Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caldeira a gasóleo antiga. Vale a pena trocar por nova?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caldeira a gasóleo antiga. Vale a pena trocar por nova?

    Olá,

    Tenho em casa uma caldeira a gasóleo, utilizada não só para o aquecimento central mas também para aquecimento de águas. Os últimos anos para cá tem-se gasto em média 2.000€ anuais em gasóleo.

    A caldeira em questão já tem alguns anos, é uma caldeira Celini Aries Acu 20S, não está a dar problemas, mas tendo já alguns anos pode estar ultrapassada.

    Gostava de perguntar se vale a pena trocá-la por uma nova, que poderá ser mais eficiente/menos bêbada, ou se há até uma forma alternativa para aquecimento de água/aquecimento central, que não implique gastos malucos com equipamento/instalação.
    O objectivo é poupar algum dinheiro nas contas anuais, e se possível recuperar o investimento numa quantidade de anos que não implique necessitar dos dedos dos pés para até lá contar.

    #2
    As novas trazem fap?

    Comentário


      #3
      Isso o melhor é ir logo para uma caldeira eléctrica e carregar em bi-horário que é mais barato. Se tiveres algum PCR perto, melhor ainda, que ainda são grátis. Quando forem a pagar metes painéis fotovoltaicos e um galo eólico.

      O diesel está acabado.

      Comentário


        #4
        A quantidade de caldeiras a gasoleo, pelo menos na minha zona, é avassaladora, os consumos e emissões durante o inverno deverão ser superiores ao dos carros. Um vizinho que tem um hibrido tem uma caldeira a gasoleo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
          As novas trazem fap?
          Fap?

          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Isso o melhor é ir logo para uma caldeira eléctrica e carregar em bi-horário que é mais barato. Se tiveres algum PCR perto, melhor ainda, que ainda são grátis. Quando forem a pagar metes painéis fotovoltaicos e um galo eólico.

          O diesel está acabado.
          Com PCR estás a falar daqueles postos de abastecimento para carros elétricos? Não tenho disso aqui perto.

          Que alterações são necessárias fazer para se trocar para caldeira elétrica? É tão simples como trocar a caldeira, ou há mais outras instalações a fazer/alterar?

          Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
          A quantidade de caldeiras a gasoleo, pelo menos na minha zona, é avassaladora, os consumos e emissões durante o inverno deverão ser superiores ao dos carros. Um vizinho que tem um hibrido tem uma caldeira a gasoleo
          É o que se meteu na altura. Não dá muito trabalho, 2 vezes por ano vêem abastecer o depósito, e está feito. Nunca se pensou em trocar para outra coisa, mas verdade seja dita também nunca me informei se havia alternativa mais viável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
            Fap?

            Que eu saiba as caldeiras a gasoleo não possuem fap, tal como todos os meios de aquecimento cujo combustivel são fosseis (gasoleo, lenha, carvão, gas, etc...) durante o inverno, especialmente ao final da tarde / noite, é frequente formar-se uma nevoa densa (smog) nas zonas residenciais devido a queima desses combustiveis para aquecimento. Mas disso ninguem fala

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
              A quantidade de caldeiras a gasoleo, pelo menos na minha zona, é avassaladora, os consumos e emissões durante o inverno deverão ser superiores ao dos carros. Um vizinho que tem um hibrido tem uma caldeira a gasoleo
              Agora que falas nisso, tenho um familiar que deve gastar uns 2000 litros de gasóleo de aquecimento por ano. Eu seguramente não gasto isso com um carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                Fap?



                Com PCR estás a falar daqueles postos de abastecimento para carros elétricos? Não tenho disso aqui perto.

                Que alterações são necessárias fazer para se trocar para caldeira elétrica? É tão simples como trocar a caldeira, ou há mais outras instalações a fazer/alterar?



                É o que se meteu na altura. Não dá muito trabalho, 2 vezes por ano vêem abastecer o depósito, e está feito. Nunca se pensou em trocar para outra coisa, mas verdade seja dita também nunca me informei se havia alternativa mais viável.
                Estava no gozo sobre VE vs diesel.

                Mas usar uma bomba de calor é do mais eficiente que podes meter, especialmente se associares a produção própria de energia eléctrica.

                Biomassa é outra boa alternativa, mas já dependerá do valor a que arranjas depois os consumíveis.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Agora que falas nisso, tenho um familiar que deve gastar uns 2000 litros de gasóleo de aquecimento por ano. Eu seguramente não gasto isso com um carro.
                  A lenha/briquettes/pelletts polui tanto ou mais que uma caldeira a gasoleo, mas aposto que há muitos pseudo-ecologicos que têm uma ou duas a queimar dia e noite durante o inverno enquanto conduzem o seu prius

                  Comentário


                    #10
                    Bomba de calor para AQS e biomassa para aquecimento. Se a de biomassa tiver pedal para ainda dar uma ajuda na bomba, ainda melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
                      A lenha/briquettes/pelletts polui tanto ou mais que uma caldeira a gasoleo, mas aposto que há muitos pseudo-ecologicos que têm uma ou duas a queimar dia e noite durante o inverno enquanto conduzem o seu prius
                      Não só polui menos como é considerada ecologicamente neutra: na teoria a biomassa já absorveu CO2 durante a vida, que vai libertar na queima.
                      O gasóleo tem vantagem clara na energia que produz por kg consumido, mas de resto....

                      Comentário


                        #12
                        PS: Convém alertar para o trabalho que dá limpar uma caldeira a pellets: é um trabalho regular e sujo.

                        Comentário


                          #13
                          A melhor solução é caldeira a lenha. Dá para aproveitar os radiadores existentes, e em vez de gastar 2000€ gasta 200€ ou lenha ou menos.

                          Basta umas cavacas à noite e tem a casa aquecida, e água quente de manhã.

                          Para o verão esquentador e se quiser painel solar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                            Não só polui menos como é considerada ecologicamente neutra: na teoria a biomassa já absorveu CO2 durante a vida, que vai libertar na queima.
                            O gasóleo tem vantagem clara na energia que produz por kg consumido, mas de resto....
                            Não polui menos, antes pelo contrario, o gasoleo polui menos que a lenha e seus derivados, até o carvão numa queima optimizada polui menos que a lenha.

                            Essa do ecologicamente neutra..... essa e muito boa como se o cescimento das plantas e a sua fotossíntese estivessem dependentes disso. É incrivel a ginastica mental que algumas pessoas fazem para poderem poluir livremente e continuarem a achar-se ecologicos

                            então de acordo com essa teoria, quem "fizer x filhos" teria o direito absurdo de tirar a mesma quantidade de vidas e nao ir preso, pois estaria a ser neutro


                            edit: e depois com o tratamento/deposição/decomposição dos residuos da queima lá se vai essa neutralidade para o boneco
                            Editado pela última vez por AKA6; 14 August 2018, 23:34.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
                              Não polui menos, antes pelo contrario, o gasoleo polui menos que a lenha e seus derivados, até o carvão numa queima optimizada polui menos que a lenha.

                              Essa do ecologicamente neutra..... essa e muito boa como se o cescimento das plantas e a sua fotossíntese estivessem dependentes disso. É incrivel a ginastica mental que algumas pessoas fazem para poderem poluir livremente e continuarem a achar-se ecologicos

                              então de acordo com essa teoria, quem "fizer x filhos" teria o direito absurdo de tirar a mesma quantidade de vidas e nao ir preso, pois estaria a ser neutro


                              edit: e depois com o tratamento/deposição/decomposição dos residuos da queima lá se vai essa neutralidade para o boneco
                              Se te tivesses ficado pelo 'edit' tinhas motivos reais para discussão, porque são questões reais.
                              Já o resto mostra que não pescas um testículo do assunto.

                              Comentário


                                #16
                                O melhor é a pellets, por isso o melhor é substituir por uma caldeira a pellets.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                  Se te tivesses ficado pelo 'edit' tinhas motivos reais para discussão, porque são questões reais.
                                  Já o resto mostra que não pescas um testículo do assunto.

                                  e este pobre argumento demostra o que? que tu pescas nada de nada






                                  Comentário


                                    #18
                                    Se tiveres gás natural, equaciona uma caldeira a gás, de condensação (muito eficientes).

                                    São caldeiras relativamente baratas de instalar, com pouca manutenção, sem limpeza, e sem ter que andar a carregar lenha ou pellets.

                                    Em termos de gastos não devem ficar muito mais caras que pellets.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Se tiveres gás natural, equaciona uma caldeira a gás, de condensação (muito eficientes).

                                      São caldeiras relativamente baratas de instalar, com pouca manutenção, sem limpeza, e sem ter que andar a carregar lenha ou pellets.

                                      Em termos de gastos não devem ficar muito mais caras que pellets.
                                      Tenho uma dessas que funciona 24/24h a aquecer a casa toda (ando de tshirt em casa o ano todo) e gastei no último ano uma média de 50€ por mês, incluindo AQS e fogão.

                                      A manutenção é nula, não dá trabalho nenhum, e é de uma tranquilidade que não se paga.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não me parece que tenha acesso a gás natural.

                                        Essas caldeiras de condensação são mais eficientes? Qual a diferença para as antigas?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AKA6 Ver Post
                                          e este pobre argumento demostra o que? que tu pescas nada de nada


                                          Ainda cheiras a leite. Não tens pedal para isto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                                            A melhor solução é caldeira a lenha. Dá para aproveitar os radiadores existentes, e em vez de gastar 2000€ gasta 200€ ou lenha ou menos.

                                            Basta umas cavacas à noite e tem a casa aquecida, e água quente de manhã.

                                            Para o verão esquentador e se quiser painel solar.
                                            O problema é que se não há ninguém em casa não há aquecimento. A lenha é interessante mas falha como fonte principal de aquecimento, por depender de alguém para a ligar e manter acesa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                              O problema é que se não há ninguém em casa não há aquecimento. A lenha é interessante mas falha como fonte principal de aquecimento, por depender de alguém para a ligar e manter acesa.
                                              Efectivamente. Mas as caldeiras não são como as lareiras, aguentam mais o lume. E o depósito de água serve para isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Estava no gozo sobre VE vs diesel.

                                                Mas usar uma bomba de calor é do mais eficiente que podes meter, especialmente se associares a produção própria de energia eléctrica.

                                                Biomassa é outra boa alternativa, mas já dependerá do valor a que arranjas depois os consumíveis.
                                                Ou tens solar em casa ou és sócio da EDP, senão nem vale a pena pensar muito numa.. uma caldeira dessas a trabalhar diariamente é um tombo na conta da luz que nem é bom pensar.
                                                E depois convém recordar que consoante a casa o quadro pode não aguentar com uma caldeira dessas..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Se tiveres gás natural, equaciona uma caldeira a gás, de condensação (muito eficientes).

                                                  São caldeiras relativamente baratas de instalar, com pouca manutenção, sem limpeza, e sem ter que andar a carregar lenha ou pellets.

                                                  Em termos de gastos não devem ficar muito mais caras que pellets.
                                                  Se tem aquecimento a gasóleo é porque vive numa moradia e sugerir uma a gás natural não é viável porque vai gastar quase o mesmo, vou explicar, a uns anos atrás o meu vizinha fez essa troca e passado um ano fez as contas e realmente poupou dinheiro com essa troca, já não me lembro muito bem dos valores mas a diferença era tipo 150 euros, não esquecer que foi a uns anos e o litro do gasóleo ainda estava a preços baixos, depois de ter falado com ele e mais alguns todos recomendaram a caldeira a gás e eu como tinha sido aldrabado, fui iludido uns anos antes a colocar acumuladores de calor, para quem não sabe são aparelhos com uns tijolos dentro, pesados como tudo e durante a noite (bi horário) ligavam e acumulavam o calor para libertar durante o dia, conclusão gastei dinheiro para passar o inverno ao frio, pode ser bom para sítios amenos e apartamentos, que basta o vizinho de baixo e o de cima terem aquecimento ligado para o do meio quase não precisar de ligar o seu , continuando, lá troquei aquela porcaria e coloquei aquecimento a gás, tudo muito bem, mas as facturas do gás não eram meigas, mas ao menos aquecia mais do que sistema anterior, passado uns tempos falaram nas pellets e decidi colocar um recuperador a pellets ligado ao aquecimento central, ou seja, neste momento tenho os 2 sistemas e posso escolher ligar um ou outro, sabem qual tem funcionado? A pellets porque poupo metade do que gastava com o gás, dà mais trabalho, é preciso perder 5 min por dia a limpar e meter lá pellets mas compensa por aquilo que poupo, falaram mais acima de recuperadores a lenha, esqueçam, para aquecer é preciso andar a colocar lenha que nunca mais acaba e não liga sozinha, por isso que digo neste momento o melhor é a pellets, como disse em casa tenho os 2 sistemas e a caldeira a Gás só me serve para água quente, também tenho ar condicionado que ligo só no verão porque de inverno com temperaturas baixas ou negativos, não é eficiente e ainda tenho recuperador a lenha numa divisão, dito isto e por experiência recomendo aquecimento a pellets.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para mim os melhores é pellets ou de lenha com chama invertida.
                                                    Em todo o caso as pellets é mais agradável de carregar e limpar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                                                      A melhor solução é caldeira a lenha. Dá para aproveitar os radiadores existentes, e em vez de gastar 2000€ gasta 200€ ou lenha ou menos.

                                                      Basta umas cavacas à noite e tem a casa aquecida, e água quente de manhã.

                                                      Para o verão esquentador e se quiser painel solar.
                                                      Por cá tambem tenho recuperador, só para aquecimento do ar, não associei às aguas quentes, e pelo menos este ano já vou em 300€ em lenha, só para os meses de frio, regra geral, nov/dez/jan/fev/mar e só das 18h as 23h e tem sido assim estes invernos. Agora para o ano todo em lenha tambem fica caro e dá muito mais trabalho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        300€ da à Volta de 4 toneladas! Acho muita lenha!
                                                        Eu gastava meia tonelada por ano no inverno com a salamandra.
                                                        Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                                                        Por cá tambem tenho recuperador, só para aquecimento do ar, não associei às aguas quentes, e pelo menos este ano já vou em 300€ em lenha, só para os meses de frio, regra geral, nov/dez/jan/fev/mar e só das 18h as 23h e tem sido assim estes invernos. Agora para o ano todo em lenha tambem fica caro e dá muito mais trabalho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Caldeira a gasóleo antiga. Vale a pena trocar por nova?

                                                          1975, o sistema de pellets pode ligar com programação?

                                                          Tux: o que é isso de chama invertida?
                                                          Editado pela última vez por typerfan; 15 August 2018, 09:22.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O sistema de pellets liga e desliga à hora que quiseres desde de que tenha lá combustível.

                                                            O sistema chama invertida é uma caldeira em que a chama é vai para baixo por meio de ventilação em vê de ir para cima. A vantagem é a autonomia.
                                                            Uma caldeira a lenha normal só usa o registo automático para controlar a temperatura, numa de chama invertida usa a ventilação para aumentar ou diminuir a intensidade das brasas, ganhando muita mais autonomia. Estamos a falar de maisnde 8bhoras de calor com uma carga!

                                                            Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
                                                            1975, o sistema de pellets pode ligar com programação?

                                                            Tux: o que é isso de chama invertida?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X