Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumos e prestações Saab 93 2.2TiD (125cv)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumos e prestações Saab 93 2.2TiD (125cv)

    Bom dia pessoal,

    Estou à procura de carro e tenho na calha um Saab 93 2.2 TiD de 2003, que ontem fui ver. Gostei do carro e estou mesmo inclinado a fazer a aquisição, estou só um pouco reticente no que aos consumos diz respeito. O bloco é o D223L certo? Tentei saber de outras aplicações deste motor mas não encontrei muita informação, segundo o ultimatespecs.com faz médias de 6.5, vi um post de um user aqui no fórum a dizer que se faz médias de 5.1 a 6.5, mas o dono deste admite que em cidade faz médias de 7l o que não me parece muito para o motor que tem mas que de consumos mistos é difícil fazer médias abaixo de 6l e que com um depósito "já consegui fazer 800km" (o que me parece pouco) e como quero carro de dia-a-dia, trabalho-casa e vice-versa este aspeto é o que mais me preocupa. De resto achei o carro super confortável, seguro e arrojado. Será que me podem ajudar?

    Obrigado

    #2
    Esse motor é Opel, presente no Vectra e no Frontera, entre outros.

    Sendo um motor 2.2 e com alguns anos, aliado ao peso do SAAB 9-3, não podes esperar grandes consumos, ou pelo menos não podes esperar a eficiência dos motores de hoje.

    No entanto há-de aparecer alguém com experiência pessoal que o ilustre.

    Verifica se a bomba injectora já foi revista/mudada ou se funciona devidamente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por captus Ver Post
      Bom dia pessoal,

      Estou à procura de carro e tenho na calha um Saab 93 2.2 TiD de 2003, que ontem fui ver. Gostei do carro e estou mesmo inclinado a fazer a aquisição, estou só um pouco reticente no que aos consumos diz respeito. O bloco é o D223L certo? Tentei saber de outras aplicações deste motor mas não encontrei muita informação, segundo o ultimatespecs.com faz médias de 6.5, vi um post de um user aqui no fórum a dizer que se faz médias de 5.1 a 6.5, mas o dono deste admite que em cidade faz médias de 7l o que não me parece muito para o motor que tem mas que de consumos mistos é difícil fazer médias abaixo de 6l e que com um depósito "já consegui fazer 800km" (o que me parece pouco) e como quero carro de dia-a-dia, trabalho-casa e vice-versa este aspeto é o que mais me preocupa. De resto achei o carro super confortável, seguro e arrojado. Será que me podem ajudar?

      Obrigado


      Para teres ideia dos consumos, passa pelo spritmonitor.

      Esse motor, também esteve presente no Astra, Vectra, Omega, Frontera...

      Comentário


        #4
        Obrigado desde já pela vossa ajuda,

        Mesmo assim não são consumos por aí além, pois não? Que me dizem?

        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Cheguei a dar algumas voltas com um, na altura em que se viam muitos desses por aí.
          Não me lembro dos consumos porque não era eu quem pagava o combustível.
          Em relação à condução do carro, a minha maior crítica era o final da 4ª e o início da 5ª velocidade, em estrada nacional. Era preciso esticar a 4ª mais do que eu gostava, caso contrário a 5ª entrava antes de ter força para se aguentar. Tirando isso, era um carro que se conduzia bastante bem.

          Comentário


            #6
            Atenção a um detalhe:

            O motor não é bem o mesmo do Omega e do Frontera. É muitíssimo diferente do aplicado no Frontera (até a referência é diferente) e também diferente do que é aplicado no Omega). Também é diferente do motor do Vectra B.

            O do Saab 9-3 é igual ao do Vectra C, Astra G e Zafira A, tendo referência Y22DTR.

            É um bom motor, muito fiável, com o conhecido problema da bomba injectora, que, no caso dos Y22DTR (PSG16) já não é tão comum, e a ocorrer, será já depois dos 400 ou 500 mil kms.

            Em termos de consumos, depende do pé e da estrada... com muita estrada aberta, mesmo num Saab / Vectra, é possível rondar os 5,5 a 6 L\100kms, no entanto, em cidade, deverá passar os 6,0 L\100km. No meu Astra 2.2 DTI raramente passo dos 6, andando quase sempre entre 5,5 e 5,8 - média calculada à mão.

            A minha mãe tinha um Frontera 2.2 DTI (versão de motor diferente) e fazia entre 7,5 e 7,8 L\100.

            Cuidados a ter: Manter EGR e sensor de pressão de admissão limpos. A válvula EGR e o sensor de pressão de admissão estão em sítio super acessível. Revisões bem feitas, e óleo de origem - 5W30.

            Não tenho melhor para dizer do motor. Sem dúvida o melhor que já passou lá por casa.

            Comentário


              #7
              Mas a versão Y22DTR saiu apenas depois de um determinado ano? Ou todos os de 125cv são DTR?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Mas a versão Y22DTR saiu apenas depois de um determinado ano? Ou todos os de 125cv são DTR?
                O Vectra B usa a referência 2.2 DTR, mas é uma excpeção, porque continua a ter a bomba PSG-5 (problemática), no entanto tem turbo de geometria variável, ao contrário do motor do Frontera e Omega.

                O Y22DTR melhor (com a nova bomba) surge após 2002. O aspecto é bastante diferente e é fácil de distinguir - a nova bomba tem duas fichas a conectar, enquanto a antiga só tem uma. Além disso tem EGR electrónica.

                Mudou muita coisa no motor, desde injectores, a gestão electrónica, válvulas, EGR, corpo de admissão... muita coisa mesmo.

                Acreditem ou não, é um excelente motor. E muitos dos "estragados" que andam aí, foi por aselhices parvas de mecânicos. Se a luz acender é quase certo que é EGR presa ou sensor de pressão de admissão sujo. Já vi gente a abrir motores por causa disto.

                Comentário


                  #9
                  Procura um 1.9 TID ficas muito mais bem servido. Tive ambos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Procura um 1.9 TID ficas muito mais bem servido. Tive ambos.
                    Depende da utilização do motor. Tenho ambos, e não tenho essa opinião. Aliás, o 1.9 já deu mais problemas que três motores quase iguais, da gama DTI lá em casa (2.0 e 2.2).

                    O 1.9 é muito melhor e mais agradável em altas, mas é pior em consumos "às voltas". Melhora os consumos em regimes elevados. O 2.2 é muito superior em cidade, graças aos bons baixos regimes.

                    1.9 com muitos problemas. A única vantagem que o 1.9 leva neste campo, é ser sabido tudo o que avaria. Como no 2.2 não é comum avariar mais nada que a bomba, fica difícil avaliar.

                    Já agora, que carros tiveste com ambos os motores?

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado desde já pelas vossas respostas,
                      E em termos de assistência e peças? Não é muita em portugal e cara, não?
                      cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por captus Ver Post
                        Obrigado desde já pelas vossas respostas,
                        E em termos de assistência e peças? Não é muita em portugal e cara, não?
                        cumps
                        Se quiseres ir para concessionários oficiais, é a Opel. Esse carro é um Opel Vectra C, com um desenho diferente.

                        Em termos de componentes de chassis, motor, direcção, travagem, electrónica, tudo é partilhado. Portanto, será sempre fácil encontrar reparadores.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                          Se quiseres ir para concessionários oficiais, é a Opel. Esse carro é um Opel Vectra C, com um desenho diferente.

                          Em termos de componentes de chassis, motor, direcção, travagem, electrónica, tudo é partilhado. Portanto, será sempre fácil encontrar reparadores.
                          Muito obrigado,

                          O carro tem 210k kms e é de 2003, está à venda por 5600€, acham um preço ajustado para o carro?

                          Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Se for em stand, pode considerar-se "normal". De particular é caro.

                            Eu vendi a minha Vectra C de 2004 há 2 anos e meio por 5000 € e já com o motor mais recente CDTI. Ok que tinha já 260.000 km mas tinha manutenção toda em dia e estava em bom estado (incluindo troca recente de volante motor bimassa e embraiagem).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                              Já agora, que carros tiveste com ambos os motores?
                              Saab 93 em ambos .


                              Problemas nenhum era particularmente problemático ... mas a condução de um e outro é agua e vinho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                Se quiseres ir para concessionários oficiais, é a Opel. Esse carro é um Opel Vectra C, com um desenho diferente.

                                Em termos de componentes de chassis, motor, direcção, travagem, electrónica, tudo é partilhado. Portanto, será sempre fácil encontrar reparadores.
                                As diferencas vao muito mais além do desenho do carro


                                2.2Tid,
                                Se queres ir para um Diesel o melhor que podes fazer no 93 é mesmo procurares um 1.9Tid, mais rápido e consegues certamente fazer melhores consumos.

                                Para além disso o motor 1.9Tid é mais usado do que o 2.2 logo é mais facil encontrar componentes e mesmo quem perceba mais do assunto
                                em caso de teres problemas.

                                Problemas normais no 93, pelo menos os mais gerais e que vais encontrar em qualquer versao.

                                Se for o Aero ou o Vector, tens aquelas soleiras pintadas a cor do carro, por norma acumulam alguma sujidade por baixo e ganha ferrugem facilmente, se for o Linear, tens a mesma coisa mas como as soleiras sao diferentes nao é muito habitual.

                                Os plasticos interiores, principalmente nas portas ao fim de alguns KM é normal fazerem barulhinhos...facilmente resolvido com molas novas e se quiseres ir mais longe meter aquela fita cola de dupla face com espuma a volta fica um brinco.

                                É muito habitual os puxadores das portas e mesmo as zonas "emborrachadas" do tablier(especialmente aquele aro a volta do radio e conta km) comecar a descascar e ficar feio com o tempo. o mesmo acontece com os botoes do radio e do AC.

                                O Radio que vem de origem nao é lá grande coisa, mas trocar por um aftermarket também nao é tao simples quanto isso, o som dos piscas e afins sai pelas colunas e se trocares irás deixar de os ter. Isto acontece devido a um sistema de cabo Optico que eles instalaram nestes carros, dá para dar a volta mas é mais complicado que o habitual, se tiveres hipotese

                                De resto, sao excelentes carros...Tenho 2 em casa, um Saloon e um Cabrio e estou seriemente a pensar em comprar uma carrinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ah esqueci de referir o 1.9Tid é o mesmo motor que encontras nos Fiat, e Alfa Romeo... Z19DTH para a versao de 150Cv.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Maiores problemas são as tradicionais EGR's , no 1.9 TID havia um cabo de um injector (wiring loom) que vinha com defeito de origem ... o carro começava a tremer ... custa 20€ . O motor da sofage tambem costuma entrar a alma ao criador , sao 100 e poucos € .

                                    Em relação ao motor, o 2.2 parece uma arrastadeira ao lado do 1.9 mesmo que no papel a diferença pareça pequena.

                                    Por aqui passou o 95 , 93 2.2 , 93 1.9 TID , 93X 1.9 TTID

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Maiores problemas são as tradicionais EGR's , no 1.9 TID havia um cabo de um injector (wiring loom) que vinha com defeito de origem ... o carro começava a tremer ... custa 20€ . O motor da sofage tambem costuma entrar a alma ao criador , sao 100 e poucos € .

                                      Em relação ao motor, o 2.2 parece uma arrastadeira ao lado do 1.9 mesmo que no papel a diferença pareça pequena.

                                      Por aqui passou o 95 , 93 2.2 , 93 1.9 TID , 93X 1.9 TTID
                                      O 1.9 é superior ao 2.2 em Auto-Estrada, e reprogramado (como alguns 75% dos que andam aí). Em cidade, o 2.2 é claramente superior e os consumos são melhores.


                                      Quanto às diferenças em 9-3 e Vectra, são mesmo o boneco e os materiais (piores no Saab). De resto, muda o cheiro, e os casquilhos do eixo traseiro (mais resistentes no Saab).


                                      Os problemas do 1.9 não são só EGR e um cabo no injector, são também: Bi-Massa, Borboletas do Corpo de admissão, Termóstato, Parafusos do colector que partem, alternador, e mais alguns detalhes.


                                      Ponham-se a aconselhar o 1.9 e depois admirem-se quando vierem cá para o fórum queixar-se dos problemas.


                                      Eu cometi a argolada duas vezes, não cometo mais. Recomendei dois 1.9's, e foi barraca... dos montes de 2.2 DTIs que recomendei a satisfação é excelente.


                                      Eu gosto de ver as pessoas com coisas boas e duráveis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Se for em stand, pode considerar-se "normal". De particular é caro.

                                        Eu vendi a minha Vectra C de 2004 há 2 anos e meio por 5000 € e já com o motor mais recente CDTI. Ok que tinha já 260.000 km mas tinha manutenção toda em dia e estava em bom estado (incluindo troca recente de volante motor bimassa e embraiagem).
                                        Atenção que o teu motor era o de 120 CVs (menos mau que o de 150), e a tua Vectra, por muito boa que estivesse, era a versão mais base possível. Infelizmente, isso conta. Era uma boa carrinha, mas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                          Atenção que o teu motor era o de 120 CVs (menos mau que o de 150), e a tua Vectra, por muito boa que estivesse, era a versão mais base possível. Infelizmente, isso conta. Era uma boa carrinha, mas...
                                          Verdade, tudo isso, mas sempre li que o mercado de usados quase nunca recompensa de forma justa, em termos de valores, um maior número de extras. Mas o tipo de pessoas que a procuraram até nem eram daqueles que percebiam muito de carros ou exigentes em equipamento. Para além de que ela tinha o que considero o "essencial", como as funções eléctricas, ABS, 6 airbags, A/C... As maiores falhas eram a falta de ESP (pelo qual também ninguém pergunta ), a ausência de CB... e as malfadadas bolsas nos bancos traseiros. .

                                          Falta de GPS ou até mesmo xénon, num carro de 2004, ainda não se poderia considerar um verdadeiro problema.
                                          Editado pela última vez por LinoMarques; 31 August 2017, 13:52.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Muito obrigado pelo tempo que dispensaram, porque me ajudou imenso. Outra coisa, a bomba injetora tende a dar problemas a partir dos 200mil km não é?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                              O 1.9 é superior ao 2.2 em Auto-Estrada, e reprogramado (como alguns 75% dos que andam aí). Em cidade, o 2.2 é claramente superior e os consumos são melhores.


                                              Quanto às diferenças em 9-3 e Vectra, são mesmo o boneco e os materiais (piores no Saab). De resto, muda o cheiro, e os casquilhos do eixo traseiro (mais resistentes no Saab).


                                              Os problemas do 1.9 não são só EGR e um cabo no injector, são também: Bi-Massa, Borboletas do Corpo de admissão, Termóstato, Parafusos do colector que partem, alternador, e mais alguns detalhes.


                                              Ponham-se a aconselhar o 1.9 e depois admirem-se quando vierem cá para o fórum queixar-se dos problemas.


                                              Eu cometi a argolada duas vezes, não cometo mais. Recomendei dois 1.9's, e foi barraca... dos montes de 2.2 DTIs que recomendei a satisfação é excelente.


                                              Eu gosto de ver as pessoas com coisas boas e duráveis.

                                              Epah, já por cá passaram 2 Vectras C e neste momento estao cá 2 Saab.

                                              Todos eles na versao a gasolina e gostava que me explicasses onde viste piores materiais nos Saab.

                                              É que nao estou mesmo a ver, só os interiores do Vectra C...


                                              Quanto ao 1.9 e o 2.2...epah a provabilidade de dar problemas é a mesma sendo o 1.9 bem mais rápido, também nao estou a ver onde o 2.2 faz melhores consumos em cidade mas nisso baseio apenas no que o pessoal diz porque nunca tive nenhum 1.9 nem 2.2...
                                              Editado pela última vez por turboyoda; 31 August 2017, 18:39.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por captus Ver Post
                                                Muito obrigado pelo tempo que dispensaram, porque me ajudou imenso. Outra coisa, a bomba injetora tende a dar problemas a partir dos 200mil km não é?
                                                500 mil, por aí... e não é sempre. Se der antes, é porque alguém andou demasiado em marcha atrás Acontece a muitos...

                                                Conheço casos com mais de 500 mil e com a mesma bomba... O meu tem 300 mil e tem a bomba de origem. Os que conheci com problemas, foram em torno dos 500/600 mil, precisamente (525 numa Zafira Taxi), e 500 e tal num Vectra C e 600 e pouco num Saab). Soube de um caso aos 240 mil... mas sai fora do padrão, e provavelmente teve facada nos quilómetros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Verdade, tudo isso, mas sempre li que o mercado de usados quase nunca recompensa de forma justa, em termos de valores, um maior número de extras. Mas o tipo de pessoas que a procuraram até nem eram daqueles que percebiam muito de carros ou exigentes em equipamento. Para além de que ela tinha o que considero o "essencial", como as funções eléctricas, ABS, 6 airbags, A/C... As maiores falhas eram a falta de ESP (pelo qual também ninguém pergunta ), a ausência de CB... e as malfadadas bolsas nos bancos traseiros. .

                                                  Falta de GPS ou até mesmo xénon, num carro de 2004, ainda não se poderia considerar um verdadeiro problema.
                                                  Concordo, mas na hora de vender, conta. Um automóvel quase parece "mudar de segmento" quando se juntam alguns extras. Basta pensar que o Vectra lá de casa tem tem mais equipamento e tecnologia que grande parte dos automóveis vendidos actualmente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                    Epah, já por cá passaram 2 Vectras C e neste momento estao cá 2 Saab.

                                                    Todos eles na versao a gasolina e gostava que me explicasses onde viste piores materiais nos Saab.

                                                    É que nao estou mesmo a ver, só os interiores do Vectra C...

                                                    Quanto ao 1.9 e o 2.2...epah a provabilidade de dar problemas é a mesma sendo o 1.9 bem mais rápido, também nao estou a ver onde o 2.2 faz melhores consumos em cidade mas nisso baseio apenas no que o pessoal diz porque nunca tive nenhum 1.9 nem 2.2...
                                                    Já executei trabalhos em ambos a nível de interiores. Saab 9-3 carrinha, sedan, e cabrio... E em Vectras, sedan, gts e caravan. Basta desmontar para perceber. A qualidade de montagem e construção do Vectra é melhor que a do Saab, apesar de alguns materiais do Saab aparentarem (aparentarem) ser melhores. Nunca conheces uma gaja pela roupa ;-) Nos automóveis é semelhante. O Saab 9-3 não é mau, atenção, mas não é tão bom.

                                                    Todo o painel frontal do tablier (zona que envolve consola central, painel de instrumentos, etc) utiliza plástico quebradiço, com um revestimento a borracha de qualidade duvidosa. A montagem da zona central, em baixo (abaixo dos comandos do ar condicionado) não é boa. Montagem das portas com fragilidade, e tendência a fazer ruídos (as pegas do Vectra C também não são exemplo). Solidez da montagem do Vectra é uns pontos superiores.

                                                    Os próprios sistemas infotainment do Saab são fracos (e aqui posso dizer que são MESMO fracos), abaixo do que a Opel utilizava, por exemplo, no Corsa C, logo, inferior ao Vectra C.

                                                    Atenção que ver interiores não define qualidade, a qualidade só se percebe ao mexer neles. O Vectra C tem um interior monótono e pouco envolvente, mas muito bem construido. O Saab faz-me lembrar o Insignia... não é mau, mas é "fogo de vista".

                                                    A probabilidade de dar problemas não é, mesmo, a mesma. Não é sequer comparável. A não ser que o mecânico seja mesmo mau (e isto é, infelizmente, comum). Actualmente em termos "familiares" de conjunto, circulam lá por casa:

                                                    Vectra 1.9 CDTI (159 mil kms)
                                                    Vectra 2.2 DTI (270 mil kms)
                                                    Astra Coupé 2.2 DTI (300 mil kms)
                                                    Astra 5P 2.2 DTI (310 mil kms)

                                                    O Vectra já deu mais despesa que os 2.2 DTI's todos somados, aliás, o dinheiro que o Vectra já gastou, pagava as três bombas injectoras, se já tivessem falecido. Depois conheço outros casos de 1.9 em Astra, etc. com as mesmas maleitas do Vectra. O motor é bom, mas anda sempre com detalhes a incomodar. O 2.2 DTI se for cuidado com o que referi anteriormente, não dá problemas.

                                                    O que tenho dito e referido aqui é por vasta e longa experiência.

                                                    Em termos de consumos, no computador de bordo, o 1.9 é melhor, se fizermos as contas à mão, o 2.2 é ligeiramente melhor. O Vectra 1.9 marca médias de 5,5 no computador de bordo e anda a fazer 6,5, já o 2.2 DTI marca 6,1 / 6,2, a calcular à mão, não foge disso. Se adicionarmos alguma estrada, facilmente o valor cai. No caso do Astra Coupé (só por curiosidade), mas últimas férias fiz uma média de 5,2. Parece-me fantástico, dado o rendimento e disponibilidade do motor. O menos quase 200 Kg que o Vectra fazem diferença.

                                                    Estes 2.2 DTIs foram, a larga distancia, os melhores motores que passaram lá por casa... entre motores Isuzu, 20 d's da BMW, 1.9 da Peugeot, etc. etc.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Entre este Saab 9-3 e um A4 B5 Avant 1.9 tdi de 115cv de 2000 qual escolheriam, de um modo geral?

                                                      Os melhores cumprimentos e obrigado mais uma vez pela vossa ajuda, tem sido de extrema importância

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por captus Ver Post
                                                        Entre este Saab 9-3 e um A4 B5 Avant 1.9 tdi de 115cv de 2000 qual escolheriam, de um modo geral?

                                                        Os melhores cumprimentos e obrigado mais uma vez pela vossa ajuda, tem sido de extrema importância
                                                        Saab 9-3, e nem pensava muito para tomar tal decisão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como podia ter corrido bem a vida à GM, a marca premium com pior qualidade que a generalista, só vista, eu sei que é verdade, a qualidade de construção dos SAAB deixava muito a desejar, uma pena, gostava muito dos carros esteticamente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esse problema da bomba e segundo o que o vendedor me disse, este Saab já o teve e já foi tratado. Sobre esse assunto não sei ainda mais detalhes.
                                                            TubularBells dizes isso apenas porque tiveste um? :-) Ou conheces mesmo os dois carros? Eu preciso mesmo de decidir,pois vendi hoje o meu carro e agora estou indeciso entre este Saab que fui ver, e esse Audi A4 115cv Avant. De lembrar que o Audi é full extras. Já tem comandos no volante, estofos em pele, sistema de som Bose, etc.
                                                            Sem sombra de dúvida que a melhor escolha mesmo assim é o Saab? Mas a nível de qualidade de materiais, pelo menos, o Saab deve perder para o Audi, não?

                                                            Cumprimentos e obrigado

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X