Motorguia: :
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Duvida na isenção de IVA e ISV na compra de carro para deficientes

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito Duvida na isenção de IVA e ISV na compra de carro para deficientes

Boa tarde, sou deficiente motor com uma incapacidade de 64%, sempre adquiri carro novo e sempre obtive a isenção dos impostos, a minha dúvida é se adquirir um carro importado ou usado de stand se tb tenho direito à isenção dos impostos.

Obrigado!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2015

Por Defeito

Tanto quanto sei, apenas tens isenção se a importação for feita por ti, ou seja comprares o carro por matricular.

Qualquer outra compra não tenho conhecimento se o valor dos impostos te será restituído já que o stand terá certamente de o receber.

Relativamente ao importares um carro, podes sempre optar por pedir fatura para exportação (creio que se chama assim) em que a venda é feita sem o iva do pais em questão e espera-se que seja pago no pais de registo, como tens essa isenção não o pagarias, caso pagues o iva lá fora não vejo forma de o reaveres.

Não tenho muito mais conhecimento de causa, certamente alguém mais conhecedor virá para ajudar mais e melhor

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post
    Tanto quanto sei, apenas tens isenção se a importação for feita por ti, ou seja comprares o carro por matricular.

Qualquer outra compra não tenho conhecimento se o valor dos impostos te será restituído já que o stand terá certamente de o receber.

Relativamente ao importares um carro, podes sempre optar por pedir fatura para exportação (creio que se chama assim) em que a venda é feita sem o iva do pais em questão e espera-se que seja pago no pais de registo, como tens essa isenção não o pagarias, caso pagues o iva lá fora não vejo forma de o reaveres.

Não tenho muito mais conhecimento de causa, certamente alguém mais conhecedor virá para ajudar mais e melhor
    Obrigado pela ajuda, é que tenho um stand que importa carros da alemanha e diz que tenho direito a essa isenção e explicou-me essa situação do carro ser adquirido lá sem o IVA e depois quando for para legalizar cá em portugal que estaria isento, como não sabia disso fiquei na dúvida.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mansoteam Ver Post
    Obrigado pela ajuda, é que tenho um stand que importa carros da alemanha e diz que tenho direito a essa isenção e explicou-me essa situação do carro ser adquirido lá sem o IVA e depois quando for para legalizar cá em portugal que estaria isento, como não sabia disso fiquei na dúvida.
    Isso não faz grande sentido. Porque é que vais importar um carro se ele te fica igualmente barato cá?

Piloto de Provas de Perícia Mestre78's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mansoteam Ver Post
    Desde que o carro seja importado em teu nome penso que dá (não tenho a certeza se tem de ser caixa auto obrigatoriamente), mas atenção aos limites de Co2 e o limite de isenção se não me engano é de 7800€.

Piloto de Provas de Perícia NSU's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
    Isso não faz grande sentido. Porque é que vais importar um carro se ele te fica igualmente barato cá?
    Também não vejo sentido nenhum em meter-se em aventuras , se aqui já não paga ISV nem IVA mas enfim.......

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NSU Ver Post
    Também não vejo sentido nenhum em meter-se em aventuras , se aqui já não paga ISV nem IVA mas enfim.......
    Ainda para mais utilizando um stand para "ajudar" no processo...

Piloto de Kart mazda323idtd's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Sendo importação, o mesmo tem que ser importado em teu nome,e tens que apresentar a factura em como veio de reboque,factura com os dados do co2,kms e Vin,e a cilindrada, e cá não pagas nada,eu tratei do processo de um carro novo para deficiente,este ano.

Piloto de Provas de Perícia NSU's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Ainda para mais utilizando um stand para "ajudar" no processo...
    Pois..... enfim....

Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015

Por Defeito

Tal como disseram, compensa-te muito mais comprares novo cá, o ISV e o IVA (a dupla tributação ilegal) que te são descontados podem chegar a mais de 30% do valor do carro, o que é um desconto muito substancial.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Criei este simulador há uns dias, pode ser útil para perceber o desconto num carro novo em caso de isenção por deficiência: Simulador isenção ISV automóveis novos

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Obrigado pela ajuda a quem me tentou esclarecer, a minha dúvida era mesmo saber se o carro importado tb tinha direito à isenção do IVA nunca falei que iria comprar um carro importado, obg.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.