Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
    Essa inspeção é feita depois de fechar negócio,certto?
    No meu caso foi, e até prefiro assim. Porque sei que que o carro foi verificado pro uma entidade independente na véspera de partir e não 3 ou 6 meses antes.
    Agora no regresso notei uma picadela no para brisas que não tinha visto antes. Até pensei que fosse um mosquito, mas afinal é mesmo um picadela no para brisas.
    Pelo vistos passa na Bélgica, enquanto em Portugal ouvi dizer chumba sempre, mesmo que não seja racha ou estalado, não sei se será verdade.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
      Rodrigl o stand trata das matriculas? Em que zona é?
      Foi em Bruxelas. Tento que fosse mas os gajos cortaram-se. recomendaram-me so uma agência. Que por acaso quem me tratou de tudo até é Português

      http://www.topcommunication.be/p/equipe.html


      Mas é simples. Leva-se lá os documentos até ao meio dia e à 5 da tarde tem-se as matriculas e o seguro contra terceiros para 30 dias. Custa 250e.

      Comentário


        Em Portugal uma picadela no vidro passa na inspecção. O meu anda à 2 anos com uma e passa sempre. Nem nunca disseram tal coisa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
          Foi em Bruxelas. Tento que fosse mas os gajos cortaram-se. recomendaram-me so uma agência. Que por acaso quem me tratou de tudo até é Português

          http://www.topcommunication.be/p/equipe.html


          Mas é simples. Leva-se lá os documentos até ao meio dia e à 5 da tarde tem-se as matriculas e o seguro contra terceiros para 30 dias. Custa 250e.
          Também fiz nessa rua um seguro igual a esse, mas numa outra mais à frente, é tudo igual.

          Comentário


            Originalmente Colocado por NightShade Ver Post
            Em Portugal uma picadela no vidro passa na inspecção.
            Pois tens razão, já fui à inspecção e não ligaram nenhuma. Tinha ideia de ter ouvido falar que mesmo uma coisa pequena chumbava, se calhar estvam a falar de uma racha pequena, o que é diferente.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
              Pois tens razão, já fui à inspecção e não ligaram nenhuma. Tinha ideia de ter ouvido falar que mesmo uma coisa pequena chumbava, se calhar estvam a falar de uma racha pequena, o que é diferente.
              Só chumba se tiver do lado esquerdo e interfira com o campo de visão.

              Comentário


                Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                Também fiz nessa rua um seguro igual a esse, mas numa outra mais à frente, é tudo igual.
                Também achei graça, aquilo tem uma agência porta sim porta não. Tinha perguntado preço noutra para ter uma base de comparação, e o preço era exactamente o mesmo, nem um euro de diferença.

                Amanhã lá vou sofrer para o IMT...

                Já agora uma info para quem vá fazer esta coisa no futuro. À chegada não é preciso ir à Alfandega registar a entrada no pais para contar os tais 20 dias úteis para fazer o registo. Para esse efeito contará provavelmente a data da inspecção.

                Comentário


                  Dicas que gostava de ter tido

                  Primeira visita ao IMT. Há uma app SigaAPP, que permite tirar senha e saber em que numero vai e só ir na hora. Porreiro.

                  Tirei senha B Veiculos. Errado. A primeira visita se for antes das 12 é a senha I Veiculos - Agencias e ROMS.
                  Foi rápido, porque na verdade a única coisa que fazem é ficar com o COC e o modelo 9 que vem da inspecção, e dizer para voltar 2 dias depois.
                  Estive ali 10 segundos.

                  O que podia/devia ter feito:
                  Marcar a senha correcta
                  Levar uma cópia do COC, ficaram com o original e eu sem nada
                  Talvez tivesse ido a Setubal, menos espera e talvez tratassem a coisa na hora em vez de esperar dois dias

                  Comentário


                    Boas!
                    Para importar de Espanha não e possível vir com o carro a rolar (não se podem fazer matriculas de exportação?)
                    Colocaram-me probelmas por não ter NIF espanhol... venda só a residentes...
                    Alguém com experiência que possa ajudar?
                    Obrigado

                    Originalmente Colocado por darkmoon Ver Post
                    Comprei um Espanha no início deste ano. O processo foi este (não tinha qualquer experiência nem conhecimento, fiz tudo sozinho)

                    O processo é (relativamente) simples, mas requer a visita a muitas capelinhas...


                    Processo:

                    1. compra/pagamento; trazer:
                      1. fatura (com kms e nº de chassis)
                      2. cópia do contrato compra-e-venda
                      3. livrete antigo (com indicação baixa para exportação)
                      4. ficha técnica (com indicação baixa para exportação)
                      5. impresso da Direção Geral de Trafico da baixa da matrícula (com indicação baixa para exportação)
                      6. Certificado de Conformidade Europeu (COC CE)

                    2. marcar inspeção tipo B (tirar os resguardos do motor), levar impresso Modelo 9 do IMT preenchido;
                    3. ir ao IMT para pedir a homologação nacional;
                    4. ir à Alfândega (com uma fotocópia de cada um dos documentos referidos em 1) ) preencher e entregar a DAV e pagar o ISV; o livrete antigo e a ficha técnica ficam lá, trazem-se cópias autenticadas;
                      1. nota : o valor a pagar de ISV pode ser consultado neste link: https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt/jsp/main.jsp , clicando em Simuladores na coluna da esquerda
                      2. temos de entregar o documento da empresa de transportes que trouxe o carro, para comprovar que não veio a circular pois vem sem matrículas e seguro.

                    5. no dia seguinte, ir levantar a DAV (original e duplicado) onde está indicada a matrícula;
                    6. fazer as chapas de matrícula e o seguro;
                    7. durante 60 dias pode circular;
                    8. ir ao IMT : ficam lá
                      1. livrete antigo (com indicação baixa para exportação)
                      2. ficha técnica (com indicação baixa para exportação)
                      3. o modelo 9 do IMT todo preenchido e carimbado (devolvem cópia autenticada)
                      4. duplicado da DAV
                      5. ficha da inscpeção

                    9. aguardar uns dias e ir à Conservatória fazer o registo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
                      Dicas que gostava de ter tido

                      Primeira visita ao IMT. Há uma app SigaAPP, que permite tirar senha e saber em que numero vai e só ir na hora. Porreiro.

                      Tirei senha B Veiculos. Errado. A primeira visita se for antes das 12 é a senha I Veiculos - Agencias e ROMS.
                      Foi rápido, porque na verdade a única coisa que fazem é ficar com o COC e o modelo 9 que vem da inspecção, e dizer para voltar 2 dias depois.
                      Estive ali 10 segundos.

                      O que podia/devia ter feito:
                      Marcar a senha correcta
                      Levar uma cópia do COC, ficaram com o original e eu sem nada
                      Talvez tivesse ido a Setubal, menos espera e talvez tratassem a coisa na hora em vez de esperar dois dias
                      Falas em 20 dias no post anterior, onde foste buscar essd prazo? É impossível saberem a entrada em Portugal (se vier a rolar), pelo que o prazo de 60(!) dias conta após começares o processo de legalização, neste caso após a Ipo.

                      Desde o início do ano queo IMT trabalha assim, mesmo em Setúbal já não fornecem o número de homologação na hora, é como no IMT onde foste, 2 dias úteis.. Não faz sentido, mas é assim.

                      Após isso, é fazerez a legalização online e carregares os documentos no site, depois aconselho a imprimir a guia de pagamento e fazer o pagamento na alfandega que escolhida, assim a matrícula é emitida no próprio dia.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Gii Ver Post
                        Boas!
                        Para importar de Espanha não e possível vir com o carro a rolar (não se podem fazer matriculas de exportação?)
                        Colocaram-me probelmas por não ter NIF espanhol... venda só a residentes...
                        Acabei por não comprar em Espanha por causa dessa chatices. Num sitio que tinha um que queria, não me venderam.
                        Se o vendedor não der baixa da matricula até chegares a portugal, fazes um seguro cá e safas-te.
                        Há uns sites que fazem uma matriculas "europeias", mas teem um ar pouco sério
                        http://www.matriculas-temporarias.co...meinungen.html

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                          Falas em 20 dias no post anterior, onde foste buscar essd prazo? É impossível saberem a entrada em Portugal (se vier a rolar), pelo que o prazo de 60(!) dias conta após começares o processo de legalização, neste caso após a Ipo.
                          Vi no site das finanças dos passos a dar, 20 dias uteis
                          http://info-aduaneiro.portaldasfinan...culo_Links.pdf
                          Há sites a dizer que no passo 2 é preciso ir à Alfandega, para começar a contar os 20 dias. Liguei para lá e não é verdade.
                          O que quer dizer que na verdade é impossível controlar os 20 dias, tal como dizes. Pelo menos até se fazer a inspeção.


                          Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                          Após isso, é fazerez a legalização online e carregares os documentos no site, depois aconselho a imprimir a guia de pagamento e fazer o pagamento na alfandega que escolhida, assim a matrícula é emitida no próprio dia.
                          Se pagar de outra forma sem ser em pessoa na Alfandega, demora mais tempo, é isso?
                          Já estou a trabalhar na próxima semana, mas se conseguir faço isso, vou lá.

                          Comentário


                            My mistake, estive a ler a legislação e de facto são 20 dias úteis, antigamente eram 60...

                            Sim, se fizeres o pagamento na Alfândega é logo comunicado e a matricula sai nesse dia, caso contrário demora sempre 2/3 dias.

                            Comentário


                              Confesso que ainda não li o tópico todo, mas com tempo vou lá.

                              Sabem se este site é fidedigno? https://carfromjapan.com/pt

                              Alguém tem experiência de importação de um carro do Japão?

                              Comentário


                                Boas pessoal,

                                Dia 18 de Setembro vou a Frankfurt com a intenção de importar um carro. Já importei um à dois anos mas com a ajuda de um tio. Desta vez vou sozinho. Alguém sabe como se chama as matriculas provisórias e o COC em alemão?

                                O processo lá, se bem me recordo, resume-se: 1) Pagar e preencher fatura de venda(por exemplo a do mobile.de); 2)Mudar o carro de nome na conservatória de lá; 3) Comprar matriculas provisórias.

                                É isto certo?

                                Comentário


                                  Stand autohus na Alemanha... Alguém já comprou lá? Parece-me ter bons preços.

                                  Comentário


                                    Estou em vias de ir buscar o meu "novo usado" à Alemanha e há uma questão que me está a chatear, pois pode ser a diferença entre um bom negócio e um barrete: as emissões de CO2, fundamentais para calcular o ISV a pagar. O valor que é válido é o que está homologado para aquele carro e que deverá constar do COC (é assim?) ou aquando da inspecção B vão medir aqui o CO2 e esse é que conta para o cálculo do ISV??

                                    Comentário


                                      É a primeira opção. Boa sorte

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por rm00 Ver Post
                                        Olá a todos! Tenho uma duvida em relação ao iva:
                                        Já importei um automóvel de Espanha e já sei os passos que são necessários. Comprei na altura num stand com IVA.
                                        Neste momento estou a pensar comprar outro carro, mas agora fiquei com duvidas em relação ao pagamento do "iva" já li em vários sítios que não é necessário pagar o iva em Portugal, mas já li ao contrario!

                                        Vou comprar um carro com mais de 6000km e mais de 6meses. Comprado a um particular ou pedir ao stand para vender como fosse particular - SEM IVA.
                                        Vou poder legalizar em Portugal sem o pagamento do iva no pais de origem? Vou receber alguma carta do pais de origem a pedir o pagamento do iva mais tarde?

                                        Deixo aqui um comentário e link's
                                        "Não é necessário o pagamento do IVA no país de compra, até porque se o comprar a um particular esse valor não pode ser cobrado. Aqui em Portugal só é cobrado iva no momento da legalização, caso o carro tenha menos de 6 meses ou menos de 6 mil km (acabei de confirmar isso com a alfandega para não restarem dúvidas nesta matéria)."
                                        ------------------------------------------------------------------------
                                        "No caso do iva, eu liguei para a alfandega (Aveiro) para me inteirar sobre esse tema, até para não induzir ninguém em erro, o que me disseram foi que eles não controlavam o IVA pago na a Alemanha, logo se não o pagarem lá, cá não vos vão pedir satisfações sobre isso. O único caso que contemplaram no pagamento de IVA CÁ, seria no caso do carro ter menos de 6 meses ou menos de 6 mil kms."

                                        http://www.motorspot.pt/2017/02/21/importar-um-carro-usado-passo-passo/

                                        https://europa.eu/youreurope/citizens/vehicles/cars/vat-buying-selling-cars/index_pt.htm
                                        Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
                                        rm00, Muito obrigado pela info, muito clara. estou a contar ir em Julho, é bom ver malta a ajudar-se

                                        Sobre questão do IVA, comprando particular não tem IVA, nem cá nem lá. É como comprar a um particular cá.

                                        Comprando a um Stand não estou a ver como podes não pagar o IVA lá.

                                        Se passarem factura o IVA tem que estar lá. Não se pode chegar a um sitio e dizer que, olhe não me cobre o IVA.
                                        Para o caso de novos ou de revendedores acho que se pode fazer, mas nesse caso paga-se cá, e mais caro...

                                        O Stand não passar factura e ser o vendedor Jaquim a vender como se fosse o carro dele, primeiro pode haver chatices porque tens um papel dum gajo a vender algo que não é dele., para além de não te dar garantias nenhumas.
                                        Segundo, não me parece que o Stand faça isso. O Stand tem um documento de compra do carro, e depois não tem de venda? Ia ser uma festa para as finanças...

                                        Originalmente Colocado por rm00 Ver Post
                                        • €11,769 (Gross) €9,890 (Net)
                                          19.00% VAT


                                        Titulo de exemplo, deixo este anuncio onde podemos ler:
                                        • 9.890,-- € Netto für Export ausserhalb EU


                                        https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/d...0-d05d18a09a60
                                        Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                                        É a primeira opção. Boa sorte
                                        Obrigado, soneca902!

                                        Entretanto estive a consultar informação sobre a história do IVA e já vi que, basicamente, é isto:

                                        - Se comprado a stand, tem de haver factura a discriminar valor líquido + IVA = Total bruto
                                        - Se comprado a particular, tem de haver declaração de venda apenas com valor bruto = valor real de venda

                                        Tanto num caso como noutro, não há depois lugar a qualquer pagamento de IVA em Portugal. Correcto?

                                        Comentário


                                          Correcto. Quanto ao Co2 pede fotografia do coc pra seres tu a confirmar o valor, mais meia dúzia de gramas pode significar mais mil euros.

                                          Comentário


                                            Exacto, tenho visto isso nas simulações, pelo que tenho que ter muito cuidado com isso!

                                            Comentário


                                              Alguém tem experiência de importação de um carro do Japão?
                                              Do Japão??! Isto é como dizia o Guterres, é fazer as contas mas com custos de transporte e impostos por vir de fora da UE, só por milagre vai vale a pena
                                              Por alguma razão não se ouve falar do Japão como boa fonte de importação

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por luismendes535 Ver Post
                                                Alguém sabe como se chama as matriculas provisórias e o COC em alemão?
                                                A escolha é tua, se fosse eu não sabendo alemão nem ninguém lá de confiança que traduza é arriscado, trabalhoso ou tens que confiar no stand.

                                                Originalmente Colocado por luismendes535 Ver Post
                                                2)Mudar o carro de nome na conservatória de lá;
                                                Não é preciso registo no pais de origem
                                                Comprando a um stand só precisas da fatura e dos documentos do carro que pode estar em qualquer nome.
                                                Se for comprado a um particular os documentos devem estar no nome de quem te passa a declaração de venda.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Obrigado, soneca902!
                                                  Tanto num caso como noutro, não há depois lugar a qualquer pagamento de IVA em Portugal. Correcto?

                                                  Sendo particular nunca pagas IVA em PT, pagas o que te dá no simulador das finanças.
                                                  Por outro lado comprando a um stand nunca te livras de pagar o IVA lá.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Exacto, tenho visto isso nas simulações, pelo que tenho que ter muito cuidado com isso! CO2
                                                    Carros com CO2 alto dificilmente compensam importar. E infelizmente os site não permitem filtros por CO2.

                                                    O que eu fiz foi. escolhi o modelo do carro que queria. Vi a motorização que tinha o CO2 mais baixo, e depois filtrava pela potência desse motor.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
                                                      Sendo particular nunca pagas IVA em PT, pagas o que te dá no simulador das finanças.
                                                      Por outro lado comprando a um stand nunca te livras de pagar o IVA lá.
                                                      Ya, foi isso que percebi também.


                                                      Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
                                                      Carros com CO2 alto dificilmente compensam importar. E infelizmente os site não permitem filtros por CO2.

                                                      O que eu fiz foi. escolhi o modelo do carro que queria. Vi a motorização que tinha o CO2 mais baixo, e depois filtrava pela potência desse motor.
                                                      Pois, é assim que tenho feito. Sinto falta de ordenação de uma lista de favoritos por valor de CO2, por exemplo. Mas acredito que com a crescente importância deste item não deverá tardar muito.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        Stand autohus na Alemanha... Alguém já comprou lá? Parece-me ter bons preços.
                                                        Boas,

                                                        O meu mecânico só compra aí para revenda, carros em conta e tratamento seguro de toda a documentação.

                                                        Comentário


                                                          Qual é a tabela aplicada por exemplo a um renautl clio ligeiro de mercadorias. Sabendo que novos cá em Portugal pagam cerca de 500 euros de isv. O simulador dá valores de milhares de euros para os importados... usando a tabela B

                                                          Comentário


                                                            Quem vem de carro como faz para pagar as scouts no norte do país?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                              Quem vem de carro como faz para pagar as scouts no norte do país?
                                                              Com matricula estrangeira, quando entras na fronteira tens uma área com umas máquinas do Easytoll onde podes associar a matricula ao teu cartão de crédito. Mas vê aqui os detalhes: Home - Portal de Portagens

                                                              O condutor, sem ter de sair da viatura, introduz um cartão bancário no terminal de pagamento e o sistema associa automaticamente a matrícula do veículo a esse cartão. As taxas de portagens vão sendo diretamente debitadas na conta associada ao cartão.A adesão tem um custo associado de 0,74 €, ao qual acresce um custo administrativo de 0,32 € por viagem.No momento da adesão, válida por 30 dias, é emitido um talão comprovativo, que deverá ser conservado.

                                                              Se for com uma matricula temporária, não sei se as contas alguma vez aparecem.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X