Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caldeira a gasóleo antiga. Vale a pena trocar por nova?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
    Ou tens solar em casa ou és sócio da EDP, senão nem vale a pena pensar muito numa.. uma caldeira dessas a trabalhar diariamente é um tombo na conta da luz que nem é bom pensar.
    E depois convém recordar que consoante a casa o quadro pode não aguentar com uma caldeira dessas..
    Uma bomba de calor? 20€ por mês de eletricidade para ter sempre AQS é muito?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
      1975, o sistema de pellets pode ligar com programação?

      Tux: o que é isso de chama invertida?
      Sim, podes programar as horas de ligar e desligar, cada um tem os seus horarios, por exemplo no inverno, nos dias mais frios a minha esta sempre ligada só desligo para poder limpar depois é sempre a bombar, nos outros dias liga tipo 5 da manhã e desliga por volta das 8h30, volta a ligar para hora do almoço e desliga as 13h30 e depois volta a ligar as 17h até as 23h30, como disse cada um é que sabe qual o melhor horário.

      Cumps

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
        Olá,

        Tenho em casa uma caldeira a gasóleo, utilizada não só para o aquecimento central mas também para aquecimento de águas. Os últimos anos para cá tem-se gasto em média 2.000€ anuais em gasóleo.

        A caldeira em questão já tem alguns anos, é uma caldeira Celini Aries Acu 20S, não está a dar problemas, mas tendo já alguns anos pode estar ultrapassada.

        Gostava de perguntar se vale a pena trocá-la por uma nova, que poderá ser mais eficiente/menos bêbada, ou se há até uma forma alternativa para aquecimento de água/aquecimento central, que não implique gastos malucos com equipamento/instalação.
        O objectivo é poupar algum dinheiro nas contas anuais, e se possível recuperar o investimento numa quantidade de anos que não implique necessitar dos dedos dos pés para até lá contar.
        Quanto estás disposto a investir?

        Neste momento podes usar ajudas do estado

        http://www.pnaee.pt/avisos-fee/aviso-25

        E com isto investir em colectores solares para AQS e bomba de calor para aquecimento ou uma mistura.
        Editado pela última vez por Illusion; 15 August 2018, 10:59.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
          300€ da à Volta de 4 toneladas! Acho muita lenha!
          Eu gastava meia tonelada por ano no inverno com a salamandra.
          Eu costumo gastar nesse periodo +-3toneladas, e regra geral são 100€ por tonelada.
          Com o cuidado de convem ser lenha de eucalipto, já com alguma expessura, e estando seca há +-2 anos, o que se tem que jogar com os stocks e espaço para essa seca em casa. pois quem a vende não vem seca.
          Editado pela última vez por FilipeCunha; 15 August 2018, 11:02.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Quanto estás disposto a investir?

            Neste momento podes usar ajudas do estado

            http://www.pnaee.pt/avisos-fee/aviso-25

            E com isto investir em colectores solares para AQS e bomba de calor para aquecimento ou uma mistura.
            Cuidado com as bombas de calor para aquecimento. Aí sim elas gastam como umas desalmadas..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
              Cuidado com as bombas de calor para aquecimento. Aí sim elas gastam como umas desalmadas..

              Com um COP decente, e para substituir a caldeira a gasoleo em questão de 20kW gastarão no máximo 6kW em energia eléctrica.

              Comentário


                #37
                2000 euros por ano... vocês são completamente malucos.

                Mete uma caldeira a pellets para aquecimento central no inverno e um painel solar para aquecer a água dos banhos. Dependendo do consumo, deverás gastar entre 400 a 600 euros por ano em energia.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                  Uma bomba de calor? 20€ por mês de eletricidade para ter sempre AQS é muito?
                  Isso é ao menos, o problema, como referiste, é quando são usadas para aquecimento. E ele quer os dois (AQS e aquecimento)

                  Comentário


                    #39
                    Uso caldeira a lenha, mas tenho um problema que é o entupimento frequente, todos os anos tem que lá ir o "limpa-chaminés" tirar uma carrada de carvão que se acumula. Há quem diga que é da lenha não estar bem seca. Noto que há certas cargas que fazem muito mais fumo que outras.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      Isso é ao menos, o problema, como referiste, é quando são usadas para aquecimento. E ele quer os dois (AQS e aquecimento)
                      Aí é um tiro no pé.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                        Com um COP decente, e para substituir a caldeira a gasoleo em questão de 20kW gastarão no máximo 6kW em energia eléctrica.
                        Basta a resistência ter de estar constantemente ligada para aquecer a água (as permutas são difíceis nos picos de frio) e os contador parece que fica doido.

                        Comentário


                          #42
                          O fumo pode ser lenha húmida.
                          Possivelmente deves estar a meter pinheiro, que é das piores lenhas.
                          Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                          Uso caldeira a lenha, mas tenho um problema que é o entupimento frequente, todos os anos tem que lá ir o "limpa-chaminés" tirar uma carrada de carvão que se acumula. Há quem diga que é da lenha não estar bem seca. Noto que há certas cargas que fazem muito mais fumo que outras.

                          Comentário


                            #43
                            Andre3567, já ponderaste adaptar a tua cardeira a gasóleo a Pellets?

                            Comentário


                              #44
                              Recuperando este tema, tenho mesmo de reformar a minha caldeira a gasóleo.

                              Tanto para bomba de calor como para pellets consigo manter toda a instalação de radiadores?

                              Que valores esperar para esta operação?

                              Comentário


                                #45
                                Depende... Convém recalcular o sistema todo para perceber se os novos equipamentos são bem dimensionados.
                                Em Portugal geralmente é "a olho" mas no norte da Europa as empresas fazem estudos deste tipo.
                                Mas à partida dá para manter.

                                Comentário


                                  #46
                                  Vai a chapa de características da tua caldeira e compra uma com a mesma capacidade calorífica. Isto se a de gasóleo era suficiente.
                                  Se não estou em erro os elementos dos radiadores era de 1 para 1m2.
                                  Fazes bem em trocar, o preço e nível de poluição da caldeira a gasóleo é completamente absurdo.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Se tiveres gás natural, equaciona uma caldeira a gás, de condensação (muito eficientes).

                                    São caldeiras relativamente baratas de instalar, com pouca manutenção, sem limpeza, e sem ter que andar a carregar lenha ou pellets.

                                    Em termos de gastos não devem ficar muito mais caras que pellets.
                                    Eu quero trocar uma caldeira com uns 22 anos numa moradia. Pela idade, presumo que não seria "de condensação", mas posso estar enganado.
                                    Será para aquecimento central e para AQS. O sistema está baseado num acumulador que deve ter uns 200L.
                                    Pelo que vi - meio a correr e numa primeira pesquisa superficial - a Vulcano terá caldeiras com uns 30KW por volta dos 1400 EUR. Mas de certeza que terei de equacionar periféricos para programar e controlar à distância, instalação, revisão de elementos da instalação antiga (circuladores, válvulas de seguranças, etc). A correr bem estou a contar com algo próximo dos 2k.

                                    Uma caldeira actual vs uma com mais de 20 anos (e provavelmente mal afinada), presumo que seja bastante mais eficiente, certo?
                                    Editado pela última vez por DMA; 18 July 2021, 19:03.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                      Eu quero trocar uma caldeira com uns 22 anos numa moradia. Pela idade, presumo que não seria "de condensação", mas posso estar enganado.
                                      Será para aquecimento central e para AQS. O sistema está baseado num acumulador que deve ter uns 200L.
                                      Pelo que vi - meio a correr e numa primeira pesquisa superficial - a Vulcano terá caldeiras com uns 30KW por volta dos 1400 EUR. Mas de certeza que terei de equacionar periféricos para programar e controlar à distância, instalação, revisão de elementos da instalação antiga (circuladores, válvulas de seguranças, etc). A correr bem estou a contar com algo próximo dos 2k.

                                      Uma caldeira actual vs uma com mais de 20 anos (e provavelmente mal afinada), presumo que seja bastante mais eficiente, certo?

                                      Hoje em dia podes comprar uma caldeira sem a necessidade de usar o deposito e bomba e eliminar mais uma perda.

                                      Vulcano Lifestar Connect LCP 24/30 C 23 Gás Natural

                                      1079€

                                      https://vulcano-pt.resource.bosch.co...ar_connect.pdf

                                      Ja com wifi
                                      Editado pela última vez por Illusion; 18 July 2021, 22:01.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Já agora aproveitando o tópico para uma moradia para apenas aquecimento de águas sanitárias para substituir uma caldeira a gasóleo o que recomendam?


                                        Excluindo gás.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por kratu Ver Post
                                          Já agora aproveitando o tópico para uma moradia para apenas aquecimento de águas sanitárias para substituir uma caldeira a gasóleo o que recomendam?


                                          Excluindo gás.
                                          Painéis solares

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Painéis solares
                                            Alguma marca/entidade aconselhada?
                                            Obrigado

                                            Comentário


                                              #52
                                              Por cá tambem a pensar em trocar o aquecimento da caldeira a gasoleo por um recuperador a lenha em principio será uma Termojolly evo 15kws

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por kratu Ver Post
                                                Alguma marca/entidade aconselhada?
                                                Obrigado
                                                https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Hoje em dia podes comprar uma caldeira sem a necessidade de usar o deposito e bomba e eliminar mais uma perda.

                                                  Vulcano Lifestar Connect LCP 24/30 C 23 Gás Natural

                                                  1079€

                                                  https://vulcano-pt.resource.bosch.co...ar_connect.pdf

                                                  Ja com wifi
                                                  Illusion, muito obrigado pelo feedback. Eu tenho aquecimento solar e, pelo que vi, essa Lifestar é compatível. Associava um controlador como o CR 100 RF para ter controle da Caldeira desde o interior da casa (a caldeira está no "exterior").
                                                  Desculpa, mas sou um cepo em termos de conhecimento da área e posso estar a dizer uma carrada de disparates ...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                    Illusion, muito obrigado pelo feedback. Eu tenho aquecimento solar e, pelo que vi, essa Lifestar é compatível. Associava um controlador como o CR 100 RF para ter controle da Caldeira desde o interior da casa (a caldeira está no "exterior").
                                                    Desculpa, mas sou um cepo em termos de conhecimento da área e posso estar a dizer uma carrada de disparates ...
                                                    Sim podes fazer isso, ou então um termostato mais inteligente como o Google nest, ou ecobee, com uma app para controlo atraves de app.

                                                    O importante é ter os termostatos em cada radiador, e bem regulados, entre o 2 e o 3.
                                                    Editado pela última vez por Illusion; 07 August 2021, 10:03.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Mais uma vez obrigado Illusion.
                                                      Não preciso de nada muito sofisticado, mas vou pesquisar.
                                                      Acho que o problema será conseguir que o pessoal técnico se desloque à casa. Só ouço colegas e familiares a reclamar que está super complicado de arranjar pessoal para pequenas intervenções e reparações. Em alguns caso é quase "impossível"; ou então dizem que vão e depois andam constantemente a adiar com todo o tipo de desculpas.
                                                      Espero ter alguma sorte e que sejam profissionais e percebam do assunto

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Parece que com o meu post anterior já estava a adivinhar o filme.
                                                        Não está fácil de encontrar pessoal profissional e com disponibilidade.

                                                        Conhecem uma boa empresa para fazer a revisão dum circuito de água quente e aquecimento central? Aconselhar possíveis melhorias?
                                                        E que venda caldeiras Vulcano e faça a instalação?
                                                        Não me importo de pagar quando o serviço é bem feito e profissional, mas detesto gastar dinheiro com "sapateiros" e gajos que não tem o menor brio naquilo que fazem. Isso para já não falar de aldrabões.

                                                        O ideal seria uma empresa à norte do Porto. De preferência na zona entre Barcelos, Famalicão, Vila do Conde.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por DMA Ver Post
                                                          Parece que com o meu post anterior já estava a adivinhar o filme.
                                                          Não está fácil de encontrar pessoal profissional e com disponibilidade.

                                                          Conhecem uma boa empresa para fazer a revisão dum circuito de água quente e aquecimento central? Aconselhar possíveis melhorias?
                                                          E que venda caldeiras Vulcano e faça a instalação?
                                                          Não me importo de pagar quando o serviço é bem feito e profissional, mas detesto gastar dinheiro com "sapateiros" e gajos que não tem o menor brio naquilo que fazem. Isso para já não falar de aldrabões.

                                                          O ideal seria uma empresa à norte do Porto. De preferência na zona entre Barcelos, Famalicão, Vila do Conde.
                                                          O conselho é depois de procurares e decidires a caldeira a instalar, contactes directamente o fabricante (às vezes têm no site) para saberes qual o representante oficial mais perto.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Fonix estou escaldado com "pessoal qualificado" e que depois parece que estão a olhar para um OVNI. Os últimos que tentaram regular uma caldeira na casa dos meus pais nunca conseguiram resolver totalmente a questão ou sequer identificar o que se passava.
                                                            Por isso é que queria ter algum feedback, de forma a ter noção se vale à pena perder tempo a contactar e depois com a "visita" dos técnicos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                                              Recuperando este tema, tenho mesmo de reformar a minha caldeira a gasóleo.

                                                              Tanto para bomba de calor como para pellets consigo manter toda a instalação de radiadores?

                                                              Que valores esperar para esta operação?
                                                              Deixei isto em águas de bacalhau e hoje vou a ligar a caldeira e não funca

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X