Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o melhor motor PD (mais fiável e económico)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual o melhor motor PD (mais fiável e económico)

    Boas a todos.

    Venho uma vez mais recorrer aqui da malta do fórum a ver se me conseguem ajudar com uma questão.

    Acredito que esta questão já tenha sido subejamente discutida aqui no fórum, peço desculpa se já existir um tópico semelhante, mas eu não encontrei.

    Pondero a compra de um carro de dia a dia que seja modesto, super económico e fiável.

    Lembrei-me do 1.9 TDI, motor PD.

    Por isso, venho perguntar a quem sabe. Qual a versão mais económica e fiável, das várias que sairam? Qual o melhor compromisso financeiro (marca e modelo em que deveria apostar, ano de construção, etc...)

    Um motor destes com 300 000km ainda é uma compra racional?

    O propósito será só fazer os trajetos diários para o trabalho durante a semana (à falta de uma garagem para comprar uma mota [emoji14])

    Obrigado a todos.

    Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

    #2
    O 1.4 TDI é mais económico que o 1.9TDI.

    Comentário


      #3
      O melhor é o que deitar mais fumo preto.

      Comentário


        #4
        Com a sobrevalorização dos 1.9TDI, na lógica de economia e fiabilidade faz mais sentido comprar um motor mais recente e com menos kms pelos mesmo valores.

        Exemplo, em média um Golf de 2000 1.9 tdi de 110cv custa quase tanto como um Focus 1.6 110cv de 2006 com menos 100.000km em cima

        Ah e tal mas o 1.9 do Golf é melhor,
        Sim, mas e o desgaste, conforto, segurança, modernidade e fiabilidade do resto do carro com menos 5 anos em cima?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
          Boas a todos.

          Venho uma vez mais recorrer aqui da malta do fórum a ver se me conseguem ajudar com uma questão.

          Acredito que esta questão já tenha sido subejamente discutida aqui no fórum, peço desculpa se já existir um tópico semelhante, mas eu não encontrei.

          Pondero a compra de um carro de dia a dia que seja modesto, super económico e fiável.

          Lembrei-me do 1.9 TDI, motor PD.

          Por isso, venho perguntar a quem sabe. Qual a versão mais económica e fiável, das várias que sairam? Qual o melhor compromisso financeiro (marca e modelo em que deveria apostar, ano de construção, etc...)

          Um motor destes com 300 000km ainda é uma compra racional?

          O propósito será só fazer os trajetos diários para o trabalho durante a semana (à falta de uma garagem para comprar uma mota [emoji14])

          Obrigado a todos.

          Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

          O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

          Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

          Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
            O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

            Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

            Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...
            O problema daqueles tipo agulha no palheiro é encontrar um PD130 que em alguma altura da vida não tenha sido alvo de reprogamação...a idade está lá mas uma manutenção a tempo e horas ajuda a manter a fiabilidade.

            Comentário


              #7
              Pois...

              Será sempre um tiro no escuro...

              Como ouço falar tanto desses motores, conheço alguns com 500.000km e a andar...

              Só nunca percebi quais as versões mais fiaveis.

              Conduzi em tempos uma passat é uma A4 com este motor (PD130) e desde essa altura que fiquei com a ideia na cabeça de vir a ter um...

              Pelo mesmo preço se calhar consigo um Clio 1.5 DCI ou coisa parecida que pode ser uma hipótese valida.

              Queria mesmo era barato e fiável.

              Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Fiquei surpreendido com o 1.5dci com apenas 90cv.

                Clio de 2017. Anda que chegue (para mim) e consome pouco (nas minhas mãos 5.2).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                  O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

                  Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

                  Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...
                  isso também concordo para mim é o verdadeiro tdi e máquina de guerra, embora os tdi pd 130 e 160cv sejam os meus favoritos em andamento, o meu primo teve um a4 b6 que durante 240000km nunca deu problemas a partir daí era cada ano cada despesa gorda

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                    Fiquei surpreendido com o 1.5dci com apenas 90cv.

                    Clio de 2017. Anda que chegue (para mim) e consome pouco (nas minhas mãos 5.2).
                    Sim, conheço bem e é verdade, é máquina!

                    Mas esta compra é apenas em detrimento de uma mota por falta de espaço onde a guardar, pelo que terá forçosamente que ser um carro barato.

                    Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

                      Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

                      Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...
                      E os VP110 encontram-se em que modelos? São assim tão melhores em termos de fiabilidade? E economia?

                      Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                        O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

                        Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

                        Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...
                        Em termos só de motor, acho que o de 90cv EDC é ainda mais fiável que os de VP. Mas é como disseram atrás, um Focus mk2 1.6 TDCI de 90 ou 105cv anda o mesmo que o TDI da mesma cavalagem, gasta menos e obtém-no em carros muito mais recentes. Um carro não é só motor...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                          Em termos só de motor, acho que o de 90cv EDC é ainda mais fiável que os de VP. Mas é como disseram atrás, um Focus mk2 1.6 TDCI de 90 ou 105cv anda o mesmo que o TDI da mesma cavalagem, gasta menos e obtém-no em carros muito mais recentes. Um carro não é só motor...
                          O 1.5 dci é muito fiável mas... Não sei se está ao nível do tdi vp.

                          O tdci 90 é morto, já o 110 é porreirinho.


                          Eu preferia um focus mk2 ou um mazda 3 de 2008/09 a um a3 / leon / golf mais velhos, de 2001 ou 2002, sem dúvida.

                          Não gosto de carros velhos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                            E os VP110 encontram-se em que modelos? São assim tão melhores em termos de fiabilidade? E economia?

                            Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk
                            Info aqui

                            https://en.wikipedia.org/wiki/List_o...8v_TDI_29-81kW

                            São os mais económicos, nas suas variantes de 90 e 110cv.

                            São geralmente muito fiáveis e robustos, mas com a idade, aumentam as probabilidades de má manutenção / quilometragem elevada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                              O 1.5 dci é muito fiável mas... Não sei se está ao nível do tdi vp.

                              O tdci 90 é morto, já o 110 é porreirinho.


                              Eu preferia um focus mk2 ou um mazda 3 de 2008/09 a um a3 / leon / golf mais velhos, de 2001 ou 2002, sem dúvida.

                              Não gosto de carros velhos.
                              Eu falava do 90cv TDI, ainda com bomba EDC, esse surgiu em 94 ou 95 no Audi 80, se não estou em erro.
                              O 1.5dCi dessa altura (início dos 00s) não era muito fiável, tinham o problema nos bronzes das bielas.
                              Não havia 1.6 TDCi de 110cv, era de 105. É relativamente suave e anda bem até aos 140, depois queixa-se um bocado, mas o TDI é igual.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                Eu falava do 90cv TDI, ainda com bomba EDC, esse surgiu em 94 ou 95 no Audi 80, se não estou em erro.
                                O 1.5dCi dessa altura (início dos 00s) não era muito fiável, tinham o problema nos bronzes das bielas.
                                Não havia 1.6 TDCi de 110cv, era de 105. É relativamente suave e anda bem até aos 140, depois queixa-se um bocado, mas o TDI é igual.
                                Pensava que falavas dos últimos 1.5 dci

                                Sim, os primeiros eram cancros.

                                Em relação ao tdci estás enganado, nunca houve tdci 105, havia o 1.8 tdci de 115 e os 1.6 tdci de 90, 100 ou 109cv

                                Não tenho a certeza, mas penso que EDC são todas as bombas dos TDI vp.
                                Editado pela última vez por LuisPedro; 09 July 2018, 17:19.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                  Pensava que falavas dos últimos 1.5 dci

                                  Sim, os primeiros eram cancros.

                                  Em relação ao tdci estás enganado, nunca houve tdci 105, havia o 1.8 tdci de 115 e os 1.6 tdci de 90, 100 ou 109cv

                                  Não tenho a certeza, mas penso que EDC são todas as bombas dos TDI vp.
                                  Tens razão acerca dos TDCi.
                                  Quanto aos TDI de 90cv, os primeiríssimos que saíram vinham com umas bombas mais arcaicas, só a partir de 01/97 é que começaram a sair com bomba VP.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                    Com a sobrevalorização dos 1.9TDI, na lógica de economia e fiabilidade faz mais sentido comprar um motor mais recente e com menos kms pelos mesmo valores.

                                    Exemplo, em média um Golf de 2000 1.9 tdi de 110cv custa quase tanto como um Focus 1.6 110cv de 2006 com menos 100.000km em cima

                                    Ah e tal mas o 1.9 do Golf é melhor,
                                    Sim, mas e o desgaste, conforto, segurança, modernidade e fiabilidade do resto do carro com menos 5 anos em cima?
                                    Fiquei chocado com esses valores

                                    Ainda assim um Golf de 2000 alguma vez é melhor que um Focus de 2006 ? hahaha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                      O verdadeiro Tdi, mais fiável e à prova de praticamente tudo, será sempre o vp 110.

                                      Relativamente aos PD, mais avançados e agradáveis de conduzir, os mais fiáveis serão o 1.9 tdi 130cv ou até o 1.9 tdi pd 105cv, na sua versão sem FAP

                                      Relativamente aos 300.000, acho que nenhuma compra é razoável quando falamos em valores destes. Tenho um tdi com 315.000km, de motor está excelente... Mas um carro não se resume só ao motor...
                                      Pois de facto por vezes o motor até é o que está mais bem cuidado, depois os restantes componentes é que são por vezes tramados.

                                      Mas e o que dizes do TDI 100cv ? Na imprensa da época lembro-me de explicarem que era mais suave que o 90 e 110.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pelo que pesquisei os Seat Toledo 1.9 TDi de 110cv são dos com melhor preço.

                                        Em torno dos 4000€ com 200 000 e pouco km.

                                        Embora continue a ser bastante para um carro cm 14/15 anos

                                        Com um bom check-up numa oficina especializada, conseguirei prever o real estado do motor, ou será sempre uma incógnita?

                                        Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                          Pelo que pesquisei os Seat Toledo 1.9 TDi de 110cv são dos com melhor preço.

                                          Em torno dos 4000€ com 200 000 e pouco km.

                                          Embora continue a ser bastante para um carro cm 14/15 anos

                                          Com um bom check-up numa oficina especializada, conseguirei prever o real estado do motor, ou será sempre uma incógnita?

                                          Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk

                                          Dentro de alguns meses vou vender o meu toledo 110, neste momento com 315.000km, e vou fazer facilmente 4000€ com ele, sem me chatear muito... Mas o meu é um sport, não tem qualquer marca na chapa, interior impec, tem 1 registo, todas as provas de manutenção com material sempre do bom e do melhor...

                                          Comentário


                                            #22
                                            E como sabes que o vais vender assim?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Pois de facto por vezes o motor até é o que está mais bem cuidado, depois os restantes componentes é que são por vezes tramados.

                                              Mas e o que dizes do TDI 100cv ? Na imprensa da época lembro-me de explicarem que era mais suave que o 90 e 110.
                                              Sem dúvida, o 100cv é pd, tal como o 115. Infelizmente estes dois não gozam da mesma fiabilidade dos 130/150, grande parte dos periféricos dos 100/115 são diferentes e a coisa não correu tão bem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                E como sabes que o vais vender assim?
                                                Já tive propostas de 3500, 3750, 3800... Se calhar já o devia ter mandado

                                                O meu carro está muito bom de aspecto, não tem nada a ver com muitos que aparecem todos escafiados, interiores todos derretidos, jantes xuning.

                                                No marketplace do aço e dos tdi do facebook, vai em pouco tempo... Foi por lá um ibiza comercial de um amigo, ano 99 ou 2000, 90cv, modelo banal mais rafeiro e jantes norauto, quase 400.000km, 3500€...

                                                ah, colocou o anuncio numa sexta à noite, entregou o carro no fim de almoço do sábado seguinte.
                                                Editado pela última vez por LuisPedro; 09 July 2018, 19:31.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                  Dentro de alguns meses vou vender o meu toledo 110, neste momento com 315.000km, e vou fazer facilmente 4000€ com ele, sem me chatear muito... Mas o meu é um sport, não tem qualquer marca na chapa, interior impec, tem 1 registo, todas as provas de manutenção com material sempre do bom e do melhor...
                                                  Isso é que é muito importante.

                                                  Mais depressa comprava um carro nessas condições que um típico de 3 donos e uns oportunistas 180 mil KM.... duvidosos....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                    Sem dúvida, o 100cv é pd, tal como o 115. Infelizmente estes dois não gozam da mesma fiabilidade dos 130/150, grande parte dos periféricos dos 100/115 são diferentes e a coisa não correu tão bem.
                                                    o pd100 é um dos melhores pd e é tao ou mais fiavél que o 130 já o 115 têm alguns problemas nomeadamente de juntas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Concordo plenamente quando dizem que um carro não é só o motor.
                                                      Tenho em casa um Golf TDI 110cv e realmente, de motor, nada a apontar. Convém é levar uma esfrega de vez em quando para "desentupir". Isto porque quem anda com ele é a minha esposa e leva-o praticamente todos os dias para o trânsito em LX.
                                                      A questão agora, é que já tem problemas... não de TDI mas de PDI, e a manutenção tem sido a correcta e a tempo e horas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O 1.9 TDI 130cv para mim é o melhor, código de motor ASZ.

                                                        Eu já experimentei muitos, mas o de 130cv tem uma relação performance/consumo/fiabilidade muito muito boa. Gasta bem em cidade, mas depois em estrada ainda brilha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se queres um carro que ande bem e tenho muita força, o melhor é o PD 130cv, mas quando algo se estraga a manutenção é mais cara que um vp110cv.
                                                          Já tive tanto vp como PD, apenas troquei de um para o outro porque já não me satisfazia os 110cv (tinha um Seat Toledo) e ter uma caixa de 6v é sempre outra coisa.
                                                          Não estou aqui para criar guerras, mas existem comparar um Golf IV ou um A3 8L a um Focus de 2006 é para rir... Ja andei em ambos, o Focus é um carro bem construído, etc, mas está equiparado a um carro mais velho, isso quer dizer muito. Para não falar de que um 1.6hdi com 250000km é igual a ter um vp110 tdi com 500000km... Quantas vezes apanhamos ai na estrada Renaults e PSA's todos marados por causa dos FAP e a deitar mais fumo que os ditos ibizas fumarentos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                                            Se queres um carro que ande bem e tenho muita força, o melhor é o PD 130cv, mas quando algo se estraga a manutenção é mais cara que um vp110cv.
                                                            Já tive tanto vp como PD, apenas troquei de um para o outro porque já não me satisfazia os 110cv (tinha um Seat Toledo) e ter uma caixa de 6v é sempre outra coisa.
                                                            Não estou aqui para criar guerras, mas existem comparar um Golf IV ou um A3 8L a um Focus de 2006 é para rir... Ja andei em ambos, o Focus é um carro bem construído, etc, mas está equiparado a um carro mais velho, isso quer dizer muito. Para não falar de que um 1.6hdi com 250000km é igual a ter um vp110 tdi com 500000km... Quantas vezes apanhamos ai na estrada Renaults e PSA's todos marados por causa dos FAP e a deitar mais fumo que os ditos ibizas fumarentos?
                                                            Que raio de comparação a tua. Esses TDI 1.9 estão num patamar de fiabilidade superior, como o 2.0 HDI 90 e 110 que aí sim são comparáveis. Obviamente que um 1.6 HDI já é mais para comparar com o desgraçado do 2.0 TDI que de fiável não teve grande coisa.

                                                            Ora como sabes os antigos tractores TDI e HDI e tambem JTD entre outros marcaram tambem o fim de uma época em que os turbodiesel duravam uma vida e não tinham FAP.

                                                            De qualquer forma isso de dizer que um 1.6 HDI com 200 mil KM é igual a um 1.9 TDI com 500 mil é arriscado

                                                            Agora na situação que se falava de Focus 1.6 TDCI 250 mil KM de 2006 vs Golf de 2000 1.9 TDI com mesmo que apenas 200 mil, a minha escolha iria para o focus obviamente, embora com receio do FAP

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X