Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros vendidos a partir de 31 de Março já podem ligar para o 112 vai ser obrigatório

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Se for realmente à escolha do dono não vejo problema algum com a privacidade.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
      Concordo plenamente, tal como nas motas já é assim.
      Mas já me não ficaríamos mal se obrigassem a ter as DRL também na traseira, pois vê-se muitos carros completamente apagados.
      Exacto. Quando falei nos médios, foi já por isso. É que acendendo os médios, as luzes de trás acendem também. E deve ser mais fácil de fazer que esse botão SOS.
      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
      existe alguma obrigatoriedade em usar ou manter ligado o Google/facebook/instagram

      eu, ou qualquer pessoa que o tiver será por opção própria e não por obrigação.
      Penso que não é necessário redes sociais.
      Explicou-me um amigo da Jaguar Land Rover que, o botão pode ser accionado manualmente, ou em caso de embate (tem um sensor qualquer que activa essa chamada telefónica para a marca).

      Comentário


        #33
        Se disparar os airbags ele automaticamente aciona a chamada.

        Comentário


          #34
          pois, a ideia que tenho é de que os sistemas atuais deixam ao critério do proprietário a ativação ou não do "alarme" e que o mesmo liga á central da marca, mas cheira-me que com esta nova imposição governamental a coisa fique sempre ativa e mais na mão dos "controladores".

          Comentário


            #35
            A ideia é activar o serviço quando o condutor ou passageiros estiverem inconscientes.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              O que percebi é que é obrigatório o sistema vir instalado nos carros, mas não é obrigatório o condutor usá-lo. Se não usares não é passada nenhum informação de localização e nada te impede de usares o telemóvel para ligar directamente para o 112 e pedir directamente ajuda.

              As únicas situações mais "duvidosas" serão as relacionadas com a activação automática do sistema e da transmissão automática da informação, que terá de carecer previamente de autorização do dono do veículo.
              O sistema está sempre ligado, quer tu queiras ou não, até porque pode ocorrer um acidente grave em que o condutor e passageiros fiquem inconscientes.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
                O sistema está sempre ligado, quer tu queiras ou não, até porque pode ocorrer um acidente grave em que o condutor e passageiros fiquem inconscientes.
                A questão é que o novo Regulamento Protecção de Dados é ultraprotector, e precisas de dar autorização prévia sobre qualquer dado pessoal cedido a terceiros, seja o teu nome, seja a tua localização.

                Se a informação for dada sem consentimento do condutor (que pode nem ser o proprietário), as marcas podem vir a sofrer grandes processos legais.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                  pois, a ideia que tenho é de que os sistemas atuais deixam ao critério do proprietário a ativação ou não do "alarme" e que o mesmo liga á central da marca, mas cheira-me que com esta nova imposição governamental a coisa fique sempre ativa e mais na mão dos "controladores".
                  Pelo menos nos BMW, não é assim.
                  O que está escrito no manual do meu carro é que em caso de embate/acidente, liga automaticamente (não é escolha do proprietário);
                  Alternativamente, noutra altura qualquer podes carregar no botão para fazer a chamada - está aliás sugerido que podemos fazê-lo se assistirmos a um acidente envolvendo outros carros e quisermos pedir ajuda.

                  A chamada manual, já a testei (foi só um teste pedido por eles, pois estava com um problema nas funções remote, e foi um despiste);
                  Atendeu-me logo um brasileiro

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    A questão é que o novo Regulamento Protecção de Dados é ultraprotector, e precisas de dar autorização prévia sobre qualquer dado pessoal cedido a terceiros, seja o teu nome, seja a tua localização.

                    Se a informação for dada sem consentimento do condutor (que pode nem ser o proprietário), as marcas podem vir a sofrer grandes processos legais.
                    Havendo um conflito na protecção de dados, as marcas com certeza vão se precaver nesse aspecto.

                    Comentário


                      #40
                      A minha mulher teve um Peugeot de 2005 Navteq que tinha essa função e usava um cartão GSM incorporado na consola do tablier.

                      Tinha um botão vermelho para accionar, embora que tentasse activar mas sem resultados e esqueci essa função.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                        Pelo menos nos BMW, não é assim.
                        O que está escrito no manual do meu carro é que em caso de embate/acidente, liga automaticamente (não é escolha do proprietário);
                        Alternativamente, noutra altura qualquer podes carregar no botão para fazer a chamada - está aliás sugerido que podemos fazê-lo se assistirmos a um acidente envolvendo outros carros e quisermos pedir ajuda.

                        A chamada manual, já a testei (foi só um teste pedido por eles, pois estava com um problema nas funções remote, e foi um despiste);
                        Atendeu-me logo um brasileiro

                        ok, mas tira-me umas duvidas.
                        a chamada é para uma linha de apoio BMW e controlada pela marca?
                        esse serviço vem de origem no teu carro ou foi um extra que pediste?

                        sinceramente custa-me saber que os nossos governantes tenham nas mãos um instrumento encapotado de "para nossa segurança" semelhante a qualquer gestor de frotas atual, capaz de monitorizar todos os nossos percursos, acelerações, travagens, velocidade......

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                          Havendo um conflito na protecção de dados, as marcas com certeza vão se precaver nesse aspecto.
                          Não sei como, especialmente na comunicação automática de localização. É que a lei é bem explícita, a própria pessoa tem de ser explícita na autorização de transmissão dos dados pessoais. Não existe a figura de "omissão", ah e tal a pessoa não se opôs a desligar o sistema, então quer dizer que o sistema pode comunicar. A lei não permite. Tem mesmo de existir autorização explícita da pessoa, e tem de ser registada de alguma forma, para memória futura.

                          Se eu conduzo o carro do meu irmão, e por algum motivo o sistema comunica a minha localização sem a minha permissão, já está a infringir a lei. Não há excepções.

                          Comentário


                            #43
                            Não sei se será assinado um documento qualquer no acto de compra do veiculo em novo. Mas também não estou a ver quando forem outros condutores. É uma situação complicada.

                            Mas hoje em dia a maioria dos carros já têm GPS e acho que não existe essa autorização de transmissão de dados que referes...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                              ok, mas tira-me umas duvidas.
                              a chamada é para uma linha de apoio BMW e controlada pela marca?
                              esse serviço vem de origem no teu carro ou foi um extra que pediste?
                              Sim, é para um call service da marca, que reencaminha para onde for preciso.
                              Comprei o carro com 22 meses, já vinha, mas penso que era um extra "bmw assist" (ou algo do género)... mas até acredito que nas gamas acima seja de série.
                              Falamos disto:
                              https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j...21033033036891

                              Comentário


                                #45
                                No sistema da Citroen dá para desligar a geolocalização. Faz na mesma a chamada para o 112, mas não dá a localização do veículo.

                                Contudo, caso esteja ligada, parece-me que só é enviada quando é efectuada a chamada, ou seja, o carro não está, permanentemente, a enviar a sua localização nem ninguém anda a ver por onde andamos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                  Não sei se será assinado um documento qualquer no acto de compra do veiculo em novo. Mas também não estou a ver quando forem outros condutores. É uma situação complicada.

                                  Mas hoje em dia a maioria dos carros já têm GPS e acho que não existe essa autorização de transmissão de dados que referes...
                                  Posso estar engano, mas penso que o sistema normal de GPS do carro apenas da para ver a localização no carro, penso que o sistema não consegue transmitir para terceiros.

                                  Comentário


                                    #47
                                    A Peugeot já tem sistemas de reporte à casa mãe em todos os modelos, penso eu. Temos de ler as letras pequeninas quando assinamos um contrato de compra do carro...

                                    Comentário


                                      #48
                                      O meu Panda em 2013 já trazia o sistema da Tomtom, o Blue&Me Tomtom Live 2, e em caso de acidente ou conveniência posso carregar no botão SOS... o GPS tem um SIM acoplado devido aos serviços Live.

                                      Sinceramente acho este serviço uma mais valia, pois em caso de acidente conseguimos imediatamente identificar onde estamos e informar o socorro.

                                      O ser automático, é ainda melhor pois se eu me despistar, capotar e ficar inconsciente só se for automático é que o sistema é uma mais valia.

                                      O meu sistema não é automático.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                        Posso estar engano, mas penso que o sistema normal de GPS do carro apenas da para ver a localização no carro, penso que o sistema não consegue transmitir para terceiros.
                                        Essa localização deve ser enviada para algum lado. Sei que nos US essa informação pode ser acedida pelo governo e lá já se sabe como eles são picuinhas com a privacidade.

                                        https://www.thebalance.com/gps-and-your-privacy-1947216

                                        Presumo que cá não seja muito diferente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                          Não sei se será assinado um documento qualquer no acto de compra do veiculo em novo. Mas também não estou a ver quando forem outros condutores. É uma situação complicada.

                                          Mas hoje em dia a maioria dos carros já têm GPS e acho que não existe essa autorização de transmissão de dados que referes...
                                          O GPS é apenas receptor. Os dados que podem ser transmitidos normalmente são pelo telemóvel e as apps pedem autorização.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                            Posso estar engano, mas penso que o sistema normal de GPS do carro apenas da para ver a localização no carro, penso que o sistema não consegue transmitir para terceiros.
                                            Creio que estejas errado:
                                            Eu posso consultar onde está o meu carro pela App BMW remote (só se estiver parado), porque tenho a opção "localização GPS remota" ativa no carro;
                                            Ora se eu posso remotamente saber, teoricamente podem transmitir a info para onde eles quiserem.
                                            E também sei (de ler no manual) que no caso de uma chamada de emergência, as coordenadas de onde estou são automaticamente enviadas ao Operador que atende.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              O GPS é apenas receptor. Os dados que podem ser transmitidos normalmente são pelo telemóvel e as apps pedem autorização.
                                              Pois, mas os carros começam a ter todos cartão SIM.
                                              O meu ainda tem um 3G, mas agora já saem com cartões 4G.
                                              O telemóvel do proprietário não é para aqui chamado, estes envios de localização são pelo SIM do carro.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Não sei como, especialmente na comunicação automática de localização. É que a lei é bem explícita, a própria pessoa tem de ser explícita na autorização de transmissão dos dados pessoais. Não existe a figura de "omissão", ah e tal a pessoa não se opôs a desligar o sistema, então quer dizer que o sistema pode comunicar. A lei não permite. Tem mesmo de existir autorização explícita da pessoa, e tem de ser registada de alguma forma, para memória futura.

                                                Se eu conduzo o carro do meu irmão, e por algum motivo o sistema comunica a minha localização sem a minha permissão, já está a infringir a lei. Não há excepções.
                                                Tecnicamente o que está a ser "seguido" pelo sistema base não és tu, mas sim o carro. O resto como a linha de apoio da BMW são sistemas extra, mas o base (obrigatório), chama o 112 e envia a sua localização caso detete um acidente.

                                                O carro nem precisa de nenhum cartão SIM para o fazer. A única coisa que o SIM faz no telemóvel é associar o contrato que tens com a operadora ao mesmo. As chamadas de emergência não necessitam disso para nada. E é uma coisa fácil de testar, basta pegares num telemóvel qualquer, até pode ser um tijolo com 20 anos e tentar contactar o 112 sem o SIM.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                  Essa localização deve ser enviada para algum lado. Sei que nos US essa informação pode ser acedida pelo governo e lá já se sabe como eles são picuinhas com a privacidade.

                                                  https://www.thebalance.com/gps-and-your-privacy-1947216

                                                  Presumo que cá não seja muito diferente.
                                                  Estava-me a referir aos sistemas de GPS que existem atualmente nos automóveis.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por SrTobias Ver Post
                                                    Tecnicamente o que está a ser "seguido" pelo sistema base não és tu, mas sim o carro. O resto como a linha de apoio da BMW são sistemas extra, mas o base (obrigatório), chama o 112 e envia a sua localização caso detete um acidente.

                                                    O carro nem precisa de nenhum cartão SIM para o fazer. A única coisa que o SIM faz no telemóvel é associar o contrato que tens com a operadora ao mesmo. As chamadas de emergência não necessitam disso para nada. E é uma coisa fácil de testar, basta pegares num telemóvel qualquer, até pode ser um tijolo com 20 anos e tentar contactar o 112 sem o SIM.
                                                    Pois, tecnicamente o teu telemóvel é que pode ser seguido e não tu. Tal como os teus dados pessoais podem estar num cartão de cidadão e não em ti. Como os carros não se conduzem sozinhos, então vão estar a divulgar a localização dos passageiros.

                                                    O que interessa é a propriedade dos dados. E tem de ser o proprietário a autorizar.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Tudo o que querem saber sobre o ecall: https://ec.europa.eu/transport/theme..._plan/ecall_en

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                        Estava-me a referir aos sistemas de GPS que existem atualmente nos automóveis.
                                                        O artigo refere precisamente isso...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Parece que o proprietário tem mesmo de dar consentimento prévio. Fico na dúvida se também o tem de fazer quando a ligação é directa ao 112, mas para mim, faz sentido que também seja necessário consentimento prévio (ou activação prévia do sistema pelo proprietário para actuar automaticamente em caso de emergência.).

                                                          Todas as informações adicionais
                                                          necessár
                                                          ias no que respeita
                                                          à rastreabilidade,
                                                          à localização
                                                          e ao tratamento
                                                          de dados
                                                          pessoais
                                                          em relação
                                                          a uma
                                                          eCall
                                                          baseada
                                                          em serviços prestados
                                                          por terceiros e/ou outros
                                                          serviços de valor
                                                          acrescentado,
                                                          que devem
                                                          ser objeto
                                                          de consentimento
                                                          expresso
                                                          do proprietário e respeitar
                                                          a Diretiva
                                                          95/46/CE.
                                                          Deve
                                                          ser tido particularmente
                                                          em conta o facto de poderem
                                                          existir
                                                          diferenças
                                                          entre o tratamento
                                                          de dados efetuado
                                                          através
                                                          do sistema
                                                          eCall
                                                          a bordo
                                                          com base no número
                                                          112 e o tratamento
                                                          efetuado
                                                          pelos sistemas
                                                          eCall
                                                          a bordo
                                                          de serviços
                                                          prestados
                                                          por entidades
                                                          terceiras
                                                          ou por outros
                                                          serviços de valor acrescentado.
                                                          http://eur-lex.europa.eu/legal-conte...5R0758&from=EN

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Gates Ver Post
                                                            Por outro lado, cada vez mais somos controlados e monitorizados sem nos darmos conta... se isso funciona por GSM é facil de trackear.
                                                            Mais um sistema para desligar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X