Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A maldição do Golf IV :(

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Não era literalmente, obviamente. Mas só sentias aquele "kick" nessas rotações. Recordo: estamos a falar do VP 110, não dos PDs.
    Estava mesmo estragado.

    Os vp 110 não têm kick nenhum... É do mais linear que alguma vez se fez, dentro do género, e às 1500rpm já têm sumo que chegue.

    O famoso kick apareceu nos pd 130.

    E mesmo o kick do 130 é uma amostra em relação ao 1.9cdti 150cv. Esse é mesmo On/Off.

    Comentário


      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
      Por vezes vejo o contra senso de utilizadores que reclamam dos motores diesel e do seu ruido e vibrações mas depois conduzem carros bastante fracos em NVH, globalmente inferiores nesse ambito que os carros que montam o 1.9 TDI por exemplo. Parece-me muitas vezes mais uma mania que outra coisa...
      Palavra chave sendo globalmente.
      O Punto mk1 por exemplo, globalmente poderá até apresentar mais barulhos. Seja de rolamento, ou de vento a entrar pelas modestas borrachas. Mas isto passa-se sobretudo a ritmos mais elevados. Na utilização quotidiana é um carro com muito menor barulho e vibração de motor.

      Depois há quem prefira simplesmente ter binário com fartura para evitar o recurso há caixa. E há quem goste de usar e abusar dela, e de esticar uma mudança uma vez por outra.

      Não estou a dizer que um Golf V 1.9 TDI é pior que um Punto mk1 FIRE. Mas pessoalmente prefiro o segundo

      Comentário


        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
        Estava mesmo estragado.

        Os vp 110 não têm kick nenhum... É do mais linear que alguma vez se fez, dentro do género, e às 1500rpm já têm sumo que chegue.

        O famoso kick apareceu nos pd 130.

        E mesmo o kick do 130 é uma amostra em relação ao 1.9cdti 150cv. Esse é mesmo On/Off.
        não queres dizer 1.9TDI? dá um gozo do caraças ir ali em 3ª a 1200rpm, calca-se o acelerador e lá vai ele em segundos... ainda hoje me dá gozo fazer isso! já o 2.0 177cv d bmw, por exemplo, quando saiu experimentei-o. ia a 160 em 4ª e ainda faltavam duas mudanças. não se sentia, era mesmo linear, mas andava muito bem! meti uma 5ª e as rotações caíram logo! motores diferentes com filosofias diferentes, mas ambos muito bons de se conduzir!

        Comentário


          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
          Estava mesmo estragado.

          Os vp 110 não têm kick nenhum... É do mais linear que alguma vez se fez, dentro do género, e às 1500rpm já têm sumo que chegue.

          O famoso kick apareceu nos pd 130.

          E mesmo o kick do 130 é uma amostra em relação ao 1.9cdti 150cv. Esse é mesmo On/Off.
          Sobre o VP110 100% de acordo.

          Quanto ao 1.9cdti de 150cv esse em particular não conheço mas o 1.9 MJET com essa potência conduzo-o com frequência montado num GT, neste carro não sei se o mapa do motor é diferente mas não é nada on/off, já ouvi várias vezes falar da falta de genica deste motor em baixas mas não se confirma neste caso, mostra-se sempre disponível e com bastante vigor mesmo abaixo das 1800rpms, não noto muita diferença para o PD130 até, pelo menos em condução normal como eu faço diga-se que nunca acelero um motor a fundo a rotações muito baixas, talvez porque conduzi motores a carburador e isso não se faz além de não dar saude nenhuma ao motor dar carga a uma rotação em que não há pressão de óleo suficiente para proteger o motor, é mais saudável levar o motor a rotações altas que andar a carregar o pedal da direita a 1000 e poucas rotações. Onde noto mais diferença no 1.9Multijet para o PD130 é nos consumos, o motor VAG consegue ser sempre considerávelmente mais económico por uma diferença bem grande, a rondar 1 litro e meio aos 100kms, já ponderei se há alguma coisa de errado no alfa.

          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
          Palavra chave sendo globalmente.
          O Punto mk1 por exemplo, globalmente poderá até apresentar mais barulhos. Seja de rolamento, ou de vento a entrar pelas modestas borrachas. Mas isto passa-se sobretudo a ritmos mais elevados. Na utilização quotidiana é um carro com muito menor barulho e vibração de motor.

          Depois há quem prefira simplesmente ter binário com fartura para evitar o recurso há caixa. E há quem goste de usar e abusar dela, e de esticar uma mudança uma vez por outra.

          Não estou a dizer que um Golf V 1.9 TDI é pior que um Punto mk1 FIRE. Mas pessoalmente prefiro o segundo
          Eu também não me incomoda nada o uso da caixa mas não deixo de achar estranho o muito menor barulho e vibração do motor num Punto mk1. Bom, cada cabeça sua sentença.
          Aquilo que a mim incomoda mais num diesel é a falta de entusiasmo em condução desportiva, aquela falta de precisão do pedal da direita, a ajustabilidade que não é possivel fazer num diesel quando a meio da curva... De resto no dia a dia não incomoda nada.

          Comentário


            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
            Sobre o VP110 100% de acordo.

            Quanto ao 1.9cdti de 150cv esse em particular não conheço mas o 1.9 MJET com essa potência conduzo-o com frequência montado num GT, neste carro não sei se o mapa do motor é diferente mas não é nada on/off, já ouvi várias vezes falar da falta de genica deste motor em baixas mas não se confirma neste caso, mostra-se sempre disponível e com bastante vigor mesmo abaixo das 1800rpms, não noto muita diferença para o PD130 até, pelo menos em condução normal como eu faço diga-se que nunca acelero um motor a fundo a rotações muito baixas, talvez porque conduzi motores a carburador e isso não se faz além de não dar saude nenhuma ao motor dar carga a uma rotação em que não há pressão de óleo suficiente para proteger o motor, é mais saudável levar o motor a rotações altas que andar a carregar o pedal da direita a 1000 e poucas rotações. Onde noto mais diferença no 1.9Multijet para o PD130 é nos consumos, o motor VAG consegue ser sempre considerávelmente mais económico por uma diferença bem grande, a rondar 1 litro e meio aos 100kms, já ponderei se há alguma coisa de errado no alfa.


            Eu também não me incomoda nada o uso da caixa mas não deixo de achar estranho o muito menor barulho e vibração do motor num Punto mk1. Bom, cada cabeça sua sentença.
            Aquilo que a mim incomoda mais num diesel é a falta de entusiasmo em condução desportiva, aquela falta de precisão do pedal da direita, a ajustabilidade que não é possivel fazer num diesel quando a meio da curva... De resto no dia a dia não incomoda nada.
            São incomparáveis. A ausência de vibração é quase total no caso de um Punto a gasolina. E ao ralenti quase não se ouve o carro a trabalhar. Quando se começa a subir nas rotações o volume vai aumentando, mas sempre com uma nota mais agradável e sem vibrações a acompanhar. Claro que isto é apenas na utilização do motor. Noutras coisas o Punto continua a ser um segmento B com mais de 20 anos
            Num turbodiesel até consegues retirar algum prazer, à saída de uma curva por exemplo se conseguires aproveitar o kick do binário. Mas um gasolina é bastante mais flexível.

            Comentário


              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
              Estava mesmo estragado.

              Os vp 110 não têm kick nenhum... É do mais linear que alguma vez se fez, dentro do género, e às 1500rpm já têm sumo que chegue.

              O famoso kick apareceu nos pd 130.

              E mesmo o kick do 130 é uma amostra em relação ao 1.9cdti 150cv. Esse é mesmo On/Off.
              O que dizes está certo, incluindo tambem segundo dizem o 2.0 TDI 170.

              Mas em relação ao TDI 110 1.9 parece que era menos linear que outros, aliás a opinião geral é de que o TDI 100cv e mais tarde o 105 do Golf V são mais suaves , mas nunca os testei a todos para comparar directamente.

              Comentário


                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                Palavra chave sendo globalmente.
                O Punto mk1 por exemplo, globalmente poderá até apresentar mais barulhos. Seja de rolamento, ou de vento a entrar pelas modestas borrachas. Mas isto passa-se sobretudo a ritmos mais elevados. Na utilização quotidiana é um carro com muito menor barulho e vibração de motor.

                Depois há quem prefira simplesmente ter binário com fartura para evitar o recurso há caixa. E há quem goste de usar e abusar dela, e de esticar uma mudança uma vez por outra.

                Não estou a dizer que um Golf V 1.9 TDI é pior que um Punto mk1 FIRE. Mas pessoalmente prefiro o segundo
                Concordo. De resto prefiro qualquer punto a um Golf VI por exemplo Até uma kangoo, mas isto é só porque não me identifico com a filosofia golf e não dou importância à qualidade dos materiais.

                mas gostei do 2.0 TDI 110 que conduzi no VI.

                Comentário


                  ainda na 5ª ou 6ª passaram por mim 3 golfs seguidos de manhãzinha, deviam ir todos a caminho do trabalho. 1 importado e dois nacionais. é incrível a quantidade deles que ainda anda por aí com 17, 18, 20 anos. o mesmo se aplica ao golf III, ainda vejo uns quantos todas as semanas, carros com 20 a 26 anos que andam por aí a circular todos os dias.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    ainda na 5ª ou 6ª passaram por mim 3 golfs seguidos de manhãzinha, deviam ir todos a caminho do trabalho. 1 importado e dois nacionais. é incrível a quantidade deles que ainda anda por aí com 17, 18, 20 anos. o mesmo se aplica ao golf III, ainda vejo uns quantos todas as semanas, carros com 20 a 26 anos que andam por aí a circular todos os dias.
                    Completamente normal. Por serem PD, e terem fama de ser fiáveis, ainda duram e as pessoas tendem a mantê-los... É tipo a malta dos Ibizas.
                    Digo PD porque 1.4, coitados... E 1.6 creio que não tiveram muita saída.

                    Comentário


                      Por falar nisso, mas em offtopic. Estou curioso por saber qual será a longevidade desta nova fornada de carros altamente tecnológicos.
                      Pessoalmente acredito que no geral, os carros dos anos 90 e em alguns casos do início dos anos 2000, sejam aqueles que têm o maior potencial de longevidade. Carroçarias galvanizadas, mecânicas já bastante refinadas pelos avanços tecnológicos, e electrónica com bons padrões de qualidade mas sem complicações. Hoje em dia os carros são muito mais complexos, e sabendo que as marcas só são obrigadas por lei a fornecer peças de substituição durante 10 anos, adivinha-se uma menor potencial de longevidade dos veículos actuais. Isto é o que eu acho.

                      Ainda existem carradas de carros dos anos 90 a circular e a funcionar a 100%. Mas será que um Qashqai com 30 anos poderá estar a funcionar na plenitude também?

                      Comentário


                        é uma boa questão. por exemplo, muitos dos 2.0 desse qq da primeira fornada já não existem. deram bastantes problemas e foram desaparecendo. já não se vêem muitos a circular na estrada, sejam eles quais forem dos primeiros anos. penso que saíram em 2007 os primeiros. quantos se vêem na estrada hoje em dia? pelo menos foi o que me contaram há uns tempos e realmente praticamente não se vê nenhum. de 2010 em diante ainda há muitos.

                        Comentário


                          fui pesquisar e até 2012 há 7 apenas dos 2.0. tive que ir subindo desde 2009 porque não havia quase nada. os preços eram altos na altura, mas lembro-m que se venderam uns quantos na altura. até conheci um rapaz que comprou um e o suv era recente quando o conheci.

                          https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...scription%5D=1

                          Comentário


                            Pois é! E atenção que só referi um QQ por ser um exemplo muito comum de um carro recheado de gadgets. Na verdade quase todos os carros vendidos agora vêm recheados de tecnologia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                              é uma boa questão. por exemplo, muitos dos 2.0 desse qq da primeira fornada já não existem. deram bastantes problemas e foram desaparecendo. já não se vêem muitos a circular na estrada, sejam eles quais forem dos primeiros anos. penso que saíram em 2007 os primeiros. quantos se vêem na estrada hoje em dia? pelo menos foi o que me contaram há uns tempos e realmente praticamente não se vê nenhum. de 2010 em diante ainda há muitos.
                              Qashqai 2.0 dci deram muitos problemas? Em que?

                              Não se vêem muitos, porque nunca venderam muito. Esse 2.0 no QQ era gastador, pagava 200+€ de IUC, o carro não era propriamente barato nem a manuntenção muito acessível na marca. Isto tudo, face ao 1.5 dci. Facilmente um 2.0 dci full specs passava dos 40.000€. Poucos estavam dispostos a pagar 10.000€ ou mais face ao 1.5 por 40cv e consumos na ordem dos 2L a mais.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post

                                Ainda existem carradas de carros dos anos 90 a circular e a funcionar a 100%. Mas será que um Qashqai com 30 anos poderá estar a funcionar na plenitude também?
                                Claro que vai. Nem vejo a dúvida disso.

                                O que deves interrogar é se é financeiramente viável manter o carro e isso são outros 20, agora desde que faças a manutenção, vais reparando o que vai avariando, claro que dura 30 anos.

                                Os primeiros Qashqai saíram a 10 anos, continuam minimamente actuais e funcionais.

                                O Qashqai não tem gadgets inovadores, um AC Auto, GPS, ou bancos aquecidos, para uma Nissan-Renault já eram coisas básicas de serem projectadas pelo que, tirando graves erros de concepção, não eram nem são nenhuma novidade para interrogar a sua fiabilidade, que já é, e era quando saiu o QQ por demais, conhecida.

                                Comentário


                                  A questão é: Como é que vais reparando as coisas que vão avariando? Se cada vez mais tudo tem a ver com um componente electrónico ou mesmo uma Unidade de Comando específica, que entretanto a marca deixa de disponibilizar?
                                  Até a nível de interiores nos carros actuais a coisa poderá ser problemática. Será que estes ecrãs multifunções e mesmo quadrantes digitais estão projectados para durar 30 anos?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                    Qashqai 2.0 dci deram muitos problemas? Em que?

                                    Não se vêem muitos, porque nunca venderam muito. Esse 2.0 no QQ era gastador, pagava 200+€ de IUC, o carro não era propriamente barato nem a manuntenção muito acessível na marca. Isto tudo, face ao 1.5 dci. Facilmente um 2.0 dci full specs passava dos 40.000€. Poucos estavam dispostos a pagar 10.000€ ou mais face ao 1.5 por 40cv e consumos na ordem dos 2L a mais.
                                    falaram-me em problemas de turbos e mecânicos, mas só escrevo o que me disseram. e sim, eram bem caros, ficando quase nos 40 mil. aliado ao imposto alto e ao início da crise, não eram muitos os que compravam um 2.0 (desta marca, pelo menos).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      ainda na 5ª ou 6ª passaram por mim 3 golfs seguidos de manhãzinha, deviam ir todos a caminho do trabalho. 1 importado e dois nacionais. é incrível a quantidade deles que ainda anda por aí com 17, 18, 20 anos. o mesmo se aplica ao golf III, ainda vejo uns quantos todas as semanas, carros com 20 a 26 anos que andam por aí a circular todos os dias.
                                      Tal como meganes I , Clios II, Saxos, Xsaras 1.4i, astras, etc o que não falta são carros dos anos 90 por aí a circular.

                                      Comentário


                                        sim, mas referia-me ao modelo do tópico...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                          A questão é: Como é que vais reparando as coisas que vão avariando? Se cada vez mais tudo tem a ver com um componente electrónico ou mesmo uma Unidade de Comando específica, que entretanto a marca deixa de disponibilizar? Até a nível de interiores nos carros actuais a coisa poderá ser problemática. Será que estes ecrãs multifunções e mesmo quadrantes digitais estão projectados para durar 30 anos?
                                          Não faltarão essas peças nas sucatas...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            sim, mas referia-me ao modelo do tópico...
                                            Ah ok tens razão

                                            Mas eu mais rapidamente seria seduzido por um Golf IV 1.6i que por um 1.9 TDI

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                              A questão é: Como é que vais reparando as coisas que vão avariando? Se cada vez mais tudo tem a ver com um componente electrónico ou mesmo uma Unidade de Comando específica, que entretanto a marca deixa de disponibilizar?
                                              Até a nível de interiores nos carros actuais a coisa poderá ser problemática. Será que estes ecrãs multifunções e mesmo quadrantes digitais estão projectados para durar 30 anos?
                                              Primeiro falamos de um Qashqai, não um exótico raro e de vendas residuais, logo a marca não vai deixar de vender peças de um momento para o outro, duvido que com um QQ 20 anos tenhas dificuldades em arranjar peças, e isso vai acontecer daqui a 9 anos.

                                              Depois tens sucatas, fabricantes aftermarket, OEM replacement, etc.

                                              Se consegues arranjar peças em topos de gama segmento F com 20 anos, não seria um modelo banal como QQ que ias ter problemas ou uma complexidade se quer maior.

                                              Mas é um bom tema para discussão, lembro-me de um S320 CDI bem recheado de finais de 2005, novo, mais equipado que grande parte dos segmentos C novos, ainda rola, sem grandes dramas com 350.000 ou até mais que já não o vejo a uns anos.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                falaram-me em problemas de turbos e mecânicos, mas só escrevo o que me disseram. e sim, eram bem caros, ficando quase nos 40 mil. aliado ao imposto alto e ao início da crise, não eram muitos os que compravam um 2.0 (desta marca, pelo menos).
                                                No geral esses 2.0 dai são bem fiáveis, vi há tempos uma Espace táxi com esse 2.0 e 700.000km sem abrir motor.

                                                Nos Renault sei que houve casos de problemas de segmentos onde perdiam compressão e tinha dificuldade em pegar.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por srbalp Ver Post
                                                  Agora? Tirando a parte do quadrante e do fecho central, sim!
                                                  O meu tambem faz isso quando arranca tranca as portas todas , eu penso que seja sistema algum sistema de segurança que faça parte do confort , troca maze de mecanico que como ja disseram e bem esse está a meter-te a mão ao bolso porque há tanta coisa aí que não bate certo!
                                                  Editado pela última vez por gorytarrafa; 03 December 2019, 02:54.

                                                  Comentário


                                                    Foi um Golf IV com o "milagroso" tdi de 110 cv que me fez virar as costas à VW! Tinha tido antes o Golf I, II e III! Com tanta chatice que tive mudei de rumo e depois de algumas peripécias acabei por ir parar ao Sol Nascente!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Foi um Golf IV com o "milagroso" tdi de 110 cv que me fez virar as costas à VW! Tinha tido antes o Golf I, II e III! Com tanta chatice que tive mudei de rumo e depois de algumas peripécias acabei por ir parar ao Sol Nascente!
                                                      Tiveste azar.

                                                      O Golf IV 1.9 tdi 110, preço por preço, é capaz de ter sido o melhor carro que a VW alguma vez construiu.

                                                      Comentário


                                                        também concordo. não foi por acaso que se vendeu tanto e depois com preços exorbitantes como eram (ainda são) vndidos como usados. o que ele teve foi um carro mau ou já com algum problema.

                                                        Comentário


                                                          Tive um Ibiza comercial de 2000 com o motor 1.9 Tdi de 90cv e quando o troquei com quase 300k kms só tinha levado um turbo. De resto era gasóleo e manutenção a tempo e horas.

                                                          PS: Nunca foi Xuningado. Sempre stock desde o 0km

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X