Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Incêndio na A12

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Incêndio na A12

    Depois de estar a ler na net e a ver nas notícias, compreendo que o efeito Pedrogão e respectivo instinto de sobrevivência assim como o chamado efeito manada tenha feito com muitos se metessem em contramao pela faixa de emergência podendo até dificultar as operações de socorro e pondo em risco a própria vida e a vida de outrem.

    Eu não seria o primeiro a voltar atrás, mas acredito que o '' efeito manada'' tivesse uma grande influência na minha decisão de fugir ou não.

    E vocês?


    Edit: Apenas um esclarecimento, não estou a criticar quem fugiu. Eu próprio provavelmente o faria depois de ver meia dúzia voltar atrás.
    Editado pela última vez por Taurus; 21 July 2018, 20:16.

    #2
    Depende de vários factores a decisão de fugir ou não, por ex, se estiver sozinho no carro é uma coisa, outra seria estivesse com crianças. Estas coisas são fáceis de avaliar sofá em casa, no local o pânico surge com facilidade.

    Acredito que o efeito Pedrogão esteja lá e ainda vão passar muitos anos para cair no "esquecimento".

    Comentário


      #3
      Eu apenas me questiono para que servem estes coisos que estão espalhados por todas as auto estradas

      brisawazerautoestrada.jpg

      Comentário


        #4
        É a falta de confiança nas instituições, nomeadamente proteção civil/polícia/bombeiros.

        Mas ocuparem a berma é uma infração mto grave. Mas como os polícias de trânsito andam entretidos na caça à multa tá td bem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
          É a falta de confiança nas instituições, nomeadamente proteção civil/polícia/bombeiros.

          Mas ocuparem a berma é uma infração mto grave. Mas como os polícias de trânsito andam entretidos na caça à multa tá td bem.
          Depois de mais de cem mortes recentes e em duas ocasiões distintas é ceto que as instituições não cumprem a sua função da melhor forma.

          Comentário


            #6
            Hoje foi o pânico novamente, as pessoas têm em memória o que se passou e à mínima coisa entram em pânico. Não houve perigo nenhum.. Só o que as pessoas causaram.

            Infelizmente vai acontecer muitas vezes

            Comentário


              #7
              Pelo menos desta vez a polícia não estava lá a indicar-lhes a estrada por onde deviam ir morrer...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por point Ver Post
                Eu apenas me questiono para que servem estes coisos que estão espalhados por todas as auto estradas

                [ATTACH=CONFIG]144827[/ATTACH]
                muito resumidamente para nada, raramente estão actualizados... estarem lá ou não é a mesma coisa...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por point Ver Post
                  Eu apenas me questiono para que servem estes coisos que estão espalhados por todas as auto estradas

                  [ATTACH=CONFIG]144827[/ATTACH]
                  A partir do momento que esses placares anunciam o uso das luzes de cruzamento e as pessoas continuam de DRL ligadas... Diz muito da atenção que as pessoas lhes tomam.

                  Ninguém poderá dizer o que faria naquela situação mas é compreensível o medo das pessoas. Já as autoridades, uma vergonha, nem um veiculo de apoio

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                    Eu apenas me questiono para que servem estes coisos que estão espalhados por todas as auto estradas

                    [ATTACH=CONFIG]144827[/ATTACH]
                    Servem para dizer: "Reduza a velocidade em caso de chuva".

                    De resto, nos incêndios de Outubro aconteceu exactamente o contrário do que se fala aqui: aquele famoso e arrepiante vídeo do "hellride" em plena A17, sempre em frente, sem sequer pensar em parar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por point Ver Post
                      Eu apenas me questiono para que servem estes coisos que estão espalhados por todas as auto estradas

                      [ATTACH=CONFIG]144827[/ATTACH]
                      Sempre é mais útil do que ter a hora, mas de facto serve para pouco mais.

                      Comentário


                        #12
                        E serve para insultar, quando metem ANIMAL, REDUZA A VELOCIDADE

                        Comentário


                          #13
                          Servem para excluir a responsabilidade das concessionárias e seguradoras quando há um obstáculo na via que causa um sinistro. Alegam sempre que colocaram uma mensagem nesses placares. Um pequeno investimento que lhe safa de uns milhares. E ainda cria a ilusão que temos estradas modernas e que aquilo que pagamos para as usar tem justificacao.

                          Não é para segurança dos condutores, é para eles.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                            Pelo menos desta vez a polícia não estava lá a indicar-lhes a estrada por onde deviam ir morrer...
                            Isso é uma visão redutora e enviesada de toda a situação daquele dia.

                            Comentário


                              #15
                              O ano passado estive numa situação parecida mas correu tudo bem, creio até que fui comentando no tópico dos incêndios.

                              Basicamente apanhei a A1 cortada devido a um incêndio a seguir à área de serviço da Mealhada. Ficámos parados antes da AS mas lembro-me bem do ambiente de desconforto que estava nos condutores que estavam lá parados: Pedrógão tinha sido há pouco mais de um mês, não havia informações e via-se o fogo "ali ao lado". Havia gente a dizer que ia fazer inversão de marcha e ainda houve um ou dois que tentaram a inversão de marcha pela berma mas não foram longe.

                              Entretanto chegou a Polícia e organizaram as coisas, abriu-se o rail e acabaram por escoar ordeiramente o pessoal.

                              Acho que enquanto as pessoas se lembrarem do que aconteceu há 1 ano qualquer situação que envolva carros parados com um incêndio à frente vai ser susceptível de arranjar uma confusão destas.

                              Comentário


                                #16
                                O que se passou hoje foi mais uma para o caderno de o que é que não se deve fazer. Mas estando em Portugal, se ele faz, eu também, e assim entopem 3+1 vias, em caso de necessidade de passar um veículo em urgência para alguém lá na frente, queria ver de quem era a culpa, iam culpar todos menos os irresponsáveis que fizeram a inversão de marcha.
                                Tanto quanto se sabe dava para passar, desta vez o perigo era muito pouco, penso que fosse apenas fumo, com as devidas precauções(utilizando os piscas, luzes e velocidade moderada) passavam.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que é preciso um pouco de calma a culpar os condutores que inverteram a marcha.

                                  1º porque a formação para estes casos é pouca. Devia haver mais informação e sensibilização para o que fazer nestes casos
                                  2º há que ver que o 112 não deu qualquer informação útil e disse para fazer queixa às entidades competentes ( really ? )
                                  3º há muita gente com o trauma do ano passado....e compreende-se porquê....

                                  Mas que é um problema, é.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                    muito resumidamente para nada, raramente estão actualizados... estarem lá ou não é a mesma coisa...
                                    Tambem servem para dizer " Painel em testes " ...ou " . . " ou " circule com precaução no túnel "

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Hoje foi o pânico novamente, as pessoas têm em memória o que se passou e à mínima coisa entram em pânico. Não houve perigo nenhum.. Só o que as pessoas causaram.

                                      Infelizmente vai acontecer muitas vezes
                                      Felizmente que neste caso não se passou nada de mais.. mas realmente é verdade isso do pânico.. se eu também fosse na estrada e começasse a ver as pessoas a inverterem a marcha e a andar em sentido contrário, instintivamente ficava aflito e muito provavelmente faria o mesmo..

                                      Espero que no futuro estas situações comecem a ficar mais relativizadas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                        A partir do momento que esses placares anunciam o uso das luzes de cruzamento e as pessoas continuam de DRL ligadas... Diz muito da atenção que as pessoas lhes tomam.
                                        ??

                                        Alguém pode elaborar? Que se passa mesmo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Usam as drl em vez de ligarem os médios.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Eu acho que é preciso um pouco de calma a culpar os condutores que inverteram a marcha.

                                            1º porque a formação para estes casos é pouca. Devia haver mais informação e sensibilização para o que fazer nestes casos
                                            2º há que ver que o 112 não deu qualquer informação útil e disse para fazer queixa às entidades competentes ( really ? )
                                            3º há muita gente com o trauma do ano passado....e compreende-se porquê....

                                            Mas que é um problema, é.
                                            0 112 serve para pedir socorro em caso de emergência (bombeiros, polícia, etc). Não serve para prestar informações. É fulcral utilizar o 112 apenas para aquilo que lhe compete porque qualquer perda de tempo pode significar o atraso no socorro a outras pessoas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Tambem servem para dizer " Painel em testes " ...ou " . . " ou " circule com precaução no túnel "
                                              Ou quando chove torrencialmente e avisam que o piso está molhado , no shit Einstein

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                0 112 serve para pedir socorro em caso de emergência (bombeiros, polícia, etc). Não serve para prestar informações. É fulcral utilizar o 112 apenas para aquilo que lhe compete porque qualquer perda de tempo pode significar o atraso no socorro a outras pessoas.
                                                Brincamos, não ?

                                                Dizer às pessoas para onde podem fugir em caso de necessidade ? E mesmo que o 112 não saiba, devia dizer às pessoas para onde ligar ou transferi chamadas , diria eu !

                                                Ou queres que as pessoas em pânico liguem para um 760 ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por soulrebel Ver Post
                                                  Isso é uma visão redutora e enviesada de toda a situação daquele dia.
                                                  Pois é, é, mas não fecharam a estrada, deram indicações a alguns para irem exactamente por lá...e lá morreram dezenas.

                                                  Redutor, foi terem passaram todos incólumes e em silêncio durante o processo após a tragédia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                    Pois é, é, mas não fecharam a estrada, deram indicações a alguns para irem exactamente por lá...e lá morreram dezenas.

                                                    Redutor, foi terem passaram todos incólumes e em silêncio durante o processo após a tragédia.

                                                    Alguma vez tentaram entrevistar o policia que direccionou as pessoas para a tal estrada?
                                                    As pessoas esquecem-se, mas esse também deve ter ficado num estado lastimável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sou do grupo dos extremistas radicais

                                                      Limpar a carta a essa gente toda, fim! Risco enorme e criminoso inversões em vias de um único sentido!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Brincamos, não ?

                                                        Dizer às pessoas para onde podem fugir em caso de necessidade ? E mesmo que o 112 não saiba, devia dizer às pessoas para onde ligar ou transferi chamadas , diria eu !

                                                        Ou queres que as pessoas em pânico liguem para um 760 ?
                                                        Não, não brincamos. Não brincamos mesmo. Não faz parte das funções do 112 dar informações sobre uma situação qualquer de emergência civil. Quem ligar para lá a querer saber essas coisas está a fazê-los perder o seu tempo. O 112 serve para tu reportares emergências, e não para eles te fazerem um reporte a ti.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                          Não, não brincamos. Não brincamos mesmo. Não faz parte das funções do 112 dar informações sobre uma situação qualquer de emergência civil. Quem ligar para lá a querer saber essas coisas está a fazê-los perder o seu tempo. O 112 serve para tu reportares emergências, e não para eles te fazerem um reporte a ti.
                                                          Mas quais reportes porra.

                                                          As pessoas entenderam que estavam em perigo !

                                                          Alguém alguma vez lhes disse para em situações semelhantes o que devem fazer ?

                                                          Atrás do teclado somos todos bué sangue frio e racionais e tudo mais, desculpa lá que de diga....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Mas quais reportes porra.

                                                            As pessoas entenderam que estavam em perigo !

                                                            Alguém alguma vez lhes disse para em situações semelhantes o que devem fazer ?

                                                            Atrás do teclado somos todos bué sangue frio e racionais e tudo mais, desculpa lá que de diga....
                                                            Ou seja, por causa de alguns meteu-se todos em perigo! Imagina que ias descansado da tua vida na A12 e levas com um daqueles que vão em contra-mão! Queria ver de quem era a culpa e especialmente se houvesse mortes (devia ser dos bombeiros...)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X