Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regeneração de FAP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    tenho FAP no meu carro, faz as regenerações que deve fazer, quando as tem de fazer....
    zero problemas. só tenho a preocupação de não desligar carro quando a mesma está a funcionar.
    não aparece nenhuma luz..apenas sei porque os consumos sobem muitissimo no CB instantaneo. P.E., ao relantim. o normal é 0.4, passa para 3.1...e o barulho do carro é mais "grosso"
    Astra Sport 1.7cdti 125cv

    Comentário


      #32
      Eu não me meto com a FAP e ela não se mete comigo. Já desliguei o carro durante as regenerações, mas nunca tive problemas. Mas noto que depois de uma tirada em auto-estrada, de preferência a puxar um pouco, que o carro fica mais solto.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
        tenho FAP no meu carro, faz as regenerações que deve fazer, quando as tem de fazer....
        zero problemas. só tenho a preocupação de não desligar carro quando a mesma está a funcionar.
        não aparece nenhuma luz..apenas sei porque os consumos sobem muitissimo no CB instantaneo. P.E., ao relantim. o normal é 0.4, passa para 3.1...e o barulho do carro é mais "grosso"
        Astra Sport 1.7cdti 125cv
        Ja me tinham dito que de facto nos Opel o consumo aumenta imenso com a regeneração... é que com o meu focus salta de 0,4 para 1 quando está na regeneração... ainda é uma diferença considerável..

        Comentário


          #34
          A "minha" Focus tem FAP mas nunca notei ela a regenerar.
          Apesar de ela fazer bastante AE o problema é que durante a semana não faz muita, ainda que não ande muito no transito.
          O que me mete medo é que a minha Maria não pesca nada disso e nem sabe ver ou sentir se está a regenerar ou não..(isto porque nem sequer se deve lembrar que existe a FAP..)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            A "minha" Focus tem FAP mas nunca notei ela a regenerar.
            Apesar de ela fazer bastante AE o problema é que durante a semana não faz muita, ainda que não ande muito no transito.
            O que me mete medo é que a minha Maria não pesca nada disso e nem sabe ver ou sentir se está a regenerar ou não..(isto porque nem sequer se deve lembrar que existe a FAP..)
            mas olha que a minha com mais de um ano só a apanhei a fazer a regeneração uma vez.

            E notei porque estava parado no trânsito e olhei para o CB e vi o consumo a 1, 1.1... ao desligar o rádio é que reparei que o motor estava ligeiramente mais alto.


            Eu tanto posso passar meses a fio a fazer percursos pequenos em cidade, como posso estar meses a fazer km's a pontapé todos os dias, e nunca se queixa.

            Uma regeneração... foi a unica que vi fazer.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
              Boa Noite!
              O carro de uma amiga minha, uma Golf Variant 1.9 TDI com 100.000 Km hoje a meio de uma viagem acendeu a luz de avaria no FAP e não voltou a apagar! Alguém passou por algo semelhante? O FAP avariou ou é preciso mudar o óleo precocemente?
              Pode ser apenas o sensor do FAP (G450) que avaria com muita frequência em carros anteriores a 2009 (não sei se é o caso).

              Se for isso (confirmar com diagnóstico), a solução passa por colocar um sensor novo, que custa cerca de 60€ (está no cofre do motor e muda-se facilmente) e se não quiser ir à VW apagar o erro, a luz acaba por apagar passados uns ~500km.

              Comentário


                #37
                O meu carro tem FAP e raramente consigo reparar que está a regenerar, noto as vezes o motor a soluçar. No entanto há 2 semanas ia fazer uma viagem de 30 km, ao fim de 10 acelarei a fundo para uma ultrapassagem e apareceu o aviso no computador de bordo "Defeito no sistema anti-poluição", e a luz do motor manteve-se acesa. Liguei para a Peugeot, pesquisei na net possiveis problemas e segundo o que me disseram/li pode ser o FAP que deu erro momentaneo e o CB fica numa espécie de "safe mode" durante uns km. Ao fim de 100 km de viagens, lá desapareceu o aviso e até agora nada. O carro em questão tem 80 mil km.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Fredy100 Ver Post
                  ...
                  Eu sou mais um de comprou um veiculo (Chevrolet Captiva) novo á 3 anos atrás e neste momento estando com 50 000 Km já fiz 5 mudas de Óleo, igual numero de filtros de óleo e continuando o veiculo a fazer constantes regenerações através do filtro de particulas de 100 em 100 km e por vezes menos, a marca ( Chevrolet ) continua a fazer referencia que isto é um sintoma "normal", no qual implica fazer kilometros com o carro em andamento até o processo de regeneração estar completo, fazendo com que me obrigue a gastar tempo, gasóleo e constantes manutenções na viatura.
                  ...
                  Só ainda fiz cerca de 1000Km com um Chevrolet Captiva com o motor 2.0 VCDI (150Cv) de 04/2007 mas não dei conta de sintomas de regenerações. Na última revisão (na Caetano Technik) disseram-me que não tinha filtro de particulas.
                  Alguém confirma ? Se deve ter, fisicamente, onde é que o posso encontrar ?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por nunones Ver Post
                    Só ainda fiz cerca de 1000Km com um Chevrolet Captiva com o motor 2.0 VCDI (150Cv) de 04/2007 mas não dei conta de sintomas de regenerações. Na última revisão (na Caetano Technik) disseram-me que não tinha filtro de particulas.
                    Alguém confirma ? Se deve ter, fisicamente, onde é que o posso encontrar ?
                    Respondendo à minha pergunta: aparentemente tem .
                    Hoje devia estar no modo de regeneração: ventiladores ligados, consumo acrescido - vinha em modo "winter" pelo que não notei diferença no comportamento da caixa automática, e passado algum tempo, voltou tudo ao normal.

                    Comentário


                      #40
                      Este é um tema, já abordado várias vezes, que dá "pano para mangas".

                      É um dado adquirido que o filtro de partículas ajuda a uma queima mais limpa (ou menos suja) do gasóleo, mas tem os seus inconvenientes, seja porque existem sistemas diferentes, seja porque os estilos de condução, trajetos... têm imensa influência e em particular para quem faz trajetos curtos e e meio urbano pode ser uma verdadeira dor de cabeça (e despesa) que leva a mudar de carro, a remover o dito...

                      Era interessante ter um tópico (já pensei nisso) em que estivesse com algum rigor a indicação das várias marcas e modelos quando começaram a ter filtro de partículas, isso e explicar aos compradores o que é, como funciona, os riscos que acarreta...

                      No meu caso (Duster) raramente me apercebo das regenerações, mas ontem foi numa situação de "pára-arranca" que a dita começou! Ralenti mais alto, trabalhar mais rugoso e áspero... saí da localidade, comecei a conduzir normalmente e pouco depois percebi que tinha acabado a dita...

                      Não é à toa que se diz por brincadeira que agora nos diesel modernos de uso mais urbano por vezes há que ir "passear o carro"!!!

                      Comentário


                        #41
                        Apesar da FAP ser uma coisa aborrecida, como tudo na vida as pessoas habituam-se...
                        Eu tenho um Cruze e desde já vos digo que não conheço nenhuma marca que tenha uma luz a indicar que o carro está a fazer a regeneração, o que sinceramente não compreendo. Se excluirmos as questões da má fé... A luz que todos trazem apenas acende quando a FAP tem imperiosamente de efectuar a regeneração sob pena de avariar.
                        Já que as marcas não se preocupam muito com estas questões, tem de ser o consumidor a conhecer bem o seu carro e a topar-lhe as manhas. O meu, apenas noto que ele está a regenerar quando ando a baixa velocidade e ouço as duas ventoinhas em grande rotação. Outro método que considero bom é olhar para o CB e ver que ele, no consumo instantâneo, apresenta consumos quando tem a mudança engrenada mas sem acelerar.

                        Comentário


                          #42
                          Viva,

                          É normal que durante a regeneração se ouçam uns estalos que saem da zona da saída de escape? Tenho o carro há 3 anos e nunca tinha acontecido...

                          Comentário


                            #43
                            Sinceramente ja tenho o meu carro a algum tempo e nunca me apercebi do funcionamento do FAP... e concordo com alguem que disse que ja que interromper as regeneraçoes e prejudicial para o FAP nao se compreende nao haver uma indicaçao seja ela qual fosse do funcionamento do FAP,ja que hoje em dia os carros tem avisos para tudo,desde a entrada na reserva ao deixar as luzes ligadas ou mesmo deixar o carro destravado quando se desliga nao vejo mesmo razao para nao ter um aviso do funcionamento do FAP...

                            Comentário


                              #44
                              Ou simplesmente já tens uma FAP da nova geração que não necessita do tal processo de regeneração

                              Comentário


                                #45
                                Boa tarde,

                                Concordo c/ a necessidade/utilidade dos carros trazerem uma luz avisadora quando a regeneração está em curso. Também constato que o meu carro faz a regeneração através do aumento do consumo de gasóleo. Uma luzinha ajudava.

                                Dantes desligava o carro durante a regeneração. Agora já não o faço. Penso que é melhor esperar que ela termine e depois desligar o carro. Tenho a ideia que agora faz menos vezes a regeneração. Pode ser apenas sensação.

                                Quanto a custos adicionais, penso que não existem. Pelo menos no tipo de regeneração usada pela Toyota. A minha viatura tem motor D-4d.

                                Comentário


                                  #46
                                  Nova geração de fap's que não necessitam de regeneração? Como é isso?
                                  Já agora, tenho um colega no trabalho que tem uma Focus que acendeu a luz do fap e pela marca tem que substituir o filtro, pediram-lhe 1700€, alguem por aqui já o substituiu? É que para um valor destes mais vale andar a gasolina, o carro tem cerca de 120 000 km's.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Por acaso não faço ideia como seja, mas sei que por exemplos nos motores diesel da Volvo, está descrito que têm Filtros de Partículas isentos de manutenção.

                                    Bom por 1700€, infelizmente, dá vontade de o "desactivar".

                                    Comentário


                                      #48
                                      Mas a regeneração não é manutenção, é simplesmente a autolimpesa do filtro. O facto de ser sem manutenção é precisamente como o dessa focus, quando acaba... troca-se, penso que será até o mesmo tipo de motor 1.6 PSA, certo?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Bom eu no meu já tenho mais de 16mil km e nunca me apareceu o aviso de regeneração... estava com a ideia que a regeneração era a manutenção automática do filtro. É um 1.6 psa.
                                        Mas esta descrição também está aplicada nos outros motores Volvo mais potentes (não psa).

                                        Comentário


                                          #50
                                          O meu hoje ao chegar ao trabalho estava a regenerar (sintoma, temperatura e espelhos com aquecimento ligado).
                                          Desliguei e a tarde voltei a ligar iniciando novamente a regeneração, fui ate A1 10m e ficou OK.
                                          Peugeot 407 2.0.

                                          Comentário


                                            #51
                                            e ainda a ajudar a festa, ha regra geral um desconhecimento camuflado dos varios tipos de fap e acredito que maior parte das pessoas que compra um carro em novo nao faz ideia e nem sequer e alertado para os encargos que o FAP pode vir a dar de futuro...
                                            pelo pouco que sei o FAP da Ford por exemplo e alvo de manutençao periodica com o atesto de um liquido qqer que pelos vistos e pago a preço de ouro,pelo contrario o FAP do grupo VW neste caso o do meu carro nao e sujeito a manutençao pois as particulas sao eliminadas pela queima de gasoleo que e injetado no FAP... tempo de vida util parece que ninguem sabe muito bem qual e...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Atenção que a Ford já tem filtros sem a necessidade de adição desse óleo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Acho bem, que a PSA já use outro tipo de FAP, é que a 50€/L o liquido de ureia para as regerações...

                                                Vou ser muito sincero, a componente ambiental é importante e bla bla bla, mas se um catalisador vai à vida, com pouco se põe um novo ( nem que seja de marca branca ), mas com os preços estúpidos que são pedidos para um novo FAP, o Golf 1.6 tdi se por ventura tiver de o trocar, a primeira coisa que irei fazer vai ser ir a uma casa especializada e por 150€ é substituído por um tubo e eliminado electronicamente.

                                                Os avanços tecnológicos na área da anti-poluição são fantásticos, mas para serem utilizáveis é necessário que sejam economicamente viáveis para o consumidor e que não nos tornem "escravos" do automóvel.
                                                Os carros são adquiridos para serem utilizados como o seu comprador quer e bem lhe apetece (são assumidas as responsabilidades de tudo o que nele faz), não para serem utilizados como o carro quer e lhe apetece. Por isso da minha parte, aceito bem o FAP porque ainda não deu dores de cabeça. Mas quando isso mudar, nem hesitarei em remove-lo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Os avanços anti-emissões não têm de ser economicamente viáveis...apenas estão lá para fazerem as viaturas cumprirem as normas europeias, da forma que a marca achar que é mais vantajoso.

                                                  Percebo que nem todos conheçam as reais utilidades destes sistemas, mas basta pesquisar um bocadinho no google para entender.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Resumindo. Quem comprasse um carro a gasóleo com o qual pensasse fazer 200.000km já tinha que pensar que (quase de certeza) tinha os seguintes custos adicionais em relação à gasolina:
                                                    Injectores;
                                                    Bomba de alta pressão;
                                                    Turbo;
                                                    Válvula EGR;
                                                    Medidor de massa de ar.
                                                    Agora, vem mais o brinde da FAP.
                                                    Estas despesas extra andam no minimo nos 6.000 €uros e anulam a poupança do gasóleo em relação à gasolina.
                                                    Já sei que vão dizer - ah e tal, conheço carros que fizeram mais que isso sem avariar a Fap ou turbo etc. Mas, quantos não há que nos 200.000 kms avariaram alguns destes componentes mais do que uma vez?
                                                    Quanto a mim, a opção diesel é cada vez mais questionável.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      O aditivo que é utilizado para o FAP é oxido de cério, nos PSA é chamado de cirina, serve como catalisador da reação de limpesa do filtro, faz com que a incineração se dê com menos temperatura, em vez dos mais de 700ºC, bastam uns 500ºC para isso, actualmente este elemento (CeO2) também é utilizado como aditivo no gasóleo para melhorar a combustão e assim diminuir as emissões de particulas, tem o problema de aumentar a emissão das nanoparticulas do cério que são toxicas, ou seja, começa-se a puxar a roupa para tapar a cabeça mas destapam-se os pés. Por isso a aposta actualmente das marcas dos pequenos otto turbinados, o que mostra que mesmo as marcas já duvidam da estrategia diesel. Ainda por cima com o envelhecimento do mercado automóvel ainda vamos ver muito fumo por muito tempo, pois todos referem o mesmo (quando o FAP pifar leva um tubo).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por covas Ver Post
                                                        Ou simplesmente já tens uma FAP da nova geração que não necessita do tal processo de regeneração
                                                        Não sei se estás a fazer confusão com a manutenção do FAP.....há FAPs sem manutenção, outros têm o tal aditivo para se ir substituindo, outros.....agora sem regeneração?
                                                        Editado pela última vez por Ecoflex; 03 February 2013, 10:58.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu não sei como será daqui a uns anos, mas tenho sérias dúvidas que numa IPO, deixem passar carros com o FAP retirado. Ou está muito bem camuflado, ou a emissão de gases não é alterada ou sequer analisada, ou então é uma notinha no cinzeiro. Assim de repente não vejo outra solução.

                                                          Seria melhor para todos que o sistema de FAP evoluisse para tornar os proprietários dos carros diesel, mais satisfeitos. Mas, como disse, e bem, o Movyk, este sistema serve apenas para cumprir normas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Eu não sei como será daqui a uns anos, mas tenho sérias dúvidas que numa IPO, deixem passar carros com o FAP retirado. Ou está muito bem camuflado, ou a emissão de gases não é alterada ou sequer analisada, ou então é uma notinha no cinzeiro. Assim de repente não vejo outra solução.

                                                            Seria melhor para todos que o sistema de FAP evoluisse para tornar os proprietários dos carros diesel, mais satisfeitos. Mas, como disse, e bem, o Movyk, este sistema serve apenas para cumprir normas.
                                                            Concordo.
                                                            A marca utiliza tudo a favor deles, mas podiam evoluir mais um pouco.
                                                            Enquanto a 1000€ dez pessoas mudam, se fosse a 200€ quase todos mudavam.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O problema do preço dos FAP é o material de que são feitos, pois têm muitos metais nobres, desde platina, pladium, ródio e oxido de cério, isto tem um preço.
                                                              Nos catalisadores também existem estes metais mas em muito menor quantidade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X