Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o melhor motor PD (mais fiável e económico)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
    Obviamente que sim. Já andar constante em ponta, com um VP original, a moer rotação, já é o que é... Numa emergência de origem médica que tive na Alemanha, necessitei de andar uns 30 km a fundo... andei uns 15 ou 20, depois disso o carro entrou em safe mode, ficou atmosférico, parei uns 15 minutos na estação de serviço e ele voltou ao normal, sem qualquer tipo de consequência... Na altura o meu carro tinha metade dos Kms que tem agora e estava original.

    O intercooler stock dos vp 110 é LATERAL, é quadrado e é mais pequeno que um palmo de mão... Para andar a insistir com pressões provavelmente 40 ou 50% acima do original (0.9b origem), com um intercooler ridículo como aquele (se for o caso) é mais que normal que aconteça, e volto a dizer, admiro-me não ter acontecido mais cedo.

    O motor morreu porque desalvorou, ficou sem oleo e andou até agarrar, segundo disse o mecânico no video que mostra o pistão destruido.
    Pois, e por falares nisso, nessa década de 90 e inicios de 2000 os motores evoluiram muito tambem em refrigeração. Até nas entradas de ar que desde há muitos anos já são bem mais generosas que antigamente.

    Lembro-me do 1.9 TD PSA que tinha intercooler mas tinha alguma tendência para sobreaquecer acima dos 150 km/h de velocimetro, por não ter radiador do óleo. Depois o 2.0 HDI 110 já tinha intercooler frontal e está sempre fresco.


    Mas depois no TDI 115 e 130 ou mesmo no 100, já traziam intercooler frontal ?

    Comentário


      #92
      Claro que não precisa...Os periféricos com vida inferior a esses kms nem precisam de ser mudados nem nada.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
        Claro que não precisa...Os periféricos com vida inferior a esses kms nem precisam de ser mudados nem nada.
        Não precisa porque é barato! Se o bloco partir que se lixe, pega-se em 500 paus e compra-se outro motor completo.

        É por estas e por outras que o pessoal das Ibizas troca de motor como quem troca de camisa

        Comentário


          #94
          Epá tu voltas a dizer A Ibiza e vamos ter um problema sério caraças !

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Pois, e por falares nisso, nessa década de 90 e inicios de 2000 os motores evoluiram muito tambem em refrigeração. Até nas entradas de ar que desde há muitos anos já são bem mais generosas que antigamente.

            Lembro-me do 1.9 TD PSA que tinha intercooler mas tinha alguma tendência para sobreaquecer acima dos 150 km/h de velocimetro, por não ter radiador do óleo. Depois o 2.0 HDI 110 já tinha intercooler frontal e está sempre fresco.


            Mas depois no TDI 115 e 130 ou mesmo no 100, já traziam intercooler frontal ?
            Dos vp 90 110 e pd 100 115 130 e 160, só o pd 160 (aka ibiza cupra tdi) é que trazia um FMIC generoso, sendo em todos os outros o pequenito lateral de 18x18 cm.

            Os pd 105, 2.0 140 e daí para a frente são todos frontais grandalhões.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
              Não precisa porque é barato! Se o bloco partir que se lixe, pega-se em 500 paus e compra-se outro motor completo.

              É por estas e por outras que o pessoal das Ibizas troca de motor como quem troca de camisa
              Um bloco vp ou pd old school partido? Até gostava de ver

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                Reprogramado, com 143cv, sempre a fundo... E partiu, mais ou menos, pelo pouco que vi sobre isso, foi o turbo que partiu enquanto ele ia acima de 220, coisa que só é possível com uma caixa diferente da original, e ele 'deixou' desalvorar ao ponto do motor ficar sem óleo e agarrar um pistão...

                Vejamos, andar muito acima da velocidade máxima original do carro, com o turbo a fazer pressão acima daquilo para que foi desenhado, a fundo em tiradas constantes.... Com 520.000km... Muito durou ele.
                Não andava sempre a fundo, nem fazia 4L de média a fundo.

                Ele não deixou desalvorar, o turbo de origem é que se deitou, porque? 520.000km sem manuntenção no turbo... Ele próprio admitiu que já devia de ter revisto o turbo.

                Ou seja, 500.000+km com óleos e filtros é coisa de net, no mundo real tens de fazer manuntenção a vários pontos se não.... Basta um retentor, uma abraçadeira de um tubo de água...

                Seja como for, dizer que um HDI aos 250.000km já deu o que tinha a dar e não faz 500.000km é só conversa de café... Tanto estafeta a rasgar com HDI em berlingos e Partners...

                Comentário


                  #98
                  Experiência que tenho com TDI's foi um VP90 no meu GOlf IV que ainda o tive durante 7 anos e um PD130 numa Passat que o meu teve.


                  A Passat foi comprada num Stand, marcava 150k (arredondado), o meu Golf marcava 192k KM's...

                  A Passat como estava a dar problemas elétricos o meu pai resolveu dar à troca para comprar uma Skoda Superb, o avaliador da Skoda teve a verificar uns registos e afinal ela na Alemanha teve um acidente grave aos 480k KM's e que por causa disso o chassis tinha sido reconstruído e havia a possibilidade de partir ao meio...

                  O Golf antes de vir para a minha mão afinal já andava na casa dos 320k KM's, teve um péssimo trato pelo antigo dono e tive de mudar imensa coisa no carro ao longo dos 7 anos que esteve comigo.


                  Fun Fact? Os motores eram a unica coisa fiável, a Passat tinha um trabalhar que era um relógio, impecável!
                  O VP90 apesar de as Touches já baterem também trabalhava bem, levou reprogramação para os 140 nas minhas mãos (mais os Bicos do VP110) e de motor nunca me deu despesas, o dinheiro gasto foi sempre com periféricos...

                  Comentário


                    #99
                    O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

                    Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                      Um bloco vp ou pd old school partido? Até gostava de ver
                      Já vi, com os meus olhos, tanto VPs como PDs partidos.
                      São fiáveis, especialmente os VP, e aguentam muita carga, mas que partem, partem. Nenhum material é isento de fadiga.
                      Editado pela última vez por brkncrss; 12 July 2018, 00:43.

                      Comentário


                        Então quando entram no gang dos 3xx...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

                          Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.
                          A maior parte não os faz porque em media cada tuga faz menos de 15Kkm ano, há muito pouca gente a fazer muitos km, e dos que há existem muitos que vão trocando de carros. Acaba por ser uma não questão.

                          Comentário


                            É um bocado por aí sim.

                            Nos segmento D e E é que se vê muitas máquina carregada de KM's.

                            Comentário


                              1.6tdci/ 1.6Mz-cd conheco uns 10 todos acima dos 250000kms... um ou outro já levou um Turbo porque se pusseram a inventar...

                              Curiosamente sei de um 1.6MZ-CD que à coisa de uns 4 meses atrás já levava 750.000kms no lombo... tinha levado uma embraiagem e um turbo, salvo erro.... portanto, um cancro

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                O meu velho 2.0 HDI 110 tambem levou alguma coisa mas de periféricos. Com quase 280 mil ( bem diferente de 400 mil ou 500 mil claro ) a única coisa de motor em si que se pode considerar avaria foi o tubo do intercooler que se rompeu na junção com o dito.

                                Estou curioso de saber se os 1.6 HDI e 1.6 TDI etc etc conseguem fazer o mesmo, mas não duvido.
                                Infelizmente as coisas já não são feitas para durar, aqui na empresa que trabalho temos uma Passat 1.6tdi que veio em nova para cá (é de 2016) e é sempre necessário acrescentar óleo antes da suposta quilometragem prevista! O que a VW diz? Que é normal…

                                tenho 2 vizinhos, um com uma Berlingo 1.6hdi de 2016 e outro com uma Partner de Maio/18, a Berlingo aos 36000km teve que levar DOIS injetores, coisa normal. A Partner com 2 semanas, acabada de sair da marca, faz mais barulho do rolamento de encosto que o meu carro com 12anos...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X