do anúncio da Opel é sintomático, ao perguntar tudo menos se comprou um automóvel de jeito e com um motor com algum "cabedal".

                                                              Mas creio que com a experiência (que implica ter carros durante uns anos) o apreciador de automóveis vai concluir que o novo gadget de hoje é a antiguidade de amanhã, provavelmente avariada e fonte de dores de cabeça.

                                                              No entanto, esses 20 ou 30 euros por mês a mais em combustível nem sempre vêm sozinhos, porque costumam trazer outros custos maiores atrás, e de repente não falamos apenas de 360€ anuais (12 x 30€) mas sim diferenças que facilmente ultrapassam um milhar ou dois de euros...por ano!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X