Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.6 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
    Não. o Clio 1.6i 16v é de tambor atrás.
    Certeza? Tinha ideia que o 1.6 8v 90cv tinha tambores atrás (eu tive um destes, Initiale) mas que o 1.6 16v 110cv já teria disco atrás. Assim sendo, os discos só apareceram no Clio phase 2 1.6 16v.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      A verdade é que se formos a ver bem estes modelos aqui falados são todos uns meninos, com mais ou menos travagem Forte foi a Nissan ter lançado ainda nos anos 80 um Micra chamado Super Turbo. Com um motor de 930cc com turbo e compressor e um 0 aos 100 bem abaixo dos 8 segundos

      Eu tive uma coisa parecida... No final dos anos noventa, troquei o meu Polo G40 por um Charade Gtti. Um verdadeiro concentrado de tecnologia para a época: 3 cilindros, 993cc., injecção multiponto, DOHC, 4 válvulas por cilindro e turbo. Eram 101 cv extraídos de um bloco de 1 litro. Suspensão independente às 4 rodas, travões de disco à frente e atrás, caixa de 5 velocidades que era um mimo e uma suspensão muito bem afinada. Tinha ainda o bónus de vir com AC e JLL de 14'' e só lhe faltava a direcção assistida. Dados de fábrica: Vel. Max. 185 km/h; 0-100 em 8,2 seg e consumos médios à volta dos 7 litros.

      Um pequeno pocket-rocket que deixou saudades...
      Editado pela última vez por PauloRaposo; 16 March 2018, 18:49.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
        Os 1.6 têm travão de disco nas rodas traseiras?

        Partilhem aí umas fotozitas do bólide sff
        Tem tambor atrás!

        Quanto a fotos, tenho esta tirada com o telemóvel.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          O Clio 1.6 no seu posicionamento de gama não é o hot hatch, contudo em termos de condução e motor, não fica longe. Lembro que em 98 ainda existia o Swift GTI e Punto GT com potências idênticas. Acho que o Polo GTI da altura, tinha mais 15cv.

          Mas sim, o RS é o verdadeiro Hot Hatch e um dos melhores do segmento.
          Obviamente o RS está num patamar à parte.

          Nunca liguei muito a este modelo mas é como disse atrás... Consegue juntar tudo aquilo que pretendo num carro (neste momento) com um custo de aquisição e manutenção bastante baixo.

          Ah, outro pormenor...

          90% das pessoas olham para ele e pensam estar perante um simples 1.2 60cv. Apenas o lettering lateral "16v" o pode denunciar mas, mesmo assim, na ph2 esse mesmo lettering diz-nos que estamos perante um 1.2 75cv.

          Alguns podem não gostar mas este "anonimato" é para mim uma grande vantagem!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
            Eu tive uma coisa parecida... No final dos anos noventa, troquei o meu Polo G40 por um Charade Gtti. Um verdadeiro concentrado de tecnologia para a época: 3 cilindros, 993cc., injecção multiponto, DOHC, 4 válvulas por cilindro e turbo. Eram 101 cv extraídos de um bloco de 1 litro. Suspensão independente às 4 rodas, travões de disco à frente e atrás, caixa de 5 velocidades que era um mimo e uma suspensão muito bem afinada. Tinha ainda o bónus de vir com AC e JLL de 14'' e só lhe faltava a direcção assistida. Dados de fábrica: Vel. Max. 185 km/h; 0-100 em 8,2 seg e consumos médios à volta dos 7 litros.

            Um pequeno pocket-rocket que deixou saudades...
            Esse é outra lenda!

            Comentário


              #96
              Ena um GTTi [emoji16]
              Tive um vizinho que tinha um desses e um Innocenti deTomaso Turbo, eu babava pelo Innocenti, tinha mesmo pinta de puto rebelde. Era igualzinho ao da foto.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Obviamente o RS está num patamar à parte.

                Nunca liguei muito a este modelo mas é como disse atrás... Consegue juntar tudo aquilo que pretendo num carro (neste momento) com um custo de aquisição e manutenção bastante baixo.

                Ah, outro pormenor...

                90% das pessoas olham para ele e pensam estar perante um simples 1.2 60cv. Apenas o lettering lateral "16v" o pode denunciar mas, mesmo assim, na ph2 esse mesmo lettering diz-nos que estamos perante um 1.2 75cv.

                Alguns podem não gostar mas este "anonimato" é para mim uma grande vantagem!
                É um bom carro sem dúvida, esses 1.6 de 110cv são bem fiáveis, sei de uma Laguna que já vai com quase 400.000km.

                Depois dá-se bem a GPL se for necessário.

                Aconselho é claro, uma revisão geral as suspensões, já são carros com alguma idade, alguns com km. Manutenção fácil de se fazer no geral.

                Comentário


                  #98
                  Este post é repetição de um que coloquei noutro tópico sobre um Renault Clio II 1.4 16v (Fase 2), mas achei interessante deixar aqui também este testemunho uma vez que este tópico é relativo ao 1.6i 16v:

                  O meu 1.6i 16v comprei-o no ano passado em Outubro. Fiz-lhe logo uma 1ª revisão para mudar a distribuição pois não havia indicação de quando tinha sido mudada. Aproveitei para substituir tb a bomba de água e a correia e acessórios (andava a chiar). Nessa 1ª revisão foi detetado um apoio do motor que estava nas couves e por isso foi substituído.


                  O carro quando o comprei já apresentava um ralenti não muito certinho, ou melhor, era certinho mas não acontecia sempre à mesma rotação (umas vezes ficava nas 700-800 rpm outras nas 1000-1100 rpm). Como tinha que mudar a distribuição esperei para ver como ficaria depois desta operação. Quando fiz a revisão para mudança da distribuição + bomba de água foi-me dito pelo mecânico que o motor estava descomandado. Parece que mudar a distribuição destes motores tem um preceito qualquer que é necessário seguir. Depois de feita a distribuição ficou impecável a esse nível. Mas a situação do ralenti manteve-se e ficou combinado que seria a próxima coisa a verificar/corrigir.

                  Entretanto foi à oficina a semana passada para concluír a revisão geral iniciada no ano anterior (com a mudança da distribuição) e substituir… o sensor de cambota (claro está). Ao longo de cerca de um ano já por 4/5 vezes me tinha acontecido chegar ao carro pô-lo a funcionar e ele não pegar. Já sabia que tinha a ver com o sensor pms. Normalmente, esperando algum tempo e tentando novamente, ele acabava por pegar fui adiando até à altura em que iria fazer nova revisão.
                  Mas houve uma vez que ele não voltou a pegar e só não fiquei apeado porque a minha mulher me emprestou o Jazz dela.

                  Assim, na semana passada, fez quase tudo o que estava já programado. Mudou o óleo (ELF Evolution 900 SXR 5W30) do motor e da caixa de velocidades, substituiu-se todos os filtros (óleo, ar, gasolina e habitáculo) e procedeu-se à substituição dos vedantes do coletor de admissão. Além disso levou o sensor de cambota (sensor pms).

                  Foi feito um diagnóstico ao sistema de travagem. Fiquei a saber que o Clio terá de substituir os calços e levar bombitos atrás. Mas que ainda devem aguentar mais uns 7000 kms. À frente ainda tenho as pastilhas a cerca de 45% pelo que ainda duram mais uns bons Kms, nada de urgente. Provavelmente só na próxima revisão irão ser substituídas, mas irei acompanhar o seu desgaste.

                  Do que estava programado só não mudou as velas e o óleo dos travões. Quanto às velas, as que estão lá são umas Champion de platina e não estando novas, ainda estão em boas condições. Para não salgar muito a conta, irão ser mudadas as velas na próxima revisão anual. O óleo dos travões não foi mudado uma vez que terei de substituir os bombitos e os calços traseiros a breve prazo e então nessa altura proceder-se-á à sua substituição.

                  Agora o Clio 1.6i 16v está, finalmente, com o ralenti certinho. Penso que os consumos terão tendência a descer um pouco, embora não me possa queixar muito neste aspecto. Desde que o comprei está com uma média geral de 6,58 litros (eu praticamente não faço cidade), o que considero muito bom para um motor 1.6 16v de 107cv. Quando o comprei estava a contar com cerca de 7,5 litros aos 100 Kms.

                  Ah, o meu também está com o verniz da pintura a saltar em alguns sítios (espelho e naquelas "lâminas" laterais junto ao tejadilho). Por falar em espelho o sensor que mede a temperatura exterior, e que se encontra na parte inferior do espelho direito) entregou a alma ao criador aqui há uns 4/5 meses atrás. Fui saber o preço à Renault e ía caindo para o lado: 52,28€ + IVA . Para já vai ficar como está. Com tempo tentarei ver se consigo arranjar um usado.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                    Não. o Clio 1.6i 16v é de tambor atrás.
                    Vou fazer aqui uma correção

                    Estive a fazer umas pesquisas e no Clio II Fase 2, a partir de 2002 (alguns sites falam em 2004 ), o ESP passou a ser opção. Com esta opção todos os Clio 1.6 16v têm discos às 4 rodas (ou seja passaram a montar discos atrás, em vez de tambores). Mas só nos carros que vinham com ESP. Continuaram a vender-se 1.6 16v sem ESP e esses continuavam a ter tambores atrás. Uma vantagem do Fase 2 c/ ESP, para uma condução mais empenhada, uma vez que os travões do Fase 1 revelam alguma falta de "endurance" (ou seja, são pouco resistentes à fadiga) devido à montagem de tambores atrás.

                    Outra alteração dos Fase 2 para os Fase 1 foi a direção. A partir do Fase 2 a direção passou a ser de assistência elétrica. Por isso é que eu gosto tanto da direção do meu Fase 1 1.6 16v e existe muito boa gente que critica a direção do 1.6 16v Fase 2, por falta de feeling . A do meu é de assistência hidráulica e é mais direta que a dos outros Clio da Fase 1 (excluindo o RS).

                    Outra alteração importante do Fase 2 face ao Fase 1 é o conjunto jante/pneu. No Fase 2 são jantes de 15'' que montam pneus 185/55 e no Fase 1 temos jantes 14'' e pneus 185/60. Neste aspeto o Fase 2 leva a melhor pois vem melhor calçado.

                    Em termos de peso o Fase 2 pesa mais cerca de 30 Kgs que o Fase 1. Os primeiros Fase 1 vinham com o capot em alumínio mas não sei a partir de que data esta característica deixou de estar presente nos Fase 1.

                    Em termos daquilo que afeta a dinâmica, são estas as diferenças entre Fase 1 e Fase 2.

                    As outras diferenças entre Fase 1 e Fase 2 têm a ver com a estética exterior (faróis, grelha, para-choques dianteiros e farolins traseiros) e interior (tablier, consola central e volante redesenhados).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                      Certeza? Tinha ideia que o 1.6 8v 90cv tinha tambores atrás (eu tive um destes, Initiale) mas que o 1.6 16v 110cv já teria disco atrás. Assim sendo, os discos só apareceram no Clio phase 2 1.6 16v.
                      O 1.6 16v só tinha discos atrás, no phase 2, desde que viesse equipado com ESP (opção a partir de 2002). Caso contrário continuava a ter tambores, mesmo no phase 2. Vê o meu post anterior.
                      Editado pela última vez por PauloRaposo; 05 November 2018, 11:09.

                      Comentário


                        Pequeno update ao Clio 1.6 16v:

                        Como tinha sido descrito anteriormente (ver post #98), chegou a altura do Clio proceder à troca dos bombitos e dos calços dos tambores traseiros. Marcada a intervenção, levei o Clio à oficina para os trabalhos que já estavam previstos. Adicionalmente pedi para verificarem o desgaste das pastilhas de disco, substituir uma lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro direito que se fundiu e o sensor de temperatura exterior que consegui arranjar na EBay a um preço super simpático. Como comecei a ouvir uma zuada em andamento também pedi que fosse feito um check up aos rolamentos (outro dos problemas crónicos dos Clios desta geração).

                        Foi-me dito que as pastilhas da frente já apresentavam um desgaste muito acentuado pelo que foi dada ordem para que fossem colocadas pastilhas novas. Assim sendo, nesta última intervenção o Clio levou os bombitos (2) e os calços de tambor atrás, as pastilhas de disco à frente e foi substituído o óleo dos travões DOT4. Foram trocadas as velas CHAMPION (que, ao contrário do referi anteriormente, eram de iridium e não de platina) por umas NGK BKR6EZ e substituído o sensor de temperatura exterior.

                        Quanto ao sensor de temperatura exterior, se bem se lembram, na RENAULT este sensor custava a módica quantia de €52,28 + IVA. Pagar €64,30 por este sensor é um absurdo. Ainda coloquei a hipótese de arranjar um usado mas fiz melhor que isso e arranjei um novo no EBay por €8,80 +€3,25 de portes. Ou seja, poupei €51,65 o que foi muito mais simpático.

                        Como o carro faz este mês 19 anos, vai ter que ir à inspeção. Os faróis da frente já estavam muito opacificados pelo que foi dado um ligeiro polimento para ver se não chateiam na inspeção. A seu tempo tenho que fazer o mesmo que fiz ao Jazz da minha esposa (polir e colocar película).

                        Entretanto fiquei a saber que tenho os rolamentos da frente nas couves. Enfim, mais uma despesa que irei ter que fazer e para a qual já pedi orçamento.

                        De resto, o Clio continua a desenvolver bem e a apresentar consumos comedidos (para um 1.6 de 107cv). Desde que o comprei fiz 18625 Kms e gastei 1217,81 lts de gasolina 95, o que perfaz uma média global de 6,54 lts/100 kms.

                        Até agora, dos problemas crónicos mais habituais destes Clio II, só ainda não fui presenteado com as bobines e o coletor de escape rachado.

                        Tenho a pele do forro das costas do banco do condutor a abrir na zona da costura lateral. Tenho que ver se trato disto urgentemente. Alguém conhece um bom estofador na zona de Lisboa ou Setúbal?
                        Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 July 2019, 15:18.

                        Comentário


                          Ando à procura de um carrito destes pra mim!

                          Comentário


                            Sei de um Phase I 1.4 16v impecavel por 1.5k na zona de Sintra, encontrei quando andava na busca de um Twingo

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                              Ando à procura de um carrito destes pra mim!
                              Não são muito fáceis de encontrar. Mais difícil é encontrar um em bom estado (até porque no mínimo já terão 18 anos em cima).
                              É um modelo com poucas unidades nacionais, apenas 144 registadas com esta motorização num Clio II Fase 1. Quanto ao Clio II Fase 2, não tenho dados mas parece-me ainda mais raro e muito dificilmente se vê um à venda.

                              Boa sorte com a procura.
                              Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 July 2019, 14:27.

                              Comentário


                                Eu ando a procura de um Fase II 1.6 para colocar a GPL. Mas encontra-los é quase impossível.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                  Não são muito fáceis de encontrar. Mais difícil é encontrar um em bom estado (até porque no mínimo já terão 18 anos em cima).
                                  É um modelo com poucas unidades nacionais, apenas 144 registadas com esta motorização num Clio II Fase 1. Quanto ao Clio II Fase 2, não tenho dados mas parece-me ainda mais raro e muito dificilmente se vê um à venda.

                                  Boa sorte com a procura.
                                  Sim, já reparei que não é fácil. Há um que me parece porreiro mas que está longe.
                                  Estou de olho num 1.4 Tech Run. As specs do carro são muito interessantes. Diferença de 0.6s dos 0-100 para o 1.6. Não sei se até, fruto do menor peso na dianteira, não terá melhor comportamento. Vou experimentar.

                                  Comentário


                                    O meu segue com cerca de 141.000km.

                                    Foi à IPO em Maio e reprovou devido aos pneus dianteiros.

                                    Eu sabia perfeitamente que ia reprovar mas prefiro sempre levar os carros à IPO sem passar em nenhuma oficina para que seja tudo verificado e, havendo necessidade, corrigido. Além disso no centro onde vou oferecem a re-inspecção.

                                    Substituídos os pneus por 2 Goodyear EfficientGrip Performance*(infelizmente não tenho no DUA a medida 195/50R15) passou com distinção sem mais nada a assinalar. Nota para quem me atendeu na segunda ida que, no decorrer da conversa, me ofereceu a folha com o histórico de todas as visitas à IPO.

                                    De resto mantém-se tudo em ordem. Entre as duas últimas IPO's fez cerca de 12.000km, um pouco acima do projetado, com uma média geral entre os 8,5 e os 9l/100km..

                                    Face ao relato acima este consumo pode parecer estranho mas tem uma explicação: a maior parte dos meus percursos são curtos e não faço propriamente uma condução muito económica. Em percursos de EN e AE (desde que não acima dos 140 km/h), mesmo com uma condução normal sem ir a pastar faz na boa entre 6,5l e 7l/100km.

                                    A curto prazo quero encontrar uma solução para o tecto de abrir. O motor trabalha mas não abre. Quando chove com intensidade ou é lavado existem alguns pontos de infiltração no forro que pretendo resolver.

                                    Quando o comprei o objetivo foi ter um carro interessante, barato, com boas sensações e que não desse nas vistas.

                                    Face aos concorrentes (sendo que a lista de concorrentes pode ser bastante discutível) não será provavelmente melhor em nada mas acaba por ser muito equilibrado entre custo (aquisição e manutenção), prestações, comportamento, equipamento e conforto.

                                    A lógica inicial era tê-lo durante algum tempo e ir trocando mas foi ficando por cá. O valor comercial é baixo e não consigo encontrar nada semelhante sem por algumas centenas (ou alguns milhares) de € em cima.

                                    Enquanto as minhas necessidades não se alterarem ficará por cá. Se começar a fazer mais km ou troco por algo mais económico (sendo que não queria nada perder em termos de prestações) ou junto a este algo puramente racional e virado para a os consumos.

                                    Comentário


                                      ricardodsb, que pneus tinhas montado antes desses Goodyear?

                                      E que tal se dá o Clio 1.6 16v com os Goodyear EfficientGrip Performance? Pergunto isto porque acho que este carro é bastante sensível ao equipamento pneumático. O meu vinha com Bridgestone Turanza ER300 à frente e uns FULDA EcoControl HP atrás, na medida original (185/60 R14 82H).

                                      Neste última intervenção procedi à rotação dos pneus passando os FULDA para a frente e os Bridgestone para trás. Noto diferença no comportamento do eixo dianteiro. Parece menos incisivo (uma qualidade que eu aprecio neste Clio) e com um resposta menos direta à direção. Talvez os FULDA tenham uma carcaça menos rígida que os Bridgestone pois sinto o eixo dianteiro mais confortável/permeável às irregularidades da estrada, mas perdeu em agilidade e está com um comportamento mais subvirador que anteriormente. Claramente, os Bridgestone funcionam melhor, pelo menos para o meu tipo de condução.

                                      Estou a ver que tenho de voltar à primeira forma, Bridgestone (FT) / FULDA (TR), Ainda não experimentei esta nova configuração em chuva, mas o carro portava-se muito bem em molhado com os Bridgestone à frente. Os FULDA ainda têm muito piso e aparentam estar em boas condições mas estou a ponderar a compra de 2 Bridgestone Turanza ER300 novos para colocar à frente e uniformizar os sapatos do Clio.

                                      Infelizmente, também não tenho a medida 195/50 R15 no DUA. É unãnime que é a medida certa para esta versão. Como já disse antes, não é nenhum drama a jante 14 e a medida 185/60 R14. Mas nota-se que um pouco mais de borracha (em algumas situações, como arranques mais vigorosos, a motricidade é posta em causa) e sobretudo um perfil mais baixo seriam bem vindos numa condução mais empenhada.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                        Sim, já reparei que não é fácil. Há um que me parece porreiro mas que está longe.
                                        Estou de olho num 1.4 Tech Run. As specs do carro são muito interessantes. Diferença de 0.6s dos 0-100 para o 1.6. Não sei se até, fruto do menor peso na dianteira, não terá melhor comportamento. Vou experimentar.
                                        O 1.4 16v até é um motor mais "desportivo" que o 1.6 16v na medida em que se sente mais à vontade nas rotações mais elevadas. No entanto não tem o fulgor e a força do 1.6 16v em baixas e médias. Ainda assim é um motor muito equilibrado para equipar o Clio II e uma boa opção. Os consumos também são mais atrativos (cerca de menos 0,7lts/100). Tem é uma medida de pneus (salvo erro 165/65 R14 ou 175/65 R14) que acho muito limitada para um 1.4 com quase 100cv. Para mim, as medidas de pneus mais adequadas seriam 185/60 R14 no 1.4 16v e 195/50 R15 no 1.6 16v.

                                        Comentário


                                          Quanto ao teto de abrir, acho que a melhor solução é não fazer nada. Se o objectivo fôr ficar com o carro uns bons anos é de ponderar colocar um TA manual simples (mas bom e novo), daqueles que apenas abrem em oscilação, com persiana (mais conhecido como TA Pop-Up). Ainda assim, a coisa não fica barata. Mas ao menos resolve a questão da chocalheira. Só que dado o baixo valor comercial destes carros, há que avaliar se vale a pena esse investimento. Claro que se houver infiltrações, aí a coisa já é diferente pois é uma situação que necessita mesmo de resolução. No meu caso não tenho infiltrações de água, apenas a chocalheira em mau piso e o fato do TA não funcionar.

                                          A Webasto é uma fabricante de TA de qualidade e deverá ter, na sua gama de produtos, uma solução para estes Clio II.
                                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 July 2019, 14:48.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                            Ando à procura de um carrito destes pra mim!
                                            Não sei de que zona és mas tens aqui um, não diz é quantos Kms tem:
                                            https://www.olx.pt/anuncio/clio-spor...tml#5cb8b63996

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                              O 1.4 16v até é um motor mais "desportivo" que o 1.6 16v na medida em que se sente mais à vontade nas rotações mais elevadas. No entanto não tem o fulgor e a força do 1.6 16v em baixas e médias. Ainda assim é um motor muito equilibrado para equipar o Clio II e uma boa opção. Os consumos também são mais atrativos (cerca de menos 0,7lts/100). Tem é uma medida de pneus (salvo erro 165/65 R14 ou 175/65 R14) que acho muito limitada para um 1.4 com quase 100cv. Para mim, as medidas de pneus mais adequadas seriam 185/60 R14 no 1.4 16v e 195/50 R15 no 1.6 16v.
                                              O carro em questão já não tem o setup de origem. Aqui o que prende mais é o facto da possivel e evidente valorização que os 1.6 vão ter... há dois anos compravamos RS's por 5k-6k, agora estão super caros.

                                              Quanto a esse link desse carro, eu sou da cidade berço, fica longe...e quando não diz os kms sabemos que tem muitos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                Não sei de que zona és mas tens aqui um, não diz é quantos Kms tem:
                                                https://www.olx.pt/anuncio/clio-spor...tml#5cb8b63996
                                                Esses Fase 1 são os de 101cv certo? Só os Fase II é que tiveram os de 110cv?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                  O carro em questão já não tem o setup de origem. Aqui o que prende mais é o facto da possivel e evidente valorização que os 1.6 vão ter... há dois anos compravamos RS's por 5k-6k, agora estão super caros.

                                                  Quanto a esse link desse carro, eu sou da cidade berço, fica longe...e quando não diz os kms sabemos que tem muitos


                                                  Não creio que o 1.6 seja carro para valorizar, ao contrário do que dizes. Os RS (e o Clio Williams) são casos à parte. Mas concordo que estão super caros.

                                                  A grande maioria dos 1.6 16v à venda tem mais de 200 mil Kms, o que é perfeitamente normal em carros com cerca de 20 anos. Mas há excepções:

                                                  https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-6-114000km-IDDGBVq.html#c51a801aaf

                                                  Convém sempre comprovar os kms anunciados




                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    Esses Fase 1 são os de 101cv certo? Só os Fase II é que tiveram os de 110cv?
                                                    O meu tem 107cv

                                                    Esta questão da potência é interessante. Muitos proprietários juram a pés juntos que a potência do 1.6i 16v Fase 1 é 110cv. A verdade é que em alguns sites e revistas francesas a potência referida é 110cv. Mas noutros sites (auto-data.net e ultimatespecs.com) referem que a potência é 107cv (tanto no Fase 1 como no Fase 2). O manual do meu carro diz que são 107cv. Penso que o 1.6 16v só teve 110cv no Clio III.

                                                    EDIT: No site ultimatespecs.com na configuração de 3 portas a versão 1.6 16v aparece como tendo 107cv. Se selecionarmos a configuração de 5 portas, aparece a motorização 1.6 16v com 2 níveis de potência: 107cv e 110cv. Vale o que vale…

                                                    EDIT 2 : Fui rever o manual do meu carro e afinal não diz lá que tem 107cv (devo ter visto isso noutro lado qualquer). Na realidade o manual nem refere as especificações de potência e binário dos motores da gama Clio, o que é no mínimo estranho e bizarro. Apenas tem as cilindradas do vários tipos de motor e os códigos dos mesmos. Quanto às especificações técnicas o manual é muito fraquinho.
                                                    Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 July 2019, 18:37.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post


                                                      Não creio que o 1.6 seja carro para valorizar, ao contrário do que dizes. Os RS (e o Clio Williams) são casos à parte. Mas concordo que estão super caros.

                                                      A grande maioria dos 1.6 16v à venda tem mais de 200 mil Kms, o que é perfeitamente normal em carros com cerca de 20 anos. Mas há excepções:

                                                      https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-6-114000km-IDDGBVq.html#c51a801aaf

                                                      Convém sempre comprovar os kms anunciados




                                                      O motor tem 114000...o resto do carro não me parece
                                                      Olha que eu acho que os 1.6 vão valer algum...estamos a falar de carros que estão meios esquecidos...e que não ficam a dever aos rivais da altura (206 GTi p.ex.).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                        O meu tem 107cv

                                                        Esta questão da potência é interessante. Muitos proprietários juram a pés juntos que a potência do 1.6i 16v Fase 1 é 110cv. A verdade é que em alguns sites e revistas francesas a potência referida é 110cv. Mas noutros sites (auto-data.net e ultimatespecs.com) referem que a potência é 107cv (tanto no Fase 1 como no Fase 2). O manual do meu carro diz que são 107cv. Penso que o 1.6 16v só teve 110cv no Clio III.

                                                        EDIT: No site ultimatespecs.com na configuração de 3 portas a versão 1.6 16v aparece como tendo 107cv. Se selecionarmos a configuração de 5 portas, aparece a motorização 1.6 16v com 2 níveis de potência: 107cv e 110cv. Vale o que vale…

                                                        EDIT 2 : Fui rever o manual do meu carro e afinal não diz lá que tem 107cv (devo ter visto isso noutro lado qualquer). Na realidade o manual nem refere as especificações de potência e binário dos motores da gama Clio, o que é no mínimo estranho e bizarro. Apenas tem as cilindradas do vários tipos de motor e os códigos dos mesmos. Quanto às especificações técnicas o manual é muito fraquinho.
                                                        Juro a pés juntos, que quando o comprei novo, na ficha técnica do stand, incluído, me foi vendido como 1.6 16V 110cv, mas tendo 107 ou 110 é indiferente.

                                                        Comentário


                                                          O Clio 1.6 16v lá foi hoje à inspecção e correu tudo bem. Passou sem anotações, como eu esperava

                                                          Comentário


                                                            O meu Clio 1.6 16v lá foi montar os novos rolamentos dianteiros. Custo da intervenção: 127,30 Eur.

                                                            Já não tenho zuada nenhuma e agora está com um rodar bem mais silencioso, como seria expectável.

                                                            Entretanto fiquei a saber que tenho o suporte da panela de escape partido sendo ele o responsável pelo chocalhar que eu por vezes ouço na traseira do carro e que apareceu há cerca de 2 semanas atrás.

                                                            Lá terei que ligar amanhã para a Renault para saber a referência do suporte e respetivo preço.

                                                            Quando o fui buscar à oficina, na volta para casa, resolvi apertar com ele para ver se estava tudo em ordem. A facilidade com que este pequeno Clio se mexe continua a surpreender-me. Este motor K4M748, quando montado no Clio II, dá-lhe um andamento muito vigoroso. O carro exibe um empuxe muito bom logo desde baixas rotações o que torna tudo muito fácil. O recurso à cx de velocidades é mínimo quando em andamento em estrada. Quase tudo se faz em 5ª velocidade. Mesmo em estradas com declive algo acentuado. E ainda bem, porque o manuseamento da cx de velocidades está longe de ser exemplar. Já o seu escalonamento curto é uma das coisas que mais aprecio neste carro e um dos responsáveis pelo bom andamento do mesmo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X