Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Génova. Ponte colapsa sobre autoestrada.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
    Os tirantes são sempre em aço. Podem é ser revestidos de betão. O betão quase não resiste à tração.
    'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'


    Foi daqui que tirei

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
      Tens o exemplo da Ponte Luís I no Porto. Já passei a pé muitas vezes, quer no tabuleiro de cima, quer no de baixo, e aquela porcaria abana por todo o lado. Então quando passa o metro...
      Ainda bem que assim o é.. No dia que deixe de abanar vais dar um mergulho ao rio.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
        O Norte e o Sul de Itália na prática são dois países diferentes em termos de desenvolvimento, o Norte é mais próximo da França/Suíça, o Sul mais próximo dos Balcãs.

        Até há uma imagem muito conhecida que exemplifica isso:



        Mas atenção que o interior de Portugal também não é propriamente muito desenvolvido. Todos os países têm as suas zonas mais pobres.
        Sim,isso já tinha reparado,e os meus amigos como são de Lecce,não podem ver os do norte,já ouvi com cada teoria e retórica[emoji23]🤣

        Comentário


          #94
          isso é a ponte Morandi? Parece noutro sítio.

          Bem, seja como for : ASSUSTADOR !

          Comentário


            #95
            Geralmente os pilares cedem por problemas nas fundações ou perto delas. Mas isso não tem nada a ver com o caso ( as imagen não permitem concluir nada) , é apenas o que se vê mais habitualmente em pontes e outras estruturas pesadas...

            A ideia que fica de olhar para as imagens é que alguma coisa cedeu na parte de cima mas parece-me ser mai ilusão do que outra coisa.

            A minha opinião geral é de que alguém(s) ( leia-se políticos, autarcas, grupos económicos etc) se atravessou para manter a estrutura em funcionamento provavelmente com base em inspecções desfavoráveis.

            Mas isso é comum: se fosse tudo "by the book" com base em critérios rigorosos e objectivos puramente técnicos: podiam encerrar as pontes todas.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
              Vejam com atenção e digam se observam o mesmo que eu:
              Parece-me ver um dos pilares a tombar "para cá" e depois o outro a tombar para lá.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'


                Foi daqui que tirei
                O pré-esforço do betão é feito por cabos de aço.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                  'Morandi's cable-stayed bridges are characterised by very few stays, often as few as two per span, and often with the stays constructed from prestressed concrete rather than the more usual steel cables'


                  Foi daqui que tirei
                  Eu vi na TV mas olha que porra: ao fim de 50 anos é que perceberem que era assim construida? Obviamente que era assim pq estava calculado para ser assim.

                  São opções técnicas ou arquitectónicas...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    isso é a ponte Morandi? Parece noutro sítio.

                    Bem, seja como for : ASSUSTADOR !
                    É noutro sitio, mas pode servir de exemplo até onde pode ir a falta de manutenção.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Geralmente os pilares cedem por problemas nas fundações ou perto delas. Mas isso não tem nada a ver com o caso ( as imagen não permitem concluir nada) , é apenas o que se vê mais habitualmente em pontes e outras estruturas pesadas...

                      A ideia que fica de olhar para as imagens é que alguma coisa cedeu na parte de cima mas parece-me ser mai ilusão do que outra coisa.

                      A minha opinião geral é de que alguém(s) ( leia-se políticos, autarcas, grupos económicos etc) se atravessou para manter a estrutura em funcionamento provavelmente com base em inspecções desfavoráveis.

                      Mas isso é comum: se fosse tudo "by the book" com base em critérios rigorosos e objectivos puramente técnicos: podiam encerrar as pontes todas.
                      Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.

                      O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Eu vi na TV mas olha que porra: ao fim de 50 anos é que perceberem que era assim construida? Obviamente que era assim pq estava calculado para ser assim.

                        São opções técnicas ou arquitectónicas...
                        Durante 50 anos aguentou e há 2 anos sofreu obras de manutenção. Se calhar o sofreu é mesmo literal. Ou não.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.

                          O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.
                          Foi um raio que atingiu a ponte e derreteu a ligação entre um pilar e um tirante
                          Está explicado. Podem publicar o relatório.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Também não será tanto assim. Terás análise de riscos por factor de risco e risco evidente de colapso nunca poderia ser negligenciado.

                            O que me parece é que uma parte do tabuleiro cedeu tendo provocado desequilíbrio nas tensões do pilar e com isso o colapso total. Tenho no meu cv muitas centenas de pontes construídas.

                            Mas o risco existe sempre. Sobretudo num estrutura com 50 anos. Um relatório de inspecção facilmente demonstra os podres duma estrutura destas ( parece-me até tarefa fácil) e depois há dois caminhos: ou existe legislação clara e objectiva com critérios ( aprovado ou reprovado) e o assunto resolve-se bem. Ou então: as autoridades ( partes interessadas) atravessam-se com pareceres de peritos a favor e contra ( criando um controvérsia propositada) e a coisa vai seguindo até cair ou até que exista uma falha mais ou menos significativa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                              Foi um raio que atingiu a ponte e derreteu a ligação entre um pilar e um tirante
                              Está explicado. Podem publicar o relatório.
                              Isto não é a brincar. Na primeira noticia que ouvi, falavam de um raio que atingiu a ponte imediatamente antes do colapso.
                              O raio ainda vai dar que falar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                Segundo o DN:

                                A ponte Morandi colapsou esta terça-feira, em Génova, na Itália. A infraestrutura com 50 anos já foi alvo de muitas críticas e polémicas. Uma ponte da Venezuela, com o mesmo arquiteto, colapsou em 1964.
                                Esta noticia merecia um estalo na tromba de quem a publicou.
                                Se leres o texto verás que a ponte referida caíu devido ao embate de um petroleiro.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Esta noticia merecia um estalo na tromba de quem a publicou.
                                  Se leres o texto verás que a ponte referida caíu devido ao embate de um petroleiro.
                                  Onde eu vi foi aqui:

                                  Esqueceram-se do petroleiro. Jornaleiros...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    Esta noticia merecia um estalo na tromba de quem a publicou.
                                    Se leres o texto verás que a ponte referida caíu devido ao embate de um petroleiro.
                                    Pois a pressa de querer ser o primeiro meio a dar a notícia dá nisto.

                                    Originalmente Colocado por manelov
                                    O raio ainda vai dar que falar.
                                    Bem, uma coisa podemos desde já concluir, não foi trovoada seca.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      Mas o risco existe sempre. Sobretudo num estrutura com 50 anos. Um relatório de inspecção facilmente demonstra os podres duma estrutura destas ( parece-me até tarefa fácil) e depois há dois caminhos: ou existe legislação clara e objectiva com critérios ( aprovado ou reprovado) e o assunto resolve-se bem. Ou então: as autoridades ( partes interessadas) atravessam-se com pareceres de peritos a favor e contra ( criando um controvérsia propositada) e a coisa vai seguindo até cair ou até que exista uma falha mais ou menos significativa.
                                      Por isso mesmo falei em risco evidente. Basta estar no ar para existir risco de cair. A questão é quando esse risco é elevado de forma evidente, de foi detectado, por quem, e o que foi feito, ou não feito.

                                      Comentário


                                        https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/20...4-na-Venezuela

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                          Isto não é a brincar. Na primeira noticia que ouvi, falavam de um raio que atingiu a ponte imediatamente antes do colapso.
                                          O raio ainda vai dar que falar.
                                          Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post



                                          Bem, uma coisa podemos desde já concluir, não foi trovoada seca.
                                          Fez-me lembrar a cegonha.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Coisas destas existem em todo o lado. Ainda recentemente aconteceu nos EUA. A gravidade á uma coisa chata...

                                            Estes riscos fazem parte de viver na sociedade que vivemos.
                                            Bruno de Carvalho, és tu?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                              (...)
                                              Alguém ficou com uma história para contar ...
                                              Ao psicanalista…
                                              Isto não é fácil de digerir. É fácil ficar em choque ao ver uma coisa destas.

                                              Comentário


                                                Era interessante saber se a Máfia (empresas de construção ligadas) teve algum papel na construção ou manutenção da ponte...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Ao psicanalista…
                                                  Isto não é fácil de digerir. É fácil ficar em choque ao ver uma coisa destas.
                                                  Está em choque, deu agora na TV.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                    Fez-me lembrar a cegonha.
                                                    O apagão de 2004 ?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                      Está em choque, deu agora na TV.
                                                      Pois, perfeitamente compreensível.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                                        Era interessante saber se a Máfia (empresas de construção ligadas) teve algum papel na construção ou manutenção da ponte...
                                                        já me fiz essa pergunta também!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                                          Era interessante saber se a Máfia (empresas de construção ligadas) teve algum papel na construção ou manutenção da ponte...

                                                          No meu post inicial não quis ir por aí, pois não há provas, mas...

                                                          Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
                                                          Há uns anos atrás vi uma reportagem acerca da construção de varias infraestruturas em italia em que não se seguiu o que estavano projecto no que concerne a varios factores, entre eles a quantidade e qualidade de certos elementos, como betão e aço

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Pois, perfeitamente compreensível.
                                                            Era a segunda passagem naquela ponte, de regresso ao armazém, depois da distribuição, basta pensar que 1Km/h mais depressa, e não estava cá para contar a história...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                              Era a segunda passagem naquela ponte, de regresso ao armazém, depois da distribuição, basta pensar que 1Km/h mais depressa, e não estava cá para contar a história...
                                                              E os que tinham acabado de passar e nem olharam para trás?

                                                              Se, se, se...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X