Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    É precisamente a marca que estava a ver.

    Ora vê as especificações aqui:

    http://www.demestre.pt/alpine/rec-cd2.html

    Cump.

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por bene

      Pois terei que discordar...

      até agora tive 4 Sony's, gama baixa e média...e só tenho a dizer bem...

      avarias 0...cd's a saltar é quase impossível...apanha rádio muitíssimo bem (ao contrário de outors que já experimentei), etc.

      Isto é, e como eu avalio tudo, a relação preço qualidade é boa.

      Por exemplo Alpine tem um som mto melhor, mas e o preço??

      ;)
      pois..isso é como tudo[|)]
      não é nisso que a sony falha..é na funcionalidade,potencia de som,pré amplificação,etc

      coisas essenciais em preparações de som
      Se reparares bem nas boas preparações de som é rarissimo usar-se fontes Sony

      a Alpine é boa,mas ja se torna banal.Os acabamentos e desenho dos radios são os mesmos de á uma data de anos,e é basico.tem muita qualidade,mas peca nisto
      Quanto a colunas,tem uma data se séries
      Type S,X,E,R etc
      as baratas não prestam e as caras são medianas[xx(]

      A Hertz é muito boa,mas cuidado com algumas séries de colunas.havia uma que queimava os tweeters todos,entretanto não sei se o problema foi resolvido

      se tiveres umas notas para gastar,vai para a MBQuart.A qualidade de som é muito boa

      Eu pessoalmente nao compro nada de som que seja Blaupunkt,amplificadores então[xx(]

      pelo preço para aí de 100€ +- compro um amplif Magnat Phantom,é barato e muito bom
      Tenho um de 800w com 4 canais para amplificar as colunas
      Para o Sub tinha um magnat xcyte,mas não era grande espingarda e ja o vendi[|)]
      Acho que a série Rock está melhor e é barata,arranjas amplif de 400w por 80€

      as JBL também já experimentei e montei outras quantas.
      Qualidade média,boa potencia,mas para queimar.....[xx(]

      claro que a qualidade do conjunto vai depender da montagem

      mas vai postando aí as tuas escolhas

      good luck;)

      Comentário


        #63
        [img]uploaded/VFL/2006711142538_cachedimageservice.jpg [/img]

        [B)]

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por VFL

          [img]uploaded/VFL/2006711142538_cachedimageservice.jpg [/img]

          [B)]
          Pois...

          Penso ter lido por ai algures que ele queria coisa barata. :D

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por Lostfan

            Boas Vamos por Partes

            Ponto 1 Nunca Comparem Sony com Kenwood Nao existe comparação possivel

            Ponto 2 A investires no radio tenta ir para um que tenha MP3 e no minimo 50x4

            Ponto 3 Para pores um Sub precisas SEMPRE de amplificador, pores um sub sem amp. mais vale nao pores nada

            Ponto 4 Vou deixar-te aqui uma configuração a meu ver barata e ficas muito bem servido mesmo

            Radio - AUTO-RADIO JVC KD-G 321 Preço Medio 97 Euros (Ok nao é a coisa mais bonita, mas a JVC tem dado cartas ultimamente em auto radios e teem uma qualidade sonora muito boa alem de ler MP3/WMA


            Amplificador - AMPLIF AUTO BLAUP GTA 2 Preço Medio 70 Euros ( Nao é nenhum ex-libris mas para o pretendido cumpre sem dificuldades e tem um preço acessivel, permite ligações em ponte para subwoofer's)


            Subwoofer - CAIXA GRAVES MACRON M3E.10 Preço a Rondar os 90 Euros ( Faz um bom conjunto com o amplificador mencionado em cima, nao é muito grande e tem um grave muito limpo e defenido sem duvida uma escolha acertada)


            E ta feito so precisas de adicionar o Kitt de Cabos (RCA's Para Radio--AMP, Cabo de Corrente com Fusivel Bateria--AMP Cabo Massa AMP--Ponto Massa, e Cabo para ligares o SUB--AMP

            Arranjas um Kit destes completo por cerca de 25 Euros

            Aqui ficas com um Conjunto na casa dos 250 Euros que cumpre sem sombra de duvidas o que pretendes e acredita que vais sair surpreendido

            Caso queiras podes optar por um radio mas apelativo visualmente por um preço um pouco acima por exemplo este LG ja é grafico painel motoroziado tem comando a distancia etc e Ronda os 150 Euros



            Marcas a Evitar ( A sony sem duvida, ou seja para teres um radio sony ja decente tens de ir para a gama media alta e ai sao outros preços a gama baixa da sony deixa muito a desejar

            Se precisares de mais alguma ajuda nao esites PM
            Boas, Lostfan...

            O que me apresentaste aí é o que está +/- dentro dos preços que queria. Esse rádio que me dizes aí tem os tais 4x50w? é que o maximo que tenho visto por aí sao os 4x45w. Para uma fase inicial o que queria mesmo era o radio e umas colunas, pois isto de vida de estudante não é facil e como muitos de voces devem saber a r€ceita não é muita. Já agora, que colunas devo por? são 4 colunas e 2 tweeters, duas lá ao fundoooo (break rules:D) duas a frente, uma em cada porta, e 2 tweeters no tablier.

            cumps

            Comentário


              #66
              Acabei de comprar na Norauto um Sony cdx-s22 por 79€.

              Estou francamente surpreendido pela positiva.


              Até saida não amplificada para subwoofer tem.

              Lê MP3.


              4x45W.


              Aconselho vivamente!!


              Um excelente value for money!! [^]


              Fora da norauto encontra-se o mesmo radio mas ao dobro do preço!! [:0]


              EDIT: http://www.norauto.pt/promocoes.htm

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por bene

                Pois terei que discordar...

                até agora tive 4 Sony's, gama baixa e média...e só tenho a dizer bem...

                avarias 0...cd's a saltar é quase impossível...apanha rádio muitíssimo bem (ao contrário de outors que já experimentei), etc.

                Isto é, e como eu avalio tudo, a relação preço qualidade é boa.

                Por exemplo Alpine tem um som mto melhor, mas e o preço??

                ;)
                Mas isso é porque o rádio para ti serve apenas para ouvir musica e não pretendes um som de qualidade!
                Desculpa lá, mas já ouvi rádios sony, topo de gama, com um som pior que o meu JVC e olha que até tinha colunas melhores que as minhas e tudo!!
                JVC, recomendo vivamente, aliás, esse meu amigo comprou um rádio sony, que lhe custou bem caro e no dia seguinte, depois de entrar no meu carro e ouvir omeu rádio passou-se e foi comprar um igual ao meu!! A diferença é abismal...acredita!! ;)

                Comentário


                  #68
                  citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                  citação:Originalmente colocada por bene

                  Pois terei que discordar...

                  até agora tive 4 Sony's, gama baixa e média...e só tenho a dizer bem...

                  avarias 0...cd's a saltar é quase impossível...apanha rádio muitíssimo bem (ao contrário de outors que já experimentei), etc.

                  Isto é, e como eu avalio tudo, a relação preço qualidade é boa.

                  Por exemplo Alpine tem um som mto melhor, mas e o preço??

                  ;)
                  Mas isso é porque o rádio para ti serve apenas para ouvir musica e não pretendes um som de qualidade!
                  Desculpa lá, mas já ouvi rádios sony, topo de gama, com um som pior que o meu JVC e olha que até tinha colunas melhores que as minhas e tudo!!
                  JVC, recomendo vivamente, aliás, esse meu amigo comprou um rádio sony, que lhe custou bem caro e no dia seguinte, depois de entrar no meu carro e ouvir omeu rádio passou-se e foi comprar um igual ao meu!! A diferença é abismal...acredita!! ;)
                  Isso é como tudo na vida...


                  Deixa la que os Alpine e Clarion de 150€ tb não fazem jus ao nome...



                  A pagar bem, na casa dos 700€, prefiro um Nakamichi a um Alpine com TV e cheio de mariquices...

                  Comentário


                    #69
                    Falo porque estou satisfeito com o meu JVC que custou 200 ou 250€...por ai!!

                    Comentário


                      #70
                      citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                      Mas isso é porque o rádio para ti serve apenas para ouvir musica e não pretendes um som de qualidade!
                      Se é qualidade que queres, qualquer auto rádio, por melhor que seja, é uma trampa...

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                        Mas isso é porque o rádio para ti serve apenas para ouvir musica e não pretendes um som de qualidade!
                        Se é qualidade que queres, qualquer auto rádio, por melhor que seja, é uma trampa...
                        Ok...ganhas-te!!:D

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por R4E

                          citação:Originalmente colocada por Lostfan

                          Boas Vamos por Partes

                          Ponto 1 Nunca Comparem Sony com Kenwood Nao existe comparação possivel

                          Ponto 2 A investires no radio tenta ir para um que tenha MP3 e no minimo 50x4

                          Ponto 3 Para pores um Sub precisas SEMPRE de amplificador, pores um sub sem amp. mais vale nao pores nada

                          Ponto 4 Vou deixar-te aqui uma configuração a meu ver barata e ficas muito bem servido mesmo

                          Radio - AUTO-RADIO JVC KD-G 321 Preço Medio 97 Euros (Ok nao é a coisa mais bonita, mas a JVC tem dado cartas ultimamente em auto radios e teem uma qualidade sonora muito boa alem de ler MP3/WMA


                          Amplificador - AMPLIF AUTO BLAUP GTA 2 Preço Medio 70 Euros ( Nao é nenhum ex-libris mas para o pretendido cumpre sem dificuldades e tem um preço acessivel, permite ligações em ponte para subwoofer's)


                          Subwoofer - CAIXA GRAVES MACRON M3E.10 Preço a Rondar os 90 Euros ( Faz um bom conjunto com o amplificador mencionado em cima, nao é muito grande e tem um grave muito limpo e defenido sem duvida uma escolha acertada)


                          E ta feito so precisas de adicionar o Kitt de Cabos (RCA's Para Radio--AMP, Cabo de Corrente com Fusivel Bateria--AMP Cabo Massa AMP--Ponto Massa, e Cabo para ligares o SUB--AMP

                          Arranjas um Kit destes completo por cerca de 25 Euros

                          Aqui ficas com um Conjunto na casa dos 250 Euros que cumpre sem sombra de duvidas o que pretendes e acredita que vais sair surpreendido

                          Caso queiras podes optar por um radio mas apelativo visualmente por um preço um pouco acima por exemplo este LG ja é grafico painel motoroziado tem comando a distancia etc e Ronda os 150 Euros



                          Marcas a Evitar ( A sony sem duvida, ou seja para teres um radio sony ja decente tens de ir para a gama media alta e ai sao outros preços a gama baixa da sony deixa muito a desejar

                          Se precisares de mais alguma ajuda nao esites PM
                          Boas, Lostfan...

                          O que me apresentaste aí é o que está +/- dentro dos preços que queria. Esse rádio que me dizes aí tem os tais 4x50w? é que o maximo que tenho visto por aí sao os 4x45w. Para uma fase inicial o que queria mesmo era o radio e umas colunas, pois isto de vida de estudante não é facil e como muitos de voces devem saber a r€ceita não é muita. Já agora, que colunas devo por? são 4 colunas e 2 tweeters, duas lá ao fundoooo (break rules:D) duas a frente, uma em cada porta, e 2 tweeters no tablier.

                          cumps

                          Sim Tem os 50x4, aqui o que falam em MBquartz e Hertz a nivel de colunas ate concordo, mas mesmo a gama baixa destas colunas ja vai para preços puxaditos,

                          A nivel de colunas para o Laguna e visto ires por sub woofer opta por uma coluna que tenha um bom médio e agudo, talvez kenwood, ou pionner, de preferencia de Vias separadas tens tambem umas alpine vias separadas Medio+Tweeter para a frente que teem um bom medio e agudo e sao mto boas para serem alimentadas pelo radio e custam na casa dos 60 Euros Sao umas Type S, sou obrigado a discordar do que aqui se diz, a coisa de 15 anos para ca que todos os meus carros assim que saiem do stand levam um pequeno upgrade sonoro ate o meu antigo 740i tinha toda a gama sonora alterada exepto a fonte, que era com tv, por vezes falam mal disto e daquilo sem conhecerem bem a aplicaçao ideal de cada artigo, as Type S da Alpine teem um preço muito competetivo para colunas de vias separadas e sao muito boas para serem alimentadas pelo autoradio cumprem e bem o que lhe é pedido, é logico que esta coluna nao foi feita para ser amplificada por amplificador externo, mas R4E manda-me uma PM com o que pretendes gastar no global e exactamente com o que queres e tambem tendo em conta o tipo de musica que ouves que tento dar-te uma solução porreira

                          Abraço

                          Comentário


                            #73
                            Boas,

                            quanto a medidas, eu tive a medir as colunas e as das portas tinham 16cm, as de traz 10cm e os tweeters á volta de 5cm... n sei s está correcto ma deve ser facil de corrigir pois acho q n deve haver muitas medidas. estarão correctas?

                            Comentário


                              #74
                              Boas

                              já tive a ver as medidas das colunas nas lojas e acertei em todas excepto nas de 16cm q só encontro de 17cm e deve ser isso.

                              então vou optar por este sistema:

                              Colunas portas - 17cm: Kenwood KFC-1759s(duplo cone) - 22€
                              Colunas trazeiras (la ao fuuundo:D) - 10cm: Kenwood KFC-1060s 2 vias - 22€
                              Tweeters tablier (tem cerca de 5cm, penso que sejam de 1 polegada, confirmem-me sff):HMH JC004 - 16€
                              Radio: JVC KD-G 322 - 83€

                              que acham?

                              depois verei a parte do alplificador e do sub... por agora isto já é bom ;)

                              cumps

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por R4E

                                Boas

                                já tive a ver as medidas das colunas nas lojas e acertei em todas excepto nas de 16cm q só encontro de 17cm e deve ser isso.

                                então vou optar por este sistema:

                                Colunas portas - 17cm: Kenwood KFC-1759s(duplo cone) - 22€
                                Colunas trazeiras (la ao fuuundo:D) - 10cm: Kenwood KFC-1060s 2 vias - 22€
                                Tweeters tablier (tem cerca de 5cm, penso que sejam de 1 polegada, confirmem-me sff):HMH JC004 - 16€
                                Radio: JVC KD-G 322 - 83€

                                que acham?

                                depois verei a parte do alplificador e do sub... por agora isto já é bom ;)

                                cumps

                                Nada mau, mas as colunas comprava Alpine!!
                                Embora não as haja por esse preço!;)

                                Comentário


                                  #76
                                  citação:Originalmente colocada por R4E

                                  Boas

                                  já tive a ver as medidas das colunas nas lojas e acertei em todas excepto nas de 16cm q só encontro de 17cm e deve ser isso.

                                  então vou optar por este sistema:

                                  [u]Colunas portas - 17cm: Kenwood KFC-1759s(duplo cone) - 22€
                                  Colunas trazeiras (la ao fuuundo:D) - 10cm: Kenwood KFC-1060s 2 vias - 22€</u>Tweeters tablier (tem cerca de 5cm, penso que sejam de 1 polegada, confirmem-me sff):HMH JC004 - 16€
                                  Radio: JVC KD-G 322 - 83€

                                  que acham?

                                  depois verei a parte do alplificador e do sub... por agora isto já é bom ;)

                                  cumps

                                  pico de potencia e nominal?[:I]

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por Baiones
                                    Isso é como tudo na vida...


                                    Deixa la que os Alpine e Clarion de 150#8364; tb não fazem jus ao nome...



                                    A pagar bem, na casa dos 700#8364;, prefiro um Nakamichi a um Alpine com TV e cheio de mariquices...
                                    Ou um Becker... Mas Nakamichi é aquela coisa... [B)] Hoje em dia os rádios parecem autenticas árvores de natal, cheios de luzinhas e funções que nem interessam aos astronautas :D

                                    Ai meus ricos amplificadores a valvulas com aquele som quente do vinil... :D

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                      citação:Originalmente colocada por Baiones
                                      Isso é como tudo na vida...


                                      Deixa la que os Alpine e Clarion de 150#8364; tb não fazem jus ao nome...



                                      A pagar bem, na casa dos 700#8364;, prefiro um Nakamichi a um Alpine com TV e cheio de mariquices...
                                      Ou um Becker... Mas Nakamichi é aquela coisa... [B)] Hoje em dia os rádios parecem autenticas árvores de natal, cheios de luzinhas e funções que nem interessam aos astronautas :D

                                      Ai meus ricos amplificadores a valvulas com aquele som quente do vinil... :D
                                      Ora nem mais!! [^]

                                      Os Nakamichi que vi pouco mais traziam que bass e treble, mas tinham uma qualidade de som fenomenal!!!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Baiones e não precisam de mais nada, os 24 bit DAC e a masterização original fazem o resto.

                                        A masterização nos anos 80 era geralmente melhor do que muitos cd's da moda actualmente, tirando claro aqueles artistas a sério que fazem música :D

                                        Comentário


                                          #80
                                          As medidas que tiraste devem de estar correctas, todavia a medida standard de 17 deve de caber lá sem problemas. Verifica é a profundidade das colunas.

                                          Só acho que devias investir mais um pouco nas colunas, e comprar de 3 vias para trás (podes ver marcas mais em conta), e para a frente devias procurar por um sistema de 2 vias, com um pedacito de qualidade. Claro que da tua bolsa sabes tu, mas por vezes precipitamo-nos e depois começamos a pensar e dizemos "ah e tal se soubesse tinha juntado mais 50 aérios e tinha comprado logo umas melhorzitas, e agora já estava gasto..."

                                          Mas tu é que tens de ver o que é melhor para ti ; )


                                          Cump.

                                          Comentário


                                            #81
                                            [ajuda] autoradio

                                            boas pessoal comprei um autoradio novo para o carro. como sabem em relação à alimentação do rádio temos 3 fios; amarelo (ligado ao polo positivo da bateria), vermelho ligado à ignição e preto que não é mais que o fio que fecha este percurso da corrente contínua. no anterior rádio o vermelho e o amarelo estavam ambos ligados ao mesmo fio, o da ignição o que fazia com que ao ligar o radio este tivesse sempre a zeros, sem memórias horas, etc. ontem num rasgo de inspiração decidi descarnar um ponco um fio de corrente que passa junto destes (e que suponho vai para o isqueiro e aí ligar o da bateria) fiz a experiência e resultou (guardou as memorias) .. até o fusível queimar.. como fazer para baixar a amperagem daquele fio? sei que é uma solução estupida mas como nunca uso o isqueiro.. ou então se tiverem outras ideias simples :P
                                            é que eu acho bastante estranho não ter um fio livre que venha directamente da bateria para ser ligado ao rádio gostava de saber como é nos vossos carros desculpem se me expliquei.. espero que percebam o meu problema :P obrigado

                                            Comentário


                                              #82
                                              E quando queima o fusível só deixa de funcionar o isqueiro e as memorias do rádio, ou ha mais qualquer coisa protegida por esse fusível?

                                              A amperagem depende inversamente da resistência do circuito que está a ser alimentado, neste caso será o rádio e não vejo que possa haver alguma coisa para a alterar sem afectar o funcionamento do rádio.

                                              Na chave há fios de corrente que alimentam o interruptor onde se pode ir buscar corrente para alimentar o rádio.

                                              Ou então poder-se-ia aumentar ligeiramente a capacidade do fusível e experimentar (medir até seria o ideal, assim saberiamos a corrente que circula no circuito, mas os multimetros que conheço só aguentam até 10A).

                                              De quanto é o fusível?

                                              Comentário


                                                #83
                                                isqueiro, memorias do radio e o relogio do carro apenas essas 3 coisas, o fusivel é de 10A, já me falaram por um fusível de 15 por ex. apesar de nunca ir danificar o radio pois eles próprios terem um fusível podia queimar os circuitos do relogio do carro.. é que sinceramente tar a desmontar um tablier por causa de um fio é um bocado mau lol

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  muito bem, provavelmente um fusível de 15A não iria prejudicar o relógio também, no entanto há outra opção:

                                                  Trocar o fusível por um de 15A.
                                                  Cortar o fio, fazer a derivação para o rádio e colocar um fusível de 10A no fio que vai para o relógio. Assim, o relógio continua a estar protegido por um fusível de 10A e o de 15 que alimenta o circuito todo já não deve quimar.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    pois acho que é isso mesmo que vou fazer.. depois digo como ficou.. :P

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Isso eu chamo "inventar".
                                                      Disseste que havia 2 fios unidos e que por isso apagava a memória. Não dava para libertares esses fios?
                                                      Os carros vêm preparados geralmente com terminais iso que é so ligar. Quando é preciso alterar alguma coisa o melhor é ir a um especialista.
                                                      Numa Mazda tentei ligar um radio, cortando fios e unindo porque não tinha terminais iso. Depois de queimar 3 fusiveis decidi ir ao electricista. Foi a minha última tentativa.
                                                      Devias fazer o mesmo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Pah, uma corrente de 10A é uma corrente ENORME, tipo a que alimenta um aquecedor eléctrico de 2300W! Achas que as memórias do rádio precisam de uma corrente assim tão grande? Não, pois não? Então, se o fusível rebentou, é porque há outros problemas maiores por resolver.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          &gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;Pah, uma corrente de 10A é uma corrente ENORME, tipo a que alimenta um aquecedor eléctrico de 2300W

                                                          Atenção, não estamos a falar de 220V/AC, mas sim de 12V/DC...


                                                          &gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;Disses te que havia 2 fios unidos e que por isso apagava a memória. Não dava para libertares esses fios?
                                                          Os carros vêm preparados geralmente com terminais iso que é so ligar.

                                                          O rádio é que é novo, não o carro... O carro é que não tem o fio de corrente directa para a memória... No rádio novo os fios vêm separados... Pelo que percebi...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por Filipealexnobre

                                                            &gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;&gt;Pah, uma corrente de 10A é uma corrente ENORME, tipo a que alimenta um aquecedor eléctrico de 2300W

                                                            Atenção, não estamos a falar de 220V/AC, mas sim de 12V/DC...
                                                            Sim, de facto, mas é só para ter uma noção. Aliás, uma corrente é sempre definida como a quantidade de carga por unidade de tempo, seja em que circunstância fôr. 10A num carro ou 10A numa casa são sempre 10A. A potência resultante é que é, obviamente, diferente. ;)

                                                            Com 12V e 10A temos 120W de potência. Dá para perceber, de qq modo, que é uma potência demasiado elevada para o rádio consumir só para aguentar as memórias... ;)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Normalmente e já fiz por 2 vezes em carros diferentes um dos fios de corrente está ligado á ignição o outro á bateria, se o autoradio não retem a memoria basta trocar a ordem desses mesmos fios, nunca ligar ao fio que vai para o isqueiro. Aliás á certos auto-radios ( alguns sony ) que até trazem um adaptador para as fichas iso que permitem justamente trocar os fios vermelho e amarelo, ligas o vermelho ao amarelo e o amarelo ao vermelho ( acho que são estas as cores ). Fiz isto numn punto e á coisa de um més num corsa A de 92 que pus um auto-radio blaukpunt que tb não memorizava as horas e as faixas 8 estranhamente memorizava as estações ). De qq maneira bastou como disse anteriomente ligar o amarelo ao vermelho e o vermelho ao amarelo( cortas os fios a meio e pões fichas nos fios para ligar conforme o que necessitas )

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X