Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts


    Eu referi a temperatura abaixo de 0 porque no seu comentário referiu que em Portugal não havia temperaturas abaixo dos 10.

    Em relação à especificação API, tanto não deve ser a mais generalizada que é a aquela que as marcas não mencionam. Assim por alto recordo-me de imediato da VW505.00, acea a3/b3/b4. Agora API CF ou qualquer coisa, não me recordo de haver uma marca a pedir.

    Ainda em relação ao 5w ou ao 10w, repito que não conta apenas a temperatura minima. São óleos com propriedades diferentes para fins diferentes e para automóveis diferentes.
    Um carro cujo motor atinje altas rotações e por consequencia grandes temperaturas, não me parece que esteja muito protegido com um 15w. É que um 15w é um óleo mineral...

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por Pcustodio


      Eu referi a temperatura abaixo de 0 porque no seu comentário referiu que em Portugal não havia temperaturas abaixo dos 10.
      Peço desculpa queria dizer -10...

      citação:
      Em relação à especificação API, tanto não deve ser a mais generalizada que é a aquela que as marcas não mencionam. Assim por alto recordo-me de imediato da VW505.00, acea a3/b3/b4. Agora API CF ou qualquer coisa, não me recordo de haver uma marca a pedir.
      Estava-me a referir aos fabricantes de oleos e não às marcas de automoveis, parece-me a mim que todas as embalagens têm a especificação API mas nem todas têm a da VW.
      Em todo o caso é uma especificação muito usada no mercado da engenharia mecânica auto ou não.
      Por acaso conheço perfeitamente as outras.


      citação:
      Ainda em relação ao 5w ou ao 10w, repito que não conta apenas a temperatura minima. São óleos com propriedades diferentes para fins diferentes e para automóveis diferentes.
      Um carro cujo motor atinje altas rotações e por consequencia grandes temperaturas, não me parece que esteja muito protegido com um 15w. É que um 15w é um óleo mineral...
      O ser 15W ou 10W não tem nada a ver com mineral ou sintético. Há oleo 15W40 sintético só que não se vende em Portugal(foi me garantido por que trabalha na area), porque como nos abastecemos na Europa onde a maioria dos paises têm temperaturas negativas e neva de inverno, acaba por sair mais barato consumir o que todos consomem.

      Mesmo sabendo que o 15W é o indicado para o nosso país devido ao intervalo de temperaturas/viscosidade, tambem sei que se encontrar um sintético destes é muito mais caro que um 5W/10W... Agora entre estes dois compra-se sempre o mais barato, claro que quando digo isto refiro-me a que ambos sejam sintéticos ou ambos sejam semi-sintéticos, sendo ambos com a especificação (API) mais elevada.

      Comentário


        Só por curiosidade: quem no seu perfeito estado de juizo vai fabricar um "sintectico" 15W40 quando é tão facil usar a base mineral para o mesmo efeito, gastando muito mais na produção?

        Comentário


          Eu compreendo isso, disseram-me que há, nunca vi no mercado e claro que fabricar para o mercado português não compensa.
          Mesmo que visse à venda não comprava porque deve ser mais caro que um 5W ou 10W.

          Mas a questão disto é o fundamento das coisas e não o mercado, na minha optica interessa saber o que estamos a comprar e sabermos que quandos nos dizem que o 0W é o melhor do mercado percebermos que para o nosso país não é. Agora não compreendo é o porque de comprar um 0W ou um 5W em Portugal a não ser que o preço seja inferior.
          Refiro-me à situação de quando um gajo vai ao hiper comprar.

          Porque as concessões compram o mais barato, seja 0W, 5W, 10W desde que a especificação corresponda àquilo que eles têm que usar.
          Só compreendo a compra de 0W/5W se realmente fôr mais barato que um 10W semelhante (mesma especificação/os dois sintéticos/ os dois semi..)

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por pedrosousa

            Eu compreendo isso, disseram-me que há, nunca vi no mercado e claro que fabricar para o mercado português não compensa.
            Mesmo que visse à venda não comprava porque deve ser mais caro que um 5W ou 10W.

            Mas a questão disto é o fundamento das coisas e não o mercado, na minha optica interessa saber o que estamos a comprar e sabermos que quandos nos dizem que o 0W é o melhor do mercado percebermos que para o nosso país não é. Agora não compreendo é o porque de comprar um 0W ou um 5W em Portugal a não ser que o preço seja inferior.
            Refiro-me à situação de quando um gajo vai ao hiper comprar.

            Porque as concessões compram o mais barato, seja 0W, 5W, 10W desde que a especificação corresponda àquilo que eles têm que usar.
            Só compreendo a compra de 0W/5W se realmente fôr mais barato que um 10W semelhante (mesma especificação/os dois sintéticos/ os dois semi..)
            Vai ai muita confusão. Aconselho a ler o topico desde o inicio para tirar umas ideias mais claras. Essas ideias estão bastante erradas.

            Comentário


              Já agora qual é o óleo aconselhado para o 330d e qual a kilometragem a percorrer.
              Obrigado.

              Comentário


                Jeff é impressão minha ou tem alguma ligação ao mercado dos lubrificantes?
                Por curiosidade, em caso afirmativo, quais as funções que desempenha?

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por 127_Sport

                  Já agora qual é o óleo aconselhado para o 330d e qual a kilometragem a percorrer.
                  Obrigado.
                  Deve utilizar um 0W30 com aprovação Longlife Bmw, mas depende do ano do veiculo, motor e do sistema de medição para saber qual a aprovação. Quanto a kms depende do avisador e este varia com o tipo de condução, mas normalmente ronda os 20 a 25 mil kms. É um motor que se deve ter redobrados cuidados ao nivel do lubrificante pois é muito sensivel. Um abraço.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                    Jeff é impressão minha ou tem alguma ligação ao mercado dos lubrificantes?
                    Por curiosidade, em caso afirmativo, quais as funções que desempenha?
                    As minhas funções são reprodutoras.:D:D:D:D
                    Apenas digo que nas minhas funções do dia a dia não penso noutra coisa. Não tenho funções comerciais!

                    Comentário


                      A viatura com esse oleo no verão não vai ter tendencia a gastar mais um pouco de oleo quando se roda a altas rotações??

                      A marca recomenda esse oleo para paises quentes como o nosso??

                      [EDIt]: Bem me parecia que conhecia a sua conversa.

                      Em todo o caso o 0w30 é o Oleo que a BMW usa nas oficinas de marca.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                        A viatura com esse oleo no verão não vai ter tendencia a gastar mais um pouco de oleo quando se roda a altas rotações??

                        A marca recomenda esse oleo para paises quentes como o nosso??
                        É normal um motor gastar oleo e até é um bom sinal, mas não em demasia. A temperatura ambiente nem sempre tem influencia no lubrificante a utilizar. O uso deste oleo é obrigatorio pois qualquer outro pode danificar todo o sistema.

                        Comentário


                          Isso é verdade hoje em diga ninguem liga às temperaturas só se liga à graduação ser XPTO mesmo que não se ganhe nada com isso acho que as tabelas de viscosisade/temperatura deviam de desaparecer.

                          Não percebo é o porque da recomendação desse oleo para um país quente, teoricamente não vejo explicação.
                          Tenho um amigo ligado à manutenção que me disse que os BMW gastam muito oleo de verão devido à escolha do oleo 0W30, e que esse facto deve-se à escolha se incorrecta. Bem mas ele não deve perceber nada daquilo que diz pelos vistos...

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                            Isso é verdade hoje em diga ninguem liga às temperaturas só se liga à graduação ser XPTO mesmo que não se ganhe nada com isso acho que as tabelas de viscosisade/temperatura deviam de desaparecer.

                            Não percebo é o porque da recomendação desse oleo para um país quente, teoricamente não vejo explicação.
                            Tenho um amigo ligado à manutenção que me disse que os BMW gastam muito oleo de verão devido à escolha do oleo 0W30, e que esse facto deve-se à escolha se incorrecta. Bem mas ele não deve perceber nada daquilo que diz pelos vistos...
                            A viscosidade tem bastante importancia! Não esquecer que os diesel de hoje são motores turbo-alimentados e com elevadas potencias, ora motores destes devem gastar oleo. A escolha de um 0W30 é mesmo necessario para a correcta lubrificação destes motores. Esse seu amigo não percebe muito de lubrificantes...

                            Comentário


                              Pelos vistos não...

                              Outra coisa que não percebo é porque é que um motor deve gastar oleo???

                              E se a viscosidade é muito importante, que na verdade é, então esta não deve ser adaptada às condições climatéricas? Sendo deste modo a adequada para cada situaçã??

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                                Pelos vistos não...

                                Outra coisa que não percebo é porque é que um motor deve gastar oleo???

                                E se a viscosidade é muito importante, que na verdade é, então esta não deve ser adaptada às condições climatéricas? Sendo deste modo a adequada para cada situaçã??
                                Bem deve gastar um pouco de oleo, pois é sinal que existe lubrificação desde o inicio das camisas à camara de combustão, e desta forma é sempre queimado um pouco de oleo. A viscosidade não é a graduação do oleo...mas isto é uma longa historia. O ser um 15w40 está relacionado realmente com temperaturas ambientes, mas nem sempre é tão linear pois depende dos aditivos.

                                Comentário


                                  Bem em relação a 15W40 tambem não disse aí para trocarem o oleo sintético por um mineral,pois sei que essa ideia é aberrante.

                                  E sei bem a definição de viscosidade, sendo que a graduação é diferente da definição de viscosidade.

                                  Viscosidade:
                                  - Mede a dificuldade com que um fluido escoa.
                                  - Proriedade de um fluido que oferece resistencia ao movimento relativo das suas moleculas.

                                  Depois ainda podemos falar de viscosidade cimemática e viscosidade dinâmica.

                                  Tambem posso explicar modo se mede a viscosidade. Sem se recorrer a um viscosimetro.

                                  Outra explicação que não sei se já foi dada, o sufixo "W" vem de winter.

                                  Compreendo que um motor novo gaste pouco oleo quando usando um 0w30, porque o motor pode ter umas folgas que permita usar este oelo até no Dubai... O que até duvido muito, isto são teorias para o mercado.
                                  Mas quando o motor passar dos 150.000 vai começar a gastar oleo como um animal, no verão e a altas rotações.

                                  Pessoalmente acho que se encontrarmos um oleo com a especificação que a BMW exige e que seja um 5W40 ou 10W40 ficamos melhor servidos desde que sejam mais baratos que o 0w30.
                                  Não se ganha nada em usar o 0W30 em Portugal...
                                  O que diz o manula da marca sobre isso para o 330d??
                                  Decerteza que tem lá várias graduações não pode ser uma para o mundo todo? Simplesmente não tem lógica usar um 0w30 na Noruega/Filandia e um 0w30 em Portugal são climas totalmente diferentes.

                                  Comentário


                                    Procura um 15W40 ou um 10W40 com aprovação Longlife-2 da Bmw. Eu já sei a resposta. Quem requisita um determinado lubrificante são os construtores automoveis, que exigem determinadas caracteristicas de forma a puder manter as garantias e boa imagem de marca. As petroliferas é que depois produzem o lubrificante exigido. Tem cuidado com o que dizes pois tens muita confusão nas tuas palavras. Lê o topico todo acerca de folgas (que vêm assim de fabrica e não as que aparecem com o uso). A titulo de exemplo vou-te dar o caso da minha A6 2.5 Tdi que já conta com 205000 kms e tem tido sempre o mesmo consumo de oleo e sempre usei Cepsa 5W40 M. Synth. Mais, normalmente os 0W30 são oleos de fuel economy para baixar consumos de combustivel bem como alargar intervalos de assistencia, devido a sua alta taxa de anti-atrito existente devido ao aditivo Q12. É precisamente por ter ideias dessas:"isto são teorias para o mercado" que muita gente tem despesas adicionais nos veiculos com desgastes prematuros principalmente nos veiculos da nova geração. Mais uma ideia: porque é que os 330D e 530D têm tantos problemas de bombas de agua? Eu sei a resposta.

                                    Comentário


                                      Eu por exemplo tenho um vw jetta 1.6Td com 510.000 neste momento a usar 20W50 e sempre usou 15W40.
                                      Tento usar a API CF neste momento meteram-lhe uma CD quando fizer 5000km troco de oleo, não gosto deste não era isto que queria.

                                      Quando um oleo não presta até sai pastoso...

                                      As folgas serão as mesmas ainda, nem pensar, abre um motor e mede a ovalização dos cilindro. Passados 50.000 já as folgas não são as mesmas. É só pensar um pouco senão nunca iria existir desgate e isto durava milhões de quilometros...

                                      Teóricamente como explicas a utilização de um 0w30 na filandia e a utilização do mesmo oleo aqui em Portugal??

                                      Agora não à nenhum oleo recomendado pela BMW que seja xW40??

                                      [EDIT2]:

                                      Eu encontrei este:

                                      Long life 2 só 0W30 BP 7000

                                      A galp tem 5W40 longlife 98 e BP a mesma coisa.

                                      Mas teóricamente não consigo compreender o porque da não existencia do xW40. Resume-se tudo ao adictivo.

                                      A minha maior duvida é, dois carros em pelo verão fazem uma viagem de 200KM a alta rotação. A temp. ambiente é 40 eu Portugal e 20 na Filandia. Será que gastam os dois a mesma quantidade de oleo??

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                                        Eu por exemplo tenho um vw jetta 1.6Td com 510.000 neste momento a usar 20W50 e sempre usou 15W40.
                                        Tento usar a API CF/CH neste momento meteram-lhe uma CD quando fizer 5000km troco de oleo, não gosto deste não era isto que queria.

                                        Quando um oleo não presta até sai pastoso...

                                        As folgas serão as mesmas ainda, nem pensar, abre um motor e mede a ovalização dos cilindro. Passados 50.000 já as folgas não são as mesmas. É só pensar um pouco senão nunca iria existir desgate e isto durava milhões de quilometros...

                                        Teóricamente como explicas a utilização de um 0w30 na filandia e a utilização do mesmo oleo aqui em Portugal??

                                        Agora não à nenhum oleo recomendado pela BMW que seja xW40??
                                        Estás a falar de um motor com uma concepção muito antiga, em que um 15W40 é mais do que indicado. Os novos motores, por exemplo, da Opel são muito em que a folga de fabrica quase é imperceptivel, logo o oleo só pode ser um 0W30, pois qualquer outro, não consegue atingir todo o comprimento das camisas até à camara de combustão. A folga aumenta com o uso mas é minimo esse aumento nos novos motores.
                                        Explico a utilização na Finlandia e em Portugal do mesmo lubrificante pois o motor é o mesmo. Agora em paises com caracteristicas ambientais diferentes, os motores têm um tratamento diferente (folgas e caracteristicas diferentes) caso do Canada e EUA em que os mesmos modelos têm motores diferentes, logo usam lubrificantes diferentes. O ser 0W30 não tem só em conta a temperatura mas tambem a função para o qual foi criado, pois os materiais dos motores dos dias de hoje são bem diferentes de à 30 anos. Suportam bem melhor o carros e fomentam o arrefecimento caso do aluminio e da ceramica.

                                        Comentário


                                          Eu disse Bmw Longlife - 2! Esse Galp é normalissimo que tenha o Longlife -1 como quase todos os 5W40. Eu disse-te para procurares um 15W ou um 10W. Mesmo nos 5W não se deve encontrar um longlife-2. Um 5W40 é mais indicado se o motor o exigir, mas o motor desse 330 exige um 0W30. Ainda não percebeste que a diferença entre os dois é na viscosidade necessaria para uma correcta lubrificação? O 5W40 é demasiado "grosso" para esse motor! Não consegue criar uma capa protectora nas camisas.

                                          Comentário


                                            Desculpa lá ter editado em quanto estavas a responder...

                                            A folga passados 50.000 km é notória e ao fim de 200.000 muito maior embora os lubrificantes de hoje tambem protejam mais os motores os ciclos de carga que lhes são aplicados também são mais violentos.

                                            O motor é o mesmo mas as caracteristicas ambientais são totalmente diferentes entre Portugal e Filandia. Os motores são iguais porque ficava extremamente oneroso produzir motores diferentes para o mercado europeu, sendo que muitas vezes os códigos os paises do sul até são iguais aos dos paíse do norte.

                                            O que pode acontecer é que no verão o Português gaste meio litro de oleo por cada 15.000 e o outro gaste só 1/4 de litro.

                                            Mas se a graduação fosse de 40 em vez dos 30 provavelmente gastava memos oleo. Até porque a temperatura média ao longo do ano é muito superior aqui em Portugal.

                                            Comentário


                                              O carro é de um amigo meu, e aconselharam-no a usar Total 10W40, é o que ele usa neste momento mas está a fazer intervalos de mudança de 15000.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por 127_Sport

                                                O carro é de um amigo meu, e aconselharam-no a usar Total 10W40, é o que ele usa neste momento mas está a fazer intervalos de mudança de 15000.
                                                Ano de fabrico?
                                                De qaulquer forma não está correcto.

                                                Comentário


                                                  O carro é de 2000

                                                  Comentário


                                                    Também me pareceu que não seria o óleo mais correcto para o carro

                                                    Comentário


                                                      Ainda bem que este tópico continua vivo. Agora só falta o 'stiky'

                                                      Jeff, fiz agora cerca de 2000 km com o Elf Turbo Diesel 10W40. O consumo de óleo (practicamente inexistente com o 15W40 da Repsol que lhe tinham metido no concessionário) ascendeu agora a uns 250ml nestes 2000km. Estou a pensar fazer a redução para o 5W40 da Cepsa depois de mais um uso de Elf. Lembro-me de teres dito que era normal que consumisse um pouco mais quando baixamos a graduação. A razão porque mudei prende-se sobretudo com o facto de no concessionário estarem a usar o tal 15W40 da Repsol que apesar de me garantirem ser um bom óleo e cumprir, de facto, a norma, não me parece ser o mais indocado para o TDI 110. Que achas?

                                                      Comentário


                                                        Jeff 0W30 para um BMW 330d de 2000???

                                                        Eu continuava a usar o oleo sintético que se usava na altura um 5W40, pois é o que se arranja no mercado, tens a especificação longlife01 (salvo erro) que se adapta melhor a esse motor do que a nova.

                                                        Esse motor não foi construido para usares uma graduação de 30 mas se depois no verão ele começar a gastar oleo não te queixes.

                                                        Eu só usava 0W30 naqueles em que a marca exige (longlife II) pois nesses não há outra solução...

                                                        Comentário


                                                          chegou a minha X vez de chatear quem sabe!

                                                          o oleo marca norauto sendo proveniente da elf é um oleo mais fraco em termos de aditivos?

                                                          o carro em questão é um golf3 1.9td com perto de 200mil kms e com motor reparado á 5mil kms, levou valvulas touches e tdo o que merecia na cabeça...

                                                          devo deixar este oleo (norauto 5w40 ACEA B3\B4) ???
                                                          se sim que outro oleo me aconselharia (se seguir a regra dos três "b´s" melhor bom, bonito e barato)

                                                          mto obrigado e os meus parabens pela dedicação em ajudar tanta gente

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por pedrosousa

                                                            Jeff 0W30 para um BMW 330d de 2000???

                                                            Eu continuava a usar o oleo sintético que se usava na altura um 5W40, pois é o que se arranja no mercado, tens a especificação longlife01 (salvo erro) que se adapta melhor a esse motor do que a nova.

                                                            Esse motor não foi construido para usares uma graduação de 30 mas se depois no verão ele começar a gastar oleo não te queixes.

                                                            Eu só usava 0W30 naqueles em que a marca exige (longlife II) pois nesses não há outra solução...
                                                            Boas. No FDS não toco na net, para descanso. Quanto ao que dizes fica aqui a resposta, sem ser tecnica, mas que para este veiculo se deve seguir:
                                                            "Recomendações relativas ao óleo do motor: BMW Longlife-01 para todos os motores excepto S62/E39 até Fev. de 2000 pode-se usar também Longlife-98 em todos os motores excepto em N42, N62, W10-sobrealimentado (e S62 /E39 até Fev. de 2000) não se pode usar Longlife-01FE (Fuel Economy - Economia de Combustível) em motores N42, N62 e W10"
                                                            Isto quanto a aprovações, agora quanto à graduação do oleo mantenho e aconselho vivamente a usarem um 0W30 ou mesmo o 0W40 (segunda opção pois há marcas que não conseguem desenvolver o 0W30, caso da Bp) pois não esquecer que a fluidez é extremamente importante num motor duplamente turbinado. Um 5W40 não consegue satisfazer este motor ao nivel da lubrificação pois não tem uma taxa de dispersão suficiente.

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

                                                              Ainda bem que este tópico continua vivo. Agora só falta o 'stiky'

                                                              Jeff, fiz agora cerca de 2000 km com o Elf Turbo Diesel 10W40. O consumo de óleo (practicamente inexistente com o 15W40 da Repsol que lhe tinham metido no concessionário) ascendeu agora a uns 250ml nestes 2000km. Estou a pensar fazer a redução para o 5W40 da Cepsa depois de mais um uso de Elf. Lembro-me de teres dito que era normal que consumisse um pouco mais quando baixamos a graduação. A razão porque mudei prende-se sobretudo com o facto de no concessionário estarem a usar o tal 15W40 da Repsol que apesar de me garantirem ser um bom óleo e cumprir, de facto, a norma, não me parece ser o mais indocado para o TDI 110. Que achas?
                                                              Boas. Acho que fizeste a opção correcta. Embora consuma um pouco de oleo é sinal de que está a cumprir bem a função. Quanto a passar para um 5W40 acho que só deve experimentar se realmente compensar e só depois de mais uma muda desse 10W40. Eu talvez ficaria por esse 10W40, pois o motor já deve estar com uma folga tipica de um 15W40 e quando entrar o 5W40 pode já ser fino demais... Mas é uma questão de experimentar.
                                                              Um abraço.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X