Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bolsa e investimentos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por orion Ver Post
    https://investor.vanguard.com/etf/pr...erformance/voo

    Escolhi este para não me preocupar muito e elas tenham dinheiro para a universidade, se for necessário.
    Obrigado pela partilha. Foi através do Activo ou do Best? Se sim, qual é o montante mínimo para os reforços?
    Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
    IMHO, é preferir investir num ETF ou Index Fund que siga o MSCI World e ir investindo regularmente. O Fundo que dei mais acima segue o MSCI World, por isso para pequenos montantes deverá ser preferível a um ETF (que tem custos de negociação, por mais pequenos que sejam por exemplo na Degiro).

    Mas prepara-te quando o mercado cai. Da última vez, caíu 55%, por isso não sei até que ponto uma carteira com acções e obrigações (tal como sugeri acima), mesmo a longo-prazo, não seja mais simples de manter, dado que limita as perdas e os remorsos por investir tudo em acções.


    Disclaimer: Estou investido em ETFs, Fundos e Fundos Índice, que, entre outros, seguem o MSCI World e o SP500 eheheheheh.
    Ok. Obrigado por dares aqui um "salto". Agora estou na parte de escolher um fundo nessas condições (comercializado pelo Activo ou pelo Best), onde o reforço de investimento seja possível com valores pequenos.

    Alguma opinião em relação ao seguinte fundo?

    https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR

    Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
    Já falei por aqui que gosto muito de ler o David Almas. Já que postaste esse artigo, pesquisa os artigos dele no Observador onde tens algumas estratégias de investimento e várias análises aos ETFs, nomeadamente o MSCI World.
    Vou pesquisar. Obrigado.
    Editado pela última vez por joseamrib; 16 August 2018, 10:57.

    Comentário


      Antes de te meteres com o Activo ou o Best, olha para o preçário da Degiro.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Antes de te meteres com o Activo ou o Best, olha para o preçário da Degiro.
        Nos fundos (só neste ponto, porque tenho noção que noutros produtos a diferença é enorme), é diferença é assim muita?

        Comentário


          Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
          Nos fundos (só neste ponto, porque tenho noção que noutros produtos a diferença é enorme), é diferença é assim muita?

          Dependendo do ETF, pode-te sair de graça: https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf

          Comentário


            O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

            Queria fazer precisamente o mesmo para os meus filhos. Uma coisa a longo prazo.
            Mas depois olho para as milhares de opções e entro em colapso.

            Comentário


              Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
              O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

              Queria fazer precisamente o mesmo para os meus filhos. Uma coisa a longo prazo.
              Mas depois olho para as milhares de opções e entro em colapso.
              Eheheheh.

              Não é assim tão complicado, bem pelo contrário.

              Nas páginas anteriores já indiquei como construir uma carteira de investimentos com um fundo global de acções e um fundo global de obrigações (com hedge cambial para o euro). Basta replicares essa carteira no Banco Best, escolheres a alocação entre acções e obrigações, e, voilá, nada mais simples.
              Depois é ires reforçando a carteira, mantendo a alocação entre acções e obrigações.


              Se te quiseres meter com ETFs, abre por exemplo uma conta custody (escolhe esta opção no acto de abertura!) na Degiro.pt.
              Escolhes o iShares Core MSCI World para a componente de acções (que, se não estou em erro, até tem custos de negociação gratuítos) e um Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond (LU1287023342) para a componente de obrigações, escolhes a proporção entre acções e obrigações e, voilá, done, finito.

              É complicado? Não, não é.

              Se não queres seguir os passos acima cegamente (e fazes muito bem, seguir cegamente profetas desconhecidos na internet é meio caminho andado para se cair em desgraças), podes procurar mais informação na net. Tens por exemplo o justetf.com que possui diversos artigos curtos sobre investimento em ETFs. E claro, tens os artigos dos David Almas no Observador, que "descomplica" o complicado ;)

              Comentário


                Por acaso já abri conta na degiro. Pelo que percebi, não se paga comissão em alguns ETFs, se os reforços forem superiores a 1000€, certo?

                Vou seguir os teus conselhos e ler um bocado sobre isso. Mas como não percebo muito disto e não tenho assim tanto dinheiro para diversificar a carteira, vou-me ficar por coisas mais básicas e acreditar no que se vai lendo na net.

                Queria investir com risco apenas uma pequena percentagem das poupanças. Sendo que a dos putos é aquela que será mesmo a longo prazo - o que minimiza o risco de perdas, pelo que percebi.

                Opções com pouco risco e a curto/médio prazo é que é mais difícil de encontrar...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                  Alguma opinião em relação ao seguinte fundo?

                  https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR
                  Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

                  Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                    O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

                    Queria fazer precisamente o mesmo para os meus filhos. Uma coisa a longo prazo.
                    Mas depois olho para as milhares de opções e entro em colapso.

                    Uma estatística interessante que me recordo dos EUA, é que em médias as pessoas passavam 5x mais tempo por ano a investigar destinos de férias do que opções de reforma/investimento.

                    Se passares 5h a ler e a investigar por mês, vais ter mais certezas. Sim, é assustador no início, aconselho sempre a começar devagar e a ir lendo mais e mais. Depois torna-se quase um vício. A mim o que me causa mais transtorno e comichão são as comissões da tanga dos brokers... tudo o que seja mais de zero chateia-me sobremaneira!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                      O que me chateia nisto dos fundos e ETFs é que eu não percebo mesma nada do assunto... Temos que nos associar sempre a um banco ou corretor, certo? As comissões são outra coisa difícil de perceber...

                      Queria fazer precisamente o mesmo para os meus filhos. Uma coisa a longo prazo.
                      Mas depois olho para as milhares de opções e entro em colapso.
                      lol...és tu e eu.
                      Gostava de preceber, mas isto é muita comissão e muitas opçoes que um gajo até se perde ( e pode perder mesmo tudo).
                      Onde se pode aprender rapidamente, tipo os 5 passos básicos para se transformar num investidor do topo?
                      Quem souber que indique

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                        lol...és tu e eu.
                        Gostava de preceber, mas isto é muita comissão e muitas opçoes que um gajo até se perde ( e pode perder mesmo tudo).
                        Onde se pode aprender rapidamente, tipo os 5 passos básicos para se transformar num investidor do topo?
                        Quem souber que indique
                        Olha.....mais um por aqui...
                        A vasta lista de opções é das coisas que mais confusão me faz, outra é não ter controlo absoluto no dinheiro investido.
                        Por isso tenho vindo a adiar este tipo de investimento, e enquanto me fôr dando bem com outras opções, não arrisco...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                          Eheheheh.

                          Não é assim tão complicado, bem pelo contrário.

                          Nas páginas anteriores já indiquei como construir uma carteira de investimentos com um fundo global de acções e um fundo global de obrigações (com hedge cambial para o euro). Basta replicares essa carteira no Banco Best, escolheres a alocação entre acções e obrigações, e, voilá, nada mais simples.
                          Depois é ires reforçando a carteira, mantendo a alocação entre acções e obrigações.


                          Se te quiseres meter com ETFs, abre por exemplo uma conta custody (escolhe esta opção no acto de abertura!) na Degiro.pt.
                          Escolhes o iShares Core MSCI World para a componente de acções (que, se não estou em erro, até tem custos de negociação gratuítos) e um Lyxor EuroMTS Highest Rated Macro-Weighted Government Bond (LU1287023342) para a componente de obrigações, escolhes a proporção entre acções e obrigações e, voilá, done, finito.

                          É complicado? Não, não é.

                          Se não queres seguir os passos acima cegamente (e fazes muito bem, seguir cegamente profetas desconhecidos na internet é meio caminho andado para se cair em desgraças), podes procurar mais informação na net. Tens por exemplo o justetf.com que possui diversos artigos curtos sobre investimento em ETFs. E claro, tens os artigos dos David Almas no Observador, que "descomplica" o complicado ;)
                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                          Uma estatística interessante que me recordo dos EUA, é que em médias as pessoas passavam 5x mais tempo por ano a investigar destinos de férias do que opções de reforma/investimento.

                          Se passares 5h a ler e a investigar por mês, vais ter mais certezas. Sim, é assustador no início, aconselho sempre a começar devagar e a ir lendo mais e mais. Depois torna-se quase um vício. A mim o que me causa mais transtorno e comichão são as comissões da tanga dos brokers... tudo o que seja mais de zero chateia-me sobremaneira!
                          E é isto... Não tenho nada mais a acrescentar. Estes 2 posts deviam de ficar no início do tópico.

                          Há uns meses também andava assim, perdido. E também dei com essa estatística dos americanos que cá em Portugal deve ser exponencialmente maior visto que os tugas julgam que vão ter reforma é não se preocupam com o futuro...

                          Comentário


                            apagado
                            Editado pela última vez por ricbarata; 18 August 2018, 18:13.

                            Comentário


                              Obrigado.
                              Realmente só passando por aqui e lendo as diversas experiências já é muito bom, mas também é mau porque são investimentos muito distintos, aumentando a confusão de leigos como eu.

                              Para já, acho que vou ler as dicas daqui, investir nos ETFs para os filhos, nos PPR da Fidelidade para mim e para a mulher e o resto tenho que estudar. Dá-me pena ver o dinheiro meio parado...

                              Tenho conta no BiG e no Best, será que cobrem bem as necessidades de investimento mais conservador? As ofertas dos CTT continuam interessantes?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                Obrigado.
                                Realmente só passando por aqui e lendo as diversas experiências já é muito bom, mas também é mau porque são investimentos muito distintos, aumentando a confusão de leigos como eu.

                                Para já, acho que vou ler as dicas daqui, investir nos ETFs para os filhos, nos PPR da Fidelidade para mim e para a mulher e o resto tenho que estudar. Dá-me pena ver o dinheiro meio parado...

                                Tenho conta no BiG e no Best, será que cobrem bem as necessidades de investimento mais conservador? As ofertas dos CTT continuam interessantes?
                                O que é conservador para uns, pode ser muito conservador para outros ou muito arriscados para outros ainda.

                                Mas em termos de fundos de investimento, no Best tens tudo o que precisas. No final do dia, não precisas de muito, um fundo de investimento global de acções e um outro de obrigações, tal como indicado mais acima.

                                Ahhhh, e não pagas comissões da treta para isso

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                                  Alguma opinião em relação ao seguinte fundo?

                                  https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR
                                  Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                  Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

                                  Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.
                                  Ok.

                                  Será esta a versão do fundo em Euros?

                                  https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR

                                  A parte do "h" na denominação do fundo, tem a ver qualquer coisa com cobertura cambial? Se sim, vale a pena para este fundo?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                    Eu cheguei a ter estes, valorizaram bastante desde que os vendi (+/- 50% assim por alto).

                                    https://markets.ft.com/data/funds/te...0147408487:USD
                                    BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2

                                    Comprei em Julho passado a 22.94 USD (está a 32.40)

                                    https://markets.ft.com/data/funds/te...0081259029:USD
                                    UBS (Lux) Equity Fund - Global Multi Tech (USD) P-acc

                                    Também em Julho de 2017, a 309,6600 USD (está a 407)
                                    Aí está um dos fundos que eu também ando a estudar por causa do valor do reforço (100€).

                                    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                    Vejo dizerem que fundos de telecomunicações são uma perda de tempo.
                                    Qual é a razão para isso? Concordas?

                                    Comentário


                                      Não metas é o teu dinheiro em activos chineses , cometi esse erro (Alibaba) e devia ter vendido quando tinha 30$ de lucro por acção !
                                      Mas é dar-lhe tempo, por enquanto não preciso do dinheiro e há de valorizar.
                                      Editado pela última vez por Unreal; 17 August 2018, 16:26.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                        Não metas é o teu dinheiro em activos chineses , cometi esse erro (Alibaba) e devia ter vendido quando tinha 30$ de lucro por acção !
                                        Mas é dar-lhe tempo, por enquanto não preciso do dinheiro e há de valorizar.

                                        Tenho muito dinheiro em Baba e a confiança absoluta que irá valer muito dinheiro daqui a 20 anos quando for precisar dele .

                                        Como diz o Buffett, só invistam dinheiro que não vão precisar nos próximos 10 anos. Não tenho pena nenhuma de day traders e short traders quando vêm reclamar que estão a a perder dinheiro.

                                        Comentário


                                          E fazes tu muito bem, mas queria fazer como já fiz com a Apple, comprei, valorizou cerca de 7% antes dos earnings report, vendi e voltei a comprar mais barato do que vendi (e nunca mais vendi).

                                          Se tivesse feito isso com a BABA já dava para comprar mais umas acções, o mesmo se passa com o FB , está a preço de saldos mas preferi investir no BABA.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                                            Ok.

                                            Será esta a versão do fundo em Euros?

                                            https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR

                                            A parte do "h" na denominação do fundo, tem a ver qualquer coisa com cobertura cambial? Se sim, vale a pena para este fundo?
                                            Pessoalmente não sou fã de cobertura cambial (hedge) em acções mundiais. Por exemplo, podes ter a questão do SP500 (que sempre vale mais de 50% da capitalização bolsista mundial) com pequenos ganhos mas depois o USD a valorizar face ao EUR. Com hedge cambial, o ganho será inferior.

                                            Claro que, ao contrário, também acontece.

                                            Mas lê e tira depois daí as tuas próprias conclusões.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                              Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

                                              Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.

                                              Fui espreitar o link do fundo da mornigstar e pêlo que percebi, correndo de acordo com o previsto, um investimento inicial de 10K usd renderiam 1.517 usd ao fim de 5 anos certo?

                                              Acham isto bom?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                                                Alguma opinião em relação ao seguinte fundo?

                                                https://lt.morningstar.com/okhysb8ao...CurrencyId=EUR
                                                Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                                Parece ser um bom fundo e tem tido melhor retorno que o índice MSCI World, especialmente nos últimos 3 anos.

                                                Nota que precisas de 1000 USD (sim, doláres) para abrires uma posição e os reforços mínimos são de 500 USD.
                                                Se a minha conta for em Euros, tenho mais um custo na altura da subscrição, certo?

                                                Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                                Pessoalmente não sou fã de cobertura cambial (hedge) em acções mundiais. Por exemplo, podes ter a questão do SP500 (que sempre vale mais de 50% da capitalização bolsista mundial) com pequenos ganhos mas depois o USD a valorizar face ao EUR. Com hedge cambial, o ganho será inferior.

                                                Claro que, ao contrário, também acontece.

                                                Mas lê e tira depois daí as tuas próprias conclusões.
                                                Obrigado pelo esclarecimento.

                                                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                Fui espreitar o link do fundo da mornigstar e pêlo que percebi, correndo de acordo com o previsto, um investimento inicial de 10K usd renderiam 1.517 usd ao fim de 5 anos certo?

                                                Acham isto bom?
                                                Leste isso na parte dos custos e encargos, no separador de condições, certo (só para também tentar perceber)? Se sim, eles falam sempre (pelo menos para todos os fundos que eu vi) de um retorno esperado de 5%.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                  Fui espreitar o link do fundo da mornigstar e pêlo que percebi, correndo de acordo com o previsto, um investimento inicial de 10K usd renderiam 1.517 usd ao fim de 5 anos certo?

                                                  Acham isto bom?
                                                  Não sei que raio de contas são essas que aparecem na morningstar.

                                                  Nota que, nos últimos 5 anos, 10.000 euros transformaram-se em quase 30.000 euros (200% de ganho). Razoável não achas?

                                                  Agora, ninguém sabe quanto é que vai render nos próximos 5 anos. Eu acho que vai render muito menos, mas ainda assim mais do que ter o dinheiro empatado num DP, mas claro, futurologia só com a (abelha) Maia.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                                                    Se a minha conta for em Euros, tenho mais um custo na altura da subscrição, certo?
                                                    Pois, por acaso essa pergunta não te sei responder.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por joseamrib Ver Post
                                                      Se a minha conta for em Euros, tenho mais um custo na altura da subscrição, certo?
                                                      Acho que depende onde fizeres a subscrição do fundo. Mas não tenho certeza absoluta.
                                                      Eu tenho o que te indiquei acima das minhas filhas através da DeGiro na bolsa de Amsterdão, que supostamente funciona em €...
                                                      Mas confesso que não sei se será assim linear.
                                                      O que noto é que esta bolsa tem taxas mais elevadas do que as de wall street (Nasdaq e Daw Jones). Vejo pelo relatório anual da Degiro.

                                                      Comentário


                                                        Atenção que houve um stress qq com a Degiro. Não me recordo bem mas acho q aplicavam uma taxa de retenção na fonte maior por estarem sediados na Holanda.

                                                        Investiguem.

                                                        Comentário


                                                          Não é bem melhor e até muito mais seguro comprar UP's de Fundos de Investimento?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                            Atenção que houve um stress qq com a Degiro. Não me recordo bem mas acho q aplicavam uma taxa de retenção na fonte maior por estarem sediados na Holanda.

                                                            Investiguem.
                                                            Isso só é problema se tiverem acções ou ETFs que distribuem dividendos.

                                                            Se escolherem ETFs de acumulação (de um ponto de vista fiscal, muito mais eficiente), é um não-problema do 1.º mundo

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Mouro Ver Post
                                                              Não sei que raio de contas são essas que aparecem na morningstar.

                                                              Nota que, nos últimos 5 anos, 10.000 euros transformaram-se em quase 30.000 euros (200% de ganho). Razoável não achas?

                                                              Agora, ninguém sabe quanto é que vai render nos próximos 5 anos. Eu acho que vai render muito menos, mas ainda assim mais do que ter o dinheiro empatado num DP, mas claro, futurologia só com a (abelha) Maia.
                                                              A ser assim é um ganho brutal!
                                                              Onde se podem comprovar esses ganhos?
                                                              E no que respeita a impostos, como é que funciona? Só pagamos os 28% na hora do resgate?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X